Resolver o Simulado Professor - Educação Básica

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Pedagogia

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O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece o grupo familiar formado por pais, filhos e demais parentes próximos como família

  • A extensa ou ampliada.
  • B natural.
  • C adotiva.
  • D nuclear.
  • E substituta.
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De acordo com a Lei Federal n° 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigo 4° , o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado, entre outras ações, mediante garantia de

  • A informação a pai ou mãe, exclusivamente aos conviventes com seus filhos ou, se for o caso, aos responsáveis legais, sobre a frequência, o comportamento, as sanções recebidas e o rendimento dos alunos, bem como sobre as regras determinadas pela instituição de ensino.
  • B educação básica obrigatória e gratuita de 0 (zero) a 18 (dezoito) anos de idade; ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • C atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
  • D notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público da relação dos alunos da educação básica que apresentem quantidade de faltas acima de vinte e cinco por cento do percentual permitido em lei.
  • E organização da educação básica em séries anuais ou ciclos, e calendário escolar adequado às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo, com isso, reduzir o número de horas e dias letivos previstos na lei.
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É importante que haja uma identidade cultural em uma escola e esse sistema de ideias deve estar expresso por meio da proposta pedagógica. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  • A As normas disciplinares é um conteúdo que necessita estar descrito exclusivamente na proposta pedagógica.
  • B A proposta pedagógica também abrange os recursos materiais.
  • C No tópico da avaliação da aprovação e reprovação, é importante salientar como serão organizados as turmas e os ambientes, isto é, a organização físico pedagógica da escola.
  • D O item currículos e programas deverá contemplar a estrutura organizacional do estabelecimento de ensino.
  • E O planejamento também é um tópico que deve ser contemplado na proposta pedagógica a nível somente de professores e coordenadores.
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A avaliação na escola tem o objetivo de formular indicadores de qualidade dos resultados do ensino. Sobre as formas de avaliação, assinale a alternativa correta.
  • A No Brasil, foram adotadas, desde o início dos anos 80 do século XX, várias modalidades de avaliação: SAEB, ENEM e o ENC.
  • B A avaliação acadêmica é função primordial do sistema de organização e de gestão dos sistemas escolares.
  • C A avaliação institucional visa à produção de informações sobre os resultados da aprendizagem escolar em função do acompanhamento e da revisão das políticas educacionais.
  • D O objetivo da avaliação acadêmica é aferir a qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos. Para isso, busca-se perceber a relação entre a qualidade da oferta dos serviços de ensino e os resultados do rendimento escolar dos alunos.
  • E Entre a avaliação do sistema e a avaliação da aprendizagem dos alunos está a avaliação da escola.
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A construção e a elaboração de um quadro curricular implicam a compreensão do que é currículo. Nesse sentido, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Currículo é um conjunto de disciplinas, resultados de aprendizagem pretendidos.
II. Há pelo menos três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo proposto.
III. O currículo real refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social.
IV. Compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos.
V. Currículo é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos transmitidos nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização.
  • A Apenas I, II e III.
  • B Apenas II, III e IV.
  • C Apenas I, IV e V.
  • D Apenas II, IV e V.
  • E Apenas III, IV e V.
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A escrituração escolar envolve diversos documentos que registram a vida acadêmica do aluno. Sobre esses documentos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A Ata Descritiva registra, de forma exata e metódica, as ocorrências e decisões tomadas nas assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes.
( ) Declaração é um documento que atesta se o aluno está apto ou não a desempenhar determinadas atividades de educação física.
( ) Contrato de prestação de serviços educacionais é o documento que concretiza a relação entre o responsável pelo aluno e a escola privada.
( ) Documento permanente é aquele que será arquivado por um período e poderá ser incinerado após 5 anos.
( ) Expede-se certificado para os alunos concludentes do ensino fundamental e médio nas modalidades regular ou educação de jovens e adultos e de curso profissional de formação inicial e, ainda, para a conclusão de módulos de cursos profissionais de nível técnico.
  • A V – F – V – F – V.
  • B V – V – F – V – F.
  • C F – V – F – V –F.
  • D F – F – V – V – F.
  • E V – V – F – F – F.
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Em relação ao diário de classe, é correto afirmar que representa uma atribuição do professor inserir
  • A nome do professor.
  • B disciplina.
  • C nome da instituição.
  • D conteúdos programáticos das aulas.
  • E relação nominal dos alunos por ordem alfabética.
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A segunda função do processo organizacional é a organização propriamente dita. Ela refere-se à racionalização do uso de recursos humanos, materiais, físicos, financeiros e informacionais e à eficácia na utilização desses recursos e meios de trabalho. Essas várias atividades podem ser agrupadas em quatro aspectos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o aspecto que envolve a função de fornecer o apoio necessário ao trabalho docente.
  • A Organização de atividades que asseguram a relação entre escola e comunidade.
  • B Organização da vida escolar.
  • C Organização do processo ensino-aprendizagem.
  • D Organização de atividades que asseguram a relação entre escola e o aluno.
  • E Organização das atividades de apoio técnico-administrativo.
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As pessoas que trabalham nas escolas informatizadas relatam que a informática é um sistema que ajuda muito nas rotinas da escola. Os arquivos informatizados devem funcionar como facilitadores, proporcionando celeridade às pessoas nas ocasiões de consultas de dados. Geralmente, os dados ou as instruções armazenadas nesses arquivos podem ter caráter histórico, informativo ou administrativo. Sobre esses itens assinale a alternativa correta.
  • A Dado histórico refere-se a documentos, informações, ações, experiências, realizações pessoais e/ou organizacionais que podem remeter à própria organização ou ao interessado conhecer.
  • B Dado informativo serve aos interesses dos funcionários, da comunidade, das instituições de ensino.
  • C Dado informativo presta-se a esclarecer dúvidas suscitadas ou na prestação de contas, quando necessário.
  • D Dado histórico serve para traçar novas trajetórias organizacionais, respaldadas nas informações colhidas no micro e/ ou no macroambiente organizacional.
  • E Dado administrativo serve para dinamizar o planejamento de novas ações, redirecionar os processos vigentes.
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Sobre documentos de escrituração escolar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Dossiê da instituição de ensino (Público ou Privado: cópia do processo encaminhado ao CEC para credenciamento da instituição, aprovação, autorização e/ ou reconhecimento de cursos).
( ) Livro de Frequência (Registro da frequência diária dos professores, técnicos e funcionários/empregados da escola).
( ) Livro de Ata dos Resultados Finais (Registro do acesso de todos os alunos que estão ou que passaram pela escola).
( ) Livro de Registro de Matrícula (Registro dos resultados finais por aluno: rendimento escolar, frequência, notas ou menções durante o ano letivo e Atas Especiais, quando necessárias).
( ) Dossiê do prédio da escola (Pública: documento legal da criação da instituição, Parecer do CEC legalizando a escola. Atos do CEC).
  • A F – V – F – V – F.
  • B V – F – V – F – V.
  • C V – V – V – F – F.
  • D V – V – F – F – F.
  • E F – F – V – V – V.

Ciência e Tecnologia

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Qual a alternativa apresenta o conceito INCORRETO acerca dos atributos de um método analítico?
  • A Exatidão: proximidade do resultado obtido com o resultado real previamente conhecido.
  • B Precisão: variação entre resultados provenientes de medida de um mesmo componente na mesma amostra.
  • C Especificidade: medição do composto de interesse de forma independente da presença de interferentes.
  • D Reprodutibilidade: grau de concordância entre os resultados obtidos com o método analítico de rotina e com o método analítico oficial.
  • E Sensibilidade: menor quantidade do constituinte que se consegue medir sem erro.
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Associe as colunas de acordo com o Sistema Internacional: 

  • A IV, II, I, V, III.
  • B II, III, V, IV, I.
  • C III, II, I, V, IV.
  • D IV, I, II, III, V.
  • E I, III, V, II, IV.
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Um buffer ou retentor é uma região de memória física utilizada para armazenar temporariamente dados que são transferidos de uma fonte a um destino. Um tipo abstrato de dados que define um buffer é

  • A um grafo.
  • B uma pilha.
  • C uma fila.
  • D um conjunto.
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A potência e a pressão medidas no sistema métrico apresentam unidades de J e Pa. No sistema inglês, elas são representadas, respectivamente, por:

  • A lbm e lbf.
  • B hp e lbf/in².
  • C lbf e lbm.
  • D bar e lbf.
  • E lbf/ft e bar.
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Considerando-se a interpretação universal dos tipos de linhas utilizadas no desenho técnico, são adotadas convenções em que a linha:
I - contínua média e a contínua estreita têm aplicação semelhante à contínua larga. II - com traço e ponto larga, tem aplicação para eixos de simetria e trajetórias. II - traço e dois pontos estreita é utilizada na representação de interrupções.
Nas afirmativas acima verifica-se que:

  • A apenas a I está correta.
  • B apenas a II está correta
  • C apenas a III está correta.
  • D todas estão corretas.
  • E todas estão incorretas.
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O metro é definido pela distância entre dois traços principais marcados na superfície neutra do padrão internacional na temperatura e pressão atmosférica, respectivamente, de:

  • A 0 K e 760 mmHg.
  • B 273 K e 670 mmHg.
  • C 110 °C e 760 mmHg.
  • D 0 °C e 760 mmHg.
  • E 0 °F e 76 mmHg.
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O pé, a jarda e a polegada são medidas inglesas em que:

  • A a segunda é três vezes o primeiro.
  • B o primeiro é doze vezes a segunda
  • C a terceira é equivalente a 25.4 cm.
  • D o primeiro e a segunda são adimensionais.
  • E a terceira é o inverso do primeiro.
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Em um quarto iluminado apenas por uma fonte luminosa vermelha, encontra-se dois discos de papel, sendo um branco e outro azul quando vistos sob luz solar. Qual das alternativas a seguir é verdadeira?
  • A O disco azul se apresentará de cor azul a uma pessoa com visão normal.
  • B O disco azul se apresentará de cor branca a uma pessoa com visão normal.
  • C O disco branco se apresentará de cor azul a uma pessoa com visão normal.
  • D O disco branco se apresentará de cor negra a uma pessoa com visão normal.
  • E O disco azul se apresentará de cor negra a uma pessoa com visão normal.
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Sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), assinale a alternativa incorreta.
  • A O HIV destrói os linfócitos T CD4, diminuindo a capacidade do organismo se defender das infecções mais comuns. Por isso pessoas infectadas por HIV possuem mais chances de se infectar por microrganismos que para pessoas sem HIV não representariam perigo.
  • B O vírus da Aids é transmitido pelo ato sexual, saliva, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas no uso de drogas injetáveis e da mãe para o filho pela placenta, na hora do parto ou pelo leite materno.
  • C Pessoas soropositivas são aquelas que apresentam anticorpos contra o HIV.
  • D Os primeiros sintomas da Aids são: inchaço dos linfonodos, fraqueza, febre, emagrecimento.
  • E Ainda não há cura para a Aids, porém existe tratamento, os chamados coquetéis antivirais que possuem inibidores da síntese de ácido nucleicos e de enzimas importantes para a formação das partículas virais.
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Felipe Massa, piloto de Fórmula 1, estava se movendo a 250km /h quando chega a uma curva, é forçado a reduzir a velocidade de seu veículo para 88km/h num intervalo de tempo de 3s. Qual é a aceleração escalar média do carro nesse intervalo de tempo?
  • A 54m/s²
  • B -54 m/s²
  • C 15 m/s²
  • D -15 m/s²
  • E -54 km /h

Ciências

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Couto de Magalhães foi etnólogo, escritor e folclorista brasileiro, entre outros atributos. Recolheu de populações indígenas brasileiras canções à Lua Nova, que eles chamavam de Catiti. Um fragmento de canção indígena diz assim: “Catiti, ó minha mãe, fazei chegar esta noite ao coração dele a lembrança de mim.”
A Astronomia nos mostra que na fase de Lua Nova:

  • A a Terra fica entre o nosso satélite e o Sol.
  • B o nosso satélite se posiciona entre a Terra e o Sol.
  • C sempre ocorre eclipse solar.
  • D sempre ocorre eclipse lunar.
  • E o satélite fica com o lado oculto virado para a Terra.
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Nos Estados Unidos e em certos países da Europa, o uso do gás hilariante para aliviar as contrações do parto é bastante comum. No Brasil, o uso da substância para esse fim ainda é praticamente desconhecido. “Gás hilariante” ou “gás do riso” é o nome popular do:

  • A monóxido de carbono.
  • B dióxido de enxofre.
  • C gás cloro.
  • D óxido nitroso.
  • E peróxido de hidrogênio.
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Considerando a estrutura do planeta Terra, contando a partir da superfície onde vivemos, a segunda camada é:

  • A o manto superior.
  • B o manto inferior.
  • C a crosta.
  • D a núcleo externo.
  • E o núcleo interno.
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Com cerca de cinco bilhões de anos, o sol é o centro de nosso sistema solar. Os planetas oficiais do sistema solar costumam ser divididos em dois grupos: o dos _____, ou terrestres, e o dos _____, ou gasosos. Os planetas terrestres são os quatro primeiros do sistema solar _____, e são assim chamados por terem uma superfície sólida. Já os planetas gasosos, são os quatro últimos planetas _____, e são chamados assim por serem quase completamente gasosos (algumas teorias defendem que o interior deles é sólido, porém de tamanho ínfimo se comparado ao seu diâmetro).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A Planetas jovianos / planetas telúricos / (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) / (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno)
  • B Planetas telúricos / planetas jovianos / (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) / (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno)
  • C Planetas jovianos / planetas telúricos / (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) / (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte)
  • D Planetas telúricos / planetas jovianos / (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) / (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte)
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No início do século XVI, o universo era considerado como sendo finito e hierarquizado. Esta ideia é consolidada pelo que podemos denominar de tradição aristotélico-ptolomaica. Esse postulado se justifica a partir da concepção de centralidade e imobilidade do planeta Terra. Comparando as duas teorias (heliocêntricas e geocêntricas), assinale a alternativa correta.
  • A A teoria Heliocêntrica foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela
  • B Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Heliocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas
  • C O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar onde a Terra e os demais planetas se movem ao redor do Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar
  • D O modelo do Geocentrismo, também chamado de sistema ptolomaico, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Heliocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Geocentrismo foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica
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A região (espaço) que envolve imã, na qual ele manifesta sua ação, diz-se que se estabelece um _____. Na eletrostática, cada ponto de um campo elétrico associa-se ao vetor _____. No campo magnético, a cada ponto associa-se a um vetor, chamado de vetor _____. A intensidade do vetor ______ é medida em uma unidade denominada ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A Campo magnético/ campo magnético/ indução magnética/ indução magnética/ quilowatt
  • B Campo eletromagnético/ campo magnético/ indução elétrica/ indução elétrica/ quilojoule
  • C Campo magnético/ campo elétrico/ indução magnética/ indução magnética/ tesla
  • D Campo eletrostático/ campo elétrico/ indução eletromagnética/ indução eletromagnética/ tesla
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A densidade (d) de um material é medida através da relação entre a massa (m) e o seu volume (V) (d = m/V). Entretanto, a densidade de um mesmo material pode variar. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  • A A densidade pode variar de acordo com volume inicial e volume final
  • B A densidade pode variar de acordo com tipo de material e sua composição
  • C A densidade pode variar de acordo com posição geográfica, polo sul ou polo norte da terra
  • D A densidade pode variar de acordo com a temperatura e pressão

Biologia

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De acordo com a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies, assinale a alternativa incorreta.
  • A A teoria de Darwin se baseia na premissa da herança de caracteres adquiridos, onde um ser vivo, através das demandas de seus ambientes adquirem funções e adaptações e as transmitem para os seus descendentes
  • B Darwin propôs que todas as plantas e animais descendem de uma única forma ancestral. A história da vida é representada como uma árvore ramificada, chamada de filogenia
  • C Darwin sugeriu que os seres humanos compartilham uma linhagem comum com os grandes macacos e outros animais, principalmente através de comparações anatômicas, revelando homologias existentes entre seres humanos e macacos
  • D A teoria de Darwin postula que a variabilidade genética presente dentro de uma espécie, fornece o material do qual são produzidas novas espécies
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A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células, as procariontes e as eucariontes. Sobre esses, analise as afirmativas abaixo.
I. As células procariontes não possuem os cromossomos separados por uma membrana. Por outro lado, as células eucariontes possuem um núcleo bem definido e os cromossomos delimitados por um envoltório nuclear. II. O citoplasma das células eucariontes contém organelas como mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e peroxissomos, e pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como grânulos de glicogênio e gotículas lipídicas. III. Nas células procariontes existem ribossomos ligados a moléculas de RNA mensageiro, constituindo polirribossomos.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas a afirmativa II está correta
  • B As afirmativas I, II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas
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Sobre a hereditariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Experimentos de Mendel com cruzamento de plantas e também de animais domésticos mostraram que ambos os pais contribuem para as características de seus descendentes. ( ) A maior contribuição de Mendel foi demonstrar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos que são passados de geração em geração. Fatores que hoje são conhecidos como genes. ( ) A primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores postula que: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo assim, pai e mãe transmitem um gene para seus descendentes”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F, V, F
  • B V, F, V
  • C V, V, V
  • D F, F, F
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