Resolver o Simulado Aeronáutica

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Português

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Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma razão:

  • A país – matrícula
  • B até – através
  • C está – deficiência
  • D pós – país
  • E através – intérpretes
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TEXTO 

Brasileiros estão menos felizes em 2019, diz pesquisa da Ipsos
Os brasileiros estão menos felizes neste ano em comparação com o ano passado, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos que avaliou a felicidade da população de 28 países.

   No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes – uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última edição, feita em 2018, quando o resultado foi de 73%. No mundo, o índice de felicidade também caiu de 70% para 64%.
   "Toda vez que há uma eleição presidencial, vemos uma renovação dos ânimos, então 2019 começou com expectativas e depois houve uma frustração.", explica Sandra Pessini, diretora da Ipsos. "Existe uma correlação bem forte entre a confiança na economia e a percepção de felicidade. E a demora na retomada econômica impacta muito a vida e o dia a dia das pessoas."
   "Mas há frustração não só com o governo e com a economia em si. Sabemos que tragédias e a polarização política também impactam essa percepção."
    A pesquisa, chamada Global Happiness Study ou Estudo Global da Felicidade, foi divulgada nesta quarta. Foi feita online com 20,3 mil entrevistados em 28 países, entre 24 de maio e 7 de junho de 2019. Foram mais de 1.000 entrevistados no Brasil e a margem de erro no país é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral49666519

A concordância do verbo está correta na passagem “No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes (...)” (1º parágrafo); o mesmo ocorre no item:

  • A Dois metros de seda são suficientes para fazer o figurino.
  • B Cada um de nós teremos a chance de sermos selecionados na entrevista.
  • C Mais de um professor, mais de um coordenador foi homenageado na festa de formatura.
  • D Constatou-se que votaram nulo 1% dos eleitores.
  • E Os candidatos se houveram bem na prova.
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O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

O vocábulo “que” está empregado abaixo com função de conjunção em todas as suas ocorrências, MENOS na alternativa:

  • A “(...) e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar.” (1º parágrafo)
  • B “(...) abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, (...)” (1º parágrafo)
  • C “(...) bem diferente do que estamos acostumados.” (1º parágrafo)
  • D “(...) uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, (...)” (2º parágrafo)
  • E “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)
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TEXTO 

Você reconhece quando chega a felicidade?
Ana Paula Padrão

    Tenho uma forte antipatia pela obrigação de ser feliz que acompanha o Carnaval. Quem foge da folia ganha o rótulo de antissocial, depressivo ou chato. Nada contra o Carnaval. Apenas contra essa confusão de conceitos. Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz. E forçar uma situação de felicidade tem tudo para terminar em arrependimento e frustração. Aliás, você reconhece a felicidade quando ela chega? Sabe que está sendo feliz naquele momento? Espere um pouco antes de responder. Pense de novo.
     Estamos falando de felicidade! Não de uma alegria qualquer. E qual é a diferença? Bem, descrever a felicidade não é fácil. Ela é muito recatada. Não fica ali, posando para foto, sabe? Mas um Manual de Reconhecimento da Felicidade diria mais ou menos o seguinte: Ela é mansa. Não faz barulho. Ao mesmo tempo é farta. Quando chega, ocupa um espaço danado. Apesar disso, você quase não repara que ela está ali. Se chamar a atenção, não é ela. É euforia. Alegria. A licenciosidade de uma noite de Carnaval. Ou um reles frenesi qualquer, disfarçado de felicidade.
    A dita cuja é discreta. Discretíssima. E muito tranquila. Ela te faz dormir melhor. E olha, vou te contar uma coisa: a felicidade é inimiga da ansiedade. As duas não podem nem se ver. Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade. Se você se apaixonou e está naquela fase de pura ansiedade, mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade. É excitação. Paixonite. Quando a ansiedade for embora, pode ser que a felicidade chegue. Mas ninguém garante.
    É temperamental, a felicidade. Não vem por qualquer coisa. E para ficar então… hi, não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira. Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega. Entendeu agora por que a minha pergunta? Será que você sabe mesmo quando está feliz? Ou será que você só consegue saber que foi feliz quando a felicidade já passou?
    Eu estudo muito a felicidade. Mas não consigo reconhecê-la. Talvez porque eu seja péssima fisionomista. Ou porque ela seja muito mais esperta do que eu. Mais sábia. Fato é que eu só sei que fui feliz depois. No futuro. Olho para o passado e reconheço: “Nossa, como eu fui feliz naquela época!” Mas no presente ela sempre me dá uma rasteira. Ando por aí, feliz da vida e nem sei que estou nesse estado. Por isso aproveito menos do que poderia a graça que é ter assim, tão pertinho, a tal da felicidade.
    Nos últimos tempos, dei para fazer uma lista de momentos felizes. E aqui é importante deixar claro que esses momentos devem durar um certo período de tempo. Um episódio isolado feliz – como quatro dias de Carnaval, por exemplo – não significa felicidade. A felicidade, quando vem, não vem de passagem. Não dura para sempre, mas dura um tempinho. Gosta de uma certa estabilidade, a danada! O problema é saber que ela está ali na hora em que ela está ali. Mas, voltando à lista, até que ela é longa.
    Já fui bastante feliz. Talvez não na maior parte do tempo. Mas acho que ninguém é. A lista é um grande exercício. Sabendo quando você foi feliz, é mais fácil descobrir por que você foi feliz. Para ser ainda mais funcional, é bom que a lista seja cronológica. Lendo a minha, constato que fico cada vez mais feliz e por mais tempo. Será que ela está aqui agora? Não sei dizer. Mas a paz de que desfruto agora é um sintoma dela.
     E isso não tem nada a ver com a tal obrigação de ser feliz desfilando no Sambódromo. Continuo meus estudos. Já tenho certeza de que hoje sou mais amiga da felicidade do que jamais fui em qualquer tempo. 

Disponível em: https://istoe.com.br/190975_VOCE+RECONHECE+Q UANDO+CHEGA+A+FELICIDADE+/

Em todas as ocorrências abaixo, o vocábulo “que” assume um papel de conjunção, MENOS na alternativa:

  • A “Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz.” (1º parágrafo)
  • B “(...) mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade.” (3º parágrafo)
  • C “(...) não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira.” (4º parágrafo)
  • D “Ou porque ela seja muito mais esperta do que eu.” (5º parágrafo)
  • E “(...) é bom que a lista seja cronológica.” (7º parágrafo)
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Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:

  • A Estou à procura de conhecimento.
  • B Não vendemos à prazo.
  • C Estava à celebrar sua prova.
  • D Requeiro à V.Sa., a minha contratação.
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Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto ao uso do hífen

  • A alto-mar, boia-fria, tio-avô, vaga-lume
  • B alto-mar, boia-fria, tio-avô, vaga lume.
  • C alto mar, boia-fria, tio-avô, vaga-lume.
  • D alto-mar, boia-fria, tio avô, vaga-lume.
  • E alto-mar, boia fria, tio avô, vaga-lume.
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Texto

Leia o texto, ele é fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.


Procura da poesia

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Estão paralisados, mas não em desespero,

há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.

Espera que cada um se realize e consume

com seu poder de palavra

e seu poder de silêncio.

Em nenhuma das frases abaixo a crase foi usada.


Assinale a alternativa em que ela é obrigatória.

  • A Ele foi a Balneário Camboriú.
  • B Chegarei até as 10 horas, prometo!
  • C Meu colega dedicou-se a artes literárias.
  • D A noite, em todas as casas, deveria trazer o sono reparador.
  • E Obedece a sinalização, pois dela depende tua vida!
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Texto

Leia o texto, ele é fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.


Procura da poesia

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Estão paralisados, mas não em desespero,

há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.

Espera que cada um se realize e consume

com seu poder de palavra

e seu poder de silêncio.

Assinale a alternativa correta.

  • A As palavras “há” e “lá” recebem acento gráfico, pois são monossílabos átonos terminados em “a”.
  • B As palavras “superfície” e “silêncio” são acentuadas graficamente pela mesma regra.
  • C A palavra “apóio” (do verbo apoiar) recebe um acento gráfico para não ser confundida, no contexto escrito, com o substantivo “apoio”.
  • D As palavras “países” e “Itaú” são acentuadas por regras diferentes.
  • E As palavras paroxítonas são obrigatoriamente acentuadas. Por essa regra é que se justificam os acentos gráficos em: “médico, xícara, ônibus”.
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Em qual das assertivas a seguir o pronome SE funciona como índice de indeterminação do sujeito:
  • A Se tivéssemos saído mais cedo, poderíamos ter aproveitado melhor o dia.
  • B Leu-se o documento com a resposta do réu.
  • C Deixaram-se brinquedos por todo carpete da sala.
  • D Morre-se um pouco a cada manhã.
  • E Encontraram-se pegadas de lama no chão.
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Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Com a pandemia, o mundo ficou feito louco. O vocábulo assinalado, morfologicamente, classifica-se como
  • A conjunção.
  • B adjetivo.
  • C substantivo.
  • D verbo.
  • E interjeição.
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Analise as seguintes orações e assinale a alternativa CORRETA:

I- Após, uma calmaria cheia de dúvidas ficou entre eles.
II- O carro foi atingido por uma pedra enorme.
III- Caminhar a pé lhe era adorável.
  • A complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal.
  • B objeto indireto, agente da passiva, objeto indireto.
  • C complemento nominal, objeto indireto, complemento nominal.
  • D objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva.
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Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Na sua estrutura mórfica, a forma verbal “desorganizássemos” não possui
  • A desinência modo - temporal.
  • B afixo.
  • C desinência número-pessoal.
  • D vogal de ligação.
  • E tema.
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Assinale a alternativa que não apresenta equívoco quanto à concordância verbal.

  • A Hoje é dia 15 de novembro e é sete horas.
  • B Correr e caminhar faz bem à saúde.
  • C A multidão gritaram durante a assembleia.
  • D Os Estados Unidos é uma ameaça para a China?
  • E Haviam muitas pessoas na sala.
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Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
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Indique a frase em que a concordância verbal ou nominal foi incorretamente observada.
  • A Havia bastante alunos interessados naquela atividade experimental.
  • B Estava próxima a Igreja e o posto de saúde.
  • C Sou eu quem dou as cartas por aqui!
  • D Essa covardia é uma das coisas que mais me deixaram indignado.
  • E Tinham batido 10 horas e ainda não aparecera ninguém.
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Marque a opção CORRETA que apresenta um verbo regular.

  • A Sumir.
  • B Polir.
  • C Perder.
  • D Pedir
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As palavras “bem”, “demasiado”, “deveras”, “quiçá" pertencem à classe dos:

  • A verbos
  • B advérbios
  • C adjetivos
  • D substantivos
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Assinale a alternativa que apresenta verbo de ligação.

  • A Os estudantes andam apressados, ultimamente.
  • B Nos dias atuais, estão os jovens em casa?
  • C A humanidade virou a mesa.
  • D Os humanos permanecem na Terra.
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Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

  • A Com o cancelamento da cerimônia, foi devolvido aos padrinhos os presentes.
  • B Quantos de nós teremos coragem de assumir os erros.
  • C Eu sou um dos que se indigna frente às injustiças sociais.
  • D Nem um nem outro planejaram aquela situação.
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Covid-19: Fiocruz produzirá vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford


Resultados preliminares dos estudos clínicos de fase 3 da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford divulgados nesta segunda-feira (23/11) confirmam a expectativa de especialistas e põem o Brasil cada vez mais perto de uma resposta em larga escala. “Com uma eficácia demonstrada de 90% e um esquema vacinal que permitirá otimizar as doses a serem produzidas, esta vacina deixa de ser uma candidata promissora para ser uma vacina que será produzida pela Fiocruz e uma resposta à saúde pública brasileira”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para a Fiocruz, o protocolo de maior eficácia, com 90%, representa a possibilidade de vacinar ainda mais pessoas com o mesmo número de doses a serem produzidas. Segundo os dados apresentados, a eficácia de 90% foi alcançada ao se utilizar uma primeira dose reduzida pela metade e uma segunda dose padrão, com um mês entre as duas dosagens, o que permite o aumento de 30% no número de pessoas a serem vacinadas, já que, inicialmente, pensava-se que seria necessário utilizar o esquema vacinal de duas doses para cada pessoa.

“No primeiro semestre teríamos 100,4 milhões de doses para oferecer para 50,2 milhões de brasileiros. No entanto, com esse protocolo anunciado, as mesmas 100,4 milhões de doses poderão ser utilizadas na vacinação de cerca de 65 milhões de pessoas. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional na Fiocruz e mais 110 milhões de doses, poderemos vacinar mais 71,5 milhões de pessoas. Isso coloca o país numa posição privilegiada entre as nações que terão um grande número de doses para as suas populações”, anuncia o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Outro aspecto positivo desses resultados é que, dos 11.636 voluntários que tiveram seus dados analisados, apenas 30 testaram positivo para a Covid-19 mesmo após a vacina e nenhum deles precisou ser hospitalizado ou teve reações graves. No caso dos estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, mesmo os participantes assintomáticos estão realizando testes laboratoriais de diagnóstico para monitoramento.

Segundo o vice-presidente, esses resultados positivos se somam aos dados que foram publicados recentemente sobre a ação da vacina em idosos. “Vimos recentemente dados divulgados que mostram que essa vacina fornece uma resposta imunológica muito forte em idosos, uma população vulnerável que não tem respondido tão bem em outras vacinas que têm sido estudadas, e que os adultos jovens têm resposta tão boa quanto os mais velhos. Ou seja, a vacina cumpre o papel de proteger as pessoas e ainda tem efeito adicional de diminuir a transmissão do vírus”, avalia Krieger.

O diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Mauricio Zuma, lembra ainda das vantagens associadas ao preço e ao quantitativo que está sendo oferecido. “Estamos trabalhando dentro do cronograma previsto, com uma expectativa de produção de 210,4 milhões de doses em 2021, com um valor por dose extremamente acessível, entre US$ 3 e US$ 4 e uma vacina que pode ser armazenada e transportada na temperatura de 2-8oC, podendo ser distribuída e armazenada utilizando toda a logística já existente no Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Nossas equipes estão se dedicando muito e vamos entregar uma vacina segura e de qualidade para a população brasileira”, avalia o diretor.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-fiocruz-produzira-vacina-desenvolvida-pela-universidade-de-oxford

“´[...], esta vacina deixa de ser uma candidata promissora para ser uma vacina que será produzida pela Fiocruz e uma resposta à saúde pública brasileira’, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.”

O sinal indicativo de crase está sendo utilizado de maneira correta no trecho em destaque. Assinale a alternativa que o uso da crase também encontra-se correto.

  • A As vendas à prazo aumentaram no Natal
  • B Os cientistas da Fiocruz começaram à pesquisar diversas vacinas
  • C Os cientistas foram à Londres conhecer a Universidade de Oxford
  • D É necessário o respeito às leis sanitárias
  • E Os médicos foram à uma visita ao Instituto BioManguinhos

Psicologia

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De acordo com o Professor Dalgalarrondo (2010), para Freud, o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Sobre os princípios que regem o inconsciente, considere a alternativa que discorre sobre a Isenção de Contradição:

  • A No inconsciente, não existe tempo; ele é atemporal.
  • B Os processos inconscientes não são ordenados, temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não têm qualquer referência ao tempo.
  • C No sistema inconsciente, não há lugar para negação ou dúvida, nem graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
  • D Toda a atividade inconsciente visa a evitar o desprazer e proporcionar o prazer, independentemente de exigências éticas ou realistas.
  • E As cargas energéticas (catexias) acopladas às representações psíquicas, às ideias, são totalmente móveis.
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Uma das razões para distinguir causas "físicas" e "psicológicas" no comportamento desajustado é uma natureza mista de sintomas e causas. Os chamados problemas emocionais geralmente incorporam pelo menos alguns sintomas físicos. Do mesmo modo, sintomas psicológicos frequentemente acompanham distúrbios físicos. Desta forma, alguns problemas médicos começam com manifestações comportamentais e a causa orgânica só pode ser diagnosticada precisamente bem mais tarde. (...) De acordo com Page (1975), os clínicos (que tratam do comportamento desajustado) usam critérios práticos (e que se superpõem) para identificar este tipo de comportamento.(...)
Analise as enunciações seguintes:
I. "Capacidades intelectuais como: raciocinar, perceber, atentar, julgar, lembrar ou comunicar - são severamente afetadas".
II. "A conduta desvia-se muito dos padrões sociais aceitáveis".
Os elementos necessários nas enunciações, identifica, respectivamente:

  • A Comportamento social deficiente; Funcionamento cognitivo deficiente.
  • B Autocontrole deficiente; Sofrimento.
  • C Sofrimento; Funcionamento cognitivo deficiente.
  • D Funcionamento cognitivo deficiente; Comportamento social deficiente.
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"Trata-se de uma síndrome mental séria e que deve ser tratada para que, por exemplo, não se transforme em crises de pânico".
(Por: Dr. Rui Brandão. Médico. Ele é Co-fundador do Zenklub. Plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, ferramentas profissionais e especializados para mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil.)
O enunciado apresenta elementos que caracterizam:

  • A Transtorno de ansiedade.
  • B Retraimento.
  • C Esquiva Física.
  • D Agressividade.
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Existe uma relação íntima entre crises de ansiedade e os ataques de pânico, mas é importante sabendo diferenciá-los, evitando-se, assim, confusão dos sentimentos de quem sofre da "crise de pânico". Analise os sintomas seguidos:
I.Taquicardia e palpitação e falta de ar.
II.Suores, calafrios, tremores e formigamentos.
III.Náuseas e dores abdominais e sensação de desmaio.
IV.Medo de perder o controle e medo de morrer.
V.Agressividade e enfrentamento de qualquer problema.
VI.Regressão e negação da realidade.

Estão coerentes com os sintomas da "Síndrome do pânico", APENAS:

  • A II, IV e VI apenas.
  • B I, III, V e VI apenas.
  • C I, II, III e IV apenas.
  • D I, II, IV e V apenas.
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Aprendizagem e mudança toda de comportamento em resposta a experiências anteriores porque envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. Se algum desses aspectos estiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.
Sobre o conteúdo enunciado, marca a alternativa CORRETA.

  • A Todas as alternativas estão corretas.
  • B Ainda respeitando a visão piagetiana, deve-se ressaltar que a motivação intrínseca é mais importante porque o sujeito tem que estar interessado em aprender, sendo que a junção "intrínseca e extrínseca" formam aliados importantes para a melhor aprendizagem do sujeito.
  • C Na óptica de Piaget (1973), a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito.
  • D De acordo com Piaget, é necessário obter contato com o difícil, com o incomodo para desestruturar o já existente e em seguida estruturá-lo novamente, com a pesquisa e também motivações tanto intrínseca como extrínseca para obter a aprendizagem.
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Psicose é uma estrutura da personalidade que prejudica a percepção e o pensamento da pessoa, afetando sua capacidade de julgamento. Diferentemente do neurótico, o psicótico não reconhece as regras ou mesmo que reconheça se sente indiferente a elas, nem respeita as normas definidas. Perversão é diferente da neurose e da psicose, distinguindo-se de ambos como modo de funcionamento e organização defensiva do aparelho psíquico. O termo é muito usado com o sentido específico de perversão sexual, ou desvio sexual. (DUNKER, Christian. A perversão nossa de cada dia. In: Revista Cult, Ano 13, nº. 144, dossiê Perversão, p. 42 / 6-)
Sobre "Perversão", marca a alternativa INCORRETA.

  • A Na situação de perversão, os conceitos de normalidade e anormalidade, por diversas e variadas, podem ocorrer diferentes no tempo e no espaço.
  • B Uma nomenclatura "perversão" é usada para designar o desvio de um indivíduo ou grupo de quaisquer que sejam considerados humanos considerados anormais e / ou ortodoxos para um determinado grupo social.
  • C Perversão corresponde ao ato ou efeito de tornar-se perverso, de corromper.
  • D O portador de perversão busca corrigir os erros sem resposta positiva.
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Lacan ofereceu uma alternativa aos termos de Freud, utilizando outros termos, um outro vocabulário, até pelo emprego que fazemos de termos como o Sujeito, o outro com letra maiúscula, assim como outros aspectos da grafia de termos que não pertencem à linguagem de Freud . Assim sendo, a prevalência dada durante certo tempo por Lacan à função da palavra e ao campo da linguagem, referências em Freud são - é o mínimo que se pode dizer - menos numerosas, menos insistentes do que em Lacan. E, portanto, houve tempo em que Lacan substituir substituir à obra de Freud uma outra lógica. (...) -
(Adaptado) (http://www.psicanaliselacaniana.com/estudos /serlacaniano.html)
Marque a alternativa que representa a visão de Lacan:

  • A Ele defende que o inconsciente é um importante aspecto da personalidade. Trazer o que é inconsciente para o consciente é uma terapia essencial para distúrbios neuróticos.
  • B "Para ele, a Psicanálise rompe com a visão tradicional da Psicossomática como receptáculo dos restos incompreendidos pela medicina".
  • C "Ele tratava de seus pacientes neuróticos, buscava insights sobre a personalidade humana. Ele também se baseava na auto-observação e em teorias biológicas de sua época.
  • D Este teórico acreditava que as pessoas são conscientes de apenas uma pequena parte de sua vida mental ".
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Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza métodos e técnicas psicológicas (entrada), a nível individual ou não, entendendo, à luz de princípios teóricos, os problemas, identificando o caso e prevendo seu curso possível, para comunicar resultados ( resultado). (...) (CUNHA, Jurema Alcides et al. Psicodiagnóstico. Artes Médicas. 1989.2ª ed. Porto Alegre. P.9-11.). Analise o que se enuncia a seguir:
"Investiga a natureza de irregularidades ou inconsistências no quadro sintomático ou em resultados de testes, para estabelecer distinções entre níveis de funcionamento, quadros psicopatológicos (especialmente, patologias subjacentes), tipo de emergência, etc. A tendência clínica atual é a colocar uma ênfase especial neste tipo de diagnóstico ". (CUNHA, Jurema Alcides et al. Psicodiagnóstico. Artes Médicas. 1989.2ª ed. Porto Alegre. P.9-11.). O enunciado apresenta elementos que identificam o "Diagnóstico":

  • A Forense.
  • B Preventivo.
  • C Nosológico.
  • D Diferencial.
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Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação. As fobias geralmente causam o aparecimento de medo e estão presentes por mais de seis meses.
Sobre "FOBIA", marque a afirmação INCORRETA.

  • A Há certas incomuns específicas, como a amaxofobia que não tem medo de estar em um veículo em movimento; uma barofobia que não contém medo da gravidade; uma geliofobia que não contém medo de risadas; e a gnomofobia que consiste no medo de gnomos de jardim.
  • B A fobia moderada está incluída na classificação de distúrbio severo de ansiedade.
  • C Os fóbicos sabem que sua ansiedade é desproporcional à causa dela.
  • D Glossofobia é o termo usado para designar o medo irracional de falar em público.
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Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.


(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)


O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:

  • A Meta-prospecção.
  • B Meta-memória.
  • C Meta-observação.
  • D Meta-cognição.
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Se "trabalho" e, por consequência, o "desemprego", resistem, esvaziados do sentido, que parece veicular, é porque pelo seu caráter sagrado, intimidante, eles servem para manter um resto de organização certamente caduca, mas suscetível de salvaguardar, por algum tempo a "coesão social". (FORRESTER, Viviane. 1997. O horror econômico. São Paulo: UNESP. P. 20)
O enunciado permite dizer que a autora, categoricamente, enuncia que a insistência na centralidade do trabalho vinculada está a um medo de: _______________________. Marque a alternativa com dados corretos para completar a lacuna do enunciado.

  • A imaginar a sociedade sob outra forma de organização.
  • B conviver com as diferenças das personalidades num ambiente de trabalho.
  • C ser rejeitado no mercado de trabalho tão competitivo.
  • D ingressar no mundo do trabalho.
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Os testes psicológicos (psicométricos ou projetivos) refinam a capacidade do profissional de captar e compreender os indivíduos, os grupos e os fenômenos psicológicos. (Urbina, 2007. Werlang et al. 2010). Contudo, sejam para que os resultados alcançados válidos, além de seguir à risca como instruções e o sistema de levantamento do instrumento, é garantir fundamental:

  • A Certificar-se do estado físico e psicológico do examinado.
  • B Todas as alternativas estão corretas.
  • C Condições básicas do ambiente físico.
  • D Gerenciar o contexto clínico em que será desenvolvida a avaliação.
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Dinâmica de grupo é uma forma de estudo de grupos, podendo-se usar uma expressão como termo geral para processos de grupo. Em Psicologia e Filosofia, um grupo é formado, constituído de duas ou mais pessoas mutuamente conectadas por se relacionarem socialmente.
Sobre o enunciado, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A Como resultado da interação e influência mútua, os grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos.
  • B Os grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários de categoria.
  • C O campo da dinâmica de grupo preocupa-se primordial e fundamentalmente com o comportamento de grupos grandes e seletos trocarem muitas experiências.
  • D Os processos dinâmicos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, de fazer parte, afetar social e feitos sobre o comportamento.
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A Neurose é inteiramente uma manobra encobridora. Por trás da doença, está a tentativa patológica e ambiciosa de o paciente ver a mesmo como algo extraordinário. Os sintomas são um monte de lixo no qual o paciente se esconde.A superioridade fictícia do paciente data da época em que ele foi mimado. Enquanto vemos claramente o que ele faz, ele, sem perceber, está ocupado em erigir seus objetivos; como um criminoso empedernido, ele está tentando assegurar um álibi ... Sempre termina em 'o que eu não teria realizado se não tivesse sido impedido pelos sintomas'. A nossa tarefa é tornar conceitual o que nele estava não-conceitualizado.
(Ansbacher e Ansbacher, 1964, p.198-199) - (In. Teorias da Personalidade. Cap.4. P.125.)
Analise os textos: 1. "A autovalorização da pessoa é determinada pela quantidade de reconhecimento público pagamento".
2. "As pessoas com essa necessidade têm um quadro inflado de si mesmas e querem ser admiradas nessa base, e não por aquilo que realmente são".

De acordo com as informações textuais, marque a alternativa que identifica CORRETA e respectivamente as necessidade dos textos analisados.

  • A Necessidade Neurótica de Admiração Pessoal; Necessidade Neurótica de Autossuficiência e Independência.
  • B Necessidade Neurótica de Afeição e Aprovação; Necessidade Neurótica de Poder.
  • C Necessidade Neurótica de Explorar os outros; Necessidade Neurótica de Prestígio.
  • D Necessidade Neurótica de Prestígio; Necessidade Neurótica de Admiração Pessoal.
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A Psicologia Jurídica ultrapassa a atuação do Psicólogo Jurídico nos tribunais, porque as atividades deste profissional envolvem os campos da Psicologia Penitenciária, Psicologia Policial, Psicologia da Delinquência e Psicologia do Menor e da Família. Analise as assertivas com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) No curso do tempo, a prática de interface entre a Psicologia e a Jurisprudência foi sendo legitimada, no entanto, aquela prevaleceu sobre esta. (__) Os Psicólogos, tanto quanto os profissionais do Direito, devem emitir suas opiniões, sem interferência de um sobre o outro, mas tanto quanto às análises os relatórios podem não ser acatados. (__) Tanto a Psicologia quanto o Direito têm a ação humana como objeto de conduta. (__) Numa análise mais simples, pode-se dizer que a Psicologia Jurídica é a interseção, ou interação, entre as duas áreas.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima.

  • A F, V, V, V.
  • B V, V, V, V.
  • C V, V, F, F.
  • D F, V, F, V.
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Ao longo de toda fase existencial, bem como no ambiente organizacional, o ser humano possui necessidades interpessoais básicas que devem ser levadas em consideração, como a inclusão, o controle e a afeição. Ao encontro dessa temática, relacione as colunas abaixo:
Primeira coluna: necessidade interpessoal 1- Afeição 2- Controle 3- Inclusão
Segunda coluna: caracterização ( ) Estar próximo ou estar afastado. ( ) Estar por cima ou estar por baixo. ( ) Estar dentro (in) ou estar fora (out).
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 1 – 2 – 3
  • B 3 – 1 – 2
  • C 2 – 3 – 1
  • D 3 – 2 – 1
  • E 1 – 3 – 2
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A experiência normal do tempo implica a ampliação de um agora que se estende ao passado e se dirige ao porvir. Implica também um movimento mental que integra o fluir dos acontecimentos objetivos e externos à dimensão temporal subjetiva, ou seja, ao devir da vida subjetiva. Das anormalidades da vivência do tempo, podemos afirmar, corretamente, que pacientes em estados maníacos:

  • A sentem a falta da sensação do avançar subjetivo do tempo.
  • B perdem o sincronismo entre o passar do tempo objetivo, cronológico, e o fluir de seu tempo interno.
  • C expressam a sua vivência do tempo dizendo que o tempo encolheu, que não passa, deixou de fluir.
  • D é a de um espaço, extremamente, dilatado e amplo, que invade o das outras pessoas.
  • E o espaço exterior é percebido como sufocante, pesado, perigoso e, potencialmente, aniquilador.
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Define-se alucinação como:

  • A percepção imprecisa, fazendo com que os estímulos sejam percebidos de forma deformada.
  • B percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente.
  • C sensações anômalas, em geral dolorosas, desencadeadas por estímulos externos.
  • D alterações quantitativas, onde as imagens perceptivas têm intensidade anormal, para mais ou para menos
  • E percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo.
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As experiências alucinatórias nas quais ocorrem alucinações de várias modalidades sensoriais (auditivas, visuais, táteis, etc.) ao mesmo tempo, são chamadas de alucinações:

  • A Extracampinas.
  • B Autoscópicas.
  • C Cinestésicas.
  • D Cenestésicas.
  • E Sinestésicas.
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Sobre as alucinações nas psicoses, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) O paciente, geralmente, tem crítica do significado patológico das alucinações. (__) O conteúdo das alucinações provém de estado paranoide geral. (__) Estrutura complexa: tipicamente, vozes que comentam ou comandam a ação.

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E F – V – F.