Resolver o Simulado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - CESPE/CEBRASPE - Nível Médio

0 / 60

Português

1

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CG4A1-II: “Na década de cinquenta, cresceu a participação feminina no mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio e em serviços públicos.” (R. 1 a 4). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • A Na década de cinquenta, cresceu, no mercado de trabalho, a participação especialmente feminina, no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos.
  • B Cresceu, na década de cinquenta — particularmente no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio ou em serviços públicos —, a participação feminina no mercado de trabalho.
  • C De modo especial cresceu na década de cinquenta no mercado de trabalho a participação feminina no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio ou em serviços públicos.
  • D Na década de cinquenta especialmente — no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos — cresceu a participação feminina no mercado de trabalho.
  • E A participação feminina cresceu na década de cinquenta no mercado de trabalho sobretudo, no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos.
2

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infere-se do texto CG4A1-II que, na década de cinquenta, as mulheres

  • A começaram a ingressar no mercado de trabalho remunerado.
  • B começaram a ser bem remuneradas no mercado de trabalho.
  • C conquistaram o direito de exercer determinadas profissões.
  • D começaram a seguir determinado caminho que influenciou a sua relação com a vida doméstica.
  • E superaram os preconceitos que as impediam de ingressar no mercado de trabalho remunerado.
3

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A correção gramatical e o sentido do texto CG4A1-I seriam mantidos caso se suprimisse do texto

  • A a partícula “se” (l.24).
  • B a vírgula imediatamente após “para não pensar” (l.16).
  • C o vocábulo “já” (l.5).
  • D o vocábulo “ela”, em “ela já tinha ido para a escola” (l. 5 e 6).
  • E o acento do vocábulo “quê” (l.23).
4

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A correção gramatical e o sentido original do texto CG4A1-I seriam preservados caso

I os dois-pontos imediatamente após “diárias” (R.19) fossem substituídos por uma vírgula.

II o vocábulo “estéreis” (R.4) fosse substituído por desnecessários.

III se inserisse, no trecho “nunca poria os pés em um laboratório e não ousaria escrever versos” (R. 20 e 21), uma vírgula logo após “laboratório” e o vocábulo “não” fosse substituído por nem.

Assinale a opção correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas o item II está certo.
  • D Apenas o item III está certo.
  • E Todos os itens estão certos.
5

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No trecho “e que a única atividade caseira que oferecia tal benefício era aquela que apresentava o dom de ser quase infinita em suas demandas diárias: a culinária” (R. 17 a 20), do texto CG4A1-I, o vocábulo “demandas” foi empregado no sentido de

  • A diligência.
  • B exigência.
  • C determinação.
  • D desígnio.
  • E busca.
6

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A personagem Eurídice é expressamente caracterizada no texto CG4A1-I como uma mulher

  • A introspectiva.
  • B ousada.
  • C infeliz.
  • D proativa
  • E brilhante.
7

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infere-se do texto CG4A1-I que a personagem Eurídice dedicava-se à culinária porque

  • A essa atividade era um meio de expressar suas potencialidades.
  • B ela alimentava aversão aos estudos acadêmicos.
  • C essa atividade consistia em uma das suas habilidades natas.
  • D ela tinha receio de fazer um curso superior.
  • E essa atividade permitia expandir suas relações interpessoais.
8

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na linha 19 do texto CG4A1-II, os dois-pontos foram utilizados para introduzir uma

  • A ressalva.
  • B enumeração.
  • C enunciação.
  • D hipótese.
  • E explicação.
9

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A noção de leitura abordada ao longo do texto 1A1-I aproxima-se, sobretudo, daquela de

  • A entendimento de estruturas gramaticais.
  • B interpretação de objetos e processos.
  • C domínio da linguagem verbal.
  • D atuação na realidade social.
  • E construção de conceitos e teorias.
10

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

De acordo com o texto 1A2-I, a ética é fundamentalmente

  • A social.
  • B espiritual.
  • C soberana.
  • D permissiva.
  • E compulsória.
11

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Ao afirmar que o astrônomo e o geógrafo leem, respectivamente, estrelas e terrenos, o autor sugere que esses profissionais

  • A analisam o aspecto dessas formações de modo a obter previsões a respeito do mundo e dos seres humanos.
  • B encaram tais superfícies como sinais gráficos a serem decodificados ou traduzidos.
  • C estudam a configuração desses elementos para descobrir dados acerca das origens de tais elementos e das transformações por que tenham passado.
  • D procuram vestígios de histórias escritas por povos remotos na superfície desses elementos.
  • E deixam-se levar pela imaginação e fantasiam histórias maravilhosas que poderiam ter efetivamente acontecido nesses lugares.
12

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

De acordo com o texto 1A2-I, a convivência em sociedade é

  • A obstáculo à ética.
  • B dissociável da ética.
  • C pautada na ética.
  • D oposta à ética.
  • E produto da ética.
13

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No período “Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós são percebidas” (ℓ. 10 a 12), o segmento “como o técnico” expressa

  • A hipótese.
  • B conformidade.
  • C explicação.
  • D comparação.
  • E causa.
14

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto 1A2-I, o termo “Como”, no trecho “Como vivemos todos juntos” (ℓ.7), poderia ser substituído por

  • A Porque.
  • B Assim.
  • C Enquanto.
  • D Conforme.
  • E Ainda que.
15

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A1-I, ao supor que os aparelhos de ordenha de vacas estão aptos a ler o pensamento das pessoas presentes durante o processo, o autor sugere que esses aparelhos

  • A captam informações do ambiente.
  • B registram as conversas dos usuários.
  • C são instrumentos de espionagem industrial.
  • D são os mais inovadores do mundo.
  • E são extremamente sofisticados.
16

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A2-I, a forma pronominal isso, em “disso” (.16), remete a

  • A “ética universal” (.14).
  • B “moral individual” (.13).
  • C “ética de um grupo” (.12).
  • D “ética individual” (.11).
  • E “o conjunto desses princípios de convivência” (.10).
17

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto 1A1-I: “A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.” (ℓ. 20 a 23). Assinale a opção em que a proposta apresentada preserva os sentidos do texto.

  • A A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, mas lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.
  • B A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, porque lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.
  • C A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, se lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.
  • D A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, logo lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.
  • E A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, ou lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.
18

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita que altera a pontuação do seguinte trecho do texto 1A2-I: “Não existe ética individual, existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação.” (ℓ. 11 e 12). Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém a correção e os sentidos originais do texto.

  • A Não existe ética, individual; existe ética, de um grupo, de uma sociedade, de uma nação.
  • B Não existe ética individual. Existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação.
  • C Não existe ética individual, existe: ética de um grupo de uma sociedade de uma nação.
  • D Não existe ética individual. Existe ética: de um grupo de uma sociedade, de uma nação.
  • E Não existe: ética individual, existe: ética de um grupo; de uma sociedade; de uma nação.
19

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infere-se do texto 1A1-II que o autor escreve, de modo metafórico, sobre a ideia de fim de mundos a partir de

  • A uma previsão astrológica.
  • B um anúncio feito por cientistas.
  • C um desastre natural.
  • D uma mudança de estação.
  • E uma guerra mundial.
20

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Mantendo-se os sentidos e a correção gramatical do texto 1A2-I, o vocábulo “onde”, no trecho “o lugar onde nós vivemos juntos” (. 42 e 43), poderia ser substituído por

  • A o qual.
  • B em que.
  • C que.
  • D de cujo.
  • E aonde.

Raciocínio Lógico

21

Assinale a opção que apresenta a proposição lógica que é equivalente à seguinte proposição:


“Se Carlos foi aprovado no concurso do TJ/PR, então Carlos possui o ensino médio completo.”

  • A “Carlos não foi aprovado no concurso do TJ/PR ou Carlos possui o ensino médio completo.”
  • B “Se Carlos não foi aprovado no concurso do TJ/PR, então Carlos não possui o ensino médio completo.”
  • C “Carlos possuir o ensino médio completo é condição suficiente para que ele seja aprovado no concurso do TJ/PR.”
  • D “Carlos ser aprovado no concurso do TJ/PR é condição necessária para que ele tenha o ensino médio completo.”
  • E “Carlos possui o ensino médio completo e não foi aprovado no concurso do TJ/PR.”
22

Considere as seguintes sentenças.


I A ouvidoria da justiça recebe críticas e reclamações relacionadas ao Poder Judiciário do estado.

II Nenhuma mulher exerceu a presidência do Brasil até o ano 2018.

III Onde serão alocados os candidatos aprovados no concurso para técnico judiciário do TJ/PR?


Assinale a opção correta.

  • A Apenas a sentença I é proposição.
  • B Apenas a sentença III é proposição.
  • C Apenas as sentenças I e II são proposições.
  • D Apenas as sentenças II e III são proposições.
  • E Todas as sentenças são proposições.
23

Para um conjunto qualquer X, n(X) representa a quantidade de elementos de X. Nesse sentido, considere que os conjuntos A, B e C tenham as seguintes propriedades:


• n(A) = n(B) = n(C) = 50;

n(A∩B) = n(A∩C) = n(B∩C) = 10;

n(A∩B∩C) = 0.


Nessa situação, n(A∪B∪C) é igual a

  • A 100.
  • B 110.
  • C 120.
  • D 130.
  • E 140.
24

De acordo com o assunto de que tratavam, os processos de um departamento foram separados e guardados em capas brancas (B), vermelhas (V), laranjas (L) e azuis (A). O assistente administrativo responsável agrupou esses processos pelas respectivas cores das capas e os colocou em uma estante. Os de capas brancas ficaram à esquerda dos de capas vermelhas e dos de capas laranjas; os de capas azuis ficaram à direita dos de capas laranjas e à esquerda dos de capas vermelhas.


Nesse caso, da esquerda para a direita, os processos ficaram organizados, pelas cores das capas, na seguinte ordem:

  • A B – A – V – L.
  • B B – V – A – L.
  • C B – L – A – V.
  • D B – L – V – A.
  • E B – A – L – V.
25

Alberto, Anderson, Bernardo, Cláudio, Dionísio e Tadeu, lotados em um mesmo departamento, viajarão a serviço, em duplas. Cada dupla utilizará um meio de transporte diferente: avião, trem ou carro. Alberto e Bernardo viajarão juntos; Anderson viajará de avião; Cláudio não formará dupla com Dionísio nem viajará de avião; Tadeu não viajará de trem.


Dessas informações conclui-se que

  • A Alberto viajará de trem, e Tadeu, de carro.
  • B Dionísio viajará de trem, e Anderson e Cláudio formarão uma dupla.
  • C Tadeu formará dupla com Dionísio, e Bernardo viajará de avião.
  • D Bernardo viajará de carro, e Cláudio, de avião.
  • E Anderson viajará de avião, e Alberto, de carro.
26

Em uma consulta a 600 estudantes de uma escola acerca da preferência deles entre teatro ou cinema, apenas 50 deles não gostam de cinema nem de teatro. Entre os demais, 370 gostam de teatro e 420 gostam de cinema. Nesse caso, a quantidade desses estudantes que gostam de teatro e cinema é igual a

  • A 50.
  • B 130.
  • C 180.
  • D 240.
  • E 370.
27

As proposições seguintes constituem as premissas de um argumento.

• Bianca não é professora.

• Se Paulo é técnico de contabilidade, então Bianca é professora.

• Se Ana não trabalha na área de informática, então Paulo é técnico de contabilidade.

• Carlos é especialista em recursos humanos, ou Ana não trabalha na área de informática, ou Bianca é professora.

Assinale a opção correspondente à conclusão que torna esse argumento um argumento válido.

  • A Carlos não é especialista em recursos humanos e Paulo não é técnico de contabilidade.
  • B Ana não trabalha na área de informática e Paulo é técnico de contabilidade.
  • C Carlos é especialista em recursos humanos e Ana trabalha na área de informática.
  • D Bianca não é professora e Paulo é técnico de contabilidade.
  • E Paulo não é técnico de contabilidade e Ana não trabalha na área de informática.
28

      Determinado departamento da PMSP recebeu recentemente 120 novos assistentes administrativos. Sabe-se que 70 deles são especialistas na área de gestão de recursos humanos (RH); 50, na área de produção de material de divulgação (MD); e 60, na de administração financeira (AF). Observou-se também que nenhum deles é especialista em mais de duas dessas três atividades; exatamente 25 deles são especialistas tanto em RH quanto em AF e nenhum deles é especialista tanto em AF quanto em MD. Além disso, verificou-se que nenhum deles é especialista em qualquer outra área além dessas três citadas.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a quantidade de novos assistentes administrativos que são especialistas tanto na área de recursos humanos (RH) quanto na área de produção de material de divulgação (MD) é igual a

  • A 5.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 35.
  • E 45.
29

Considere a seguinte informação para responder às quatro próximas questões: a Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) é subdividida em 32 subprefeituras e cada uma dessas subprefeituras administra vários distritos.

            Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em determinado dia, a subprefeitura de Pinheiros atendeu 470 pessoas diferentes, 230 homens e 240 mulheres, com demandas por serviços, conforme mostrado na tabela precedente. A cada solicitação de serviço, uma ficha de atendimento foi emitida e, ao final do dia, todas essas fichas foram arquivadas. Se uma dessas 470 fichas de atendimento for escolhida ao acaso, a probabilidade de que ela seja relacionada a coleta de lixo solicitada por mulheres ou a serviços solicitados por homens será

  • A inferior a 0,2.
  • B superior a 0,2 e inferior a 0,3.
  • C superior a 0,3 e inferior a 0,4.
  • D superior a 0,4 e inferior a 0,5.
  • E superior a 0,5.
30

Considere a seguinte informação para responder às quatro próximas questões: a Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) é subdividida em 32 subprefeituras e cada uma dessas subprefeituras administra vários distritos.

           Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

      A figura acima mostra 9 regiões administrativas da cidade de São Paulo, numeradas de 1 a 9. A partir dessa figura, deseja-se montar um esquema para indicar as fronteiras das regiões, isto é, o esquema deverá obedecer à seguinte regra: se duas regiões distintas tiverem alguma fronteira em comum, no esquema, essas regiões serão ligadas por um segmento de reta.

Assinale a opção correspondente ao esquema que mostra a aplicação correta dessa regra.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
31

            Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A questão da mobilidade urbana é um dos problemas que mais preocupam a população de grandes centros, como a cidade de São Paulo. A figura apresentada mostra as possibilidades de vias, em um centro urbano, para se deslocar de um ponto inicial até um ponto final, passando pelos pontos intermediários A, B, C, D, E, F, G, H ou I. Cada seta indica o sentido do fluxo de uma via ligando dois desses pontos. Dois caminhos que permitem o deslocamento desde o ponto inicial até o ponto final são denominados distintos se um deles incluir pelo menos uma via distinta. Considerando essas informações, a quantidade de caminhos distintos que permitem o deslocamento do ponto inicial até o ponto final é

  • A inferior a 7.
  • B igual a 7.
  • C igual a 8.
  • D igual a 9.
  • E superior a 9.
32

Considere a seguinte informação para responder às quatro próximas questões: a Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) é subdividida em 32 subprefeituras e cada uma dessas subprefeituras administra vários distritos.

A tabela a seguir, relativa ao ano de 2010, mostra as populações dos quatro distritos que formam certa região administrativa do município de São Paulo.

                  Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando-se a tabela apresentada, é correto afirmar que, se, em 2010, um habitante dessa região administrativa tivesse sido selecionado ao acaso, a chance de esse habitante ser morador do distrito Jardim Paulista seria

  • A inferior a 21%.
  • B superior a 21% e inferior a 25%.
  • C superior a 25% e inferior a 29%.
  • D superior a 29% e inferior a 33%.
  • E superior a 33%.
33

Considerando que p, q, r e s sejam proposições nas quais p e s sejam verdadeiras e q e r sejam falsas, assinale a opção em que a sentença apresentada seja verdadeira.

  • A ~(p∨r)∧(q∧r)∨q
  • B ~s∨q
  • C ~(~q∨q)
  • D ~[(~p∨q)∧(~q∨r)∧(~r∧s)]∨(~p∨s)
  • E (p∧s)∧(q∨~s)
34
Em um campeonato de futebol amador de pontos corridos, do qual participam 10 times, cada um desses times joga duas vezes com cada adversário, o que totaliza exatas 18 partidas para cada. Considerando-se que o time vencedor do campeonato venceu 13 partidas e empatou 5, é correto afirmar que a quantidade de maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é.
  • A superior a 4.000 e inferior a 6.000.
  • B superior a 6.000 e inferior a 8.000.
  • C superior a 8.000.
  • D inferior a 2.000.
  • E superior a 2.000 e inferior a 4.000.
35
A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por:
  • A “O número inteiro m > 2 é não primo e o número m é ímpar".
  • B “Se o número inteiro m > 2 não é primo, então o número m não é ímpar".
  • C “Se o número m não é ímpar, então o número inteiro m > 2 não é primo".
  • D “Se o número inteiro m > 2 não é primo, então o número m é ímpar".
  • E “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".
36
Em um campeonato de futebol amador de pontos corridos, do qual participam 10 times, cada um desses times joga duas vezes com cada adversário, o que totaliza exatas 18 partidas para cada.
Considerando-se que o time vencedor do campeonato venceu 13 partidas e empatou 5, é correto afirmar que a quantidade de maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é
  • A superior a 4.000 e inferior a 6.000.
  • B superior a 6.000 e inferior a 8.000.
  • C superior a 8.000.
  • D inferior a 2.000.
  • E superior a 2.000 e inferior a 4.000.
37

A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por

  • A “Se o número m não é ímpar, então o número inteiro m > 2 não é primo".
  • B “Se o número inteiro m > 2 não é primo, então o número m é ímpar".
  • C “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".
  • D “O número inteiro m > 2 é não primo e o número m é ímpar".
  • E “Se o número inteiro m > 2 não é primo, então o número m não é ímpar".
38

Considerando três variáveis (A, B e C), tais que A = 12, B = 15 e C = 3, bem como a notação para operadores lógicos, assinale a opção que apresenta uma expressão cujo valor lógico é verdadeiro.

  • A (A + B) > 30 ou (A + B - 5) = (A + C)
  • B (A ≥ C) e (A + B) = C
  • C (A > B) e (C + B) < A
  • D (A + C) > B
  • E B ≥ A + 2
39

Em uma expedição de reconhecimento de uma região onde será construída uma hidrelétrica, seis pessoas levarão três barracas, sendo que, em cada uma, dormirão duas pessoas. Com base nessas informações, o número de maneiras distintas que essas pessoas poderão se distribuir nas barracas é igual a

  • A 216.
  • B 720.
  • C 36.
  • D 90.
  • E 192.
40

A sentença “A democracia é consequência de um anseio, de um desejo do homem por decidir seu próprio destino e buscar por felicidade à sua própria maneira”

  • A pode ser corretamente representada na forma P∨Q, em que P e Q sejam proposições convenientemente escolhidas
  • B não é uma proposição lógica.
  • C constitui uma proposição lógica simples
  • D pode ser corretamente representada na forma P→Q, em que P e Q sejam proposições convenientemente escolhidas.
  • E pode ser corretamente representada na forma P→[Q∧R], em que P, Q e R sejam proposições convenientemente escolhidas.

Administração Geral

41

Considerando a aplicação da metodologia de planejamento estratégico (BSC – balanced scorecard) em um tribunal, assinale a opção que apresenta uma iniciativa estratégica integrante da perspectiva processos internos.

  • A implantação de modelo de gestão por competências
  • B aprimoramento da formação de magistrados e servidores
  • C fortalecimento da governança na área de tecnologia de informação
  • D aperfeiçoamento da gestão do processo judicial eletrônico
  • E fortalecimento da política de atenção à saúde e qualidade de vida
42

Considere que a seguinte matriz de prioridades GUT tenha sido elaborada a partir dos problemas diagnosticados em um órgão público.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a sequência de priorização dos problemas a serem resolvidos nesse caso.

  • A 2-4-1-5-3
  • B 3-5-1-2-4
  • C 4-2-1-5-3
  • D 3-4-2-1-5
  • E 4-3-2-1-5
43

A respeito do papel dos gestores públicos no que se refere à excelência nos serviços prestados, julgue os itens a seguir.

I O gestor público deve apreender novos mecanismos de atuação profissional e adaptá-los, se necessário, para melhorar a sua eficácia administrativa.

II Compromisso, responsabilidade e envolvimento constituem fatores que devem determinar o comportamento de um gestor público frente à máquina administrativa na busca por resultados concretos.

III Gestão orientada à geração de resultados garante a obtenção de serviços de excelência para a coletividade.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item II está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
44

O gestor de um órgão público exerce sua liderança sobre a equipe por meio de ações de reconhecimento público dos trabalhos realizados pelos servidores, troca de favores pessoais e premiações.

Nessa situação hipotética, o tipo de poder exercido por esse líder se dá mediante

  • A recompensa.
  • B coerção.
  • C competência.
  • D informação.
  • E delegação.
45

A departamentalização é um método de subdivisão do trabalho e dos trabalhadores em unidades organizacionais distintas. Uma desvantagem da departamentalização funcional está relacionada

  • A à concentração de trabalhadores com habilidades específicas em apenas um foco de atividade
  • B à elevação dos custos administrativos, uma vez que cada unidade tem sua própria equipe especializada em determinada atividade.
  • C ao direcionamento da organização para as necessidades do público-alvo, e não para as funções internas.
  • D a dificuldades na execução de tarefas complexas e de grande amplitude.
  • E a dificuldades de comunicação interdepartamental.
46

O método gerencial de tomada de decisão denominado ciclo PDCA — do inglês plan, do, check, act — constitui elemento basilar do sistema de gerenciamento pela qualidade nos processos. De acordo com essa perspectiva, coletar dados e definir metas são atividades a serem realizadas, respectivamente, nas fases de

  • A planejamento e verificação.
  • B execução e verificação.
  • C planejamento e correção.
  • D execução e planejamento.
  • E verificação e correção.
47

Entre as características das organizações formais modernas destacam-se a

  • A resistência às mudanças, o individualismo e a relação de antagonismo.
  • B flexibilidade nas atribuições e responsabilidades, o racionalismo e a amplitude administrativa.
  • C relação de coesão, a especialização e a colaboração espontânea.
  • D divisão do trabalho, a especialização e as regras implícitas.
  • E hierarquia, o racionalismo e a especialização.
48

A estruturação organizacional baseada nos produtos que a organização oferece ao mercado denomina-se

  • A departamentalização funcional.
  • B organização horizontalizada.
  • C departamentalização por produtos.
  • D departamentalização por projetos.
  • E organização matricial.
49

Uma organização na qual a autoridade decisória localiza-se próxima aos níveis gerenciais mais elevados e onde há um grande número de funcionários subordinados a um só supervisor caracteriza-se como uma organização

  • A centralizada e de baixa amplitude.
  • B centralizada e de alta amplitude.
  • C hierarquizada e de baixa amplitude.
  • D descentralizada e de alta amplitude.
  • E descentralizada e de baixa amplitude.
50

A cultura de uma organização é expressa em níveis distintos e suas manifestações podem ser visíveis ou explícitas, ou invisíveis ou tácitas. São exemplos de artefatos de comunicação organizacional visíveis

  • A crenças e símbolos.
  • B símbolos e slogans.
  • C slogans e valores organizacionais.
  • D código de vestimenta e crenças.
  • E cerimônias organizacionais e valores organizacionais.
51

Os componentes da cultura organizacional que englobam as crenças e os princípios que orientam as decisões estratégicas da organização são definidos como

  • A símbolos.
  • B missão
  • C slogan.
  • D marca.
  • E valores.
52

De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

  • A recompensa contingente.
  • B motivação inspiracional.
  • C estimulação intelectual.
  • D consideração individualizada.
  • E influência idealizada.
53

Na fase do planejamento do ciclo PDCA,

  • A realiza-se uma verificação bem detalhada do alcance dos objetivos.
  • B os resultados obtidos são monitorados e confrontados com os resultados previstos no planejamento.
  • C é necessário realizar todas as atividades que foram previstas no plano de ação.
  • D é necessário executar as ações previstas nas avaliações e nos relatórios relativos aos processos e, quando necessário, traçar novos planos de ação para melhorar ou padronizar esses processos.
  • E são estabelecidos os objetivos e definidas as metas para a execução do plano de ação.
54

Com relação ao planejamento organizacional nas organizações contemporâneas, assinale a opção correta.

  • A Em uma organização, as metas operacionais e departamentais são estabelecidas de forma exclusiva, respectivamente, para pessoas/equipes e departamentos/divisões.
  • B Os planos estratégicos representam as etapas de ação, pelas quais uma organização tem intenção de alcançar as metas estratégicas em um espaço de tempo definido.
  • C As metas táticas auxiliam na execução dos planos estratégicos de uma organização, assim como na realização de parte específica da estratégia organizacional.
  • D O planejamento estratégico estabelece planos sucessivos de metas e ações que são desempenhadas repetidamente nas organizações, visto que planos de uso único não fazem parte do escopo da estratégia.
  • E Planos e metas táticas fornecem meios para que a organização responda a situações específicas, como emergências, contratempos ou condições inesperadas.
55

Acerca do BSC (balanced scorecard) nas organizações, assinale a opção correta.

  • A As medidas genéricas da perspectiva cliente do BSC incluem capital intelectual, tempo de resposta, custo operacional e capilaridade de serviços.
  • B Investimento em design de serviços pode ser uma estratégia de utilização de ativos organizacionais para a melhoria de desempenho da perspectiva aprendizado e crescimento do BSC.
  • C Traduzir a visão e a estratégia da organização é uma atividade prevista na perspectiva financeira para a formulação do BSC.
  • D A capacidade de adaptação e mudança de uma organização é um dos elementos organizacionais preconizados pela perspectiva de processos internos do BSC.
  • E A alocação de recursos é uma atividade prevista no vetor planejamento e estabelecimento de metas para a formulação do BSC.
56

O benchmarking

  • A possibilita agrupar causas por categorias e semelhanças, previamente estabelecidas ou percebidas durante o processo de classificação.
  • B é uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a determinado efeito.
  • C tem como objetivos garantir a qualidade e aumentar a produtividade.
  • D é uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.
  • E é, em geral, utilizado na priorização de problemas e na análise de riscos.
57

O benchmarking.

  • A tem como objetivos garantir a qualidade e aumentar a produtividade.
  • B é uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.
  • C é, em geral, utilizado na priorização de problemas e na análise de riscos.
  • D possibilita agrupar causas por categorias e semelhanças, previamente estabelecidas ou percebidas durante o processo de classificação.
  • E é uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a determinado efeito.
58

O benchmarking

  • A tem como objetivos garantir a qualidade e aumentar a produtividade.
  • B é uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.
  • C é, em geral, utilizado na priorização de problemas e na análise de riscos.
  • D possibilita agrupar causas por categorias e semelhanças, previamente estabelecidas ou percebidas durante o processo de classificação.
  • E é uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a determinado efeito.
59
Em relação ao planejamento organizacional, assinale a opção correta.
  • A O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.
  • B As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.
  • C São considerados princípios do planejamento relacionados ao alcance dos resultados de uma organização: contribuição aos objetivos, precedência, maior penetração e abrangência, maior eficiência, eficácia e efetividade.
  • D O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.
  • E O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.
60

No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de cenário, assinale a opção correta.

  • A A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
  • B As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.
  • C Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa.
  • D As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.
  • E As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores.