Resolver o Simulado Universidade Federal do Ceará (UFC) - Nutricionista - Nível Superior

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Nutrição

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No que tange as diretrizes gerais para a alimentação do escolar analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA: I. priorizar o consumo de carboidratos simples em detrimento dos complexo a ingestão de carboidrato complexos deve ser inferior a 25% do valor energético total, enquanto o total de carboidrato ingerido deve ser de 40 a 60% do valor energético total)

II. Consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes (<5 porções/dia). Os sucos naturais, quando oferecidos, não devem ultrapassar a quantidade máxima de 180 mL/dia, sendo que uma porção de fruta equivale a aproximadamente 150 mL de suco.

III. Consumo apropriado de cálcio (cerca de 600 mL de leite/dia e/ou derivados) para formação adequada da massa óssea e prevenção da osteoporose na vida adulta. Evitar a substituição de refeições por lanches.

IV. Orientar o escolar e sua família sobre a importância de ler e interpretar corretamente os rótulos de alimentos industrializados. Controlar o ganho excessivo de peso pela adequação da ingestão de alimentos ao gasto energético e pelo desenvolvimento de atividade física regular atentem para os problemas de saúde decorrentes da alimentação inadequada e da inatividade física.

V. incentivar hábitos alimentares e estilo de vida adequados para toda a família. estimular a autonomia orientada, que a própria criança sirva seu prato com orientações adequadas das porções.

  • A Somente as assertivas III,IV,V estão corretas.
  • B Somente as assertivas II,III estão corretas.
  • C Somente as assertivas I,II,IV correta.
  • D Nenhuma das alternativas.
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No Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são atendidos alunos matriculados na Educação Básica das redes públicas federal, estadual, distrital e municipal, conforme dados do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC), realizado no exercício anterior à execução do programa. O governo federal repassa, à entidade executora, valores financeiros de caráter suplementar, conforme o número de alunos matriculados na rede de ensino, para a cobertura de duzentos dias letivos por ano. Em relação ao uso e à execução dos recursos financeiros do PNAE, é INCORRETO afirmar:
  • A Os recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser utilizados para os custos diretos e indiretos referentes à produção da alimentação escolar.
  • B Do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que devem ser utilizados para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, deve-se priorizar a aquisição junto a assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
  • C O montante de recursos financeiros será transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a cada entidade executora, em até dez parcelas por ano, nos meses de fevereiro a novembro.
  • D Os gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deverão estar de acordo com o cardápio planejado pelo nutricionista e serem provenientes, sempre que possível, do mesmo ente federativo das escolas que receberão os gêneros, devendo-se priorizar os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.
  • E O valor per capita, por aluno, repassado à unidade executora, para oferta da alimentação escolar é determinado conforme a etapa e modalidade de ensino.
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Em 2006, os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram a Portaria 1.010 que instituiu as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas. A partir do entendimento de que a alimentação no ambiente escolar pode e deve ter função pedagógica, a portaria baseou‐se em cinco eixos prioritários. Acerca do conteúdo desses eixos, assinale a alternativa correta.

  • A O monitoramento do estado nutricional dos educandos deverá ser realizado por profissionais de saúde vinculados à Unidade Básica de Saúde de referência para a escola.
  • B O comércio e a publicidade de alimentos não saudáveis nas escolas deverão ser praticados com cautela, respeitando o direito de escolha dos educandos.
  • C Boas práticas de manipulação de alimentos no ambiente escolar executadas exclusivamente por profissionais nutricionistas.
  • D Parceria com produtores de alimentos para a realização de atividades de educação alimentar e nutricional em suas propriedades.
  • E Valorização dos hábitos alimentares como expressão de manifestações culturais nas atividades de educação alimentar e nutricional.
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O processo de produção do leite materno ocorre em duas etapas distintas: (1) produção e secreção; e (2) ejeção. O processo secretório é ativado pelo estímulo de sucção do bebê. Entretanto, o leite secretado não flui espontaneamente até os seios lactíferos devido à pressão capilar, só acontecendo por meio do reflexo de descida do leite.

Accioly E, Saunders C, Lacerda E, 2009 (com adaptações).


Assinale a alternativa correta acerca de fatores que influenciam esse reflexo.

  • A Ansiedade, dor ou dúvidas podem estimular o reflexo.
  • B Aumento da concentração do hormônio leptina no sangue auxilia o reflexo.
  • C Impulsos sensoriais do mamilo retardam o reflexo.
  • D Som da voz da criança não influencia o reflexo.
  • E A visão da criança ajuda o reflexo.
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Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira, que apresenta os dez passos para uma alimentação adequada e saudável.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses dez passos.

  • A Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
  • B Consumir apenas alimentos in natura ou minimamente processados e excluir o consumo de alimentos ultraprocessados.
  • C Evitar fazer compras de alimentos em locais onde apenas são comercializados alimentos ultraprocessados e evitar comer em redes de fast food.
  • D Consumir diariamente pequenas porções de óleos, gorduras, sal e açúcares em preparações culinárias e evitar o consumo de alimentos processados.
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A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), lançada em 1999, foi atualizada em 2011 com o propósito de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. Em sua versão atual, são elencados os princípios que nortearam a sua elaboração e devem permear as ações de alimentação e nutrição no âmbito do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.

  • A Valorização da determinação social e da natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição.
  • B Respeito à diversidade e à cultura alimentar, desde que haja garantia inviolável de ingestão de alimentos fontes de nutrientes específicos para prevenção de doenças carenciais.
  • C Fortalecimento da autonomia das instituições, em detrimento dos indivíduos.
  • D Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde, com foco na condição biológica das pessoas assistidas.
  • E Segurança alimentar e nutricional fora da responsabilidade do setor saúde.
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Além das influências nutricionais e imunológicas que o aleitamento materno exerce sobre o bebê, existem influências que são estendidas à mulher que amamenta. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas influências.

  • A prevenção da obesidade, favorecendo a perda gradual de peso
  • B involução uterina mais lenta
  • C risco aumentado para o câncer de mama
  • D preferências por alimentos mais saudáveis, favorecendo o equilíbrio das escolhas alimentares
  • E aumento da fertilidade no caso de amamentação exclusiva nos seis primeiros meses
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A Lei n.º 13.666/2018 incluiu a obrigatoriedade da inserção da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) entre os temas transversais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996). A partir dessa data, devem ser inseridas ações EAN no cotidiano das escolas, visando à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis pelos educandos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta relacionada a ações que podem ser implementadas pelas escolas para atender à lei, respeitando ainda o preconizado pela Portaria Interministerial n.º 1.010/2006.

  • A Definição de estratégias para favorecer escolhas saudáveis, comunicando‐as adequadamente à comunidade escolar.
  • B Restrição da venda e oferta de quaisquer alimentos na escola.
  • C Compartilhamento da responsabilidade com as famílias no desenvolvimento de estratégias que possibilitem melhores escolhas alimentares pelos educandos.
  • D Sensibilização e capacitação dos profissionais envolvidos com alimentação na escola.
  • E Incorporação do tema alimentação saudável no projeto político pedagógico da escola, prioritariamente nas disciplinas de ciências biológicas, propiciando experiências no cotidiano das atividades escolares.
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A receita padrão (RP) ou ficha técnica da preparação (FTP) é um formulário que reúne informações para o trabalho do nutricionista na área de alimentação coletiva ou no atendimento ambulatorial. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo da aplicação da FTP.

  • A Subsidiar o treinamento de profissionais.
  • B Classificar o grau de processamentos dos alimentos.
  • C Avaliar as características sensoriais dos alimentos.
  • D Promover a diminuição da atividade de água.
  • E Dificultar a proposição de alterações.
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A realização do diagnóstico nutricional e o monitoramento do estado nutricional são importantes para todas as faixas de idade, consistindo no eixo central das ações de saúde voltadas para a fase da infância e da adolescência.
No âmbito do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, considere as afirmativas a seguir.
I. A antropometria possibilita que os diagnósticos individuais sejam agrupados e analisados de modo a fornecer o diagnóstico coletivo, permitindo conhecer o perfil nutricional de um determinado grupo. II. Para a vigilância do estado nutricional, é preconizado o método antropométrico. III. Para a realização do diagnóstico nutricional nas escolas, o nutricionista pode firmar parceiras com universidades e faculdades de nutrição e professores de educação física.
Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas.
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Controle e regulação de alimentos é uma das nove diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Assinale a alternativa que aborda informações corretas acerca de ações referentes a essa diretriz.

  • A As medidas sanitárias adotadas para alimentos se baseiam na análise da probabilidade de um efeito adverso à saúde, mas nem sempre é possível avaliar a relação com um perigo físico, químico ou biológico.
  • B Utilizar as boas práticas agrícolas, boas práticas de fabricação, boas práticas nutricionais e o sistema análise de perigos e pontos críticos de controle na cadeia de produção potencializa e assegura ações de proteção à saúde do consumidor.
  • C As estratégias de fortificação obrigatória de alimentos e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados não se mostram efetivas para a prevenção e controle de doenças relacionadas à má nutrição.
  • D O monitoramento da publicidade e propaganda de alimentos deve buscar aperfeiçoar o direito à informação de forma clara e precisa, com intuito de proteger o consumidor, sendo responsabilidade exclusiva da sociedade civil.
  • E A rotulagem nutricional dos alimentos constitui‐se em instrumento de aperfeiçoamento do direito à informação, mas como é pouco clara e precisa, não fortalece a capacidade de análise e decisão do consumidor.
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A lista de verificação das boas práticas de fabricação, disciplinada pela RDC n.º 275/2002, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), descreve aspectos a serem observados para as edificações e instalações de estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. Com relação a esses aspectos, é correto afirmar que

  • A o acesso ao estabelecimento pode ser compartilhado com outros usos da edificação.
  • B a iluminação, natural ou artificial, deve ser adequada à atividade desenvolvida.
  • C o teto deve possuir cor escura para não realçar possíveis resíduos do processo produtivo.
  • D as portas externas devem ter fechamento manual e devem ser gradeadas para permitir circulação de ar.
  • E os produtos de higienização podem ser manipulações artesanais, desde que eficientes.
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A epidemiologia da anemia ferropriva, por definição, deve tratar dos determinantes da distribuição deste agravo nutricional causado pela deficiência de ferro no organismo humano, que afeta, sobretudo, o desempenho de uma das funções mais nobres do sangue, o transporte de oxigênio. Conhecer os determinantes da distribuição da anemia ferropriva significa descrever e explicar o que é anemia ferropriva, quantos e quem são os atingidos pelo agravo nutricional, assim como saber onde, quando, como e por que grupos populacionais são afetados pela doença, com a finalidade de contribuir para o enfrentamento do problema. Epidemiologia nutricional.

Kac G, Sichieri R e Gigante D P. Rio de Janeiro: Fiocruz/Atheneu, 2007. p. 297.


Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que apresenta o fator determinante da anemia ferropriva.

  • A vegetarianismo
  • B renda suficiente
  • C crescimento acelerado durante os primeiros anos de vida
  • D necessidades nutricionais diminuídas na fase gestacional
  • E consumo alimentar adequado
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Assinale a alternativa que apresenta a recomendação da Organização Mundial da Saúde, referendada pelo Ministério da Saúde, para o aleitamento materno.

  • A Aleitamento materno exclusivo até os seis meses e introdução gradativa e exclusiva de alimentos a partir dessa idade.
  • B Aleitamento materno exclusivo até os quatro meses para as mães que trabalham e complementado por alimentos até dois anos ou mais de idade.
  • C Aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementado por alimentos até dois anos ou mais de idade.
  • D Aleitamento materno exclusivo até os dois anos ou mais de idade.
  • E Aleitamento materno exclusivo até os quatro meses e introdução gradativa e exclusiva de alimentos a partir dessa idade.
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Os procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) são regulamentados pelas RDCs 216/2004 e 275/2002, respectivamente, e visam garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados em estabelecimentos e serviços de alimentação.
Considerando essas resoluções, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os POPs podem ser apresentados como anexo do Manual de Boas Práticas de Fabricação do estabelecimento e devem estar acessíveis aos responsáveis pela execução das operações e às autoridades sanitárias.
  • B Deve-se prever registros periódicos suficientes para documentar a execução e o monitoramento dos Procedimentos Operacionais Padronizados. Os registros devem ser mantidos por período mínimo de 90 dias, contados a partir da data de preparação dos alimentos.
  • C A frequência das operações e o nome, cargo e / ou função dos responsáveis por sua execução devem estar especificados em cada POP.
  • D Os POPs referentes ao controle integrado de vetores e pragas urbanas devem contemplar as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e / ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.
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Tubérculos e raízes são cultivados em todo o território brasileiro, fazendo parte da alimentação de grande parte da população. Eles podem ser consumidos em sua forma natural ou processados para compor o preparo de diferentes pratos da culinária tradicional. Quanto ao modo de preparo indicado para os tubérculos e raízes, é correto afirmar que

  • A não é adequado o uso de liquidificador ou mixer para o preparo de purês.
  • B para a preparação de mandioca frita, deve‐se executar cocção seca por fritura, seguida de cocção úmida.
  • C para manter o formato do corte da batata é indicado o cozimento em alta temperatura.
  • D não se deve empregar cocção a vapor para tubérculos e raízes.
  • E a cocção úmida visando a gelatinização do amido não é indicada para batatas e outros tubérculos brancos ou amarelos.
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Ao dispor sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, a RDC n.º 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), traz, entre outras, recomendações sobre o armazenamento, transporte e exposição ao consumo do alimento preparado. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

  • A será dispensado controle de temperatura do alimento preparado caso haja rapidez no transporte.
  • B os equipamentos necessários a exposição ou distribuição de alimentos preparados devem ser mantidos à temperatura ambiente.
  • C os utensílios utilizados na consumação do alimento devem ser descartáveis.
  • D os alimentos preparados mantidos na área de armazenamento ou aguardando o transporte devem estar identificados e protegidos contra contaminantes.
  • E os funcionários responsáveis pelo recebimento de pagamentos podem manipular alimentos preparados embalados.
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As causas da desnutrição podem estar relacionadas a muitos e distintos fatores, assim, a hierarquia das causas e a organização da precedência da exposição a cada fator passam a ser ferramentas importantes nas análises da determinação do estado nutricional. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Desnutrição é parte de um ciclo que inclui pobreza e doença, sendo que cada um destes componentes está inter‐relacionado e contribuem para a ocorrência e persistência do outro.
  • B A pobreza e o desemprego são considerados como causas proximais da desnutrição.
  • C A disponibilidade de alimentos no domicílio ou o acesso a serviços de saúde são considerados determinantes distais da desnutrição
  • D Exemplos de causas intermediárias da desnutrição: consumo inadequado de nutrientes e a ocorrência de doenças infecciosas.
  • E A ocorrência da desnutrição pode estar relacionada a fatores biológicos, sociais, econômicos e culturais que, por sua vez, somente durante a infância podem estar envolvidos em qualquer um dos mecanismos de determinação.
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A gestação é uma fase do curso da vida em que são frequentes sinais e sintomas digestivos que causam desconforto à mulher. Algumas orientações relacionadas à alimentação podem amenizar tais sinais e sintomas. No caso de ocorrências de

  • A pirose, deve‐se ingerir leite como tamponamento gástrico objetivando diminuir os sintomas.
  • B náuseas e vômitos, deve‐se aumentar o fracionamento das refeições e evitar alimentos com odor forte e marcante.
  • C sialorreia ou ptialismo, deve‐se diminuir a ingestão de líquidos.
  • D fraquezas e desmaios, deve‐se aumentar intervalos entre as refeições.
  • E sensação de plenitude precoce, deve‐se aumentar o volume das refeições e diminuir a densidade energética.
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A anemia por deficiência de ferro constitui o déficit nutricional mais comum em todo o mundo.
Em relação a essa anemia, assinale a alternativa incorreta.

  • A É uma consequência frequente de doença no íleo terminal ou ressecção desse segmento intestinal.
  • B São sintomas da anemia por deficiência de ferro: taquicardia, fadiga, glossite e parestesia.
  • C É caracterizada como anemia hipocrômica e microcítica.
  • D Apresenta marcadores como a transferrina com nível elevado e a ferritina com nível baixo.

Português

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Observe uma frase abaixo:
“Dada a causa, a natureza produz o efeito do modo mais breve em que pode ser produzido”.

Segundo essa frase, a natureza:

  • A produz tudo o que homem precisa;
  • B indica homem ou caminho a seguir;
  • C segue, sem pressa, uma ordem natural das coisas;
  • D cria leis, mas não como respeita;
  • E mostra espírito lógico e eficiente.
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Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.

Considerando o pensamento do texto 1 e tendo conhecimento das atribuições de um oficial de justiça, chegamos à conclusão de que, nessa atividade, a língua escrita, o nível, o uso ou o registro do idioma deve ser predominantemente:

  • A formal, de acordo com os princípios da gramática normativa;
  • B informal, em busca de mais ampla compreensão da mensagem;
  • C regional, adequando-o ao local onde ocorre a comunicação;
  • D popular, tendo em vista que as mensagens são lidas por todos;
  • E ultraformal, selecionando vocabulário erudito e construções elaboradas.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

São características do gênero textual desse texto, exceto:

  • A Argumentação fundamentada.
  • B Informatividade.
  • C Predominância narrativa e / ou descritiva.
  • D Imparcialidade.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].

Releia este trecho. “Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim.”

Considere as afirmativas a seguir a respeito do termo destacado.


I. Trata-se, nesse contexto, de um advérbio, que por definição gramatical é invariável.

II. Pode ser, em alguns contextos, um substantivo, ou grafado separadamente (sobre tudo), em outros.

III. Pode ser substituído pela palavra “mormente”, sem alteração do sentido da frase.


Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em relação ao texto, assinale a alternativa incorreta.

  • A Muitos países têm se empenhado na descoberta do caminho percorrido pelas superbactérias até chegarem ao homem.
  • B As conclusões a que chegaram os cientistas sobre a infecção de superbactérias em animais ainda permanecem incertas.
  • C O gene MCR-1 confere a diversos tipos de bactérias uma resistência acima do normal a antibióticos do tipo colistina.
  • D A diferença entre os casos de infecção em animais e em homens permite aos cientistas afirmar que homens foram contaminados pelos animais.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].

Os verbos destacados a seguir estão corretamente classificados quanto à sua transitividade nos parênteses, exceto:

  • ACausou-me certa irritação ler um folheto [...]” (BITRANSITIVO)
  • B “[...] genes que favorecem a resistência.” (TRANSITIVO DIRETO)
  • C “[...] a justificativa apresentada preocupou-me.” (TRANSITIVO INDIRETO).
  • D “[...] alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos [...]” (TRANSITIVO INDIRETO)
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INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Releia este trecho.


“O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.”


A figura de linguagem que confere características humanas a objetos ou animais, como ocorre nesse trecho, é chamada de

  • A metáfora.
  • B prosopopeia.
  • C sinestesia.
  • D metonímia.
28
INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].

Releia este trecho.


“Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.”


A conjunção que aparece no início do excerto confere a ele uma ideia

  • A restritiva.
  • B concessiva.
  • C condicional.
  • D circunstancial.
29
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




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Releia este trecho.


“[...] que dá às bactérias uma alta resistência [...]” Em relação ao acento indicativo de crase nesse trecho, considere as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O acento é regido pelo verbo “dar”,


PORQUE


II. esse verbo, no trecho, é transitivo indireto.


Em relação a essas afirmativas e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.

  • A Ambas as afirmativas estão corretas, e a II justifica a I.
  • B Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não justifica a I.
  • C A I é uma afirmativa verdadeira, e a II é falsa.
  • D A II é uma afirmativa verdadeira, mas a I é falsa.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

São recursos linguísticos presentes no texto, exceto:

  • A Pergunta retórica.
  • B Argumento de autoridade.
  • C Linguagem formal.
  • D Ironia.

Segurança e Saúde no Trabalho

31

Nos postos de trabalho, as ferramentas, peças e controles de uso mais frequente devem situar-se em frente ao corpo do trabalhador e perto dele, devendo ser limitados para evitar

  • A alcances excessivos.
  • B movimentos repetitivos.
  • C retrabalho.
  • D sobrecarga de trabalho.
32

Analise a afirmativa a seguir. Transformar o trabalho é a primeira finalidade da ação ergonômica. Para o ergonomista, essa transformação deve ser realizada de forma a contribuir para a concepção de situações de trabalho que não alterem a(s) _______ dos operadores. Assinale a alternativa que completa corretamente essa afirmativa.

  • A saúde
  • B competências
  • C habilidades
  • D atividades
33

Analise a afirmativa a seguir. Para a Ergonomia, as cargas superiores a _____ kg devem ser manipuladas por duas ou mais pessoas. Os membros dessa equipe devem ter estaturas e forças semelhantes entre si, e devem trabalhar coordenadamente para evitar movimentos inesperados. Assinale a alternativa que completa corretamente essa afirmativa.

  • A 20
  • B 23
  • C 25
  • D 30
34

Os procedimentos técnicos da Fundacentro para a avaliação quantitativa das vibrações de corpo inteiro (VCI) e vibrações de mãos e braços (VMB), para caracterização da condição de trabalho insalubre, decorrente da exposição dessas vibrações são aqueles estabelecidos nas normas de

  • A segurança do trabalho.
  • B ergonomia.
  • C higiene ocupacional.
  • D fisiologia do trabalho.
35

Muitas disfunções constatadas na produção de uma empresa ou de um serviço, bem como numerosas consequências para a saúde dos trabalhadores, têm sua origem no desconhecimento do trabalho, ou, mais precisamente, nas atividade de trabalho dos operadores. São aspectos com frequência negligenciados pelos trabalhadores, exceto:

  • A Informações que eles procuram ou que detectam em seu ambiente.
  • B Raciocínios feitos para decidir ações.
  • C Forma de tratar as informações, desconsiderando sua experiência.
  • D Gestos e esforços que fazem e posturas que adotam.
36

Os líquidos inflamáveis classificam-se em grupos de embalagens, conforme o nível de risco. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade à sua respectiva classificação, conforme descrito na NR–16 sobre os grupos de embalagens.
COLUNA I 1. Grupo I 2. Grupo II 3. Grupo III
COLUNA II ( ) Alto risco ( ) Médio risco ( ) Baixo risco
Assinale a sequência correta.

  • A 1 2 3
  • B 3 2 1
  • C 2 3 1
  • D 2 1 3
37

O “dedo branco”, também conhecido como “dedo morto”, é provocado pela falta de circulação de sangue nos dedos, tornando-os descoloridos, dependendo do nível médio de vibrações e do tempo de exposição. O dedo fica frio e insensível. Se a situação for agravada pelo frio e por um processo demorado, pode provocar

  • A câimbras nos dedos e na mão.
  • B dormências nos dedos e na mão.
  • C inchaço dos dedos.
  • D necrose das pontas dos dedos.
38

São atividades e operações insalubres com radiações não ionizantes na NR–15, exceto:

  • A Micro-ondas.
  • B Ultravioletas.
  • C Laser.
  • D Beta.
39

A indústria moderna precisa de medidas antropométricas cada vez mais confiáveis, detalhadas e divididas em estática, dinâmica e funcional. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade com a respectiva descrição do conceito, conforme descrito por Itiro Iida em seu livro Ergonomia: projeto e produção.
COLUNA I 1. Estática 2. Dinâmica 3. Funcional
COLUNA II ( ) Os movimentos de cada parte do corpo são medidos mantendo-se o resto do corpo imóvel. ( ) Cada parte do corpo não se move isoladamente, mas há uma conjunção de diversos movimentos para realizar a execução de tarefas específicas. ( ) As medidas se referem ao corpo parado ou com poucos movimentos, e as medições realizam-se entre pontos anatômicos claramente identificados.
Assinale a sequência correta.

  • A 1 2 3
  • B 3 2 1
  • C 2 3 1
  • D 2 1 3
40

Do ponto de vista industrial, o ideal é fabricar um único tipo de produto padronizado, o que reduziria os custos. A falta dessa adaptação pode reduzir a eficiência do produto, justificando-se os custos industriais envolvidos. Para fazer essa adaptação, existem cinco princípios para a aplicação das medidas antropométricas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada princípio a seu respectivo conceito, conforme descrito por Itiro Iida em seu livro Ergonomia: projeto e produção.
COLUNA I 1. 1º princípio – Os projetos são dimensionados para a média da população 2. 2º princípio – Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população 3. 3º princípio – Os projetos são dimensionados para as faixas da população 4. 4º princípio – Os projetos apresentam dimensões reguláveis 5. 5º princípio – Os projetos são adaptados ao indivíduo.
COLUNA II ( ) Proporciona melhor adaptação entre o produto e o usuário, mas é mais oneroso. Do ponto de vista industrial, só se justifica em casos de extrema necessidade ou quando as consequências de uma falha podem ser tão elevadas que as considerações de custo são desconsideradas. ( ) É aplicado em produtos de uso coletivo, que devem servir a diversos usuários, para um percentil de 50%. ( ) Não abrange o produto como um todo, mas apenas algumas variáveis consideradas críticas para o desempenho do trabalhador. ( ) A maioria dos produtos industrializados é dimensionada para acomodar até 95% da população, por uma questão econômica. ( ) Alguns produtos são fabricados em diversos tamanhos, de modo que cada um acomode uma determinada parcela da população. Embora as medidas da população obedeçam às distribuições contínuas, esses produtos são fabricados em tamanhos discretos, para tentar aumentar o conforto e, ao mesmo tempo, não aumentar os custos de fabricação.
Assinale a sequência correta.

  • A 4 2 3 1 5
  • B 1 4 2 3 5
  • C 5 1 4 2 3
  • D 3 4 5 1 2