Resolver o Simulado CREMEPE - Agente Administrativo - IDIB - Nível Médio

0 / 35

Arquivologia

1

Um dos principais instrumentos da gestão arquivística é a tabela de temporalidade. A respeito dessa ferramenta, avalie as assertivas a seguir e atribua “V” para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:

( ) A tabela de temporalidade é um instrumento de controle de documentos que tem como base, entre outros elementos, a teoria das três idades.

( ) Visando uma maior padronização nos sistemas de gestão de arquivos, as tabelas de temporalidade dos órgãos públicos e privados brasileiros seguem um mesmo padrão, definido pelo arquivo nacional.

( ) A tabela de temporalidade é uma ferramenta de controle de documentos que define o tempo que cada tipo de documento deve permanecer em cada etapa de arquivamento (corrente, intermediário), bem como sua destinação final, se armazenado no arquivo permanente ou eliminado.

( ) A tabela de temporalidade tem como principal objetivo evidenciar a morosidade dos sistemas de arquivo, facilitando a identificação de gargalos ao longo do processo arquivístico.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
  • A V, V, F, V
  • B V, F, V, F
  • C F, V, V, V
  • D V, V, V, F

Redação Oficial

2

Nas comunicações oficiais, os fechos servem para finalizar e arrematar o texto dos documentos, além de saudar o destinatário. Inicialmente, a Portaria nº 1, de 1937, do Ministério da Justiça, regulou 15 possibilidades de fechos para as comunicações oficiais. Entretanto, a fim de simplificá-las, a 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República, estabelece o emprego de apenas 2 fechos, sendo cada fecho adequado a destinatários de determinado nível hierárquico.
Com base no enunciado, assinale a alternativa que apresenta os dois fechos estabelecidos pela 3ª edição do referido manual, bem como apresenta corretamente os níveis hierárquicos para os quais cada fecho é direcionado.

  • A Atenciosamente: para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos / Respeitosamente: para autoridades de hierarquia superior à do remetente.
  • B Atenciosamente: para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos / Cordialmente: para autoridades de hierarquia superior à do remetente.
  • C Cordialmente: para autoridades de hierarquia superior à do remetente / Graciosamente: para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.
  • D Respeitosamente: para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos / Graciosamente: para autoridades de hierarquia superior à do remetente.

Arquivologia

3

A fim de simplificar e conferir maior fluidez às comunicações oficiais, é possível, em determinadas situações, substituir os pronomes de tratamento por suas formas abreviadas. Quanto às abreviaturas dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1ª Coluna: Abreviaturas dos pronomes de tratamento 1 V. A 2 V. Em. ª 3 V. Ex. ª 4 V. Mag. ª 5 V. M.
2ª Coluna: Destinatários ( ) Reis e imperadores ( ) Altas autoridades ( ) Reitores de universidades ( ) Príncipes e duques ( ) Cardeais
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

  • A 1, 2, 5, 3, 4
  • B 1, 3, 4, 5, 2
  • C 5, 3, 4, 1, 2
  • D 1, 2, 5, 4, 3
4

Quanto à teoria das três idades, uma das mais difundidas e fundamentais da gestão arquivística, avalie as afirmativas a seguir e atribua “V” para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:
( ) A primeira idade, ou arquivos correntes, é aquela que reúne os documentos de uso frequente e que precisam estar a fácil acesso a quem deles precisar. ( ) Essa teoria propõe três estágios para os documentos em um arquivo, onde a classificação dos documentos, em cada um desses estágios, depende da recorrência de sua utilização e do seu valor (primário ou secundário). ( ) Na segunda idade, ou arquivo intermediário, o documento não é mais de uso frequente, mas, como ainda possui valor secundário, ainda é possível que ele seja consultado. ( ) A terceira fase, ou arquivo permanente, reúne os documentos que, muito embora tenham perdido seu valor administrativo, devem ser mantidos, pois ainda possuem valor histórico (informativo) ou legal (probatório). ( ) Os documentos classificados como de primeira idade possuem valor primário, enquanto os documentos de segunda e terceira idade possuem valor secundário.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

  • A V, V, V, V, V
  • B V, V, F, V, F
  • C V, V, V, F, V
  • D V, F, V, V, V
5

Considerando os principais métodos de arquivamento de documentos, assinale a alternativa que não apresenta um desses métodos.

  • A alfabético
  • B alfanumérico
  • C geográfico
  • D sequenciamento longitudinal

Redação Oficial

6

Os elementos dispostos a seguir são considerados fundamentais e indispensáveis na estrutura de uma ata de reunião, exceto

  • A definição completa da pauta da próxima reunião.
  • B decisões e compromissos a respeito dos pontos discutidos.
  • C data, local e horário da reunião.
  • D pauta da reunião.

Arquivologia

7

Acerca das técnicas de arquivamento, analise as afirmativas a seguir:


I. O arquivamento por assunto resulta da aplicação concomitante dos métodos alfabético e numérico.

II. O método numérico é sempre cronológico.

III. Atualmente, o método geográfico vem sendo substituído pelo método alfabético.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.
8

No arquivamento de documentos, a sigla MDA significa

  • A memória de documentos arquivados.
  • B memória documental avançada.
  • C massa documental acumulada.
  • D massa de documentos arquivados.
9

Sobre os ofícios, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Os ofícios com assinatura digital têm o mesmo valor legal daqueles com assinatura à mão.
  • B O ofício institucional se caracteriza por constar sempre um pedido de providências entre órgãos públicos.
  • C O ofício oriundo de um órgão colegiado não precisa ser necessariamente assinado por todos os membros que o compõem.
  • D Não é obrigatório numerar o ofício que contém apenas uma página.

Redação Oficial

10

Acerca das atas e memorandos, analise as afirmativas a seguir:


I. A ata e o memorando diferem quanto à forma, mas têm a mesma finalidade.

II. Todo memorando deve conter o endereçamento.

III. Na identificação do signatário do memorando, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.

Administração Geral

11

De acordo com Maximiano (2000), as organizações são compostas por três grupos de componentes, sendo estes: os recursos, a organização e os objetivos. Assinale a alternativa que apresente somente componentes do grupo organização.

  • A processos de transformação, informações e serviços
  • B produtos, divisão do trabalho e finanças
  • C coordenação, divisão do trabalho e informações
  • D divisão do trabalho, processos de transformação e coordenação
12

Chiavenato (1995) aponta várias características do planejamento, exceto que

  • A visa relacionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação.
  • B é sistêmico, pois deve considerar a empresa ou o órgão ou a unidade como uma totalidade.
  • C visa determinar como as variáveis externas irão se comportar no futuro e como as empresas devem se comportar de acordo com as influências externas.
  • D é uma técnica de mudança e inovação.
13

Analise as afirmativas a seguir sobre a etiqueta empresarial:


I. Atualmente, as chamadas soft skills têm sido valorizadas no contexto da etiqueta empresarial.

II. Quanto mais extrovertido e indiscreto for o profissional no ambiente de trabalho, mais ganhará a confiança e o respeito dos seus superiores.

III. A etiqueta empresarial tem por base os ensinamentos recebidos de pai para filho, os quais, bem ou mal, se estendem para o convívio com amigos, familiares e colegas de trabalho.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.
14

Sobre o planejamento estratégico, assinale a alternativa correta.

  • A A gestão estratégica é menos ampla do que o planejamento estratégico, já que, ao contrário daquela, esse último tem longevidade.
  • B A fim de evitar o controle das organizações pelos níveis superiores, o planejamento estratégico prega que apenas a base da organização está encarregada de tomar decisões estratégicas.
  • C Como o planejamento estratégico é dinâmico, ele deve ser monitorado com frequência.
  • D Como forma de minimizar os custos financeiros das organizações, a perspectiva do cliente, no planejamento estratégico, deve ser desconsiderada na elaboração da estratégia.
15

Assinale abaixo o grupo de conceitos que estão corretamente associados à chamada análise de SWOT.

  • A Soberania e Organização
  • B Forças e Ameaças
  • C Sinceridade e Tempo
  • D Sentimentos e Trabalho
16

Sobre os mapas estratégicos, analise as afirmativas a seguir:


I. Os mapas estratégicos auxiliam na visualização dos objetivos estratégicos e dos indicadores envolvidos.

II. O mapa estratégico é o papel impresso, em cores, da história da estratégia de uma organização.

III. É proibido colocar, no mapa estratégico, os fatores ou objetivos da organização.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e II.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.
17

Analise as afirmativas a seguir sobre a Administração e o Planejamento:


I. As instituições públicas, por sofrerem ingerência dos governos, não devem adotar as técnicas administrativas aplicadas pelas instituições privadas.

II. A Administração não foca na necessidade de medição do desempenho dos órgãos públicos, pois objetiva basicamente que eles cumpram as suas finalidades institucionais.

III. Planejar é a arte de promover a abundância de recursos e o excesso de competividade nas organizações.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.
18

Assinale a alternativa que indica corretamente uma característica da gestão estratégica.

  • A foco no curto prazo
  • B demissão de stakeholders
  • C postergação das decisões
  • D sustentabilidade
19

Analise as afirmativas a seguir sobre a Administração Financeira:


I. A Administração Financeira é a arte direcionada a solucionar os problemas mais complexos no tocante à aplicação do orçamento no setor público, bem como estudar a respectiva participação popular.

II. A análise de retorno e risco financeiro é temática relevante no campo da Administração Financeira.

III. A Administração Financeira prega a responsabilidade do consumidor através da realização de compras à vista, razão pela qual elimina qualquer hipótese de análise de financiamentos de longo prazo ou curto prazo.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em II.
  • C apenas em III.
  • D em I, II e III.
20

Acerca da qualidade em serviços, analise as afirmativas a seguir:


I. Não há como medir a qualidade de serviços intangíveis.

II. A qualidade em serviços é aferida objetivamente, pois as pessoas, enquanto consumidores, têm a mesma percepção sobre determinado produto ou serviço.

III. A qualidade dos serviços é medida em função da máxima qualificação técnica, e não pela qualidade esperada e a experimentada.


É correto o que se afirma

  • A apenas em I.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e III.
  • D em nenhuma das afirmativas.

Direito Administrativo

21

“Os princípios constitucionais do direito devem ser observados por todos os Poderes, quando eles estiverem em exercício de funções administrativas. Também, devem ser observados por todos os entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), alcançando a Administração Direta e Indireta. Sendo assim, os princípios se aplicam às autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, agências reguladoras e executivas e pessoas integrantes da Administração Pública, independente da atividade que desempenham”. (ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo descomplicado. 19 ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: forense; São Paulo: MÉTODO, 2011) Acerca dos princípios administrativos, assinale a afirmativa incorreta.

  • A O princípio da impessoalidade visa assegurar a transparência na administração, visto que os bens pertencem à sociedade, e não ao administrador público.
  • B O princípio da moralidade diz respeito à moral jurídica, e não à moral comum.
  • C O princípio da eficiência baseia-se no alcance dos melhores resultados, ao menor custo possível. Dessa forma, a eficiência não é um conceito jurídico, mas sim econômico, pois ela implica e medição dos custos de forma racional, para fins de satisfazer o interesse público.
  • D O princípio da legalidade surgiu com o Estado de Direito, e encontra fundamento constitucional no artigo 5º, II, prescrevendo que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
22

Quanto às autarquias, analise as afirmativas a seguir:
I. São criadas por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios. II. Integram a administração pública direta. III. As autarquias têm personalidade jurídica de direito público.
É correto o que se afirma

  • A apenas em II e III.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em I e II.
  • D em I, II e III.
23

No que se refere aos poderes da administração pública, analise as afirmativas a seguir:
I. O poder disciplinar serve para apurar infrações e aplicar sanções, aos agentes públicos, pela lei, aos contratados, pela lei e pelo contrato. II. O poder hierárquico é utilizado pela Administração para que ela possa organizar, estruturar, estabelecer relações de coordenação e subordinação entre seus órgãos e seus servidores. III. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
É correto o que se afirma

  • A em I, II e III.
  • B apenas em I e II.
  • C apenas em I e III.
  • D apenas em II e III.
24

No que tange à Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a afirmativa incorreta.

  • A O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.
  • B O desatendimento da intimação importa o reconhecimento da verdade dos fatos e a renúncia a direito pelo administrado.
  • C Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.
  • D A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
25

De acordo com a Lei 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
  • B As obras, serviços, compras e alienações efetivados pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário não são atingidos pela exigência de licitação.
  • C Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação.
  • D Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
26

No que diz respeito à Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), analise as afirmativas a seguir:
I. Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. II. Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. III. Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. IV. O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não está sujeito às cominações legais.
É correto o que se afirma

  • A apenas em I e III.
  • B apenas em II, III e IV.
  • C apenas em I, II e III.
  • D apenas em I e II.
27

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, ato administrativo é a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob o regime jurídico de direito público e sujeita ao controle pelo Poder Público. (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 23ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2010).
De acordo com a doutrina dominante, configura-se como elemento do ato administrativo, exceto

  • A discricionaridade.
  • B finalidade.
  • C objeto.
  • D forma.
28

Assinale a alternativa que representa corretamente a encampação no âmbito dos serviços públicos.

  • A A encampação significa o pagamento efetuado pelo poder concedente à empresa concessionária do serviço público.
  • B A encampação consiste na ratificação da celebração do contrato de prestação do serviço público pelo chefe do Poder Executivo.
  • C A encampação se instrumentaliza através da emissão de nota de empenho.
  • D A encampação implica na retomada do serviço público pelo poder concedente.
29

Sobre os atributos dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

  • A Os atributos dos atos administrativos são os mesmos atributos do poder de polícia.
  • B Os princípios da impessoalidade e da moralidade, dentre outros, são atributos dos atos administrativos.
  • C Há atributo do ato administrativo que afasta a ideia da presunção absoluta de legalidade dos atos administrativos.
  • D A finalidade, a forma e o motivo são atributos dos atos administrativos discricionários.
30

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, considera-se contrato

  • A toda parceria entre a Administração Pública e o particular, em que haja a estipulação de obrigações unilaterais.
  • B todo e qualquer ajuste entre a Administração Pública e o particular, em que haja a imposição de vontade daquela para este último.
  • C todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
  • D todo e qualquer documento celebrado por órgãos ou entidades da Administração Pública com particulares, em que haja expressamente a denominação “contrato”.

Administração Pública

31

A gestão pública é regida em critérios que são a eficiência, eficácia, qualidade e desempenho, sendo suas principais características, EXCETO:

  • A Disciplina no uso de recursos.
  • B Centralização administrativa.
  • C Administração profissional, autônoma e organizada de carreira.
  • D Uso de indicadores de desempenho transparentes.
32

O modelo gerencial de administração pública se diferencia do modelo burocrático por:

  • A Ser obediente às regras e aos procedimentos.
  • B Operar sistemas administrativos.
  • C Concentrar-se no processo.
  • D Orienta-se por resultados.
33

Da Administração Pública Indireta derivam:

  • A Ministérios.
  • B Prefeituras.
  • C Empresas Públicas.
  • D Secretarias de Estado.
34
“A Administração Pública é um conjunto de atividades do Estado que auxiliam as instituições públicas de cúpula no exercício de funções do governo, que organizam a realização das finalidades públicas postas por tais instituições e que produzem produtos e serviços, bens e utilidades para a população, como, por exemplo, educação, calçamento de ruas, coleta de lixo.” (MEDAUAR, 2010, p. 48). O autor da sentença acima destaca o conceito da Administração Pública sob o prisma:
  • A Organizacional
  • B Funcional
  • C Político
  • D Patrimonial
35
Suponha que uma companhia venha a adquirir outra e juntas consigam 80% do seu mercado. Nesse momento, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que é uma autarquia federal brasileira, avalia e julga se a operação causará danos à concorrência. Neste caso específico, que tipo de função o Estado brasileiro está desempenhando a partir desta autarquia?
  • A Legislativa
  • B Jurisdicional
  • C Administrativa
  • D Política