Resolver o Simulado Oficial de Apoio

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Psicologia

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Ao longo de toda fase existencial, bem como no ambiente organizacional, o ser humano possui necessidades interpessoais básicas que devem ser levadas em consideração, como a inclusão, o controle e a afeição. Ao encontro dessa temática, relacione as colunas abaixo:
Primeira coluna: necessidade interpessoal 1- Afeição 2- Controle 3- Inclusão
Segunda coluna: caracterização ( ) Estar próximo ou estar afastado. ( ) Estar por cima ou estar por baixo. ( ) Estar dentro (in) ou estar fora (out).
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 1 – 2 – 3
  • B 3 – 1 – 2
  • C 2 – 3 – 1
  • D 3 – 2 – 1
  • E 1 – 3 – 2
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Define-se alucinação como:

  • A percepção imprecisa, fazendo com que os estímulos sejam percebidos de forma deformada.
  • B percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente.
  • C sensações anômalas, em geral dolorosas, desencadeadas por estímulos externos.
  • D alterações quantitativas, onde as imagens perceptivas têm intensidade anormal, para mais ou para menos
  • E percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo.
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As experiências alucinatórias nas quais ocorrem alucinações de várias modalidades sensoriais (auditivas, visuais, táteis, etc.) ao mesmo tempo, são chamadas de alucinações:

  • A Extracampinas.
  • B Autoscópicas.
  • C Cinestésicas.
  • D Cenestésicas.
  • E Sinestésicas.
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Sobre as alucinações nas psicoses, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) O paciente, geralmente, tem crítica do significado patológico das alucinações. (__) O conteúdo das alucinações provém de estado paranoide geral. (__) Estrutura complexa: tipicamente, vozes que comentam ou comandam a ação.

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E F – V – F.
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Na teoria dos oito estágios de Erikson, o processo de desenvolvimento do ego, ou self, é influenciado por fatores:

  • A sociais e culturais.
  • B intrínsecos e extrínsecos.
  • C rudimentares e elementares.
  • D físicos e psicológicos.
  • E autocráticos e sociocráticos.
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Dos Estágios de Erikson, Produtividade versus inferioridade é descrito da seguinte forma:

  • A A criança desenvolve a iniciativa quando experimenta novas atividades e não é dominada pela culpa.
  • B O adolescente deve determinar seu próprio senso de eu (“quem sou eu?”) ou experimentar uma confusão de papéis.
  • C A pessoa procura estabelecer compromissos com os outros; se não for bem-sucedida, poderá sofrer isolamento e autoabsorção.
  • D A criança deve aprender as habilidades da cultura ou enfrentar sentimentos de incompetência.
  • E O idoso alcança a aceitação da própria vida, o que favorece a aceitação da morte, ou então se desespera com a incapacidade de reviver a vida.
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No Estágio de Erikson descrito, na questão anterior, (Produtividade versus inferioridade), a virtude apontada pelo autor é:

  • A Vontade.
  • B Propósito.
  • C Sabedoria.
  • D Habilidade.
  • E Fidelidade.
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Durante a entrevista, a psicóloga percebe, entre as atitudes do paciente, que faz comentários críticos a toda hora, mas não revela superioridade como o arrogante, além disso, tem um modo de falar, gesticular e andar muito teatral e artificial. Por essas atitudes, a profissional aponta em seu relatório, atitude global:

  • A Irônica e Afetada.
  • B Lamuriosa e Esquiva.
  • C Suspicaz e Amaneirada.
  • D Expansiva e Simuladora.
  • E Excitada e Dissimuladora.
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Defesa para Freud é o conjunto das manifestações de proteção do eu contra as agressões internas (de ordem pulsional) e externas, suscetíveis de:

  • A controle motor, percepção, memória, sentimento e pensamento
  • B constituir fontes de excitação e, por conseguinte, de serem fatores de desprazer.
  • C Fenômeno, imensamente, complexo que chamamos de pensamento.
  • D um grau substancial de diferenciação e organização do ego.
  • E projeção de uma superfície.
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De acordo com o Professor Dalgalarrondo (2010), para Freud, o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Sobre os princípios que regem o inconsciente, considere a alternativa que discorre sobre a Isenção de Contradição:

  • A No inconsciente, não existe tempo; ele é atemporal.
  • B Os processos inconscientes não são ordenados, temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não têm qualquer referência ao tempo.
  • C No sistema inconsciente, não há lugar para negação ou dúvida, nem graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
  • D Toda a atividade inconsciente visa a evitar o desprazer e proporcionar o prazer, independentemente de exigências éticas ou realistas.
  • E As cargas energéticas (catexias) acopladas às representações psíquicas, às ideias, são totalmente móveis.

Português

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Em um país onde, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,5% dos 8,45 milhões de estudantes possuem alguma deficiência, o assunto da inclusão social dessas pessoas no ambiente acadêmico ainda _____ muito o que avançar. Na Universidade Regional de Blumenau, a professora do Programa de PósGraduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas _____ a educação inclusiva dos estudantes, mas _____ a perspectiva das próprias pessoas com deficiência, e não apenas a partir da visão de professores ou da família dos estudantes. [...]

Na FURB, todos os estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla _____ o direito de solicitar assistência dentro da Universidade. Para isso, basta sinalizar a condição no momento da matrícula e procurar a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB.

Segundo a coordenadora da CAE, Lucymara Valentini Borges, entre os projetos e programas da coordenadoria, está o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que proporciona aos estudantes com deficiência professores especializados, intérpretes de libras e profissionais de apoio. A FURB, através desse atendimento, analisa as demandas de cada aluno e faz adaptações, de materiais até o mobiliário.

Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/ pesquisas-sobre-educacao-inclusiva-revelam-barreiras/8537. Acesso em: 04/fev/2021. [adaptado]

Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma razão:

  • A país – matrícula
  • B até – através
  • C está – deficiência
  • D pós – país
  • E através – intérpretes
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TEXTO 

Você reconhece quando chega a felicidade?
Ana Paula Padrão

    Tenho uma forte antipatia pela obrigação de ser feliz que acompanha o Carnaval. Quem foge da folia ganha o rótulo de antissocial, depressivo ou chato. Nada contra o Carnaval. Apenas contra essa confusão de conceitos. Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz. E forçar uma situação de felicidade tem tudo para terminar em arrependimento e frustração. Aliás, você reconhece a felicidade quando ela chega? Sabe que está sendo feliz naquele momento? Espere um pouco antes de responder. Pense de novo.
     Estamos falando de felicidade! Não de uma alegria qualquer. E qual é a diferença? Bem, descrever a felicidade não é fácil. Ela é muito recatada. Não fica ali, posando para foto, sabe? Mas um Manual de Reconhecimento da Felicidade diria mais ou menos o seguinte: Ela é mansa. Não faz barulho. Ao mesmo tempo é farta. Quando chega, ocupa um espaço danado. Apesar disso, você quase não repara que ela está ali. Se chamar a atenção, não é ela. É euforia. Alegria. A licenciosidade de uma noite de Carnaval. Ou um reles frenesi qualquer, disfarçado de felicidade.
    A dita cuja é discreta. Discretíssima. E muito tranquila. Ela te faz dormir melhor. E olha, vou te contar uma coisa: a felicidade é inimiga da ansiedade. As duas não podem nem se ver. Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade. Se você se apaixonou e está naquela fase de pura ansiedade, mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade. É excitação. Paixonite. Quando a ansiedade for embora, pode ser que a felicidade chegue. Mas ninguém garante.
    É temperamental, a felicidade. Não vem por qualquer coisa. E para ficar então… hi, não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira. Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega. Entendeu agora por que a minha pergunta? Será que você sabe mesmo quando está feliz? Ou será que você só consegue saber que foi feliz quando a felicidade já passou?
    Eu estudo muito a felicidade. Mas não consigo reconhecê-la. Talvez porque eu seja péssima fisionomista. Ou porque ela seja muito mais esperta do que eu. Mais sábia. Fato é que eu só sei que fui feliz depois. No futuro. Olho para o passado e reconheço: “Nossa, como eu fui feliz naquela época!” Mas no presente ela sempre me dá uma rasteira. Ando por aí, feliz da vida e nem sei que estou nesse estado. Por isso aproveito menos do que poderia a graça que é ter assim, tão pertinho, a tal da felicidade.
    Nos últimos tempos, dei para fazer uma lista de momentos felizes. E aqui é importante deixar claro que esses momentos devem durar um certo período de tempo. Um episódio isolado feliz – como quatro dias de Carnaval, por exemplo – não significa felicidade. A felicidade, quando vem, não vem de passagem. Não dura para sempre, mas dura um tempinho. Gosta de uma certa estabilidade, a danada! O problema é saber que ela está ali na hora em que ela está ali. Mas, voltando à lista, até que ela é longa.
    Já fui bastante feliz. Talvez não na maior parte do tempo. Mas acho que ninguém é. A lista é um grande exercício. Sabendo quando você foi feliz, é mais fácil descobrir por que você foi feliz. Para ser ainda mais funcional, é bom que a lista seja cronológica. Lendo a minha, constato que fico cada vez mais feliz e por mais tempo. Será que ela está aqui agora? Não sei dizer. Mas a paz de que desfruto agora é um sintoma dela.
     E isso não tem nada a ver com a tal obrigação de ser feliz desfilando no Sambódromo. Continuo meus estudos. Já tenho certeza de que hoje sou mais amiga da felicidade do que jamais fui em qualquer tempo. 

Disponível em: https://istoe.com.br/190975_VOCE+RECONHECE+Q UANDO+CHEGA+A+FELICIDADE+/

Em todas as ocorrências abaixo, o vocábulo “que” assume um papel de conjunção, MENOS na alternativa:

  • A “Uma festa alegre não significa que você esteja plenamente feliz.” (1º parágrafo)
  • B “(...) mesmo que esteja superfeliz, não é felicidade.” (3º parágrafo)
  • C “(...) não conheço nenhum caso de alguém que a tenha tido por perto a vida inteira.” (4º parágrafo)
  • D “Ou porque ela seja muito mais esperta do que eu.” (5º parágrafo)
  • E “(...) é bom que a lista seja cronológica.” (7º parágrafo)
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TEXTO 

Brasileiros estão menos felizes em 2019, diz pesquisa da Ipsos
Os brasileiros estão menos felizes neste ano em comparação com o ano passado, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos que avaliou a felicidade da população de 28 países.

   No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes – uma queda de 12 pontos percentuais em relação à última edição, feita em 2018, quando o resultado foi de 73%. No mundo, o índice de felicidade também caiu de 70% para 64%.
   "Toda vez que há uma eleição presidencial, vemos uma renovação dos ânimos, então 2019 começou com expectativas e depois houve uma frustração.", explica Sandra Pessini, diretora da Ipsos. "Existe uma correlação bem forte entre a confiança na economia e a percepção de felicidade. E a demora na retomada econômica impacta muito a vida e o dia a dia das pessoas."
   "Mas há frustração não só com o governo e com a economia em si. Sabemos que tragédias e a polarização política também impactam essa percepção."
    A pesquisa, chamada Global Happiness Study ou Estudo Global da Felicidade, foi divulgada nesta quarta. Foi feita online com 20,3 mil entrevistados em 28 países, entre 24 de maio e 7 de junho de 2019. Foram mais de 1.000 entrevistados no Brasil e a margem de erro no país é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral49666519

A concordância do verbo está correta na passagem “No Brasil, 61% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes (...)” (1º parágrafo); o mesmo ocorre no item:

  • A Dois metros de seda são suficientes para fazer o figurino.
  • B Cada um de nós teremos a chance de sermos selecionados na entrevista.
  • C Mais de um professor, mais de um coordenador foi homenageado na festa de formatura.
  • D Constatou-se que votaram nulo 1% dos eleitores.
  • E Os candidatos se houveram bem na prova.
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O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

O vocábulo “que” está empregado abaixo com função de conjunção em todas as suas ocorrências, MENOS na alternativa:

  • A “(...) e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar.” (1º parágrafo)
  • B “(...) abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, (...)” (1º parágrafo)
  • C “(...) bem diferente do que estamos acostumados.” (1º parágrafo)
  • D “(...) uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, (...)” (2º parágrafo)
  • E “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)
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Assinale a alternativa correta sobre o uso de crase:

  • A Estou à procura de conhecimento.
  • B Não vendemos à prazo.
  • C Estava à celebrar sua prova.
  • D Requeiro à V.Sa., a minha contratação.
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Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto ao uso do hífen

  • A alto-mar, boia-fria, tio-avô, vaga-lume
  • B alto-mar, boia-fria, tio-avô, vaga lume.
  • C alto mar, boia-fria, tio-avô, vaga-lume.
  • D alto-mar, boia-fria, tio avô, vaga-lume.
  • E alto-mar, boia fria, tio avô, vaga-lume.
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Texto

Leia o texto, ele é fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.


Procura da poesia

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Estão paralisados, mas não em desespero,

há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.

Espera que cada um se realize e consume

com seu poder de palavra

e seu poder de silêncio.

Assinale a alternativa correta.

  • A As palavras “há” e “lá” recebem acento gráfico, pois são monossílabos átonos terminados em “a”.
  • B As palavras “superfície” e “silêncio” são acentuadas graficamente pela mesma regra.
  • C A palavra “apóio” (do verbo apoiar) recebe um acento gráfico para não ser confundida, no contexto escrito, com o substantivo “apoio”.
  • D As palavras “países” e “Itaú” são acentuadas por regras diferentes.
  • E As palavras paroxítonas são obrigatoriamente acentuadas. Por essa regra é que se justificam os acentos gráficos em: “médico, xícara, ônibus”.
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Texto

Leia o texto, ele é fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.


Procura da poesia

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Estão paralisados, mas não em desespero,

há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.

Espera que cada um se realize e consume

com seu poder de palavra

e seu poder de silêncio.

Em nenhuma das frases abaixo a crase foi usada.


Assinale a alternativa em que ela é obrigatória.

  • A Ele foi a Balneário Camboriú.
  • B Chegarei até as 10 horas, prometo!
  • C Meu colega dedicou-se a artes literárias.
  • D A noite, em todas as casas, deveria trazer o sono reparador.
  • E Obedece a sinalização, pois dela depende tua vida!
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Assinale a alternativa que não apresenta equívoco quanto à concordância verbal.

  • A Hoje é dia 15 de novembro e é sete horas.
  • B Correr e caminhar faz bem à saúde.
  • C A multidão gritaram durante a assembleia.
  • D Os Estados Unidos é uma ameaça para a China?
  • E Haviam muitas pessoas na sala.
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Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.

Psiquiatria

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Quem dos autores abaixo descreveu os “sintomas de primeira ordem”?

  • A Emil Kaepelin.
  • B Eugen Bleuler.
  • C Gabriel Langfeldt.
  • D Kurt Schneider.
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Em relação ao caso clínico a seguir, responda a questão.



Caso clínico:

Paciente do sexo feminino, com história de resposta desproporcional e exacerbada quando abandonada por seus namorados, inclusive furou os quatro pneus do carro de um de seus namorados com uma faca quando o mesmo terminou com ela, apresenta repetidos tratamentos prévios sem a devida sequencia, relata uso abusivo de medicamentos com o objetivo de “acalmar-se” segundo a mesma, apresenta histórico de transgressão às regras, episódios de auto mutilação, se descreve como “emocionalmente instável” e segundo a mesma se auto intitula como “muito intensa”, apresenta histórico de internação prévia em UTI por ingesta abusiva de medicamento psicotrópico quando o esposo terminou o relacionamento.

Ainda em relação ao quadro exposto, qual seria o CID 10 da paciente em questão?

  • A F 60.3
  • B F 41.0
  • C F 90
  • D F 42.2
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Uma mulher jovem que pesava 10% acima do peso médio, mas saudável em outros aspectos, funcionando bem e aplicada ao trabalho como estudante universitária, ingressou na equipe de atletismo, começou a treinar horas por dia, muito mais que os companheiros de equipe começou a se perceber como gorda e achava que seu desempenho melhoraria se perdesse peso. Ela iniciou dieta e reduziu seu peso a 79% do seu “peso ideal” e desta forma seu desempenho caiu e ela se esforçou mais em seu regime de treinamento.
Começou a sentir apatia e morbidamente temerosa em engordar. Sua ingestão alimentar tornou-se restritiva e parou de comer qualquer coisa que contivesse gordura e seus ciclos menstruais tornaram-se limitados e infrequentes.

São recursos terapêuticos que podem ser utilizados para o quadro, EXCETO:

  • A Dieta restritiva, hipocalórica e uso de Anfepramona.
  • B Psicoterapia cognitivo comportamental.
  • C Hospitalização para melhora da condição clínica geral.
  • D Uso de mirtazapina 30 mg dia.
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Qual das alternativas abaixo corresponde a uma das principais causas de mortalidade nos pacientes portadores de esquizofrenia?

  • A Leucemia.
  • B Tireoidite de Hashimoto.
  • C Convulsão.
  • D Suicídio.
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O Neuropsiquiatra suíço Otto Veraguth descreveu uma dobra peculiar em forma de triângulo no canto nasal da pálpebra superior. Modificações distintas do tônus muscular facial corrugador e zigomático. A chamada Dobra de VERAGUTH está associada ao quadro clínico:

  • A Depressivo.
  • B Maníaco.
  • C Hipomaníco.
  • D Dissociativo-Conversivo.
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Jaspers desempenhou um papel importante no entendimento da esquizofrenia através da:

  • A Lobotomia.
  • B ECT (eletro convulso terapia).
  • C Psicanálise existencial.
  • D EMT (estimulação magnética transcraniana).
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Uma viúva de 75 anos foi levada para tratamento por sua filha devido a insônia grave e perda total de interesse pelas próprias rotinas diárias após a morte do marido, um ano antes. Ela ficou agitada nos primeiros 2 a 3 meses e então afundou em “total inatividade” não querendo sair da cama, de casa e não querendo fazer nada. De acordo com a filha estava casada há 21 anos teve 4 filhos e era dona de casa até a morte do marido por infarto agudo do miocárdio. Dizia que após isso tudo que via era negro, não expressava interesse por comida e afirmava que queria se juntar ao marido, mas não em cometer suicídio, pois era muito religiosa. Durante a entrevista estava vestida de preto, parecia lenta e com soluço intermitente. A paciente recusou tratamento psiquiátrico por muitos meses.

O quadro clínico descrito é compatível com diagnóstico de:

  • A Mania.
  • B Depressão.
  • C Transtorno Obsessivo Compulsivo.
  • D Esquizofrenia.
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Dos antidepressivos, não se enquadra como inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS):

  • A Fluoxetina.
  • B Paroxetina.
  • C Sertralina.
  • D Citalopram.
  • E Duloxetina.
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Em relação à prevalência do transtorno de ansiedade:

  • A Maior prevalência no sexo feminino.
  • B Maior prevalência no sexo masculino.
  • C Mesma prevalência tanto no sexo feminino quanto no sexo masculino.
  • D Não existem dados consistentes na literatura.
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Uma viúva de 75 anos foi levada para tratamento por sua filha devido a insônia grave e perda total de interesse pelas próprias rotinas diárias após a morte do marido, um ano antes. Ela ficou agitada nos primeiros 2 a 3 meses e então afundou em “total inatividade” não querendo sair da cama, de casa e não querendo fazer nada. De acordo com a filha estava casada há 21 anos teve 4 filhos e era dona de casa até a morte do marido por infarto agudo do miocárdio. Dizia que após isso tudo que via era negro, não expressava interesse por comida e afirmava que queria se juntar ao marido, mas não em cometer suicídio, pois era muito religiosa. Durante a entrevista estava vestida de preto, parecia lenta e com soluço intermitente. A paciente recusou tratamento psiquiátrico por muitos meses.

Considerando a 10ª classificação internacional de doenças CID-10 esse quadro seria, CORRETAMENTE, identificado pelo código:

  • A F 30.1
  • B F 32.0
  • C F 42.0
  • D F 20.0