Resolver o Simulado Universidade Federal do Ceará (UFC) - Nutricionista - Nível Superior

0 / 40

Nutrição

1

No que tange as diretrizes gerais para a alimentação do escolar analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA: I. priorizar o consumo de carboidratos simples em detrimento dos complexo a ingestão de carboidrato complexos deve ser inferior a 25% do valor energético total, enquanto o total de carboidrato ingerido deve ser de 40 a 60% do valor energético total)

II. Consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes (<5 porções/dia). Os sucos naturais, quando oferecidos, não devem ultrapassar a quantidade máxima de 180 mL/dia, sendo que uma porção de fruta equivale a aproximadamente 150 mL de suco.

III. Consumo apropriado de cálcio (cerca de 600 mL de leite/dia e/ou derivados) para formação adequada da massa óssea e prevenção da osteoporose na vida adulta. Evitar a substituição de refeições por lanches.

IV. Orientar o escolar e sua família sobre a importância de ler e interpretar corretamente os rótulos de alimentos industrializados. Controlar o ganho excessivo de peso pela adequação da ingestão de alimentos ao gasto energético e pelo desenvolvimento de atividade física regular atentem para os problemas de saúde decorrentes da alimentação inadequada e da inatividade física.

V. incentivar hábitos alimentares e estilo de vida adequados para toda a família. estimular a autonomia orientada, que a própria criança sirva seu prato com orientações adequadas das porções.

  • A Somente as assertivas III,IV,V estão corretas.
  • B Somente as assertivas II,III estão corretas.
  • C Somente as assertivas I,II,IV correta.
  • D Nenhuma das alternativas.
2
No Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são atendidos alunos matriculados na Educação Básica das redes públicas federal, estadual, distrital e municipal, conforme dados do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (INEP/MEC), realizado no exercício anterior à execução do programa. O governo federal repassa, à entidade executora, valores financeiros de caráter suplementar, conforme o número de alunos matriculados na rede de ensino, para a cobertura de duzentos dias letivos por ano. Em relação ao uso e à execução dos recursos financeiros do PNAE, é INCORRETO afirmar:
  • A Os recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser utilizados para os custos diretos e indiretos referentes à produção da alimentação escolar.
  • B Do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que devem ser utilizados para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, deve-se priorizar a aquisição junto a assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
  • C O montante de recursos financeiros será transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a cada entidade executora, em até dez parcelas por ano, nos meses de fevereiro a novembro.
  • D Os gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deverão estar de acordo com o cardápio planejado pelo nutricionista e serem provenientes, sempre que possível, do mesmo ente federativo das escolas que receberão os gêneros, devendo-se priorizar os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.
  • E O valor per capita, por aluno, repassado à unidade executora, para oferta da alimentação escolar é determinado conforme a etapa e modalidade de ensino.
3

A presença do nutricionista habilitado no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das garantias da manutenção da qualidade da alimentação escolar, pois compete a ele programar, elaborar e avaliar os cardápios.
Em relação à oferta da alimentação nas escolas atendidas pelo PNAE, assinale a alternativa correta.

  • A A oferta de fruta in natura no cardápio poderá ser substituída pela oferta de suco natural sem adição de açúcar.
  • B A oferta de doces e / ou preparações doces fica limitada a duas porções por semana, equivalente a 110 kcal / porção.
  • C Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo 15% da energia total proveniente de açúcar simples adicionado.
  • D Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas ou hortaliças por semana (100 g/aluno/semana) nas refeições ofertadas.
4

Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem‐estar.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 2.ª ed..


Considerando os alimentos fontes de alguns nutrientes, assinale a alternativa que apresenta corretamente a correspondência entre nutrientes e suas fontes.

  • A vitamina A: fígado, rins, leite integral e arroz branco
  • B vitamina K: brócolis, espinafre, carnes magras e óleo de soja
  • C vitamina C: laranja, limão, acerola e leite
  • D cálcio: iogurte, queijo, tomate e couve
  • E zinco: peixes, carne bovina, ostras e amendoim
5

Os instrumentos legais que disciplinam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Lei n.º 11.947/2009 e Resolução FNDE n.º 26/2013, preconizam que “do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo, 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas”. Entretanto, essa exigência pode ser dispensada em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses motivos.

  • A situações em que o diretor da escola optar por outras modalidades de compra
  • B os alimentos não são os mais baratos do mercado
  • C preferência dos estudantes por produto de marca líder de mercado
  • D condições higiênico‐sanitárias inadequadas
  • E os produtos não possuem certificados como orgânicos ou agroecológicos
6

Durante a manipulação ou preparo do alimento, é importante observar algumas características que demonstram frescor ou que podem sinalizar a deterioração desse alimento.
Em relação à qualidade e às características dos ovos, assinale a alternativa incorreta.

  • A À medida que o ovo envelhece, parte do CO2 sai pela porosidade da casca e ocorre entrada de ar externo, aumentando o tamanho da câmara de ar.
  • B No ovo velho, ocorre ruptura da membrana vitelina e a mistura da clara com a gema.
  • C Os ovos frescos possuem pH interno alcalino, gema lateralizada e firme.
  • D O ovo fresco tem casca áspera e fosca, e o ovo velho tem a casca lisa e com brilho.
7

A avaliação nutricional de pessoas idosas se difere das demais fases do curso da vida pela necessidade aumentada de rastrear e identificar o risco de baixo peso e a depleção de massa muscular. Para tanto, o Ministério da Saúde recomenda que dois parâmetros específicos sejam avaliados nessa população no acompanhamento realizado pela Atenção Básica. Assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.

  • A perímetro da cintura e índice de massa corporal para adulto
  • B massa corporal e percentual de gordura corporal
  • C perímetro do pescoço e índice de massa corporal para idoso
  • D percentual de gordura corporal e perímetro da panturrilha
  • E índice de massa corporal para idoso e perímetro da panturrilha
8

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Fazem parte da composição do CAE dois representantes

  • A do Tribunal de Justiça local.
  • B da câmara legislativa local de grupos políticos de oposição aos detentores de mandatos Executivos.
  • C da indústria de alimentos da jurisdição da Entidade Executora.
  • D de pais de alunos matriculados na rede de ensino a qual pertença a Entidade Executora.
  • E do Conselho Regional de Nutrição da unidade federativa em que a escola está localizada.
9

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no mínimo 30% deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações. ( ) O Conselho deAlimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e entre suas atribuições estão o monitoramento e fiscalização da aplicação dos recursos e do cumprimento das diretrizes e objetivos do PNAE. ( ) É vedada ao gestor a aquisição de alimentos enlatados, embutidos, doces, alimentos compostos (dois ou mais alimentos embalados separadamente para consumo conjunto), preparações semiprontas ou prontas para o consumo, ou alimentos concentrados (em pó ou desidratados para reconstituição). ( ) Os recursos financeiros repassados pelo FNDE no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar serão utilizados na aquisição de gêneros alimentícios e serviços, desde que estes estejam vinculados e relacionados à alimentação escolar.
Assinale a sequência correta.

  • A V F V F
  • B F V F V
  • C V V F F
  • D F F V V
10

A prevalência de diabetes mellitus aumentou cerca de 40% de 2006 a 2018 entre os adultos das capitais brasileiras. Atualmente o percentual de pessoas com a doença é de quase 8%, sendo necessário o tratamento medicamentoso e dietoterápico, além de mudanças no estilo de vida, para o controle. Em relação ao tratamento dietoterápico às pessoas adultas com diabetes mellitus, assinale a alternativa correta.

  • A O plano alimentar deve ser individualizado, entretanto como se trata de uma doença com características comuns a todos os diagnosticados, não há muitas possibilidades de ajustes visando respeitar crenças e valores individuais.
  • B Os objetivos devem ser estratificados em curto, médio e longo prazo, buscando o alcance e manutenção das metas de peso corporal, glicemia, pressão sanguínea e perfil lipídico, o que pode atrasar ou prevenir as complicações da doença.
  • C O carboidrato é o principal nutriente responsável pela elevação das concentrações séricas de glicose. Assim, o seu consumo deve ser restringido a quantidades inferiores a 130 gramas por dia.
  • D Não há evidências que o consumo adequado de fibras ou o seu incremento favoreça o tratamento de pessoas com diabetes melittus tipo 2.
  • E Os edulcorantes são fundamentais para o tratamento e a aquele que mais agradam ao paladar devem ser mantidos ao longo do tempo, visando maior adesão.
11

A primeira edição da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) foi proposta pelo Ministério da Saúde em 1999. Entre os anos de 2010 e 2011 houve um abrangente processo de revisão dessa política visando diagnosticar a situação de alimentação e nutrição da população brasileira e elencar respostas que o Sistema Único de Saúde (SUS) deveria dar às demandas existentes. Além desses objetivos, a política atual busca o diálogo intersetorial, com vistas ao enfrentamento da insegurança alimentar. Nesse sentido, algumas prioridades de ação são apontadas no texto da PNAN. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas prioridades.

  • A Melhoria de saúde e nutrição aos beneficiários de programas de transferência de renda, ampliando o valor do benefício.
  • B Interlocução com os setores responsáveis pela produção agrícola, visando o aumento da produção de alimentos orgânicos.
  • C Promoção da alimentação adequada e saudável, preferencialmente no ambiente familiar.
  • D Articulação com setores econômicos e previdenciários para a promoção de ações de educação alimentar e nutricional.
  • E Articulação com a vigilância sanitária para a regulação da qualidade dos alimentos processados.
12

O leite materno traz benefícios nutricionais e imunológicos inquestionáveis, e o aleitamento materno deve ser sempre a primeira opção para lactentes.
Em relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A A lactose é o principal carboidrato do leite humano, fornece aproximadamente 40% das necessidades energéticas do bebê e facilita a absorção de cálcio e ferro.
  • B O colostro contém mais proteína e menos gordura, carboidrato e calorias do que o leite maduro.
  • C A concentração de gordura do leite humano sofre flutuações tanto na quantidade quanto na qualidade em relação à alimentação materna ao longo do dia.
  • D As concentrações de sódio, potássio e cloro são menores no colostro do que no leite maduro.
13

Uma criança de 5 anos e 6 meses de idade, do sexo feminino, foi avaliada em uma Unidade Básica de Saúde, utilizando as referências de crescimento da Organização Mundial da Saúde (2007), que são recomendadas pelo Ministério da Saúde. O peso aferido foi 21,6 kg e a altura foi 121,1 cm, resultando em um Índice de Massa Corporal de 14,7 kg/m2. Os resultados apresentados, em relação aos índices antropométricos indicados para essa idade, foram:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nesses resultados, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do estado nutricional da criança avaliada, por cada um dos índices antropométricos, respectivamente.

  • A peso adequado para idade; altura elevada para idade e magreza
  • B peso adequado para idade; altura adequada para idade e IMC adequado
  • C peso elevado para idade; altura elevada para idade e magreza
  • D peso elevado para idade; altura elevada para idade e imc adequado
  • E peso baixo para idade; altura adequada para idade e magreza
14

O método de cocção úmida ocorre quando há o emprego da água ou do vapor como meio de transferência de calor. Assinale a alternativa correta quanto a técnicas típicas de cocção úmida.

  • A A fervura apresenta vantagens sensoriais e nutricionais quando comparada com a cocção a vapor.
  • B O consumo do caldo produzido no meio de cocção de ensopados é uma maneira de diminuir o prejuízo causado pela lixiviação.
  • C A técnica de saltear consiste em refogar o alimento, acrescentando apenas a quantidade de líquido necessária para abrandamento das fibras vegetais ou a hidrólise do colágeno.
  • D Cozinhar em vapor resulta no gasto de maior quantidade de combustível em comparação com o cozimento por fervura.
  • E A cocção de alimentos sob pressão ocorre em maior tempo do que no preparo convencional para alimentos de gelatinização demorada.
15

Em relação aos princípios que orientaram a elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira, assinale a alternativa correta.

  • A A alimentação saudável deve ter como base a ingestão de alimentos processados ou minimamente processados.
  • B O enfraquecimento da transmissão de habilidades culinárias entre gerações favorece o consumo de alimentos ultraprocessados.
  • C Guias alimentares limitam a autonomia nas escolhas alimentares, pois, diante da grande oferta de alimentos ultraprocessados, o acesso a informações confiáveis sobre alimentação adequada e saudável reduz as possibilidades de escolha de alimentos que atendam a essa prática.
  • D Alimentação é mais que ingestão de nutrientes, diz respeito também à forma como alimentos são combinados entre si e preparados, às características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais.
16

O nutriente que é o principal componente estrutural das células do corpo humano, desempenhando funções enzimáticas, hormonais e de transporte de moléculas nas membranas celulares e no sangue cujos componentes estruturais, os aminoácidos, são precursores de ácidos nucléicos, hormônios e coenzimas é o(a)

  • A carboidrato.
  • B lipídio.
  • C colesterol.
  • D proteína.
  • E monossacarídeo.
17

A RDC n.º 275/2002, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. Assinale a alternativa que apresenta o item para o qual é obrigatório o desenvolvimento de POP pelos referidos estabelecimentos.

  • A controle da potabilidade da água
  • B calendário de folgas dos funcionários
  • C rodízio do receituário
  • D manejo dos recursos naturais
  • E controle integrado de mudanças
18

Em relação às indicações e contraindicações, vantagens e desvantagens da terapia nutricional (oral, enteral e parenteral), assinale a alternativa correta.

  • A A terapia nutricional enteral está indicada nas situações em que o trato digestivo estiver total ou parcialmente funcional ou quando a ingestão por via oral for insuficiente para atingir 50% das necessidades nutricionais diárias.
  • B A terapia nutricional parenteral está indicada nos casos de obstrução intestinal e na vigência de instabilidade hemodinâmica.
  • C Recomenda-se terapia nutricional enteral precoce, com dieta oligomérica em pacientes com trauma.
  • D A suplementação oral está indicada em pacientes com perda de peso ou com ingestão insuficiente de nutrientes em um período de cinco a sete dias de hospitalização.
19

Em relação aos parâmetros, instrumentos ou medidas necessárias para a avaliação nutricional de gestantes, assinale a alternativa correta.

  • A Peso e estatura servem de base para o cálculo e acompanhamento do Índice de Massa Corporal por semana gestacional.
  • B Índice de Massa Corporal pré‐gestacional é importante para inserção no gráfico de acompanhamento recomendado pelo Ministério da Saúde.
  • C Perímetro braquial é importante para acompanhar possíveis perdas de massa muscular durante a gestação.
  • D Gráfico específico para Índice de Massa Corporal por semana gestacional serve de base para avaliação do estado nutricional no período anterior à gestação.
  • E Data da última menstruação é necessária para o cálculo do ganho de peso fetal.
20

O controle social realizado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAE) é exercido por meio de competências previstas no art. 19 da Lei n.º 11.947/ 2009 e em atribuições dispostas no art. 35 da Resolução/CD/FNDE n.º 26/2013. Entre essas atribuições está:

  • A aplicar os recursos do PNAE.
  • B emitir o relatório de acompanhamento da gestão do PNAE.
  • C prestar contas da aplicação de recursos do PNAE.
  • D efetuar ações de educação alimentar e nutricional realizadas nas escolas.
  • E elaborar o plano de ação do ano em curso e(ou) subsequente a fim de acompanhar a execução do PNAE.

Português

21

Observe uma frase abaixo:
“Dada a causa, a natureza produz o efeito do modo mais breve em que pode ser produzido”.

Segundo essa frase, a natureza:

  • A produz tudo o que homem precisa;
  • B indica homem ou caminho a seguir;
  • C segue, sem pressa, uma ordem natural das coisas;
  • D cria leis, mas não como respeita;
  • E mostra espírito lógico e eficiente.
22
Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.

Considerando o pensamento do texto 1 e tendo conhecimento das atribuições de um oficial de justiça, chegamos à conclusão de que, nessa atividade, a língua escrita, o nível, o uso ou o registro do idioma deve ser predominantemente:

  • A formal, de acordo com os princípios da gramática normativa;
  • B informal, em busca de mais ampla compreensão da mensagem;
  • C regional, adequando-o ao local onde ocorre a comunicação;
  • D popular, tendo em vista que as mensagens são lidas por todos;
  • E ultraformal, selecionando vocabulário erudito e construções elaboradas.
23
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

São características do gênero textual desse texto, exceto:

  • A Argumentação fundamentada.
  • B Informatividade.
  • C Predominância narrativa e / ou descritiva.
  • D Imparcialidade.
24
INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].

Releia este trecho. “Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim.”

Considere as afirmativas a seguir a respeito do termo destacado.


I. Trata-se, nesse contexto, de um advérbio, que por definição gramatical é invariável.

II. Pode ser, em alguns contextos, um substantivo, ou grafado separadamente (sobre tudo), em outros.

III. Pode ser substituído pela palavra “mormente”, sem alteração do sentido da frase.


Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
25
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em relação ao texto, assinale a alternativa incorreta.

  • A Muitos países têm se empenhado na descoberta do caminho percorrido pelas superbactérias até chegarem ao homem.
  • B As conclusões a que chegaram os cientistas sobre a infecção de superbactérias em animais ainda permanecem incertas.
  • C O gene MCR-1 confere a diversos tipos de bactérias uma resistência acima do normal a antibióticos do tipo colistina.
  • D A diferença entre os casos de infecção em animais e em homens permite aos cientistas afirmar que homens foram contaminados pelos animais.
26
INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].

Os verbos destacados a seguir estão corretamente classificados quanto à sua transitividade nos parênteses, exceto:

  • ACausou-me certa irritação ler um folheto [...]” (BITRANSITIVO)
  • B “[...] genes que favorecem a resistência.” (TRANSITIVO DIRETO)
  • C “[...] a justificativa apresentada preocupou-me.” (TRANSITIVO INDIRETO).
  • D “[...] alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos [...]” (TRANSITIVO INDIRETO)
27
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Releia este trecho.


“O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.”


A figura de linguagem que confere características humanas a objetos ou animais, como ocorre nesse trecho, é chamada de

  • A metáfora.
  • B prosopopeia.
  • C sinestesia.
  • D metonímia.
28
INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].

Releia este trecho.


“Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.”


A conjunção que aparece no início do excerto confere a ele uma ideia

  • A restritiva.
  • B concessiva.
  • C condicional.
  • D circunstancial.
29
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Releia este trecho.


“[...] que dá às bactérias uma alta resistência [...]” Em relação ao acento indicativo de crase nesse trecho, considere as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O acento é regido pelo verbo “dar”,


PORQUE


II. esse verbo, no trecho, é transitivo indireto.


Em relação a essas afirmativas e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.

  • A Ambas as afirmativas estão corretas, e a II justifica a I.
  • B Ambas as afirmativas estão corretas, mas a II não justifica a I.
  • C A I é uma afirmativa verdadeira, e a II é falsa.
  • D A II é uma afirmativa verdadeira, mas a I é falsa.
30
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Por que uso de antibióticos na agropecuária
preocupa médicos e cientistas


Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo – cada vez mais temeroso com a capacidade que micro-organismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos.

A bactéria resistente encontrada no suíno, uma Escherichia coli, levou os cientistas da China a aprofundar os exames – agora, também em frangos de fazendas de quatro províncias chinesas, nas carnes cruas desses animais à venda em mercados de Guangzhou, e em amostras de pessoas hospitalizadas com infecções nas províncias de Guangdong e Zhejiang.

Eles encontraram uma “alta prevalência” do Escherichia coli com o gene MCR-1, que dá às bactérias uma alta resistência à colistina e tem potencial de se alastrar para outras bactérias, como a Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. O MCR-1 foi encontrado em 166 de 804 animais analisados, e em 78 de 523 amostras de carne crua.

Já nos humanos, a incidência foi menor, mas se mostrou presente em 16 amostras de 1.322 pacientes hospitalizados.

“Por causa da proporção relativamente baixa de amostras positivas coletadas em humanos na comparação com animais, é provável que a resistência à colistina mediada pelo MCR-1 tenha se originado em animais e posteriormente se alastrado para os humanos”, explicou em 2015 Jianzhong Shen, da Universidade de Agricultura em Pequim, um dos autores do estudo, cujos resultados foram publicados no periódico The Lancet Infectious Diseases.

Mas como esse material genético resistente pode ter passado dos animais para os humanos? O caminho de “transmissão” de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, etc.) resistentes é uma incógnita não só para o caso dos porcos, frangos e pacientes na China, mas para o uso veterinário e médico de antibióticos como um todo.

Pode ser que esses microrganismos ou resquícios de antibióticos (restos dos medicamentos que, em contato com os micróbios, podem estimular sua resistência) possam estar se alastrando pelos alimentos, ou ainda através do lixo hospitalar, lençóis freáticos, rios e canais de esgoto – e a investigação para desvendar as rotas de bactérias tem motivado inúmeras pesquisas no Brasil e no mundo.

" As bactérias não têm fronteiras: a resistência pode passar de um lugar a outro sem passaporte e de várias formas”, explica Flávia Rossi, doutora em patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Consultivo da OMS para a Vigilância Integrada da Resistência Antimicrobiana (WHO-Agisar). “Com a globalização, não só o transporte de pessoas é rápido, como os alimentos da China chegam ao Brasil e vice-versa. Essa cadeia mimetiza o que acontece com o clima: estamos todos interligados. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem trabalhando com o enfoque de ‘One Health’ (‘Saúde única’ em português, a perspectiva de que a saúde das pessoas, dos animais e o ambiente estão conectados).”

Agora, a dimensão global do problema ganhou um mapeamento inédito juntando pesquisas já feitas medindo a presença de microrganismos resistentes em alimentos de origem animal em países de baixa e média renda – e o Brasil aparece no grupo de lugares com situação preocupante. Não quer dizer que o estudo considere o país como um todo, mas pontos que já foram submetidos a pesquisas, como abatedouros de bois em cidades gaúchas ou em uma fazenda produtora de leite e queijo em Goiás.

ALVIM, Mariana. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50119820>. Acesso em: 16 nov. 2019.





INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir para responder à questão .




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

São recursos linguísticos presentes no texto, exceto:

  • A Pergunta retórica.
  • B Argumento de autoridade.
  • C Linguagem formal.
  • D Ironia.

Segurança e Saúde no Trabalho

31

Na NR–9, o item 9.3.8.1 descreve que deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados estruturado, de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. O item 9.3.8.2 determina que esses dados devem ser mantidos por um período mínimo de

  • A um ano.
  • B cinco anos.
  • C dez anos
  • D 20 anos.
32

Muitos acidentes podem ser causados por erros humanos. Tais acidentes podem ocorrer com guindastes, aviões, carros, tarefas domésticas e outros. Analisando esses acidentes, pode-se chegar à conclusão de que são ocasionados pelo relacionamento inadequado entre os operadores e suas tarefas. A probabilidade de ocorrência dos acidentes pode ser reduzida quando se consideram, adequadamente, as capacidades e limitações humanas durante o projeto do trabalho e de seu ambiente. Assinale a alternativa que apresenta a contribuição para solucionar um grande número de problemas sociais relacionados com a saúde, a segurança, o conforto e a eficiência.

  • A Engenharia de segurança.
  • B Ergonomia.
  • C Higiene do trabalho.
  • D Medicina do trabalho.
33

O transporte manual de sacos é toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição. A distância máxima para o transporte manual de um saco é

  • A 30 metros.
  • B 40 metros.
  • C 60 metros.
  • D 100 metros.
34

Analise a afirmativa a seguir. O perfil profissiográfico previdenciário (PPP), deve ser emitido com base no laudo técnico de condições ambientais do trabalho (LTCAT) e continua sendo exigido das empresas, conforme o Art. 148 da Instrução Normativa Nº 84 e pelo _______. Assinale a alternativa que completa corretamente essa afirmativa.

  • A PCMSO
  • B PGR
  • C PPRA
  • D SESMT
35

Os seguintes percentuais podem ser pagos ao trabalhador pelo exercício de trabalho em condições de insalubridade, incidente sobre o salário-mínimo da região, exceto:

  • A 40%.
  • B 30%.
  • C 20%.
  • D 10%.
36

Recentemente, os veículos de comunicação no Brasil mostraram voluntários nas praias do Nordeste recolhendo o óleo acumulado na areia que, supostamente, pode ter vazado de um navio petroleiro, contaminando o litoral do Nordeste brasileiro. Um dos equipamentos comumente empregados na saúde ocupacional e que deveria ter sido usado por essas pessoas para se protegerem e minimizarem os riscos de contaminação é o equipamento de proteção individual (EPI), que, nesse caso, é representado por

  • A fita zebrada.
  • B rede de proteção.
  • C calçado aberto.
  • D luvas.
  • E lava‐olhos.
37

O esforço de reconstrução do pós-Guerra exigiu empenho adicional dos trabalhadores, com extenuantes cargas de trabalho, o que acarretou maiores problemas de acidentes e doenças, repercutindo também na atividade empresarial, tanto pelas indenizações por incapacidade quanto pela necessidade de mão de obra produtiva. Diante de tais circunstâncias, as empresas perceberam que era necessário agir nas causas das doenças e dos acidentes, modificando o ambiente de trabalho, com a participação de vários profissionais especializados. Para prevenir os acidentes, visando reforçar a segurança nos processos produtivos para evitar as doenças provocadas pelos agentes perniciosos, foi necessária a contribuição do

  • A ergonomista.
  • B engenheiro do trabalho.
  • C higienista do trabalho.
  • D médico do trabalho.
38

Trabalhos sob ar comprimido são aqueles efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica e onde se exige cuidadosa descompressão, de acordo com as tabelas da norma NR–15. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade à sua respectiva descrição do conceito, conforme descrito pela NR–15 – Atividades e operações insalubres, anexo nº 6 – Trabalho sob condições hiperbáricas.
COLUNA I 1. Câmara de trabalho 2. Câmara de recompressão 3. Campânula
COLUNA II ( ) É uma câmara que é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doença descompressiva ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado. ( ) É o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior do qual o trabalho está sendo realizado. ( ) É uma câmara por meio da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara do tubulão, e vice-versa.
Assinale a sequência correta.

  • A 1 2 3
  • B 3 2 1
  • C 2 3 1
  • D 2 1 3
39

Nos postos de trabalho, as ferramentas, peças e controles de uso mais frequente devem situar-se em frente ao corpo do trabalhador e perto dele, devendo ser limitados para evitar

  • A alcances excessivos.
  • B movimentos repetitivos.
  • C retrabalho.
  • D sobrecarga de trabalho.
40

Analise a afirmativa a seguir. Transformar o trabalho é a primeira finalidade da ação ergonômica. Para o ergonomista, essa transformação deve ser realizada de forma a contribuir para a concepção de situações de trabalho que não alterem a(s) _______ dos operadores. Assinale a alternativa que completa corretamente essa afirmativa.

  • A saúde
  • B competências
  • C habilidades
  • D atividades