Ao longo de toda fase existencial, bem como no ambiente organizacional, o ser humano possui necessidades interpessoais básicas que devem ser levadas em consideração, como a inclusão, o controle e a afeição. Ao encontro dessa temática, relacione as colunas abaixo:
Primeira coluna: necessidade interpessoal 1- Afeição 2- Controle 3- Inclusão
Segunda coluna: caracterização ( ) Estar próximo ou estar afastado. ( ) Estar por cima ou estar por baixo. ( ) Estar dentro (in) ou estar fora (out).
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Define-se alucinação como:
As experiências alucinatórias nas quais ocorrem alucinações de várias modalidades sensoriais (auditivas, visuais, táteis, etc.) ao mesmo tempo, são chamadas de alucinações:
Sobre as alucinações nas psicoses, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) O paciente, geralmente, tem crítica do significado patológico das alucinações. (__) O conteúdo das alucinações provém de estado paranoide geral. (__) Estrutura complexa: tipicamente, vozes que comentam ou comandam a ação.
Na teoria dos oito estágios de Erikson, o processo de desenvolvimento do ego, ou self, é influenciado por fatores:
Dos Estágios de Erikson, Produtividade versus inferioridade é descrito da seguinte forma:
No Estágio de Erikson descrito, na questão anterior, (Produtividade versus inferioridade), a virtude apontada pelo autor é:
Durante a entrevista, a psicóloga percebe, entre as atitudes do paciente, que faz comentários críticos a toda hora, mas não revela superioridade como o arrogante, além disso, tem um modo de falar, gesticular e andar muito teatral e artificial. Por essas atitudes, a profissional aponta em seu relatório, atitude global:
Defesa para Freud é o conjunto das manifestações de proteção do eu contra as agressões internas (de ordem pulsional) e externas, suscetíveis de:
De acordo com o Professor Dalgalarrondo (2010), para Freud, o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Sobre os princípios que regem o inconsciente, considere a alternativa que discorre sobre a Isenção de Contradição:
Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma razão:
Em todas as ocorrências abaixo, o vocábulo “que” assume um papel de conjunção, MENOS na alternativa:
A concordância do verbo está correta na passagem “No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes (...)” (1º parágrafo); o mesmo ocorre no item:
O que é Agricultura Sintrópica?
Dayana Andrade
Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.
A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.
Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.
Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/
O vocábulo “que” está empregado abaixo com função de conjunção em todas as suas ocorrências, MENOS na alternativa:
Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto ao uso do hífen
Texto
Leia o texto, ele é fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.
Procura da poesia
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não em desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Assinale a alternativa correta.
Texto
Leia o texto, ele é fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.
Procura da poesia
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não em desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Em nenhuma das frases abaixo a crase foi usada.
Assinale a alternativa em que ela é obrigatória.
Assinale a alternativa que não apresenta equívoco quanto à concordância verbal.
Quem dos autores abaixo descreveu os “sintomas de primeira ordem”?
Em relação ao caso clínico a seguir, responda a questão.
Caso clínico:
Paciente do sexo feminino, com história de resposta desproporcional e exacerbada quando abandonada por seus namorados, inclusive furou os quatro pneus do carro de um de seus namorados com uma faca quando o mesmo terminou com ela, apresenta repetidos tratamentos prévios sem a devida sequencia, relata uso abusivo de medicamentos com o objetivo de “acalmar-se” segundo a mesma, apresenta histórico de transgressão às regras, episódios de auto mutilação, se descreve como “emocionalmente instável” e segundo a mesma se auto intitula como “muito intensa”, apresenta histórico de internação prévia em UTI por ingesta abusiva de medicamento psicotrópico quando o esposo terminou o relacionamento.
Ainda em relação ao quadro exposto, qual seria o CID 10 da paciente em questão?
São recursos terapêuticos que podem ser utilizados para o quadro, EXCETO:
Qual das alternativas abaixo corresponde a uma das principais causas de mortalidade nos pacientes portadores de esquizofrenia?
O Neuropsiquiatra suíço Otto Veraguth descreveu uma dobra peculiar em forma de triângulo no canto nasal da pálpebra superior. Modificações distintas do tônus muscular facial corrugador e zigomático. A chamada Dobra de VERAGUTH está associada ao quadro clínico:
Jaspers desempenhou um papel importante no entendimento da esquizofrenia através da:
O quadro clínico descrito é compatível com diagnóstico de:
Dos antidepressivos, não se enquadra como inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS):
Em relação à prevalência do transtorno de ansiedade:
Considerando a 10ª classificação internacional de doenças CID-10 esse quadro seria, CORRETAMENTE, identificado pelo código: