Simulado para o ENEM - MEC (624b026bacbf8)

0 / 29

História

1

Sobre a Primeira República, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – O esquema político-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a Primeira República funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, chamados na época de coronéis, coagiam os eleitores a votarem nos candidatos indicados por eles ou conseguiam o voto por meio da “troca de favores”. Esse voto imposto e controlado pelo coronel é chamado voto de cabresto.
II – Em virtude da política dos governadores, Campos Sales não aumentou o controle do presidente sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos.
III – As oligarquias estaduais mantinham-se no poder por meio de alianças e favores que uniam municípios, estados e governo federal. O coronelismo era a coluna mestra desse edifício baseado na fraude eleitoral e na corrupção.

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas os itens I e II estão corretos.
  • C Apenas os itens I e III estão corretos.
  • D Apenas os itens II e III estão corretos.
2

A indicação de qualquer natureza, seja concreta ou simbólica, conservada ou registrada que tem a finalidade de representar, reconstituir ou provar um fenômeno físico ou intelectual se refere à definição de

  • A ciência.
  • B conhecimento.
  • C educação.
  • D documento.
  • E linguagem.
3
Os governos de Castelo Branco, Costa e Silva ,Médici ,Geisel e Figueiredo constituíram o regime militar no período de 1964 a 1985. Assinale a alternativa que corresponde ao governo Costa e Silva:
  • A Deu início à promulgação dos Atos Institucionais. Entre as medidas mais importantes, destacam-se: suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os governistas, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reuniu as oposições consentidas
  • B Enfrentou a reorganização política dos setores oposicionistas, greves e a eclosão de movimentos sociais de protesto, entre eles o movimento estudantil universitário. Também neste período os grupos e organizações políticas de esquerda organizaram guerrilhas urbanas e passaram a enfrentar a ditadura, empunhando armas, realizando sequestros e atos terroristas. O governo, então, radicalizou as medidas repressivas, com a justificativa de enfrentar os movimentos de oposição.
  • C Acelerou o processo de liberalização política e, em seu governo houve a aprovação da Lei da Anistia, que permitiu o retorno ao país de milhares de exilados políticos. o pluripartidarismo foi restabelecido. A Arena mudou a sua denominação e passou a ser PDS (Partido Democrático Social); o MDB passou a ser PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Surgiram novas siglas, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT
  • D Dispôs de um amplo aparato de repressão policial-militar e de inúmeras leis de exceção, sendo que a mais rigorosa era o AI-5. Por esse motivo, seu mandato presidencial ficou marcado como o mais repressivo do período da ditadura. Exílios, prisões, torturas e desaparecimentos de cidadãos fizeram parte do cotidiano de violência repressiva imposta à sociedade.
4
Várias expedições foram enviadas por Portugal, visando reconhecer toda costa brasileira e combater os piratas e comerciantes franceses Assinale a alternativa de qual forma Martim Afonso de Sousa (1532), combateu a pirataria francesa.
  • A Recebeu do governo português, um conjunto de leis a serem aplicadas na colônia. Estas determinavam as funções administrativas, judicial, militar e tributária do Governo Geral.
  • B Dividiu o território em 15 capitanias hereditárias. Estas eram imensos lotes de terra que se estendiam do litoral até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.
  • C Instalou em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar.
  • D Nenhuma das alternativas.
5

A guerra no Iêmen, que teve início em conflitos e contradições políticos e econômicos que eclodiram após a Primavera Árabe, constitui verdadeiro desastre humanitário. Com posição estratégica no estreito de Bab al-Mandab, que liga o mar Vermelho ao golfo de Áden, região por onde passam importantes petroleiros no mundo, o conflito parece distante de um fim.

Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A Arábia Saudita e Irã são aliados nesse conflito e buscam estabelecer, na região, um polo econômico sunita no mundo islâmico.
  • B O Iêmen do Sul foi o primeiro Estado árabe marxista constituído após a Segunda Guerra Mundial.
  • C O regime árabe-islâmico do Irã conta com o apoio da Rússia.
  • D O regime iemenita tem o apoio irrestrito do Irã.
  • E O Iêmen do Norte foi o primeiro país cristão independente surgido após a Segunda Guerra Mundial.

Geografia

6

Considerando-se que um dos principais desafios na gestão do sistema elétrico brasileiro passa pelo endereçamento do risco hidrológico, é correto afirmar que o risco hidrológico

  • A está alocado com os agentes que apresentam maior capacidade de gerenciá-lo.
  • B está associado à possibilidade de ruptura de barragens ou de reservatórios de água.
  • C provocou, nos últimos anos, maior concentração da matriz energética brasileira.
  • D é um problema que será solucionado pela expansão continuada e sustentável da matriz solar.
  • E gerou problemas que foram minimizados, mas não eliminados, pela adoção de bandeiras tarifárias.

Conhecimentos Gerais

7

Acerca dos debates concernentes à reforma política, julgue os itens seguintes.

I O instrumento da reeleição foi instituído no primeiro governo do presidente Lula, e figura como tema recorrente das demandas dos partidos políticos.
II A agenda da reforma política, por envolver mudança constitucional, vem sendo negligenciada nos debates do Congresso Nacional desde 1988.
III A institucionalidade do multipartidarismo fez com que a preocupação por parte do presidente da República com a governabilidade fosse recorrente em todos os governos pós1988.
IV Houve crescimento da judicialização da política, mediante o deslocamento do eixo decisório do Parlamento para o Judiciário.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Atualidades

8

No tocante à recente reforma da previdência social aprovada pelo Governo Federal, julgue os itens a seguir.

I Houve, no mínimo, aumento do tempo e da alíquota de contribuição para todos os trabalhadores.
II O déficit da previdência social integra o cálculo do superávit primário.
III Independentemente da idade, as filhas solteiras de militares foram mantidas como pensionistas.
IV Os policiais civis e militares tiveram acréscimo de cinco anos no período de contribuição.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item III está certo.
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Conhecimentos Gerais

9

A respeito da gestão cambial recente no Brasil, julgue os itens subsecutivos.
I O Brasil adotou, até o ano de 1999, o regime de câmbio fixo.
II O Banco Central do Brasil adota o regime de bandas cambiais.
III O risco de restrições externas decorrentes de crises no balanço de pagamentos caiu consideravelmente.
IV O Brasil reduziu a indexação da dívida pública ao dólar como estratégia para minimizar a vulnerabilidade externa do país.


Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e III.
  • E III e IV.

Filosofia

10

“Os grandes cientistas de Tales a Demócrito e Anaxágoras costumam ser descritos nos livros de história ou de filosofia como ‘pré-socráticos’, como se sua principal função fosse sustentar a fortaleza filosófica até o advento de Sócrates, Platão e Aristóteles, e talvez influenciá-los um pouco. Na verdade, os antigos jônios representam uma tradição diferente e bastante questionadora, muito mais compatível com a ciência moderna.”


SAGAN, Carl. A espinha dorsal da noite. In: Cosmos. Trad. bras. Paulo Seiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.


É implícita a essa passagem de Carl Sagan (1934- 1996) acerca do surgimento e da história da filosofia grega a visão de que

  • A depois de Sócrates os filósofos não estudaram a natureza.
  • B Sócrates rompeu com os métodos dos filósofos jônicos.
  • C os pensadores anteriores a Sócrates não eram filósofos.
  • D Platão e Aristóteles não conheceram teses pré-socráticas.
11

“A teologia, para mim, é uma grandeza cultural na história da cultura do Ocidente. Creio que é uma grandeza constitutiva da tradição, sobretudo, filosófica: o termo ‘teologia’ nasceu da filosofia, é um termo criado por Platão. [...] Quando a filosofia ultrapassa o domínio daquilo que, de alguma maneira, é diretamente acessível à experiência e controlado por ela, entra neste domínio que Platão chama de ‘suprassensível’, inteligível, ou como quer que seja. Este é, para mim, um domínio no qual o problema teológico se apresenta inevitavelmente, porque se apresenta o problema da ordem das realidades e toda ordem supõe um princípio ordenador, tornando-se então, de alguma maneira, uma teologia.”

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Filosofia e forma da ação.

Entrevista a Cadernos de filosofia alemã, 2, p. 77-102, 1997.


Na passagem acima citada, o filósofo brasileiro H. C. de Lima Vaz (1921-2002) apresenta uma interpretação do pensamento filosófico como uma teologia. Recorrendo à filosofia de Platão para explicar essa sua interpretação, ele termina por nos oferecer uma interpretação da própria teoria platônica das ideias, que seria uma espécie de teologia, porque 

  • A mostra como os deuses gregos não são corpóreos, mas espirituais.
  • B é a base da posterior teologia revelada dos pais da Igreja cristã.
  • C apresenta os princípios inteligíveis ordenadores da realidade natural e ética.
  • D afirma que não existe realidade sensível, mas apenas a suprassensível.
12

Leia com atenção o seguinte diálogo entre Galileu e o garoto Andrea, personagens da peça Vida de Galileu (1938-39), do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956):


“GALILEU – Você entendeu o que eu lhe expliquei ontem?

ANDREA – O quê? Aquela história de Copérnico e da rotação da Terra?

GALILEU – É.

ANDREA – Por que o senhor quer que eu entenda? É muito difícil, e eu ainda não fiz onze anos, vou fazer em outubro.

GALILEU – Mas eu quero que você entenda. É para que se entendam essas coisas que eu trabalho e compro livros caros em vez de pagar o leiteiro.

ANDREA – Mas eu vejo que o Sol de noite não está onde estava de manhã. Quer dizer que ele não pode ficar parado! Nunca, jamais...

GALILEU – Você vê?! O que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos, mas arregalar os olhos não é ver.

Galileu põe a bacia de ferro no centro do quarto e diz:

GALILEU – Bem, isto é o Sol (aponta para a bacia).

Sente-se aí (aponta para a cadeira).

Andrea se senta na única cadeira, tendo a bacia à sua esquerda; Galileu fica de pé, atrás dele, e pergunta:

GALILEU – Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?

ANDREA – À esquerda.

GALILEU – Como fazer para ele passar para a direita?

ANDREA – O senhor carrega a bacia para a direita, claro.

GALILEU – E não tem outro jeito?

Galileu levanta Andrea e a cadeira do chão, coloca-os do outro lado da bacia e pergunta:

GALILEU – Agora, onde está o Sol?

ANDREA – À direita.

GALILEU – E ele se moveu?

ANDREA – Ele, não.

GALILEU – O que é que se moveu?

ANDREA – Eu.

GALILEU (gritando) – Errado, seu desatencioso! A cadeira! A cadeira se moveu!

ANDREA – Mas eu com ela!

GALILEU – Claro, a cadeira é a Terra. Você está em cima dela.”


BRECHT, B. A vida de Galileu. Trad. Roberto Schwartz. In: Bertolt Brecht. Teatro completo, vol. 6.– 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. Adaptado.


Com base no diálogo acima, é correto afirmar que, para o personagem Galileu, para compreender os fenômenos astronômicos acima discutidos, 

  • A não é necessário observá-los, pois é suficiente raciocinar sobre eles.
  • B não é necessário raciocinar sobre eles, basta melhor observá-los.
  • C é necessário observá-los, com base em raciocínios e cálculos corretos.
  • D é necessário ler criticamente o que sobre eles diz a tradição filosófica.
13

Entre 16 e 18 de setembro de 1982, ocorreu um massacre de palestinos e libaneses em dois campos de refugiados situados a Oeste de Beirute (capital do Líbano), chamados Sabra e Chatila. Na época, o Líbano estava sob ocupação israelense. Em 22 de setembro do mesmo ano, o filósofo judeu brasileiro Maurício Tragtenberg (1929-1998) publicou um artigo de opinião em que afirma:


“Deu-se o massacre dos palestinos dos campos de Sabra e Chatila por obra dos assassinos chefiados por Cel. Haddad, com conivência e participação [do Exército de Israel], isso após a morte do traficante de haxixe [Bashir] Gemayel, novo ‘Quisling’ [traidor] imposto pelas tropas de ocupação. Por tudo isso, ser fiel à tradição judaica é condenar mais este genocídio praticado contra o povo palestino. É necessário acabar de vez com o etnocentrismo que toma a forma de judeu-centrismo, onde o massacre de judeus brancos por brancos europeus tem um status diferente do massacre dos armênios pelos turcos, dos negros africanos pelos traficantes de escravos, dos chineses na Indonésia. Assim, Auschwitz é elevado a potência metafísica. Sou um dos últimos a minimizar as atrocidades cometidas em Auschwitz, porém, as lágrimas de outros povos não contam?”


TRAGTENBERG, M. Menachem Begin visto por Einstein, H.

Arendt e N. Goldman. Folha de São Paulo, 22/09/1982.


Acerca do conceito moderno dos direitos humanos, é implícito à concepção de M. Tragtenberg que

  • A há uma universalidade nos direitos humanos, independentemente de etnia e cultura.
  • B o massacre de brancos europeus tem um status diferente de outros massacres.
  • C a tradição judaica tem uma concepção etnocêntrica sobre os direitos humanos.
  • D o genocídio de judeus pelos nazistas em Auschwitz tem um significado metafísico.
14

Neste ano, comemoramos o centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, o Professor Paulo Freire (1921-1997). Atente para a seguinte passagem de sua autoria:


“[...] a educação é uma forma de intervenção no mundo [...], que além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto seu desmascaramento. [...] não poderia ser a educação só uma ou só outra dessas coisas. [...] É um erro decretá-la como tarefa apenas reprodutora da ideologia dominante como erro tomá-la como uma força de desocultação da realidade, a atuar livremente, sem obstáculos e duras dificuldades”.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários

à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 98-99. – Adaptado.


No texto acima, o fato de a educação ser concebida como uma prática que une em si reprodução e desmascaramento da ideologia dominante, filosoficamente, manifesta uma

  • A incoerência, que desobedece ao princípio lógico de não contradição.
  • B posição dialética, que concebe os processos sociais como contraditórios.
  • C concepção mecanicista, em que forças exteriores se opõem e se chocam.
  • D ideação moral subjetiva, que atua no sentido contrário à realidade dada.
15

Leia com atenção o texto abaixo: A maior parte dos historiadores da filosofia considera que ela surgiu entre o fim do século VII e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, e o primeiro filósofo foi .............................. . Por outro lado, a filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer, ou seja, é uma .................................. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A Platão de Atenas • mitologia
  • B Tales de Mileto • cosmologia
  • C Heráclito de Éfeso • antropologia
  • D Anaxímenes de Mileto • teogonia
  • E Parmênides de Eleia • visão de mundo
16

Uma fase significativa do desenvolvimento da filosofia antiga, quando a polis grega deixa de ser o centro político e referência principal dos filósofos, uma vez que a Grécia estava sob o domínio do Império Romano, é também conhecida como Período:

  • A Eclético.
  • B Socrático.
  • C Aristotélico.
  • D Helenístico.
  • E Greco-romano.
17

O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, que trazem em si sem saber, é conhecido como:

  • A Sofisma.
  • B Indução.
  • C Dialética.
  • D Maiêutica.
  • E Fusão de Horizontes.
18

Leia com atenção o texto abaixo:

Entre os filósofos da Grécia Antiga se destacou ............................................. , que fundou sua própria escola, o Liceu, pois não concordava com a filosofia idealista do seu mestre Platão. Notabilizou-se pela sua teoria sobre a .................................. , composta de matéria e forma.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A Epicuro • mudança
  • B Aristóteles • substância
  • C Sócrates • potencialidade
  • D Pitágoras • permanência
  • E Protágoras • realidade
19

No caderno Pedagógico de Filosofia da Rede Municipal de Ensino de São José (2008), está registrado que a escola é um espaço de encontro das pessoas que, constantemente, colocam para si mesmas e aos seus questões que estão dentro do âmbito de uma investigação:

  • A social.
  • B cultural.
  • C filosófica.
  • D científica.
  • E histórica.

Sociologia

20

Considerando as relações entre ética, democracia e exercício da cidadania, assinale a opção correta.

  • A Ofende o princípio da proporcionalidade lei que isente os reconhecidamente pobres de pagamento de emolumentos devidos pela expedição dos registros civis de nascimento e de óbito, e da primeira certidão respectiva.
  • B Na democracia constitucional deve ser observado estritamente o princípio majoritário, de modo que as minorias têm de se curvar às maiorias.
  • C É inconstitucional norma estadual que assegure, no âmbito da educação superior de instituições estaduais públicas, a livre criação e a auto-organização de centros e diretórios acadêmicos, seu funcionamento no espaço físico da faculdade, a livre circulação das ideias por eles produzidas, o acesso dos seus membros às salas de aula e a participação em órgãos colegiados.
  • D Entre as regras deontológicas previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal consta que deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
21

[...] “Aja apenas segundo um determinado princípio que, na sua opinião, deveria constituir uma lei universal”. Essa máxima sintetiza o imperativo categórico, de acordo com o qual só devemos agir de acordo com os princípios que podemos universalizar sem entrar em contradição. O conceito de imperativo categórico, fundamental nos estudos sobre a ética, foi formulado por

  • A Immanuel Kant.
  • B Jeremy Bentham.
  • C Aristóteles.
  • D Jürgen Habermas.
22

Karl Marx (1818-1883), em sua obra, explica as lógicas históricas e sociais que fundamentam o sistema da economia capitalista. E, para ele, dentre as razões lógicas que servem para a manutenção deste sistema econômico está o fato de que as relações sociais de produção são alienadas para a classe trabalhadora. Mas o que isto significa, mesmo? O certo é que, para Marx, a alienação no modo de produção capitalista possui um significado bem preciso. Partindo da perspectiva marxiana sobre a alienação no capitalismo, assinale a afirmação verdadeira.

  • A No processo produtivo das relações sociais capitalistas, as classes donas dos meios de produção estão submetidas, de forma consciente, a todo o processo de alienação que determina o sistema econômico.
  • B O trabalhador, que é dono da força produtiva, mas não é dono dos resultados do que produz, é alienado do seu trabalho e dos frutos deste, justamente, porque a classe capitalista se apropria do que é produzido.
  • C A alienação no sistema capitalista diz respeito a um conjunto de ideias falsas que estão a serviço da dominação da classe capitalista sobre todo o resto da estrutura social e não só sobre a classe trabalhadora.
  • D O trabalhador apenas deixa de ser alienado quando possui consciência de todo o processo produtivo de que faz parte ou, de outro modo, quando participa de forma ativa e colaborativa no ambiente de trabalho.
23

Thomas Hobbes (1588-1679) é considerado, ao lado de John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), como um “contratualista”. O contratualismo é uma teoria social e política desenvolvida por esses pensadores e que aponta, de forma geral, o nascimento das sociedades ou do convívio social humano a partir da passagem de um “estado de natureza” para o “mundo social”. Em síntese, os primeiros grupos humanos, para poderem conviver, tiveram que reprimir sua “animalidade” ou “natureza humana” fazendo “pactos” ou “contratos” a fim de se preservarem mutuamente e conviverem. Para Hobbes, especificamente, essa “natureza humana” faz com que os seres humanos vivam em constante guerra de uns contra os outros. E, para findar tal estado de “conflito natural”, é preciso que exista um “poder soberano” que mantenha todos em respeito mútuo.


No que diz respeito à perspectiva contratualista de Thomas Hobbes, assinale a afirmação verdadeira.

  • A O ser humano vive na desconfiança em relação aos outros e, para preservar sua vida, deve antecipar o perigo e atacar primeiro.
  • B Como o homem é sempre alvo de algum malfeito, deve, de imediato, se acautelar e esconder-se em algum lugar seguro para não ser vitimado.
  • C As três razões da natureza humana que podem impedir a guerra generalizada entre os homens são a competição, a desconfiança e a busca pela glória.
  • D O Estado é o poder soberano que impede a guerra generalizada entre os seres humanos e serve para controlar as naturais tendências destruidoras.
24

A globalização é um fenômeno impulsionado e intensificado pela expansão da economia capitalista pelo mundo nas últimas décadas do século XX. Este fenômeno teve e tem muitas consequências, como a abertura das fronteiras nacionais para a economia mundial, e coloca em pauta o papel da rede de proteção social dos Estados para as suas populações. O Fundo Monetário Internacional (FMI), nos anos 1990, por exemplo, recomendou, como medidas para que um país fosse atrativo para a economia mundial, que fossem adotadas políticas de austeridade fiscal no balanço das contas públicas e isto fez com que ocorressem muitas privatizações de setores econômicos estratégicos, como os de fornecimento de água e esgoto, energia elétrica e telecomunicações. Mas, sabe-se que existem outras consequências promovidas pelo fenômeno da globalização econômica.


Considerando outras consequências da globalização econômica, assinale a afirmação verdadeira.

  • A A reforma trabalhista de 2017 e a esperada reforma tributária do Estado brasileiro figuram como consequências da globalização.
  • B Uma consequência direta da globalização mundial ocorre no Brasil quando o Estado impõe restrições burocráticas e fiscais às empresas estrangeiras.
  • C Os Estados que acatam as orientações de entidades como o FMI conseguem proporcionar a sua população mais investimentos na saúde e educação públicas.
  • D A entrada na economia global acarreta a introdução da não competição em diversos setores de comércio e serviços graças à formação de oligopólios.
25

O tema gênero e sexualidade, atualmente, é mote de muitos debates acalorados e polêmicos na sociedade brasileira. Porém, é forçoso reconhecer a pertinência desses debates a favor de mais inclusão social para o convívio em uma sociedade que deve prezar por valores democráticos como os das liberdades individuais. Em tempo, partindo de uma compreensão geral das ciências sociais, gênero e sexualidade são produtos da relação entre a subjetividade individual (algo que é de cada pessoa) e a cultura (questão coletiva). Assim, o “ser homem”, o “ser mulher” e as orientações sexuais passam pelo crivo intrincado de decisões pessoais e socioculturais. E essa perspectiva das ciências sociais em torno do tema aponta para o melhor convívio nas democracias contemporâneas.


Assim, considerando o tema gênero e sexualidade nas ciências sociais, avalie as proposições a seguir:


I. A sigla LGBTQIA+ procura representar, da forma mais inclusiva possível, os diferentes modos de ser e de se orientar pelo gênero e sexualidade.

II. As livres expressões da sexualidade causam prejuízos para a liberdade sexual de todos aqueles que não se enquadram nessas formas indefinidas de gênero.

III. Nem a cultura nem questões psicológicas conseguem mudar o fato biológico natural que distingue o que significa ser do sexo masculino ou do sexo feminino.

IV. A sociodiversidade de gêneros e de orientações sexuais ainda hoje enfrenta os males dos preconceitos que julgam como anormais as pessoas não heterossexuais.


Está correto o que se afirma somente em

  • A II e III.
  • B II e IV.
  • C I e IV.
  • D I e III.
26

Atente para o seguinte trecho a respeito de estado democrático e estado liberal:


“...o estado liberal é o pressuposto não só histórico, mas jurídico do estado democrático. Estado liberal e estado democrático são interdependentes em dois modos: na direção que vai do liberalismo à democracia, no sentido de que são necessárias certas liberdades para o exercício correto do poder democrático, e na direção oposta que vai da democracia ao liberalismo, no sentido de que é necessário o poder democrático para garantir a existência e a persistência das liberdades fundamentais. Em outras palavras: é pouco provável que um estado não liberal possa assegurar um correto funcionamento da democracia, e de outra parte é pouco provável que um estado não democrático seja capaz de garantir as liberdades fundamentais. A prova histórica desta interdependência está no fato de que um estado liberal e um estado democrático, quando caem, caem juntos”.


BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.


Considerando o que diz Bobbio sobre a interdependência entre o “estado democrático” e o “estado liberal”, é correto dizer que

  • A a defesa da democracia é a demanda mais importante para as sociedades no mundo, portanto, os direitos individuais não podem se contrapor a esta máxima.
  • B as liberdades individuais devem ser prioridade máxima para qualquer estado de direito e devem ser preservadas mesmo com medidas não democráticas.
  • C o liberalismo político defende as liberdades individuais para a democracia e, para isso, é imprescindível o poder do Estado na garantia de direitos civis.
  • D o estado social democrata tem a perspectiva de garantir a soberania nacional de forma eficaz e, para isto, pode suspender quaisquer outros tipos de direitos.
27

Tendo em vista que a sociologia se dispõe a estudar fenômenos sociais de maneira investigativa, julgue o item seguinte, a respeito da constituição do saber sociológico.
As ciências sociais se materializam a partir do discernimento analítico entre os fenômenos naturais e os fenômenos produzidos culturalmente.

28

Tendo em vista que a sociologia se dispõe a estudar fenômenos sociais de maneira investigativa, julgue o item seguinte, a respeito da constituição do saber sociológico.
A sociologia passou a constituir-se como ciência durante o surgimento das sociedades capitalistas.

29

Tendo em vista que a sociologia se dispõe a estudar fenômenos sociais de maneira investigativa, julgue o item seguinte, a respeito da constituição do saber sociológico. 
A sociologia propõe uma linha de conhecimento e análise da realidade social semelhante aos saberes produzidos pelo senso comum.