Técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, elege-se um subconjunto representativo do todo. Trata-se:
Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. Trata-se:
Segundo o dicionário brasileiro de terminologia arquivística, a arquivologia, também chamada de arquivística, é a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e as técnicas a serem observados na produção, na organização, na guarda, na preservação e na utilização dos arquivos. Considerando a terminologia arquivística, assinale a alternativa correta.
Um dos principais instrumentos da gestão arquivística é a tabela de temporalidade. A respeito dessa ferramenta, avalie as assertivas a seguir e atribua “V” para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:
( ) A tabela de temporalidade é um instrumento de controle de documentos que tem como base, entre outros elementos, a teoria das três idades.
( ) Visando uma maior padronização nos sistemas de gestão de arquivos, as tabelas de temporalidade dos órgãos públicos e privados brasileiros seguem um mesmo padrão, definido pelo arquivo nacional.( ) A tabela de temporalidade é uma ferramenta de controle de documentos que define o tempo que cada tipo de documento deve permanecer em cada etapa de arquivamento (corrente, intermediário), bem como sua destinação final, se armazenado no arquivo permanente ou eliminado.
( ) A tabela de temporalidade tem como principal objetivo evidenciar a morosidade dos sistemas de arquivo, facilitando a identificação de gargalos ao longo do processo arquivístico.Acerca das técnicas de arquivamento, analise as afirmativas a seguir:
I. O arquivamento por assunto resulta da aplicação concomitante dos métodos alfabético e numérico.
II. O método numérico é sempre cronológico.
III. Atualmente, o método geográfico vem sendo substituído pelo método alfabético.
É correto o que se afirma
São consideradas atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle de tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para a formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes, aplicáveis a todos os documentos, avulsos ou processos, independentemente do suporte. Considerando os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, definidos na Portaria Interministerial nº 1.677, de 7 de outubro de 2015, do Ministério da Justiça e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, é INCORRETO afirmar:
Segundo o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq – 2005, p.1), “O início do século XXI apresenta um mundo fortemente dependente do documento arquivístico digital como um meio para registrar as funções e atividades de indivíduos, organizações e governos”. Por esse motivo, o maior desafio da preservação dos documentos arquivísticos digitais está na implementação de ações capazes de garantir o acesso contínuo aos seus conteúdos e às funcionalidades dos documentos, por meio de recursos tecnológicos disponíveis à época em que ocorrer a sua utilização, garantindo-se a integridade e a autenticidade da informação ao longo do tempo. Nessa perspectiva, conforme a Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital, NÃO se trata de problema que os governos devem solucionar a fim de garantir a inclusão informacional e a preservação do patrimônio arquivístico digital a
Em relação a classificação de documentos e correspondências, o gênero do documento micrográfico é:
Com relação ao documento denominado contrato, é incorreto apontar como uma de suas características ou funções:
Analise o trecho a seguir.
No meio comercial e empresarial, esse recurso é tido como um livro de registro ou formulário em que se registra a saída ou entrada de objetos, correspondência, solicitações, entre outros e, em alguns casos, gera um recibo ao solicitante.
Esse trecho diz respeito ao
O Windows é:
Assinale a afirmativa INCORRETA:
Observe o trecho de um documento elaborado no MS Word.
Texto de exemplo
Esse trecho foi copiado na linha seguinte e, em seguida, a cópia teve o efeito da fonte alterado, como exibido a seguir.
Texto de exemplo
TEXTO DE EXEMPLO
O efeito que foi aplicado na segunda linha é denominado:
Em um pen drive vazio de 32 GB, um funcionário deseja gravar o backup de um conjunto de arquivos cujo tamanho total é mostrado em bytes. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o funcionário concluirá, corretamente, que 32 GB equivalem a, aproximadamente,
Considere o LibreOffice Writer (versão 6.4 português) e a tabela a seguir. Em seguida, assinale a alternativa que contém a fórmula para o resultado apresentado na coluna Soma.
Ao visitar uma agência, um funcionário de TI de um banco percebeu, durante sua conversa com um bancário, que a cada 15 minutos, um alarme tocava no celular do empregado, e que, nesse momento, ele executava um programa no computador servidor do banco, que rodava o Linux SUSE. Descobriu, depois, que o mesmo se repetia em todas as agências. Percebendo isso como um sinal de que havia uma demanda interna de executar esse programa de tempos em tempos, o funcionário de TI resolveu mudar o processo, fazendo esse programa ser executado automaticamente de forma periódica.
Para alcançar esse objetivo, esse funcionário utilizou a funcionalidade do comando
Um estoque parado pode gerar prejuízos para a organização. Nesse aspecto, a administração de estoque tem como objetivo controlar e classificar os materiais. Com relação à gestão de estoques, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação a gestão de material e controle de estoques e almoxarifado, assinale a alternativa que descreva o subsistema da administração de materiais em relação ao controle de estoque.
Em relação a gestão de material e controle de estoques e almoxarifado, assinale a alternativa que relaciona o material que, em razão de seu uso corrente, perde frequentemente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a 02 anos.
A ordem de compra ao fornecedor, que foi previamente selecionado para fornecer os materiais solicitados, é denominada pedido de compras, e é emitida em três vias, sendo uma para cada responsável.
Assinale a alternativa que apresenta o sujeito / setor que não recebe uma via do pedido de compras.
Para iniciar o processo de compras é necessário, entre outras iniciativas, estabelecer as diretrizes no planejamento e organizar o processo de compras. Assinale a opção que se refere à organização do processo de compras.
Um determinado comprador adquiriu um bem específico por meio de leilão e precisa emitir o documento para comprovação fiscal da movimentação de mercadoria recebida. O referido documento é denominado
No inventário físico, quando for determinado um resultado realmente correto diferente daquele inicialmente apresentado, o encarregado do inventário deverá modificar o resultado mencionado em sua cópia da listagem, passando um traço sobre a quantidade original e inserindo o novo resultado correto; depois disso a ficha de registro será aprovada e visada pelo encarregado e pelo responsável pelo inventário. Esse procedimento é denominado:
Um indicador da qualidade e confiabilidade da informação existente nos sistemas de controle, contábeis ou não, em relação à existência física dos itens controlados, que pode determinar uma maior ou menor periodicidade de inventários periódicos ou rotativos, é o de
Um material é considerado de consumo se, em uso normal, perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos, pelo critério da
Um material que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma vida útil superior a dois anos, é classificado como