Resolver o Simulado Telefonista - IBAM - Nível Médio

0 / 30

Português

1
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver
Assim eu vejo a vida - Cora Coralina
Afirmar que a vida tem duas faces significa que ela:
  • A é predominantemente árdua.
  • B só e difícil para os pessimistas.
  • C não é exclusivamente boa, nem unicamente má.
  • D ilude e decepciona os que acreditam na felicidade.
2
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver
Assim eu vejo a vida - Cora Coralina
"O passado foi duro, mas deixou o seu legado" - outra maneira de escrever a frase, sem alterar o seu significado original foi reproduzida em qual alternativa?
  • A O passado íoi duro e isso nos deixou um fardo difícil de carregar.
  • B O legado difícil que nos deixou o passado impede-nos de ser felizes.
  • C A despeito de o passado haver sido difícil, deixou ensinamentos.
  • D O passado foi duro e isso tornou impossível o seu iegado.
3
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver
Assim eu vejo a vida - Cora Coralina
Ao lermos o poema podemos tirar algumas conclusões sobre a autora. Uma delas está representada em qual alternativa?
  • A As lutas e contradições por que passou serviram-lhe de lições de vida.
  • B Ela não se orgulha do fato de ser uma mulher.
  • C As pedras em seu caminho foram obstáculos que limitaram o seu aprendizado.
  • D Os tempos rudes em que nasceu a impediram de aceitar contradições.
4
Analise as frases seguintes. I. Pagou à conta de luz que havia vencido uma semana antes. ll. O rapaz pagou à amiga uma antiga dívida. lll. Chegou à cidade bastante cansado - a viagem havia sido longa.
Observamos que a regência verbal não respeitou a gramática normativa em:
  • A l, apenas.
  • B l e lll, apenas.
  • C ll e lll, apenas.
  • D A regência verbal está correta em l, ll e lll.
5
Leia os períodos a seguir. I. Um professor e uma professora _____ homenageados pelos alunos. ll. 1% da população _____ a iniciativa da Prefeitura de distribuir alimentos às famílias carentes. llI. Já _____ sete hores, estamos atrasados!
Para que a concordância verbal se realize em conformidade com a norma culta, as lacunas acima deverão ser preenchidas como indicado em qual alternativa?
  • A I - foi; ll - apoiaram; lll - é.
  • B I - forão; ll - apoião; lll - são.
  • C I - foram; ll - apoiaram; lll - é.
  • D I - foram; ll - apoia; lll - são.
6
MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.
Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.
De acordo com o primeiro parágrafo do texto:
  • A o grande número de insetos no mundo coloca em risco a existência da espécie humana.
  • B há efetiva relação entre as atividades humanas e o risco de extinção de grande número de insetos.
  • C estudos realizados pelas universidades da Finlândia e África do Sul ameaçaram de extinção mais de meio milhão de insetos no mundo todo.
  • D trinta cientistas ligados a universidades da Finlândia e África do Sul chegaram à conclusão de que mais de meio milhâo de insetos ameaçam as atividades humanas.
7
MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.
Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.
Sobre a situação das abelhas no cenário mundial, assinale a alternativa correta.
  • A Por meio da polinização acabam por espalhar no ambiente agrotóxicos prejudiciais a plantas e animais.
  • B Representam potencial perigo a pessoas e animais, uma vez que se constituem em espécies invasoras.
  • C A superexploração da espécie levou-as à extinção.
  • D Elas têm papel fundamental na sobrevivência de várias espécies, incluindo a humana.
8
MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.
Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.
Uma efetiva medida para a preservação dos insetos e bem-estar das pessoas foi transcrita em qual alternativa?
  • A "a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas".
  • B "graças a atividades humanas".
  • C "perda de habitat, poluição, práticas agricolas prejudiciais".
  • D "mudanças climáticas, superexploração".
9

TEXTO: SEM LIMITES

       Critica-se por aí a falta de limite das crianças. Reclama-se dos adolescentes criados sem limites. No quarto escuro do caos, esperamos que a luz do limite venha pôr a bagunça em ordem. Nem adultos escapam da exigência geral. Impõem-se leis rígidas contra o consumo do álcool, fecham-se as casas de jogos.

      Para muitos basta dar “limites” para realizar uma boa educação, como se a experiência do limite sozinha pudesse ser a salvação para alguém que se perdeu. Um “não” dito em tom solene aqui, ou acolá, e estaria feita a mágica. Sabemos que não funciona assim. Professores contam com soluções vindas de casa. Pais desatentos ou ocupados esperam que os limites sejam produzidos na escola, como se encontrar o “limite” fosse tarefa da educação formal. Nem uma coisa nem outra. Parece que o limite se tornou uma palavra a carregar a culpa para o lado oposto onde cada um está.

            A tarefa de dar limite é uma das tantas que esperamos dos outros. Todos sabemos que ela dá muito trabalho. Muitas vezes nem sabemos, os responsáveis, do que se trata. Talvez não confiemos na possibilidade de que limite seja a resposta para nossos problemas na educação, nos relacionamentos, pois nós mesmos não nos damos limites. Somos autoindulgentes, autopiedosos, sempre prontos a perdoar as nossas falhas. A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nós mesmos. A culpa – e o problema – é dos outros.

         O filósofo grego Aristóteles dizia que qualquer coisa não existe para além do limite. Tudo o que existe precisa de um limite para existir. Para saber o que algo é e onde está se usa a noção do limite. Limite é sinônimo de forma. Não podemos saber o que é uma casa se não reconhecemos seus limites concretos, arquiteturais, que são, afinal, formais. Se pensarmos bem, todo o nosso modo de ver o mundo, de pensar, de entender as coisas, depende deste conceito.

        Em termos éticos, os antigos entendiam o limite como autodomínio, capacidade de controlar as próprias paixões, de viver no meio-termo. Limite era tudo que tanto impedia como possibilitava movimentos. Qualquer ação dependia de limites no espaço e no tempo. Mas também dos limites externos ou internos de quem agia

      Todo limite é uma experiência que se formula na relação com o outro. Entre mim e o outro há sempre um espaço imponderável. Neste vazio entre “eu” e “tu”, a melhor coisa a ser colocada é o respeito. Se o limite é a experiência que permite saber até onde se pode chegar e, com sorte, a protetora dor de saber aonde não se deve ir, o respeito é a única de todas as experiências que não pode ter limite. Porque respeito é o modo de olhar para o outro como algo positivo, ver nele sua potência de ser, como alguém que, mesmo me sendo próximo, carrega em si algo que não pode dizer sobre si mesmo para mim, e, por isso mesmo, sempre será intocável.

Adaptado de marciatiburi.com.br.

Sabemos que não funciona assim. (l. 14-15)

A oração sublinhada acima complementa o verbo “saber” e, por isso, é classificada como uma oração subordinada substantiva do seguinte tipo:

  • A completiva nominal
  • B objetiva direta
  • C predicativa
  • D subjetiva
10
Mas também dos limites externos ou internos de quem agia. (l. 56-58)

O verbo sublinhado está no pretérito imperfeito do modo indicativo, expressando assim o seguinte aspecto da ocorrência da ação:

  • A incerteza
  • B intermitência
  • C continuidade
  • D eventualidade

Matemática

11
Um piscicultor acaba de disponibilizar para venda sua produção de Tilápias que totaliza 8,34 toneladas. Sabendo que o peso médio de cada peixe para o abate é de 600 gramas, quantas unidades deste tipo de peixe, aproximadamente, serão disponibilizadas para comercialização por este produtor?
  • A 1,38 103
  • B 1,39 104
  • C 1,38 105
  • D 1,39 . 106
12
O número de alunos matriculados no ensino médio de um determinado colégio é 30% superior ao número de alunos matriculados no ensino fundamental II. Sabe-se que do número de alunos do fundamental ll, 1/4 estão matriculados no 6º ano, 20% no 7º ano, 0,3 no 8º ano e 35 alunos no 9º ano. Sabendo-se ainda que no ensino fundamental l, 1º ao 5º ano, estão matriculados 94 alunos, conclui-se que o número total de alunos matriculados neste colégio é de:
  • A 416
  • B 423
  • C 425
  • D 432
13
No curso noturno de uma escola pública, em uma sala de aula do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) com 34 alunos matriculados, a média de idade dos alunos é de 24 anos. Nessa sala, dois alunos com a mesma idade pediram transferência e, quase ao mesmo tempo, dois novos alunos foram matriculados, sendo um com 32 anos e o outro com 50 anos, fazendo com que a nova média de idade da sala passasse a ser de 25 anos. Qual era a idade dos alunos que pediram transferência?
  • A 24
  • B 23
  • C 22
  • D 21
14
Em uma progressão aritmética do tipo an sabe-se que a8/a4 = 6 e que o valor do 6º termo é igual a 7. Qual o valor do 10° termo?
  • A 26,5
  • B 23
  • C 19,5
  • D 17
15
O alambrado (tela galvanizada) da quadra de esportes de uma escola será totalmente substituído. Para isso, foram tiradas as medidas da quadra que tem a forma retangular e dimensões internas iguais a 26 metros de comprimento por 14 metros de largura. Sabendo que o alambrado será instalado a 2 metros das linhas internas desta quadra, quantos metros quadrados de alambrado serão utilizados nessa reforma, sabendo que depois de pronto ficará com 2 metros de altura?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A 186 m²
  • B 192 m²
  • C 210 m²
  • D 224 m²
16

Todos os dias um restaurante prepara suco de laranja da seguinte forma: 15 dúzias de laranjas são espremidas e sobre esse total se adiciona 2/5 de água para completar o suco a ser servi­do. Considerando que 3 laranjas espremidas eqüivalem a 250 ml, quantos litros de suco são preparados diariamente?

  • A 16 litros
  • B 18 litros.
  • C 21 litros
  • D 24 litros.
17

O tapete ilustrado na figura abaixo mede 4,2m x 2,2m. Qual é a área de cada um dos losangos representados?

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 0,77m2
  • B 0,84m2
  • C 0,88m2
  • D 1,32m2
18

Uma pessoa gastou 32% de uma certa quantia no mercado e 10% do que restou na banca de jornal, sobrando R$ 290,70. Qual era a quantia inicial?

  • A R$ 440,40
  • B R$ 450,00
  • C R$ 475,00
  • D R$501,20
19

A soma de dois números inteiros é 70. Saben­do que a razão entre eles é 3/7, qual é o menor deles?

  • A 21
  • B 24
  • C 27
  • D 30
20

Dois sócios repartiram o lucro de um investi­mento, no valor de R$ 7.200,00, de forma proporcional ao valor que cada um investiu inicialmente. Sabendo que o sócio A investiu R$ 2.200,00 a mais que o sócio B e seu lucro foi R$ 1.200,00 a mais que o do sócio B, qual foi o investimento inicial do sócio A?

  • A R$ 6.700,00
  • B R$ 7.700,00
  • C R$ 8.900,00
  • D R$ 9.900,00

Noções de Informática

21
No sistema operacional Windows 10, o usuário pode marcar um determinado arquivo com o atributo 'Somente Leitura' para evitar que ele seja modiÍicado. Para definir o atributo 'Somente Leitura' de um arquivo, o usuário deve acessar a janela de propriedades desse arquivo, o que pode ser feito selecionando o arquivo desejado e pressionando em seguida a combinação de teclas:
  • A Alt + Enter
  • B Alt + Esc
  • C Ctrl + Enter
  • D Ctrl + Esc
22
Para visualizar os processos em execução no sistema operacional Windows 10, bem como os recursos utilizados por esses processos, como uso da GPU e da Memória, o usuário pode utilizar a ferramenta Gerenciador de Tarefas, o qual pode ser acessado por meio do atalho de teclado:
  • A Alt+T
  • B Alt+Shifi+T
  • C Ctrl + Esc
  • D Ctrl+Shift+Esc
23
Ao abrir a ferramenta Explorador de Arquivos do sistema operacional Windows 10, o usuário pode encontrar as unidades de disco do computador (como C:) e as unidades de rede mapeadas, no painel de navegação, sob o ícone:
  • A Área de Trabalho.
  • B Documentos.
  • C Este Computador.
  • D Pasta do Usuário.
24
A ferramenta do sistema operacional Windows 10 que permite excluir arquivos desnecessários ou temporários do dispositivo em intervalos definidos pelo usuário é chamada de:
  • A Desfragmentador de Disco.
  • B Sensor de Armazenamento.
  • C Assistente de Espaço em Disco.
  • D BootCamp.
25
Os nomes de arquivos e pastas do sistema operacional Windows 10 devem obedecer a algumas regras com relação aos caracteres aceitos nos nomes. Segundo esses critérios, não é possível nomear uma pasta com um nome que contenha o caractere:
  • A : (dois pontos).
  • B ! (exclamaçáo).
  • C { (chave).
  • D [(colchete)
26
Em um documento do Microsoft Word 2016, o usuário aplicou diversas opções de formatação, como tipo de fonte e tamanho, a um trecho do texto. Entretanto, ele deve aplicar essas mesmas opções de formatação em outras partes do documento, para isso ele pode utilizar a ferramenta:
  • A SmartArt.
  • B Caixa de Texto.
  • C Pincel de Formatação.
  • D Realce.
27
A ferramenta do Microsoft Word 2016 que permite criar links para outras partes do documento, como títulos, gráficos ou tabelas, é chamada de:
  • A Citação.
  • B Referência Cruzada.
  • C Comentários.
  • D Mala Direta.
28
Notas de rodapé são elementos bastante úteis para fornecer maiores informações sobre um determinado elemento de um documento do Microsoft Word 2016. Para inserir uma nota de rodapé, o usuário deve utilizar o comando "lnserir Nota de Rodapé" localizado na Faixa de Opções, na guia;
  • A Design.
  • B Revisão.
  • C Correspondências.
  • D Referências.
29
O comando Dividir da Faixa de Opções do Microsoft Word 2016, permite dividir a janela de um documento, exibindo duas seções deste documento simultaneamente. Esse comando pode ser ativado por meio do atalho de teclado:
  • A Ctrl + S
  • B Ctrl +Alt + S
  • C Ctrl + T
  • D Ctrl + Alt + T
30
Para navegar rapidamente por um documento do Microsoft Word 2016, indo diretamente para o início do documento ou para o seu final pode-se utilizar, respectivamente, as teclas:
  • A Page Up e Page Down.
  • B Home e End.
  • C [ e ]
  • D < e >.