Resolver o Simulado Professor - Educação Infantil - FAFIPA

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Matemática

1
Um ônibus com 3 vagões transporta 350 pessoas. Para transportar 700 pessoas, quantos vagões seriam necessários?
  • A 35 vagões.
  • B 6 vagões.
  • C 20 vagões.
  • D 44 vagões.
2
Quanto rendeu a quantia de R$ 1.000,00, aplicado a juros simples, com a taxa de 2% ao mês em 6 meses?
  • A R$ 275,00.
  • B R$ 250,00.
  • C R$ 340,00.
  • D R$ 120,00.
3
Bia tinha R$ 325,00 e gastou 1/5 de seu dinheiro na compra de material escolar. Pergunta: quanto sobrou?
  • A Sobrou R$ 65,00.
  • B Sobrou R$ 125,00.
  • C Sobrou R$ 100,00.
  • D Sobrou R$ 130,00.
4
João tem 3 dezenas de bolas de gude e seu irmão tem o triplo. Quantas bolas de gude tem o irmão de João?
  • A O irmão de João tem 200 bolas de gude.
  • B O irmão de João tem 150 bolas de gude.
  • C O irmão de João tem 90 bolas de gude.
  • D O irmão de João tem 120 bolas de gude.
5
Qual será o valor do montante produzido por um capital de R$ 2.000,00, aplicado no regime de juros simples a uma taxa mensal de 3% durante 8 meses?
  • A O montante produzido é de R$ 2.480,00.
  • B O montante produzido é de R$ 1.780,00.
  • C O montante produzido é de R$ 2.000,00.
  • D O montante produzido é de R$ 2.440,00.
6
Um desenhista consegue fazer 5 esculturas pequenas de madeira em 30 minutos. Em 120 minutos de trabalho, quantas esculturas este artista conseguiria produzir?
  • A 20 esculturas.
  • B 100 esculturas.
  • C 50 esculturas.
  • D 75 esculturas.
7
Maria Julia comprou 167 botões amarelos e uma caixa com 500 botões coloridos. Com quantos botões ela ficou se já tinha 75 botões?
  • A Maria Julia ficou com 1000 botões.
  • B Maria Julia ficou com 978 botões.
  • C Maria Julia ficou com 742 botões.
  • D Maria Julia ficou com 845 botões.
8
O salário de Vitória é de R$ 5.000,00 e Claudio tem um salário de R$ 1.000,00. Qual a razão de um salário para outro?
  • A A razão de um salário para outro é igual a 5.
  • B A razão de um salário para outro é igual a 15.
  • C A razão de um salário para outro é igual a 10.
  • D A razão de um salário para outro é igual a 20.
9
O dobro de um número subtraído de 50 é igual a 350. Qual é o número?
  • A 300.
  • B 500.
  • C 400.
  • D 200.
10
Francisco está terminando uma reforma em sua casa e para finalizar a reforma, ele comprou 1200 peças de cerâmica para revestir 3 paredes do seu banheiro. Pergunta: quantas peças de cerâmica serão colocadas em cada parede?
  • A Serão colocadas 500 cerâmicas em cada parede.
  • B Serão colocadas 400 cerâmicas em cada parede.
  • C Serão colocadas 450 cerâmicas em cada parede.
  • D Serão colocadas 550 cerâmicas em cada parede.

Pedagogia

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Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:
  • A Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.
  • B A proposta da transversalidade traz necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.
  • C Os temas transversais dividem aleatoriamente toda prática educativa que exceptua relações entre os alunos, entre os professores, entre os professores e alunos e entre alguns grupos específicos da comunidade escolar.
  • D A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores as atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.
  • E A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais profundo das questões eleitas.
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De acordo com os PCNEM, a UNESCO propõe quatro saberes que funcionam como pilares da educação nas sociedades contemporâneas. São saberes cuja conquista ultrapassa a mera aquisição de informação, uma vez que abarcam a formação humana e social do indivíduo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes saberes:
  • A Aprender a produzir.
  • B Aprender a conhecer.
  • C Aprender a fazer.
  • D Aprender a viver com os outros.
  • E Aprender a ser.
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Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?
  • A Instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
  • B Mecanismo exclusivo para obtenção de nota para aprovação.
  • C Utensílio utilizado para equiparar os conteúdos das aulas.
  • D Dispositivo elaborado pelo professor para cumprir planejamento.
  • E Instrumento de comparação de evolução no decorrer das aulas.
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De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?
  • A Cultura; Análise e síntese; Linguagem corporal.
  • B Signo e símbolo; Globalização versus localização; Ginástica.
  • C Cultura; Globalização versus localização; Negociação de sentidos.
  • D Cultura; Interlocução, significação, dialogismo; Signo e símbolo.
  • E Análise e síntese; Correlação, identidade e integração; Negociação de sentidos.
15
Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?
  • A Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.
  • B O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.
  • C O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.
  • D Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.
  • E Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.
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Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:
  • A Sensório-motor; pré-operatório; operatório formal e operatório concreto.
  • B Pré-operatório; sensório-motor; operatório formal e operatório concreto.
  • C Operatório formal; sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
  • D Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.
  • E Pré-operatório; operatório formal; operatório concreto e sensório-motor.
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A educação é um fenômeno social. Consequentemente, ela é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Dessa forma, configura-se como um processo de mudança da sociedade, atrelada às relações sociais existentes na sociedade. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A prática educativa, e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
  • B As finalidades e os meios da educação insubordinam-se à estrutura e dinâmica das relações entre as classes sociais, ou seja, são socialmente determinados.
  • C A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada.
  • D A estrutura social e as formas sociais pelas quais a sociedade se organiza são uma decorrência do fato de que, desde o início da sua existência, os homens vivem em grupos; sua vida está na dependência da vida de outros membros do grupo social, ou seja, a história humana, a história da sua vida e a história da sociedade se constituem e se desenvolvem na dinâmica das relações sociais.
  • E A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens.
18
A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor e aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, entre raças, entre grupos religiosos, entre homens e mulheres, jovens e adultos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A Para quem lida com a educação, tendo em vista a formação humana dos indivíduos vivendo em contextos sociais determinados, é imprescindível que desenvolva a capacidade de descobrir as relações sociais reais implicadas em cada acontecimento, em cada situação real da sua vida e da sua profissão, em cada matéria que ensina como também nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas na família e no trabalho.
  • B O campo específico de atuação profissional e política do professor é a escola, à qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo.
  • C Quanto mais se diversificam as formas de educação extraescolar e quanto mais à minoria dominante refina os meios de difusão da ideologia burguesa, tanto mais a educação escolar perde importância, principalmente para as classes trabalhadoras.
  • D A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e à atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.
  • E A escola cumpre objetivos e exigências da sociedade conforme interesses de grupos e classes sociais que a constituem, sendo que, o ensino cria condições metodológicas e organizativas para o processo de transmissão e assimilação de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades intelectuais e processos mentais dos alunos tendo em vista o entendimento crítico dos problemas sócias.
19
A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, assinale (C) para alternativa CORRETA e (I) para alternativa INCORRETA:

( ) O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.
( ) A didática pode constituir-se em teoria da educação.
( ) A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre ensino e a aprendizagem; investiga os fatores codeterminantes desses processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos específicos.
( ) A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • A C, I, C, C.
  • B C, C, I, C.
  • C C, C, C, C.
  • D C, C, C, I.
  • E I, I, C, C.
20
O processo de ensino pode ser entendido como o conjunto de atividades organizadas, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos. Consideremos algumas características desse processo:

I. O ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação.
II. O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos.
III. O ensino tem um caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender). O processo de ensino faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e a assimilação passiva de conhecimentos e habilidades.

Estão CORRETAS:
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I e III.
  • E Todas as assertivas.

Português

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Na frase: "quando meu pai ficou sabendo que meus tios viriam passar o final de semana em nossa casa, resolveu comprar dez quilos de carne no ________ ". Assinale a alternativa que contém a palavra escrita CORRETAMENTE:
  • A açougui.
  • B assougue.
  • C açougue.
  • D açogue.
22
"A língua é a mais viva expressão de nacionalidade. Saber escrever a própria língua faz parte dos deveres cívicos". Napoleão M. de Almeida
Segundo o autor, pode-se concluir que:
  • A Quem não é alfabetizado não pode se considerar um cidadão.
  • B Saber escrever bem é uma exigência das leis federais defendidas pelo código penal.
  • C Dominar a palavra, quer escrita ou falada, é o que estabelece a cidadania.
  • D A cidadania só pode ser alcançada por meio do amparo da gramática.
23
Observe o seguinte período:
" O Brasil possui potencial para conquistar o mundo todo, mas precisa se organizar política e culturalmente antes".
Assinale a alternativa que substitui CORRETAMENTE o termo destacado sem mudar o sentido do enunciado:
  • A Além disso.
  • B Portanto.
  • C Contudo.
  • D Por isso.
24
Observe atentamente o seguinte período:
"Enquanto ocorria a _________ com o juiz, ficava cada vez mais ________ o medo do acusado diante da __________ demonstrada por seu advogado de defesa".
Assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento CORRETO das lacunas no texto.
  • A seção - fragrante - incipiência.
  • B sessão - flagrante - insipiência.
  • C sessão - fragrante - incipiência.
  • D cessão -fagrante - incipiência.
25
"Na Antártida, lugar muito frio e repleto de gelo, o que salta aos olhos são as montanhas tão claras ".
Assinale a alternativa que substitui o termo destacado sem mudar o sentido do texto:
  • A Magníficas.
  • B Florescentes.
  • C Alvas.
  • D Esplêndidas.
26
Assinale a alternativa que apresenta denotação:
  • A A Amazônia é o pulmão do mundo.
  • B Meu coração está em pedaços.
  • C O cardiologista cuida do nosso coração.
  • D É importante mantermos uma linha de raciocínio para sermos coerentes.
27
Assinale a alternativa que apresenta conclusão:
  • A Fui ao cinema e não consegui assistir ao filme inteiro.
  • B Não fui à escola, porque estava doente.
  • C Estou muito doente, logo, não poderei ir ao trabalho.
  • D Somos brasileiros, contudo, não sabemos sambar.
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Assinale a alternativa que apresenta pelo menos uma palavra com erro de acentuação gráfica:
  • A Algoritmo - itens.
  • B Parada - antonímia.
  • C Imprimí-la - algóstase.
  • D Álbuns - alcácer .
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Nas alternativas a seguir as expressões em negrito correspondem a um adjetivo, EXCETO em:
  • A O coração de pedra de algumas pessoas parece incurável.
  • B Hoje em dia, as pessoas estão vivendo sem ânimo por causa da pandemia.
  • C Ele cantava de mansinho para o bebê dormir.
  • D A noite caía, e o mendigo seguia seu caminho sem fim.
30
Leia a seguinte definição para responder à questão CORRETAMENTE:
"Classe gramatical empregada para expressar os sentimentos espontâneos de espanto, alegria, admiração e entusiasmo dos falantes".

Trata-se da classe das:
  • A Preposições.
  • B Interjeições.
  • C Locuções.
  • D Conjunções.