Resolver o Simulado Universidade Federal do Pará (UFPA) - CEPS-UFPA - Nível Superior

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Pedagogia

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No que diz respeito à estrutura da educação superior no Brasil, a Lei 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelece que o sistema federal de ensino compreende as

  • A instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas pela iniciativa privada; os órgãos federais de educação.
  • B instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior estaduais; os órgãos federais de educação.
  • C instituições de ensino mantidas pela União e pelos estados; as instituições de educação superior criadas pela iniciativa privada; os órgãos federais de educação.
  • D instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas pela iniciativa privada; os órgãos estaduais de educação.
  • E instituições de ensino mantidas pela União e pelos estados; as instituições de educação superior criadas pela iniciativa privada; os órgãos federais e estaduais de educação.
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O papel da Universidade para o desenvolvimento social no Brasil pode ser fundamentado em determinados aspectos. Em relação a esses aspectos, analise as afirmativas seguintes.
I A universidade tem sido dinamizadora do processo de desenvolvimento local e regional ao contribuir com a sociedade na função de formar capital humano, capaz de colaborar no desenvolvimento e propiciar a geração e desenvolvimento socioeconômico de seu entorno. II A universidade é uma instituição que tem como função mediar o mundo social e a ciência, ocupando uma posição estratégica na dinâmica dos processos de formação de nível superior e nos processos de inovação tecnológica, bem como de produção e difusão da ciência e da cultura. III O papel da universidade é determinante no desenvolvimento social na medida em que as relações estabelecidas entre os agentes – universidades, empresas, sociedade civil – promovem o desenvolvimento de uma dada comunidade. IV Na essência das funções da universidade, pode-se destacar a produção de conhecimento com a pesquisa; transmissão e socialização do conhecimento com a docência e serviço à comunidade com a extensão. V A função social mais importante da universidade é o fomento à economia local, uma vez que ela gera empregos, gera tecnologias e é mobilizadora de novos empreendimentos na sua área de abrangência.
Estão corretas

  • A I, II, III e V, apenas.
  • B I, II, III e IV, apenas.
  • C II, III, IV e V, apenas.
  • D I, III, IV e V, apenas.
  • E I, II, IV e V, apenas.
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O Plano Nacional de Educação, Lei n. 13.005/2014, em sua Meta 12, propõe que o Estado brasileiro deverá elevar as taxas de matrícula no Ensino Superior, a partir da seguinte estratégia:

  • A Ampliar a oferta de vagas, por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da rede federal de educação profissional e da Universidade Aberta do Brasil.
  • B Ampliar as políticas de inclusão e de assistência estudantil somente aos estudantes egressos de instituições públicas.
  • C Expandir o atendimento do ensino médio gratuito integrado à formação profissional, especialmente às populações indígenas e quilombolas.
  • D Assegurar, no mínimo, 20% (vinte por cento) do total de créditos curriculares da Graduação em programas e projetos de pesquisa e extensão universitária.
  • E Ampliar em 50% a oferta de estágio curricular em diversas organizações sociais, de modo a inserir o estudante da graduação no mundo do trabalho.
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O conceito que expressa o significado de Extensão Universitária para as Instituições de Ensino Superior no Brasil é

  • A a ação de prestação de serviços da universidade para a comunidade em seu entorno, oferecendo especialmente ações de saúde e educação.
  • B uma das dimensões acadêmicas da formação do educando que fortalece sua caminhada na pós-graduação.
  • C o processo técnico-pedagógico de democratização do conhecimento por meio das ações desenvolvidas pelas faculdades dos cursos de graduação.
  • D o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.
  • E o processo de produção do conhecimento adquirido por meio da pesquisa acadêmico-científica, disseminado em eventos universitários.
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A regularização de um curso nas instâncias universitárias exige que seja elaborado seu respectivo Projeto Pedagógico e este documento deverá respeitar as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais

  • A da Educação Básica.
  • B dos Cursos de Graduação.
  • C da Educação Superior e Profissional.
  • D para Formação de Professores.
  • E dos Cursos de Formação Técnica e Tecnológica.
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Segundo a legislação educacional brasileira, as instituições de educação superior credenciadas como universidade reúnem características particulares, entre elas destaca-se

  • A receber subvenções, doações, heranças, legados e cooperação financeira resultantes de convênios específicos de entidades públicas.
  • B elaborar e/ou reformar seus estatutos e regimentos, condicionados à autorização do Ministério da Educação.
  • C promover formação especializada por campo de saber.
  • D ser unicamente instituições pluridisciplinares de formação de quadro profissional de nível básico e superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
  • E não gozar de autonomia didático-acadêmica e de gestão financeira e patrimonial.
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No intuito de institucionalizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na educação superior, as instituições devem considerar alguns aspectos, dentre eles

  • A assegurar, no mínimo, 30% (trinta por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
  • B fomentar estudos e pesquisas articuladas entre formação, currículo, pesquisa e mundo do trabalho, abstraindo-se de considerar as necessidades econômicas, sociais e culturais do País.
  • C oportunizar as reflexões sobre a produção de conhecimento na pesquisa e na extensão devem ser objeto de estudo e debate nos diferentes processos formativos nos cursos de graduação e pós-graduação.
  • D valorizar o docente pesquisador(a) na perspectiva de demonstrar o sentido da ciência como conhecimento acabado e conclusivo, sem possibilidades de mudanças no decorrer do tempo.
  • E promover a formação de pesquisa para a boa formação profissional, no entanto, sem estreito contato com a sociedade para que não influencie na isenção da produção de conhecimento.
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O processo de avaliação institucional realizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) compreende a avaliação

  • A interna exclusivamente das instituições públicas de educação superior.
  • B externa apenas das instituições privadas, comunitárias e confessionais, de educação superior.
  • C dos cursos de graduação e especialização.
  • D do desempenho acadêmico dos estudantes de cursos de graduação.
  • E dos cursos de pós-graduação.
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De acordo com o Estatuto da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma das suas atribuições é

  • A investir na formação de recursos de alto nível apenas em âmbito nacional.
  • B avaliar a pós-graduação stricto sensu e lato sensu.
  • C potencializar o acesso e disseminação da produção científica em todas as áreas do conhecimento.
  • D promover a cooperação científica nacional e em países do MERCOSUL.
  • E induzir o fomento da formação continuada de professores centralmente na modalidade a distância.
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Em relação ao acompanhamento de cursos e de desempenho dos estudantes, de acordo com a Lei que instituiu o SINAES, é correto afirmar que o processo de avaliação

  • A manterá os dados e resultados dos processos avaliativos em caráter sigiloso, com informação apenas para a direção da instituição avaliada.
  • B destacará a avaliação da aprendizagem, interna e externa, contemplará a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
  • C valorizará o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
  • D mobilizará os estudantes através dos principais veículos de comunicação do respectivo estado para assegurar a participação intensa da comunidade acadêmica.
  • E provocará a participação exclusiva da comunidade interna que compreende os corpos discente e docente das instituições de educação superior.
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Conforme a Constituição Brasileira de 1988, a autonomia universitária compreende as seguintes dimensões institucionais:

  • A Gestão financeira, acadêmico-científica e política.
  • B Gestão financeira, patrimonial e curricular.
  • C Administrativa, didático-científica e curricular.
  • D Institucional, gestão financeira e patrimonial.
  • E Didático-Científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
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Sobre a gestão e coordenação de processos educacionais, analise as afirmativas seguintes.
I As ações de gestão devem ser determinadas exclusivamente pelas dimensões administrativa e financeira da instituição educativa, de modo a instrumentalizar a gerência das ações e decisões. II A gestão é o ato de gerir a dinâmica cultural da instituição educativa, em articulação com as diretrizes e políticas educacionais públicas para a implementação do projeto político pedagógico. III A gestão da educação deve ser comprometida com os princípios da democracia, da transparência, da participação e do compartilhamento das decisões. IV A gestão atualmente é compreendida como um processo de tomada de decisões conjunta e efetivação de resultados, com acompanhamento e avaliação dos encaminhamentos efetivados. V A gestão deve estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar a cultura organizacional, apoiar a realização de ações conjuntas, associadas e articuladas, de modo a atingir os objetivos da instituição educativa.
Estão corretas

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I, III, IV e V, apenas.
  • C II, III, IV e V, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, II, IV e V, apenas.
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Sobre a Educação Superior e o Desenvolvimento Social do Brasil, analise as assertivas.
I No Brasil, demanda-se da educação superior ampliar e qualificar a formação de quadros técnicoprofissionais exigidos pelos setores de ciência e tecnologia (C&T), educacional, governamental e produtivo, de modo a oferecer ao país os recursos humanos almejados por um modelo de crescimento econômico que promova a geração de emprego e renda, de natureza redistributiva. II No que tange à produção científica, realizada fundamentalmente pelas Instituições de Ensino Superior (IES), o financiamento privado tem sido predominante. Isso leva a crer que o Poder Público não está cumprindo sua tarefa de financiar e estimular a produção de conhecimento científico, ao mesmo tempo em que não estaria favorecendo, em virtude do modelo de política macroeconômica, ou devido à insuficiência de incentivos setoriais, a transformação desse conhecimento produzido em bens e produtos de natureza econômica. III O gasto per capita na educação superior tende a ser, em qualquer país, sempre maior que o da educação básica. Mas, no caso brasileiro, essa diferença se torna mais acentuada pelo fato de os dispêndios com a educação básica serem insuficientes para assegurar um ensino de qualidade.
Em relação a essas assertivas, é correto afirmar que

  • A assertivas I e II são verdadeiras e a III é falsa.
  • B assertivas I e III são falsas e a II é verdadeira.
  • C assertiva II é falsa e as I e III são verdadeiras.
  • D assertiva I é verdadeira e as II e III são falsas.
  • E assertiva III é verdadeira e as assertivas I e II são falsas.
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Sobre os direitos humanos, com base no texto “Concepção Contemporânea de Direitos Humanos”, de autoria de Flávia Piovesan, publicado na obra organizada por Haddad, S; Graciano, M “A Educação entre os Direitos Humanos”. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Ação Educativa, 2006, p. 11-42, considere as afirmativas seguintes, assinalando V nas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A efetiva proteção dos direitos humanos demanda não apenas políticas universalistas, mas específicas, endereçadas a grupos socialmente vulneráveis, enquanto vítimas preferenciais da exclusão. ( ) A implementação dos direitos humanos requer a universalidade e a indivisibilidade desses direitos, acrescidos do valor da diversidade. ( ) Ao lado do direito à igualdade, surge, também, como direito fundamental, o direito à diferença. Importa o respeito à diferença e à diversidade, o que lhes assegura um tratamento especial.
A sequência correta é

  • A F, F, V.
  • B F, V, V.
  • C F, F, F.
  • D V, V, V.
  • E V, V, F.
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A inclusão social traz no seu bojo, dentre outras questões, a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. No entanto, faz-se necessário destacar que, para que haja a inclusão social, um dos maiores problemas a ser enfrentado no contexto brasileiro é a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais, a exemplo do acesso ao mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. Sobre acesso ao mercado de trabalho para as pessoas com deficiência no Brasil, analise as afirmativas seguintes, assinalando V nas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A Constituição Brasileira não trouxe avanços significativos que respaldassem leis que garantissem o acesso ao trabalho e à educação profissional das pessoas com deficiência. ( ) A reserva de vagas na Administração Pública ou nas empresas privadas para pessoas com deficiência não tem amparo legal na legislação brasileira porque se constitui em proteção paternalista. ( ) A reserva de vagas na Administração Pública ou nas empresas privadas para pessoas com deficiência, garantida na legislação brasileira, baseia-se na premissa básica de que a lei deve assegurar a igualdade real entre as pessoas, suprindo as desigualdades que se constituam em fatores de segregação.
A sequência correta é

  • A F, F, F.
  • B F, F, V.
  • C F, V, V.
  • D V, V, F.
  • E V, V, V.

Raciocínio Lógico

16

João vai sair de casa e é interpelado por sua mãe:

- João, você vai aonde? - Não tenho certeza, mãe. Vou encontrar amigos para ir ao futebol ou ao cinema no shopping. - João, se você for ao cinema, compre chocolate para mim. - Sim, mãe.

Quatro horas mais tarde, João, que sempre atende às solicitações de sua mãe, retorna e vem com chocolates. É correto concluir que

  • A João foi ao cinema.
  • B João não foi ao cinema.
  • C João foi ao cinema e João comprou o chocolate.
  • D João comprou o chocolate no shopping.
  • E João foi ao cinema ou João comprou o chocolate.
17

Um motorista dirige um ônibus entre a cidade A e a cidade B, distantes 300 km. Invariavelmente sai na segunda-feira de A às 7 horas e chega na cidade B às 12 horas. Na terça-feira, sai da cidade B às 7 horas e chega na cidade A às 12 horas. É correto afirmar que

  • A o motorista trafegou pelo menos quatro horas com velocidade superior a 80 km/h.
  • B o motorista trafegou sempre abaixo de 60 km/h.
  • C existiu um mesmo horário entre as 7 e as 12 horas na segunda e na terça-feira em que o veículo esteve na mesma posição na ida de A para B e na vinda de B para A.
  • D é improvável que tenha havido um mesmo horário entre as 7 e as 12 horas na segunda e na terça-feira em que o veículo esteve na mesma posição na ida de A para B e na vinda de B para A.
  • E o motorista parou durante o trajeto tanto na segunda-feira como na terça-feira.
18

Cinco crianças identificadas pelas letras A, B, C, D e E participam de um jogo, que consiste em passar uma bola de uma para outra de acordo com as regras: A sempre passa a bola para B; B sempre passa para D; C sempre passa para A; D sempre passa para E e E sempre passa para C. Se o jogo inicia por B, é correto afirmar que, após 123 passagens, a bola encontra-se com o jogador

  • A A.
  • B B.
  • C C.
  • D D.
  • E E.
19

Um tanque de 100 metros cúbicos de volume encontra-se enterrado e completamente cheio de água. O tanque está rachado e a água do terreno infiltra a uma razão constante no tanque. Uma bomba trabalha 12 horas durante o dia e retira 30 metros cúbicos de água. Fica parada 12 horas durante a noite, período em que 10 metros cúbicos de água retornam ao tanque pela infiltração. Neste ritmo, o tanque será esvaziado pela primeira vez no

  • A oitavo dia.
  • B nono dia.
  • C décimo dia.
  • D décimo-primeiro dia.
  • E décimo-segundo dia.
20

João vai sair de casa e é interpelado por sua mãe:

- João, você vai aonde?

- Não tenho certeza, mãe. Vou encontrar amigos para ir ao futebol ou ao cinema no shopping.

- João, se você for ao cinema, compre chocolate para mim.

- Sim, mãe.


Quatro horas mais tarde, João, que sempre atende às solicitações de sua mãe, retorna e vem com chocolates. É correto concluir que

  • A João foi ao cinema.
  • B João não foi ao cinema.
  • C João foi ao cinema e João comprou o chocolate.
  • D João comprou o chocolate no shopping.
  • E João foi ao cinema ou João comprou o chocolate.
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Cinco crianças identificadas pelas letras A, B, C, D e E participam de um jogo, que consiste em passar uma bola de uma para outra de acordo com as regras: A sempre passa a bola para B; B sempre passa para D; C sempre passa para A; D sempre passa para E e E sempre passa para C. Se o jogo inicia por B, é correto afirmar que, após 123 passagens, a bola encontra-se com o jogador

  • A A.
  • B B.
  • C C.
  • D D.
  • E E.
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João vai sair de casa e é interpelado por sua mãe:
- João, você vai aonde? - Não tenho certeza, mãe. Vou encontrar amigos para ir ao futebol ou ao cinema no shopping. - João, se você for ao cinema, compre chocolate para mim. - Sim, mãe.
Quatro horas mais tarde, João, que sempre atende às solicitações de sua mãe, retorna e vem com chocolates. É correto concluir que

  • A João foi ao cinema.
  • B João não foi ao cinema.
  • C João foi ao cinema e João comprou o chocolate.
  • D João comprou o chocolate no shopping.
  • E João foi ao cinema ou João comprou o chocolate.
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Um motorista dirige um ônibus entre a cidade A e a cidade B, distantes 300 km. Invariavelmente sai na segunda-feira de A às 7 horas e chega na cidade B às 12 horas. Na terça-feira, sai da cidade B às 7 horas e chega na cidade A às 12 horas. É correto afirmar que

  • A o motorista trafegou pelo menos quatro horas com velocidade superior a 80 km/h.
  • B o motorista trafegou sempre abaixo de 60 km/h.
  • C existiu um mesmo horário entre as 7 e as 12 horas na segunda e na terça-feira em que o veículo esteve na mesma posição na ida de A para B e na vinda de B para A.
  • D é improvável que tenha havido um mesmo horário entre as 7 e as 12 horas na segunda e na terça-feira em que o veículo esteve na mesma posição na ida de A para B e na vinda de B para A.
  • E o motorista parou durante o trajeto tanto na segunda-feira como na terça-feira.
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Cinco crianças identificadas pelas letras A, B, C, D e E participam de um jogo, que consiste em passar uma bola de uma para outra de acordo com as regras: A sempre passa a bola para B; B sempre passa para D; C sempre passa para A; D sempre passa para E e E sempre passa para C. Se o jogo inicia por B, é correto afirmar que, após 123 passagens, a bola encontra-se com o jogador

  • A A.
  • B B.
  • C C.
  • D D.
  • E E.
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Um tanque de 100 metros cúbicos de volume encontra-se enterrado e completamente cheio de água. O tanque está rachado e a água do terreno infiltra a uma razão constante no tanque. Uma bomba trabalha 12 horas durante o dia e retira 30 metros cúbicos de água. Fica parada 12 horas durante a noite, período em que 10 metros cúbicos de água retornam ao tanque pela infiltração. Neste ritmo, o tanque será esvaziado pela primeira vez no

  • A oitavo dia.
  • B nono dia.
  • C décimo dia.
  • D décimo-primeiro dia.
  • E décimo-segundo dia.

Português

26
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

Segundo a juíza Renata Almeida, o contingenciamento imposto pelo MEC às universidades poderá gerar

  • A mudanças em estimativas de receita.
  • B recurso por parte da AGU.
  • C recuo no desenvolvimento social.
  • D desrespeito a leis orçamentárias.
  • E desordem na comunidade acadêmica.
27
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

Na opinião da juíza, antes de impor limites orçamentários, o Ministério da Educação deve observar

  • A a qualidade das universidades federais.
  • B o risco de paralisação das atividades.
  • C o cumprimento de serviços básicos.
  • D os preceitos que constam da Constituição.
  • E a defesa de obrigações contratuais.
28
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

Do trecho “Não há necessidade de maiores digressões para concluir que as justificativas apresentadas não se afiguram legítimas para fins de bloqueio das verbas originariamente destinadas à UnB, UFF e UFBA, três das maiores e melhores universidades do país, notoriamente bem conceituadas, não apenas no ensino de graduação, mas também na extensão e na produção de pesquisas científicas” (linhas 27 a 31), compreende-se que

  • A o ministro da educação errou ao classificar como “balbúrdia” eventos estudantis.
  • B os motivos apresentados pelo MEC não justificam o bloqueio das verbas.
  • C a previsão orçamentária para a UnB, a UFF e a UFBA foi equivocada.
  • D a UnB, a UFF e a UFBA são instituições de notória superioridade.
  • E o MEC deve considerar a diversidade das atividades das universidades.
29
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

De acordo com o texto União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação, a desobediência à decisão da juíza será punida com o(a)

  • A não realização de serviços.
  • B paralisação das atividades.
  • C retratação do ministro.
  • D pagamento de multa.
  • E intimação da AGU.
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Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

Uma regra de regência foi desobedecida em

  • A A defesa deve ser protocolada amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que funciona como segunda instância no caso (linhas 4 a 6).
  • B Ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, “implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social” (linhas 11 e 12).
  • C Renata Almeida enfatizou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou as universidades como promovedoras de “balbúrdia” em seus campi (linhas 23 e 24).
  • D Em conclusão, a juíza defendeu que é preciso a liberação dos recursos para que as instituições não “se sujeitem ao risco de não cumprir obrigações contratuais” (linhas 32 e 33).
  • E “A União estará se eximindo de obrigações expressamente consignadas no texto constitucional”, concluiu a magistrada (linhas 36 e 37).
31
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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No trecho Em sua decisão cautelar (provisória), a juíza federal da Bahia acolheu uma série de ações populares que foram apresentadas contra o Ministério da Educação (linhas 7 e 8), a palavra grifada é sinônimo de

  • A recolheu.
  • B recebeu.
  • C aprovou.
  • D acatou.
  • E adotou.
32
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

As aspas indicam ironia em

  • A Ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, “implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social” (linhas 11 e 12).
  • B A AGU ainda não foi intimada, mas já prepara recurso”, informou o órgão (linhas 15 e 16).
  • C Renata Almeida enfatizou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou as universidades como promovedoras de “balbúrdia” em seus campi (linhas 23 e 24).
  • D Em conclusão, a juíza defendeu que é preciso a liberação dos recursos para que as instituições não “se sujeitem ao risco de não cumprir obrigações contratuais” (linhas 32 e 33).
  • E “A União estará se eximindo de obrigações expressamente consignadas no texto constitucional”, concluiu a magistrada (linhas 36 e 37).
33
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

Uma palavra foi empregada em sentido conotativo em

  • A A Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um recurso para derrubar a decisão da juíza federal Renata Almeida de Moura Isaac, que suspendeu os bloqueios orçamentários realizados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre as verbas destinadas às universidades federais e ao Instituto Federal do Acre (linhas 1 a 4).
  • B A magistrada analisou um total de oito ações, uma delas movida pela chapa Aliança pela Liberdade, que comanda o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) (linhas 8 a 10).
  • C Para a juíza, embora seja possível que o gestor público imponha limites para obedecer às leis orçamentárias, “estes limites não devem permitir a inobservância de preceitos constitucionais, tais como o direito social à educação e a obrigação da União de financiar as instituições de ensino federais” (linhas 16 a 19).
  • D “Não há necessidade de maiores digressões para concluir que as justificativas apresentadas não se afiguram legítimas para fins de bloqueio das verbas originariamente destinadas à UnB, UFF e UFBA, três das maiores e melhores universidades do país, notoriamente bem conceituadas, não apenas no ensino de graduação, mas também na extensão e na produção de pesquisas científicas”, observou a magistrada (linhas 27 a 31).
  • E Renata Almeida apontou que o contingenciamento afeta serviços básicos e imprescindíveis à continuidade da atividade acadêmica, como custos de energia, água, vigilância, limpeza e manutenção (linhas 33 a 36).
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Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2019/06/09/ensino_ensinosuperior_interna,761361/uniao-deve-protocolar-recurso-para-garantircontingenciamento-na-educa.shtml Acessado em 9/06/2019 Texto adaptado

Em Renata Almeida enfatizou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou as universidades como promovedoras de “balbúrdia” em seus campi. Ele focou as críticas em três unidades de ensino: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) (linhas 23 a 26), os dois períodos poderiam ser ligados pelo conector

  • A porque.
  • B mas.
  • C e.
  • D pois.
  • E no entanto.
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União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes 
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O referente do elemento grifado está corretamente indicado em

  • A A Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um recurso para derrubar a decisão da juíza federal Renata Almeida de Moura Isaac, que suspendeu os bloqueios orçamentários realizados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre as verbas destinadas às universidades federais e ao Instituto Federal do Acre (linhas 1 a 4) ➝ Advocacia Geral da União.
  • B Ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, “implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social” (linhas 11 e 12) ➝ Advocacia Geral da União.
  • C Ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, “implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social” (linhas 11 e 12) ➝ magistrada.
  • D Renata Almeida enfatizou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou as universidades como promovedoras de “balbúrdia” em seus campi (linhas 23 e 24) ➝ Abraham Weintraub.
  • E Ele focou as críticas em três unidades de ensino: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) (linhas 24 a 26) ➝ Ministério da Educação.
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União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes
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Segundo a juíza Renata Almeida, o contingenciamento imposto pelo MEC às universidades poderá gerar

  • A mudanças em estimativas de receita.
  • B recurso por parte da AGU.
  • C recuo no desenvolvimento social.
  • D desrespeito a leis orçamentárias.
  • E desordem na comunidade acadêmica.
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União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes
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Na opinião da juíza, antes de impor limites orçamentários, o Ministério da Educação deve observar

  • A a qualidade das universidades federais.
  • B o risco de paralisação das atividades.
  • C o cumprimento de serviços básicos.
  • D os preceitos que constam da Constituição.
  • E a defesa de obrigações contratuais.
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União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes
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Do trecho “Não há necessidade de maiores digressões para concluir que as justificativas apresentadas não se afiguram legítimas para fins de bloqueio das verbas originariamente destinadas à UnB, UFF e UFBA, três das maiores e melhores universidades do país, notoriamente bem conceituadas, não apenas no ensino de graduação, mas também na extensão e na produção de pesquisas científicas” (linhas 27 a 31), compreende-se que

  • A o ministro da educação errou ao classificar como “balbúrdia” eventos estudantis.
  • B os motivos apresentados pelo MEC não justificam o bloqueio das verbas.
  • C a previsão orçamentária para a UnB, a UFF e a UFBA foi equivocada.
  • D a UnB, a UFF e a UFBA são instituições de notória superioridade.
  • E o MEC deve considerar a diversidade das atividades das universidades.
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União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes
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De acordo com o texto União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação, a desobediência à decisão da juíza será punida com o(a)

  • A não realização de serviços.
  • B paralisação das atividades.
  • C retratação do ministro.
  • D pagamento de multa.
  • E intimação da AGU.
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União deve protocolar recurso para garantir contingenciamento na educação
Após a Justiça derrubar de forma cautelar o contingenciamento de verbas em unidades de ensino, União deve protocolar recurso amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a segunda instância no caso, para garantir cortes
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Uma regra de regência foi desobedecida em

  • A A defesa deve ser protocolada amanhã no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que funciona como segunda instância no caso (linhas 4 a 6).
  • B Ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, “implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social” (linhas 11 e 12).
  • C Renata Almeida enfatizou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, classificou as universidades como promovedoras de “balbúrdia” em seus campi (linhas 23 e 24).
  • D Em conclusão, a juíza defendeu que é preciso a liberação dos recursos para que as instituições não “se sujeitem ao risco de não cumprir obrigações contratuais” (linhas 32 e 33).
  • EA União estará se eximindo de obrigações expressamente consignadas no texto constitucional”, concluiu a magistrada (linhas 36 e 37).