Resolver o Simulado Professor - OBJETIVA - Nível Superior

0 / 30

Português

1

Com relação à regência verbal, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Prefiro filme do que série. ( ) O subgerente não quis visar o cheque. ( ) Naquele curso, equiparou-se aos demais.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.
2

Com relação à regência verbal, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Prefiro filme do que série. ( ) O subgerente não quis visar o cheque. ( ) Naquele curso, equiparou-se aos demais.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.
3

Assinalar a alternativa cuja oração sublinhada expressa ideia de concessão:

  • A A memória dos velhos é menos pronta porque o seu arquivo é muito extenso.
  • B Se as viagens simplesmente instruíssem os homens, os marinheiros seriam os mais instruídos.
  • C Embora perdoemos aos maus, a ordem moral jamais lhes perdoa.
  • D Fez os exercícios conforme o professor determinou.
  • E Para que estudemos, precisamos de sossego.
4

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Ignoro completamente o ____________ de sua partida.

  • A por que
  • B porque
  • C porquê
  • D por quê
  • E pôr que
5

Sobre o uso ou não da crase, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Não vamos à festas no clube.

( ) Passou a acreditar em sorte.

( ) Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.
6

A palavra sublinhada em “Aquelas eram pessoas inóspitas.” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

  • A Acolhedoras.
  • B Hospitaleiras.
  • C Aconchegantes.
  • D Afáveis.
  • E Rudes.
7

Com relação à regência verbal, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Prefiro filme do que série. ( ) O subgerente não quis visar o cheque. ( ) Naquele curso, equiparou-se aos demais.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.
8

Sobre a regência nominal, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A Ele era desatento a tudo.
  • B Foi exato em seu resultado.
  • C Durante a corrida, estivera paralelo ele.
  • D Era natural de uma cidade interiorana.
  • E Ela foi cruel com a irmã.
9

Sobre o uso ou não da crase, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Não vamos à festas no clube. ( ) Passou a acreditar em sorte. ( ) Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.
10

Sobre o uso ou não da crase, marcar C para as sentenças Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Não vamos à festas no clube. (_) Passou a acreditar em sorte. (_) Preservamos a natureza à medida que nos conscientizamos.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.

Matemática

11

Paulo fez um investimento a juros simples, no valor de R$ 1.500,00, pelo tempo de 1 ano, e com uma taxa de 2% ao mês. Assinalar a alternativa que apresenta o valor total que Paulo terá ao final da aplicação:

  • A R$ 1.900,00
  • B R$ 1.850,00
  • C R$ 1.860,00
  • D R$ 1.910,00
  • E R$ 1.890,00
12

Sabendo-se que 4 operários fazem a limpeza de certo terreno em 45 minutos, ao todo, quanto tempo 3 operários demorariam para fazer a limpeza desse mesmo terreno?

  • A 30min
  • B 40min
  • C 50min
  • D 1h
  • E 1h10min
13

Em certa sala de aula, há um total de 40 alunos, e sabe-se que 14 alunos possuem um irmão, 12 possuem uma irmã e 19 não possuem irmãos. Sendo assim, quantos alunos dessa turma possuem um irmão e uma irmã?

  • A 4
  • B 5
  • C 6
  • D 7
  • E 8
14

Considerando-se que certo corretor de imóveis recebe um bônus de R$ 400,00 a cada 3 casas vendidas, ao todo, quantas casas ele precisará vender para receber um bônus de R$ 2.400,00?

  • A 17
  • B 18
  • C 19
  • D 20
  • E 22
15

O valor de x que satisfaz a equação abaixo corresponde à quantidade de pacientes atendidos por um dentista em certo dia. Sendo assim, ao todo, quantos pacientes esse dentista atendeu em certo dia?
5x + 26 = 111

  • A 17
  • B 18
  • C 19
  • D 20
  • E 21
16

Sabendo-se que 4 operários fazem a limpeza de certo terreno em 45 minutos, ao todo, quanto tempo 3 operários demorariam para fazer a limpeza desse mesmo terreno?

  • A 30min
  • B 40min
  • C 50min
  • D 1h
  • E 1h10min
17

Pedro comprou um ar condicionado que, inicialmente, possuía um valor de R$ 1.100,00. Sabendo-se que ele obteve um desconto de 15% por ter feito o pagamento em dinheiro, pode-se afirmar que o valor total pago por ele foi igual a:

  • A R$ 915,00
  • B R$ 920,00
  • C R$ 935,00
  • D R$ 960,00
  • E R$ 985,00
18

Considerando-se que certo corretor de imóveis recebe um bônus de R$ 400,00 a cada 3 casas vendidas, ao todo, quantas casas ele precisará vender para receber um bônus de R$ 2.400,00?

  • A 17
  • B 18
  • C 19
  • D 20
  • E 22
19

Considerando-se que certo corretor de imóveis recebe um bônus de R$ 400,00 a cada 3 casas vendidas, ao todo, quantas casas ele precisará vender para receber um bônus de R$ 2.400,00?

  • A 17
  • B 18
  • C 19
  • D 20
  • E 22
20

Sabendo-se que 4 operários fazem a limpeza de certo terreno em 45 minutos, ao todo, quanto tempo 3 operários demorariam para fazer a limpeza desse mesmo terreno?

  • A 30min
  • B 40min
  • C 50min
  • D 1h
  • E 1h10min

Pedagogia

21

De acordo com SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO, sobre os jogos na Matemática, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O trabalho com jogos é um dos recursos que favorece o desenvolvimento da linguagem, os diferentes processos de raciocínio e de interação entre os alunos, uma vez que, durante um jogo, cada jogador tem a possibilidade de acompanhar o trabalho de todos os outros, defender pontos de vista e aprender a ser crítico e confiante em si mesmo. (_) Todo jogo, por natureza, desafia, encanta, traz movimento, barulho e certa alegria para o espaço no qual normalmente entram apenas o livro, o caderno e o lápis. Essa dimensão não pode ser perdida apenas porque os jogos envolvem conceitos de Matemática. Ao contrário, ela é determinante para que os alunos se sintam chamados a participar das atividades com interesse. (_) O jogo aumenta a consequência dos erros e dos fracassos do jogador, apesar de permitir que ele desenvolva iniciativa, autoconfiança e autonomia.

  • A C - C - E.
  • B C - E - E.
  • C E - C - C.
  • D E - E - C.
  • E C - E - C.
22

De acordo com NETO, sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adultos, analisar os itens abaixo:
I. É um comprometimento neurocomportamental caracterizado por desatenção e hiperatividade/impulsividade que, frequentemente, resulta em prejuízo funcional substancial. II. Crianças com TDAH podem continuar apresentando os sintomas na idade adulta. III. As características dos sintomas em adultos têm sido identificadas mais como de desatenção do que como de hiperatividade/impulsividade.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.
23

De acordo com o Decreto nº 7.984/2013, o desporto praticado na Educação Básica e Superior e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a competitividade excessiva de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer, é reconhecido como desporto:

  • A Educacional.
  • B De participação.
  • C De rendimento.
  • D De regras.
  • E Liberal.
24

De acordo com SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO, sobre o trabalho de resolução de problemas com os alunos, analisar os itens abaixo:
I. É uma forma de desenvolver o trabalho em classe. II. É uma perspectiva metodológica através da qual os alunos são envolvidos em fazer Matemática. III. Auxilia os alunos a darem sentido aos conceitos, às habilidades e às relações que são essenciais no currículo de Matemática desse segmento escolar.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e II.
  • D Somente os itens I e III.
  • E Todos os itens.
25

De acordo com FREIRE e PRADO, a utilização do computador na escola:
I. Deve ser centrada unilateralmente no aspecto técnico ou no aspecto pedagógico. II. Resume-se a aulas de informática ou ao ensino dos recursos das ferramentas computacionais. III. Permite a discussão de questões pedagógicas com a prática dessa pedagogia, consentindo ao aluno vivenciar, por exemplo, o processo de construção do conhecimento.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item III.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.
26

Segundo CARVALHO, tratando-se de Educação Especial, a remoção de barreiras tem sido considerada sob o enfoque da acessibilidade física, com ênfase nas barreiras arquitetônicas ambientais que, na escola, ou para se chegar a ela, manifestam-se como:
I. Insuficiência ou inexistência de meios de transportes adaptados. II. Falta de esteiras rolantes, rampas ou elevadores que facilitem a entrada na escola e, nela, o acesso aos andares que possua. III. Falta ou inadequação de sinalização informativa e indicativa direcional.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.
27

Em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 7/2010, sobre as tecnologias, analisar a sentença abaixo:
As tecnologias da informação e comunicação constituem uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e pelos livros, todos podendo apoiar e enriquecer as aprendizagens (1ª parte). As tecnologias devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais, mas não como tecnologia assistiva (2ª parte). O conhecimento científico e as novas tecnologias constituem-se, cada vez menos, condição para que a pessoa saiba se posicionar frente a processos e inovações que a afetam (3ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • E Totalmente incorreta.
28

De acordo com ÁLVAREZ MENDEZ, sobre a avaliação, analisar a sentença abaixo:
A avaliação pode ser entendida como atividade crítica de aprendizagem e que, por meio dela, é possível adquirir conhecimento (1ª parte). O aluno não aprende sobre e a partir da própria avaliação, mas apenas sobre a correção dessa avaliação (2ª parte). A avaliação deve ser um exercício transparente em todo o seu trajeto, no qual seja garantida a publicidade e o conhecimento dos critérios que serão aplicados (3ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • C Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • E Totalmente incorreta.
29

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular - Etapa do Ensino Fundamental: Educação Física, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: _____________ como elemento essencial; _____________ (de maior ou menor grau), pautado(a) por uma lógica específica; e _____________ vinculado(a) com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde.

  • A movimento corporal | organização interna | produto cultural
  • B movimento corporal | produto cultural | organização interna
  • C organização interna | movimento corporal | produto cultural
  • D organização interna | produto cultural | movimento corporal
  • E produto cultural | organização interna | movimento corporal
30

Em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 7/2010, sobre as tecnologias, analisar a sentença abaixo:
As tecnologias da informação e comunicação constituem uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e pelos livros, todos podendo apoiar e enriquecer as aprendizagens (1ª parte). As tecnologias devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais, mas não como tecnologia assistiva (2ª parte). O conhecimento científico e as novas tecnologias constituem-se, cada vez menos, condição para que a pessoa saiba se posicionar frente a processos e inovações que a afetam (3ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • E Totalmente incorreta.