Resolver o Simulado Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE-SC) - Professor - Bilingue - SELECON - Nível Superior

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Libras

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A Comunicação Total é considerada uma linguagem miscigenada porque é constituída por:

  • A conjunto de estratégias sonoras para auxiliar no desenvolvimento do aluno surdo
  • B conjunto de estratégias em língua de sinais para auxiliar no desenvolvimento do aluno surdo
  • C modos linguísticos (sinalizados, visuais e sonoros) que auxiliem na comunicação e aprendizagem
  • D modos linguísticos da língua portuguesa que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo
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A Didática dos surdos visa um planejamento do ensino diferenciado pelo seguinte aspecto:

  • A valorização da datilologia e dos sinais das saudações nos conteúdos que serão ensinados
  • B temas diversificados dos cursos de libras, porém voltados para o aprendizado cultural do sujeito surdo
  • C desenvolvimento da proficiência da sinalização através de aulas planejadas para a comunidade surda
  • D planejamento embasado na escolha de temas em que ressalta a valoração do surdo como sujeito cultural
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Embora os surdos vivam dentro de uma sociedade ouvinte, eles possuem sua própria cultura. A cultura surda se caracteriza pelo conjunto formado pela diversidade de suas produções culturais, como:

  • A língua portuguesa, músicas cantadas oralmente, política, pedagogia e artes
  • B língua de sinais, identidades, políticas, leis, pedagogia, artes, entre outras manifestações
  • C língua de sinais, músicas cantadas oralmente, política, leis, pedagogia e artes
  • D identidades, política, leis, pedagogia, artes, entre outras manifestações
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Leia a seguinte situação para responder à questão.

Durante uma conversa entre alunos ouvintes e surdos, um aluno afirma que a Libras é inferior à Língua Portuguesa, já que na Língua Brasileira de Sinais as frases são básicas, seguindo sempre a ordem SVO - Sujeito + Verbo + Objeto. Por exemplo: Eu gosto de estudar.

Na situação descrita acima, o instrutor sinalizou o verbo "gostar" para explicar sobre a sintaxe da Libras. Sobre esse verbo é possível afirmar que ele:

  • A É um verbo com concordância, que se flexiona em pessoa, número e aspecto (tem um movimento direcional).
  • B É um verbo espacial, isto é, tem afixos locativos, onde o movimento tem um lugar determinado para ser encerrado.
  • C É um verbo simples, pois não se flexiona em pessoa e número, nem tem afixo locativo.
  • D É um verbo espacial que apresenta flexão distributiva específica.
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Leia a seguinte situação para responder à questão.

Durante uma conversa entre alunos ouvintes e surdos, um aluno afirma que a Libras é inferior à Língua Portuguesa, já que na Língua Brasileira de Sinais as frases são básicas, seguindo sempre a ordem SVO - Sujeito + Verbo + Objeto. Por exemplo: Eu gosto de estudar.

Discordando da afirmação descrita nessa situação, um instrutor usa uma frase do cotidiano para mostrar a flexibilidade da ordem das frases em Libras, e em seu exemplo, utiliza a estrutura de topicalização, onde a ordem visualizada é OSV. Apresenta-se a estrutura de topicalização correta (t= tópico e mc= movimento de cabeça) na seguinte alternativa:

  • A <Libras>t<Eu gostar>mc (De Libras, eu gosto.)
  • B <Libras>mc<Eu gostar>mc (De Libras, eu gosto.)
  • C <Libras>t<Eu gostar>t (De Libras, eu gosto.)
  • D <Libras>mc<Eu gostar>t (De Libras, eu gosto.)

Conhecimentos Gerais

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Eleutério pertence à comunidade que estimula q u e a s p e s s o a s s o m e n t e m a n t e n h a m relacionamento íntimo após o casamento. Nessa perspectiva, como parâmetro moral aceitável deve ser observado o:

  • A patriarcado
  • B individualizado
  • C socializado
  • D celibato
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No final de 2019, constatou-se uma baixa no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Boa Vista. Uma doença, causada por esse mosquito, que pode aumentar o risco de complicações principalmente para idosos é denominada:

  • A gripe
  • B sarampo
  • C tuberculose
  • D chikungunya
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Em relação ao movimento da Reforma Sanitária brasileira, iniciado no final dos anos de 1970, é correto afirmar:

  • A Foi um movimento criado pelas organizações privadas de saúde e seus trabalhadores.
  • B A reforma materializou o conceito de saúde como ausência de doença na VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986.
  • C A ideia de uma política de saúde universal de responsabilidade do Estado defendida pelo movimento chocou-se com a política de ajustes neoliberais que chegava ao Brasil na década de 1990.
  • D As propostas debatidas pela Reforma Sanitária eram em defesa da saúde enquando um direito social de dever do Estado organizado em um sistema único com o poder decisório centralizado na União.
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A ciência tem comprovado que existem alimentos que, ao serem consumidos, possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam o organismo a combater inflamações e a fortalecer a imunidade, sendo eles: açaí, mangarataia, manga, guaraná, abacate, entre outros. Assim como existem alimentos, muitos deles industrializados e processados, que, ao serem ingeridos em excesso, podem aumentar os processos inflamatórios. Dentre estes, encontram-se:

  • A coco, uva e abacaxi
  • B pimenta vermelha, gengibre e açafrão
  • C brócolis, tomate e espinafre
  • D salsicha, salaminho e toucinho
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A rede social Facebook é uma empresa tecnológica de destaque mundial e tem atualmente mais de dois bilhões de inscritos em seu sistema. No entanto, a empresa foi, recentemente, flagrada em um escândalo por transcrever áudios dos usuários. O vice-presidente da empresa veio ao Brasil para conversar com legisladores sobre novas diretrizes de controle de dados para garantir ao usuário uma segurança mais efetiva de sua:

  • A liberdade
  • B privacidade
  • C integridade
  • D interatividade
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O superaquecimento global tornou-se uma preocupação mundial e a busca de soluções para resolver o problema move cientistas, chefes de estado, ambientalistas e a imprensa internacional. As notícias de que o desmatamento da floresta amazônica tem se intensificado nos últimos meses desencadearam debates internacionais sobre em que medida esse fato pode aumentar a crise:

  • A climática mundial
  • B comercial nacional
  • C industrial internacional
  • D econômica continental

Pedagogia

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Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular e por sua natureza aberta configuram:

  • A um modelo curricular homogêneo e normativo que se sobrepõe à competência dos estados e municípios
  • B uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas
  • C uma contraproposta federal com relação à diversidade sociocultural das diferentes regiões do país
  • D uma determinação do governo federal no sentido de tolher a autonomia de equipes pedagógicas
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Apesar da aprovação da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece Libras como língua oficial do país, os alunos surdos ainda enfrentam muitos obstáculos no processo de aprendizagem da Geografia. Um dos procedimentos metodológicos que proporcionariam uma educação geográfica inclusiva é:

  • A a elaboração de slides com imagens, frases e textos curtos
  • B a tradução literal de materiais didáticos em português para a língua de sinais
  • C o uso de áudios, limitados aos conteúdo, e diversos recursos gráficos e visuais
  • D a utilização de pequenos filmes de animação acompanhados de slides com longos textos explicativos
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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (2013), os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados. Esse processo tem sido chamado de:

  • A transmissão da ciência
  • B transposição didática
  • C integração curricular
  • D seleção de conteúdos
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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2013), e tendo em conta as situações, os perfis e as faixas etárias dos adolescentes, jovens e adultos, o projeto político-pedagógico e o regimento escolar viabilizarão um modelo pedagógico próprio para essa modalidade de ensino assegurando, dentre outros aspectos:

  • A a identificação e o reconhecimento das formas de aprender dos adolescentes, jovens e adultos e a valorização de seus conhecimentos e experiências
  • B seu ingresso precoce no mundo do trabalho por meio de programas de aceleração da aprendizagem e convênios com o comércio e a indústria locais
  • C a distribuição dos componentes curriculares de modo a proporcionar um patamar diferenciado de formação e disposição fixa nos tempos e espaços educativos
  • D que tanto os anos iniciais do Ensino Fundamental quanto os anos finais sejam obrigatoriamente presenciais e tenham 1.200 horas de duração
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Segundo Perrenoud (1999), o medo de alguns educadores de que desenvolver competências na escola levaria a renunciar às disciplinas é infundado porque:

  • A só se deve confiar em competências transversais e em uma formação pluridisciplinar
  • B o ensino por competência leva ao desenvolvimento de capacidades intelectuais muito gerais
  • C basta propor tarefas compostas de exercícios clássicos de consolidação das aprendizagens
  • D as competências mobilizam conhecimentos dos quais grande parte é de ordem disciplinar
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Segundo Goulart (2011), os conceitos de assimilação e acomodação, tomados da Biologia por Jean Piaget, podem tornar mais clara a compreensão do caráter dialético da construção do conhecimento pelos seres humanos. De acordo com essa teoria, a assimilação seria a:

  • A modificação de esquema adquiridos anteriormente, na tentativa de adaptar-se a uma nova situação
  • B adaptação ao mundo e uma consequente organização mental que se designa como equilibração das estruturas mentais
  • C incorporação de um novo objeto ou ideia ao que já é conhecido, ou seja, ao esquema que a criança já possui
  • D capacidade de realizar operações infralógicas derivadas de esquemas complexos e abstratos
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Segundo Fernandes e Freitas (2008), nos processos de avaliação é necessário adotar alguns critérios e princípios porque avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política. Tais critérios e princípios devem ser refletidos coletivamente e estar referenciados:

  • A no projeto político-pedagógico, na proposta curricular e nas convicções sobre o papel social da educação escolar
  • B na ideia de que avaliar é medir e na classificação hierárquica de fracassados e bem-sucedidos e no direcionamento para o mercado
  • C no aspecto da seleção dos mais capazes, no alcance da equidade formal e na obediência a um currículo conservador e imobilista
  • D no ato de avaliar como o principal objetivo do saber, na definição de um aluno modelo e na estrita obediência a normas técnicas
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Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), no que se refere a alfabetização, leitura e escrita, as práticas pedagógicas devem garantir experiências que favoreçam:

  • A o atingimento do nível silábico-alfabético; a leitura de cartilhas com frases memorizadas; atividades centradas na repetição de narrativas orais
  • B a identificação de fonemas e grafemas; a memorização do alfabeto completo; a participação em situações comunicativas formais planejadas pelo professor
  • C o treinamento em atividades de caligrafia; as práticas centradas na decodificação do texto escrito; a dependência exclusiva de estímulos externos
  • D a inserção nas diferentes linguagens; o progressivo domínio de vários gêneros e formas de expressão; experiências de narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita
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Na Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a “valorização da experiência extra-escolar” apresenta-se como:

  • A um método da Educação Infantil
  • B uma técnica da Educação Inclusiva
  • C um princípio da Educação Nacional
  • D uma sugestão da Educação Profissional
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Vigotski, em Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores (2009), diferencia dois tipos principais de atividades no comportamento humano, a saber as atividades:

  • A operatória e simbólica
  • B recalcada e sublimada
  • C construtiva e desconstrutiva
  • D reconstituidora e combinatória

Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso

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Frances W. é servidora municipal ocupando cargo de provimento efetivo, tendo sido aprovada em concurso público e passado, com louvor, no estágio probatório. Desejosa de seguir carreira política, inicia atuando no sindicato dos servidores. Nos termos da Lei Orgânica do município de Alto Araguaia, caso o servidor seja eleito para mandato federal, em relação ao seu cargo deve ser:

  • A afastado
  • B exonerado
  • C impedido
  • D suspeito
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Júlia A., economista, foi convidada para ocupar o cargo de secretária municipal de planejamento. Após assumir o cargo, verificou a necessidade de aquisição de imóveis para realizar atividades essenciais do município. Nos termos da Lei Orgânica do município de Alto Araguaia, a aquisição de bens imóveis pelo Município, por compra, dependerá de prévia:

  • A autorização do Prefeito
  • B autorização legislativa
  • C autorização do Secretário
  • D autorização por decreto

Legislação Municipal

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Pietro Putin deseja integrar o quadro de servidores efetivos do município de Boa Vista, sendo que somente possui o ensino fundamental completo. Nos termos da Lei nº 712/2003 do município de Boa Vista, poderá, caso aprovado em concurso público, ser nomeado para o cargo de:

  • A Auxiliar Técnico
  • B Assessor Técnico
  • C Profissional Técnico
  • D Operador Técnico
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Amadeus Mozart, após ser aprovado em concurso público e tomar posse perante a autoridade competente, deixa de comparecer ao serviço por dias seguidos sem comunicar à sua chefia imediata. Diante dos fatos, houve abertura de processo administrativo. Nos termos da Lei nº 712/2003 do município de Boa Vista, o servidor que não preencher os requisitos necessários, obtendo avaliações negativas, será exonerado do cargo, desde que lhe seja dada a oportunidade do seu:

  • A acompanhamento
  • B recurso
  • C contraditório
  • D conhecimento
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Márcia N. é servidora municipal e requer progressão funcional, aduzindo ter preenchido os requisitos legais. Nos termos da Lei nº 712/2003 do município de Boa Vista, um dos requisitos para a progressão funcional consiste em ter, no mínimo, tempo de efetivo serviço como servidora na prefeitura correspondente a:

  • A seis meses
  • B doze meses
  • C vinte e quatro meses
  • D trinta e seis meses
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Daniel B. foi aprovado em concurso público para cargo de provimento efetivo do município CF e não pode comparecer pessoalmente para tomar posse. Nos termos da Lei Complementar nº 003/2012 do município de Boa Vista, poderá ocorrer a posse mediante procuração:

  • A geral
  • B condicionada
  • C emergencial
  • D específica
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Poltergeist Sauro, servidor público, veio a ser processado judicialmente, sendo o pedido inicial julgado improcedente em primeira instância. Posteriormente, a decisão veio a ser modificada, sendo decretada a perda do cargo. Nos termos da Lei Complementar nº 003/2012 do município de Boa Vista, o servidor estável perderá o cargo após o:

  • A julgamento do recurso
  • B início do processo
  • C trânsito em julgado
  • D término da investigação
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Hans W. ingressou no serviço público ocupando cargo com escolaridade correspondente ao nível médio. Posteriormente, o cargo que ocupava foi transformado em outro com exigência de nível de escolaridade diverso. Nesse período, Hans formou-se em engenharia. Nos termos da Lei nº 712/2003 do município de Boa Vista, não será exigido do servidor que tiver seu cargo transformado o atendimento aos requisitos de escolaridade ou habilitação diferentes do exigido à época do seu ingresso no serviço público, salvo quando se tratar de atribuições correspondentes à profissão:

  • A qualificada
  • B especializada
  • C regulamentada
  • D técnica
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Marcos Ot, após longo processo seletivo, logrou aprovação em concorrido concurso público para ocupar cargo de nível superior no município TR. No curso do seu estágio probatório, ficou constatado que, em todos os dias da semana laboral, o servidor ingressava na repartição com uma hora de atraso em relação ao horário normal de serviço. Desde o primeiro mês, sofreu advertências quanto a esse ponto pela chefia imediata. Nos termos da Lei Complementar nº 003/2012 do município de Boa Vista, o servidor não obteria aprovação para o desempenho do cargo no item:

  • A assiduidade
  • B pontualidade
  • C disciplina
  • D responsabilidade
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Sandra, com quinze anos de idade, pretende adquirir estabilidade financeira com a aprovação em concurso público, sendo certo que completou o ensino fundamental e está cursando o último ano do ensino médio. Nos termos da Lei Complementar nº 3/2012 do município de Boa Vista, um dos requisitos para a investidura em cargo público consiste na idade mínima de:

  • A dezesseis anos
  • B dezessete anos
  • C dezoito anos
  • D dezenove anos

Direito da Criança e do Adolescente

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Sobre o direito à vida e à saúde da criança e do adolescente, segundo o ECA (Lei nº 8.069/90), é correto afirmar:

  • A As unidades neonatais deverão proporcionar condições para a permanência exclusiva da mãe em tempo integral no caso da internação da criança.
  • B Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes são obrigados a manter registro em prontuários pelo prazo máximo de 10 anos.
  • C Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Juizado da Infância e Juventude.
  • D A criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo Sistema Único de Saúde.
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Tonho, 16 anos de idade, foi apreendido pela prática de ato infracional em flagrante. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, será, desde logo, encaminhado à autoridade:

  • A policial
  • B ministerial
  • C judiciária
  • D tutelar
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O Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA – Lei nº 8.069/1990, estabelece quais são os direitos das crianças e adolescentes no que se refere a convivência familiar e comunitária. NÃO faz parte desses direitos a seguinte disposição:

  • A a atenção primária à saúde fará a busca ativa da gestante que não iniciar ou que abandonar as consultas de pré-natal, bem como da puérpera que não comparecer às consultas pós-parto
  • B aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais
  • C a falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar
  • D é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e , excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral
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Art. 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) trata do direito à proteção, à vida e à saúde mediante:

  • A o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS)
  • B o intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso igualitário a ações e serviços para promoção e recuperação da saúde
  • C a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência
  • D o Sistema Único de Saúde promover programas de assistência odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos
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Em relação ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu Artigo 53, destaca que:

  • A a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho
  • B no processo de adoção, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente
  • C as escolas estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude
  • D a criança tem direito à profissionalização observado o aspecto do respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento
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D., com onze anos de idade, sofreu acidente tendo o hospital amputado uma de suas pernas por complicações que geraram risco de perda da vida. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente incumbe ao poder público fornecer, gratuitamente, àqueles que necessitarem:

  • A depósitos
  • B instalações
  • C auxílios
  • D próteses
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Sofia nasceu com problemas na sua arcada dentária. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo:

  • A Sistema Particular de Atendimento
  • B Sistema Oficial Nacional
  • C Sistema Organizado Infantil
  • D Sistema Único de Saúde
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Serena atua como psicóloga em clínica particular e desenvolve estudos sobre traumas provocados em crianças. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em lesão é considerada:

  • A tortura pessoal
  • B castigo físico
  • C ameaça humilhante
  • D ato abusivo
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Patrícia deseja atuar no apoio a programas para crianças e adolescentes. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 (dezoito) anos, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa de apadrinhamento de que fazem parte, e NÃO inscritas nos:

  • A cadastros de devedores
  • B cadastros de improbidade
  • C cadastros de adoção
  • D cadastros imobiliários
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J. e W. discordam sobre os termos da educação de P., filho de ambos, de doze anos de idade. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer para a solução da divergência à autoridade:

  • A ministerial
  • B judiciária
  • C mediadora
  • D conciliadora