Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Belém - Analista - Serviço Social - AOCP - Nível Superior

0 / 60

Serviço Social

1
Considerando a situação apresentada na questão anterior, nº 35, suponha-se que Eliane planejou e executou um grupo com gestantes para discutir o tema planejamento familiar. No dia do encontro, Eliane iniciou propondo às gestantes que fizessem uma dinâmica de apresentação. Após isso, apresentou o objetivo do encontro e comunicou que seria realizado em forma de diálogo, autorizando e incentivando que as gestantes interrompessem sua fala se sentissem necessidade de compartilhar dúvidas ou experiências. No decorrer do encontro, surgiram perguntas, como: “Quantos filhos um casal deve ter?”, “Se os pais não quiserem a criança por ser uma gravidez indesejada, o que pode ser feito?” e “Pode ter acompanhante no parto e quem deverá ser?”. A respeito do encontro, assinale a alternativa correta.
  • A Sobre a quantidade de filhos para um casal, Eliane deve responder corretamente que um casal deve ter, no máximo, dois, pois corresponde à média atual das famílias brasileiras.
  • B Sobre a segunda questão, Eliane responderá corretamente se disser que, no Brasil, o aborto é autorizado em casos excepcionais, como nos casos de gravidez indesejada, sendo garantido o atendimento pelo Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei n° 8.080/1990.
  • C Sobre a pergunta do acompanhante no parto, Eliane responderá corretamente que é direito da gestante e parturiente ter um acompanhante de sua preferência, ou seja, não precisa necessariamente ser o pai do bebê.
  • D Eliane utilizou a metodologia participativa para grupos ao aplicar a dinâmica de apresentação em que todos os participantes são obrigados a falar sobre si, como uma forma de “quebra-gelo” que propicia o envolvimento do grupo e facilita na condução do encontro.
  • E Sobre a segunda pergunta, Eliane responderá corretamente se disser que não há constrangimento para a gestante se ela declarar que é um caso de gravidez indesejada, motivo pelo qual a criança será compulsoriamente encaminhada para a Justiça da Infância e da Juventude, visando à adoção.
2
Na unidade de saúde, o assistente social foi requisitado para realizar avaliação socioeconômica, visitas domiciliares e emitir parecer para usuários que necessitam de órteses e próteses. Sobre esse tema, é correto afirmar que
  • A a avaliação socioeconômica dos usuários tem por objetivo ser um instrumento que funcione como critério de elegibilidade para acesso a serviços de saúde, como órteses e próteses.
  • B as visitas domiciliares são importantes instrumentos a serem utilizados por assistentes sociais porque favorecem a verificação de dados fornecidos pelo usuário.
  • C a construção do perfil socioeconômico dos usuários busca evidenciar as condições determinantes e condicionantes de saúde, com vistas a possibilitar a formulação de estratégias de intervenção por meio da análise da situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos usuários, bem como subsidiar a prática dos demais profissionais de saúde.
  • D a avaliação socioeconômica e a visita domiciliar permitem ao assistente social montar o processo e o preenchimento de formulários para o fornecimento de equipamentos, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, bem como a dispensação destes.
  • E a avaliação socioeconômica e a visita domiciliar são imprescindíveis para garantir que o acesso aos serviços de saúde, como órteses e próteses, atenda às suas reais necessidades e evite despesas extras injustificadas.
3
Em 2019, ocorreram alterações na Lei nº 11.343/2006 (popularmente conhecida como Lei de Drogas) e a aprovação da Política Nacional sobre Drogas por meio do Decreto nº 9.761/2019. Considerando o referido Decreto quanto à Política Nacional sobre Drogas, assinale a alternativa que apresenta um de seus pressupostos.
  • A Garantir o direito à assistência intersetorial, interdisciplinar e transversal, a partir da visão holística do ser humano, com tratamento, acolhimento, acompanhamento e outros serviços, às pessoas com problemas decorrentes do uso, do uso indevido ou da dependência do álcool e de outras drogas.
  • B Incentivar pesquisas científicas para conhecer os possíveis benefícios de algumas drogas e torná-las lícitas.
  • C Tratar de modo indiferenciado o usuário, o dependente e o traficante de drogas, como forma de buscar o ideal de construção de uma sociedade protegida do uso de drogas lícitas e ilícitas e da dependência de tais drogas.
  • D O plantio e o cultivo particular, ainda que não autorizados pela União, de plantas e drogas ilícitas, tais como a cannabis, serão admitidos no território nacional para uso de fins de tratamentos médicos, nos termos do Decreto nº 9.761/2019.
  • E As ações, os programas, os projetos, as atividades de atenção, o cuidado, a assistência, a prevenção, o tratamento, o acolhimento, o apoio, a mútua ajuda, a reinserção social, os estudos, a pesquisa, a avaliação, as formações e as capacitações objetivarão que as pessoas usuárias e dependentes realizem a redução de danos, substituindo uma outra droga menos danosa, ainda que ilícita.
4
Durante a realização da reunião de grupo com gestantes na unidade de saúde, as mulheres começaram a relatar ao assistente social as angústias que sofrem durante a gestação com medo de não se adaptar à criança que irá nascer. Diante dos relatos, o assistente deve
  • A atender às gestantes individualmente e tranquilizá-las, pois é uma fase que vai passar.
  • B orientar em grupo que esses problemas serão comuns e que juntas poderão resolvê-los.
  • C orientar sobre a realização de atendimento social terapêutico para solucionar o problema.
  • D informar os familiares e amigos sobre as angústias das gestantes a fim de ajudá-las a resolver esse problema.
  • E orientar as gestantes que esses problemas serão discutidos com a equipe interdisciplinar e, identificadas as causas, o profissional competente irá atender às gestantes.
5
A respeito da curatela conforme o disposto na Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
  • A A curatela afetará os atos relacionados aos direitos de naturezas patrimonial, negocial e personalíssimos.
  • B Nos casos de deficiência mental, a curatela é uma medida padrão e prioritária, realizada para resguardar os interesses do curatelado.
  • C A curatela afetará o direito ao matrimônio, à privacidade e à saúde do curatelado.
  • D O curador para pessoa com deficiência em situação de institucionalização será necessariamente o diretor ou representante legal da instituição vinculada.
  • E A definição da curatela não alcança o direito ao próprio corpo, à sexualidade e ao matrimônio.
6
Para sensibilizar os usuários acerca dos direitos sociais, princípios e diretrizes do SUS, rotinas institucionais, promoção da saúde e prevenção de doenças, o assistente social, junto com a equipe, pode propor o planejamento de planos, programas e projetos. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.
  • A O programa vai envolver estudos, análises situacionais e diagnósticos sobre as condições de saúde da população usuária, acesso à informação e direitos de saúde básicos para propor objetivos, estratégias e metas a serem alcançados.
  • B O plano vai indicar um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo que é sensibilizar os usuários acerca dos direitos, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
  • C O projeto vai consistir em um instrumento técnico-operativo de execução de ações especificas, direcionado para intervir em determinado período, apresentando o detalhamento das operações a serem executadas.
  • D A abrangência do plano é reduzida, detalhando as ações a serem executadas, os indicadores de avaliação, os instrumentos de verificação e os meios de aferição em determinado período de tempo.
  • E A execução do plano depende do planejamento do projeto e possui menor nível de agregação de decisões que o programa.
7
O Conselho Federal de Serviço Social – CFESS –, manifestando-se frente aos desmontes no âmbito da Seguridade Social, lançou, em janeiro de 2020, uma nota de repúdio que diz respeito
  • A à retirada da participação popular do Conselho de Políticas sobre Drogas.
  • B à retirada da 16ª Conferência Nacional de Saúde.
  • C à autorização da internação compulsória de pessoas em uso ou abuso de álcool e outras drogas, sem a necessidade de autorização judicial.
  • D ao recrutamento de militares da reserva para atendimento à população no INSS.
  • E às alterações do Benefício de Prestação Continuada em que os idosos teriam de esperar até os 70 anos para receber integralmente o valor de um salário mínimo.
8
Durante a realização da entrevista, o assistente social identificou que os determinantes sociais que interferiram nos problemas de saúde/doença do usuário precisam ser levantados através da realização de coleta de dados através de outros instrumentos técnico-operativos e interpretados a partir de referencial teórico para que se estabeleça um parecer sobre a situação. Essa ação implica em
  • A um Relatório Social.
  • B um Estudo Social.
  • C uma Perícia Social.
  • D um Laudo Social.
  • E um Relatório Técnico Social.
9

Sobre a Reforma Sanitária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O projeto de Reforma Sanitária teve como uma de suas estratégias o Sistema Único de Saúde.

( ) A Reforma Sanitária foi fruto de lutas e mobilização dos profissionais de saúde, articuladas ao movimento popular.

( ) A reforma sanitária coloca na cena política a noção de direito social universal, no entanto analisa-se que o processo de universalização tem sido excludente em decorrência dos mecanismos de racionamento, como a queda na qualidade dos serviços e filas.

( ) Como desdobramentos da Reforma sanitária, surgem novos sujeitos coletivos considerados elementos propulsores da sociedade civil que podem permear a estrutura da atividade estatal, os Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

  • A V – V – F – F.
  • B V – V – V – V.
  • C F – F – V – V.
  • D V – F – V – F
  • E F – V – F – V.
10
São pressupostos da Política Nacional Antidrogas, EXCETO
  • A buscar incessantemente atingir o ideal de construção de uma sociedade protegida do uso de drogas lícitas e ilícitas e da dependência de tais drogas.
  • B reconhecimento das diferenças entre o usuário, o dependente e o traficante de drogas, tratando-os de forma diferenciada, considerada a natureza, a quantidade da substância apreendida, o local e as condições em que se desenvolveu a ação de apreensão, as circunstâncias sociais e pessoais e a conduta e os antecedentes do agente, considerados obrigatoriamente em conjunto pelos agentes públicos incumbidos dessa tarefa, de acordo com a legislação.
  • C a não admissão, um território nacional, do plantio, cultivo, importação e exportação, não autorizados pela União, de plantas de drogas ilícitas, tais como a cannabis.
  • D a orientação central da Política Nacional sobre Drogas que considera aspectos legais, culturais e científicos, especialmente, a posição majoritariamente favorável da população brasileira quanto às iniciativas de legalização de drogas.
  • E tratar sem discriminação as pessoas usuárias ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas.
11
O acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde deverá ser firmado por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP). Sobre o COAP, assinale a alternativa correta.
  • A O COAP deve resultar da integração dos relatórios de despesas com saúde dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde, tendo como fundamento as pactuações estabelecidas pelos gestores locais de saúde.
  • B Embora o COAP tenha avançado em inúmeras questões relacionadas à gestão do SUS, falha ao deixar de considerar a humanização do atendimento do usuário como fator importante no estabelecimento das metas de saúde.
  • C O controle e a fiscalização do COAP serão feitos por meio de avaliação externa contratada pelos gestores municipais.
  • D Uma das disposições essenciais do COAP é a identificação das necessidades de saúde locais e regionais.
  • E Delimita o conjunto de municípios, entre os quais há um município-sede, habilitado em Gestão Plena do Sistema Municipal ou em Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada.
12
A respeito do Controle Social e da Participação em Políticas Públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Os profissionais de saúde, entre eles os assistentes sociais, podem contribuir significativamente em fóruns institucionalizados de participação popular, com respostas intelectuais e técnicas às demandas colocadas, diferenciando-se da militância política.
  • B A Lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS – indica que o SUS contará, em cada esfera de governo, com as seguintes instâncias colegiadas: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.
  • C O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
  • D A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
  • E Os conselhos representam uma das alternativas da participação popular no controle social e são permeados de disputas de propostas e projetos.
13
São os desafios da reforma sanitária na contemporaneidade, EXCETO
  • A reconstruir uma expressiva base de apoio social e parlamentar de caráter classista em defesa do SUS.
  • B ampliar a intervenção de empresas médicas e organizações sociais de saúde para superar a precarização do sistema de saúde pública.
  • C acumular forças em direção à reforma pública do subsistema privado, para reduzir os gastos das famílias com bens e serviços de saúde, em especial nos estratos inferiores de renda.
  • D inibir o empresariamento e o liberalismo médico, que transgridem a ética da medicina ou se utilizam indevidamente do SUS.
  • E ampliar o financiamento para melhorar a gestão e para fortalecer a participação social do SUS.
14
Sobre o Materialismo Histórico Dialético e a práxis profissional, assinale a alternativa correta.
  • A A interlocução entre marxismo e Serviço Social é datada desde os primórdios da profissão no Brasil, na década de 1930.
  • B O método em Marx não é um conjunto de regras formais que se “aplicam” a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada dos assistentes sociais.
  • C A teoria social dá origem ao materialismo histórico dialético e se trata de uma metodologia de intervenção dos assistentes sociais, pois, para Marx, conhecimento é aplicação.
  • D A análise da sociedade burguesa de Marx está contida em uma única obra, O capital, que é fundamental para a práxis profissional do assistente social.
  • E Marx cunhou o termo questão social, objeto do Serviço Social, que tem sua lógica fundada na Lei geral de Acumulação Capitalista.
15
No âmbito dos instrumentos utilizados pelo assistente social, destaca-se um documento específico que se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto de intervenção desse profissional no seu cotidiano de trabalho. A sua apresentação se dá com maior ou menor nível de detalhamento, a depender de sua finalidade. O enunciado se refere
  • A ao relatório social.
  • B ao estudo social.
  • C ao parecer social.
  • D à perícia social.
  • E ao estudo socioeconômico.
16
Assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição privativa do Assistente Social.
  • A Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.
  • B Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
  • C Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.
  • D Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
  • E Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
17
Assinale a alternativa que NÃO apresenta princípios fundamentais do código de ética profissional do assistente social.
  • A Ampliação e consolidação da cidadania é considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.
  • B Defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
  • C Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios do Código de Ética do assistente social e com a luta geral dos trabalhadores.
  • D Posicionamento em favor da meritocracia e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços concernentes aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
  • E Garantia do pluralismo, por meio do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, além de um compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
18

O assistente social da Unidade Básica de Saúde – UBS –, após ter sido acionado por uma Agente Comunitária de Saúde – ACS – da equipe, realizou visita domiciliar à família do Sr. Jair e obteve as seguintes informações:


Jair morava sozinho em casa de aluguel e, aos 63 anos, foi diagnosticado com câncer na região da garganta. Antes do diagnóstico, estava inserido no mercado informal e não contribuía com a Previdência Social. Com o avanço da doença somado à ausência de oportunidade de trabalho, teve de deixar de trabalhar. Diante das dificuldades em que se deparou, Jair pediu apoio à sua irmã, que é casada e reside com o esposo. Jair passou a residir na casa da irmã e do cunhado. Transcorridos dez meses desde a sua mudança, Jair ficou acamado e precisou utilizar fraldas geriátricas. Nesse mesmo período, sua irmã parou de trabalhar como diarista para lhe dar maior atenção. A renda familiar passou a ser provida exclusivamente do trabalho do cunhado, que é de um salário mínimo nacional. Durante a visita, a irmã de Jair declarou que estava exausta com a situação e o quão difícil está sendo aquele momento, tanto em relação à questão financeira quanto em relação aos cuidados de Jair, pois ele não quer parar de fumar (cigarro) e rejeita a medicação, de forma que, às vezes, pensa em abandoná-lo.

Considerando a situação hipotética descrita, as competências profissionais e a matéria do serviço social, os direitos relativos ao sistema de seguridade social e ao Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta quanto às possíveis intervenções do assistente social.

  • A Poderá orientar sobre a regra legal de absoluta prioridade do idoso e, por isso, incentivar a inserção do Sr. Jair em uma Instituição de Longa Permanência.
  • B Poderá orientar para que o Sr. Jair contribua com a Previdência Social na modalidade contribuinte facultativo baixa renda, visando acesso imediato ao direito à aposentadoria por invalidez.
  • C Poderá orientar sobre a forma de disponibilização de fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular.
  • D Poderá orientar que o Sr. Jair está dentro dos critérios para acesso do Benefício de Prestação Continuada na modalidade Idoso.
  • E Poderá rechaçar a postura da irmã sobre abandonar Jair, informando-a sobre sua obrigação exclusiva em prestar assistência ao Sr. Jair.
19
Mariele foi contratada recentemente como assistente social em uma comunidade terapêutica para recuperação de dependência de álcool e outras drogas, substituindo Ana, também assistente social que acabara de cumprir aviso prévio naquele local. Ana tinha uma estagiária de serviço social que passou a ser supervisionada por Mariele. Assim, Mariele se ocupou em compreender a atuação do assistente social em comunidades terapêuticas e, a partir disso, iniciou seu planejamento e execução de trabalho. Ocorre que, logo no primeiro mês, o diretor da unidade chamou sua atenção, dizendo: “Para fazer a triagem, você tem que saber escolher: as pessoas devem merecer estar aqui porque, você sabe, não queremos bandidos e, se um dia foram, eles devem ter abandonado essa vida e estarem dispostos a serem salvos, ouvir a palavra, entendeu?”. Completou, dizendo que “Quero que você me conte toda a sua conversa com os entrevistados para eu ajudar a escolhê-los”. Mariele negou o pedido do diretor, explicando e justificando seu posicionamento com os pressupostos éticos, teóricos e políticos da profissão. Devido a esse episódio, Mariele foi dispensada por insubordinação. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta.
  • A Mariele não agiu em conformidade com pressupostos éticos, teóricos e políticos da profissão ao negar o pedido do Diretor, pois, nesses pressupostos, está contida a correlação de forças que autorizam o Serviço Social a se submeter a práticas como a do caso hipotético.
  • B Mariele não agiu corretamente, porque não observou a possibilidade de interdisciplinaridade em que é necessário compartilhar os saberes existentes entre as profissões, portanto poderia ter partilhado as informações em conformidade com o pedido do Diretor.
  • C De acordo como o Código de Ética da profissão, considera-se vedado a outro assistente social substituir Mariele enquanto perdurar o motivo de sua demissão.
  • D Mariele agiu incorretamente e precisa compreender que o mercado exige um trabalhador polivalente, sendo natural que o trabalhador, além de suas atribuições e competências profissionais, assuma outras atividades.
  • E Se Mariele tivesse considerado seu papel como trabalhadora assalariada em um cenário de desemprego, poderia ter aceitado o pedido do diretor da unidade sem ferir os preceitos éticos da profissão.
20
As “Bandeiras de Luta” do Conjunto CFESS-CRESS constituem um documento importante para pautar o exercício profissional da categoria de assistentes sociais. No referido documento, é possível evidenciar a preocupação do Serviço Social com o tema da Reforma Psiquiátrica e saúde mental. Sobre o assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma bandeira de luta dos assistentes sociais no âmbito da Reforma Psiquiátrica.
  • A Defesa do retorno do hospital psiquiátrico para o centro do modelo de cuidado em saúde mental.
  • B Defesa da desinstitucionalização de pessoas em cumprimento de medidas de segurança e sua inserção na rede de atenção psicossocial.
  • C Posicionamento contrário à internação e ao acolhimento involuntário e compulsório, em especial nas comunidades terapêuticas.
  • D Posicionamento contrário à criminalização de adolescentes e jovens com transtornos mentais e à criação de espaços específicos asilares/segregatórios (instituições) voltados a esse público, em cumprimento de medida socioeducativa de internação.
  • E Defesa da reforma psiquiátrica e implementação dos serviços substitutivos, extrahospitalares e de base territorial.

Noções de Informática

21
Os periféricos de um computador podem ser classificados como sendo de entrada ou de saída. Qual das alternativas a seguir possui um exemplo de cada?
  • A Mouse e teclado.
  • B Monitor e impressora matricial.
  • C Microfone e caixa de som.
  • D Teclado e leitor de digitais.
  • E Touch pad e teclado.
22
Uma aplicação exportou dados de um banco de dados para um arquivo de extensão '.csv'. Esse arquivo contém algumas centenas de linhas e várias colunas. Será necessário ordenar os dados contidos no arquivo e manipular alguns valores. No seu computador, estão disponíveis as ferramentas do Microsoft Office e LibreOffice. Qual das seguintes alternativas de software é a recomendada para realizar a tarefa necessária?
  • A Bloco de notas.
  • B Impress.
  • C PowerPoint.
  • D Calc.
  • E Thunderbird.
23
O backup de arquivos é altamente recomendado para prevenir a perda de dados importantes. Dos recursos apresentados a seguir, qual NÃO serve para fazer backup de arquivos?
  • A Flash drive.
  • B Memória RAM.
  • C HD externo.
  • D Nuvem.
  • E Fita magnética.
24
Adware é um tipo de malware responsável
  • A pelo roubo de credenciais.
  • B pelo sequestro de clicks e propagandas.
  • C pelo sequestro de dados.
  • D pela varredura de redes.
25
Como são conhecidos os setores defeituosos em um HD?
  • A Trilhas.
  • B Root Sectors.
  • C Bump roads.
  • D Badblocks.
  • E Partições.
26
Considerando os malwares conhecidos como Cavalos de troia (Trojan), assinale a alternativa correta.
  • A Os Programas ou arquivos que contêm Cavalos de troia não precisam ser executados para realizar seu ataque.
  • B São programas que executam somente as funções para as quais foram aparentemente projetados.
  • C Existe apenas um tipo de Cavalo de troia com o objetivo de alterar/apagar arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.
  • D Existe apenas um tipo de Cavalo de troia com o objetivo de instalar outros códigos maliciosos obtidos de sites na Internet.
  • E São exemplos de trojans programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros.
27

Considerando o aplicativo de escritório Microsoft Office Excel Versão 2013, instalação padrão em português, dada a tabela com os seguintes valores:



assinale a alternativa que apresenta o resultado da expressão a seguir:


=MÉDIA(C1:C2)-MÉDIA(A1:A2)+MÉDIA(B1:B2)

  • A 0
  • B 7
  • C 6
  • D 12
  • E 14
28

Considerando o aplicativo de escritório LibreOffice Writer Versão 6, instalação padrão em português, assinale a alternativa que apresenta a tecla de atalho utilizada para formatar um texto selecionado como Sublinhado Duplo.

(Obs.: o caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação).

  • A Ctrl + D
  • B Ctrl + Shift + U
  • C Ctrl + B
  • D Ctrl + Alt + B
  • E Alt + Shift + seta para baixo
29
Assinale a alternativa que apresenta a mídia de armazenamento gravável que pode armazenar mais de 4Gb de dados.
  • A CD-RW
  • B BluRay
  • C DVD+R
  • D HDCD
  • E Bluetooth
30
Dado o Sistema operacional Microsoft Windows 7, instalação padrão em português, assinale a alternativa que descreve a função da ferramenta de Sistema “Limpeza de Disco”.
  • A Varre a unidade em busca de erros, defeitos ou arquivos corrompidos e, caso o usuário deseje, tenta corrigi-los automaticamente.
  • B Verifica o funcionamento da ventilação interna ao gabinete.
  • C Formata (apaga) um HD inteiro ou uma partição específica.
  • D Permite transferir arquivos do HD para outras unidades de armazenamento.
  • E Permite apagar, da lixeira, arquivos e programas temporários, que são pouco usados, para liberação do espaço no HD.
31

Acerca do mecanismo de busca na Web GOOGLE, o que ocorre ao se acrescentar o caractere aspas duplas ('') antes e após a frase a ser pesquisada, conforme exemplo a seguir?


Exemplo: ''Concurso Público 2018''

  • A Será realizada uma pesquisa excluindo os termos entre aspas.
  • B Será realizada uma pesquisa por frases com assuntos semelhantes ao contido nos termos entre aspas.
  • C Será realizada uma pesquisa por uma frase exata e na ordem exata do contido nos termos entre aspas.
  • D Será realizada uma pesquisa que contenha somente um dos termos entre aspas.
  • E Será realizada uma pesquisa apenas com os caracteres numéricos existentes nos termos entre aspas.
32
Em uma época em que cada vez mais as informações trafegam e são armazenadas em meios digitais, tornaram-se comuns notícias sobre os prejuízos causados por ameaças como vírus, spywares e ransomwares. Essas ameaças também podem ser classificadas como:
  • A Bugs.
  • B Malwares.
  • C Spam.
  • D Badwares.
  • E Phishing.
33
Visualizadores de imagens podem ser utilizados para abrir arquivos como fotos, logos e desenhos. Das alternativas a seguir, qual possui somente extensões de arquivos utilizadas por visualizadores de imagens, para imagens sem animação?
  • A gif e .mp3
  • B .jpg e .ppt
  • C .img e .mkv
  • D .mp4 e .tiff
  • E .jpg e .png
34
Considerando o uso da informática na área de engenharia mecânica, referente aos comandos do programa AutoCAD, versão em inglês, assinale a alternativa correta.
  • A O comando “align” é utilizado para converter linhas em um mesmo plano para um objeto.
  • B O comando “array” é utilizado para criar cópias de um objeto selecionado a partir de um padrão.
  • C O comando “purge” é utilizado para eliminar linhas sobrepostas em um mesmo plano.
  • D O comando “area" é utilizado para criar objetos de acordo com uma área pré-estabelecida.
  • E O comando “scale” é utilizado para eliminar linhas sobrepostas em um mesmo plano.
35
Um sistema de uma empresa está acessível aos seus colaboradores através da sua Intranet. Isso significa que
  • A o sistema pode ser acessado somente por colaboradores internos ou usuários previamente autorizados, e somente através da rede local da organização (o usuário deve estar fisicamente nas instalações da empresa).
  • B qualquer usuário na Internet pode acessar o sistema.
  • C faz parte da Deep Web.
  • D o sistema pode ser acessado somente por usuários previamente autorizados, mas também pode ser possível o acesso através da Internet, dependendo de como a Intranet foi configurada.
  • E as tecnologias utilizadas pela rede que armazena o sistema são diferentes das utilizadas na Internet.
36
Considerando o uso da informática na área de engenharia mecânica, em relação aos recursos de bloco do AutoCAD, assinale a alternativa correta.
  • A Um bloco é um conjunto de objetos que são combinados em um único objeto nomeado.
  • B Quando um bloco é inserido no AutoCAD com o mesmo nome de um bloco já existente, automaticamente o novo bloco é renomeado.
  • C Quando é alterada a escala de um bloco que contém textos, o tamanho do texto não é modificado. Para alterar a escala do texto, é necessário alterar as propriedades do estilo de texto.
  • D Um bloco, após ser explodido, não poderá tornar a ser um novo bloco.
  • E Um bloco, após ser deletado pelo comando “erase” do AutoCAD em inglês, é apagado do desenho e da lista de blocos do desenho mostrada no comando “insert”.
37
No Mozilla Firefox versão 57.x, com as configurações que são padrão de instalação, toda vez que o usuário realiza um download de um arquivo, este é salvo automaticamente no diretório “Download”, que está dentro do diretório padrão do usuário. Para que o usuário possa escolher o diretório onde quer salvar os arquivos baixados, qual das opções do menu ele deve escolher?
  • A Personalizar.
  • B Preferências.
  • C Web Developer.
  • D Editar.
  • E Extensões.
38
Considerando o uso da informática na área de engenharia mecânica e considerando, ainda, o AutoCAD nas configurações padrões, referente ao recurso de “layers”, assinale a alternativa correta.
  • A Os “layers” são utilizados para organizar os desenhos, possibilitando ocultar e exibir objetos, bloquear a edição, pré-definir espessura de linha, cores, entre outros.
  • B Nenhum “layer” é criado sem a autorização do usuário.
  • C Os “layers” 0, COTA, JANELA E TEXTO são criados automaticamente sempre que iniciado um novo desenho.
  • D Antes de inserir um objeto no desenho, deve ser selecionado o “layer”. Não é possível modificar um “layer” de um objeto já desenhado.
  • E O comando “layiso” é utilizado para excluir todos os objetos desenhados em outros “layers” diferentes dos selecionados.
39
Um arquivo de vídeo normalmente possui uma combinação de imagens e sons, permitindo a visualização de filmes, animações e filmagens. Qual das alternativas a seguir possui somente extensões de arquivos utilizadas para a reprodução de vídeos?
  • A .ppt, .mp4 e .avi
  • B .jpg, .png e .gif
  • C .avi, .mp3 e .gif
  • D .mp3, .mp4 e .avi
  • E .avi, .mp4 e .mkv
40
Ao enviar um e-mail incluindo endereços de destinatário no campo “Cco”, disponível em todas as ferramentas populares para o envio de e-mails, o que acontece?
  • A Os destinatários que estão em “Cco” não conseguem ver para quem a mensagem foi enviada pelo campo “Para”.
  • B Os destinatários que estão em “Cc” conseguem ver para quem a mensagem foi enviada em “Cco”.
  • C O remetente receberá uma confirmação de quando a mensagem foi lida por cada destinatário incluído em “Cco”.
  • D Os destinatários que não estão em “Cco” não conseguem ver para quem a mensagem foi enviada em “Cco”.
  • E Somente os destinatários em “Cco” conseguem visualizar outros destinatários em “Cco”.

Legislação Municipal

41
Sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Recife, assinale a alternativa correta.
  • A A pena de demissão não poderá ser aplicada no caso de revelação de segredo de que o funcionário tenha conhecimento em razão de suas atribuições.
  • B É permitida a acumulação de cargos remunerados por funcionários públicos, desde que a carga horária não exceda 60 horas semanais e não ocorra incompatibilidade de horários.
  • C Dentre os deveres básicos do funcionário, pode-se citar exação administrativa, urbanidade e discrição.
  • D Quando o funcionário comparecer ao serviço com atraso máximo de uma hora, ou quando se retirar antes de findo o período de trabalho, perderá dois terços (2/3) do vencimento do dia.
  • E A deficiência física e a limitação sensorial constituirão impedimentos à posse e ao exercício de cargo ou função pública.
42
Sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Recife (Lei nº 14.728/85), no que se refere a Concurso Público, é correto afirmar que
  • A a primeira investidura em cargo de provimento efetivo efetuar-se-á mediante indicação por cargo em comissão.
  • B no concurso para provimento de cargo de nível universitário não haverá necessidade de prova de títulos.
  • C a aprovação em concurso público cria direito efetivo à nomeação.
  • D terá preferência para a nomeação, em caso de empate na classificação, o candidato já pertencente ao serviço público do Município.
  • E poderá ser aberto concurso para o preenchimento de cargo público, mesmo quando houver funcionário de igual categoria em disponibilidade.
43
Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei nº 7.502/1990 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém).
  • A O funcionário terá direito, como prêmio de assiduidade e comportamento, à licença de oitenta dias em cada período de oito anos de exercício ininterrupto, em que não haja sofrido qualquer penalidade criminal.
  • B A critério da administração, poderá ser concedida ao funcionário estável licença para trato de assuntos particulares, pelo prazo de até dois anos consecutivos, com remuneração parcial a ser definida no interesse da Administração.
  • C Ao funcionário público, é permitido requerer ou promover a concessão de privilégios, garantias e juros ou outros favores semelhantes, federais, estaduais ou municipais, incluso o de intervenção própria.
  • D A gratificação por produtividade será concedida ao funcionário que, no desempenho de suas atribuições, contribuir para o aprimoramento e incremento do serviço público e em especial das atividades de arrecadação e fiscalização de tributos e outras rendas.
  • E A responsabilidade administrativa não exime o funcionário da responsabilidade civil que no caso couber, e o pagamento de qualquer indenização não o exime de pena disciplinar em que incorrer, embora o exima da responsabilidade criminal.
44
Acerca da responsabilidade dos servidores, assinale a alternativa correta conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém.
  • A O pagamento de indenização exime o servidor da respectiva pena disciplinar em que incorrer.
  • B As cominações civis, penais e disciplinares poderão acumular-se, sendo independentes entre si, bem como as instâncias civil, penal e administrativa.
  • C O ressarcimento de prejuízo causado à Fazenda Pública poderá ser liquidado mediante descontos mensais não excedentes da vigésima parte da remuneração.
  • D A responsabilidade civil decorre somente de atos dolosos que importem prejuízo à Fazenda Pública ou para terceiros.
  • E A responsabilidade administrativa resulta de atos ou omissões praticados pelo funcionário público, ainda que não esteja no desempenho do cargo ou função.
45
De acordo com a Lei Ordinária nº 8.447, que dispõe sobre o plano de cargos e carreira da Fundação Papa João XXIII, assinale a alternativa correta.
  • A Carreira é o agrupamento de classes da mesma categoria funcional, escalonadas segundo a hierarquia do serviço, para acesso privativo dos titulares dos cargos que a integram.
  • B Funcionários públicos comissionados são as pessoas contratadas para um período pré-determinado, na forma da lei, não cabendo às mesmas o direito de continuidade na função.
  • C Classe é o conjunto de carreiras e cargos isolados de um mesmo serviço, instituição, repartição ou Poder.
  • D Referência é o conjunto de categorias funcionais reunidas segundo a correlação e afinidades existentes entre elas, quanto à natureza do trabalho.
  • E Provimento derivado é o ato administrativo de gestão pelo qual se realiza a nomeação para preenchimento de um cargo público.
46
Assinale a alternativa correta acerca da subdivisão interna da estrutura administrativa da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, conforme o disposto na Lei Municipal nº 4.853/2007 de São Luís - MA.
  • A As Superintendências integram o Nível de Administração Superior
  • B As Coordenações integram o Nível de Administração Superior
  • C O Secretário Adjunto integra o Nível de Gerência Superior
  • D O Secretário Municipal da Criança e Assistência Social integra o Nível de Gerência Superior.
  • E O Secretário Adjunto integra o Nível de Atuação Programática
47
Conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém, são formas de provimento em cargo público, EXCETO
  • A Readaptação.
  • B Reversão.
  • C Posse.
  • D Recondução.
  • E Aproveitamento.
48
De acordo com a Lei Municipal n° 4.853/2007 de São Luís - MA, qual das coordenações a seguir está vinculada à Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social?
  • A Coordenação de Capacitação em Assistência Social.
  • B Coordenação de Benefícios e Ações Socioassistenciais.
  • C Coordenação de Apoio Administrativo e de Pessoal.
  • D Coordenação de Erradicação do Trabalho Infantil.
  • E Coordenação dos Serviços de Acolhimento Familiar e Institucional.
49
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém, assinale a alternativa correta.
  • A Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por Lei, com denominação própria e em número certo, para provimento exclusivamente em caráter efetivo.
  • B Os cargos em comissão da administração pública municipal direta, das autarquias e fundações públicas serão organizados e providos em carreiras.
  • C A posse poderá se realizar mediante procuração.
  • D O provimento dos cargos públicos municipais far-se-á através de lei.
  • E A investidura em cargo público ocorre com o efetivo exercício de suas atribuições.
50
Tomando por base a Lei Municipal nº 4.853/2007 de São Luís - MA, assinale a alternativa correta acerca das competências dos órgãos que compõem a estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social.
  • A À Superintendência de Estudos, Planejamento, Informações, Capacitação e Captação de Recursos compete o planejamento e respectivo monitoramento, controle e avaliação, realizadas pela Secretaria da Criança e Assistência Social.
  • B À Superintendência de Estudos, Planejamento, Informações, Capacitação e Captação de Recursos compete o assessoramento à Comissão Setorial de Licitação.
  • C Ao Gabinete compete a organização, produção e sistematização de informações, indicadores e índices territorializados.
  • D À Superintendência de Atividades Auxiliares compete o assessoramento ao Secretário nas atividades de comunicação social.
  • E À Assessoria Jurídica competem a organização e a atualização do arquivo de documentos, correspondências e leis de interesse da Secretaria.
51
Assinale a alternativa correta, conforme a Lei Municipal nº 7.231, que institui a Fundação Papa João XXIII.
  • A A Fundação tem duração por tempo indeterminado e será extinta nos casos e formas previstas em seu Estatuto.
  • B São órgãos da Administração Superior da Fundação a Presidência e os Órgãos de Execução Central.
  • C Será de livre escolha do Governador e demissível “ad nutum” o presidente e pelo menos 1/3 (um terço) dos membros dos órgãos de Administração Superior da Fundação.
  • D No caso de extinção, os bens da Fundação serão revertidos a outra fundação de fins semelhantes.
  • E Para a execução de suas competências específicas e o cumprimento das atividades administrativas, a estrutura da Fundação compreende o Conselho Deliberativo e o Conselho Consultivo.
52
Com base na Lei Orgânica do Município de São Luís-MA, assinale a alternativa correta.
  • A São poderes do Município, independentes e harmônicos, o Legislativo, representado pela Câmara Municipal, o Judiciário e o Executivo, exercidos pelo Prefeito.
  • B É um dos fundamentos do Município o pluralismo político.
  • C A criação, fusão e extinção de Distritos far-se-ão por lei estadual, observado o que dispuser a legislação federal e atenderá ao índice de arrecadação, a existência de serviços públicos locais, ao número de habitantes e à prévia consulta plebiscitária.
  • D O município de São Luís não tem direito à participação no resultado da exploração do petróleo ou gás natural e de recursos hídricos, para fins de geração de energia elétrica, e de outros minerais em seu território.
  • E O Prefeito e o Vice-Prefeito serão eleitos para um mandato de quatro anos, obedecidos os princípios da Constituição Federal, da Constituição do Estado e os que, a respeito, dispuser a Justiça Federal.
53
Assinale a alternativa INCORRETA no tocante às competências da FUNPAPA, nos termos da Lei Municipal nº 7.231, que institui a Fundação Papa João XXIII.
  • A Planejar, coordenar e avaliar a execução dos programas, projetos e atividades de serviço social.
  • B Estimular, desenvolver, apoiar e coordenar trabalhos de Desenvolvimento da Comunidade na área sob sua jurisdição.
  • C Participar e estimular a interpretação entre entidades públicas e particulares.
  • D Fiscalizar a utilização das contribuições sociais por parte da administração municipal.
  • E Apoiar, técnica e financeiramente, instituições particulares, cuja atuação se enquadre em suas finalidades, a fim de fortalecer e ampliar os serviços dessas instituições.
54
Quanto à Administração Pública Municipal, prevista na Lei Orgânica do Município de São Luís – MA, assinale a alternativa correta.
  • A É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos, inclusive de dois cargos de professores.
  • B O servidor público municipal terá direito, na forma da lei, somente após período de cinco anos contínuos, à percepção de adicional por tempo de serviço público municipal, que, calculado sobre o padrão de vencimentos, a este se incorpora.
  • C É permitido ao Município de São Luís proceder ao pagamento de mais de uma previdência social, como aposentadoria, a ocupantes de cargos e funções públicas, inclusive de cargos eletivos.
  • D Os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos, preferencialmente, por servidores do Município.
  • E O servidor público que exerça cargo de chefia ou função gratificada, ao aposentar-se, terá incorporadas aos seus proventos as vantagens da comissão ou gratificação na seguinte ordem: mais de quatro anos, intercalados ou não, a vantagem será integral.
55
Segundo a Lei Ordinária nº 8.447, que dispõe sobre o plano de cargos e carreira da Fundação Papa João XXIII, assinale a alternativa correta.
  • A O funcionário será considerado aprovado no estágio probatório se obtiver média equivalente ou superior a cinquenta pontos, nas dez avaliações trimestrais.
  • B Se, em qualquer das avaliações trimestrais, o funcionário obtiver conceito insuficiente, ser-lhe-á concedido prazo de dez dias para apresentar o pedido de reconsideração.
  • C Readaptação é o provimento derivado do qual resulta o retorno ao serviço ativo de funcionário aposentado por invalidez.
  • D Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o funcionário estável será exonerado do serviço público.
  • E O funcionário estável não habilitado em estágio probatório relativo a outro cargo será reintegrado.
56
Quanto ao Poder Executivo Municipal, previsto na Lei Orgânica do Município de São Luís – MA, assinale a alternativa correta.
  • A O Prefeito e o Vice-Prefeito serão eleitos simultaneamente dentre brasileiros maiores de trinta e cinco anos e no exercício dos seus direitos políticos.
  • B Se decorridos dez dias úteis da data fixada para a posse, o Prefeito ou o Vice-Prefeito, salvo motivo de força maior, não tiverem assumido o cargo, este será declarado vago.
  • C O Prefeito e o Vice-Prefeito não poderão ausentar-se do Município ou afastar-se do cargo sem prévia licença da Câmara Municipal, sob pena de perda de mandato, ressalvado o período não superior a quinze dias.
  • D O Procurador Geral do Município tem prerrogativas e vencimentos dos Secretários Municipais, bem como igual tratamento protocolar e de correspondência.
  • E Os Secretários Municipais serão escolhidos dentre cidadãos maiores de dezoito anos, de reconhecida competência e reputação ilibada e no exercício de seus direitos políticos.
57
Acerca da responsabilidade dos servidores, assinale a alternativa correta conforme o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém.
  • A O pagamento de indenização exime o servidor da respectiva pena disciplinar em que incorrer.
  • B As cominações civis, penais e disciplinares poderão acumular-se, sendo independentes entre si, bem como as instâncias civil, penal e administrativa.
  • C O ressarcimento de prejuízo causado à Fazenda Pública poderá ser liquidado mediante descontos mensais não excedentes da vigésima parte da remuneração.
  • D A responsabilidade civil decorre somente de atos dolosos que importem prejuízo à Fazenda Pública ou para terceiros.
  • E A responsabilidade administrativa resulta de atos ou omissões praticados pelo funcionário público, ainda que não esteja no desempenho do cargo ou função.
58
Assinale a alternativa INCORRETA no tocante às competências da FUNPAPA, nos termos da Lei Municipal nº 7.231, que institui a Fundação Papa João XXIII.
  • A Planejar, coordenar e avaliar a execução dos programas, projetos e atividades de serviço social.
  • B Estimular, desenvolver, apoiar e coordenar trabalhos de Desenvolvimento da Comunidade na área sob sua jurisdição.
  • C Participar e estimular a interpretação entre entidades públicas e particulares.
  • D Fiscalizar a utilização das contribuições sociais por parte da administração municipal.
  • E Apoiar, técnica e financeiramente, instituições particulares, cuja atuação se enquadre em suas finalidades, a fim de fortalecer e ampliar os serviços dessas instituições.
59
Segundo a Lei Ordinária nº 8.447, que dispõe sobre o plano de cargos e carreira da Fundação Papa João XXIII, assinale a alternativa correta.
  • A O funcionário será considerado aprovado no estágio probatório se obtiver média equivalente ou superior a cinquenta pontos, nas dez avaliações trimestrais.
  • B Se, em qualquer das avaliações trimestrais, o funcionário obtiver conceito insuficiente, ser-lhe-á concedido prazo de dez dias para apresentar o pedido de reconsideração.
  • C Readaptação é o provimento derivado do qual resulta o retorno ao serviço ativo de funcionário aposentado por invalidez.
  • D Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o funcionário estável será exonerado do serviço público.
  • E O funcionário estável não habilitado em estágio probatório relativo a outro cargo será reintegrado.
60
O Município de Belém (PA), por estar localizado em uma área de enorme interesse ambiental, restringe algumas utilizações de seu território, mas não deixa de respeitar o desenvolvimento social. Para tanto, foram instituídas diversas leis para regular a utilização racional e, consequentemente, possibilitar o crescimento social e econômico, com o mínimo de impacto aos bens ambientais locais. Dessa forma, considerando as normas municipais (locais) para a utilização dos recursos naturais e ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A O Programa Municipal de Regularização Fundiária “Chão Legal” terá suas ações e metas executadas com vistas a atender os cidadãos que recorrem, regularmente, aos serviços de regularização fundiária prestados pela CODEM (Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém), e também, aos moradores de áreas definidas como prioritárias por essa Companhia, a partir de critérios e estudos urbanísticos, técnicos, jurídicos e sociais.
  • B O Controle Urbanístico do Município de Belém visa adequar o processo de produção, apropriação e consumo do espaço construído às características do sítio, à capacidade de atendimento da infraestrutura básica da cidade, à manutenção e à qualificação do meio ambiente urbano.
  • C O Poder Público Municipal deverá atuar prioritariamente, na educação infantil (compreendendo creche e pré-escola), no ensino fundamental, evoluindo para o ensino médio, para atender plenamente em quantidade e qualidade a demanda escolar conforme disposto no Plano Municipal de Educação.
  • D Qualquer cidadão ou organização social poderá apresentar diretamente ao Poder Legislativo municipal, projetos de lei subscritos por, no mínimo, um por cento dos eleitores residentes no Município de Belém.
  • E As políticas setoriais de saúde pública e de educação básica serão implementadas através do provimento e espacialização adequada dos serviços e equipamentos de saúde pública e de educação básica, especialmente nas áreas centrais.
Voltar para lista