Resolver o Simulado Aeronáutica

0 / 30

Português

1

Marque a alternativa em que o adjetivo está no grau comparativo de superioridade.

  • A No banquete, as frutas pareciam tão saborosas quanto as hortaliças.
  • B A lembrança de Aureliano foi mais imposta do que desejada.
  • C Ambas eram amicíssimas do proprietário do casarão.
  • D A viúva ficou excessivamente triste com o episódio.
2

Assinale a alternativa em que o uso do acento grave, indicador de crase, é facultativo.

  • A "E pareciam a sua imaginação em três figuras vivas: uma mulher muito formosa; uma figura negra de olho de brasa e pé de cabra; e o mundo, coisa vaga e maravilhosa (...)." (Eça de Queirós)
  • B "Por mais que eu mesmo conhecesse o dano/ a que dava ocasião minha brandura,/ nunca pude fugir ao ledo engano." (Cláudio M. da Costa)
  • C "Talvez, prezado amigo, que imagine/ que neste momento se conserve/ eterna a sua glória." (Tomá A. Gonzaga)
  • D "Deixei os dois na varanda e fiquei no pátio, a respeitosa distância." (Mia Couto)
3

TEXTO III

Mulheres de Atenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas


Quando amadas, se perfumam

Se banham com leite, se

Arrumam

Suas melenas

Quando fustigadas não choram

Se ajoelham, pedem, imploram

Mais duras penas; cadenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Sofrem pros seus maridos

Poder e Força de Atenas

(...)


Elas não têm gosto ou vontade

Nem defeito, nem qualidade

Têm medo apenas

Não têm sonhos, só têm

Presságios

O seu homem, mares,

Naufrágios

Lindas sirenas, morenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Temem por seus maridos

Heróis e amantes de Atenas


As jovens viúvas marcadas

E as gestantes abandonadas

Não fazem cenas

Vestem-se de negro, se

Encolhem

Se conformam e se recolhem

Às suas novenas, serenas

(HOLANDA, Chico Buarque de. Meus caros amigos. LP, 1976.

Phonogram/Philips)

Considere as afirmativas acerca da canção de Chico Buarque, texto III.


I. Na segunda estrofe, há a presença de uma gradação que reforça o grau de submissão da postura feminina.

II. Todas as ocorrências do pronome “se”, ao longo do texto, justificam-se pelo seu teor de reflexividade, realçando, assim, as ações e os gestos próprios das mulheres.

III. Os últimos versos da 1ª e 3ª estrofes destacam atributos da cidade de Atenas, por meio da utilização de prosopopeia, recurso recorrente em textos poéticos e musicais.

IV. Na quarta estrofe, há uma estrutura antitética que se dá no plano imaginário e inconsciente das mulheres.


Estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I, II e III.
  • C I e IV.
  • D III e IV.
4

TEXTO III

Mulheres de Atenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas


Quando amadas, se perfumam

Se banham com leite, se

Arrumam

Suas melenas

Quando fustigadas não choram

Se ajoelham, pedem, imploram

Mais duras penas; cadenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Sofrem pros seus maridos

Poder e Força de Atenas

(...)


Elas não têm gosto ou vontade

Nem defeito, nem qualidade

Têm medo apenas

Não têm sonhos, só têm

Presságios

O seu homem, mares,

Naufrágios

Lindas sirenas, morenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Temem por seus maridos

Heróis e amantes de Atenas


As jovens viúvas marcadas

E as gestantes abandonadas

Não fazem cenas

Vestem-se de negro, se

Encolhem

Se conformam e se recolhem

Às suas novenas, serenas

(HOLANDA, Chico Buarque de. Meus caros amigos. LP, 1976.

Phonogram/Philips)

Em relação à composição linguística do texto III, é INCORRETO afirmar que

  • A as formas verbais “mirem” (v. 1), “vivem” (v. 3), “sofrem” (v. 14) e “têm” (v. 16) estão conjugadas no mesmo modo e tempo, além de possuírem o mesmo sujeito.
  • B levando em consideração o contexto, é possível considerar o sentido da palavra “fustigadas” (v. 09) como castigadas.
  • C em “vivem pros seus maridos” (v. 3), o termo sublinhado é classificado pela gramática normativa como adjunto adverbial.
  • D na última estrofe, em todas as ocorrências, o vocábulo “se” é classificado como pronome reflexivo.
5

A questão se refere ao texto a seguir.


O pai do herói autista


1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.


2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.


3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.


4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.


Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

Leia o último parágrafo do texto.
“Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim, absolutamente. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim.”
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca da grafia e da acentuação das palavras presentes no parágrafo.
( ) Substituir “percalços” por “percalsos” corrige adequadamente a grafia desse vocábulo. ( ) Emprega-se o “h” medial no termo “semelhantes” por se tratar de uma letra integrante de um dígrafo. ( ) Colocar o acento circunflexo na sílaba -ÊN de “pacientes” é o mais correto, pois se trata de uma palavra paroxítona terminada em “s”. ( ) Usa-se o acento agudo em “Mas”, que no texto é uma conjunção e um monossílabo, somente se, em outro contexto, for empregada como adjetivo.
A sequência correta é

  • A (F); (V); (F); (V).
  • B (V); (F); (F); (V).
  • C (V); (F); (V); (F).
  • D (F); (V); (V); (F).
6

O infinitivo pessoal ora se flexiona, ora não. O verbo indicado nos parênteses deverá flexionar-se de modo a estabelecer corretamente a concordância em

  • A Alunos e professores acabaram de (sair) para uma visita a Inhotim.
  • B Costumavam (fazer) planos para nunca desistirem de seus sonhos.
  • C Os cientistas ainda não foram capazes de (erradicar) o vírus corona.
  • D O casal viu se (espalhar) pelos ares as páginas de suas lembranças.
7
Como premiar a moderação na rede?
Ronaldo Lemos*
1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.
* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.

Avalie o que se afirma sobre o objetivo da utilização das aspas em “engajaram”, considerando-se o seu contexto de uso na frase “... outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se ‘engajaram’ com uma publicação.” (1º §).
I. Isolar um vocábulo de caráter explicativo. II. Indicar hesitação ou interrupção do pensamento. III. Salientar, em si, um termo típico do jargão midiático. IV. Revelar o uso dessa palavra fora da acepção original.
Está correto apenas o que se informa em

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.
8
O pai do herói autista

1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.
2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.
3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.
4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.

Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

Leia as passagens transcritas do texto, nas quais David Shore se expressa acerca do protagonista da série.
I. “... me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.” (3º §). II. “... o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim.” (4º §).
Essa visão particular e pessoal dá realce à função da linguagem corretamente identificada como função

  • A fática.
  • B apelativa.
  • C expressiva.
  • D metalinguística.
9

Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*


1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.

2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.

3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.

4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.

5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.

6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.

Na frase “Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.”, é correto afirmar que a palavra sublinhada, conforme é popularmente conhecida, pode ser substituída, sem alteração do sentido, por

  • A híspido.
  • B historial.
  • C histérico.
  • D historiento.
10
O pai do herói autista

1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.
2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.
3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.
4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.
Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

No trecho “... Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop”, é correto afirmar que a palavra em destaque, no contexto em que foi empregada, assume especialmente o sentido de

  • A popular.
  • B singular.
  • C exemplar.
  • D particular.

Psicologia

11

A avaliação acurada e sistemática (descrição, identificação, reconhecimento e nomeação adequada) de sintomas objetivos (sinais diretamente observáveis) e subjetivos (sintomas não observáveis diretamente) dos transtornos mentais, das crises vitais (evolutivas ou acidentais) e condições similares (sem transtorno mental, mas com sintomas presentes) e das condições clínicas de outra natureza (doenças físicas ou somáticas, especialmente neurológicas, efeitos colaterais de medicamentos etc.) é chamada corretamente de

  • A Exame do Estado Mental.
  • B Avaliação Psicopatológica.
  • C Entrevista Semiestruturada.
  • D Semiologia dos Transtornos Mentais.
12

Os quadros de somatização podem ser situacionais e transitórios (durante uma fase difícil da vida) ou estáveis e duradouros, passando a ser um estilo ou um modo de conduzir a vida.

A respeito dos quadros psicossomáticos, avalie o que se afirma.


I. Nos transtornos hipocondríacos não são frequentes alterações comórbidas de personalidade.

II. Há, atualmente, a tendência de se identificar os processos de somatização com o que se convencionou chamar de “Sintomas Médicos Inexplicados” (SMI).

III. Os indivíduos hipocondríacos tendem a rejeitar a ideia de que seu sofrimento seja de origem psicológica ou psicossocial, voltando-se sempre à queixa corporal.

IV. Tanto a fibromialgia como a síndrome de fadiga crônica (mas também a distimia, os quadros mistos de ansiedade e de depressão e outros transtornos de somatização) se assemelham à categoria histórica chamada “neurastenia”.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C I, III e IV.
  • D II, III e IV.
13

A presença da(o) psicóloga(o) na área da saúde vem crescendo gradativamente ao longo dos anos. Apesar de haver uma abertura nas instituições de saúde para a inclusão da(o) psicóloga(o) nas equipes médicas, estas muitas vezes não sabem o que exigir da(o) psicóloga(o), na medida em que não têm objetivos claros e definidos ao atendimento voltado à saúde mental. A justificativa da inserção da Psicologia no ambiente hospitalar advém de um sofrimento psíquico, em decorrência de uma vivência de adoecimento ou trauma.

A técnica avaliativa que objetiva estabelecer um diagnóstico, colher dados importantes sobre o acontecido, compreender o paciente e realizar intervenções quando necessário é chamada corretamente de

  • A entrevista psicológica.
  • B anamnese psicológica.
  • C análise diagnóstica estrutural.
  • D avaliação das funções mentais.
14

Na avaliação psicológica, um dos domínios fundamentais a serem investigados é a cognição. Os recursos utilizados na avaliação devem ser selecionados de acordo com as necessidades verificadas pelo examinador e proporcionando maior benefício ao cliente, tais como demanda de tempo disponível, local da avaliação e características do indivíduo, como idade e escolaridade. O conceito de inteligência e as teorias que fundamentam esse construto sofreram mudanças ao longo dos anos e, consequentemente, a maneira de avaliá-los também foi modificada. De maneira geral, os processos intelectuais abrangem a capacidade de pensar racionalmente, de resolver problemas, de relacionar as novas informações com as já aprendidas (PIRES apud LINS; BORSA, 2017).


É correto afirmar que um instrumento para avaliar inteligência é as/o

  • A Figuras complexas de Rey.
  • B Teste de Atenção Seletiva (TAS).
  • C Teste Matrizes de Viena (WMT-2).
  • D Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT).
15

A respeito do histórico das práticas terapêuticas no contexto das instituições de saúde e/ou hospitalar, avalie o que se afirma.


I. Alguns autores qualificam a Psicologia da Saúde como uma parte da Psicologia Hospitalar.

II. Com a crescente discussão acerca da Psicologia da Saúde, surgiram críticas em relação à existência da Psicologia Hospitalar, afirmando que esta deveria fazer parte da Psicologia da Saúde no sentido mais amplo.

III. Os dois conceitos (Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde) não são equivalentes, a começar pelo significado distinto entre os termos saúde e hospital e também o caráter preventivo ou curativo das doenças presente em cada um dos campos.

IV. Na década de 1930, no Brasil, com a ideia de que os fatores psicológicos poderiam ter influência na saúde e na doença, foram fundados os primeiros serviços de Higiene Mental com participação ativa de psicólogas(os), como propostas alternativas à internação psiquiátrica.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I, III e IV.
  • D II, III e IV.
16

A avaliação psicológica é entendida como um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes e técnicas psicológicas, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos.

É correto afirmar que um instrumento que visa avaliar a personalidade em adultos é o/as

  • A Teste D.70.
  • B Teste de Trilhas Coloridas.
  • C Matrizes Progressivas de Raven.
  • D Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI).
17

Desastres e emergências são eventos desencadeadores de estresse pela exposição a um perigo imediato à integridade física e emocional das pessoas envolvidas, requerendo assim ações imediatas. A Psicologia foi convidada a compor a resposta a tais contextos, devendo, portanto, apropriar-se dos pilares que norteiam as intervenções em emergências, delimitando os objetivos e o conhecimento necessário para tal.

Nesse sentido, é correto afirmar que estudos têm demonstrado que a saúde mental de pessoas que passaram por eventos de desastres é fortemente abalada, podendo desenvolver manifestações psicopatológicas, tais como

  • A síndromes psicóticas / estresse agudo / síndromes maníacas / sintomas psicomotores.
  • B demências / transtornos neurocognitivos de longa duração / perda de memória / síndromes ansiosas
  • C sintomas psicomotores / problemas relacionados ao sono / transtorno bipolar / síndromes mentais orgânicas.
  • D estresse pós-traumático / quadros depressivos / comportamento suicida / consumo indevido de substâncias psicoativas.
18

De acordo com Paulo Dalgalarrondo (2019), é correto afirmar que as funções psíquicas no exame do estado mental do paciente mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos são

  • A atenção / orientação / memória / inteligência / linguagem.
  • B vivência do eu / pensamento / afetividade / vontade / atenção.
  • C afetividade / vontade / psicomotricidade / personalidade / memória.
  • D sensopercepção / pensamento / juízo de realidade / alterações do Self / orientação.
19

A avaliação psicológica no idoso apresenta particularidades e especificidades, às quais estão relacionadas às características físicas, psicológicas e sociais desta população. Além de queixas cognitivas, outro fator que leva muitos idosos a necessitar de uma avaliação psicológica corresponde a problemas emocionais e a mudanças de comportamento associados a transtornos psiquiátricos.

Considerando o exposto acima, é correto afirmar que

  • A quadros de ansiedade não são comuns em idosos.
  • B as Figuras Complexas de Rey são um teste com normas para avaliação de aspectos emocionais específicos de idosos.
  • C o Inventário Beck de Depressão II (BDI) é um instrumento para avaliação de aspectos emocionais exclusivos para idosos.
  • D a depressão é frequente em idosos, mas pode ser subdiagnosticada nesta população devido ao diferente perfil de sintomas que pode não fechar o diagnóstico tradicional de depressão maior exposto pelo DSM-V.
20

A orientação profissional e de carreira é um conjunto de atividades que permite aos cidadãos identificar as suas aptidões, competências e interesses, tomar decisões importantes em nível escolar, de formação e profissional e gerir os seus projetos de vida individuais no estudo, no trabalho e em outros contextos nos quais essas aptidões e competências são adquiridas ou utilizadas.


É correto afirmar que um instrumento com parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia que mensura como o sujeito lida com tarefas do desenvolvimento vocacional é o(a)

  • A Escala de Empregabilidade.
  • B Inventário de Interesses Kuder.
  • C Método de Avaliação de Pessoas (MAPA).
  • D Escala de Maturidade para Escolha Profissional (2ª edição) – EMEP.

Matemática

21

Dada as funções f(x) = Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e f(y)= log4 4 + log√3 1 + 2.log10 . Assinale a alternativa correta:

  • A f(x) < f(y)
  • B f(x) = f(y)
  • C f(x).f(y) = 27
  • D f(x) + f(y) = 11
22

Sejam as funções y1 = 3x+3. 9x/ 813x-2 e y2 = 272x / 2431-x. Determine o valor de x para que y1 = y2.

  • A 4/5
  • B 2/3
  • C 2
  • D 3
23

Deseja-se guardar 1,5 litro de suco numa jarra cilíndrica de 15cm de altura e 5cm de raio da base. Desta forma (considerando π = 3), é correto afirmar que:

  • A a quantidade total do suco é menor que a capacidade da jarra.
  • B o volume total da jarra representa 2/3 da quantidade total do suco.
  • C a quantidade total do suco representa metade da capacidade total da jarra.
  • D a capacidade total da jarra representa 75% da quantidade total do suco.
24

 O valor de Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas é 

  • A 3/4
  • B 9/4
  • C 0
  • D –3
25

Seja z = bi um número complexo, com b real, que satisfaz a condição 2z2 − 7iz − 3 = 0. Assim, a soma dos possíveis valores de b é

  • A 7/2
  • B 5/2
  • C 1
  • D - 1
26

Da equação x3 + 11x2 + kx + 36 = 0, sabe-se que o produto de duas de suas raízes é 18. Assim, o valor de k é

  • A 6
  • B 8
  • C 18
  • D 36
27

Para que a função quadrática y = −x2 + 3x + m − 2 admita o valor máximo igual a −3/4, o valor de m deve ser

  • A -3
  • B -2
  • C -1
  • D 0
28

Seja a equação geral da reta ax + by + c = 0.

Quando a = 0, b ≠ 0 e c ≠ 0, a reta

  • A passa pelo ponto (c,0)
  • B passa pelo ponto (0,0)
  • C é horizontal
  • D é vertical
29

 Se ABC é um triângulo retângulo em A, o valor de n é 


                               Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 22/3
  • B 16/3
  • C 22
  • D 16
30

R : conjunto dos números reais.

N = {1, 2, 3,..., }: conjunto dos números naturais.

Ø : conjunto vazio.

i : unidade imaginária, i2 = -1 .

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas : segmento de reta de extremidades nos pontos A e B .

AÔB : ângulo formado pelos segmentos OA e O B, com vértice no ponto O.

[a,b] = {x ∈ R : a < x < b} .

C D = interseção entre os conjuntos C e D .

M2 = MM, isto é, o produto da matriz quadrada M com ela mesma.

Observação: Os sistemas de coordenadas considerados são os cartesianos retangulares.

Considere o polinômio p(x) = x3mx2 + x + 5 + n, sendo m, n números reais fixados. Sabe-se que toda raiz z = a + bi, com a,b R, da equação p(z) = 0 satisfaz a igualdade a = mb2 + nb — 1. Então, a soma dos quadrados das raízes de p(z) = 0 é igual a

  • A 6.
  • B 7.
  • C 8.
  • D 9.
  • E 10.