Resolver o Simulado Psicologia Hospitalar - IBFC - Nível Superior

0 / 30

Psicologia

1

O norte-americano J. B. Skinner (1904-1990) enfatiza a importância do rigor metodológico e da experimentação no processo de conhecimento dos fenômenos. Seus estudos colaboraram para outros entendimentos acerca do ser humano. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Skinner foi o fundador do chamado behaviorismo (comportamentalismo).

II. A ciência skinneriana assenta-se no conceito do comportamento operante, que é reconhecido como uma classe de respostas definida pelas relações funcionais do comportamento com suas consequências, com o estado de motivação e com as condições ambientais presentes no momento em que a resposta ocorre.

III. O behaviorismo radical entende que o indivíduo não está submetido às condições do ambiente, pois as consequências de seus comportamentos não são determinações externas a ele, mas decorrentes de seus próprios comportamentos emitidos em determinado ambiente.

  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • C As afirmativas I, II e III estão corretas
  • D Apenas as afirmativas II e III estão corretas
2

Jean Piaget (1896-1980) desenvolveu estudos psicogenéticos objetivando compreender como o ser humano conhece o mundo (material e simbólico) e descobrir quais seriam os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo. Diante disto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Piaget desenvolveu suas pesquisas iniciais em biologia, mas suas preocupações com o conhecimento levaram-no diretamente à psicologia, que é de onde, por meio de pesquisas experimentais, construiu sua teoria do desenvolvimento cognitivo.

( ) A teoria piagetiana preocupa-se em compreender a gênese (origem) e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar quais são os mecanismos utilizados pela criança para conhecer o mundo.

( ) Piaget elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental, pois para ele todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente, caso contrário não sobrevive.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, V, F
  • B F, F, V
  • C V, V, V
  • D F, V, F
3

A teoria vigotskiana enfatiza a origem _____do psiquismo humano e um dos conceitos fundamentais é a(o) _____. “[...] os processos psíquicos humanos não se desenvolvem naturalmente como se fossem estruturas internas amadurecendo com o passar do tempo. O tempo humano deve ser compreendido como _____ concreta, como processo de desenvolvimento do homem e da sociedade, que se efetiva na atividade produtiva, criadora e transformadora realizada por cada sujeito social” (LEONTIEV, 1978).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A histórico-social / historicidade / história
  • B ontológica / individualidade / ação
  • C cognitiva / raciocínio / prática
  • D coletiva / indivíduo / percepção
4

O médico e psicólogo francês Henri Wallon (1879-1962) elaborou sua obra fundamentada sobre os alicerces do materialismo histórico e dialético e, assim sendo compromissada com o pleno desenvolvimento e humanização dos indivíduos. Sobre este campo teórico do desenvolvimento humano, assinale a alternativa incorreta.

  • A Esta teoria apresenta uma perspectiva genética que se dispõe discutir a dimensão da espécie incorporando os elementos históricos, e tem a preocupação em não perder a inteireza do objeto
  • B A teoria walloniana discute as questões do orgânico no homem e se constitui como uma teoria organicista
  • C Wallon tem na motricidade um eixo fundamental de compreensão do desenvolvimento humano
  • D Para a teoria walloniana, questões como antagonismo e descontinuidade entre ato motor e ato mental e modificação do meio social antes do meio físico, são elementos fundamentais
5
É sabido que há uma atuação importante do psicólogo no processo ensino-aprendizagem em contextos escolares, no qual crianças e adolescentes não se desenvolvem contemplativamente, por questões biopsicossociais. Sobre o processo de intervenção do psicólogo nas escolas, assinale a resposta incorreta.
  • A criar espaços para escutar as demandas dos alunos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas
  • B circular pelos corredores e ambientes fora de sala de aula não se faz necessário, pois análises nesses espaços não interferem nas intervenções
  • C criar formas de reflexão em conjunto com todos os envolvidos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas
  • D faz-se necessário ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. Isso pode ser feito através de desenhos, entrevistas, ou mesmo que escrevam o que pensam, sentem, como percebem sua turma e sua escola
6
Segundo Rizzini e Couto (2019) crianças e adolescentes em situação de rua recorrem às instituições de acolhimento para suprir suas necessidades básicas de alimentação, higiene, lazer, segurança, entre outras. O papel que esses espaços ocupam em suas vidas é considerado fundamental, muito embora haja dificuldades de adaptação, carências financeiras e problemas políticos. Sobre o papel da instituição de acolhimento, assinale a alternativa correta.
  • A Apenas reinserção social de crianças e adolescentes
  • B Prover condições de higiene pessoal para crianças e adolescentes
  • C Entre os objetivos das instituições de acolhimento estão a reinserção social, a defesa dos direitos e o fornecimento de condições básicas de sobrevivência para crianças e adolescentes em situação de rua
  • D Viabilizar lazer e entretenimento para crianças e adolescentes
7
Leia a sentença abaixo:
“Os problemas de(a/o) _____ podem ser fruto de falhas nas _____ do sistema direto do qual a _____ participa. A criança precisa ser _____ dentro de seu sistema social de interação, como parte inseparável do seu sistema social.” (Del Prette, 2001; Souza,1997)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A criança / inter-relações / família / compreendida
  • B ensino / interações / família / observada
  • C aprendizagem / inter-relações / criança / compreendida
  • D ensino / famílias / criança / observada
8
Analise a sentença abaixo:
“O Psicólogo pode e deve, hoje, pensar sua _____ de maneira mais ampla, no sentido da _____ da saúde da comunidade. Isto significa compreender o sujeito como alguém que, ao ampliar seu conhecimento e sua compreensão sobre a realidade que o cerca, torna-se capaz de intervir, _____, atuar, modificar a realidade. Assumir um compromisso social em nossa profissão é estar voltado para uma intervenção crítica e transformadora de nossa condição de vida. É estar comprometido com a _____ desta realidade, a partir da perspectiva de nossa ciência e de nossa profissão. (BOCK, 1999)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A intervenção/ intervenção / aceitar/ comunidade
  • B intervenção/ promoção/ transformar/ crítica
  • C formação / individualidade/ transformar/ crítica
  • D individualidade/ profissionalização/ criticar/ comunidade
9
Na condição de animal social, o ser humano necessita de segurança e atenção desde o nascimento. Família é o grupo social indicado para estas tarefas. Sua estrutura ocorre por meio de papéis e responsabilidades que determinam o comportamento individual nesse grupo. Nesse contexto, a funcionalidade familiar está intimamente ligada com o processo saúde/doença. Sobre a atenção integral às famílias, assinale a alternativa incorreta.
  • A Suas características estão ligadas, não somente ao processo gerador da enfermidade, mas também à sua recuperação
  • B É meio elemental para introduzir valores e normas sociais
  • C Constitui as bases dos comportamentos saudáveis e a interação humana adequada
  • D As intervenções podem gerar apenas boa reputação para trabalhadores dos serviços de atenção primária
10
Com a nova concepção de saúde e de ser humano, as novas formas de atenção à saúde mental, que surgiram com a chamada Reforma Psiquiátrica, incluíram diferentes ações e atores. A esse respeito analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).
( ) Participação direta da família no cotidiano dos serviços, por meio de projetos terapêuticos e ações de integração social. ( ) Nessa nova proposta, a família assumiu o papel de parceira, de corresponsável pelo tratamento da pessoa em sofrimento psíquico, pela resolutividade e efetividade do processo. ( ) Recursos afetivos, representados por familiares e amigos, assim como sociais, sanitários, econômicos, culturais e religiosos, passaram a constituir a rede de atenção à saúde mental. ( ) Maior interação paciente e equipe de saúde e participação familiar em escala menor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V, F, F, V
  • B V, F, V, V
  • C V, V, V, F
  • D F, V, V, F

Português

11

     Tomar decisões nem sempre é algo fácil. Tomar boas decisões, então, pode ser ainda mais difícil. Mas, chegar lá não tem muito segredo: ponderar sobre as diversas possibilidades e ter um senso crítico são caminhos que costumam fazer tudo dar certo. Ainda que isso, vez ou outra, envolva ir de encontro com suas próprias opiniões.          Agora, imagine você ter uma autoconfiança muito grande e simplesmente não considerar nada disso? Pois é, cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, constataram que é exatamente o que acontece com pessoas narcisistas.

     A origem da palavra “narcisismo” deriva da história de Narciso, o belo jovem da mitologia grega que – spoiler – morre por se apaixonar por sua própria imagem refletida num espelho d’água. Além da crítica óbvia ao culto exagerado à própria imagem, o mito também chama atenção para o individualismo e a autoconfiança. Narcisistas geralmente possuem essas características, o que acaba fazendo com que eles realmente achem que não precisam de nada além de seu próprio ponto de vista para tomar uma decisão acertada.

       Pessoas narcisistas não costumam fazer isso por mal: elas têm uma convicção clara de que já nasceram pensadores críticos altamente inteligentes – e, por isso, não precisam colocar nada na balança. O problema é que os altos níveis de confiança que eles têm em suas habilidades intelectuais vira e mexe estão equivocados.

(Fonte: Superinteressante) 

Leia com atenção a reescrita do trecho e assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente as lacunas.

“_____ crítica óbvia _____ exaltação exagerada da própria imagem, acrescenta-se que o mito chama atenção para _____ autoconfiança, além de fazer referência ao individualismo do narcisista.”

  • A à/ à/ a
  • B há/ à/ à
  • C a/ a/ à
  • D à/ a/ a
12

     Tomar decisões nem sempre é algo fácil. Tomar boas decisões, então, pode ser ainda mais difícil. Mas, chegar lá não tem muito segredo: ponderar sobre as diversas possibilidades e ter um senso crítico são caminhos que costumam fazer tudo dar certo. Ainda que isso, vez ou outra, envolva ir de encontro com suas próprias opiniões.          Agora, imagine você ter uma autoconfiança muito grande e simplesmente não considerar nada disso? Pois é, cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, constataram que é exatamente o que acontece com pessoas narcisistas.

     A origem da palavra “narcisismo” deriva da história de Narciso, o belo jovem da mitologia grega que – spoiler – morre por se apaixonar por sua própria imagem refletida num espelho d’água. Além da crítica óbvia ao culto exagerado à própria imagem, o mito também chama atenção para o individualismo e a autoconfiança. Narcisistas geralmente possuem essas características, o que acaba fazendo com que eles realmente achem que não precisam de nada além de seu próprio ponto de vista para tomar uma decisão acertada.

       Pessoas narcisistas não costumam fazer isso por mal: elas têm uma convicção clara de que já nasceram pensadores críticos altamente inteligentes – e, por isso, não precisam colocar nada na balança. O problema é que os altos níveis de confiança que eles têm em suas habilidades intelectuais vira e mexe estão equivocados.

(Fonte: Superinteressante) 

De acordo com o texto e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No trecho “Ainda que isso, vez ou outra”, a palavra destacada tem função anafórica, já que faz referência a uma ideia já enunciada no texto, retomando-a.

( ) No trecho “Narcisistas geralmente possuem essas características”, a palavra destacada tem função catafórica, já que faz referência a uma expressão ainda não enunciada no texto, antecipando-a.

( ) No trecho “além de seu próprio ponto de vista”, a palavra destacada é, morfologicamente, classificada como um pronome demonstrativo.

( ) No trecho “O problema é que os altos níveis de confiança”, a palavra destacada é classificada, morfologicamente, como um pronome relativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, F, F.
  • B F, V, F, V.
  • C F, F, V, V.
  • D V, V, F, F.
13

O pensamento correto nos leva

à fala e à ação corretas.

        Conscientes da respiração e a partir da compreensão correta, podemos entrar em contato com os aspectos de cura e renovação que existem em nós e à nossa volta. Respirar conscientemente é a chave principal. Quando damos atenção à respiração, tranquilizamos o processo mental de relembrar (ou remoer) o que já passou e ansiar pelo que poderá vir a ser. Consciente de cada inspiração, pausa, expiração, pausa, inspiração, mergulhamos na realidade do que é, no agora, no aqui. 

De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que faz uso correto do acento grave, indicador de crase.
  • A A autora afirma que é devido à consciência do ato de respirar que tranquilizamos à mente.
  • B Segundo Monja Cohen, é graças às ações de inspirar e expirar que conseguimos alcançar à tranquilidade tão desejada.
  • C O estado atento à respiração garante nossa presença no aqui e agora, o que é fundamental para à tranquilidade mental.
  • D A atenção à respiração permite a nossa presença no aqui e agora, conduzindo-nos à sensação de tranquilidade da mente.
14

A perfeição (adaptado)

             O susto de reencontrar alguém que não vemos há anos é o impacto do tempo. O desmanche alheio incomoda? Claro que não, apenas o nosso refletido na hipótese de estarmos também daquele jeito. Há momentos nos quais o salto para o abismo do fim parece mais dramático: especialmente entre 35 e 55. (...)

           Agatha Christie deu um lindo argumento para todos nós que envelhecemos. Na sua Autobiografia, narra que a solução de um casamento feliz está em imitar o segundo casamento da autora: contrair núpcias com um arqueólogo (no caso, Max Mallowan), pois, quanto mais velha ela ficava, mais o marido se apaixonava. Talvez o mesmo indicativo para homens e mulheres estivesse na busca de geriatras, restauradores, historiadores, egiptólogos ou, no limite, tanatologistas.

         Envelhecer é complexo, a opção é mais desafiadora. O célebre historiador israelense Yuval Harari prevê que a geração alpha (nascidos no século em curso) chegará, no mínimo, a 120 anos se obtiver cuidados básicos. O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo. Dizem que Nelson Rodrigues aconselhava aos jovens que envelhecessem, como o melhor indicador do caminho a seguir. Não precisamos do conselho pois o tempo é ceifador inevitável. (...)

          Como em toda peça teatral, o descer das cortinas pode ser a deixa para um aplauso caloroso ou um silêncio constrangedor, quando não vaia estrondosa. É sabedoria que o tempo ensina, ao retirar nossa certeza com o processo de aprendizado. Hoje começa mais um dia e mais uma etapa possível. Hoje é um dia diferente de todos. Você, tendo 16 ou 76, será mais velho amanhã e terá um dia a menos de vida. Hoje é o dia. Jovens, velhos e adjacentes: é preciso ter esperança. 

De acordo com as regras que regem a acentuação gráfica na Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo.

I. As formas verbais “há” e “será” são acentuadas, pois são oxítonas terminadas em “a”.

II. O adjetivo “dramático” é acentuado, pois é uma proparoxítona.

III. O adjetivo “inevitável” é acentuado, pois é uma paroxítona terminada em “l”.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa III está correta.
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas.
15

O pensamento correto nos leva

à fala e à ação corretas.

        Conscientes da respiração e a partir da compreensão correta, podemos entrar em contato com os aspectos de cura e renovação que existem em nós e à nossa volta. Respirar conscientemente é a chave principal. Quando damos atenção à respiração, tranquilizamos o processo mental de relembrar (ou remoer) o que já passou e ansiar pelo que poderá vir a ser. Consciente de cada inspiração, pausa, expiração, pausa, inspiração, mergulhamos na realidade do que é, no agora, no aqui. 

De acordo com a leitura do trecho “Respirar conscientemente é a chave principal.”, analise as afirmativas abaixo.

I. O trecho possui dois verbos: um está na forma nominal do infinitivo e o outro está conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

II. A palavra “conscientemente” qualifica o estado de quem respira, por isso é um adjetivo.

III. Esse trecho é um período composto por duas orações coordenadas.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas a afirmativa III está correta.
16

A perfeição (adaptado)

             O susto de reencontrar alguém que não vemos há anos é o impacto do tempo. O desmanche alheio incomoda? Claro que não, apenas o nosso refletido na hipótese de estarmos também daquele jeito. Há momentos nos quais o salto para o abismo do fim parece mais dramático: especialmente entre 35 e 55. (...)

           Agatha Christie deu um lindo argumento para todos nós que envelhecemos. Na sua Autobiografia, narra que a solução de um casamento feliz está em imitar o segundo casamento da autora: contrair núpcias com um arqueólogo (no caso, Max Mallowan), pois, quanto mais velha ela ficava, mais o marido se apaixonava. Talvez o mesmo indicativo para homens e mulheres estivesse na busca de geriatras, restauradores, historiadores, egiptólogos ou, no limite, tanatologistas.

         Envelhecer é complexo, a opção é mais desafiadora. O célebre historiador israelense Yuval Harari prevê que a geração alpha (nascidos no século em curso) chegará, no mínimo, a 120 anos se obtiver cuidados básicos. O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo. Dizem que Nelson Rodrigues aconselhava aos jovens que envelhecessem, como o melhor indicador do caminho a seguir. Não precisamos do conselho pois o tempo é ceifador inevitável. (...)

          Como em toda peça teatral, o descer das cortinas pode ser a deixa para um aplauso caloroso ou um silêncio constrangedor, quando não vaia estrondosa. É sabedoria que o tempo ensina, ao retirar nossa certeza com o processo de aprendizado. Hoje começa mais um dia e mais uma etapa possível. Hoje é um dia diferente de todos. Você, tendo 16 ou 76, será mais velho amanhã e terá um dia a menos de vida. Hoje é o dia. Jovens, velhos e adjacentes: é preciso ter esperança. 

Leia com atenção o trecho “O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo” e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do excerto abaixo.

De acordo com a sintaxe a palavra “demograficamente” é classificada como _____, esse termo modifica o verbo “envelhece” que é um verbo _____.

  • A Adjunto Adnominal / Transitivo.
  • B Advérbio de modo / de ligação.
  • C Adjunto Adverbial / Intransitivo.
  • D Advérbio de modo / Transitivo.
17
Considere os enunciados a seguir: I. Angélica conquistou amigos, sinceros companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho. II. Angélica conquistou amigos sinceros, companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho. Analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) No 1° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de adjunto adnominal do substantivo “companheiros”. ( ) No 2° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de complemento nominal do substantivo “amigos”. ( ) A diferença de sentido entre os dois enunciados deve-se à posição da vírgula em cada uma dessas frases. ( ) A alteração na posição da vírgula alterou o tipo de predicado. Em I, tem-se predicado verbal e em II, verbo-nominal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F, F, V, V
  • B V, F, F, V
  • C F, V, F, V
  • D V, F, V, F
18
Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

   [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
Assinale a alternativa em que apenas uma palavra segue a mesma regra de acentuação do vocábulo: automóvel.
  • A cascavel, lápis, matemática, Rússia.
  • B açúcar, hipótese, metrópole, denúncia.
  • C fundamental, língua, período, enciclopédia.
  • D níquel, camafeu, incólume, pernóstico.
19
Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

   [...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
    Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
    O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
Analise o trecho: “Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda”. Assinale a alternativa que apresenta a classificação sintática da expressão em destaque.
  • A aposto.
  • B sujeito.
  • C predicativo.
  • D vocativo.
20
Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.
  • A Há pesquisas sobre robôs inocuos que instalarão telescópios na Lua para observar a galáxia.
  • B Naquela manhã, Pedro saiu taciturno para a sala recôndita após a conversa com o pérfido homem de chapéu.
  • C Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis tem o mesmo destino.
  • D A Secretaria de Segurança Pública intervem, sempre que necessário, em favor da população.

Noções de Informática

21
No século XXI houve a criação de diversas redes sociais para diferentes públicos e finalidades. Sobre redes sociais para profissionais, assinale a alternativa correta.
  • A Facebook
  • B LinkedIn
  • C Orkut
  • D Twitter
22
Guilherme é analista de suporte de uma grande empresa do ramo farmacêutico, e, eventualmente necessita se conectar na rede corporativa pela internet quando está fora do local de trabalho. Quanto a uma das formas seguras de se conectar na rede corporativa, assinale a alternativa correta.
  • A Com seu notebook e por um WIFI publico
  • B Pelo 4G do seu smartphone com seu próprio smartphone
  • C Com seu notebook corporativo e pela rede VPN em uma conexão não compartilhada
  • D Com seu notebook corporativo e pela rede VPN em uma conexão compartilhada
23

Sobre o Microsoft Office Excel 2013, idioma português, configuração padrão e suas respectivas funções, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Função MÉDIASE: retorna a soma (aritmética) de todas as células em um intervalo que satisfazem um determinado critério. ( ) Função BASE: converte um número em uma representação de texto com a base determinada.

( ) Função CONVERTER: retorna o coeficiente de correlação entre dois conjuntos de dados.

( ) Função BAHTTEXT: converte um número em texto, usando o formato de moeda ß (baht).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A F, F, V, V
  • B F, V, V, V
  • C V, V, F, F
  • D F, V, F, V
24
No Microsoft Office Word 2013, idioma português, configuração padrão, existe a funcionalidade Folha de Rosto. Nesse contexto, assinale a alternativa correta que corresponda em qual Guia encontra-se disponível tal funcionalidade.
  • A Formatação
  • B Padrões
  • C Inserir
  • D Apresentação
25
Para se ter acesso à Internet através de rede Wi-Fi, deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso. Esse ponto de acesso é conhecido tecnicamente por:
  • A switch
  • B firewall
  • C hotspot
  • D bridge
26
“A capacidade de se esconder permite que este tipo de malware permaneça no sistema da vítima por meses, às vezes até anos, deixando que um hacker use o computador para o que bem entender. Mesmo uma máquina que não contém informações valiosas, o que é pouco comum, pode ser útil para produzir bitcoins (moeda digital), enviar spam e participar de ataques DDoS.” Essa é uma definição do malware denominado:
  • A adware
  • B spyware
  • C keylogger
  • D rootkit
27
Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente sobre o conceito básico de hardware e software:
  • A drive é software e driver é hardware
  • B tanto o drive como driver é hardware
  • C tanto o drive como driver é software
  • D drive é hardware e driver é software
28
O navegador Google Chrome (no idioma português), possui um modo de navegação conhecido como anônimo. Sobre o modo de navegação anônimo, assinale a alternativa correta que apresenta uma de suas características.
  • A Tempo máximo de exibição para cada página visitada
  • B Não salva histórico de navegação das páginas visitadas
  • C Salva registro de histórico de navegação na nuvem
  • D Exige digitação de senha para cada página visitada
29

Sobre equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em redes, leia o excerto abaixo.

O hub é o responsável por _____ vários computadores em uma mesma rede local de computadores (LAN). Já os switches mantêm uma tabela lógica que _____ o endereço MAC de cada computador à porta que ele está conectado, sendo capaz de direcionar os dados para seu destinatário. Os roteadores são responsáveis por fazer a ponta entre a LAN e a(o) _____.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A conectar / relaciona / internet
  • B discriminar / relaciona / usuário
  • C manipular / duplica / usuário
  • D monitorar / duplica / internet
30
Paulo precisa finalizar sua pesquisa e está utilizando o navegador Google Chrome em um sistema operacional Windows, ambos no idioma português. Assinale a alternativa correta para a combinação de tecla de atalho que permite abrir a barra localizar para pesquisar na página atual.
  • A Ctrl + F
  • B Ctrl + J
  • C Ctrl + H
  • D Ctrl + Shift + M
Voltar para lista