Resolver o Simulado Professor - Anos Iniciais - IBGP

0 / 30

Português

1

Leia o Texto para responder à questão.


Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais

com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos


    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina. 
    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.
    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.
    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença. 
    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.
Disponível em:
https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. 

[...] onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
Considerando as regras da norma-padrão, o pronome da estrutura em destaque PODE ocupar a posição de:

  • A proclítica, somente.
  • B proclítica e enclítica.
  • C mesolítica e proclítica.
  • D mesoclítica, somente.
2
Leia o Texto para responder a questão:

    No hospicio, um internado está sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada em um baude de água. 
 
    O médico passa e pergunta:
     - O que você está pescando?
     - Otarios, doutor - responde o interno.
    O médico, rindo, pergunta:
     - E já pegou algum?
     - O senhor é o quinto.
Disponível em:
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3661. Acesso
em: 20 de agosto de
2021 Adaptada.

Sem sombra de dúvida sobre o texto, é CORRETO afirmar que o:

  • A Médico interpretou dubiamente o ocorrido.
  • B Interno levou a melhor diante do médico.
  • C Pescado, de fato, eram peixes.
  • D Médico conseguiu discernir o que afligia o interno.
3
Leia o Texto para responder a questão:

    No hospicio, um internado está sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada em um baude de água. 
 
    O médico passa e pergunta:
     - O que você está pescando?
     - Otarios, doutor - responde o interno.
    O médico, rindo, pergunta:
     - E já pegou algum?
     - O senhor é o quinto.
Disponível em:
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3661. Acesso
em: 20 de agosto de
2021 Adaptada.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras grafadas INCORRETAMENTE no Texto:

  • A Mergulhada – baude.
  • B Médico – pergunta.
  • C Pescando – responde.
  • D Interno - rindo.
4
Leia o Texto para responder a questão:

    No hospicio, um internado está sentado num banquinho, segurando uma vara de pescar mergulhada em um baude de água. 
 
    O médico passa e pergunta:
     - O que você está pescando?
     - Otarios, doutor - responde o interno.
    O médico, rindo, pergunta:
     - E já pegou algum?
     - O senhor é o quinto.
Disponível em:
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3661. Acesso
em: 20 de agosto de
2021 Adaptada.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras acentuadas INCORRETAMENTE no Texto:

  • A Hospicio – otarios.
  • B Internado – sentado.
  • C Banquinho – segurando
  • D Vara – pescar.
5

As armadilhas do amor somente para os incautos são perigosas. A palavra “incauto” na frase PODE ser substituída sem prejuízo ao sentido por:

  • A Acautelados.
  • B Imprevidentes.
  • C Comedidos.
  • D Circunspectos.
6

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE advérbios de afirmação:

  • A Realmente – certamente.
  • B Longe – fora.
  • C Defronte – embaixo.
  • D Sempre – breve.
7

Assinale a alternativa que apresenta a frase que deveria ter acento indicador de crase.

  • A Estivemos cara a cara.
  • B Ele é a autora a cuja peça me referi.
  • C Isto convém a quem nada sabe.
  • D Cresce a medida que estuda.
8
NÃO é um antônimo possível de exortar:
  • A Abater.
  • B Acabrunhar.
  • C Estimular.
  • D Desalentar.
9

Quanto à acentuação, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Ávido – único.
  • B Debíl – facíl.
  • C Hábil – ingênuo.
  • D Lúcido – cândido.
10

Os funcionários nos ensinaram a entender o assunto.
Sobre a frase apresentada, assinale a palavra que EXERCE a função de pronome.

  • A Os.
  • B Funcionários.
  • C Nos.
  • D Ensinaram.

Noções de Informática

11

Sobre o MS Excel 2010, versão português, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um tipo de função estatística:

  • A MÉDIASES( ).
  • B DIVISÃO( ).
  • C ADIÇÃO( ).
  • D MENOR( ).
12

O backup ajuda a proteger os dados de perdas acidentais se ocorrerem falhas de hardware ou de mídia de armazenamento no sistema.
Sobre o backup do tipo delta, é CORRETO afirmar que:

  • A Cria uma cópia de todos os dados presentes em um servidor para outro local.
  • B Armazena a diferença entre as versões correntes e anteriores dos arquivos.
  • C Só copia arquivos alterados desde o último backup.
  • D É um backup sempre realizado com um dispositivo físico externo, por exemplo HD externo.
13

A definição de ajustes de alinhamento de parágrafos no MS Word 2010 pode ser feita utilizando-se, teclas de atalho.
Para que um usuário possa realizar um alinhamento do texto à esquerda e depois centralizado, ele deverá utilizar respectivamente as teclas de atalho:

  • A “Ctrl” + “A” e “Ctrl” + “B”.
  • B “Ctrl” + “E” e “Ctrl” + “C”.
  • C “Ctrl” + “L” e “Ctrl” + “R”.
  • D “Ctrl” + “A” e “Ctrl” + “D”.
14

No MS Windows 10, versão padrão, há diversos aplicativos, sob o título “Acessórios do Windows”, que auxiliam no dia a dia da operação de um computador.
O título que NÃO corresponde a um desses aplicativos é:

  • A Acesso rápido.
  • B Alarme e relógio.
  • C Mapa de teclas.
  • D WordPad.
15

Um usuário que deseja criar uma pasta no Windows Explorer, DEVERÁ utilizar a tecla atalho:

  • A “Ctrl” + “P”.
  • B “Alt” + “Shift” + “N”.
  • C “Ctrl” + “N”;
  • D “Ctrl” + “Shift” + “N”.
16

Considere o trecho a seguir:
O protocolo da internet _____, foi desenvolvido para permitir a recuperação de correios eletrônicos, mensagens de servidores e de e-mail.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:

  • A HTTP
  • B POP
  • C SMTP
  • D TCP
17

O usuário que pretende utilizar a tecla de atalho com a função que restaura o tamanho da janela ativa após maximizá-la, no MS-Word 2010, DEVE acionar:

  • A “Alt”+”F3”.
  • B “Alt”+”F5”.
  • C “Ctrl”+”F3”.
  • D “Ctrl”+”F5”.
18

Considere que Carlos está navegando pela Internet Explorer 8, e pretende salvar a página da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG para que possa acessá-la em um outro momento.
Para isto Carlos DEVERÁ utilizar o recurso de:

  • A Downloads.
  • B Favoritos.
  • C Histórico.
  • D Preferências.
19

Tereza está utilizando um computador com o Sistema Operacional MS Windows 10, versão português.
Assinale a alternativa que apresenta o que ocorrerá quando Tereza clicar com o mouse em um arquivo do tipo “.pdf” que está em sua “área de trabalho” e segurar as teclas “SHIFT”+”DELETE”.

  • A Será excluído, movendo esse arquivo para a lixeira do computador.
  • B Será excluído definitivamente do computador.
  • C Será movido para a pasta “Meus Documentos” do computador.
  • D Será movido para a pasta “Downloads” do computador.
20

Em uma loja de eletrônicos em Dores do Indaiá/MG, o gerente da loja divulgou o seguinte anúncio de venda:
Notebook: Intel Core i7 4GB 1TB - R$ 3.600,00
Neste anúncio estão as principais características do Notebook.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos componentes, cujas propriedades estão relacionadas no anúncio:

  • A Processador, capacidade de vídeo e disco rígido.
  • B Memória RAM, processador e disco rígido.
  • C Processador, memória RAM e capacidade de vídeo.
  • D Processador, memória RAM e disco rígido.

Pedagogia

21

De acordo com seus conhecimentos a respeito da Lei n° 9.394/96, em relação às regras comuns que organizam a educação infantil, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
  • B Carga horária mínima semestral de 800(oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200(duzentos) dias de trabalho educacional, intra e extrassala.
  • C Atendimento à criança de, no mínimo, 4(quatro) horas diárias para o turno integral, e de 7(sete) horas para a jornada parcial, fora a educação especial.
  • D Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (setenta por cento) do total de horas.
22

Quando o aluno excede o número legal de faltas injustificadas, e a escola já esgotou todos seus recursos de inserção deste na vida escolar, é dever do dirigente de ensino:

  • A Encaminhar para medida protetiva.
  • B Reprovar automaticamente no ano letivo.
  • C Fazer busca ativa da família.
  • D Comunicar o conselho tutelar.
23

Leia o trecho e responda:
Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação
Com base no trecho, é CORRETO destacar que a brincadeira é essencial para:

  • A O desenvolvimento global e a capacidade de socialização.
  • B Essencialmente para as atividades cognitivas racionais.
  • C A possibilidade de desenvolver noções de causa e consequência.
  • D Aliviar a realidade contraditória em que vive por meio da imaginação.
24

De acordo com as formas de organização curricular definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, é CORRETO afirmar que:

  • A O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não-formais.
  • B Pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico, de modo que os estudantes do ensino fundamental e do médio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam melhor lidar com o conhecimento e a experiência.
  • C A dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da educação básica até a educação superior, constituindo-se em diferentes e insubstituíveis momentos da vida dos educandos.
  • D A transição entre as etapas da educação básica e suas fases requer formas de articulação das dimensões orgânica e sequencial que assegurem aos educandos, sem tensões e rupturas, a continuidade de seus processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento.
25

O Plano Nacional de Educação (2014) ao ser construído trouxe em seu arcabouço a necessidade de cumprimento de metas.
São metas do Plano Nacional de Educação, EXCETO:

  • A Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PNE.
  • B Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3° ano do ensino fundamental.
  • C Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência do PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.
  • D Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 7 a 15 anos e garantir que pelo menos 85% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o penúltimo ano de vigência do PNE.
26

Leia o trecho a seguir: “No espaço educativo, assim como é incorreto fazer da escola uma “ilha de segurança”, defendida da sociedade, é ________________ se trabalhar na perspectiva de uma sociedade sem violências, sem conflitos, na qual a escola pudesse um dia _______________ se integrar. Também é bom entender que é preciso captar os nós críticos da produção da violência, sob pena de não conseguirmos romper uma espécie de círculo _____________ em que a escola ficasse enredada.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2016-pdf/33631-05-disciplinas-ft-ie-caderno-16-seguranca-sociedadeescolas-pdf/file. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:

  • A impossível – pacificamente – vicioso
  • B impossível – belicamente – virtuoso
  • C possível – ativamente – vicioso
  • D possível – passivamente – virtuoso
27

Independentemente da faixa etária, alguns cuidados básicos devem ser tomados para a segurança das crianças. NÃO é um desses cuidados:

  • A Caso a criança se queixe de algum mal-estar, ou apresente algum sintoma, jamais ministrar qualquer tipo de medicação, a família deve ser avisada. Na impossibilidade de fazer contato com a família, deve-se procurar o Posto de Saúde mais próximo.
  • B As crianças não devem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, evitando seu contato com facas e outros materiais cortantes, água fervente, fogo dentre outros.
  • C As tesouras de ponta não devem ser usadas pelas crianças, assim como estiletes e outros materiais cortantes. Existem tesouras sem pontas que podem ser usadas pelas crianças.
  • D Os móveis devem ter quinas arredondadas e o piso dos lugares onde a criança circula deve ser meio escorregadio para propiciar um deslizamento sem traumas nos inevitáveis tombos que as crianças levam.
28

A faixa etária de 0 a 6 meses representa um período de intensa transformação na criança. É quando aparecem os primeiros movimentos do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos. Para prevenir esses acidentes, deve-se levar em consideração alguns cuidados com o ambiente e com as atividades pedagógicas, de recreação, alimentação e higiene desenvolvidas na instituição de Educação Infantil. NÃO corresponde a um desses cuidados:

  • A Não usar plásticos, cobertas pesadas, travesseiros ou brinquedos que podem levar à sufocação no berço.
  • B Colocar proteção nas grades dos berços onde as crianças ficam.
  • C Verificar a temperatura da água do banho e da mamadeira antes de oferecer à criança.
  • D Oferecer à criança apenas objetos e brinquedos pequeninos que chamem a atenção e que a criança queira guardar.
29

São objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

  • A Compreender a cidadania como participação social e política, assim como, exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • B Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
  • C Selecionar e optar entre uma das diferentes linguagens, verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
  • D Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
30

O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se certos aspectos. NÃO é um dos aspectos mencionados:

  • A Atitude favorável da escola para tornar inflexível o processo de ensino-aprendizagem, de modo a homogeneizar as diferenças individuais dos alunos.
  • B Identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação.
  • C Adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas.
  • D Flexibilização quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender à demanda diversificada dos alunos.