Resolver o Simulado FGV - Nível Médio

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Química

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Uma cidade do interior do Brasil, que tem sua economia baseada no agronegócio, com a produção de cana-de-açúcar e de suínos, pretende ampliar a iluminação de rua e recebeu diversos projetos para instalação de geradores de energia elétrica.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A respeito dos combustíveis que eles propõem usar, é correto afirmar que


  • A biocombustíveis e gás natural são combustíveis renováveis.
  • B o biogás e o bioetanol são hidrocarbonetos obtidos de diferentes origens.
  • C os geradores que empregam a queima de biocombustíveis não emitem gás de efeito estufa.
  • D o biodiesel e o gás natural são hidrocarbonetos que diferem no tamanho da cadeia carbônica.
  • E o biogás formado por dejetos de suínos é um gás de efeito estufa.
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Leia o texto para responder a questão.

A deficiência de fósforo nos solos brasileiros se manifesta na baixa produtividade. Para reverter esse problema, uma equipe de agrônomos acompanhou a lavoura de um grupo de pequenos produtores, de modo a obter uma relação entre a produção S(n) de soja, em quilogramas por hectare (kg/ha), e a quantidade n de P2 O5 aplicada no solo, em kg/ha, e obteve a seguinte lei:

S(n) = 900 + 24·n – 0,05n2 , com 0 ≤ n ≤ 300

Segundo essa lei, a produção máxima de soja que pode ser obtida, associada à aplicação de P2 O5 no solo, é

  • A 2970 kg/ha.
  • B 2400 kg/ha.
  • C 2790 kg/ha.
  • D 1980 kg/ha.
  • E 3780 kg/ha.
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O metal alcalino terroso (M) pertencente ao terceiro período da tabela periódica forma um cátion estável presente na natureza em diversos minerais. O ânion monovalente do elemento não metálico (X) é isoeletrônico (tem a mesma quantidade de elétrons) desse cátion e forma com ele o composto iônico com fórmula unitária MX2 .
Assinale a alternativa que apresenta o número atômico do elemento representado por X.

  • A 9
  • B 10
  • C 12
  • D 8
  • E 14
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O metal alcalino terroso (M) pertencente ao terceiro período da tabela periódica forma um cátion estável presente na natureza em diversos minerais. O ânion monovalente do elemento não metálico (X) é isoeletrônico (tem a mesma quantidade de elétrons) desse cátion e forma com ele o composto iônico com fórmula unitária MX2 .

Assinale a alternativa que apresenta o número atômico do elemento representado por X.

  • A 9
  • B 10
  • C 12
  • D 8
  • E 14
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Uma das etapas do tratamento de água para a rede de distribuição urbana consiste na sua desinfecção, que é feita pelo ácido hipocloroso (HClO) que se forma quando se adiciona hipoclorito de sódio na água a ser tratada. Porém, se a água tiver contaminantes orgânicos, reações adversas podem ocorrer, como aquela entre o contaminante acetona (CHO) e o ácido hipocloroso, que resulta na solução de ácido acético (CHCOOH), água e o agente carcinogênico clorofórmio (CHCl ), como representado na equação:


CHO (aq) + 3HClO (aq)

CHCOOH (aq) + CHCl (aq) + 2 HO (l)


(T.W. Swaddle, Applyed Inorganic Chemistry, University of Calgary Press, 1990. Adaptado)


Considerando-se o tratamento de 1 m³ de água contaminada com acetona na concentração 5,8 mg/L, a quantidade máxima, em mol, de ácido hipocloroso que poderá ser consumida na reação com a acetona é igual a

  • A 1,0 × 102
  • B 3,0 × 10–4
  • C 3,0 × 10–1
  • D 1,0 × 10–1
  • E 3,0 × 10–2

Biologia

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As cadeias alimentares mostram a dinâmica das transferências de materiais e energia entre os diversos organismos de um ecossistema. Como frequentemente um organismo pode se alimentar de mais de um tipo de animal ou planta, as relações alimentares tornam-se complexas, sendo representadas pelas teias alimentares.


Na cadeia alimentar, os organismos que ocupam o primeiro nível trófico

  • A realizam a reciclagem de matéria e energia nos ecossistemas.
  • B são os de menor tamanho, pois servem de alimento para organismos maiores.
  • C têm à sua disposição a menor quantidade de energia, já que essa vai se acumulando ao longo da cadeia.
  • D estão presentes em maior quantidade, pois os organismos do segundo nível precisam de mais alimento para se manterem.
  • E produzem matéria orgânica a partir de materiais inorgânicos retirados do ambiente.
7

Observe a imagem:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a opção que indica o número de um músculo com importante papel na respiração.

  • A 1, que atua em conjunto com a traqueia.
  • B 2, que atua em conjunto com os intercostais.
  • C 3, que atua em conjunto com o diafragma.
  • D 4, que atua em conjunto com o diafragma
  • E 5, que atua em conjunto com os intercostais.
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Os grupos que se recusam a tomar vacinas são pouco numerosos, mas podem colocar em risco o sucesso já obtido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Recentemente, duas situações evidenciaram as consequências danosas das redes sociais, que divulgaram informações fantasiosas sobre eventos adversos da vacina HPV (papilomavírus humano) em adolescentes brasileiras e a suposta associação da vacina contra rubéola e os casos de microcefalia em bebês de mulheres brasileiras possivelmente infectadas pelo Zika vírus. O pronto desmentido desses boatos e o esclarecimento da população, entretanto, não impediram os danos à credibilidade das vacinas.

Adaptado de Revista Paulista de Pediatria. São Paulo Jan./Mar. 2019.


Com relação às vacinas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Contêm substâncias que impedem a multiplicação das células dos microrganismos causadores de doenças.

( ) Induzem nosso organismo a produzir anticorpos específicos contra doenças.

( ) Fornecem anticorpos prontos contra os microrganismos invasores do nosso corpo.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – V – V.
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Embora as lendas de muitas nações indígenas brasileiras mostrem os sapos como animais que trazem sorte, muitas pessoas consideram sapos, rãs e pererecas animais pegajosos, nojentos e perigosos. Essa percepção acaba por gerar pouco interesse em sua preservação e de seus habitats. Atualmente eles são reconhecidos como um dos grupos de animais mais ameaçados de extinção em todo o mundo.


Com relação aos animais citados no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. São anfíbios e seus ovos se desenvolvem em ambiente úmido ou na água.

II. Sua pele úmida e geralmente fina, permite as trocas gasosas com o ambiente, no processo de respiração cutânea.

III. Inoculam veneno na pele humana, causando alergia ou “cobreiro”.


Está correto o que se afirma em

  • A I, somente.
  • B II, somente.
  • C III, somente.
  • D I e II, somente.
  • E I, II e III.
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Difícil imaginar que o mico-de-cheiro e o sagui-estrela representem perigo a animais e plantas que vivem ao seu redor. Mas eles e outras 11 mil espécies, quando fora de seu habitat, representam a segunda maior ameaça à biodiversidade mundial, segundo um relatório da ONU.

Adaptado de O Globo, 25/05/2010.


As espécies de seres vivos introduzidas em um ecossistema ao qual não pertencem originalmente, são conhecidas na Ecologia como

  • A exóticas. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção.
  • B predadoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
  • C extravagantes. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
  • D saqueadoras. Elas interferem diretamente nas cadeias alimentares, podendo levar espécies nativas à extinção.
  • E invasoras. Elas reduzem a competição entre todas as espécies que fazem parte das cadeias alimentares em que estão inseridas.
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Assinale a opção que apresenta os órgãos do aparelho respiratório, do mais interno para o mais externo.

  • A Pulmões, traqueia, laringe, faringe e fossas nasais.
  • B Pulmões, laringe, faringe, traqueia e fossas nasais.
  • C Pulmões, faringe, laringe, traqueia e fossas nasais.
  • D Faringe, laringe, pulmões, traqueia e fossas nasais.
  • E Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões.
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Durante uma aula de Ciências, o professor pediu aos alunos que pesquisassem os hábitos alimentares das espécies que habitam a Baía de Todos os Santos para, em seguida, montarem possíveis cadeias alimentares.
Uma dessas cadeias está representada na figura seguir. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Com relação a essa cadeia, analise as afirmativas seguir.
I. O cavalo-marinho ocupa o terceiro nível trófico, sendo, ao mesmo tempo, um consumidor secundário. II. Os organismos perdem, em forma de calor, parte da energia que recebem, deixando menor quantidade de energia disponível para os consumidores do nível trófico seguinte. III. A mortalidade de organismos nos níveis mais elevados da cadeia é maior, resultando em menor massa.
Está correto o que afirma em

  • A I, somente.
  • B II, somente.
  • C III, somente.
  • D I e II, somente.
  • E I, II e III.
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Em uma atividade para investigar os fatores necessários para a realização da fotossíntese, os alunos fizeram o seguinte experimento, usando plantas de Coleus sp. (essa espécie apresenta folhas variadas, com áreas verdes e brancas). O diagrama 1 mostra a folha de uma planta, em que uma parte está coberta com uma tira de cartão preto (opaco). As plantas foram colocadas no pátio da escola, em local iluminado, de temperatura amena, e foram regadas diariamente, durante cinco dias. Após esse período, os alunos destacaram as folhas cobertas com papel e algumas que não tinham sido cobertas. O professor, então, realizou a descoloração das folhas por fervura em álcool e, em seguida, os alunos pingaram sobre elas uma solução de iodo para verificar a presença de amido. O diagrama 2 mostra o resultado dos testes: a área escura indica o local da presença de amido. A e B mostram áreas sem amido. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) A atividade permitiu comprovar que a planta necessita de luz para realizar a fotossíntese. ( ) O experimento demonstrou que as folhas precisam respirar para fazer fotossíntese. A região coberta pelo cartão impediu a entrada de gás oxigênio e, consequentemente, a planta não produziu alimento (amido). ( ) Ficou comprovado que o amido é usado pela planta para produzir a clorofila.
As afirmativas são, na ordem apresentadas, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.
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A compreensão dos processos ecológicos que ocorrem em um ecossistema envolve a constatação de que a matéria e a energia se comportam de maneiras diferentes, tendo em vista a origem dos elementos químicos que compõem as moléculas constituintes dos organismos e a fonte energética primária que os abastece. Dessa forma, com relação à dinâmica de um ecossistema, é correto afirmar que

  • A a energia se comporta de maneira cíclica, cuja origem está nos organismos do primeiro nível trófico, os produtores.
  • B a matéria e a energia apresentam a mesma origem e o mesmo destino, fluindo por todos os níveis tróficos.
  • C a energia é parcialmente dissipada em cada nível trófico, até seu total retorno aos seres classificados como autótrofos.
  • D a matéria se comporta de maneira cíclica, de modo que os microrganismos exercem papéis fundamentais na biogeoquímica.
  • E a matéria obedece um fluxo unidirecional, cujo destino final são os seres decompositores.
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Não é de hoje que ouvimos falar sobre o suposto uso de hormônios para o desenvolvimento mais rápido dos frangos. Porém, a realidade não é bem essa, trata-se de um mito bastante popular. Com 40 dias de idade, estes animais podem alcançar até três quilos. Esse crescimento rápido é resultado, fundamentalmente, da intensa atividade de pesquisa nas áreas de genética, nutrição, sanidade e no conhecimento do manejo da produção destes animais.


(http://abz.org.br. Adaptado)


A explicação que o texto traz sobre o mito quanto à utilização de hormônios na avicultura se relaciona com

  • A a teoria sintética da evolução capaz de induzir a formação de organismos mutantes cuja produtividade é maior.
  • B o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados (transgênicos) para maior produtividade.
  • C o processo de seleção artificial realizado desde as primeiras criações de aves, há muitos séculos.
  • D os mecanismos evolutivos de seleção natural e especiação comprovados por Charles Darwin.
  • E a aplicação do conhecimento obtido a partir da genética molecular e biotecnologia de microrganismos.

Noções de Informática

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A descrição de uma impressora a laser de pequeno porte num site de produtos para informática indica que a resolução máxima de impressão é 1.220 x 1.200.
Tipicamente, a unidade nesse caso é:

  • A pontos por centímetro;
  • B pontos por metro;
  • C pontos por polegada;
  • D pontos verticais e horizontais numa página padrão A4;
  • E pontos verticais e horizontais numa página padrão A5.
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E-mails não solicitados, geralmente enviados para um grande número de pessoas, são rotulados pelo termo:

  • A Cookies;
  • B Junk;
  • C Malware;
  • D Phishing;
  • E Spam.
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Os programas de transferência de arquivos usualmente utilizam um protocolo padrão para essa tarefa, conhecido pela sigla:

  • A FTP;
  • B HTTP;
  • C POP;
  • D SMTP;
  • E VPN.
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Considere as seguintes regras para a composição de senhas de 4 caracteres:

I. Dois dígitos numéricos + duas letras maiúsculas; II. Quatro letras minúsculas; III. Quatro dígitos numéricos; IV. Três letras minúsculas + um dígito numérico; V. Uma letra minúscula + três dígitos numéricos.

A regra que permite a criação de senhas mais fortes é:

  • A I;
  • B II;
  • C III;
  • D IV;
  • E V.
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Tito criou uma nova pasta de trabalho no Excel e imediatamente:
- digitou o número 1 na célula A1 - digitou a fórmula =A1+1 na célula A2 - copiou a célula A2 com Ctrl+c - colou o conteúdo copiado na célula A3 com Ctrl+v - colou o conteúdo copiado na região A4:A10 com Ctrl+v

Ao término dessas operações, os valores exibidos nas células de A1 até A10 eram, respectivamente:

  • A 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
  • B 1 1 1 2 3 4 5 6 7 8
  • C 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9
  • D 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2
  • E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
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Para responder à questão a seguir, considere um documento sendo editado no MS Word, cujo conteúdo é o texto exibido abaixo.

Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.
Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

Para responder a esta pergunta, considere o documento descrito anteriormente.
Supondo-se que o cursor do Word esteja posicionado entre os caracteres 8 e 7, na terceira linha, a digitação da tecla End causaria o deslocamento desse cursor para:

  • A entre o número 7 e o número 1 na terceira linha;
  • B entre o número 1 e o ponto na terceira linha;
  • C o fim da terceira linha;
  • D o fim do primeiro parágrafo;
  • E o fim do texto.
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Nas Configurações do Windows 10, a tela de configuração dos recursos sob o título Rede e Internet oferece entradas para o gerenciamento de aspectos diversos, EXCETO:

  • A E-mail;
  • B Ethernet;
  • C Proxy;
  • D VPN;
  • E Wi-Fi.
23

Considere uma planilha Excel, na qual a célula A3 está formatada como “Texto”, e as demais células como “Geral”. Na célula A1 e A2, respectivamente, foram digitados os valores 2 e 3. Na célula A3 foi digitado o texto a seguir.

=A1+A2

Após a conclusão dessas operações, o valor exibido na célula A3 é:

  • A 0
  • B 5
  • C #NOME?
  • D #VALOR!
  • E =A1+A2
24

No MS Excel, quando a fórmula
=$B2*B3
é copiada (com Ctrl+c) da sua célula original e colada (com Ctrl+v) numa célula localizada duas colunas à direita e quatro linhas abaixo, o conteúdo exibido na célula de destino é:

  • A =B2*B3
  • B =$B2*B3
  • C =$B2*B7
  • D =$B6*D7
  • E =$D6*D7
25

As versões do MS Windows 10 oferecem vários aplicativos, sob o título Acessórios do Windows, que auxiliam no dia a dia da operação de um computador.
O título que NÃO corresponde a um desses aplicativos é:

  • A Bloco de Notas;
  • B Chrome;
  • C Ferramenta de Captura;
  • D Paint;
  • E Windows Media Player.

Administração Pública

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Um conceito frequentemente enfatizado no modelo gerencial, promovido pela Nova Gestão Pública, é o paradigma do cliente na gestão pública.

Com base no entendimento trazido por essa ideia, assinale a afirmativa correta.

  • A O cidadão não deve mais ser visto como cliente pela Administração Pública, eliminando, dessa forma, aspectos defasados da gestão burocrática.
  • B A Administração Pública deve criar ações para atender efetivamente a todos os cidadãos, valorizando-os como clientes.
  • C A privatização deve ser incentivada para que possa haver a segmentação adequada do cliente público, permitindo a adoção de práticas patrimonialistas.
  • D A liderança racional-legal precisa ser sedimentada nos governos modernos, fato que só será viabilizado com o apoio tanto dos clientes como das empresas de um país.
  • E Os governos democráticos devem priorizar seus clientes-alvo, a exemplo dos poderes Legislativo e Judiciário, excluindo aqueles grupos de menor influência.
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Embora possuam processos semelhantes, a gestão pública e a gestão privada não se confundem.

Assinale a opção que indica uma peculiaridade exclusiva da gestão privada.

  • A A realização de qualquer ação não proibida por lei.
  • B A elaboração de planejamento de estratégico.
  • C A busca pela eficácia em suas operações.
  • D O uso de novas tecnologias desenvolvidas pelo mercado.
  • E O estabelecimento de missão e visão do negócio.
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Visando à modernização da gestão do Município de Angra dos Reis, o Prefeito implementa um modelo em que garante maior autonomia aos agentes públicos, pagando um bônus por cumprimento de metas específicas e reduzindo o controle procedimental.

O modelo implementando, é um exemplo de gestão

  • A burocrática.
  • B por processos.
  • C matricial.
  • D por resultados.
  • E patrimonialista.
29

A busca pela geração de valor para a sociedade fez com que o Governo Federal desenvolvesse o Modelo de Excelência em Gestão Pública, orientado para guiar as ações dos agentes públicos.

Esse modelo possui como fundamento

  • A a cultura de estabilização política.
  • B o comprometimento com o mercado.
  • C a gestão tecnocrata.
  • D a orientação por produtos.
  • E o pensamento sistêmico.
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A Relacione os princípios éticos do serviço público listados a seguir às suas respectivas definições.


1. Impessoalidade

2. Moralidade administrativa

3. Publicidade


( ) Os atos praticados pela Administração Pública devem ser divulgados oficialmente, para conhecimento da população.

( ) Os atos praticados pela Administração Pública devem ser realizados sem favorecimentos ou distinções.

( ) Os atos praticados pela Administração Pública devem zelar pelo bem da sociedade e conduzir uma administração ética.


Assinale a sequência correta, na ordem apresentada.

  • A 1, 3 e 2.
  • B 1, 2 e 3.
  • C 3, 1 e 2.
  • D 2, 3 e 1.
  • E 3, 2 e 1.
31

Nas últimas décadas, visando adaptar a Administração Pública às mudanças da sociedade, novas práticas de gestão, relacionadas ao modelo gerencial, vem sendo adotadas pelos governos, à exemplo da Gestão por Resultados.
Assinale a opção que indica uma premissa inerente à Gestão por Resultados.

  • A A padronização dos processos de gestão.
  • B A priorização da supervisão de legalidade.
  • C A mentalidade mecanicista da organização pública.
  • D A autonomia de responsabilidade para o gestor público.
  • E A desvinculação entre planejamento e orçamento.
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O presidente de uma empresa pública que opera em ambiente estável quer rever a estrutura organizacional, com vistas a favorecer ao máximo a redução dos custos operacionais. No entanto, o presidente quer estar atento a possíveis desvantagens na adoção dessa estrutura. Tendo em vista o ambiente em que a empresa opera, a estrutura mais adequada para tal fim e uma de suas desvantagens são, respectivamente:

  • A divisional; reforçar a tendência à burocratização;
  • B matricial; dificultar a responsabilização;
  • C matricial; produzir redundância de esforços;
  • D funcional; dificultar a especialização;
  • E funcional; dificultar a coordenação entre departamentos.
33

Na estruturação da política de governança em uma entidade pública, o Referencial Básico de Governança Pública (TCU, 2014) recomenda que sejam considerados quatro níveis de análise, a saber:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Um dos componentes relacionados ao mecanismo da Estratégia refere-se a:

  • A accountability e transparência;
  • B auditoria interna;
  • C princípios e comportamentos;
  • D relacionamento com partes interessadas;
  • E sistema de governança.
34

Uma entidade da administração pública iniciou uma série de ações com vistas a adotar boas práticas de governança pública, entre elas criar instâncias na estrutura da entidade para implantar e disseminar as boas práticas.


De acordo com o Referencial Básico de Governança Pública (TCU, 2014), as instâncias internas de governança são responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, bem como monitorar a conformidade e o desempenho destas.


Essas instâncias podem ser exemplificadas por:

  • A auditoria interna;
  • B conselhos de administração;
  • C conselho fiscal;
  • D controladorias;
  • E ouvidoria.
35

Quando um ente da administração pública capacita seus colaboradores para que, como agentes de governança, tenham zelo pela sustentabilidade da organização, visando sua longevidade, sob a perspectiva da ordem social e ambiental, há um claro alinhamento com o princípio da:

  • A accountability;
  • B eficiência;
  • C equidade;
  • D legitimidade;
  • E responsabilidade.