As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. O enfermeiro tem fundamental importância na prevenção desta infecção. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
P. R, sexo feminino, 58 anos, diabética há 7 anos, deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento com história de retenção urinária há 24 horas. No histórico de enfermagem, verificou-se o registro de disúria que foi controlada após o início da administração de antibioticoterapia há 10 dias. Após avaliação prévia, ficou decidida a realização da cateterização intermitente da bexiga. Quanto a esse procedimento, analise as proposições abaixo.
1) O(A) enfermeiro(a) deve preparar a bandeja para a cateterização intermitente tendo o cuidado de utilizar a sonda de acordo com o sexo e tamanho da paciente; para o caso acima, o indicado é uma sonda de Foley calibre 18 Fr. 2) A cateterização intermitente promove alívio do desconforto da distensão, além de permitir a mensuração do volume urinário; para tanto, o enfermeiro deve realizar, antes do início do procedimento, higiene íntima criteriosa. 3) Para a cateterização intermitente, o enfermeiro deverá utilizar coletor fechado para evitar risco de contaminação, conectado à sonda de Foley de duas vias. 4) O(A) enfermeiro(a) deve orientar a paciente quanto ao procedimento; colocá-la em posição ginecológica; realizar higiene íntima criteriosa; e introduzir a sonda uretral até a bexiga, esperando o retorno da urina por um período entre 05 e 10 min.
Estão corretas, apenas:
A utilização de suplementação medicamentosa com sais de ferro para prevenir e tratar a anemia é um recurso tradicional e amplamente utilizado. Acerca da suplementação de ferro oral profilático para a prevenção de anemia, assinale a alternativa correta.
O trabalho do enfermeiro do Centro de Materiais e Esterilização (CME) é bastante complexo, pois acumula características técnico-assistenciais, como gestão de pessoas e da área física, atividades privativas ao setor e manuseio de novas tecnologias, com a capacidade de visualizar as necessidades de outras áreas que dependem do seu trabalho. Acerca desse tema, analise as proposições abaixo.
1) A limpeza do instrumental cirúrgico deve ser rigorosa e é uma das etapas mais importantes do processo de esterilização. 2) Após a limpeza, os artigos devem ser rigorosamente secos com pano limpo, sem fiapos e de cor branca, para visualizar possíveis sujidades. 3) Controle do processo e validação da esterilização significam a verificação da eficácia dos parâmetros do equipamento e da esterilização. 4) O armazenamento é a etapa inicial do processo de esterilização.
Estão corretas, apenas:
Sobre a avaliação física do recém-nascido (RN), assinale a alternativa correta.
J. S., 20 anos, portador de diabetes mellitus tipo 1 desde os 6 anos, foi atendido na unidade de pronto atendimento (UPA), referindo desconforto abdominal, náuseas e vômitos, boca seca e, nos últimos dois dias, um aumento excessivo da eliminação urinária. Ao realizar a anamnese, o enfermeiro identificou o uso irregular da insulina há pelo menos 4 dias (SIC). O resultado da glicemia capilar para triagem foi 390 mg/dl. Considerando esse quadro, o enfermeiro deve concluir:
As leucemias agudas resultam de uma transformação maligna das células hematopoéticas primitivas, seguida de uma proliferação clonal e consequente acúmulo dessas células transformadas. Sobre a Leucemia Mieloide Aguda (LMA) no adulto, assinale a alternativa correta.
Na área de armazenamento de um Centro de Material e Esterilização, são necessários certos cuidados para evitar a recontaminação. Sobre essas recomendações, analise as proposições abaixo.
1) A área de armazenamento não deve ser um ambiente em que circulem muitas pessoas.
2) A temperatura ambiente ideal é entre 18° e 22° C.
3) As prateleiras devem ser constituídas de material poroso.
4) A área de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados deve dispor de incubadoras de indicadores biológicos.
Estão corretas, apenas:
O intestino do lactente é extremamente vulnerável a infecções que provocam diarreia e alterações no equilíbrio hidroeletrolítico. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O hipotireoidismo (H) é a diminuição da produção do hormônio da tiroide e é amplamente reconhecido por seus efeitos sobre os diferentes sistemas orgânicos, levando ao hipometabolismo. Acerca dessa patologia, é correto afirmar:
Com base na Resolução nº 357, de 20 de abril de 2001. Dispõe sobre o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia, Artigo 21 - O farmacêutico é responsável pela avaliação farmacêutica do receituário e somente será aviada/dispensada a receita que: Analise as afirmativas a respeito de alguns itens sobre o artigo citado acima:
I) estiver escrita a tinta, em português, em letra de forma, clara e legível, observada a nomenclatura oficial dos medicamentos e o sistema de pesos e medidas oficiais do Brasil. A datilografia ou impressão por computador é aceitável.
II) contiver o nome e o endereço residencial do paciente.
III) contiver a forma farmacêutica, posologia, apresentação, método de administração e duração do tratamento.
IV) contiver aspectos terapêuticos (farmacêuticos e farmacológicos).
V) a prescrição não deve conter rasuras e emendas.
Estão CORRETAS apenas as alternativas:
Leia o texto a seguir:
Nos casos em que dois ou mais fármacos administrados conjuntamente têm o mesmo efeito farmacológico. Por exemplo, a administração de trimetoprima e sulfametoxazol tem efeito benéfico pela atuação dos fármacos em etapas diferentes do metabolismo bacteriano cujo resultado é o aumento do espectro bacteriano e o aumento na atividade antimicrobiana, que passa de bacteriostática para bactericida.
Essa informação refere-se a:
Considere os métodos automatizados, utilizados em análises laboratoriais a seguir. 1) Análise da expressão antigênica (CDs) das células, através da ligação antigeno - anticorpo - fluorocromo. 2) Análise de células e partículas, enquanto elas fluem através de uma célula de fluxo muito estreita. 3) Medição da difração da luz, ao passar por uma solução que contém complexos imunológicos.
Os métodos apresentados em 1, 2 e 3, respectivamente, são:
Para determinar a sensibilidade de uma bactéria aos fármacos in vitro, utiliza-se o método de difusão em discos. O tamanho da zona de inibição de crescimento bacteriano indica o grau de sensibilidade ao fármaco. Este teste deve ser cuidadosamente padronizado para fornecer resultados confiáveis. Observando os fatores que podem influir nos resultados, analise as proposições a seguir.
1) A concentração bacteriana é diretamente proporcional à sensibilidade aparente ao fármaco. 2) O diâmetro do halo ao redor do disco está correlacionado com a concentração inibitória mínima do fármaco. 3) Os componentes do meio de cultura não interferem no diâmetro do halo de inibição. 4) O tempo de incubação das placas em teste é diretamente proporcional à possibilidade de desenvolvimento de bactérias mutantes resistentes. 5) A atividade do fármaco pode ser alterada pela temperatura da estufa.
Está(ão) correta(s), apenas:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial, o Teste Laboratorial Remoto (TLR) também é conhecido como teste à beira do leito, teste rápido, teste ao lado do paciente. Tratase de um teste realizado próximo ao paciente, que fornece resposta rápida e cuja amostra não é transportada, tem análise simplificada e os operadores podem não pertencer ao laboratório. Os resultados dos testes rápidos podem ser utilizados como triagem ou diagnóstico. Entretanto, apesar da facilidade em sua utilização, os TLRs também estão sujeitos a contínuos processos de controle de qualidade. Considerando o exposto e a legislação vigente, analise as proposições a seguir.
1) O serviço de saúde deve disponibilizar a relação de todos os TLR realizados por ele, bem como os procedimentos documentados. 2) Independente do local, os TLRs devem estar submetidos às mesmas diretrizes de um laboratório clínico, incluindo-se responsabilidade técnica, garantia da qualidade, entre outros. 3) A realização de TLR está condicionada à emissão de um laudo que deixe claras as suas limitações diagnósticas e demais indicações estabelecidas na etapa pós-analítica. 4) A execução dos TLRs e de testes rápidos deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública, ambulatorial ou hospitalar.
Estão corretas:
A manipulação de micro-organismos em laboratório requer conhecimento das normas de biossegurança a fim de proteger o operador e a comunidade. O maior ou menor risco depende do patógeno em estudo. Associe as colunas 1 (Classe de risco) e 2 (Patógenos), numerando a segunda coluna de acordo com o nível de biossegurança a ser adotado (primeira coluna).
COLUNA 1 Classe de risco (1) Nível de biossegurança 1 (NB1)
(2) Nível de biossegurança 2 (NB2) (3) Nível de biossegurança 3 (NB3) (4) Nível de biossegurança 4 (NB4)
COLUNA 2 Patógenos ( ) Vírus de febre hemorrágica Ebola ( ) Bacillus anthracis; Mycobacterium tuberculosis ( ) Clostridium tetani; Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus aureus. ( ) Lactobacilllus sp; Escherichia coli
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Na história natural do diabetes mellitus (DM), alterações fisiopatológicas estão presentes antes que os valores glicêmicos atinjam níveis supranormais. A condição na qual os valores glicêmicos estão acima dos valores de referência, mas ainda abaixo dos valores diagnósticos de DM, denomina-se prédiabetes. Na maioria dos casos de pré-diabetes, a “doença” é assintomática, e o diagnóstico deve ser feito com base em exames laboratoriais. No tocante a esses exames, é correto afirmar que:
Um biomédico deve organizar um laboratório de pesquisas em bactérias resistentes a antibióticos, o qual deve ser considerado “nível de biossegurança 3”. Que equipamentos, dos abaixo relacionados, este profissional deverá selecionar para atender às comissões de biossegurança da Instituição?
1) Autoclave 2) Cabine de segurança biológica classe II 3) Macacão de pressão positiva com suprimento de ar 4) Respiradores com filtros químicos 5) Centrífugas de segurança e frascos selados
Estão corretas, apenas:
No que se refere ao diagnóstico laboratorial de lesão hepatocelular, é correto afirmar que os exames a serem realizados serão:
A automação no setor de hematologia vem crescendo nos últimos anos. São oferecidas inovações nos analisadores hematológicos que se baseiam em várias tecnologias. Assinale a alternativa que define corretamente o princípio em questão.
O glomérulo é uma eficiente barreira no controle da passagem de proteínas para a urina, selecionando as moléculas de acordo com seu tamanho e carga elétrica, permitindo, portanto, uma pequena passagem de proteínas através de suas camadas para a cápsula de Bowman. Deste modo, a determinação da taxa de filtração glomerular (TFG) é um bom indicador para avaliação da funcionalidade renal. Considerando o exposto, é correto afirmar que:
Em um inquérito epidemiológico, em área considerada endêmica para esquistossomose, foram analisadas 890 amostras fecais. A pesquisa demonstrou que crianças, na faixa etária entre 11 e 15 anos, possuíam maior carga parasitária que os adultos. Pergunta-se: que método parasitológico deve ter sido realizado para chegar a esta conclusão?