Resolver o Simulado Fisioterapeuta - Nível Superior

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Fisioterapia

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Distúrbios osteomusculares, dores lombares e diversas outras disfunções musculoesqueléticas estão entre os problemas mais comuns enfrentados pela população brasileira e mundial. As disfunções musculoesqueléticas são as principais expressões de doenças como artrite e a osteoartrose. Já os distúrbios osteomusculares podem gerar diferentes graus de incapacidade funcional, afetando a qualidade de vida desses indivíduos (Walsh et al., 2004). As doenças reumáticas, por sua vez, podem ser agudas, recorrentes ou crônicas, atingindo pessoas de todas as idades. Como causa frequente de disfunções limitantes, as doenças reumáticas são, no seu conjunto, as principais responsáveis pelo custo com a saúde, quer sejam eles diretos, como consultas, medicamentos ou cuidados de reabilitação, quer sejam indiretos (Portugal, 2013). Sobre as disfunções reumatológicas marque V ou F e assinale a alternativa correta:

( ) Na maioria das vezes, as doenças reumáticas são acompanhadas de fatores estressantes, portanto, se faz necessário analisar cuidadosamente a influência de fatores emocionais (Farias, Moreira, Medeiros & Oliveira, 2001; Nery, Borba & Neto, 2004).

( ) As repercussões psicológicas como os sentimentos negativos vivenciados não são sempre esperados, pois não se tratam de doenças dolorosas e limitantes (Sato et al., 2004).

( ) O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo aliviar a dor, fortalecer os músculos, mobilizar as articulações, melhorar a coordenação, minimizar deformidades, treinar o sentido de posição para reduzir o estresse postural e ajudar na manutenção da funcionalidade (Thomson, Skinner & Piercy, 2002)

( ) A fisioterapia busca alcançar, através de metodologias e técnicas próprias, baseadas na utilização terapêutica dos movimentos e dos fenômenos físicos, uma melhor qualidade de vida frente às disfunções intercorrentes (Viñas, Biazus & Rodrigues, 2008).

( ) Um programa de atividade física reduz as relações sociais e aumenta a chance de aparecimento de doenças psicossociais como a depressão (Borges, 2006).


  • A V,V,V,V,F
  • B F,V,V,V,F
  • C V,F,V,V,F
  • D F,F,F,V,V
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Conforme Oliveira et al (2010), estudos recentes sobre a morbidade entre as regiões do Brasil, indicam que a primeira causa de internação hospitalar em crianças de zero a quatro anos são as doenças do aparelho respiratório, seguidas das doenças infecciosas e parasitárias. Sendo assim, o fisioterapeuta, profissional muito presente nesse contexto, necessita buscar uma abordagem especificamente voltada para crianças, repensando constantemente suas práticas para a promoção da saúde da criança em ambientes hospitalares (SÁ e GOMES, 2014).Sobre a fisioterapia e as disfunções pediátricas assinale a alternativa incorreta:

  • A A atividade lúdica deve ser sempre, que possível, associada ao processo de reabilitação, pois o brincar faz parte da infância. Ao utilizar as atividades lúdicas vinculadas à terapia proporciona humanização, melhor relacionamento terapeuta-paciente, adesão ao tratamento e, com isso, melhora cognitiva, motora, sensorial e social (BRUNELLO, 2001; AZEVEDO, 2007; SCHENKEL et al., 2013).
  • B Apesar de haver pesquisas envolvendo a atividade lúdica nas diversas áreas da saúde, há necessidade de mais estudos no contexto da fisioterapia em pediatria, uma vez que grande parte dos estudos que trazem essa abordagem como tema principal esta voltada à área da psicologia, sendo a ludoterapia modalidade terapêutica da psicologia, restringindo a utilização da atividade lúdica em outras áreas da saúde (AZEVEDO, 2007).
  • C Em essência, o desenvolvimento de habilidades motoras nos primeiros anos de vida constitui o alicerce para permitir que a criança controle seu corpo e interaja com o meio ambiente, assim, realiza movimentos cada vez mais complexos fundamentais para as atividades diárias. Essa complexidade envolvida no controle motor é conduzida não apenas pela maturação do sistema nervoso central, mas também requer suporte do ambiente ou contexto em que a criança está inserida, bem como, das oportunidades para adquirir e aperfeiçoar tais habilidades (FAVAZZA; SIPERSTEIN, 2016).
  • D Sabe-se que o desenvolvimento motor típico não ocorre para todas as crianças, sendo que em algumas situações elas podem experimentar dificuldades relacionadas à estabilidade, equilíbrio postural, locomoção e manipulação de objetos (FAVAZZA; SIPERSTEIN, 2016).
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A eletroterapia tem sido uma das habilidades-chave da fisioterapia, com uma longa história na prática clínica desde seu princípio mais remoto, com o uso de calor, frio e estimulação elétrica. Nos últimos anos, tem-se visto o acréscimo de inúmeros outros agentes de tratamento ao repertório. Apesar dessa história e de sua ampla e contínua utilização, tanto os princípios físicos quanto fisiológicos subjacentes ao seu uso ainda são com frequência mal compreendidos e as evidências de sua eficácia - ou não-eficácia - geralmente não são levadas em conta na prática diária. Sobre a eletroterapia assinale a alternativa incorreta:

  • A A eletroterapia pode ser usada no programa de tratamento de qualquer paciente.
  • B É importante que todas as interações para tratamento sejam documentadas e assinadas. Essas devem incluir avaliações, indicações sobre o uso, resultados dos testes de sensibilidade da pele, modalidade e aparelho utilizado, regulagem de tempo e parâmetros e efeitos do tratamento -benéficos ou adversos - assim como os resultados. Como parte do processo de avaliação, qualquer droga que esteja sendo tomada pelo paciente precisa ser identificada, já que elas podem sensibilizar ou mascarar a condição e, assim, alterar sua resposta à intervenção.
  • C O paciente precisa ser capaz de contatar o fisioterapeuta todo o tempo durante a sessão de tratamento. Os pacientes devem ser alertados para que não se movam durante o tratamento nem toquem no aparelho ou nos controles, a menos que o equipamento contenha um dispositivo interruptor para uso do paciente, caso no qual eles devem ser instruídos sobre seu uso.
  • D Independente do modo de tratamento usado, os fisioterapeutas têm o dever de cuidar do paciente e devem se confinar ao seu escopo de prática no uso das modalidades eletrofísicas, levando em conta os efeitos fisiológicos e terapêuticos, a segurança da aplicação e as precauções e contra-indicações
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Modalidade terapêutica, que utiliza agentes térmicos como princípio de tratamento. A divisão da ____________ pode ser visualizada da seguinte forma: __________– ou termoterapia de adição – utilização terapêutica de recursos para aplicação de calor no corpo e aumento da temperatura. ____________– ou termoterapia de subtração - utilização terapêutica de recursos para retirada de calor no corpo e diminuição da temperatura (crioterapia). Assinale a alternativa correta:

  • A Hidroterapia – Hipertermoterapia- Hipotermoterapia
  • B Termoterapia- Hipertermoterapia- Hipotermoterapia
  • C Termoterapia – Hipotermoterapia-Hipertermoterapia
  • D Termotarapia – Hiperterapia – Hipoterapia
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A Cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas de movimento. Trata-se da parte da Fisioterapia que se ocupa dos EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS. O fisioterapeuta deve:


I - Proporcionar um atendimento abrangente e personalizado aos pacientes;

II - Confiar em habilidades especiais para a tomada de decisões clínicas;

III- Implementar uma grande variedade de intervenções terapêuticas que sejam complementares;

IV- Promover a independência do paciente sempre que possível.

  • A Todas as alternativas estão incorretas
  • B Todas as alternativas estão corretas
  • C I e II estão corretas e lll está incorreta
  • D I e lll estão incorretas
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Os fundamentos básicos de biomecânica são de suma importância, norteando todo o estudo do movimento juntamente com a cinesiologia, permitindo assim a análise biomecânica do movimento humano para guiar o diagnóstico e a terapêutica da Fisioterapia. A biomecânica aplica os princípios da mecânica/física dos organismos vivos, a qual é dividida e subdividida em, EXCETO:
  • A Cinética
  • B Cinemática
  • C Prolático
  • D Estática
  • E Dinâmica
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Eletroterapia consiste no uso de correntes elétricas para a realização de um tratamento fisioterápico. Existem variadas técnicas de aplicação da eletroterapia, com o uso de aparelhos específicos, que podem contribuir de maneiras diferentes durante o tratamento de reabilitação. As principais são, EXCETO:
  • A TENS - Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea.
  • B Corrente Russa.
  • C FES - Estimulação elétrica funcional
  • D Diternia por Ondas.
  • E Fotoquimioterapia com psoraleno – PUVA
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Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica. Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
  • A 10 dias; 10 dias; 48 horas.
  • B 10 dias; 20 dias; 36 horas.
  • C 20 dias; 10 dias; 24 horas.
  • D 15 dias; 15 dias; 72 horas.
  • E Nenhuma das alternativas acima.
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A órtese é definida como uma peça ou aparelho de correção ou complementação de membros ou órgãos do corpo. Também fixada como qualquer material permanente ou transitório que auxilie as funções de um membro, órgão ou tecido, desde que sua colocação ou remoção não requeiram a realização de ato cirúrgico. As órteses de membros inferiores são comumente indicadas para, EXCETO:
  • A Facilitar/auxiliar o ortostatismo,
  • B Imobilizar segmentos articulares durante processos inflamatórios ou após intervenções cirúrgicas,
  • C Prevenir/evitar/ corrigir a instalação de deformidades,
  • D Evitar ou minimizar a dor,
  • E Permitir/facilitar/garantir uma marcha funcional e insegura para a pessoa sem deficiência de natureza transitória ou definitiva.
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A fisioterapia ______________, tem como principal objetivo tratar as possíveis alterações que estejam relacionadas com o assoalho pélvico. Entre essas alterações estão à incontinência fecal ou urinária, a disfunção sexual e os prolapsos genitais. Deste modo, essa especialidade pode aumentar e melhorar a qualidade de vida e o desempenho sexual dos pacientes. De qual tratamento está sendo mencionado?
  • A Traumatológicas
  • B Eletrotermofototerápicos
  • C Uroginecológica
  • D Fototerapia
  • E Farmacoterapia

Português

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Leia o Texto para responder à questão.


Febre amarela pode virar uma endemia em São Paulo: o que fazer

A circulação do vírus no estado deve virar uma constante, o que exige cuidados a mais

com vacinação e controle dos mosquitos nos próximos dias e anos


    É possível que a febre amarela vire uma endemia no estado de São Paulo (SP). Ou seja, o ciclo de transmissão deve se manter ao menos pelos próximos anos. Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, o fato de macacos terem sido flagrados com o vírus no inverno sugere que essa doença veio para ficar, exigindo cuidados adicionais com a vacina. 
    Atenção: isso não quer dizer que todo ponto do estado possui um alto risco de infecções, nem que a febre amarela se urbanizou. Por enquanto, ela segue eminentemente restrita a zonas próximas a mata, onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
    A diferença é que, ao contrário de anos atrás, o vírus não é mais um visitante. Ele chegou às regiões de mata e, possivelmente, vai virar uma ameaça crônica a quem visita essas regiões ou cidades relativamente próximas a elas. Não há, por ora, risco iminente de a febre amarela ser transmitida pelo Aedes aegypti.
    De qualquer forma, essa possibilidade de endemia em São Paulo reforça a necessidade de pensar na vacinação. No momento, os governos federal, estadual e municipal já estão conduzindo campanhas para bloquear o surto.
    A ideia é, com o auxílio de doses fracionadas, impedir que a febre amarela se alastre para regiões urbanas. Mas a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo já disse que almeja imunizar praticamente toda a população sem contraindicação contra essa doença. 
    Da sua parte, é vital checar se a região em que você mora ou trabalha oferece um risco de contágio para febre amarela. Vai viajar? Então pesquise se o destino teve surtos ou se é uma zona com indicação para a vacina.
Disponível em:
https://saude.abril.com.br/medicina/febre-amarela-endemia-em-sao-paulo-o-que-fazer/. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. 

[...] onde os mosquitos Sabethes e Haemagogus a transmitem para os macacos e os seres humanos das redondezas.
Considerando as regras da norma-padrão, o pronome da estrutura em destaque PODE ocupar a posição de:

  • A proclítica, somente.
  • B proclítica e enclítica.
  • C mesolítica e proclítica.
  • D mesoclítica, somente.
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Uma Lição de Vida

     Coprodução entre EUA, Quênia e Reino Unido, e dirigido por Justin Chadwick (Mandela: O Caminho para a Liberdade), Uma Lição de Vida promete emocionar com história verídica.
     Num vilarejo do Quênia, Maruge (Oliver Litondo) ouve no rádio o anúncio da educação gratuita para todos. Não tendo tido oportunidade de estudar no passado, o senhor de 84 anos – um veterano da tribo Mau Mau que lutou para libertar o Quênia dos ingleses – bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler. Rejeitado de início, Maruge não desiste: já de uniforme escolar e uma pequena bolsa a tiracolo, volta a pedir por uma vaga e insiste até ser aceito pela professora Jane (Naomie Harris). Em meio a lembranças do doloroso passado, Maruge tem de enfrentar a revolta e as ameaças das autoridades, dos moradores da região e dos pais dos alunos, inconformados por um idoso ter sido aceito em uma classe de crianças de seis anos de idade.
     A despeito da péssima escolha do título em português – seria mais interessante um que se aproximasse do original, The First Grader –, o longa nos brinda com uma trama de superação que, para nosso alívio, está bem distante da fórmula “autoajuda para assistir”.
     Muito poderia ser dito acerca das belezas deste filme. Seja com relação à trama ela mesma, tocante sem jamais escorregar no sentimentalismo piegas; ou então sobre os belíssimos planos fechados, capazes de causas sensações as mais diversas e que exprimem mais que palavras. Prefiro, no entanto, dar ênfase à força dos personagens e à entrega dos atores, aspectos capazes de arrepiar o espectador. Os protagonistas – o idoso Maruge e a professora Jane – colocam a determinação como base para se operar mudanças e apontam a educação como a ferramenta principal para isso.
     Através de flashbacks bem situados, adentramos o passado de Maruge e somos confrontados com a chocante realidade da luta pela liberdade da excolônia britânica. A crueldade extrema e as condições mais desumanas foi o que Maruge encontrou nos campos de detenção na década de 50, após ter tido sua esposa e filhos cruelmente assassinados. Veio a liberdade para o Quênia, a vida continuou. O passado, porém, nunca foi de todo extinto e permanece como uma ferida que dói, além de uma dívida histórica. 
     Uma Lição de Vida é a história de uma luta que atravessa gerações. A luta de Maruge para superar seu passado, ir à escola e aprender a ler; a luta de Jane pelo amor à educação; a luta diária das crianças em face das condições precárias da escola, em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão. Mas também, trata-se de uma inspiradora história de conquista, portadora de uma verdade incontestável: “o aprendizado só termina quando tivermos terra nos ouvidos”.

Por Aline T.K.M. do Cen Brasil

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a mesma regra a respeito de crase que o trecho a seguir: “...a luta de Jane pelo amor à educação;...”

  • A “...– bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler.”
  • B “dar ênfase à força dos personagens...”
  • C “... ir à escola e aprender a ler;...”
  • D Nenhuma das alternativas.
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Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma razão:

  • A país – matrícula
  • B até – através
  • C está – deficiência
  • D pós – país
  • E através – intérpretes
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Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

A exemplo de “Pós-Graduação”, cujo prefixo sempre exige hífen, assinale a alternativa com outro prefixo ou falso prefixo que sempre exige hífen:

  • A co
  • B ex
  • C bio
  • D geo
  • E hidro
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TEXTO 

Você reconhece quando chega a felicidade?
Ana Paula Padrão

    Tenho uma forte antipatia pela obrigação de ser feliz que acompanha o Carnaval. Quem foge da folia ganha o rótulo de antissocial, depressivo ou chato. Nada contra o Carnaval. Apenas contra essa confusão de conceitos. Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz. E forçar uma situação de felicidade tem tudo para terminar em arrependimento e frustração. Aliás, você reconhece a felicidade quando ela chega? Sabe que está sendo feliz naquele momento? Espere um pouco antes de responder. Pense de novo.
     Estamos falando de felicidade! Não de uma alegria qualquer. E qual é a diferença? Bem, descrever a felicidade não é fácil. Ela é muito recatada. Não fica ali, posando para foto, sabe? Mas um Manual de Reconhecimento da Felicidade diria mais ou menos o seguinte: Ela é mansa. Não faz barulho. Ao mesmo tempo é farta. Quando chega, ocupa um espaço danado. Apesar disso, você quase não repara que ela está ali. Se chamar a atenção, não é ela. É euforia. Alegria. A licenciosidade de uma noite de Carnaval. Ou um reles frenesi qualquer, disfarçado de felicidade.
    A dita cuja é discreta. Discretíssima. E muito tranquila. Ela te faz dormir melhor. E olha, vou te contar uma coisa: a felicidade é inimiga da ansiedade. As duas não podem nem se ver. Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade. Se você se apaixonou e está naquela fase de pura ansiedade, mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade. É excitação. Paixonite. Quando a ansiedade for embora, pode ser que a felicidade chegue. Mas ninguém garante.
    É temperamental, a felicidade. Não vem por qualquer coisa. E para ficar então… hi, não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira. Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega. Entendeu agora por que a minha pergunta? Será que você sabe mesmo quando está feliz? Ou será que você só consegue saber que foi feliz quando a felicidade já passou?
    Eu estudo muito a felicidade. Mas não consigo reconhecê-la. Talvez porque eu seja péssima fisionomista. Ou porque ela seja muito mais esperta do que eu. Mais sábia. Fato é que eu só sei que fui feliz depois. No futuro. Olho para o passado e reconheço: “Nossa, como eu fui feliz naquela época!” Mas no presente ela sempre me dá uma rasteira. Ando por aí, feliz da vida e nem sei que estou nesse estado. Por isso aproveito menos do que poderia a graça que é ter assim, tão pertinho, a tal da felicidade.
    Nos últimos tempos, dei para fazer uma lista de momentos felizes. E aqui é importante deixar claro que esses momentos devem durar um certo período de tempo. Um episódio isolado feliz – como quatro dias de Carnaval, por exemplo – não significa felicidade. A felicidade, quando vem, não vem de passagem. Não dura para sempre, mas dura um tempinho. Gosta de uma certa estabilidade, a danada! O problema é saber que ela está ali na hora em que ela está ali. Mas, voltando à lista, até que ela é longa.
    Já fui bastante feliz. Talvez não na maior parte do tempo. Mas acho que ninguém é. A lista é um grande exercício. Sabendo quando você foi feliz, é mais fácil descobrir por que você foi feliz. Para ser ainda mais funcional, é bom que a lista seja cronológica. Lendo a minha, constato que fico cada vez mais feliz e por mais tempo. Será que ela está aqui agora? Não sei dizer. Mas a paz de que desfruto agora é um sintoma dela.
     E isso não tem nada a ver com a tal obrigação de ser feliz desfilando no Sambódromo. Continuo meus estudos. Já tenho certeza de que hoje sou mais amiga da felicidade do que jamais fui em qualquer tempo. 

Disponível em: https://istoe.com.br/190975_VOCE+RECONHECE+Q UANDO+CHEGA+A+FELICIDADE+/

Em todas as ocorrências abaixo, o vocábulo “que” assume um papel de conjunção, MENOS na alternativa:

  • A “Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz.” (1º parágrafo)
  • B “(...) mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade.” (3º parágrafo)
  • C “(...) não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira.” (4º parágrafo)
  • D “Ou porque ela seja muito mais esperta do que eu.” (5º parágrafo)
  • E “(...) é bom que a lista seja cronológica.” (7º parágrafo)
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TEXTO 

Brasileiros estão menos felizes em 2019, diz pesquisa da Ipsos
Os brasileiros estão menos felizes neste ano em comparação com o ano passado, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos que avaliou a felicidade da população de 28 países.

   No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes – uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última edição, feita em 2018, quando o resultado foi de 73%. No mundo, o índice de felicidade também caiu de 70% para 64%.
   "Toda vez que há uma eleição presidencial, vemos uma renovação dos ânimos, então 2019 começou com expectativas e depois houve uma frustração.", explica Sandra Pessini, diretora da Ipsos. "Existe uma correlação bem forte entre a confiança na economia e a percepção de felicidade. E a demora na retomada econômica impacta muito a vida e o dia a dia das pessoas."
   "Mas há frustração não só com o governo e com a economia em si. Sabemos que tragédias e a polarização política também impactam essa percepção."
    A pesquisa, chamada Global Happiness Study ou Estudo Global da Felicidade, foi divulgada nesta quarta. Foi feita online com 20,3 mil entrevistados em 28 países, entre 24 de maio e 7 de junho de 2019. Foram mais de 1.000 entrevistados no Brasil e a margem de erro no país é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral49666519

A concordância do verbo está correta na passagem “No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes (...)” (1º parágrafo); o mesmo ocorre no item:

  • A Dois metros de seda são suficientes para fazer o figurino.
  • B Cada um de nós teremos a chance de sermos selecionados na entrevista.
  • C Mais de um professor, mais de um coordenador foi homenageado na festa de formatura.
  • D Constatou-se que votaram nulo 1% dos eleitores.
  • E Os candidatos se houveram bem na prova.
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Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

Assinale a alternativa redigida em conformidade com a regência verbal e nominal determinada pela norma- -padrão

  • A Em 2009, Sully, em que era um piloto até então desconhecido, tornou-se lenda nacional.
  • B Clint Eastwood propôs-se para recontar em seu filme a façanha realizada por Sullenberger.
  • C Confiante na experiência de que era dotado por ser piloto há tempos, Sully optou por pousar no rio Hudson
  • D Os responsáveis pela investigação deram ênfase pela possiblidade de o piloto pousar em outros aeroportos.
  • E Ninguém contestava com a coragem mostrada por Sully para salvar os passageiros.
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Assinale a alternativa em que ocorre metafonia entre os pares:

  • A caderno – cadernos.
  • B imposto – impostos.
  • C poste – postes.
  • D copo – copos.
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Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

O sinal indicativo de crase está corretamente empregado na alternativa:

  • A Graças à uma manobra muito arriscada, 155 pessoas foram salvas.
  • B Sully preferiu confiar em sua vivência à seguir o manual de instruções
  • C A investigação do caso levou à várias suposições, entre elas, se Sully havia sido irresponsável.
  • D Clint Eastwood não se manteve insensível à enorme ousadia de Sullenberger.
  • E A princípio, a desconfiança na sua habilidade como piloto foi desfavorável à Sullenberger.
20

Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:

  • A Estou à procura de conhecimento.
  • B Não vendemos à prazo.
  • C Estava à celebrar sua prova.
  • D Requeiro à V.Sa., a minha contratação.

Raciocínio Lógico

21

Para numerar as páginas de um manual a partir do número 1, foram utilizados 1.191 dígitos.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o manual possui

  • A 433 páginas.
  • B 483 páginas.
  • C 523 páginas.
  • D 583 páginas.
  • E 613 páginas.
22

O dia 9 de outubro de 2020 foi uma sexta‐feira e, nesse dia, a cidade de Campo Grande concedeu uma escola pública a uma organização não governamental (ONG), por um período experimental de 3.000 dias.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o último dia de vigência da concessão será uma

  • A segunda‐feira.
  • B terça‐feira.
  • C quarta‐feira.
  • D quinta‐feira.
  • E sexta‐feira.
23

Trinta estudantes praticam judô, natação e basquete, sendo que todos eles praticam pelo menos um desses esportes. Há 15 que praticam judô, 17 que praticam natação e 12 que praticam basquete. Há 10 estudantes que praticam pelo menos dois esportes.

O número de estudantes que praticam os três esportes é

  • A 4.
  • B 5.
  • C 6.
  • D 7.
  • E 8.
24

Um professor afirmou:


“Quem acertar todas as questões de múltipla-escolha vai tirar conceito A.”


Alberto é um de seus alunos.


Uma consequência lógica da sentença do professor é:

  • A se Alberto tirou conceito A, então ele acertou todas as questões de múltipla-escolha.
  • B se Alberto não tirou conceito A, então ele acertou todas as questões de múltipla-escolha.
  • C se Alberto não tirou conceito A, então ele errou todas as questões de múltipla-escolha.
  • D se Alberto não tirou conceito A, então ele errou exatamente uma questão de múltipla-escolha.
  • E se Alberto não tirou conceito A, então ele errou pelo menos uma questão de múltipla-escolha.
25

Analisando as sequências dos termos seguinte foram sucessivamente obtidos segundo uma determinação padrão: (2, 8, 20, 44, 92) o décimo termo dessa sequência só pode ser:

  • A 3068
  • B 2016
  • C 3048
  • D 2046
26
Cinco pessoas, identificadas como P1, P2, P3, P4 e P5, estão em uma clínica médica aguardando a vez para realizar dois tipos de exames laboratoriais. Sabe-se que duas dessas pessoas, cada uma na sua vez, irão fazer o exame de Hemograma e as outras três, também cada um na sua vez, irão fazer o exame de Glicemia. Sabe-se também que P3 e P4 irão fazer o mesmo tipo de exame, P2 e P4 irão fazer exames de tipos diferentes e P2 e P5 irão fazer exames de tipos diferentes. Com base nessas informações, é correto afirmar que
  • A P1 irá fazer o exame de Glicemia.
  • B P5 irá fazer o exame de Hemograma.
  • C P3 irá fazer o exame de Hemograma.
  • D P2 irá fazer o exame de Glicemia.
  • E P4 irá fazer o exame de Glicemia.
27
Considere a seguinte sequência numérica, tal que os termos dessa sequência foram dispostos obedecendo a uma lei (lógica) de formação, em que ainda falta identificar o último termo: (– 8, – 7, – 3, 4, 14, __). Seguindo a lógica de formação dessa sequência, então o último termo da sequência dada é igual a
  • A 33.
  • B 31.
  • C 29.
  • D 27.
  • E 25.
28
Cinco pessoas, identificadas como P1, P2, P3, P4 e P5, estão em uma clínica médica aguardando a vez para realizar dois tipos de exames laboratoriais. Sabe-se que duas dessas pessoas, cada uma na sua vez, irão fazer o exame de Hemograma e as outras três, também cada um na sua vez, irão fazer o exame de Glicemia. Sabe-se também que P3 e P4 irão fazer o mesmo tipo de exame, P2 e P4 irão fazer exames de tipos diferentes e P2 e P5 irão fazer exames de tipos diferentes. Com base nessas informações, é correto afirmar que
  • A P1 irá fazer o exame de Glicemia.
  • B P5 irá fazer o exame de Hemograma.
  • C P3 irá fazer o exame de Hemograma.
  • D P2 irá fazer o exame de Glicemia.
  • E P4 irá fazer o exame de Glicemia.
29
Considere a seguinte sequência numérica, tal que os termos dessa sequência foram dispostos obedecendo a uma lei (lógica) de formação, em que ainda falta identificar o último termo: (– 8, – 7, – 3, 4, 14, __). Seguindo a lógica de formação dessa sequência, então o último termo da sequência dada é igual a
  • A 33.
  • B 31.
  • C 29.
  • D 27.
  • E 25.
30

Mário pensou em um número de dois algarismos, multiplicou por 3, somou 17, inverteu a ordem dos algarismos e obteve um número do conjunto {63, 64, 65, 66, 67}.


O número que Mário pensou foi

  • A 12.
  • B 13.
  • C 14.
  • D 15.
  • E 16.