Resolver o Simulado VUNESP - Nível Médio

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Noções de Informática

1

Considere o seguinte endereço:

https://www.camara.bragancapaulista.gov.br

Ao acessar esse endereço, um usuário estará acessando uma página

  • A sem recurso de criptografia.
  • B que utiliza criptografia.
  • C via correio eletrônico.
  • D com padrão incorreto ao usar www junto com https.
  • E falsa, pois o navegador mostra isso ao colocar https antes de www.
2

Para responder a questão, considere a planilha exibida a seguir, elaborada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O usuário selecionou os dados conforme visto na planilha e, em seguida, clicou em Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas. O valor exibido na célula C6 após as ações descritas no enunciado será:

  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
  • E 5
3

Observe a planilha a seguir, preparada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
O valor que será apresentado na célula A5 após esta ser preenchida com a fórmula =MÉDIA(A1:B4) é:

  • A 1
  • B 3
  • C 4
  • D 5
  • E 9
4

Em um computador com Microsoft Windows 7, em sua configuração original, dentro da pasta Documentos existe uma pasta chamada Temp e dentro dela existe um único arquivo chamado Anotações.txt. Um usuário abriu esse arquivo usando o Bloco de Notas. Em seguida, e sem fechar o Bloco de Notas, o usuário abriu o Windows Explorer, selecionou essa pasta Temp e pressionou a tecla DEL. Assinale a alternativa correta sobre o resultado de pressionar a tecla DEL e confirmar quaisquer perguntas feitas eventualmente pelo Windows.

  • A A pasta não será apagada porque o arquivo Anotações.txt está aberto.
  • B A pasta será apagada, tendo sido enviada para a Lixeira.
  • C A pasta será apagada em definitivo, não sendo enviada para a Lixeira.
  • D A pasta ficará oculta, tendo sido enviada para a Lixeira.
  • E O arquivo Anotações.txt será apagado, tendo sido enviada para a Lixeira, deixando a pasta completamente vazia.
5
Para responder a questão, considere a imagem a seguir, de um documento sendo editado por meio do MS-Word 2010, em sua configuração padrão. O tamanho e o tipo de Fonte são os mesmos em todas as palavras do documento. As marcas de parágrafo estão ativadas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O alinhamento do parágrafo do documento é

  • A Centralizado.
  • B Justificado.
  • C Normal.
  • D Alinhado à esquerda.
  • E Alinhado à direita.
6

Em um documento em branco no Microsoft Word 2010, em sua configuração original, com alinhamento de texto à esquerda, um usuário executou as seguintes ações, na sequência apresentada:


I. Digitou Microsoft;

II. Clicou no ícone de alinhamento direita;

III. Pressionou a barra de espaços e digitou Word;

IV. Clicou no ícone de alinhamento centralizado;

V. Pressionou a barra de espaços e digitou 2010.


Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
7
Para responder a questão, considere a imagem a seguir, de um documento sendo editado por meio do MS-Word 2010, em sua configuração padrão. O tamanho e o tipo de Fonte são os mesmos em todas as palavras do documento. As marcas de parágrafo estão ativadas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma palavra do documento com a formatação de Fonte nela aplicada.

  • A Servidores – sobrescrito.
  • B Previdência – itálico.
  • C Públicos – negrito.
  • D Avaré – taxado.
  • E Instituto – subscrito.
8

Tem-se a seguinte planilha criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa em que as duas funções apresentadas irão produzir o mesmo resultado.

  • A =CONT.NÚM(A1:A5) e =CONT.VAZIO(A1:A5)
  • B =SOMA(A1:A5) e =MÉDIA(A1:A5)
  • C =MÁXIMO(A1:A5) e =MAIOR(A1:A5)
  • D =MAIOR(A1:A5;5) e =MÍNIMO(A1:A5)
  • E =MENOR(A1:A5;5) e =MÍNIMO(A1:A5)
9

Para copiar arquivos no MS-Windows 7, em sua configuração original, de uma pasta local para uma outra pasta local inicialmente vazia, após selecionar o arquivo desejado por meio do Windows Explorer, um usuário deve usar o seguinte atalho por teclado:

  • A Ctrl + V
  • B Ctrl + X
  • C Ctrl + Z
  • D Ctrl + C
  • E Ctrl + Y
10

Um usuário do MS-Windows 7 com MS-Office 2010, em suas configurações originais, acessou uma pasta em seu computador e viu a lista de arquivos exibida a seguir. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
A quantidade de arquivos na imagem cuja extensão corresponde a editores de texto é

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.

Raciocínio Lógico

11

João aprendeu a copiar e colar as palavras no computador. Ele copiou e colou a palavra PIRAPORA, várias vezes, uma seguida da outra, sem espaços entre elas. Cada linha ficou com exatamente 59 letras e, quando uma palavra não cabia na linha, ela continuava na linha seguinte. Por exemplo, na primeira linha, as 3 últimas letras são PIR e, na segunda linha, as 5 primeiras letras são APORA. Em dado momento, após colar uma palavra, parte dela ficou na primeira página e parte dela na segunda página. Se o total de letras P na primeira página foi 767, a última letra da primeira página (ou seja a última letra da última linha) foi

  • A P.
  • B I.
  • C R.
  • D A.
  • E O.

Matemática

12

Em uma cidade, a escola A possui 2826 alunos e a escola B, 1413 alunos a mais que a escola C. A Secretaria de Educação irá contratar 25 inspetores para trabalharem nessas escolas e esses inspetores serão alocados de maneira diretamente proporcional ao número de alunos de cada escola. Se a escola A irá receber 6 inspetores, o número de alunos que estudam na escola C é

  • A 2508.
  • B 2856.
  • C 3768.
  • D 3996.
  • E 4332.
13

Um pintor possui uma lata com 20 litros de tinta vermelha e outra lata com 17 litros de tinta amarela. Ele quer misturar essas tintas de modo que a cor obtida contenha 32% de vermelho e 68% de amarelo. O número de litros dessa mistura que o pintor conseguirá fazer será, no máximo,

  • A 16.
  • B 18.
  • C 20.
  • D 24.
  • E 25.
14

Em uma palestra no auditório de uma escola, todos os alunos presentes estavam sentados, de maneira que quase todos os assentos estavam ocupados, sendo que apenas 18 estavam vazios. Nos assentos, havia apenas alunos, um aluno por assento e, após 30 minutos do início da palestra, um terço dos alunos presentes foi embora. Após 1 hora, mais 44 alunos foram embora, de maneira que 2/5 dos assentos ficaram vazios. O algarismo das dezenas do número de assentos desse auditório é

  • A 2.
  • B 3.
  • C 4.
  • D 6.
  • E 7.
15

Em 20 dias de trabalho, 15 operários, trabalhando 8 horas por dia, produziram 7200 placas eletrônicas. Para a produção de 31824 placas como essas em 26 dias, o número de operários trabalhando 6 horas por dia, com a mesma capacidade de produção dos operários anteriores, que deverão participar dessa tarefa é

  • A 64.
  • B 68.
  • C 72.
  • D 76.
  • E 80.
16

Para a identificação do câncer de próstata utiliza-se, além do exame digital, o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que é um procedimento básico para início do rastreamento. No entanto, o PSA é um biomarcador imperfeito, pois pode levar a falsos diagnósticos e excesso de tratamento cirúrgico.


Um grupo de pesquisadores obteve, para uma determinada população, que a probabilidade de um resultado do exame PSA ser verdadeiro, ou seja, indicar positivo para quem tem a doença ou negativo para quem não tem a doença, é de 60%. Ao analisar o resultado de dois testes desse grupo, a probabilidade de que pelo menos um seja falso é de

  • A 64%.
  • B 16%.
  • C 40%.
  • D 48%.
  • E 24%.
17

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até o final de 2019 havia no Brasil um total aproximado de 171 mil sistemas de energia solar instalados, o que corresponde a apenas 0,2% das unidades consumidoras do país. Desse total, 5/9 correspondem aos sistemas instalados apenas no ano de 2019.


Sabendo que o número de novas instalações de sistemas de energia solar triplicou no Brasil em 2019, quando comparado a 2018, e considerando que o número de novas instalações triplique ano a ano, o número de novas instalações previstas para o ano de 2022 será quantas vezes o número total aproximado de sistemas instalados até o final de 2019?

  • A 9.
  • B 27.
  • C 12.
  • D 3.
  • E 15.
18

Certo concurso público teve um total de n candidatos inscritos. Sabe-se que há 48 mulheres (M) a mais que o número de homens (H), e que n corresponde a 2,2 H. Desse modo, o valor de n é

  • A 486.
  • B 524.
  • C 528.
  • D 542.
  • E 548.
19

O Controle de Qualidade de uma empresa deve testar 72 peças produzidas pela máquina L, 84 peças produzidas pela máquina M e 108 peças produzidas pela máquina N e, para obter eficiência operacional, decidiu dividir todas as peças em grupos com a mesma quantidade de peças em cada um, de modo que cada grupo tenha somente peças produzidas pela mesma máquina, e que o número de grupos formados seja o menor possível. Nessas condições, o número total de grupos formados será igual a

  • A 12.
  • B 15.
  • C 18.
  • D 20.
  • E 22.
20

Considere dois blocos, A e B, ambos com formato de paralelepípedo reto retângulo, cujas medidas de comprimento, largura e altura, em centímetros, estão indicadas por 2a, a, 30 e 2,5a, 15, 2a, respectivamente, conforme figuras.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Se 3600 cm3 correspondem a 3/5 do volume total do bloco A, então o volume do bloco B é igual a

  • A 7250 cm3 .
  • B 7500 cm3.
  • C 7800 cm3 .
  • D 8000 cm3 .
  • E 8250 cm3 .

Português

21

Leia a tira, para responder à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(André Dahmer. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br.

Acesso em: 20.02.2020)


É correto afirmar que o efeito de sentido da tira vincula-se à ideia

  • A explícita de que o telefone leva as pessoas a só se importarem com o que as cerca.
  • B implícita de que o tempo no telefone é dedicado a coisas sem mérito.
  • C controversa de que o telefone é usado para tratar de amenidades.
  • D provável de que se ocupar de conversas ao telefone é produtivo.
  • E clara de que o fim da bateria do telefone pode acontecer a qualquer hora do dia.
22

Assinale a alternativa redigida segundo a norma-padrão de concordância e emprego do sinal de crase.

  • A Exposto às pessoas presentes, a proposta do plano de seguridade, que não as favorecem, foi rejeitada.
  • B Foi feito, à partir das sugestões dos funcionários, alterações substanciais nos horários de trabalho.
  • C Os dados foram devidamente analisados para que, enviado às chefias, não houvesse reparos à fazer.
  • D Frente à frente com novas tecnologias, uma pessoa pelo menos ficou meia hesitante em adotá-las.
  • E Os envolvidos obedeceram à ordem de dar continuidade apenas ao projeto que não os deixará sujeitos a prejuízo.
23

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

É correto afirmar que o texto discorre sobre o assunto destacando

  • A dados experimentais, centrados em comparações apropriadas.
  • B aspectos informativos, associados a depoimentos abalizados.
  • C afirmações de cunho opinativo, desprovidas de coerência.
  • D percepções imprecisas do autor, complementadas por especialistas.
  • E práticas profissionais detalhadas de diferentes países.
24

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Os dados referentes ao Estado de São Paulo e à cidade do Rio de Janeiro (2ª parágrafo) têm como efeito de sentido

  • A destacar a pujança dos feitos de Israel na área de tecnologia.
  • B levar o leitor a estabelecer vínculos entre as tecnologias dos dois países.
  • C sugerir que, no âmbito da tecnologia, qualquer comparação se descarta.
  • D verificar a taxa de natalidade das populações mencionadas.
  • E equiparar o grau de desenvolvimento tecnológico das capitais brasileiras.
25

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

A sugestão contida no título da matéria Diamantes no deserto refere-se, no texto,

  • A às possibilidades de criação de centros de pesquisa em grandes centros urbanos.
  • B à condição territorial de fácil acesso característica dos centros de pesquisa tecnológica.
  • C ao empobrecimento de nações que têm áreas desérticas em seus amplos territórios.
  • D à relação entre territórios áridos e centros de inovação produtores de riqueza.
  • E ao insucesso de iniciativas que ignoram o potencial econômico das áreas áridas.
26

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

É correto afirmar que a expressão

  • A vender tal faceta do país está empregada em sentido próprio e refere-se à atividade de divulgação de dados sobre Israel.
  • B frutos típicos do século XXI está empregada em sentido próprio e refere-se à produção de tecnologia.
  • C oásis tecnológico está empregada em sentido figurado e refere-se a ambiente produtivo em meio ao território desértico.
  • D existe uma proliferação de startups está empregada em sentido figurado e refere-se ao insucesso de novos negócios.
  • E solo abrasador está empregada em sentido figurado e refere-se ao território israelense envolvido em conflitos.
27

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

No último parágrafo, as expressões em destaque imprimem aos respectivos contextos as noções de

  • A conclusão e comparação.
  • B explicação e modo.
  • C ressalva e correlação.
  • D condição e conformidade.
  • E restrição e exemplificação.
28

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho destacado pelo trecho entre colchetes atende à norma-padrão de regência e emprego do pronome relativo.

  • A ... uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. [a cujos membros se deu a incumbência de]
  • B No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea... [das quais se dispersam]
  • C ... um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen... [aonde situa]
  • D ... explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão... [a quem se ocupa da chefia de]
  • E ... ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel... [aos quais miram em]
29

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa com os pronomes demonstrativos que retomam as expressões destacadas, dando sequência à passagem – ... o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo.

  • A Essa se destaca mundialmente; este se desenvolve a cada dia.
  • B Aquela se destaca mundialmente; aquele se desenvolve a cada dia.
  • C Esta se destaca mundialmente; aquele se desenvolve a cada dia.
  • D Essa se destaca mundialmente; esse se desenvolve a cada dia.
  • E Esta se destaca mundialmente; este se desenvolve a cada dia.
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Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa que contém a frase redigida segundo a norma-padrão de concordância.

  • A Houveram mais de um fator responsável pelo sucesso de Israel na criação de um centro tecnológico de excelência.
  • B Tratam-se de vários fatores combinados que respondem pela transformação de um deserto, em Israel, num centro de inovação.
  • C Os EUA, graças ao Vale do Silício, caracteriza-se como o maior produtor de inovação do planeta.
  • D Afirma-se que 15% das patentes produzidas nos EUA está no Vale do Silício.
  • E Convocam-se todos os israelenses, homens ou mulheres, que devem prestar serviço militar aos 18 anos.

Pedagogia

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Observe o documento a seguir.


xxxx no 034/2019

Em 1º de agosto de 2019.

Ao Sr. Diretor do Departamento Financeiro

Assunto: Atraso de pagamento

Solicito a V. Sa . verificar o motivo do atraso de pagamento, de maio de 2019, dos funcionários auxiliares de secretaria: João Lopes de Almeida, matrícula no 0007654, e Maria Luiza de Souza Lima, matrícula no 0029876.

Atenciosamente,

Aparecida Campos

Secretária Escolar


Esse documento, elaborado por um secretário de escola, é um tipo de correspondência interna, que trata de qualquer assunto de trabalho, utilizada entre unidades administrativas da mesma instituição, com o mesmo nível hierárquico ou não, é chamado de

  • A memorando.
  • B relatório.
  • C ofício.
  • D requerimento.
  • E circular.
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Sobre histórico escolar, é correto afirmar que é o documento que

  • A deve ser, obrigatoriamente, entregue à secretaria escolar como condição para matrícula do estudante.
  • B em situação de transferência, durante o ano letivo, deve ser solicitado com antecedência de 30 dias letivos da data de saída da instituição de origem.
  • C deve ser entregue, mediante protocolo, ao aluno ou responsável, a cada final de ano ou de renovação de matrícula.
  • D é emitido pela secretaria escolar, para solicitante responsável, para transferência do aluno de uma instituição de ensino para outra.
  • E é expedido quando solicitado pelo aluno ou seu responsável e serve para comprovar que o aluno está devidamente matriculado e frequentando o curso.
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Complete a sentença a seguir, tornando-a verdadeira, de acordo com o conceito expresso no Caderno 11 do Programa Profuncionário – Disciplinas de Formação Técnica em Secretaria. “Como outro elemento fundamental da gestão democrática, a transparência está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se .”

  • A uma utopia educacional
  • B um desejo da comunidade escolar
  • C uma questão ética
  • D mais uma demanda ao servidor nunca consultada pelos munícipes
  • E um obstáculo ao funcionário público
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Ao efetuar a matrícula de uma aluna ingressante no primeiro ano do ensino fundamental de um escola municipal, o secretário escolar foi informado pela genitora que sua família seguia crença de matriz africana, motivo pelo qual não queria que sua filha frequentasse as aulas de ensino religioso. O secretário, corretamente, informou a mãe que

  • A escolas públicas são laicas e por isso não oferecem ensino religioso em sua grade curricular.
  • B a solicitação será repassada à equipe pedagógica que providenciará outra atividade à estudante no momento de oferta dessa disciplina.
  • C aulas de ensino religioso são ofertadas no contra-turno (período oposto) da matrícula do aluno e que bastava não enviar sua filha nesses horários.
  • D por ser o cristianismo a religião adotada pela nação brasileira, não havia opção de não participar de aulas desse componente curricular.
  • E informará o professor de ensino religioso que, para garantir a participação obrigatória da estudante, incluirá temas sobre matriz africana nos tópicos de estudo.
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Observe a tirinha a seguir:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A tirinha invoca uma ação, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a ser desempenhada pela escola, que é a de

  • A solicitar, ao Conselho Tutelar, a destituição do pátrio poder dos pais ou tutores de filhos ou pupilos que compareceram à escola com marcas de agressão.
  • B comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus- -tratos envolvendo alunos e a reiteração de faltas injustificadas.
  • C solicitar que crianças e adolescentes afastadas provisoriamente da escola por solicitação médica, apresentem atestado para justificar sua ausência.
  • D advertir os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que apresentem sinais de maus-tratos físicos.
  • E denunciar, ao Ministério Público, os pais ou tutores que orientam seus filhos ou pupilos a mentir no ambiente escolar.
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Dentro da proposta de inclusão social assumida pela sociedade brasileira no final do século XX e no começo do XXI, a atenção educacional aos estudantes entendidos como de “necessidades educacionais especiais” – pessoas deficientes, com transtornos globais de desenvolvimento ou superdotadas – ganhou destaque considerável. A LDB 9394/96, artigo 4º, avança nesse aspecto em relação às anteriores, ao estabelecer que o atendimento a estes estudantes deve ocorrer

  • A em instituições especializadas para atendimento a suas necessidades educativas, por exemplo Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) para estudantes com deficiência intelectual.
  • B com atendimento domiciliar, individualizado e adequados as suas singularidades e necessidades educativas especiais.
  • C em salas especiais, dentro das escolares regulares, garantindo aos mesmos integração e socialização na instituição educacional.
  • D através de acompanhamento clínico e pedagógico, adequados às suas necessidades, em instituição de saúde próxima de sua residência.
  • E garantindo atendimento educacional especializado gratuito, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
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O Censo Escolar é uma pesquisa estatística declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira. É o mais importante levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional. A data referência para seu preenchimento deve ocorrer no denominado Dia Nacional do Censo Escolar, ou seja,

  • A no último dia do primeiro bimestre letivo.
  • B no último dia letivo do ano.
  • C no início do ano letivo.
  • D na última quarta-feira do mês de maio.
  • E no último dia letivo de fevereiro.
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O documento produzido sem rasura, ao término do período letivo, contendo obrigatoriamente: nome da instituição, dia, mês e ano da conclusão da série ou etapa; forma de organização do ensino (série, ciclo, turma e turno); níveis e modalidades; nome dos alunos por extenso, organizados em ordem alfabética, exatamente igual ao registrado no diário de classe que por sua vez deve estar conforme a certidão de nascimento ou casamento; rol de disciplinas; resultado final (aprovados, reprovados, afastados por transferência e abandono) com assinaturas do diretor e do secretário escolar, recebe o nome de

  • A ata de resultados finais.
  • B diário de classe.
  • C ata descritiva.
  • D histórico escolar.
  • E ata de conselho de classe.
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Na escola municipal em que trabalha Sueli, secretária de escola, matrículas são admitidas mediante existência de vaga e cumprimento das seguintes etapas: 1. requerimento assinado pelo aluno (quando maior de 18 anos) e/ ou por seu responsável legal e 2. mediante a entrega da documentação, que deverá ser arquivada em prontuário próprio: Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme o caso; Cópia do RG do aluno, caso o possua; Cópia de comprovante de endereço ou declaração. A mãe de uma criança de 07 anos, que nunca frequentou escola, solicitou vaga na 1a série do ensino fundamental e não apresentou cópia da certidão de nascimento ou do RG da criança, alegando que sua filha nunca teve esses documentos. Em uma situação como essa, a secretária escolar deverá

  • A negar a matrícula orientando a genitora a voltar quando estiver de posse dos documentos necessários.
  • B negar a matrícula encaminhando os responsáveis legais ao Conselho Tutelar para as providências cabíveis.
  • C efetuar a matrícula provisoriamente, dando aos responsáveis legais o prazo de 15 (quinze) dias para regularização da documentação.
  • D efetuar a matrícula da aluna como ouvinte, regularizando sua situação após a entrega dos documentos solicitados.
  • E efetuar a matrícula notificando o conselho tutelar, o juiz da comarca e o representante do Ministério Público.
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O pai de um estudante matriculado no terceiro ano do ensino fundamental buscou o secretário escolar solicitando uma declaração de escolaridade em que constasse a quantidade de faltas do seu filho, pois, separado da genitora, desejava entrar na justiça solicitando guarda do filho com a alegação de abandono intelectual, gerado por acreditar na infrequência do estudante às aulas. Em uma situação como essa, cabe ao secretário

  • A orientar que tal declaração deveria ser solicitada somente pela genitora que é a única responsável pela matrícula da criança.
  • B explicar que declarações de frequência devem ser solicitadas pelo Juiz que acompanha a situação da criança.
  • C emitir a declaração de escolaridade conforme solicitado pelo pai, entregando-a sem pronunciar qualquer juízo de valor.
  • D convocar a genitora solicitando autorização para entregar a declaração para o pai da criança.
  • E confidenciar ao pai outras situações, que tenha conhecimento, que envolva a criança e sua relação com a escola.