Resolver o Simulado Banco do Brasil - CESPE - Nível Médio

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Português

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Na linha 19 do texto CG4A1-II, os dois-pontos foram utilizados para introduzir uma

  • A ressalva.
  • B enumeração.
  • C enunciação.
  • D hipótese.
  • E explicação.
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Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CG4A1-II: “Na década de cinquenta, cresceu a participação feminina no mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio e em serviços públicos.” (R. 1 a 4). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • A Na década de cinquenta, cresceu, no mercado de trabalho, a participação especialmente feminina, no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos.
  • B Cresceu, na década de cinquenta — particularmente no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio ou em serviços públicos —, a participação feminina no mercado de trabalho.
  • C De modo especial cresceu na década de cinquenta no mercado de trabalho a participação feminina no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio ou em serviços públicos.
  • D Na década de cinquenta especialmente — no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos — cresceu a participação feminina no mercado de trabalho.
  • E A participação feminina cresceu na década de cinquenta no mercado de trabalho sobretudo, no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos.
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Infere-se do texto CG4A1-II que, na década de cinquenta, as mulheres

  • A começaram a ingressar no mercado de trabalho remunerado.
  • B começaram a ser bem remuneradas no mercado de trabalho.
  • C conquistaram o direito de exercer determinadas profissões.
  • D começaram a seguir determinado caminho que influenciou a sua relação com a vida doméstica.
  • E superaram os preconceitos que as impediam de ingressar no mercado de trabalho remunerado.
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A correção gramatical e o sentido do texto CG4A1-I seriam mantidos caso se suprimisse do texto

  • A a partícula “se” (l.24).
  • B a vírgula imediatamente após “para não pensar” (l.16).
  • C o vocábulo “já” (l.5).
  • D o vocábulo “ela”, em “ela já tinha ido para a escola” (l. 5 e 6).
  • E o acento do vocábulo “quê” (l.23).
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A correção gramatical e o sentido original do texto CG4A1-I seriam preservados caso

I os dois-pontos imediatamente após “diárias” (R.19) fossem substituídos por uma vírgula.

II o vocábulo “estéreis” (R.4) fosse substituído por desnecessários.

III se inserisse, no trecho “nunca poria os pés em um laboratório e não ousaria escrever versos” (R. 20 e 21), uma vírgula logo após “laboratório” e o vocábulo “não” fosse substituído por nem.

Assinale a opção correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas o item II está certo.
  • D Apenas o item III está certo.
  • E Todos os itens estão certos.
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No trecho “e que a única atividade caseira que oferecia tal benefício era aquela que apresentava o dom de ser quase infinita em suas demandas diárias: a culinária” (R. 17 a 20), do texto CG4A1-I, o vocábulo “demandas” foi empregado no sentido de

  • A diligência.
  • B exigência.
  • C determinação.
  • D desígnio.
  • E busca.
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A personagem Eurídice é expressamente caracterizada no texto CG4A1-I como uma mulher

  • A introspectiva.
  • B ousada.
  • C infeliz.
  • D proativa
  • E brilhante.
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Infere-se do texto CG4A1-I que a personagem Eurídice dedicava-se à culinária porque

  • A essa atividade era um meio de expressar suas potencialidades.
  • B ela alimentava aversão aos estudos acadêmicos.
  • C essa atividade consistia em uma das suas habilidades natas.
  • D ela tinha receio de fazer um curso superior.
  • E essa atividade permitia expandir suas relações interpessoais.
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Sem prejuízo à correção gramatical e aos sentidos do texto 1A1-II,o vocábulo “antes” (ℓ.23) poderia ser substituído por

  • A primeiramente.
  • B melhor.
  • C pelo contrário.
  • D outrora.
  • E até.
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É correto afirmar que o texto 1A2-I tem como finalidade

  • A realizar uma crítica de obras relativas à ética.
  • B discutir notícias relacionadas à ética.
  • C contar fatos cotidianos referentes ao tema da ética.
  • D explicar as consequências do comportamento ético.
  • E apresentar uma opinião sobre ética.

Raciocínio Lógico

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Assinale a opção que apresenta a proposição lógica que é equivalente à seguinte proposição:


“Se Carlos foi aprovado no concurso do TJ/PR, então Carlos possui o ensino médio completo.”

  • A “Carlos não foi aprovado no concurso do TJ/PR ou Carlos possui o ensino médio completo.”
  • B “Se Carlos não foi aprovado no concurso do TJ/PR, então Carlos não possui o ensino médio completo.”
  • C “Carlos possuir o ensino médio completo é condição suficiente para que ele seja aprovado no concurso do TJ/PR.”
  • D “Carlos ser aprovado no concurso do TJ/PR é condição necessária para que ele tenha o ensino médio completo.”
  • E “Carlos possui o ensino médio completo e não foi aprovado no concurso do TJ/PR.”
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Considere as seguintes sentenças.


I A ouvidoria da justiça recebe críticas e reclamações relacionadas ao Poder Judiciário do estado.

II Nenhuma mulher exerceu a presidência do Brasil até o ano 2018.

III Onde serão alocados os candidatos aprovados no concurso para técnico judiciário do TJ/PR?


Assinale a opção correta.

  • A Apenas a sentença I é proposição.
  • B Apenas a sentença III é proposição.
  • C Apenas as sentenças I e II são proposições.
  • D Apenas as sentenças II e III são proposições.
  • E Todas as sentenças são proposições.
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Para um conjunto qualquer X, n(X) representa a quantidade de elementos de X. Nesse sentido, considere que os conjuntos A, B e C tenham as seguintes propriedades:


• n(A) = n(B) = n(C) = 50;

n(A∩B) = n(A∩C) = n(B∩C) = 10;

n(A∩B∩C) = 0.


Nessa situação, n(A∪B∪C) é igual a

  • A 100.
  • B 110.
  • C 120.
  • D 130.
  • E 140.
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De acordo com o assunto de que tratavam, os processos de um departamento foram separados e guardados em capas brancas (B), vermelhas (V), laranjas (L) e azuis (A). O assistente administrativo responsável agrupou esses processos pelas respectivas cores das capas e os colocou em uma estante. Os de capas brancas ficaram à esquerda dos de capas vermelhas e dos de capas laranjas; os de capas azuis ficaram à direita dos de capas laranjas e à esquerda dos de capas vermelhas.


Nesse caso, da esquerda para a direita, os processos ficaram organizados, pelas cores das capas, na seguinte ordem:

  • A B – A – V – L.
  • B B – V – A – L.
  • C B – L – A – V.
  • D B – L – V – A.
  • E B – A – L – V.
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Alberto, Anderson, Bernardo, Cláudio, Dionísio e Tadeu, lotados em um mesmo departamento, viajarão a serviço, em duplas. Cada dupla utilizará um meio de transporte diferente: avião, trem ou carro. Alberto e Bernardo viajarão juntos; Anderson viajará de avião; Cláudio não formará dupla com Dionísio nem viajará de avião; Tadeu não viajará de trem.


Dessas informações conclui-se que

  • A Alberto viajará de trem, e Tadeu, de carro.
  • B Dionísio viajará de trem, e Anderson e Cláudio formarão uma dupla.
  • C Tadeu formará dupla com Dionísio, e Bernardo viajará de avião.
  • D Bernardo viajará de carro, e Cláudio, de avião.
  • E Anderson viajará de avião, e Alberto, de carro.
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Em uma consulta a 600 estudantes de uma escola acerca da preferência deles entre teatro ou cinema, apenas 50 deles não gostam de cinema nem de teatro. Entre os demais, 370 gostam de teatro e 420 gostam de cinema. Nesse caso, a quantidade desses estudantes que gostam de teatro e cinema é igual a

  • A 50.
  • B 130.
  • C 180.
  • D 240.
  • E 370.
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As proposições seguintes constituem as premissas de um argumento.

• Bianca não é professora.

• Se Paulo é técnico de contabilidade, então Bianca é professora.

• Se Ana não trabalha na área de informática, então Paulo é técnico de contabilidade.

• Carlos é especialista em recursos humanos, ou Ana não trabalha na área de informática, ou Bianca é professora.

Assinale a opção correspondente à conclusão que torna esse argumento um argumento válido.

  • A Carlos não é especialista em recursos humanos e Paulo não é técnico de contabilidade.
  • B Ana não trabalha na área de informática e Paulo é técnico de contabilidade.
  • C Carlos é especialista em recursos humanos e Ana trabalha na área de informática.
  • D Bianca não é professora e Paulo é técnico de contabilidade.
  • E Paulo não é técnico de contabilidade e Ana não trabalha na área de informática.
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      Determinado departamento da PMSP recebeu recentemente 120 novos assistentes administrativos. Sabe-se que 70 deles são especialistas na área de gestão de recursos humanos (RH); 50, na área de produção de material de divulgação (MD); e 60, na de administração financeira (AF). Observou-se também que nenhum deles é especialista em mais de duas dessas três atividades; exatamente 25 deles são especialistas tanto em RH quanto em AF e nenhum deles é especialista tanto em AF quanto em MD. Além disso, verificou-se que nenhum deles é especialista em qualquer outra área além dessas três citadas.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a quantidade de novos assistentes administrativos que são especialistas tanto na área de recursos humanos (RH) quanto na área de produção de material de divulgação (MD) é igual a

  • A 5.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 35.
  • E 45.
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Considere a seguinte informação para responder às quatro próximas questões: a Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) é subdividida em 32 subprefeituras e cada uma dessas subprefeituras administra vários distritos.

A tabela a seguir, relativa ao ano de 2010, mostra as populações dos quatro distritos que formam certa região administrativa do município de São Paulo.

                  

Considerando-se a tabela apresentada, é correto afirmar que, se, em 2010, um habitante dessa região administrativa tivesse sido selecionado ao acaso, a chance de esse habitante ser morador do distrito Jardim Paulista seria

  • A inferior a 21%.
  • B superior a 21% e inferior a 25%.
  • C superior a 25% e inferior a 29%.
  • D superior a 29% e inferior a 33%.
  • E superior a 33%.
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Considere a seguinte informação para responder às quatro próximas questões: a Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) é subdividida em 32 subprefeituras e cada uma dessas subprefeituras administra vários distritos.

            

Em determinado dia, a subprefeitura de Pinheiros atendeu 470 pessoas diferentes, 230 homens e 240 mulheres, com demandas por serviços, conforme mostrado na tabela precedente. A cada solicitação de serviço, uma ficha de atendimento foi emitida e, ao final do dia, todas essas fichas foram arquivadas. Se uma dessas 470 fichas de atendimento for escolhida ao acaso, a probabilidade de que ela seja relacionada a coleta de lixo solicitada por mulheres ou a serviços solicitados por homens será

  • A inferior a 0,2.
  • B superior a 0,2 e inferior a 0,3.
  • C superior a 0,3 e inferior a 0,4.
  • D superior a 0,4 e inferior a 0,5.
  • E superior a 0,5.

Pedagogia

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O ensino da Língua Brasileira de Sinais deve ser garantido e incluído em cursos de formação nos sistemas educacionais

  • A federal e estadual, nos níveis superior e fundamental.
  • B federal e municipal, nos níveis médio e fundamental.
  • C estadual e municipal, nos níveis superior e fundamental.
  • D estadual e municipal, nos níveis médio e fundamental.
  • E federal, estadual e municipal, nos níveis superior e médio.
22

Os membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior exercem função

  • A remunerada, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares.
  • B remunerada, sem precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares.
  • C não remunerada, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares.
  • D não remunerada, sem precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares.
  • E remunerada, fazendo jus, quando convocados, a transporte e diárias.
23

As instituições de ensino superior privadas são originalmente credenciadas como

  • A faculdades.
  • B universidades.
  • C centros universitários.
  • D centros de ensino superior.
  • E centros de ensino e pesquisa superior.
24

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é constituída, entre outros, pelos(as)

  • A Institutos Federais e Universidades Federais.
  • B Institutos Federais e Colégio Pedro II.
  • C Universidades Federais e Colégio Pedro II.
  • D Universidades Católicas e Universidades Federais.
  • E Universidades Católicas e Colégio Pedro II.
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No que se refere à prevenção de acidentes no percurso da escola, nas suas proximidades e dentro do próprio ambiente escolar, assinale a opção correta.

  • A As crianças com idade abaixo de dez anos podem ser transportadas no banco da frente do carro.
  • B Os pais ou responsáveis devem respeitar a travessia da rua na faixa de pedestre sempre que for possível.
  • C A criança que for transportada para a escola em bicicleta ou motocicleta deverá ser acomodada no assento traseiro existente nesses veículos.
  • D A criança que for para a escola de patins deverá estar equipada com capacete e protetores para punhos, cotovelos e joelhos.
  • E As piscinas das escolas devem ser protegidas exclusivamente com cercas.
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A respeito das relações da família com a escola no processo de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A A participação dos pais é desnecessária no processo de orientação educacional, uma atribuição exclusiva do pedagogo escolar.
  • B A comunidade não é considerada parte integrante do processo de aprendizagem da criança.
  • C Família e escola desempenham papéis essenciais, mas excludentes, no que se refere à educação e ao desenvolvimento da criança.
  • D A educação da criança e do adolescente é uma atribuição restrita ao Estado.
  • E A família desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo.
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André, um pré-escolar de três anos de idade, foi matriculado, no início de 2017, em uma escola pública municipal. No ato da matrícula, a mãe apresentou a caderneta de saúde da criança e informou que a gestação de André tinha sido normal. Segundo ela, a criança tinha nascido saudável e recebido alta da maternidade no segundo dia de vida. Relatou, ainda, que sua família estava sendo acompanhada pela equipe de saúde da família e que, até o momento da matrícula, André não havia apresentado nenhum problema de saúde e não existiam recomendações médicas específicas relativas à saúde do filho.


Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar, de acordo com o Programa Saúde na Escola, que André deverá ser submetido à

  • A medição da altura mensalmente.
  • B aferição da pressão arterial diariamente.
  • C avaliação clínica e psicossocial.
  • D avaliação da acuidade auditiva.
  • E avaliação clínica, apenas.
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Um ambiente educacional seguro caracteriza-se por possuir

  • A escada com corrimão, peitoris ou guarda-corpos e faixas antiderrapantes nos degraus.
  • B portas dos banheiros infantis com fechaduras.
  • C mesas dos professores, carteiras dos alunos e outros mobiliários com cantos agudos.
  • D brinquedos e materiais pedagógicos com certificação de segurança, ainda que selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
  • E área de recreação externa contígua à circulação de veículos e de pedestres.
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Assinale a opção correta, a respeito do processo de aprendizagem.

  • A O processo de aprendizagem pressupõe relações de afetividade entre a família e a escola.
  • B Ambientes escolares hostis comprometem o desenvolvimento do aluno, mas não afetam o seu comportamento social.
  • C A aprendizagem envolve processos naturais e biológicos, mas não a relação particular do indivíduo com o meio ambiente.
  • D A dimensão cognitiva da aprendizagem restringe-se ao aspecto intelectual do indivíduo.
  • E A afetividade desempenha um papel secundário no processo de elaboração do conhecimento e de desenvolvimento da criança.
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Assinale a opção que apresenta um hábito higiênico simples que, ao ser adotado pelo cuidador, previne a transmissão de doenças infecciosas durante a troca de fralda de bebês em instituições de educação infantil.

  • A higienização dos colchonetes de troca de fraldas uma vez por dia
  • B descarte das fraldas sujas em cesto de lixo posicionado sobre o balcão de higienização da criança
  • C higienização das mãos antes e depois do manuseio de cada bebê
  • D utilização de luvas descartáveis novas a cada novo contato com diferentes bebês
  • E utilização de fraldas de pano pré-lavadas em cada troca
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