De acordo com seus conhecimentos a respeito da Lei n° 9.394/96, em relação às regras comuns que organizam a educação infantil, assinale a alternativa CORRETA:
Quando o aluno excede o número legal de faltas injustificadas, e a escola já esgotou todos seus recursos de inserção deste na vida escolar, é dever do dirigente de ensino:
Leia o trecho e responda:
Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação
Com base no trecho, é CORRETO destacar que a brincadeira é essencial para:
De acordo com as formas de organização curricular definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, é CORRETO afirmar que:
O Plano Nacional de Educação (2014) ao ser construído trouxe em seu arcabouço a necessidade de cumprimento de metas.
São metas do Plano Nacional de Educação, EXCETO:
Leia o trecho a seguir: “No espaço educativo, assim como é incorreto fazer da escola uma “ilha de segurança”, defendida da sociedade, é ________________ se trabalhar na perspectiva de uma sociedade sem violências, sem conflitos, na qual a escola pudesse um dia _______________ se integrar. Também é bom entender que é preciso captar os nós críticos da produção da violência, sob pena de não conseguirmos romper uma espécie de círculo _____________ em que a escola ficasse enredada.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2016-pdf/33631-05-disciplinas-ft-ie-caderno-16-seguranca-sociedadeescolas-pdf/file. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
Independentemente da faixa etária, alguns cuidados básicos devem ser tomados para a segurança das crianças. NÃO é um desses cuidados:
A faixa etária de 0 a 6 meses representa um período de intensa transformação na criança. É quando aparecem os primeiros movimentos do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos. Para prevenir esses acidentes, deve-se levar em consideração alguns cuidados com o ambiente e com as atividades pedagógicas, de recreação, alimentação e higiene desenvolvidas na instituição de Educação Infantil. NÃO corresponde a um desses cuidados:
São objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de, EXCETO:
O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se certos aspectos. NÃO é um dos aspectos mencionados:
Leia o Texto para responder à questão.
Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer
A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais
com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos
[...] onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
Considerando as regras da norma-padrão, o pronome da estrutura em destaque PODE ocupar a posição de:
Sem sombra de dúvida sobre o texto, é CORRETO afirmar que o:
Assinale a alternativa que apresenta as palavras grafadas INCORRETAMENTE no Texto:
Assinale a alternativa que apresenta as palavras acentuadas INCORRETAMENTE no Texto:
As armadilhas do amor somente para os incautos são perigosas. A palavra “incauto” na frase PODE ser substituída sem prejuízo ao sentido por:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE advérbios de afirmação:
Assinale a alternativa que apresenta a frase que deveria ter acento indicador de crase.
Quanto à acentuação, assinale a alternativa INCORRETA:
Os funcionários nos ensinaram a entender o assunto.
Sobre a frase apresentada, assinale a palavra que EXERCE a função de pronome.
Leia a imagem a seguir:
A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:
Leia a imagem a seguir:
A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:
Leia a imagem a seguir:
A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:
Dois importantes símbolos culturais foram vítimas de incêndios acidentais, em 2018 no Brasil, e em 2019 na França. O acidente mencionado no Brasil REFERE-SE:
Em 2018 nos jogos preparativos para a Copa do Mundo a Argentina precisou tomar uma decisão política demonstrando mais uma vez que política e futebol são temas que se convergem.
É CORRETO afirmar que essa decisão estava ligada a um fator político para evitar o agravamento da situação entre países e que ocasionou a:
Recentemente o governo americano lançou 59 mísseis sobre a Síria, o motivo que levou o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump a autorizar esse bombardeio foi uma forma de:
A pauta predominante no exterior em 2016 foi o terror. Uma série de atentados marcaram esse ano deixando centenas ou milhares de mortos. Um dos principais conflitos onde mais de 400 mil pessoas morreram e milhares se transformaram em refugiados ocorreu:
Foram personagens de destaque, motivadores de grandes movimentos organizados nas ruas do Brasil em 2016, EXCETO:
“A opinião pública parece sinalizar que não há lideranças claras, nem no governo nem na oposição, e é a partir desse diagnóstico que os candidatos deverão planejar suas próximas ações. O Peronismo encabeça, como força política, a intenção de voto para presidente e dentre os candidatos, o governador da província, Daniel Scioli, é o claro ganhador. Como força política é seguido de perto pela Frente UNEN, que mantém uma luta interna muito equilibrada entre seus quatro dirigentes melhor posicionados como presidenciáveis: Hermes Binner, Julio Cobos, Ernesto Sanz e Elisa Carrió”.
Disponível em: http://www.clarin.com/br/Tendencias-presidencial-comecam-aparecer_0_1157884699.html Acesso: 02 dez. 2015.
O texto se refere a uma recente “corrida presidencial”, que culminou em uma mudança radical na liderança do seguinte país: