Resolver o Simulado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - IBFC - Nível Superior

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Enfermagem

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Considerando o câncer de colo de útero, analise as frases abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um dos fatores que aumenta o risco deste tipo de câncer é o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. ( ) Um dos fatores que aumenta o risco deste tipo de câncer é o início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. ( ) A vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. ( ) As mulheres vacinadas não necessitam fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina protege contra todos os tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F,F,V,V
  • B F,V,F,V
  • C V,V,V,V
  • D V,V,F,F
  • E V,V,V,F
2
De acordo com a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional de Enfermagem e dá outras providências, a Enfermagem é exercida privativamente _____, respeitados os respectivos graus de habilitação.
Assinale a alternativa correta que preencha corretamente a lacuna.
  • A pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Doula
  • B pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Cuidador e pela Doula
  • C pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira
  • D pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem, pelo Cuidador e pela Parteira
  • E pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem, pela Parteira, pelo Cuidador e pela Doula
3
A sondagem oro / nasoenteral é um procedimento invasivo e que envolve riscos ao paciente. Sua instalação exige técnica uniformizada, para diminuir ou evitar consequências decorrentes do procedimento. Neste sentido, considerando a Resolução do COFEN n o 619/2019, que normatiza a atuação da Equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/nasogástrica e Nasoentérica, analise as afirmativas abaixo:
I. No âmbito da equipe de Enfermagem, a inserção de sonda oro/nasogástrica (SOG e SNG) e sonda nasoentérica (SNE) é privativa do Enfermeiro, que deve imprimir rigor técnicocientífico ao procedimento. II. Compete ao Técnico em Enfermagem realizar a inserção de sonda oro/nasogástrica e nasoentérica bem como os cuidados de Enfermagem; e ao Enfermeiro solicitar o exame radiológico para paciente visando a confirmação da localização da sonda, no caso da sondagem nasoentérica. III. O procedimento de Sondagem Oro/Nasoenteral deve ser executado no contexto do Processo de Enfermagem. IV. No âmbito da equipe de Enfermagem, a inserção de sonda oro/nasogástrica (SOG e SNG) e sonda nasoentérica (SNE) é privativa do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, que deve garantir rigor técnico-científico ao procedimento.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas a afirmativa II está correta
  • B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • E Apenas a afirmativa IV está correta
4
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (Seção II. Da Saúde), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

( ) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. ( ) Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. ( ) Centralização das ações, de forma organizada e controlada em nível federal. ( ) Participação da comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta sequência correta de cima para cima.
  • A V, V, F, F
  • B V, V, F, V
  • C F, F, F, F
  • D F, V, V, V
  • E V, F, F, V
5
Durante a consulta de Enfermagem da adolescente, MEF, 16 anos, a Enfermeira observou a presença de lesões clínicas como verrugas na região genital e no ânus. Estas lesões são popularmente conhecidas como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista". Neste caso, estas lesões são características de _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Gonorréia
  • B Condiloma Acuminado
  • C Sífilis
  • D Candidíase
  • E Tricomoníase
6
O adolescente HGV, 13 anos, da Unidade de Atendimento Socioeducativo foi atendido pelo médico, que prescreveu medicamento por via Intramuscular. O enfermeiro preparou o medicamento, com a técnica correta, entretanto, não fez a identificação do rótulo com dados do paciente e da medicação prescrita. Ao administrar o medicamento no adolescente, o enfermeiro realizou por via subcutânea, o que causou uma lesão necrótica na região do membro superior direito. O adolescente foi atendido e constatado o problema por via de administração errada. Neste caso, considerando os conceitos de segurança do paciente, é correto afirmar que houve _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Um evento adverso
  • B Um quase erro (near miss)
  • C Um incidente sem dano
  • D Uma queixa técnica
  • E Uma fatalidade irreparável da assistência
7
A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. Considerando a Política Nacional de Saúde Mental, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.
( ) Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.
( ) O acolhimento dessas pessoas e seus familiares é uma estratégia de atenção fundamental para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas.
( ) Os atendimentos em saúde mental são realizados exclusivamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o usuário recebe assistência especializada e cuidado terapêutico em nível de urgência e emergência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F,F,F,F
  • B F,V,V,V
  • C V,F,V,V
  • D F,V,F,F
  • E V,V,V,F
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_____ são doenças que constam na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, sendo a periodicidade de notificação imediata (até 24 horas) para Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Hepatites virais, Tétano e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
  • B Doença de Chagas Crônica, Sífilis e Rubéola Congênita
  • C Febre Amarela e Doenças exantemáticas: Sarampo e Rubéola
  • D Tuberculose, Toxoplasmose e Varicela
  • E Raiva humana, Leishmaniose Visceral e Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)
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O Enfermeiro avaliou a carteira de vacinação de uma criança de 4 anos de idade, e constava o registro de uma dose da vacina contra Febre Amarela aos 9 meses de vida. Considerando o Calendário Nacional de Vacinação, é correto afirmar que esta criança _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Deverá receber um reforço da vacina contra Febre Amarela com 4 anos de idade
  • B Deverá receber uma segunda dose da vacina contra Febre Amarela com 4 anos de idade e uma terceira dose aos 12 anos de idade
  • C Deverá receber uma segunda dose da vacina contra Febre Amarela aos 4 anos de idade e um reforço aos 15 anos de idade
  • D Deverá receber uma segunda dose da vacina contra Febre Amarela aos 4 anos de idade, uma terceira dose 30 dias após a segunda dose e um reforço aos 15 anos de idade
  • E Não deverá receber mais nenhuma dose e reforço da vacina contra Febre Amarela, pois trata-se de dose única aos 9 meses de vida
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A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), sistêmica, de evolução crônica, causada pela bactéria denominada Treponema pallidum.
Sobre a doença em questão, analise as afirmativas abaixo.
I. É transmitida principalmente por contato sexual (oral, vagina ou anal), contudo pode ser transmitida verticalmente para a criança durante a gestação de uma mulher com sífilis não tratada ou não tratada adequadamente. II. A testagem da gestante para detecção de sífilis deve ser realizada uma única vez durante a gestação, sendo na primeira consulta do pré-natal ou no momento do parto/aborto caso não tenha sido realizada anteriormente. III. Na gestação, a sífilis pode apresentar consequências severas como: abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte da criança. IV. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
  • C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
  • E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Raciocínio Lógico

11
A negação da proposição composta “Ana é assistente social e completou o ensino superior” pode ser descrita logicamente como:
  • A Ana não é assistente social e não completou o ensino superior
  • B Ana não é assistente social ou não completou o ensino superior
  • C Ana não é assistente social ou completou o ensino superior
  • D Ana é assistente social ou não completou o ensino superior
12
Numa entrevista com 240 pessoas sobre a preferência entre duas sobremesas, o resultado foi o seguinte: 124 gostam de sorvete, 116 gostam de chocolate e 23 gostam de ambos os sabores. Se cada entrevistado opinou uma única vez, então é correto afirmar que:
  • A 227 gostam de pelo menos um dos sabores
  • B 15 pessoas não gostam de qualquer um dos sabores
  • C 93 pessoas gostam somente de chocolate
  • D 103 pessoas gostam, somente de pudim
13
Sabendo que o conjunto A tem 12 elementos distintos e o conjunto B tem 14 elementos distintos e além disso, A e B são disjuntos, então pode-se afirmar que:
  • A O conjunto união entre A e B possui menos de 26 elementos
  • B O conjunto intersecção entre A e B não possui 2 elementos
  • C O conjunto diferença entre A e B, nessa ordem, possui 12 elementos
  • D O conjunto diferença entre B e A, nessa ordem, possui exatamente 2 elementos
14
Uma pessoa pretende assentar uma fileira ladrilhos idênticos, mas deseja colocá-los de acordo com um padrão fixo de rotações sequenciais para variar o padrão básico/ imagem formada com a simples colocação deles na mesma direção. Abaixo, a esquerda, está a peça do ladrilho e, a direita, as três primeiras peças assentadas. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que indica a imagem do quarto ladrilhos colocado à direita que corresponde ao padrão que estava sendo adotado nas três peças colocadas anteriormente.
  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
15
A figura abaixo representa o diagrama de Venn para os conjuntos A, B, C e D. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que representa a região acinzentada.
  • A ( A ⋂ C ) ⋃ (A ⋂ D) ⋃ (B ⋂ C) - (C ⋂ D)
  • B ( A ⋃ C ) ⋂ (A ⋃ D) ⋂ (B ⋂ C) - (C ⋂ D)
  • C ( A ⋂ B ⋂ C ⋂ D ) - (C ⋃ D)
  • D ( B ⋂ C ) ⋃ (A ⋂ C ⋂ D) - (C ⋃ D)
16
O trecho abaixo é do soneto XL

I., de Pablo Neruda, retirado de uma tradução para o Português popular na rede de computadores.

 (...) Amo-te para começar a amar-te, para recomeçar o infinito e para não deixar de amar-te nunca: por isso não te amo ainda. (...) Neste trecho vemos um conflito que inspira o poeta, que pode ser trocado pela proposição composta: “Se começa, então termina”. A partir dela considere as afirmações derivadas abaixo. I. Se não termina, então não começa.

II. Não começa ou termina.

III. Começa e não termina. Com respeito à lógica proposicional assinale a alternativa que caracteriza cada afirmativa com respeito à proposição original 
  • A I - negação; II - negação; III - equivalência
  • B I - equivalência; II - equivalência; III - negação
  • C I - negação; II - equivalência; III - negação
  • D I - negação; II - negação; III - negação
17
O estudo formal de proposições em termos da lógica proposicional é realizado em termos de tabelas-verdade.    “As tabelas-verdade derivam do trabalho de Gottlob Frege, Charles Peirce e outros nomes da década de 1880, e tomaram a forma atual em 1922 através dos trabalhos de Emil Post e Ludwig Wittgenstein. A publicação do Tractatus LogicoPhilosophicus, de Wittgenstein, utilizava as mesmas para classificar funções veritativas em uma série. A vasta influência de seu trabalho levou, então, à difusão do uso de tabelas-verdade.” Fonte: wikipedia, “Tabela-verdade”. Em uma tabela-verdade cada proposição simples individual é organizada em uma coluna e recebe valor verdadeiro (V) ou falso (F) a cada linha. Em uma última coluna se elenca o resultado lógico vindo da regra lógica definida pelos conectivos, para cada uma das linhas. Considere uma proposição composta por proposições simples:    “Se João mora aqui, então ele é rico, e, se ele é rico, então tem mais de um carro, e, se ele tem mais de um carro, então ele tem carros com placas diferentes, e não depende da regra de rodízios de carro do município.” Assinale a alternativa que indica o número de linhas de uma tabela-verdade que contenha a avaliação desta proposição composta.
  • A 8
  • B 16
  • C 32
  • D 64
18
No mundo contemporâneo com as mídias sociais notícias falsas e falácias surgidas em debates se tornaram muito presentes. Particularmente, a falácia nomeada por “Argumentum ad hominem” que é estruturada “quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo”. Considere as proposições abaixo adaptadas de discursos encontrados na rede de computadores. I. “Nosso País tem um déficit educacional reconhecido. Pessoas com aprendizado formal deficitário acreditam muito naquilo que recebem pelo aplicativo. Então há preocupante deficiência na checagem de notícias.” II. “O filósofo liberal X disse discordar desta opinião. Este filósofo já deu entrevista à revista comunista, então sua opinião não é confiável.” III. “Quem nunca fumou não pode tentar interferir nas discussões e políticas públicas sobre tabagismo”. Assinale a alternativa em que são identificadas falácias de Argumentum ad hominem.
  • A I, II e III
  • B I e II apenas
  • C I e III apenas
  • D II e III apenas
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Uma pessoa procura por um argumento dedutivo a partir de duas premissas listadas abaixo. Premissa 1: Toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo. Premissa 2: Não se consegue medir o amor com um dispositivo. A pessoa estabelece, então, duas proposições na forma de conclusões possíveis. Conclusão 1: O amor não é uma quantidade física. Conclusão 2: Nem toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo. Partindo do princípio da lógica dedutiva, assinale a alternativa correta.
  • A ambas conclusões são deduções válidas
  • B apenas a conclusão 1 é uma dedução válida
  • C apenas a conclusão 2 é uma dedução válida
  • D nenhuma das conclusões é uma dedução válida
20
Sejam duas proposições lógicas simples: A e B, e a representação simbólica para a negação e os conectivos lógicos abaixo listadas:    ~A              negação de A A ∧ B                 A e B A ∨ B                A ou B A → B            se A, então B A ↔ B        A se, e somente se, B Considere as proposições enumeradas: I. A ∧ ~A II. (A ∧ B) ∨ ~ (A ∧ B) III. (A → B) ↔ (~ B → ~A Uma tautologia é uma proposição lógica que pode apenas assumir valores-verdade verdadeiros (V), uma antinomia é a negação de uma tautologia, e, portanto, é uma proposição composta em que resulta apenas em valores lógicos falsos (F). Assinale a alternativa que corretamente classifica as proposições completas enumeradas nesses termos.
  • A I - Antinomia; II - Tautologia; III - Tautologia
  • B I - Tautologia; II - Antinomia; III - Tautologia
  • C I - Tautologia; II - Tautologia; III - Antinomia
  • D I - Tautologia; II - Tautologia; III - Tautologia

Noções de Informática

21
Precisa-se anexar um arquivo em uma mensagem de e-mail, no Outlook, da Microsoft. Sobre o que foi aponado, assinale a alternativa tecnicamente correta.
  • A Por questão de segurança, o Outlook não permite que seja anexado arquivos em um e-mail
  • B Não existe limite de tamanho de arquivo para serencaminhado como anexo em um e-mail
  • C Pode-se inserir qualquer tipo de arquivo em uma mensagem de e-mail no Outlook
  • D É possível inserir uma imagem no corpo de uma mensagem de e-mail no Outlook
22
Para a questão, relativa aos editores de planilha, considere a tabela abaixo do Excel (em Português):  

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que deve-se utilizar para se obter somente a soma trimestral de todos os valores especificamente da ANA e CARLA.
  • A =SOMA(B2:D2;B4:D4)
  • B =SOMA(B2:D2-B4:D4)
  • C =SOMA(B2:D2+B4:D4)
  • D =SOMA(B2:D2*B4:D4)
23
Para a questão, relativa aos editores de planilha, considere a tabela abaixo do Excel (em Português):  

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. Se na célula E3 precisarmos somar somente os valores acima de 199, digitaremos, para obter o resultado correto, a seguinte fórmula ________.
  • A =SOMASE(“>199”;(B2:D4))
  • B =SOMA(B2:D4);SE(“>199”)
  • C =SOMASE(B2:D4;”>199”)
  • D =SE(“>199”;SOMA(B2:D4))
24
Para a questão, relativa aos editores de planilha, considere a tabela abaixo do Excel (em Português):  

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Necessitamos fazer um cálculo especial somando os dados de JAN da CARLA, mais os dados de FEV de ANA e da BERNARDETE os dados de MAR. E ao final de tudo isso tirarmos uma média. Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que executa esse cálculo na ordem matematicamente correta. 
  • A =(B2+C3+D4)/3
  • B =(B4+C2+D3)/3
  • C =B4+(C2+D3/3)
  • D =B2+(C3+D4)/3
25
Para a questão, relativa aos editores de planilha, considere a tabela abaixo do Excel (em Português):  

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Na planilha relacionada anteriormente, na célula E4, apresenta-se a seguinte fórmula: =MÁXIMO(B2:C4)-MÍNIMO(C2:D4)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o resultado que aparecerá na célula E4. 
  • A 88
  • B 179
  • C 118
  • D 168
26
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente as possíveis opções para alinhar um parágrafo no Word da Microsoft.
                                                                                        I. Esquerda                                                                                         II. Justificada                                                                                         III. Direita                                                                                         IV. Centralizada
  • A Apenas as afirmativas I, II e III são existentes no Word
  • B Apenas as afirmativas II, III e IV são existentes no Word
  • C Apenas as afirmativas I, III e IV são existentes no Word
  • D Todas as afirmativas são existentes no Word
27
Existem várias maneiras de se imprimir um arquivo no Word da Microsoft. Assinale a alternativa incorreta em relação a esseas possibilidades.
  • A Selecionar que sejam somente impressas as páginas pares
  • B Escolher a quantidade de cópias a serem impressas
  • C Imprimir de fundo, em todas as folhas, o número grande da página
  • D Selecionar especificamente quais páginas serão impressas
28
Quanto às últimas versões do Word da Microsoft, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É impossível de se visualizar dois arquivos, para comparar, ao mesmo tempo .
( ) A opção de criar uma estrutura de tópicos é inexistente no Word.
( ) Permite que seja utilizado modelos próprios para aplicar modificações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
  • A V - F - F
  • B V - V - F
  • C F - V - V
  • D F - F - V
29
Para dar continuidade ao trabalho em um documento de 50 páginas do Word da Microsoft necessita-se inserir, na página 22, mantendo a formatação, uma nova página. Para tanto, assinale a alternativa correta a respeito do que se deve escolher no menu.
  • A ‘Layout da Página’ e escolher a opção ‘Inserir Página’
  • B ‘Inserir’ e escolher a opção ‘Quebra de Página’
  • C ‘Exibição’ e escolher a opção ‘Inserir Página’
  • D ‘Formatação’ e escolher a opção ‘Quebra de Página’
30
Por e-mail foram encaminhados 3 (três) arquivos com as seguintes extensões: PNG, GIF e ZIP. Referente a essas respectivas extensões, analise as afirmativas abaixo.
                    I. O primeiro arquivo é de imagem.                     II. O último arquivo é um arquivo compactado.                     III. A segunda extensão é um arquivo de vídeo.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I e II são tecnicamente verdadeiras
  • B Apenas as afirmativas II e III são tecnicamente verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas I e III são tecnicamente verdadeiras
  • D As afirmativas I, II e III são tecnicamente verdadeiras

Português

31
Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/
Em relação à sintaxe da Língua Portuguesa avalie as afirmativas abaixo atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Temporal.

( ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Concessiva.

( ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adjetiva Restritiva.

( ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é impessoal, por isso nessa oração não há sujeito. ( ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Condicional. Assinale a alternativa correta.
  • A V, F, F, F, F.
  • B F, V, V, V, F.
  • C V, V, F, F, V.
  • D V, F, V, V, F.
32
“O serviço social é um direito do cidadão, assim como a educação e a saúde”. A respeito dessa consideração, assinale a alternativa correta:
  • A O serviço social dá direito também à educação e à saúde.
  • B Os direitos do cidadão devem ser assegurados pelo serviço social.
  • C O serviço social, a educação e a saúde são direitos do cidadão.
  • D A educação e a saúde são serviços sociais.
33
Leia o trecho abaixo e analise as afirmativas a seguir: “Existem muitas possibilidades no setor privado, contudo há uma menor quantidade de vagas disponíveis”.
I. A vírgula está separando duas ideias semelhantes, correlatas. II. “Existem” é um verbo, e “muitas possibilidades” é o sujeito. III. “Contudo” pode ser substituído por “no entanto” ou “porém”. IV. Posso substituir “quantidade de vagas disponíveis” por “quantidade disponível de vagas”.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C I e III apenas.
  • D II e IV apenas.
34
Assinale a alternativa incorreta, em relação ao uso da crase:
  • A Visitei a região dos lagos.
  • B Queremos ir àquela praia.
  • C Esta estrada é paralela à rodovia principal.
  • D Ela retornará a cidade amanhã cedo.
35
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:
___________ muitas dificuldades, mas o diretor ____________para que a ________________não tivesse_____________.
  • A Houveram / interviu / paralisação / êxito.
  • B Houve / interveio / paralisação / êxito.
  • C Houve / interveio / paralização / exito.
  • D Houveram / interviu / paralização / exito.
36
Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
  • A No primeiro período do texto, o autor cria, por meio do paralelismo, uma associação entre a época em que sentávamos ao redor das fogueiras para tratar daquilo que é real e a época em que sentamos em frente à televisão para viver o imaginário.
  • B A simplicidade das narrativas contrapõe-se àquilo que há de fundamental nas histórias, uma vez que nem sempre o narrador é fácil de ser identificado no texto.
  • C A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão.
  • D A neutralidade da narrativa só é possível quando o cuidado com os valores adotados pelo grupo do qual faz parte revelam sua própria visão de mundo.
37
Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/
De acordo com o sentido do texto, leia as afirmativas abaixo. I. O narrador do senso comum é a voz que personifica o narrador invisível, cujo interesse narrativo é desmotivado de intenções políticas e econômicas, já que assim como o narrador mítico ele não se mostra visível. II. A ideia de que a América foi descoberta pelos europeus faz parte de uma narrativa eurocêntrica que desconsidera os nativos do continente americano como sujeitos que já haviam descoberto esse espaço geográfico. III. A disputa pela narrativa pode ser considerada uma guerra ideológica, que movimenta interesses políticos há milhares de anos. Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas a afirmativa II está correta.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas a afirmativa III está correta.
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Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
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Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sinônimos das expressões destacadas nos trechos “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.” e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”. 
  • A imortalizamos / machucar.
  • B criamos / aprendemos.
  • C eternizamos / deduzir.
  • D calculamos / depreender.
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Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
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De acordo com a morfologia, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classe de palavras dos termos destacados no trecho a seguir “A habilidade narrativa determina quem tem voz”.
  • A substantivo / pronome pessoal / substantivo.
  • B adjetivo / pronome relativo / substantivo.
  • C substantivo / pronome interrogativo / adjetivo.
  • D adjetivo / pronome pessoal / adjetivo.
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Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
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Em relação às regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta
  • A O verbo “ter” é acentuado, no trecho “Todas têm começo”, para concordar com o sujeito que está na terceira pessoa do plural.
  • B No trecho “alguém que escolhe que causo contar”, a palavra acentuada em destaque recebe acento, pois é uma palavra oxítona terminada em “em”.
  • C A palavra “já” é acentuada no trecho “aqui já viviam”, pois é um monossílabo tônico terminado em “a”.
  • D No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam”, a palavra “impérios” é acentuada pois é uma paroxítona terminada em “os”.

História e Geografia de Estados e Municípios

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“Os geoglifos do Acre são estruturas de terra escavadas no solo e formadas por valetas e muretas que representam figuras geométricas de diferentes formas. Esses recintos foram encontrados na região sudoeste da Amazônia Ocidental, mais predominantemente na porção leste do Estado do Acre [...]. As pesquisas arqueológicas nessas áreas revelam informações importantes sobre o manejo da paisagem amazônica por _____ que habitaram a região entre, aproximadamente, 200 a.C. - 1300 d.C. [...]” (IPHAN, 2019).
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (Fonte: IPHAN, 2019)
A figura acima mostra um exemplo de geoglifo, encontrado na fazenda Paraná, Acre. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Dinossauros
  • B Povos egípcios
  • C Grupos indígenas
  • D Portugueses
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Analise a figura abaixo, a qual representa a pirâmide etária do estado do Acre, conforme os dados do Censo Demográfico de 2010 (IBGE, 2010).
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (Fonte: IBGE, 2010)
Em relação às informações que se pode obter pela pirâmide etária apresentada, assinale a alternativa correta.
  • A A faixa de idade predominante da população do estado é de 10 e 14 anos
  • B A população do estado teve queda de 5,4% nos últimos 10 anos
  • C A população rural do estado é maior que a população urbana
  • D A expectativa de vida no estado é de mais de cem anos
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“O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. Ou seja, as pessoas são indagadas sobre sua cor de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela” (IBGE EDUCA, 2019). Assinale a alternativa correta que aponta a cor ou raça que a maioria da população acreana se autodeclara, segundo dados do Censo Demográfico de 2010.
  • A Preta
  • B Indígena
  • C Branca
  • D Parda
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“O rendimento nominal mensal domiciliar per capita é calculado como a razão entre o total dos rendimentos domiciliares (em termos nominais) e o total dos moradores” (IBGE, 2019). Sobre o rendimento nominal mensal domiciliar per capita, segundo o IBGE (2018), assinale a alternativa correta.
  • A O rendimento nominal mensal domiciliar per capita no Acre era de R$101,00, ocupando a última posição entre os estados brasileiros
  • B O rendimento nominal mensal domiciliar per capita no Acre era de R$909,00, ocupando a 16ª posição entre os estados brasileiros
  • C O rendimento nominal mensal domiciliar per capita no Acre era de R$1.615,00, ocupando a primeira posição entre os estados brasileiros
  • D O rendimento nominal mensal domiciliar per capita no Acre era de R$4.600,00, ocupando a 6ª posição entre os estados brasileiros
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Atualmente, aproximadamente 19 mil indígenas vivem no Acre, distribuídos em 36 terras indígenas reconhecidas. Localizadas nas bacias dos rios Juruá e Purus, apresentam uma diversidade cultural e linguística marcada pela presença de 15 povos, mais os grupos de índios isolados com etnias ainda não identificadas e um grupo de recente contato que se autodenomina Tsapanawa (PCI ACRE, 2019). Quanto ao povo indígena que habita terras do estado do Acre, assinale a alternativa incorreta.
  • A Kaxinawá
  • B Pataxós
  • C Shawãdawa
  • D Jaminawa
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“As atividades produtivas geradas e desenvolvidas nas Reservas Extrativistas, considerando o perfil, estão intrinsecamente focadas para uma economia voltada à sustentabilidade da população tradicional ali residente, que, se bem organizada e trabalhada de forma coletiva, tem um cardápio de várias possibilidades que a floresta oferece [...]. As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais” (ICMBIO, 2019). Sobre uma Reserva Extrativista localizada no estado do Acre, assinale a alternativa correta.
  • A Reserva Extrativista Baixo Juruá
  • B Reserva Extrativista Chico Mendes
  • C Reserva Extrativista Rio Jutaí
  • D Reserva Extrativista Rio Iriri
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Em relação à divisão municipal do estado do Acre, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O maior município brasileiro em extensão territorial, Altamira, está localizado no estado do Acre. ( ) O Acre é composto por quarenta e dois municípios, sendo Tarauacá o menor deles em área. ( ) O município de Capixaba faz divisa com o Peru, enquanto Porto Acre faz divisa com a Bolívia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F, V, V
  • B V, V, F
  • C V, F, V
  • D F, F, F
48
Quanto a principal unidade de relevo relacionada com o estado do Acre, assinale a alternativa correta.
  • A Depressão marginal norte-amazônica
  • B Planaltos residuais norte-amazônicos
  • C Depressão da Amazônia ocidental
  • D Planalto da Borborema
49
“Dono de uma história singular, o Acre entra em 2018 para o ranking dos estados escolhidos como principal destino turístico da região Norte brasileira. O levantamento que mostra um crescimento de 31,2% nas visitas foi feito pela Polícia Federal, neste mês de junho. A pesquisa destaca o Amazonas e o estado do Amapá como destinos em alta para a entrada de turistas este ano” (NOTÍCIAS DO ACRE, 2019). Considere os pontos turísticos e suas localizações e analise as afirmativas abaixo.
I. Passarela Joaquim Macedo (Rio Branco). II. Catedral Nossa Senhora da Gloria (Cruzeiro do Sul). III. Teatro Castro Alves (Santa Rosa do Purus). IV. Museu do Seringal Vila Paraíso (Xapuri).
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas III e IV estão correta
  • D Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
50
“O _____, sede do Governo do Acre, teve sua construção iniciada na década de 1920. Seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto alemão Alberto Massler. Inaugurado em 1930, porém, suas obras só foram concluídas em 1948. Em junho de 2002 foi revitalizado incorporando uma função cultural. Teve seu processo de tombamento concluído em dezembro de 2005 e, em junho de 2008, foi instituído oficialmente _____” (IBGE, 2019). Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A Palácio do Planalto / Museu Palácio do Planalto
  • B Palácio do Acre / Museu Palácio do Acre
  • C Palácio Rio Negro / Museu Palácio Rio Negro
  • D Palácio Rio Branco / Museu Palácio Rio Branco