Resolver o Simulado Professor - Educação Infantil - IBGP

0 / 30

Pedagogia

1

De acordo com seus conhecimentos a respeito da Lei n° 9.394/96, em relação às regras comuns que organizam a educação infantil, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
  • B Carga horária mínima semestral de 800(oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200(duzentos) dias de trabalho educacional, intra e extrassala.
  • C Atendimento à criança de, no mínimo, 4(quatro) horas diárias para o turno integral, e de 7(sete) horas para a jornada parcial, fora a educação especial.
  • D Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (setenta por cento) do total de horas.
2

Quando o aluno excede o número legal de faltas injustificadas, e a escola já esgotou todos seus recursos de inserção deste na vida escolar, é dever do dirigente de ensino:

  • A Encaminhar para medida protetiva.
  • B Reprovar automaticamente no ano letivo.
  • C Fazer busca ativa da família.
  • D Comunicar o conselho tutelar.
3

Leia o trecho e responda:
Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação
Com base no trecho, é CORRETO destacar que a brincadeira é essencial para:

  • A O desenvolvimento global e a capacidade de socialização.
  • B Essencialmente para as atividades cognitivas racionais.
  • C A possibilidade de desenvolver noções de causa e consequência.
  • D Aliviar a realidade contraditória em que vive por meio da imaginação.
4

De acordo com as formas de organização curricular definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, é CORRETO afirmar que:

  • A O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não-formais.
  • B Pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico, de modo que os estudantes do ensino fundamental e do médio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam melhor lidar com o conhecimento e a experiência.
  • C A dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da educação básica até a educação superior, constituindo-se em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos educandos.
  • D A transição entre as etapas da educação básica e suas fases requer formas de articulação das dimensões orgânica e sequencial que assegurem aos educandos, sem tensões e rupturas, a continuidade de seus processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento.
5

O Plano Nacional de Educação (2014) ao ser construído trouxe em seu arcabouço a necessidade de cumprimento de metas.
São metas do Plano Nacional de Educação, EXCETO:

  • A Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PNE.
  • B Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3° ano do ensino fundamental.
  • C Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência do PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.
  • D Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 7 a 15 anos e garantir que pelo menos 85% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o penúltimo ano de vigência do PNE.
6

Leia o trecho a seguir: “No espaço educativo, assim como é incorreto fazer da escola uma “ilha de segurança”, defendida da sociedade, é ________________ se trabalhar na perspectiva de uma sociedade sem violências, sem conflitos, na qual a escola pudesse um dia _______________ se integrar. Também é bom entender que é preciso captar os nós críticos da produção da violência, sob pena de não conseguirmos romper uma espécie de círculo _____________ em que a escola ficasse enredada.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2016-pdf/33631-05-disciplinas-ft-ie-caderno-16-seguranca-sociedadeescolas-pdf/file. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:

  • A impossível – pacificamente – vicioso
  • B impossível – belicamente – virtuoso
  • C possível – ativamente – vicioso
  • D possível – passivamente – virtuoso
7

Independentemente da faixa etária, alguns cuidados básicos devem ser tomados para a segurança das crianças. NÃO é um desses cuidados:

  • A Caso a criança se queixe de algum mal-estar, ou apresente algum sintoma, jamais ministrar qualquer tipo de medicação, a família deve ser avisada. Na impossibilidade de fazer contato com a família, deve-se procurar o Posto de Saúde mais próximo.
  • B As crianças não devem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, evitando seu contato com facas e outros materiais cortantes, água fervente, fogo dentre outros.
  • C As tesouras de ponta não devem ser usadas pelas crianças, assim como estiletes e outros materiais cortantes. Existem tesouras sem pontas que podem ser usadas pelas crianças.
  • D Os móveis devem ter quinas arredondadas e o piso dos lugares onde a criança circula deve ser meio escorregadio para propiciar um deslizamento sem traumas nos inevitáveis tombos que as crianças levam.
8

A faixa etária de 0 a 6 meses representa um período de intensa transformação na criança. É quando aparecem os primeiros movimentos do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos. Para prevenir esses acidentes, deve-se levar em consideração alguns cuidados com o ambiente e com as atividades pedagógicas, de recreação, alimentação e higiene desenvolvidas na instituição de Educação Infantil. NÃO corresponde a um desses cuidados:

  • A Não usar plásticos, cobertas pesadas, travesseiros ou brinquedos que podem levar à sufocação no berço.
  • B Colocar proteção nas grades dos berços onde as crianças ficam.
  • C Verificar a temperatura da água do banho e da mamadeira antes de oferecer à criança.
  • D Oferecer à criança apenas objetos e brinquedos pequeninos que chamem a atenção e que a criança queira guardar.
9

São objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

  • A Compreender a cidadania como participação social e política, assim como, exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • B Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
  • C Selecionar e optar entre uma das diferentes linguagens, verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
  • D Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
10

O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se certos aspectos. NÃO é um dos aspectos mencionados:

  • A Atitude favorável da escola para tornar inflexível o processo de ensino-aprendizagem, de modo a homogeneizar as diferenças individuais dos alunos.
  • B Identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.
  • C Adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas.
  • D Flexibilização quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender à demanda diversificada dos alunos.

Português

11

Leia o Texto para responder à questão.


Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais

com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos


    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina. 
    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.
    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.
    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença. 
    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.
Disponível em:
https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. 

[...] onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
Considerando as regras da norma-padrão, o pronome da estrutura em destaque PODE ocupar a posição de:

  • A proclítica, somente.
  • B proclítica e enclítica.
  • C mesolítica e proclítica.
  • D mesoclítica, somente.
12
Leia o Texto para responder a questão:

    No hospicio, um internado está sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada em um baude de água. 
 
    O médico passa e pergunta:
     - O que você está pescando?
     - Otarios, doutor - responde o interno.
    O médico, rindo, pergunta:
     - E já pegou algum?
     - O senhor é o quinto.
Disponível em:
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3661. Acesso
em: 20 de agosto de
2021 Adaptada.

Sem sombra de dúvida sobre o texto, é CORRETO afirmar que o:

  • A Médico interpretou dubiamente o ocorrido.
  • B Interno levou a melhor diante do médico.
  • C Pescado, de fato, eram peixes.
  • D Médico conseguiu discernir o que afligia o interno.
13
Leia o Texto para responder a questão:

    No hospicio, um internado está sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada em um baude de água. 
 
    O médico passa e pergunta:
     - O que você está pescando?
     - Otarios, doutor - responde o interno.
    O médico, rindo, pergunta:
     - E já pegou algum?
     - O senhor é o quinto.
Disponível em:
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3661. Acesso
em: 20 de agosto de
2021 Adaptada.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras grafadas INCORRETAMENTE no Texto:

  • A Mergulhada – baude.
  • B Médico – pergunta.
  • C Pescando – responde.
  • D Interno - rindo.
14
Leia o Texto para responder a questão:

    No hospicio, um internado está sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada em um baude de água. 
 
    O médico passa e pergunta:
     - O que você está pescando?
     - Otarios, doutor - responde o interno.
    O médico, rindo, pergunta:
     - E já pegou algum?
     - O senhor é o quinto.
Disponível em:
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3661. Acesso
em: 20 de agosto de
2021 Adaptada.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras acentuadas INCORRETAMENTE no Texto:

  • A Hospicio – otarios.
  • B Internado – sentado.
  • C Banquinho – segurando
  • D Vara – pescar.
15

As armadilhas do amor somente para os incautos são perigosas. A palavra “incauto” na frase PODE ser substituída sem prejuízo ao sentido por:

  • A Acautelados.
  • B Imprevidentes.
  • C Comedidos.
  • D Circunspectos.
16

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE advérbios de afirmação:

  • A Realmente – certamente.
  • B Longe – fora.
  • C Defronte – embaixo.
  • D Sempre – breve.
17

Assinale a alternativa que apresenta a frase que deveria ter acento indicador de crase.

  • A Estivemos cara a cara.
  • B Ele é a autora a cuja peça me referi.
  • C Isto convém a quem nada sabe.
  • D Cresce a medida que estuda.
18
NÃO é um antônimo possível de exortar:
  • A Abater.
  • B Acabrunhar.
  • C Estimular.
  • D Desalentar.
19

Quanto à acentuação, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Ávido – único.
  • B Debíl – facíl.
  • C Hábil – ingênuo.
  • D Lúcido – cândido.
20

Os funcionários nos ensinaram a entender o assunto.
Sobre a frase apresentada, assinale a palavra que EXERCE a função de pronome.

  • A Os.
  • B Funcionários.
  • C Nos.
  • D Ensinaram.

Atualidades

21

Leia a imagem a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:

  • A Uma escola.
  • B Um jornal.
  • C Um banco.
  • D Um aeroporto.
22

Leia a imagem a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:

  • A Uma escola.
  • B Um jornal.
  • C Um banco.
  • D Um aeroporto.
23

Leia a imagem a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
A imagem retrata em forma de charge, um dos maiores atentados contra a democracia e a liberdade de expressão que aconteceu em janeiro de 2015, em Paris, contra:

  • A Uma escola.
  • B Um jornal.
  • C Um banco.
  • D Um aeroporto.
24

Dois importantes símbolos culturais foram vítimas de incêndios acidentais, em 2018 no Brasil, e em 2019 na França. O acidente mencionado no Brasil REFERE-SE:

  • A Ao Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro.
  • B Ao Museu Imperial localizado em Petrópolis
  • C Ao Museu Oscar Niemayer localizado em Curitiba
  • D A Pinacoteca localizada em São Paulo.
25

Em 2018 nos jogos preparativos para a Copa do Mundo a Argentina precisou tomar uma decisão política demonstrando mais uma vez que política e futebol são temas que se convergem.

É CORRETO afirmar que essa decisão estava ligada a um fator político para evitar o agravamento da situação entre países e que ocasionou a:

  • A Mudança do jogo que ocorreria em Jerusalém para outra cidade contra a seleção do Iraque.
  • B Mudança do jogo que ocorreria em Haifa para outra cidade contra a seleção de Jerusalém.
  • C Mudança do jogo que ocorreria na Palestina para outra cidade contra a seleção do Irã.
  • D Mudança do jogo que ocorreria no Brasil para outra cidade contra a seleção da Venezuela.
26

Recentemente o governo americano lançou 59 mísseis sobre a Síria, o motivo que levou o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump a autorizar esse bombardeio foi uma forma de:

  • A Retaliar o ataque com arma química no país.
  • B Bloquear os republicanos no senado.
  • C Pressionar o aliado Russo.
  • D Garantir a segurança nacional Norte-Americana.
27

A pauta predominante no exterior em 2016 foi o terror. Uma série de atentados marcaram esse ano deixando centenas ou milhares de mortos. Um dos principais conflitos onde mais de 400 mil pessoas morreram e milhares se transformaram em refugiados ocorreu:

  • A No Afeganistão.
  • B Na Síria.
  • C Na França.
  • D Na Bélgica
28

Foram personagens de destaque, motivadores de grandes movimentos organizados nas ruas do Brasil em 2016, EXCETO:

  • A Eduardo Cunha.
  • B Luiz Inácio Lula da Silva.
  • C Dilma Russef.
  • D Deltan Dallagnol.
29
As Olimpíadas ocorridas no Brasil em 2016, cercada de muita polêmica, desde o número recorde de remoções até as obras, muitas tocadas por empresas investigadas na operação “lava jato”, colocou o Brasil várias vezes no podium, mas este não atingiu sua meta que seria de ser:
  • A TOP 10.
  • B TOP 7
  • C TOP 1.
  • D TOP 5.
30

“A opinião pública parece sinalizar que não há lideranças claras, nem no governo nem na oposição, e é a partir desse diagnóstico que os candidatos deverão planejar suas próximas ações. O Peronismo encabeça, como força política, a intenção de voto para presidente e dentre os candidatos, o governador da província, Daniel Scioli, é o claro ganhador. Como força política é seguido de perto pela Frente UNEN, que mantém uma luta interna muito equilibrada entre seus quatro dirigentes melhor posicionados como presidenciáveis: Hermes Binner, Julio Cobos, Ernesto Sanz e Elisa Carrió”.

Disponível em: http://www.clarin.com/br/Tendencias-presidencial-comecam-aparecer_0_1157884699.html Acesso: 02 dez. 2015.

O texto se refere a uma recente “corrida presidencial”, que culminou em uma mudança radical na liderança do seguinte país: 

  • A Venezuela.
  • B Argentina.
  • C Equador.
  • D Chile.