Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Campo Verde - Mato Grosso - Professor - Linguagens - FCC - Nível Superior

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Português

1
Assinale a alternativa que corresponde ao emprego CORRETO das regras de ortografia apresentadas pelo Novo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil:
  • A Ascenssão.
  • B Macro-estrutura.
  • C Preaquecimento.
  • D Salvaguarda.
2

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. O destaque ao longo do texto estão citados na questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando as regras de concordância verbal e nominal, assinale a alternativa que indica quantas outras alterações deveriam ser feitas para a manutenção da correção gramatical do período a seguir, retirado do texto, caso substituíssemos a palavra “abordagem” por sua forma plural: “A abordagem traz esperança para o leitor ou telespectador, o deixa menos amedrontado e mostra que existem caminhos para superar os problemas.”.

  • A 2.
  • B 3.
  • C 4.
  • D 5.
  • E 6.
3

A SUA SUPERDESENVOLVIDA HABILIDADE DE LER MENTES

Renato Caruso Vieira

Você é encarregado de conduzir uma reunião com quatro diretores de filiais da sua empresa: a Srª A., o Sr. B., a Srª C. e o Sr. D. Dirigindo-se à sala de reuniões, você é saída, ainda no corredor, por um de seus assessores, com quem trava o seguinte diálogo:

Você: — Todos os diretores chegaram?

Assessor: — Alguns chegaram.

Adentrando a sala, você avista, já acomodados e preparados, a Srª A., o Sr. B., a Srª C. e o Sr. D. Confuso, você interpela discretamente o assessor:

— Por que você disse alguns que dos diretores anteriores chegado se todos eles já chegaram?

— Tudo o que eu disse foi que alguns dos diretores chegados chegados. A Srª A. e o Sr. B são alguns dos diretores e eles chegaram. Portanto, eu falei a verdade.

Apesar de reconhecer uma consistência lógica irretocável da justificativa, você dificilmente absolveria seu assessor da culpa de ter feito mau uso da linguagem. [...]

A correta interpretação de uma sentença proferida por um falante depende da habilidade de reconhecimento das intenções que ele pretendeu comunicar com aquela escolha de palavras. E a escolha de palavras do falante depende da avaliação que ele faz da habilidade do ouvinte de reconhecer as intenções comunicadas por ele. Assim, a culpa pelo mau uso da linguagem que atribuímos ao assessor, na narração ilustrativa que introduziu este texto, adveio de sua incapacidade de reconhecer a indução à inferência de “somente alguns [diretores chegaram], mas não todos” provocada pela escolha de palavras que fez naquele contexto particular.

[...] Podemos identificar as interações conversacionais como constantes exercícios de metarrepresentação (representação mental da representação mental do outro) sustentados pela superdesenvolvida habilidade humana de “leitura de mentes” [...].
A “leitura de mentes”, que conceitualmente se confunde com a capacidade de reconhecimento das intenções alheias, é uma adaptação humana com participação em todas as grandes conquistas evolutivas da nossa espécie em termos de cognição social. Não se observa no reino animal capacidade comparável à humana de comunicação, de cooperação, de compartilhamento de informações, de negociação. [...]


Adaptado de: <http://www.roseta.org.br/pt/2020/03/16/a-suasuperdesenvolvida-habilidade-de-ler-mentes/>. Acesso em 13 jul.2020.

Usar alternativa em que “meta” tem o mesmo significado que na palavra “metarrepresentação”.
  • A Metade.
  • B Metalinguagem.
  • C Metáfora.
  • D Metaleiro.
  • E Metafísica.
4

Ética Profissional: o que é e qual a sua importância


A ética profissional é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso. Mas afinal, o que define uma boa ética profissional e qual sua importância? Acompanhe!

A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.

No meio corporativo, a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores e, para o profissional, ela agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.

Contudo, há ainda muitas dúvidas acerca do que é ética, por isso, antes de falar sobre ética profissional, é importante entender um pouco sobre o que é ética e qual é a diferença entre ética e moral. Confira:

O que é ética?

A palavra Ética é derivada do grego e apresenta uma transliteração de duas grafias distintas, êthos que significa “hábito”, “costumes” e ethos que significa “morada”, “abrigo protetor”.

Dessa raiz semântica, podemos definir ética como uma estrutura global, que representa a casa, feita de paredes, vigas e alicerces que representam os costumes. Assim, se esses costumes se perderem, a estrutura enfraquece e a casa é destruída.

Em uma visão mais abrangente e contemporânea, podemos definir ética como um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento de um indivíduo dentro da sociedade. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.

Embora “ética” e “moral” sejam palavras usadas, muitas vezes, de maneira similar, ambas possuem significados distintos. A moral é regida por leis, regras, padrões e normas que são adquiridos por meio da educação, do âmbito social, familiar e cultural, ou seja, algo que vem de fora para dentro.

Para o filósofo alemão Hegel, a moral apresenta duas vertentes, a moral subjetiva associada ao cumprimento de dever por vontade e a moral objetiva que é a obediência de leis e normas impostas pelo meio.

No entanto, ética e moral caminham juntas, uma vez que a moral se submete a um valor ético. Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.

A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização.

Além da experiência e autonomia em sua área de atuação, o profissional que apresenta uma conduta ética conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento de seus superiores e de seus colegas de trabalho.

A conduta ética também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade, realização de metas e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do clima organizacional.

Quando profissionais prezam por valores e princípios éticos como gentileza, temperança, amizade e paciência, existem bons relacionamentos, mais autonomia, satisfação, proatividade e inovação.

Para isso, é conveniente que se tenha um código de conduta ética, para orientar o comportamento de seus colaboradores de acordo com as normas e postura da organização.

[...]

Cultivar a ética profissional no ambiente de trabalho traz benefícios e vantagens a todos, uma vez que ela proporciona crescimento a todos os envolvidos.


Adaptado de: https://www.sbcoaching.com.br/etica-profissionalimportancia/.

Acesso em: 10 mai. 2021.

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma sobre o termo em destaque em: “A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo.”.
  • A É uma conjunção que liga os itens da oração.
  • B É um pronome relativo.
  • C Tem a função de retomar o termo anterior.
  • D Introduz uma oração, nesse caso, com função de apresentar mais informações sobre o termo antecedente.
  • E É um dêitico, pois tem a função de fazer uma referência.
5

Ética Profissional: o que é e qual a sua importância


A ética profissional é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso. Mas afinal, o que define uma boa ética profissional e qual sua importância? Acompanhe!

A vida em sociedade, que preza e respeita o bem-estar do outro, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada indivíduo. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.

No meio corporativo, a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores e, para o profissional, ela agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.

Contudo, há ainda muitas dúvidas acerca do que é ética, por isso, antes de falar sobre ética profissional, é importante entender um pouco sobre o que é ética e qual é a diferença entre ética e moral. Confira:

O que é ética?

A palavra Ética é derivada do grego e apresenta uma transliteração de duas grafias distintas, êthos que significa “hábito”, “costumes” e ethos que significa “morada”, “abrigo protetor”.

Dessa raiz semântica, podemos definir ética como uma estrutura global, que representa a casa, feita de paredes, vigas e alicerces que representam os costumes. Assim, se esses costumes se perderem, a estrutura enfraquece e a casa é destruída.

Em uma visão mais abrangente e contemporânea, podemos definir ética como um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento de um indivíduo dentro da sociedade. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.

Embora “ética” e “moral” sejam palavras usadas, muitas vezes, de maneira similar, ambas possuem significados distintos. A moral é regida por leis, regras, padrões e normas que são adquiridos por meio da educação, do âmbito social, familiar e cultural, ou seja, algo que vem de fora para dentro.

Para o filósofo alemão Hegel, a moral apresenta duas vertentes, a moral subjetiva associada ao cumprimento de dever por vontade e a moral objetiva que é a obediência de leis e normas impostas pelo meio.

No entanto, ética e moral caminham juntas, uma vez que a moral se submete a um valor ético. Dessa forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, passa a ter um valor social que é instituído como uma lei moral.

A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização.

Além da experiência e autonomia em sua área de atuação, o profissional que apresenta uma conduta ética conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento de seus superiores e de seus colegas de trabalho.

A conduta ética também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade, realização de metas e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do clima organizacional.

Quando profissionais prezam por valores e princípios éticos como gentileza, temperança, amizade e paciência, existem bons relacionamentos, mais autonomia, satisfação, proatividade e inovação.

Para isso, é conveniente que se tenha um código de conduta ética, para orientar o comportamento de seus colaboradores de acordo com as normas e postura da organização.

[...]

Cultivar a ética profissional no ambiente de trabalho traz benefícios e vantagens a todos, uma vez que ela proporciona crescimento a todos os envolvidos.


Adaptado de: https://www.sbcoaching.com.br/etica-profissionalimportancia/.

Acesso em: 10 mai. 2021.

1. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive.

2. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.

Há, em cada um dos trechos anteriores, uma inadequação gramatical. Assinale a alternativa que, respectivamente, designa essas inadequações.

  • A Regência verbal; concordância verbal.
  • B Regência verbal; concordância nominal.
  • C Concordância nominal; concordância verbal.
  • D Pontuação; ortografia.
  • E Regência nominal; acentuação gráfica.
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A busca por um sentido


“Os dois dias mais importantes da sua vida são aqueles em que você nasceu e aquele em que descobre o porquê.” A máxima atribuída ao escritor americano Mark Twain (1835- 1910), autor de clássicos como As Aventuras de Tom Sawyer (1876), resume com precisão o valor de encontrar um propósito para a própria existência. Naturalmente, nunca é demais sublinhar, a busca por um sentido para estar vivo se confunde com o humano – ou, melhor ainda, com “ser” humano.

    Há cerca de 50000 anos, quando, segundo achados recentes, o Homo Sapiens começou a pintar nas paredes das cavernas, desenhávamos figuras místicas, como caçadores dotados de superpoderes, que pareciam auxiliar os homens daquela época a situar a si mesmos em meio ao desconhecido. De lá para cá, não existem indícios de que se possa chegar a uma razão única que justifique o viver – porém cada indivíduo pode descobrir a sua.

    Diante da pergunta “por que estamos aqui?”, feita durante uma entrevista, o escritor Charles Bukowski (1920- 1994), alemão radicado nos Estados Unidos, destacou: “Para quem acredita em Deus, a maior parte das grandes questões pode estar respondida. Mas, para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus, as grandes respostas não estão cravadas na pedra. Nós nos ajustamos a novas condições e descobertas”.

    No rastro desse debate, outra indagação se impõe: afinal, vale tanto assim o esforço de refletir acerca dos motivos de estar na Terra? Um estudo publicado em dezembro no periódico científico Journal of Clinical Psychiatry (EUA) foi pioneiro ao garantir que, até mesmo do ponto de vista da saúde física e mental, vale, sim, a pena. O veredito do estudo: aqueles que revelavam ter descoberto sentido em sua vida demonstravam também melhores condições de saúde, tanto psicológica como física. Enquanto isso, ocorreu o contrário com os que declaravam estar no máximo em um processo de busca. Esses apresentavam, com maior frequência, problemas de saúde.

(Sabrina Brito, Veja, 15.01.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o trecho destacado está substituído, nos colchetes, de acordo com a norma-padrão de emprego e colocação do pronome.

  • Adesenhávamos figuras místicas… [lhes desenhávamos]
  • B … pareciam auxiliar os homens daquela época… [auxiliar-lhes]
  • C … chegar a uma razão única que justifique o viver… [justifique-o]
  • D … aqueles que revelavam ter descoberto sentido… [tê-lo descoberto]
  • E … para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus… [aceitam-na]
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A alternativa redigida de acordo com a norma-padrão de regência nominal e verbal é:

  • A Até hoje ele prefere jogar futebol a frequentar bares, e fica indiferente aos apelos dos amigos.
  • B Parte da população foi imunizada da varíola, mas algumas pessoas evitam de tomar a vacina.
  • C Gosta de argumentar e é hábil para convencer aos outros naquilo que ele quer.
  • D Mostra desobediência para com os superiores e sempre chega atrasado no serviço.
  • E Aconselhei a que ele viaje durante as férias e fique um tempo alheio do que acontece no trabalho.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em https://www.revistabula.com/29542-mulher-sofre/ Acessado em 7/03/2020 

Em A dor do parto. A anatomia destroçada. As tetas bufadas de leite. As noites trincadas, não dormidas. Os filhos que ganham o mundo. A síndrome do ninho vazio. A capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. A língua destravada. A vocação para o perdão. (linhas 20 a 23), as ideias foram separadas por pontos (e não por vírgulas) para expressar

  • A ironia.
  • B humor.
  • C preconceito.
  • D ênfase.
  • E tristeza.
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Leia a tira para responder à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Beck, Alexandre. Armandinho Cinco. Florianópolis, SC: A. C. Beck, 2015, p. 33)

No contexto da tira, constrói-se o efeito de sentido por meio da

  • A veemência com que o garoto refuta a ideia de que possa vir a praticar exercícios físicos.
  • B divergência dos personagens sobre a quantidade de exercícios necessária à boa forma física.
  • C desmotivação do garoto para adotar práticas que possam resultar em melhoria da saúde.
  • D atribuição de sentidos distintos pelos dois personagens à ideia de corpo perfeito.
  • E resistência do garoto em assumir a sua indisposição para a prática de exercícios físicos.
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Leia a tira para responder à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Beck, Alexandre. Armandinho Cinco. Florianópolis, SC: A. C. Beck, 2015, p. 33)

Na frase do primeiro quadrinho – ... é preciso muito esforço para ter um corpo perfeito! –, o sentido expresso pelo termo “para” também pode ser corretamente identificado em:

  • A Para onde quer que fosse, seria preciso ajustar-se a um novo ambiente.
  • B Para manter-se à altura do cargo que ocupava, enfrentava grandes desafios.
  • C Como já estivesse muito tarde, postergou a atividade para o dia seguinte.
  • D Decidiu que aquela era a hora de mudar para um lugar mais tranquilo.
  • E De um momento para outro, a temperatura caiu sem que se percebesse.
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Vida média


Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, a perguntar onde vamos parar com a globalização, mas refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade – e neste campo a aceleração supera a de qualquer outra façanha. Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente já havia compreendido obscuramente que o homem poderia dominar a natureza. Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos, assim como já se podia supor que um dia chegaríamos à luz elétrica. Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna. Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

Fomos à Lua há muitos anos e ainda não conseguimos ir a Marte, mas na época do desembarque lunar uma pessoa de 70 anos já havia chegado ao fim da vida, enquanto hoje temos esperanças razoáveis de chegar aos 90. Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores.

Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida. E não estou falando apenas das aposentadorias. A imensa migração do Terceiro Mundo para os países ocidentais nasce certamente da esperança de milhares de pessoas de encontrar comida, trabalho e principalmente de chegar a um mundo onde se vive mais – ou, seja como for, fugir de um outro mundo onde se morre cedo demais. No entanto – embora não tenha as estatísticas à mão –, creio que a soma que gastamos em pesquisas gerontológicas e em medicina preventiva seja infinitamente menor do que o investimento em tecnologia bélica e em informática. Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo, mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo, futuro dos jovens, superpopulação mundial e aumento da expectativa de vida.

Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular ou voar barato para Nova York, enquanto o fato surpreendente – e o problema não resolvido – é que, se tudo correr bem, ele só precisará se preparar para ser adulto aos 40 anos, enquanto seus antepassados tinham de fazê-lo aos 16.

Certamente é preciso agradecer a Deus ou à sorte por vivermos mais, mas temos de enfrentar esse problema como um dos mais dramáticos de nosso tempo e não como um ponto pacífico.


(Eco, Humberto. Pape Satan Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Rio de Janeiro: Record, 2017)

A seguinte passagem do texto caracteriza-se pelo emprego de palavra(s) em sentido figurado:

  • A Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários...
  • B Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos...
  • C Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida.
  • D Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo...
  • E Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular...
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Leia o texto para responder à próxima questão.

Vivendo e aprendendo (Victor Hugo).
Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva. Não tenha medo de viver e ser feliz! Existem momentos na vida que podem parecer bobos, que podem parecer comuns para você por enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida como se fosse único e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porém, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo. 
Marque a alternativa correta, quanto ao número de sílabas, nas palavras do texto (especial, outros, boas, não).
  • A Trissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • B Polissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • C Polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • D Trissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
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Em se tratando de figuras de linguagem, assinale a alternativa incorreta.
  • A Penetramos no coração da floresta. (Metáfora).
  • B Rios te correrão dos olhos, se chorares! (Hipérbole).
  • C “Som que tem cor, fulgor, sabor, perfume.” (Sinestesia).
  • D “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só.” (Sínquise).
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Sobre discurso direto, indireto e indireto livre, marque a alternativa incorreta.
  • A O sacerdote, com o coração a sangrar, disse que positivamente aquele país não era amigo de Deus. (Discurso indireto).
  • B O professor afirmou: “Aquele que não sabe obedecer, não deve mandar.” (Discurso direto).
  • C O médico recusou pagamento, acrescentando que era cristão levar a saúde à casa dos pobres. (Discurso indireto livre).
  • D Eu ordenei-lhe: “Venha imediatamente.” (Discurso direto).
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Assinale a alternativa, onde temos uma oração subordinada adverbial consecutiva.
  • A Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
  • B Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
  • C Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
  • D Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
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Quanto à acentuação gráfica, assinale a alternativa incorreta.
  • A Má / rouxinóis / três.
  • B Idéia / jibóia / assembléia.
  • C Só / avó / parabéns.
  • D Vinténs / vê / português.
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Assinale a alternativa cujas formas verbais estão corretamente flexionadas.

  • A Adiro o pleito, faze tu o mesmo! Não penses que terás suspendida tua participação.
  • B Ele preveu a pandemia e proviera, em tempo, a casa de mantimentos.
  • C Se você requisesse seus direitos talvez reavesse seus bens perdidos.
  • D Ele tinha aceito e permitido o erro; dá-lhe, pois, o exemplo, já que devemos, por nossos atos, provarmos o que dizemos ser.
  • E Quando veres o tamanho do processo, pores as provas em ordem e intervires na execução do projeto, ganharemos essa causa.
18

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considere o que se afirma sobre os seguintes termos do texto “Conforme” (l. 01), “Além disso” (l. 03), “Por isso” (l. 06-07) e “Entretanto” (l. 22):


I. São conjunções ou locuções conjuntivas coordenativas; ou seja, fazem parte de orações coordenadas.

II. Podem ser corretamente substituídas, no contexto em que se encontram, respectivamente por “Segundo”, Ademais, “Portanto” e “Todavia”.

III. Têm valor, respectivamente, de conformidade, adição, conclusão e adversidade.

IV. “Entretanto” também poderia ser corretamente substituído por “Contudo”, “No entanto”, “Embora” ou “Conquanto”.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.
19

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Nos pares de vocábulos abaixo, em qual apenas uma das palavras tem mais letras do que fonemas?

  • A Humor – irritabilidade.
  • B Necessidade – quando.
  • C Consequência – doença.
  • D Especializado – humano.
  • E Triste – resultados.

Literatura

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A respeito da temática da violência nos contos de Sagarana, de Guimarães Rosa, assinale a alternativa correta.

  • A Em “Minha gente”, o narrador vai visitar o tio numa região rural e acaba testemunhando um assassinato a foice que tem motivação política, ligado ao envolvimento da família com a disputa eleitoral que está em curso na região.
  • B Em “Duelo”, a violência é um círculo vicioso, já que a mulher de Turíbio comete adultério com Cassiano, o que leva o marido a matar por engano o irmão do amante; a partir daí, Turíbio e Cassiano passam a se perseguir longamente e os dois acabam morrendo.
  • C Em “O burrinho pedrês”, um dos vaqueiros que saem de manhã para conduzir a boiada do fazendeiro Major Saulo até a cidade para embarcar no trem de carga planeja a morte de um companheiro por ciúme de uma moça, mas só executa o crime à noite, na volta para a fazenda.
  • D Em “A hora e vez de Augusto Matraga”, o protagonista é um homem violento que acaba ele próprio sendo vítima de uma tentativa de homicídio à qual sobrevive; esse acontecimento o leva a uma mudança radical e ele abre mão definitivamente de seu comportamento violento.
  • E Em “Corpo fechado”, citam-se casos de vários valentões de uma pequena cidade, mas o tom é de humor e a violência não é diretamente encenada, já que o personagem principal é um rapaz que não tem medo dos valentões, porque desde pequeno tem o corpo fechado por um feiticeiro.
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A respeito do romance Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, é correto afirmar que:

  • A os eventos se sucedem de modo linear, começando com a narrativa da infância do protagonista no Maranhão e culminando com sua vida boêmia na capital.
  • B a descrição minuciosa da construção e do apogeu da casa de Madame Brizard contrasta com a narração de episódios do cotidiano agitado dos hóspedes.
  • C o motivo que leva Amâncio ao Rio de Janeiro ocupa papel secundário na trama, na qual têm destaque seus envolvimentos afetivos e sua situação financeira.
  • D a passagem do tempo no romance é documentada pela trajetória das mucamas da fazenda e dos escravos Sabino e Cora, desde a compra até a alforria deles.
  • E as histórias contadas pelos hóspedes são independentes umas das outras, o que torna o livro uma sucessão de contos unidos por uma mesma ambientação.
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Acerca dos personagens de Clara dos Anjos, de Lima Barreto, considere as seguintes afirmativas:


1. Clara dos Anjos é uma moça que tem dezessete anos no início da trama; viveu toda sua vida no subúrbio e foi criada de maneira rígida, sem ter permissão para sair de casa sozinha.

2. Salustiana Baeta de Azevedo é uma mulher que se julga superior a todos os outros habitantes do subúrbio e que protege seu filho Cassi Jones mesmo contra a vontade do marido.

3. Marramaque é um pequeno funcionário público, padrinho de Clara e amigo do pai dela; desde o início da trama, Marramaque demonstra repulsa por Cassi Jones, que arquiteta seu assassinato.

4. Cassi Jones é um cantador de modinhas malandro típico do Rio de Janeiro do início do século XX, capaz de circular com desenvoltura tanto no subúrbio, onde vive, como no centro da cidade.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • B Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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Assinale a alternativa correta em relação a Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum.

  • A A narração do atropelamento da menina Soraya exemplifica o registro predominante ao longo de todo o romance: relatos de memórias, apresentados em linguagem poética, contendo lacunas que impedem saber exatamente o que aconteceu.
  • B A leitura em conjunto dos vários depoimentos que compõem a obra esclarece detalhes desconhecidos de um ou outro narrador, desfazendo, assim, os mistérios relativos ao passado da família de libaneses cuja matriarca, Emilie, teve morte trágica.
  • C A obra é representativa da literatura regionalista de cunho social por ter como tema a desagregação de uma família de imigrantes libaneses motivada pelo prejuízo econômico que tiveram em suas atividades comerciais; assim como Manaus, eles não resistiram ao declínio causado pelo fim do ciclo da borracha.
  • D Alguns descendentes de Emilie foram excluídos do convívio familiar por adotarem atitudes rebeldes, motivadas por diferenças religiosas: uns optaram pela religião muçulmana do pai, enquanto outros adotaram o cristianismo da matriarca.
  • E O romance alterna a apresentação de espaços considerados exóticos, como a floresta amazônica e a Cidade Flutuante, com cenas que se passam em paisagens urbanas europeias, nas cidades onde a narradora principal e seu irmão biológico moraram.
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Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.

( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.

( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.

( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.

( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.

( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

  • A V – F – V – V – V – V.
  • B V – V – F – V – V – V.
  • C V – V – V – V – V – F.
  • D V – V – V – V – F – F.
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Assinale a alternativa, onde temos, sequencialmente, representantes da 1ª, 2ª e 3ª gerações modernistas.
  • A Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade.
  • B Oswald de Andrade, Jorge Amado, Guimarães Rosa.
  • C Menotti del Picchia, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles.
  • D Manuel Bandeira, José Lins do Rego, Vinícius de Moraes.
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Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).
  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
27
“A valorização da cultura clássica; a objetividade; descrever de forma detalhada as cenas e os objetos; busca da perfeição; arte pela arte; valorização da metrificação; presença da impessoalidade; linguagem rebuscada, culta e refinada; rejeição ao lirismo; preferência por sonetos”. Estas são algumas características do:
  • A Romantismo.
  • B Arcadismo.
  • C Parnasianismo.
  • D Simbolismo.
28
Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).
  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
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Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.

  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.

  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).

  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
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“A valorização da cultura clássica; a objetividade; descrever de forma detalhada as cenas e os objetos; busca da perfeição; arte pela arte; valorização da metrificação; presença da impessoalidade; linguagem rebuscada, culta e refinada; rejeição ao lirismo; preferência por sonetos”. Estas são algumas características do:
  • A Romantismo.
  • B Arcadismo.
  • C Parnasianismo.
  • D Simbolismo.
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Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).
  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.

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Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).

  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.

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“A valorização da cultura clássica; a objetividade; descrever de forma detalhada as cenas e os objetos; busca da perfeição; arte pela arte; valorização da metrificação; presença da impessoalidade; linguagem rebuscada, culta e refinada; rejeição ao lirismo; preferência por sonetos”. Estas são algumas características do:
  • A Romantismo.
  • B Arcadismo.
  • C Parnasianismo.
  • D Simbolismo.
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Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).
  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
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“A valorização da cultura clássica; a objetividade; descrever de forma detalhada as cenas e os objetos; busca da perfeição; arte pela arte; valorização da metrificação; presença da impessoalidade; linguagem rebuscada, culta e refinada; rejeição ao lirismo; preferência por sonetos”.

Estas são algumas características do:

  • A Romantismo.
  • B Arcadismo.
  • C Parnasianismo.
  • D Simbolismo.
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Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).
  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
37
Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).

  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.
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“A valorização da cultura clássica; a objetividade; descrever de forma detalhada as cenas e os objetos; busca da perfeição; arte pela arte; valorização da metrificação; presença da impessoalidade; linguagem rebuscada, culta e refinada; rejeição ao lirismo; preferência por sonetos”. Estas são algumas características do:
  • A Romantismo.
  • B Arcadismo.
  • C Parnasianismo.
  • D Simbolismo.
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Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica. ( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas. ( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte. ( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos. ( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes. ( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.
  • A V – F – V – V – V – V.
  • B V – V – F – V – V – V.
  • C V – V – V – V – V – F.
  • D V – V – V – V – F – F.