Resolver o Simulado Nível Superior

0 / 40

Pedagogia

1

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, em seu Artigo 2º, dispõe que uma das finalidades da educação é preparar o sujeito para o exercício da cidadania. Seguem alguns pressupostos que alicerçam a relação entre educação e o exercício da cidadania. Classifique-os como V (para verdadeiro) ou F (para falso):

I. ( ) Na escola, é possível criar espaços de debate que ampliem essas discussões sobre cidadania, mas é importante que o docente não caminhe além dos conteúdos mínimos exigidos.

II. ( ) Cidadania nada mais é do que a condição de quem possui direitos civis e políticos somente.

III. ( ) Cidadania é essencialmente consciência de direitos, de deveres e exercício da democracia (GADOTTI, 2016).

IV. ( ) A relação entre educação e cidadania pode ser efetivada a partir de discussões e proposições de questões que estão voltadas para a compreensão e para a construção da realidade social na qual os indivíduos estão inseridos.
A sequência correta é:
  • A F, V, F, F.
  • B V, V, F, F.
  • C V, F, V, V.
  • D F, F, V, V.
2

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Considere as dimensões institucionais abaixo:

I- Missão e plano de desenvolvimento institucional.

II- Políticas de atendimento aos estudantes.

III- Inserção profissional dos egressos dos últimos dez anos.

IV- Planejamento e avaliação.
São dimensões institucionais consideradas pelo SINAES:
  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
3

As políticas para a formação de professores universitários devem considerar que,

  • A em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas emendas, a preparação para o exercício do magistério superior ocorre em nível de pós-graduação, prioritariamente em cursos de pós-graduação lato sensu, em disciplina de Metodologia do Ensino Superior ou de Didática do Ensino Superior.
  • B desde que respeitado o artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, cabe a cada instituição de educação superior definir a qualificação de seus professores, a partir de política de capacitação docente e formação continuada.
  • C de acordo com a legislação em vigor, nos cursos stricto sensu, independente da área de conhecimento, o desenvolvimento do perfil de pesquisador e a preparação para a docência devem ocorrer de forma coincidente e indissociável.
  • D conforme a legislação vigente, do Ministério da Educação, os professores em estágio probatório em instituições de ensino superior públicas devem realizar período de estágio de docência nos primeiros seis meses de trabalho, acompanhados por um supervisor de ensino ou equivalente.
4

Responda a questão de acordo com a LDB.

De acordo com o artigo 21. A educação escolar compõe-se de:
I. Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II. Educação superior. III. Especialização.
Assinale a alternativa correta.

  • A Somente o item I está correto.
  • B Somente os itens I e II estão corretos.
  • C Somente o item II está correto.
  • D Somente o item III está correto.
  • E Somente os itens I e III estão corretos.
5
Os institutos superiores de educação devem manter:
  • A Cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado à formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental.
  • B Programas de educação continuada para os estudantes dos diversos níveis.
  • C Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação que queiram se dedicar à educação superior.
  • D Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior que queiram se dedicar à educação no nível do ensino médio.
6

Buscar as metodologias adequadas de ensino para desenvolver a aprendizagem dos alunos envolve as seguintes ações do Educador, exceto:

  • A Atender de forma individualizada os alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem.
  • B Conhecer os diferentes métodos de alfabetização e de ensino e adaptar à realidade da turma e dos alunos, favorecendo o desempenho satisfatório dos mesmos.
  • C Conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da manutenção do material visual produzido e exposto dentro da sala de aula.
  • D Incentivar e organizar a participação dos alunos de turmas mais avançadas, como monitores, auxiliando os professores alfabetizadores.
  • E Elevar a autoestima dos alunos, por meio de elogios e validação das atividades realizadas.
7

O Professor de Educação Infantil deve incluir atividades lúdicas, no processo de aprendizagem, para isso, é necessário:

  • A Desenvolver aulas com músicas, cantos, atividades com palavras cruzadas jogos de leitura e de matemática.
  • B Dispor de acervo literário, em sala, para que os alunos possam conviver com os livros e com a leitura por prazer.
  • C Organizar momentos de leitura livre (pique- nique).
  • D Desenvolver estratégias de leitura, trabalhando as estruturas linguísticas de forma contextualizada, dando funcionalidade aos textos.
  • E Proporcionar situações prazerosas de leitura, ambiente de alegria e afeto.
8

Utilizar o material dourado (caixa com peças representando unidades, dezenas, centenas, para a interpretação física das operações matemáticas, etc), é uma ação utilizada na Educação Infantil com o intuito de:

  • A Utilizar a tecnologia da informação e comunicação como recurso didáticopedagógico;
  • B Usar diferentes espaços na escola e na comunidade para atividades pedagógicas;
  • C Propiciar situações reais e hipotéticas para que os alunos resolvam problemas;
  • D Promover contato dos alunos com diferentes gêneros e portadores de texto;
  • E Manter um registro do desempenho dos alunos e se apoiar nele para planejar intervenções pedagógicas.
9

Estabelecer um clima positivo de respeito e colaboração entre o professor e os alunos na Educação Infantil envolve: I - Apoiar os alunos em suas dificuldades ajudando-os a prosseguir aprendendo. II - Nunca desmerecer o aluno, principalmente, diante dos pais, embora suas dificuldades devam ser sempre discutidas. III - Trabalhar com expectativas positivas desde o primeiro dia “para que o aluno tenha sucesso em sua aprendizagem”. IV - Respeitar as diferenças individuais, viabilizando crescimento e aprendizagem a todos os alunos. Está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
10

Chamar os pais para conversas individuais discutindo, entre outros assuntos, a importância de definir limites, na escola e na família, é uma ação docente com o intuito de:

  • A Acreditar na capacidade de seus alunos e persistir para que todos aprendam.
  • B Solicitar e possibilitar a participação dos pais e da comunidade.
  • C Criar respostas eficazes à quebra de regras de convivência.
  • D Participar de atividades coletivas e interagir com os colegas.
  • E Procurar aperfeiçoamento contínuo através de leitura, participação de encontros, reuniões, congressos e estudo de materiais específicos.

Português

11
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O Laço e o Abraço

Meu Deus! Como é engraçado.
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.
Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.
Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.
É assim que é o abraço (...)
Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços.
Então o amor, a amizade são isso.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

Fonte: Maria Beatriz Marinho dos Anjos.
Acesso em: https://bityli.com/CokmKk

Qual a classificação do sujeito da oração em destaque no trecho: "E quando alguém briga então se diz: ROMPERAM-SE OS LAÇOS"?

  • A Sujeito Indeterminado.
  • B Sujeito Inexistente.
  • C Sujeito Oculto.
  • D Sujeito Simples.
12
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O Laço e o Abraço

Meu Deus! Como é engraçado.
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.
Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.
Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.
É assim que é o abraço (...)
Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços.
Então o amor, a amizade são isso.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

Fonte: Maria Beatriz Marinho dos Anjos.
Acesso em: https://bityli.com/CokmKk

Sobre o período "Eu nunca tinha reparado COMO É CURIOSO UM LAÇO.", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

  • A Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
  • B Oração Subordinada Objetiva Direta.
  • C Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • D Oração Subordinada Objetiva Indireta.
13
Leia o texto, para responder à questão.

   McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. Implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais no julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
   Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede da qual participam.
   O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (do inglês nomobophoby, abreviação de “no-mobile phone phoby”, ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentado por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. A informação azul, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito. 
(Vinícius Romanini, Tudo azul no universo das redes.
Revista USP 92. Adaptado)

Assinale a alternativa que substitui, nos colchetes, as expressões destacadas, de acordo com a norma-padrão de regência e emprego do sinal indicativo de crase.

  • A ... a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia. [não leva necessariamente à harmonia]
  • B a aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade... [tem como inerente à si]
  • C ... capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes... [ater-se à essas variações]
  • D ... os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros... (chegar à parâmetros]
  • E e fazer o uso que quiser das informações que conseguir [à que tiver acesso]
14
Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/
Em relação à sintaxe da Língua Portuguesa avalie as afirmativas abaixo atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Temporal.

( ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Concessiva.

( ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adjetiva Restritiva.

( ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é impessoal, por isso nessa oração não há sujeito. ( ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Condicional. Assinale a alternativa correta.
  • A V, F, F, F, F.
  • B F, V, V, V, F.
  • C V, V, F, F, V.
  • D V, F, V, V, F.
15

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No ano passado, 194 policiais foram assassinados no país, e 63% deles eram negros. (linha 1)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o segmento sublinhado no período acima, NÃO se tenha mantido correção gramatical. Não leve em conta as alterações de sentido.
  • A e 0,98% deles se dizia negro
  • B e 1,89% da população se diziam negros
  • C e um quinto se dizia negro
  • D e 42% da população se dizia negra
  • E e dois sétimos deles se diziam negros
16
Assinale a alternativa CORRETA com relação ao emprego da crase:
  • A Meus parentes costumam ir à Recife uma vez por ano.
  • B Maria Helena de Moura Neves foi a primeira mulher à escrever uma gramática no Brasil.
  • C Fiz várias observações a ela em seu primeiro dia de trabalho.
  • D Ele obedeceu aquele regulamento da associação do bairro.
17
Assinale a alternativa que corresponde ao emprego CORRETO das regras de ortografia apresentadas pelo Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil:
  • A Ascenssão.
  • B Macro-estrutura.
  • C Preaquecimento.
  • D Salvaguarda.
18
Leia o Texto para responder a questão.
(Texto)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A respeito das relações sintáticas e morfológicas do Texto, assinale a alternativa CORRETA:

  • A O sujeito do verbo “ratifica” (linha 1) é oculto.
  • B A primeira partícula “que” (título do Texto), isoladamente, não possui função sintática.
  • C O predicado do verbo “mostra” (linha 5), no contexto em que está inserido, é nominal.
  • D Há menos de três pronomes relativos no Texto.
19

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. O destaque ao longo do texto estão citados na questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 04, 17 e 37.

  • A à – à – à
  • B à – à – a
  • C a – à – à
  • D à – a – a
  • E a – a – à
20

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. O destaque ao longo do texto estão citados na questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na linha 05, a forma verbal “anda”, considerando sua transitividade, poderia ser classificada como:

  • A Verbo de Ligação.
  • B Verbo Intransitivo
  • C Verbo Transitivo Direto.
  • D Verbo Transitivo Indireto.
  • E Verbo Transitivo Direto e Indireto.

Noções de Informática

21

Considere uma planilha MS Excel onde a fórmula digitada na célula B1 é
=SE(A1>A2;SE(A2>A3;"Sim";"Não");"Não")
Sabe-se que o valor da célula A1 é 10, e que o valor exibido na célula B1 é “Sim”.
Nessas circunstâncias, os valores das células A2 e A3 devem ser, respectivamente:

  • A 0 e 0;
  • B 9 e 8;
  • C 10 e 10;
  • D 11 e 11;
  • E 11 e 12.
22

No que diz respeito aos componentes de hardware de um microcomputador, existem dispositivos que operam exclusivamente na entrada de dados para processamento, enquanto que outros operam exclusivamente na saída dos dados processados. Dois exemplos desses dispositivos são, respectivamente,

  • A mouse e pendrive.
  • B pendrive e ssd.
  • C ssd e scanner.
  • D scanner e plotter.
  • E plotter e mouse.
23
Na questão que avalia conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

São ferramentas administrativas presentes no Windows 10 o(a)

  • A Teclado Virtual e o Bloco de Notas.
  • B Conexão com a Área de Trabalho Remota e o Mapa de Caracteres.
  • C Calendário e a Ferramenta de Captura.
  • D Lupa e o Teclado Virtual.
  • E Editor de Registro e a Limpeza de Disco.
24
Em relação aos modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP), as camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI/ISO são agregadas em uma só camada no modelo TCP/IP. Qual é o nome dessa camada?
  • A Transporte.
  • B Sessão.
  • C Aplicação.
  • D Enlace.
  • E Internet.
25

Considere que uma planilha foi montada no Microsoft Excel 2012 em português, com os seguintes dados:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que representa o resultado obtido na célula C4 quando, nesta célula, é inserida a fórmula =SE(B2<A3; MAIOR(B1:B4;1); MENOR(C1:C4; 3)).

  • A 11
  • B 9
  • C 10
  • D 5
  • E 6
26

Para um computador com sistema operacional Microsoft Windows 10, em português, com as configurações regionais marcadas para “Português (Brasil)”, analise as afirmações a seguir:

I.

Uma das edições do Windows 10 que podemos destacar é a Windows 10 Home. Esta é uma versão dedicada aos consumidores mais comuns e acompanha aplicativos básicos como o aplicativo Fotos Microsoft, o navegador Microsoft Edge e o Windows Defender Firewall.

II. Existem algumas formas de acessar mais rapidamente a ferramenta Explorador de Arquivos (Windows Explorer – em versões antigas do Windows). Uma delas é pressionando a tecla de logotipo do Windows Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas+ E.

III. Ao pressionar sequência de teclas Alt + Ctrl + Del é possível ter acesso ao Gerenciador de Tarefas do Windows, possibilitando verificar quais aplicativos estão em execução;
Estão CORRETAS APENAS:
  • A I, II;
  • B II, III;
  • C I, II e III;
  • D II;
  • E III.
27

No programa MS Excel 365, ao se inserir a data 01/01/1901 na célula A1 e formatá‐la como Geral, será exibido o valor

  • A 0.
  • B 1.
  • C 365.
  • D 366.
  • E 367.
28

Qual o nome do recurso do MS Excel do Office 365 em português que detecta quando o usuário digita um padrão consistente e oferece sugestões para preencher as células subsequentes?

  • A Autocompletar
  • B Completar Automaticamente
  • C Preenchimento Automático
  • D Preenchimento Relâmpago
  • E Preenchimento Rápido
29

Mateus trabalha numa planilha MS Excel 2010 BR que será preenchida por outras pessoas do seu departamento. Nessa planilha, a coluna K armazena um código cujos valores podem ser, somente, 111, 112, 201, 203 e 204.
Para garantir que essa coluna seja preenchida corretamente, Mateus pode, por meio da guia Dados, utilizar o recurso:

  • A Conexões;
  • B Filtro;
  • C Formatação condicional;
  • D Texto para colunas;
  • E Validação de dados.
30

Rita preparou uma planilha MS Excel contendo uma série histórica de dados demográficos da cidade de Aracaju nos últimos 50 anos, dispostos em várias colunas. Como esses dados são de interesse geral, Rita decidiu publicá-los na Internet, num formato de fácil importação para diferentes aplicativos/plataformas, dado que nem todos os interessados usam Excel, ou LibreOffice.
Uma opção adequada para preparar o arquivo a ser publicado é salvar o conteúdo da planilha usando o tipo:

  • A CSV (separado por vírgulas) (*.csv)
  • B Documento XPS (*.xps)
  • C Página da Web (*.htm;*.html)
  • D Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel (*.xlsm)
  • E PDF (*.pdf)

Arquitetura de Computadores

31

Para quantificar a memória do equipamento é utilizado um sistema de medida, ou seja, o byte (B), que significa a utilização de um caractere na memória.


Para facilitar a escrita destes valores é utilizada a seguinte unidade abaixo:

(I) KB, KiloByte.

(II) MB, Mega Byte.

(III) GB, Giga Byte.

(IV) TB, Terá Byte.


Enumere relacionando os valores acima e sua representação nas lacunas abaixo.


(  )1 byte x 1.000.

(  )1 byte x 1.000.000.000.

(  )1 byte x 1.000.000.

(  )1 byte x 1.000.000.000.000.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 

  • A I, II, III, IV.
  • B I, III, II, IV.
  • C III, IV, II, I.
  • D IV, III, II, I.
32

A gerência de compras do IFTO adquiriu computadores para implantar um novo laboratório de informática para a biblioteca central. Esses computadores apresentam a seguinte configuração:
I. placa mãe Asus Thunderbolt EX 3-TR. II. monitor de vídeo de 22 polegadas com resolução Full HD e 120 Hz de frequência. III. processador Intel Core i7 1075J0H. IV. memória RAM Kingston: 16 GB. V. armazenamento interno: SSD NVMe de 120 GB. VI. placa de vídeo: GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória dedicada. VII. sistema operacional: Windows 10.
De acordo com esta configuração marque a opção incorreta:

  • A A placa de vídeo é indicada para aplicações gráficas, simuladores e jogos educacionais.
  • B A memória RAM é suficiente para rodar os principais programas da atualidade.
  • C A capacidade de armazenamento permanente de arquivos, na referida configuração, é de 512 Gb.
  • D Intel Core i7 indica que o processador possui sete núcleos de processamento.
  • E O S.O. Windows 10 é equipado com o novo browser Edge que substituiu o Internet Explorer.
33

A operação lógica sobre operandos binários (bitwise)                 00111001 xor 11000001 produz o valor:

  • A 00000110
  • B 11111001
  • C 11111111
  • D 11111000
  • E 01111110

Redes de Computadores

34

O endereçamento IPv4 tem uma faixa de endereços reservada para multicasting IP.
Nessa faixa de endereços, a quantidade de bits reservada para identificar o grupo multicast é

  • A 30
  • B 29
  • C 28
  • D 27
  • E 26
35

É um protocolo de rede, aonde é possível realizar teste de comunicação de portas, assim avaliando bloqueios na sua estrutura de rede, você pode realizar o teste nas seguintes portas (FTP, IMAP, SMTP e MySQL).


Marque a alternativa CORRETA que está relacionado ao contexto acima.

  • A Cisco Discovery Protocolo.
  • B ICMP.
  • C Telnet.
  • D SNMP.
36

Topologia ou Tipologia é um termo utilizado para designar a configuração assumida pelos computadores de uma Rede, ou seja, a forma como estes estão interligados.


(I)Topologia Física.

(II) Topologia Lógica.

(III) Topologia Física em Anel.

(IV) Topologia Física em Estrela.

(V) Topologia Lógica Ethernet (ponto a ponto).


Enumere as lacunas abaixo de acordo com as topologias de rede acima. 


(  ) É aquela observada sob o ponto de vista das interfaces das estações com a rede (incluindo o método de acesso) e refere-se aos percursos das mensagens entre os clientes da rede, ou seja, as partes da rede pelas quais a informação passa ao ser transferida de um ponto a outro.

(  ) Diz respeito ao layout físico utilizado na infraestrutura da rede, ou seja, a configuração física dos cabos, computadores e periféricos dentro da rede. Descreve por onde passa o cabeamento e onde estações, roteadores, switches, gateways e demais equipamentos estão localizados.

(  ) Conecta um host ao próximo e o último host ao primeiro. Ela conecta todos os cabos a um ponto central de concentração.

(  ) Estendida une estrelas individuais ao conectar os hubs ou switches. Esta topologia pode estender o escopo e a cobertura da rede.

(  ) No ponto a ponto a comunicação é estabelecida utilizando apenas dois pontos interligados (receptor e transmissor).


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A III, II, I, IV, V.
  • B II, I, III, IV, V.
  • C III, I, II, IV, V.
  • D I, II, III, IV, V.

Direito da Criança e do Adolescente

37

César foi adotado, por sentença transitada em julgado, quando era bebê, por Mariana, que não lhe revelou a condição de mãe adotiva. Ele descobriu o fato quando tinha 12 anos, por terceiros, e desde então mantém uma relação muito conflituosa com Mariana, que também declara desinteresse em manter a adoção. Diante disso, considerando o que dispõe expressamente o Estatuto da Criança e do Adolescente,

  • A César poderá demonstrar em juízo, mediante avaliação psicossocial, que sua adoção por Mariana não mais atende seus superiores interesses e, assim, postular sua anulação.
  • B à Mariana, por se tratar de mãe adotiva, é vedada a possibilidade de ter extinto seu poder familiar se manifestar em juízo concordância com nova adoção de César.
  • C se César for encaminhado para serviço de acolhimento institucional, Mariana responderá pelos custos integrais de sua estadia no serviço.
  • D César deverá aguardar a maioridade civil para pedir acesso ao seu processo de adoção e conhecer sua história e a identidade de seus pais naturais.
  • E a devolução de César por Mariana importará, entre outras possíveis consequências, na sua exclusão dos cadastros de adoção e na vedação de renovação de sua habilitação.
38

Segundo prevê expressamente a Lei n° 12.594/2012 (Lei do Sinase), é objetivo da medida socioeducativa a

  • A desaprovação da conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos.
  • B reprovação e a prevenção do ato infracional por meio de intervenções educativas, terapêuticas e socioassistenciais previstas no plano individual de atendimento.
  • C efetivação das disposições da sentença ou decisão judicial e proporcionar condições para a harmônica reinserção social do adolescente.
  • D responsabilização penal-juvenil do adolescente quanto às consequências para si e para a sociedade do ato infracional praticado.
  • E socioeducação e a reinserção social do adolescente com vistas à prevenção da reiteração infracional.
39

Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa incorreta:

  • A O Ministério Público possui legitimidade para instaurar sindicância para a apuração de ilícitos ou infrações às normas de proteção à infância e à juventude.
  • B O princípio da insignificância é aplicável aos atos infracionais, desde que verificados os requisitos necessários para a configuração do delito de bagatela.
  • C O juízo especializado da Justiça da Infância e da Juventude é competente para o cumprimento e a efetivação do montante sucumbencial por ele arbitrado.
  • D Os prazos referentes aos processos regidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente são contados em dias úteis.
  • E A despeito da possibilidade de ter ocorrido fraude no registro de nascimento, não é do melhor interesse da criança o acolhimento institucional ou familiar temporário, salvo diante de evidente risco à sua integridade física ou psíquica.
40

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), assinale a alternativa correta:

  • A Na hipótese de prática de qualquer ato criminoso doloso contra filho, a destituição do poder familiar pode ser decretada diretamente pelo juízo cível, independentemente da existência de sentença de procedência no juízo criminal.
  • B A convivência do filho com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas, dá-se mediante requerimento do Ministério Público à autoridade judiciária competente.
  • C O deferimento da guarda de criança ou adolescente a terceiros impede o exercício do direito de visitas pelos pais.
  • D Em se tratando da colocação de criança ou adolescente indígena em família substituta, é obrigatório que sejam consideradas e respeitadas sua identidade social e cultural, os seus costumes e tradições, bem como suas instituições, mesmo que incompatíveis com as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • E Se os pais forem falecidos, tiverem sido destituídos ou suspensos do poder familiar, ou houverem aderido expressamente ao pedido de colocação em família substituta, este poderá ser formulado diretamente em cartório, em petição assinada pelos próprios requerentes. Nessas hipóteses, é dispensada a assistência de advogado.