Resolver o Simulado Professor - Língua Portuguesa - Nível Superior

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Pedagogia

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Responda a questão de acordo com a LDB.

De acordo com o artigo 21. A educação escolar compõe-se de:
I. Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II. Educação superior. III. Especialização.
Assinale a alternativa correta.

  • A Somente o item I está correto.
  • B Somente os itens I e II estão corretos.
  • C Somente o item II está correto.
  • D Somente o item III está correto.
  • E Somente os itens I e III estão corretos.
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Segundo os PCNs, um dos objetivos da Matemática é: “Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos”. Referentes a esse objetivo, o documento lista conteúdos conceituais e procedimentais. São eles:
I. Reconhecimento de números no contexto diário. II. Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos. III. Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas. IV. Comparação de coleções pela quantidade de critérios pelo aspecto escrito dos números.
Estão CORRETOS os itens:
  • A Apenas os itens I, II e IV
  • B Apenas os itens I, II e III
  • C Apenas os itens II, III e IV
  • D Apenas os itens I, III e IV
  • E Todos os itens estão corretos.
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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:
  • A Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
  • B Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
  • C Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
  • D Notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 25% (vinte e cinco por cento) do percentual permitido em lei.
  • E Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.
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A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:
  • A É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
  • B Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
  • C É compreendida como fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno.
  • D A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
  • E A avaliação se aplica não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra.
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A LDB – Lei 9.394/96 no artigo 3º aponta os princípios nos quais o ensino será ministrado. Marque a alternativa que NÂO é princípio da Educação Nacional:
  • A Garantia de padrão de qualidade, prioritariamente, nas instituições de ensino privadas e filantrópicas.
  • B Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais
  • C Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
  • D Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • E Consideração com a diversidade étnico-racial.
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Dentre os conteúdos geográficos valorizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia está a cartografia. Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise os itens abaixo: I. Por intermédio dessa linguagem é possível sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, entre outras coisas — sempre envolvendo a ideia da produção do espaço: sua organização e distribuição. II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos. III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização. Assinale a alternativa CORRETA:
  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas o item III está correto.
  • C Apenas os itens I e II estão corretos.
  • D Apenas os itens I e III estão corretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
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Dentre os conteúdos geográficos valorizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia está a cartografia. Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise os itens abaixo: I. Por intermédio dessa linguagem é possível sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, entre outras coisas — sempre envolvendo a ideia da produção do espaço: sua organização e distribuição. II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos. III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização. Assinale a alternativa CORRETA:
  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas o item III está correto.
  • C Apenas os itens I e II estão corretos.
  • D Apenas os itens I e III estão corretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:
  • A Desenvolvimento integral da criança.
  • B Preparar a criança para ingressar no ensino básico.
  • C Iniciar a alfabetização.
  • D Cumprir o currículo formal.
  • E Integrar a criança no ambiente escolar.
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De acordo com a BNCC, a Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos, e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois também estuda:
  • A A incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório.
  • B Sistemas concretos, que organizam e interrelacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico.
  • C O papel heurístico das experimentações na aprendizagem da Matemática, visto que não é de fundamental importância.
  • D Demonstrações opostas sobre os sistemas de axiomas e postulados.
  • E A capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, de forma lógica e mecânica, sem estabelecer relação com os demais campos de aprendizagem.
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter __________ que define o conjunto orgânico e progressivo de ____________ que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades ____________, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
  • A Executivo – competências – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
  • B Normativo – aprendizagens essenciais – da Educação Básica
  • C Administrativo – competências e habilidades – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
  • D Executivo – aprendizagens essenciais – da Educação Básica
  • E Normativo – competências e habilidades – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Administração de Recursos Materiais

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Um dos conceitos de inventário o caracteriza como sendo o levantamento ordenado dos elementos do patrimônio de uma instituição ou de uma porção desse patrimônio, em dado momento, de acordo com critérios preestabelecidos. O inventário poderá ser executado com as seguintes finalidades: avaliação dos componentes patrimoniais; verificação e fiscalização quanto à existência; controle quanto à aquisição, incorporação e baixa; e controle quanto ao emprego e ao rendimento dos elementos patrimoniais. O ativo imobilizado, independentemente de sua finalidade, incluindo os gastos adicionais ou complementares, é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição, produção ou construção. Essa determinação se aplica ao(s)

  • A bens móveis e imóveis.
  • B ativo permanente.
  • C ativo realizável.
  • D ativo disponível.
  • E passivo permanente.
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Existem vários componentes a serem observados pelas organizações para uma correta gestão de estoques. Dependendo do processo de compra, do método de armazenamento e da forma como a empresa gerencia seus estoques, os custos podem ser reduzidos, por exemplo. Imagine uma área de estocagem que possua 1.000 unidades de determinado item em estoque no primeiro dia de dezembro de 2019 com um custo unitário de R$5,00. Depois fez uma aquisição de mais 10% do atual número de unidades em estoque a um preço 10% mais caro do que as unidades já armazenadas. No mês de janeiro de 2020 registrou uma saída de 50% desses itens.
Preferindo o método Último que Entra; Primeiro que Sai (UEPS), é correto afirmar que o valor final do estoque, em reais, é de

  • A 2.750,00.
  • B 2.775,00.
  • C 2.800,00.
  • D 3.025,00.
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Leia o texto a seguir.

FAB inova em sistema de gestão de estoque
A solução tecnológica vai permitir, no futuro, a aquisição de fardamento on line.

Concebido pela Subdiretoria de Abastecimento (SDAB), da Diretoria de Intendência (DIRINT), o recémcriado Sistema de Automatização do Armazém Central do Fardamento Reembolsável alia, de forma inédita, automação industrial e identificação por radiofrequência para a gestão de estoques. A SDAB é a organização do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade executar o apoio logístico, em material de intendência, às organizações e ao pessoal da Aeronáutica. “O sistema oferece diversas possibilidades e pode servir de modelo para a gestão de estoques mais críticos para a FAB, como o suprimento de aviação e de material eletrônico, por exemplo”, explica o Capitão Intendente Robson Teles, Assessor de Tecnologia da Informação da SDAB. A inovação implantada no Armazém Central do Fardamento Reembolsável, no Campo de Marte, em São Paulo, representa, na prática, economia de tempo, espaço físico, redução de pessoal e da margem de erro. O processo anterior demandava o trabalho de 18 pessoas, a partir de agora serão necessários apenas quatro delas. Além disso, a capacidade de atendimento obtida com a novidade mais que dobrou - passou de 220 mil para 500 mil itens fornecidos por ano.

Disponível em: <http://www.fab.mil.br/noticias/imprime/9131/LOG%C3%8DSTICA%20%E2%80%93%20FAB%20inova%20em%20
sistema%20de%20gest%C3%A3o%20de%20estoque>. Acesso em: 13 fev. 2020.

Em relação aos conceitos de finalidades da armazenagem, é correto afirmar que

  • A locais de estocagem de material eletrônico devem respeitar a quantidade de atendimento e a qualidade da conservação.
  • B estoques de materiais de intendência devem ser consumidos em períodos de baixa demanda, para depois serem aplicados em períodos de alta demanda.
  • C locais com maior capacidade de armazenamento devem receber uma maior quantidade de suprimento para a aviação, sem considerar demanda ou deslocamentos.
  • D estoques de materiais de intendência são formados a partir de um melhor aproveitamento do preço de compra, oportunizando sua aquisição em lotes com maior escala.
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Em uma Organização Militar, que é uma unidade escola, a partir do conhecimento sobre a quantidade de exercícios militares que serão realizados ao longo do ano, a decisão sobre estocagem de rações operacionais visa suprir a demanda média ao longo do tempo entre os sucessivos reabastecimentos, com o objetivo de garantir a execução das missões.
Esse tipo de estoque é chamado de estoques

  • A de segurança.
  • B em processo.
  • C no canal.
  • D regulares.
  • E especulativos.
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As decisões sobre localização de instalações, estoques, transporte, processamento de pedidos, serviço aos clientes, armazenagem e compra são tomadas nos diferentes níveis organizacionais, cada qual com sua abordagem e especificidade.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a decisão e o nível de decisão.

  • A Decisões de reposição de estoque são realizadas no nível operacional.
  • B Decisões sobre compras antecipadas são realizadas no nível operacional.
  • C Decisões sobre localização de estoques são realizadas no nível tático.
  • D Decisões sobre layout das instalações são realizadas no nível tático.
  • E Decisões sobre níveis de estoque de segurança são tomadas no nível estratégico.
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O conceito do tempo do ciclo do pedido pode ser compreendido a partir dos quatro componentes independentes que o compõem, que são:

  • A produção do pedido, processamento e montagem, transmissão do pedido e tempo de entrega.
  • B transmissão do pedido, processamento e montagem do pedido, tempo de aquisição de estoque adicional e tempo de entrega.
  • C transmissão do pedido, produção do pedido, tempo de entrega e tempo de reposição.
  • D transmissão do pedido, processamento do pedido, estocagem do pedido e tempo de aquisição do estoque adicional.
  • E produção do pedido, processamento do pedido, montagem do pedido e tempo de entrega.
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Um sistema de controle logístico baseado no método KANBAN/JIT possui especificidades que tornam a gestão de estoques, o tamanho dos lotes, a relação com os fornecedores e a visão sobre a qualidade distintas de outras metodologias.
Considerando tais características, é correto afirmar que na programação KANBAN/JIT

  • A o estoque de produtos em processo é um investimento necessário.
  • B os tempos de reposição devem ser exíguos.
  • C a manutenção dos equipamentos deve ocorrer conforme a necessidade.
  • D o estoque é visto como um ativo.
  • E alguns defeitos são toleráveis, no processo de qualidade.
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O tipo de classificação de materiais que toma por critério o desaparecimento das propriedades físico-químicas do próprio material é denominado

  • A aplicação na produção.
  • B aplicação na organização.
  • C perecibilidade.
  • D importância operacional.
  • E periculosidade.
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Quando o governo impõe algumas restrições, de forma provisória ou definitiva, ao uso e à propriedade de determinados bens para sua proteção, em função da importância destes para o patrimônio cultural brasileiro, ocorre a modalidade de intervenção estatal na propriedade de

  • A controle de bem.
  • B vigilância.
  • C desapropriação.
  • D tombamento.
  • E acautelamento.
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A modalidade de transporte que tem por característica ser um transportador de longo curso e de baixa velocidade para matérias-primas e para produtos manufaturados de baixo custo e que, regularmente, move cargas completas é o meio

  • A aéreo apenas.
  • B rodoviário.
  • C dutoviário apenas.
  • D aquaviário apenas.
  • E ferroviário.

Agropecuária

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As atividades das empresas agrícolas envolvem a seleção de sementes, a aplicação de fertilizantes, o uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e a colheita, além do acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos e engenheiros agrícolas. Considerando-se a realidade atual do campo, é correto afirmar que

  • A o uso de tecnologia é muito precário na agropecuária.
  • B a agropecuária é um setor mais atrasado que a indústria.
  • C o uso de tecnologia é muito perigoso na agropecuária.
  • D o fornecimento de matérias-primas para a indústria e o uso de produtos industrializados no campo são alguns indicativos da relação próxima entre a agropecuária e a indústria.
  • E a agropecuária e a indústria são parceiros em muito poucas atividades.
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A produção agrícola da região Sul é uma das mais diversificadas do país, devido ao grande número de pequenas e médias propriedades rurais de base familiar, que, em geral, praticam a policultura. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A O clima subtropical pode prejudicar o cultivo de culturas como milho, aveia e cevada, exigindo tecnologia de ponta para aumentar sua produtividade.
  • B A produção de soja ainda está em fase inicial nessa região.
  • C As cooperativas estão em desuso na agroindústria e perderam seu importante papel na agricultura dessa região.
  • D O clima subtropical favorece o cultivo de culturas como centeio, uva, maçã e trigo.
  • E A região Sul é responsável por 30% da produção nacional de trigo, em função, principalmente, das condições climáticas.
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Os produtos agrícolas brasileiros costumam ser divididos em dois grupos, que correspondem às

  • A culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a indústria, como feijão, arroz e frutas, e às culturas destinadas à exportação, com destaque para as plantações de soja.
  • B culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a produção de animais e as culturas destinadas a importação, como mandioca e trigo.
  • C culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a população, como milho, mandioca, feijão, arroz, frutas, verduras e legumes, e às culturas destinadas à exportação ou à indústria, com destaque para as plantações de soja, café, algodão, trigo e cana-de-açúcar.
  • D culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para exportação, como frutas, verduras e legumes, e às culturas destinadas à indústria, com destaque para as plantações de cana-de-açúcar.
  • E culturas destinadas ao fornecimento de alimentos para a população carente, como milho e mandioca, e às culturas destinadas à exportação, como algodão e trigo.
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É preciso mudar o manejo de nutrientes do sistema produtivo, do fluxo que passa pelo sistema, para um manejo baseado na reciclagem de nutrientes, com uma crescente dependência em relação a processos naturais.
Esse é um princípio norteador para qualquer produtor rural que queira iniciar o processo de

  • A plantio direto.
  • B transição agroecológica.
  • C manejo integrado de pragas.
  • D transferência tecnologia no campo.
  • E revolução verde.
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Em uma propriedade rural, o ecossistema natural foi manejado de forma a aumentar a produtividade de um seleto grupo de produtores e consumidores, substituindo-se plantas e animais nativos por poucas espécies de interesse econômico.
Nesse caso hipotético, segundo a agroecologia, esse sistema passa a ser definido como

  • A agricultura regenerativa.
  • B agroecossistema.
  • C sistema orgânico de produção.
  • D integração lavoura-floresta.
  • E integração lavoura-pecuária.
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Define-se plantio direto como

  • A o preparo do solo a partir da lavração, seguida de gradagens com grade niveladora, de modo que os resíduos culturais são incorporados ao solo para a semeadura direta das culturas.
  • B o sistema de preparo do solo com intensa mobilização do solo, para controlar plantas invasoras, já que o plantio é feito diretamente na palhada e nos restos das culturas anteriores.
  • C o sistema de cultivo de semeadura diretamente nos resíduos culturais que são incorporados ao solo após uma gradagem com grade pesada ou grade aradora.
  • D o manejo do solo que consiste na semeadura ou no plantio das culturas diretamente sobre a resteva ou palhada da cultura anterior, sem o preparo físico do solo.
  • E o manejo do solo em que o preparo pode ser feito com uma gradagem leve, somente na linha de semeadura, permanecendo o espaço entre as linhas sem revolvimento.
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Considera-se que um solo está compactado quando

  • A são formadas pequenas irregularidades no sentido da declividade do terreno, formando-se sulcos com profundidade variável.
  • B se forma uma fina camada adensada no solo, causada pelo impacto das gotas da chuva ou da irrigação.
  • C os nutrientes começam a ser perdidos com a força da água pela enxurrada, junto com partículas minerais e orgânicas do solo.
  • D o equilíbrio natural do solo é alterado, desencadeando-se transformações químicas, físicas, biológicas e eletroquímicas.
  • E se reduz o espaço poroso do solo e, consequentemente, o seu volume, por meio de uma pressão externa.
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Em uma fazenda com criação de vacas leiteiras em confinamento, os animais não têm acesso a ambientes externos e frequentemente passam horas fazendo movimentos de mastigação, mesmo sem nenhum alimento na boca.
Nessa situação hipotética, o bem-estar animal está comprometido em razão

  • A da fome, da sede e da má nutrição.
  • B de desconforto físico e térmico.
  • C da redução do número de animais.
  • D da violação da liberdade do animal para expressar modelos normais de comportamento.
  • E de dor, injúria e doença.
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O comportamento de um animal ruminante de produção é considerado anormal quando

  • A difere em padrão, frequência ou contexto daquele que é exibido pela maioria dos membros da espécie.
  • B constitui um comportamento estereotipado, ou seja, que é repetitivo e relativamente fixo na forma de expressão.
  • C apresenta agressividade direcionada a outros do grupo.
  • D demonstra competição pelos recursos ambientais diariamente com outros do grupo.
  • E caracteriza comportamento agressivo contra animais estranhos introduzidos no grupo.
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A respeito da modernização da agricultura e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

  • A A modernização da agricultura atingiu diversas propriedades familiares ao redor do mundo, possibilitando que elas se tornassem competitivas no mercado.
  • B O êxodo rural levou muitas famílias a se mudarem para as cidades, aumentando a população urbana no mundo.
  • C A modernização da agricultura representou uma diminuição da produtividade agrícola global.
  • D As propriedades familiares são responsáveis pelo desabastecimento de alimentos para as pessoas que trabalham na cidade.
  • E O êxodo rural eliminou a competição com as novas tecnologias do agronegócio.