Resolver o Simulado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Técnico Administrativo - Agente Técnico Administrativo (ATA) - FAPEC - Nível Médio

0 / 44

Português

1

Texto 1

Um lugar Bonito pela própria natureza

"Se o interesse é água, a cidade localizada na borda do Pantanal dá um banho. Seja em rios, lagos ou cachoeiras, o que não falta aos ecoturistas é aventura, emoção e muita adrenalina.

No encontro com as águas cristalinas e calcárias dos rios de Bonito (MS), o importante é se deixar levar pela leve correnteza entre piraputangas avermelhadas e dourados gulosos, alguns dos peixes da região."

(Fragmento de reportagem produzida pelo jornalista Antônio Paulo Pavone, em 21-2-2003. Disponível em http://www.estadao.com.br/turismo/brasil/bonito/tu1.htm)

Texto 2

“Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,

Entre outras mil,

és tu, Brasil,

Ó, Pátria amada![...]”

(Fragmento da letra do Hino Nacional Brasileiro, escrita por Osório Duque Estrada [1909])

Texto 3

“Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza (mas que beleza)

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)

[...]”

(Fragmento da letra da canção “País tropical”, escrita por Jorge Ben Jor [1969])

Sobre as sequências tipológicas em que se estruturam os textos 1, 2 e 3, é correto afirmar que:

  • A No texto 2, predominam sequências dialogais e instrucionais.
  • B No texto 1, predominam sequências descritivas e informativas.
  • C No texto 3, predominam sequências narrativas e informativas.
  • D Nos textos 2 e 3, predominam sequências dialogais e narrativas.
  • E Nos textos 1 e 3, predominam sequências injuntivas e descritivas.
2

Ainda em observância à norma culta, assinale a alternativa em que NÃO há problema de coesão nem erro de pontuação:

  • A Pelos serviços que presta à humanidade, a ONU continua essencial, mas especialistas em política internacional apontam que a entidade funciona como espelho do mundo; ou seja: não funciona se a comunidade internacional está desunida.
  • B Pelos serviços que presta à humanidade a ONU, continua essencial, mas, especialistas em política internacional, apontam que a entidade funciona como espelho do mundo. Ou seja, não funciona se a comunidade internacional está desunida.
  • C Pelos serviços, que presta à humanidade, a ONU continua essencial, onde especialistas em política internacional apontam que, a entidade funciona como espelho do mundo. Ou seja: não funciona, se a comunidade internacional, está desunida.
  • D A ação puramente racional, leva-nos à ruína, a saída é a adoção de soluções morais, incentivar à cooperação e punir o egoísmo, e não técnicas. O que, só é possível, por meio de uma autoridade.
  • E A ação puramente racional, leva-nos à ruína. A saída, é a adoção de soluções morais (incentivar à cooperação e punir o egoísmo), e não técnicas, onde só é possível por meio de uma autoridade.
3

Leia o texto a seguir.

Hum? Eh-eh... É. Nhor sim. Ã-hã, quer entrar, pode entrar... Hum, hum. Mecê sabia que eu moro aqui? Como é que sabia? Hum-hum... Eh. Nhor não, n’t, n’t... Cavalo seu é esse só? Ixe. Cavalo tá manco, aguado. Presta mais não. Axi... Pois sim. Hum, hum. Mecê enxergou este foguinho meu, de longe? É. A’pois. Mecê entra, cê pode ficar aqui.

Hã-hã. Isto não é casa... É. Havéra. Acho. Sou fazendeiro não, sou morador... Eh, também sou morador não. Eu – toda a parte. Tou aqui, quando eu quero eu mudo. Aqui eu durmo. Hum. Nhém? Mecê é que tá falando. Nhor não... Cê vai indo ou vem vindo?

Hã, pode trazer tudo pra dentro. Erê Mecê desarreia cavalo, eu ajudo. Mecê peia cavalo, eu ajudo... Traz alforje pra dentro, traz saco, seus dobros. Hum, hum Pode. Mecê cipriuara, homem que veio pra mim, visita minha; iá-nhã? Bom. Bonito. Cê pode sentar, pode deitar no jirau. Jirau é meu não. Eu – rede. Durmo em rede. Jirau é do preto. Agora eu vou ficar agachado. Também é bom. Assopro o fogo. Nhem? Se essa é minha, nhem? Minha é a rede. Hum. Hum-hum. É. Nhor não. Hum, hum... Então, por que é que cê não quer abrir saco, mexer no que tá lá dentro dele? Atié Mecê é lobo gordo... Atié... É meu, algum? Que é que eu tenho com isso? Eu tomo suas coisas não, furto não. A-hé, a-hé, nhor sim, eu quero. Eu gosto. Pode botar no coité. Eu gosto demais...

ROSA, João Guimarães. Meu tio o Iauaretê. In.: ______. Estas histórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 191. (Fragmento)

O conto “Meu tio o Iauaretê” é considerado um dos momentos primorosos da concepção de estilo do escritor João Guimarães Rosa. A partir do fragmento que dá início ao conto, é correto afirmar que:

  • A Como já é de conhecimento no senso comum, são empregados pelo escritor inúmeros neologismos, como “jirau”, “aguado” e “coité”, presentes no fragmento apresentado.
  • B É notável que houve um trabalho estilístico, na medida em que são imperceptíveis as escolhas fonéticas, morfológicas ou sintáticas que diferenciam a linguagem empregada no trecho em questão da norma padrão do português brasileiro.
  • C O narrador expressa-se em primeira pessoa e o fragmento do conto dá a entender que se trata de um diálogo, como se pode perceber por marcas do registro oral tal qual “Hum?”, “Eheh” e “n’t n’t”, que buscam representar sons da fala. No entanto, apesar de perceber que o narrador está conversando com alguém (“Mecê é que tá falando. [...] Cê vai indo ou vem vindo?”), o leitor não tem acesso às falas do interlocutor.
  • D A utilização de termos como “hã-hã”, “hum-hum”, “erê”, “Axi” ou “a-hé” não tem função na linguagem fora do contexto literário, visto que tais expressões não são encontradas na língua falada e referem-se, exclusivamente, a criações do escritor com fins puramente estéticos
  • E Os caracteres telegráficos, perceptíveis por meio do emprego de frases curtas e intercaladas, coadunados ao uso excessivo de expressões que buscam representar a fala, denotam o emprego de uma linguagem tipicamente jornalística, própria da experiência profissional do escritor.
4

Leia os textos a seguir.

Caiu da escada e foi para o andar de cima MYRTES, Adrienne. Sem título. In.: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, p. 02.

Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás. MOSCOVICH, Cíntia. Sem título. In.: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, p. 16

Não podendo eliminar o resto da humanidade, suicidou-se. MATTOSO, Glauco. O eutanazista. In.: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, p. 02.

Diz-se com frequência que a linguagem contemporânea é dinâmica, rápida. Com o uso constante de mídias digitais, principalmente por meio dos aparelhos celulares, nos comunicamos com maior frequência por meio de mensagens rápidas, curtas. Algumas redes sociais, como o Twitter, exploram essa característica e limitam o usuário a postagens de até 140 caracteres. Em 2004, o escritor Marcelino Freire desafiou ficcionistas e poetas a criarem histórias inéditas, fazendo uso de até cinquenta letras (sem contar título e pontuação). Com base nos três textos acima, retirados da obra intitulada Os cem menores contos brasileiros do século, é possível afirmar que, no que tange ao leitor, os microcontos exigem:
  • A o acompanhamento de um texto complementar, necessariamente, pois carecem de contexto de significação.
  • B ser lidos como poesia, na medida em que são apresentados em verso, o que caracteriza distintivamente o gênero lírico
  • C o distanciamento do leitor, uma vez que os textos trazem todas as informações necessárias à interpretação explicitamente.
  • D a identificação do título, como acontece no microconto de Glauco Mattoso, não sendo possível interpretar os demais.
  • E a participação ativa do leitor, uma vez que os textos dependem das pressuposições ou relações que o leitor faz para preencher informações que não são dadas explicitamente.
5

Considerando a norma culta da língua portuguesa, assinale a alternativa em que a concordância está correta:

  • A Concluído as questões da prova objetiva, a maioria dos candidatos passou imediatamente a elaborar a redação. Na sala, não se ouvia qualquer ruídos, a não ser o do virar das folhas do caderno de questões
  • B Concluídas as questões da prova objetiva, a maioria dos candidatos passou imediatamente a elaborar a redação. Na sala, não se ouviam quaisquer ruídos, a não ser o do virar das folhas do caderno de questões.
  • C Concluída as questões da prova objetiva, a maioria dos candidatos passaram imediatamente a elaborar a redação. Na sala, não se ouvia quaisquer ruídos, a não ser o do virar das folhas do caderno de questões.
  • D Haviam bastantes candidatos que já tinham terminado a redação, pois optou por fazê-la primeiro.
  • E Havia bastante candidatos que já tinha terminado a redação, pois optaram por fazê-la primeiro.
6

Leia o texto a seguir.

Último poema

Agora deixa o livro volta os olhos para a janela a cidade a rua o chão o corpo mais próximo tuas próprias mãos: aí também se lê


MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 29


Em O livro das semelhanças (2015), a poeta Ana Martins Marques aproxima-se de uma espécie de estética do cotidiano, em poemas nos quais a sensibilidade pode ser objeto da poesia a partir de relações estabelecidas com sensações ou objetos do senso comum. Em “Último poema”, o eu lírico:

  • A volta-se para a materialidade das coisas de modo a separar, em universos descontínuos, o literário e a vida.
  • B convoca o leitor a enxergar a poesia além do livro, contida no mundo e no próprio corpo e que carece do olhar para ser percebida.
  • C decreta o fim da poesia de modo panfletário o que, metonimicamente, relaciona-se com o fim do livro na era digital.
  • D explicita que está nas mãos do leitor a responsabilidade sobre a interpretação, prescindindo da leitura.
  • E manifesta-se centrado em sua subjetividade a partir de uma oposição maniqueísta entre o exterior e o interior, sendo este hierarquicamente superior àquele.
7

Há mais de uma década, no mesmo ano em que o Ministério da Justiça publicou o Manual da nova classificação indicativa, a Folha de S. Paulo trouxe o seguinte texto da chargista e cartunista Laerte:




A alternativa que traz informações corretas sobre o texto e seu respectivo gênero é:

  • A Entre a imagem e os discursos verbais que constituem a charge há perfeita coerência, de que resulta o núcleo do sentido desse gênero, que é o humor. No caso, satiriza-se a falta de responsabilidade dos pais quanto à educação dos filhos.
  • B O efeito de humor produzido no cartum resulta da ironia presente na fala do personagem, que, explicitamente, representa o discurso de pais que controlam a vida dos filhos, impedindo-os de assistir a determinados programas na TV.
  • C A charge comporta, além de um efeito de humor, decorrente da contradição entre os elementos não verbais e os discursos verbais, uma crítica à ineficácia das normas da programação de TV, distantes da realidade social.
  • D O cartum aborda uma situação que pode ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando certos costumes humanos, como o de preferir fumar, jogar e beber a assistir a programas educativos na TV.
  • E A tirinha representa a rebeldia dos filhos e sua desobediência às ordens dos pais em relação aos programas de TV a que podem ou não assistir.
8

Leia o texto seguir.

Você tem treze anos. Os membros crescem em uma relação díspar, como se estivessem competindo entre si, mas fossem muito diferentes nas competências que os fazem avançar. Os pés crescem mais rápido que as próprias pernas; o nariz dispara com larga vantagem em relação ao resto dos demais elementos que constituem a face; os braços se alongam de uma maneira que faz o tronco parecer pequeno demais para os anexos que carrega. Aqui e ali, pelos começam a surgir sem um padrão aparentemente definido: pernas, braços, axilas. A sombra de uma barba começa a se pronunciar timidamente. Na barriga, um rastilho de pólvora. Com treze anos, talvez você pense em garotas. Talvez você pense em garotos. Talvez você não saiba muito bem o que pensar ou, até mesmo, pensar seja a última coisa que você cogite quando o assunto são garotas. Ou garotos. Talvez seus pés enormes e desproporcionais ainda não estejam crescidos o suficiente para chegar do outro lado da linha. O lado que você tem convicção de certas coisas, o lado em que você já avançou o suficiente para não sentir falta daquilo que precisa deixar para trás ou para se sentir atraído por tudo aquilo que está por vir. Talvez você ainda não tenha avançado o suficiente, mesmo com seus pés enormes, para saber o que é a língua de uma garota, ou de um garoto, operando movimentos circulares e molhados dentro da sua boca. Vagando por essa área nebulosa em que você já não é mais exatamente o que era, mas também não é plenamente o que pode vir a ser [...].

TIMM, André. Modos inacabados de morrer. Rio de Janeiro: Oito e meio, 2016, p. 13. (Fragmento)


O romance Modos inacabados de morrer (2016), do gaúcho, radicado em Santa Catarina, André Timm, destaca-se no cenário da literatura brasileira, tendo sido finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2017. Com base no fragmento apresentado, é INCORRETO afirmar que:

  • A O fragmento apresenta, do ponto de vista temático, dúvidas próprias de uma fase da vida, a adolescência, em que aspectos ligados ao desenvolvimento do corpo, do caráter e da personalidade do indivíduo são questionados, dado o período de transição entre a infância e a maturidade.
  • B O fragmento apresenta, ao lançar mão do recurso da enumeração, as impressões sobre a modificação do corpo; ora sob o viés da desproporcionalidade entre os membros superiores e inferiores, ora apresentando uma gradação sobre o surgimento de pelos: “pernas, braços e axilas”, “sombra de uma barba”, “na barriga, um rastilho de pólvora”, como que na tentativa de conferir ordem ao caos das transformações.
  • C O emprego de pronomes como “aqui” e “ali”, de advérbios como “talvez” e “aparentemente” e de formas verbais condicionais como “se estivessem” e “fossem” acaba por criar, juntamente com os demais elementos descritivos empregados, um efeito de realismo e clareza em que o narrador se expressa sem margem para a subjetividade.
  • D O uso da segunda pessoa do discurso pode causar o efeito de aproximação do leitor com a situação narrada. À medida que a narrativa progride, o uso reiterado do pronome “você” pode agir no sentido de posicionar o leitor no lugar desse “tu” a que o narrador se dirige
  • E Dentre os questionamentos apresentados no fragmento, dois apresentam-se como relevantes, devido ao fato de serem retomados: a desproporção do tamanho dos pés, repetida em “talvez seus pés enormes” e “mesmo com seus pés enormes”, e a dúvida sobre a sexualidade, repetida em “quando o assunto são garotas. Ou garotos” e “para saber o que é a língua de uma garota, ou de um garoto”
9

Texto 1

Um lugar Bonito pela própria natureza

"Se o interesse é água, a cidade localizada na borda do Pantanal dá um banho. Seja em rios, lagos ou cachoeiras, o que não falta aos ecoturistas é aventura, emoção e muita adrenalina.

No encontro com as águas cristalinas e calcárias dos rios de Bonito (MS), o importante é se deixar levar pela leve correnteza entre piraputangas avermelhadas e dourados gulosos, alguns dos peixes da região."

(Fragmento de reportagem produzida pelo jornalista Antônio Paulo Pavone, em 21-2-2003. Disponível em http://www.estadao.com.br/turismo/brasil/bonito/tu1.htm)

Texto 2

“Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,

Entre outras mil,

és tu, Brasil,

Ó, Pátria amada![...]”

(Fragmento da letra do Hino Nacional Brasileiro, escrita por Osório Duque Estrada [1909])

Texto 3

“Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza (mas que beleza)

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)

[...]”

(Fragmento da letra da canção “País tropical”, escrita por Jorge Ben Jor [1969])

O intertexto é um componente de grande relevância no processo de produção de textos, pois os discursos não surgem do nada, mas apoiam-se em outro(s) em relação ao(s) qual(is) tomam posição. Com base nesse conceito e considerando as relações entre os textos 1, 2 e 3, assinale a alternativa correta:

  • A O texto 1 evoca os demais, porém seu conteúdo é conflitante com ambos, pois estes tratam do Brasil como um todo, com foco em suas paisagens edênicas, enquanto aquele faz referência a apenas um lugar e de perspectiva completamente diferente, puramente política.
  • B O autor do texto 1 inscreve seu texto em um campo já conhecido do leitor: reutiliza materiais já escritos, com os quais dialoga ironicamente, desconstruindo o discurso ufanista que caracteriza os textos 2 e 3 e adotando um posicionamento puramente comercial.
  • C Como o texto 1 foi escrito em 2003, momento em que o Brasil já não é mais a terra da igualdade, mas da injustiça social e de privilégios para as elites, a relação entre os três textos torna-se polêmica.
  • D O texto 1 relaciona-se explicitamente com os textos 2 e 3, ambos anteriores a ele, porém numa relação de subversão: limitando-se a valorizar o ecoturismo, apresenta um espaço descaracterizado culturalmente, distante daquele Brasil representado nos textos 2 e 3.
  • E Ao evocar, no título, os textos 2 e 3, o autor do texto 1 incorpora-os por imitação, porém reatualiza seu sentido e sua temática de exaltação de elementos nacionais, focalizando especificamente uma prática ainda desconhecida no século XIX, o ecoturismo.
10

Considerando a ortografia, especificamente o uso (presença ou ausência) de hífen, a alternativa correta é:

  • A sulmatogrossense; matéria prima; mão-de-obra; anti-inflamatório; cor de rosa; cana de açúcar.
  • B sul-matogrossense; matéria-prima; antiinflamatório; cor-de-rosa; mão de obra; coparticipação.
  • C ultrassom; afro-brasileiro; porta-relógios; porta-sacos; infraestrutura; afrodescendente
  • D ultrassom; afro-brasileiro; portarrelógios; portassacos; infraestrutura; afro-descendente.
  • E ultrassom; afrobrasileiro; portarrelógios; portassacos; infra-estrutura; afro-descendente.
11

A concordância, a grafia e o emprego de homônimos e parônimos estão corretos na alternativa:

  • A Embora tenha investido uma vultuosa quantia na capacitação de seus colaboradores, a empresa não conseguiu garantir a discrição e probidade de muitos deles, pois princípios éticos não se aprendem em cursos.
  • B Embora tenha investido uma vultosa quantia na capacitação de seus colaboradores, a empresa não conseguiu garantir a descrição e probidade de muitos deles, pois princípios éticos não se aprende em cursos.
  • C Ao ser taxado de incompetente, o eminente gestor de recursos humanos esqueceu o cuidado com o linguajar e disparou: “O que vem debaixo não me atinge!”
  • D Há poucos metros do endereço determinado para cumprimento do mandato de busca e apreensão, os policiais foram surpreendidos por um grupo de indivíduos fortemente armado.
  • E A poucos metros do endereço determinado para cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais foram surpreendidos por um grupo de indivíduos fortemente armados.
12

Assinale a alternativa correta quanto à regência (verbal ou nominal) e uso (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase:

  • A Ele é alérgico a poeira, mas prefere entupir-se de antialérgicos a abrir mão do futebol no campinho.
  • B Ele é alérgico à poeira, mas prefere entupir-se de antialérgicos do que abrir mão do futebol no campinho.
  • C O colegiado manifestou-se contrário as reivindicações do aluno, porém orientou-lhe a recorrer à instâncias superiores.
  • D O colegiado manifestou-se contrário às reivindicações do aluno, porém orientou-lhe a recorrer à instâncias superiores.
  • E Solicito à Vossa Senhoria de que nos encaminhe os laudos pertinentes a denúncia.
13

Assinale a alternativa em que NÃO há erro de acentuação nas palavras em destaque:

  • A Ao terminar de usar os pinceis, enxague-os até que saia toda a tinta.
  • B Está casa foi desocupada há nove meses, porém até hoje o proprietário não pode alugá-la novamente, já que ainda não conseguiu cumprir todas as exigências da defesa civil, que constatou risco de desabamento.
  • C Para que seu bolo fique mais bonito, use fôrma redonda. Você pode cobrí-lo com creme branco e decorá-lo com aneis coloridos, preparados com pasta americana.
  • D Vou por as caixas neste armário. Como elas contém ítens frageis, é melhor que fiquem na parte inferior.
  • E Vou pôr as caixas neste armário. Como elas contêm itens frágeis, é melhor que fiquem na parte inferior.
14

Observando a grafia, a concordância e a regência, incluindo casos de crase, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte texto:


Não entendo _________ ainda não ____________ em minha conta os valores _________ aos bens sinistrados. _______ __ carta, encaminhei os laudos e todos os documentos exigidos pela seguradora. Espero que isso se resolva logo, pois quero assistir ___ jogos do meu time no Paulistão.

  • A porque; foi creditado; correspondente; anexo; a; os.
  • B porquê; foram creditado; correspondentes; anexa; à; aos.
  • C por que; foi creditado; correspondentes; anexos; à; aos.
  • D por que; foram creditados; correspondentes; anexos; à; aos.
  • E porque; foram creditados; correspondente; anexos; a; os.
15

A pontuação está correta na alternativa:

  • A O trabalho ainda não está completo, porém, já merece elogios. Pois, apresenta ideias inovadoras.
  • B O trabalho ainda não está completo. Porém, já merece elogios, pois, apresenta ideias inovadoras.
  • C Informamos que, seu processo já foi encaminhado ao setor competente para análise e emissão de parecer. Devendo Vossa Senhoria aguardar comunicado oficial sobre a decisão que será publicada em Boletim de Serviço.
  • D Informamos que seu processo já foi encaminhado ao setor competente para análise e emissão de parecer, devendo Vossa Senhoria aguardar comunicado oficial sobre a decisão, que será publicada em Boletim de Serviço.
  • E Informamos, que seu processo, já foi encaminhado ao setor competente para análise e emissão de parecer devendo Vossa Senhoria, aguardar comunicado oficial sobre a decisão. Que será publicada em Boletim de Serviço
16

Assinale a alternativa em que NÃO há erro de concordância:

  • A Deseja-se que não falte empregos nem recursos para a Saúde em 2018. O problema é que aqui no Brasil não se reivindica direitos; prefere-se continuar à espera de milagres.
  • B Deseja-se que não faltem empregos nem recursos para a Saúde em 2018. O problema é que aqui no Brasil não se reivindica direitos; prefere-se continuar à espera de milagres.
  • C Haviam razões bastante para ele desistir da ideia de trabalhar em outro país. Tomara que seus sonhos se realize.
  • D O HPV, sendo um dos agentes responsável pelo câncer do colo uterino, mata mais mulheres do que a Aids – e o número de mortes causado por esse tipo de câncer têm aumentado assustadoramente entre mulheres jovens.
  • E O HPV, sendo um dos agentes responsáveis pelo câncer do colo uterino, mata mais mulheres do que a Aids – e o número de mortes causadas por esse tipo de câncer tem aumentado assustadoramente entre mulheres jovens.
17

Nunca morreu tanta criança no Rio de Janeiro devido a balas perdidas. Nunca os chefões do tráfico de drogas desafiaram o poder político com tamanha petulância. Nunca as Forças Armadas tiveram de intervir como fizeram em 2017. ... O palco de maior violência foi a favela da Rocinha, com duas quadrilhas disputando o comando do tráfico de drogas. Isso levou as Forças Armadas a intervirem diversas vezes no policiamento da cidade, levantando uma série de críticas sobre a funcionalidade e racionalidade de tais operações de alto risco. O governador Luiz Fernando Pezão implorou pela intervenção do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Foi atendido. É bom ressaltar, no entanto, que tal participação recebeu algumas críticas dos comandantes militares. Nossas Forças Armadas não estão constituídas para correr atrás de bandido.

Revista IstoÉ, número 2506, 27 de dezembro de 2017, página 80-81.


O texto apresentado no enunciado dessa questão é muito atual e refere-se à:

  • A criminalidade no Brasil, em que, em algumas ocasiões, o poder político solicita o auxílio das Forças Armadas para combater grupos criminosos.
  • B conflitos de forças paramilitares e milícias que atuam na política de alguns estados do Brasil.
  • C questões de ordem econômica no Brasil, que luta pela descriminalização das drogas e armas.
  • D proposta de intervenção militar das Forças Armadas na política brasileira.
  • E intervenção de forças políticas internacionais para combater a criminalidade no Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro.
18


Sobre a resposta de Mafalda no último quadrinho, é verdadeiro o comentário contido na alternativa:

  • A Indica a rebeldia das crianças de hoje, que, além de ignorar as orientações dos pais, ironizam suas escolhas e fingem não compreendê-las.
  • B Aponta a falta de diálogo entre pais e filhos, resultando em imposições que ferem os direitos de crianças e adolescentes e geram comportamentos e respostas indesejados.
  • C Demonstra conflito de gerações: enquanto os pais investem em atividades culturais para a formação dos filhos, estes preferem atividades incompatíveis com a faixa etária em que se encontram.
  • D Resulta do fato de a menina não ter ouvido o diálogo representado no primeiro quadrinho, em que a palavra “teatro” foi empregada em seu sentido denotativo. Esse sentido permanece no segundo quadrinho, em “atores” e “espetáculo”, mas Mafalda interpreta-o conotativamente.
  • E É incoerente, demonstrando, por um lado, a falta de atenção da filha às palavras do pai e, por outro, a falta de discernimento dos pais na escolha de atividades adequadas à idade dos filhos.
19


Ainda sobre o segundo quadrinho e os períodos que o constituem, considere agora os termos da oração e assinale a alternativa que traz a análise correta:

  • A No segundo período, o predicado de todas as orações é verbal.
  • B No segundo período, há, respectivamente, uma oração sem sujeito com predicado nominal, uma oração com sujeito desinencial e uma oração com sujeito simples, cujo núcleo é “espetáculo”.
  • C No primeiro período, o sujeito da oração principal não está explícito, mas é facilmente identificado pela desinência verbal. No segundo período, o sujeito da segunda oração pode ser classificado como indeterminado.
  • D Assim como o sujeito da oração principal do primeiro período, o sujeito da primeira e da segunda oração do segundo período está oculto, podendo ser identificado pela desinência do verbo.
  • E No segundo período, o sujeito da segunda oração é o mesmo da primeira (“Todos”), classificando-se como sujeito simples.
20


Esta questão analisa o 3º quadrinho da tirinha e avalia conhecimentos sobre diferentes conteúdos previstos para a prova: regência verbal, variedades linguísticas, colocação pronominal. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta ou verdadeira sobre o respectivo item:

  • A O uso de “aonde” decorre do fato de o verbo “levar” reger a preposição “a”.
  • B Uso indevido de “aonde”, pois o verbo “adivinhar” não rege preposição e o contexto em que as falas ocorrem exige uso da norma culta.
  • C Uso indevido de pronome de 2ª pessoa, em “Vamos te levar”, pois esse pronome só pode ser empregado em contexto de uso da variedade linguística popular.
  • D Em “Vamos te levar”, o pai de Mafalda faz uso da mesóclise, pois o verbo está no futuro.
  • E Como os personagens usam a variedade culta, não se justifica o uso de “aonde”, porém o emprego do pronome “te” entre as formas verbais é perfeitamente adequado.

Legislação Federal

21

Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO traz uma das atribuições precípuas das ouvidorias, prevista no art. 13 da Lei nº 13.460/17:

  • A Promover a participação do usuário na administração pública, em cooperação com outras entidades de defesa do usuário.
  • B Acompanhar a prestação dos serviços, visando a garantir a sua efetividade.
  • C Propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços.
  • D Auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos nesta Lei.
  • E Análisar a obtenção de informações e prolação de decisão administrativa final.
22

De acordo com o disposto na Lei de Acesso às Informações (Lei nº 12.527/2011), assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A autoridade a quem o recurso for dirigido deverá manifestar-se sobre o mesmo no prazo de 5 (cinco) dias.
  • B No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso, dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, contra a decisão no prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua ciência.
  • C Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se o acesso à informação não classificada como sigilosa for negado.
  • D No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.
  • E Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa não indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação.
23

Assinale a alternativa INCORRETA. Nos termos da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, a gestão dos cargos do Plano de Carreira observará os seguintes princípios e diretrizes:

  • A Dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes; qualidade do processo de trabalho; e reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.
  • B Natureza do processo educativo, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino; dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes; e reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.
  • C Vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições; investidura em cada cargo condicionada à aprovação em concurso público; desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais; e garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal.
  • D Reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão; vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições; investidura nos cargos por meio de indicação; desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais; garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal.
  • E Reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão; vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições; e oportunidade de acesso às atividades de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência, respeitadas as normas específicas.
24

Segundo o procedimento de acesso à informação previsto na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.52711), assinale a alternativa correta:

  • A Sob nenhuma hipótese o órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.
  • B A informação armazenada em formato digital deverá ser impressa para entrega ao requerente, jamais sendo fornecida em mídia digital.
  • C Os órgãos e entidades do poder público estão proibidos de viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.
  • D Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.
  • E Caso entenda necessário, o órgão público deverá exigir os motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

Noções de Informática

25

A memória RAM é um dos componentes vitais de um computador. Considere as seguintes afirmações sobre o padrão de memória DDR.


I - Atualmente, existe memória DDR4 com capacidade de armazenamento de 16GB.

II - Memória DDR4 apresenta um consumo de energia menor comparado à memória DDR3.

III - O pente de memória DDR3 apresenta uma quantidade de pinos maior que o pente de memória DDR4.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
26

Considere as afirmações a seguir sobre Segurança da Informação.


I - A utilização de um computador na internet o torna vulnerável ao ataque de vírus. Por este motivo, é necessária a utilização de um aplicativo de antivírus.

II - O sistema operacional Windows 10 possui o Windows Defender Antivírus, que ajuda a proteger o computador procurando por aplicativos mal-intencionados ou indesejados e usa proteção em tempo real para examinar tudo o que é executado no computador.

III - A Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do sistema operacional Windows 10 evita a infecção do computador tanto quanto um aplicativo de antivírus qualquer.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas I e III.
27

Assinale a alternativa correta sobre o sistema operacional Windows 10 PRO.

  • A É um sistema de código aberto.
  • B Foi desenvolvido sobre o código do Linux Debian.
  • C É um software livre.
  • D Possui um antivírus nativo, o Windows Defender.
  • E Pode ser instalado em computadores com 512Mb de RAM.
28

Considere as afirmações sobre os discos rígidos:


I - O disco SSD é mais silencioso que o disco SATA.

II - Considerando a mesma capacidade de armazenamento, o disco SATA possui valor financeiro mais alto comparado ao valor do disco SSD.

III - Considerando a mesma capacidade de armazenamento, o disco SSD consome mais energia, comparado ao disco SATA.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
29

Assinale a alternativa correta sobre a Área de Trabalho Remota no sistema operacional Windows 10.

  • A É utilizada para conectar a um computador a distância que utiliza o Windows.
  • B É utilizada para conectar a um computador a distância que utiliza qualquer sistema operacional.
  • C O computador remoto precisa estar na mesma rede local.
  • D Os dois computadores devem utilizar a mesma versão do sistema operacional Windows.
  • E Não é possível conectar em um dispositivo móvel.
30

A função das teclas CTRL e F4, quando pressionadas ao mesmo tempo em um sistema operacional Windows 10 com instalação padrão, é:

  • A Mover uma tela para cima.
  • B Exibir propriedades do item selecionado.
  • C Fechar o documento ativo (em aplicativos que sejam de tela inteira e permitam vários documentos abertos ao mesmo tempo).
  • D Mover uma tela para baixo.
  • E Ativar a barra de menus no aplicativo ativo.
31

Considere as afirmações a seguir sobre o sistema operacional Windows 10:


I - Windows 10 Fall Creators Update é a mais recente grande atualização do Windows.

II - A melhor maneira de manter seu computador atualizado é ativar as atualizações automáticas do Windows.

III - Um histórico de atualizações apresenta quais atualizações foram instaladas e quando isso ocorreu.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
32

Utilizando a configuração padrão e os atalhos nativos no sistema operacional Windows 10, é possível excluir um arquivo permanentemente sem enviá-lo para a lixeira:

  • A Selecionando o arquivo, pressionando e mantendo pressionadas as teclas com funcionalidades correspondentes a SHIFT e DELETE.
  • B Selecionando o arquivo e pressionando e mantendo pressionada a tecla com funcionalidade correspondente a CRTL e a tecla S.
  • C Clicando com o botão direito do mouse escolhendo a opção “Excluir”.
  • D Clicando com o botão esquerdo do mouse escolhendo a opção “Excluir”.
  • E Selecionando o arquivo e pressionando a tecla com a funcionalidade correspondente a DELETE.
33

A prevenção, detecção e a eliminação de vírus são feitos por aplicativos denominados antivírus. É um exemplo de antivírus:

  • A AVG.
  • B FTP.
  • C Keylogger.
  • D Spam.
  • E Malware.
34

Considerando as seguintes afirmações:


I - Um arquivo contendo 10MB de dados ocupa mais espaço de armazenamento que um arquivo contendo 1GB de dados.

II - Um arquivo contendo 20GB de dados ocupa mais espaço de armazenamento que um arquivo contendo 30MB de dados.

III - Um arquivo contendo 50KB de dados ocupa mais espaço de armazenamento que um arquivo contendo 10MB de dados.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
35

A Internet interliga várias redes heterogêneas de computadores em todo o mundo. Assinale a alternativa que apresenta um site de busca na internet.

  • A www.uol.com.br
  • B www.hotmail.com
  • C www.gmail.com
  • D www.aol.com.br
  • E www.google.com.br
36

O aplicativo “Microsoft Print To PDF” é:

  • A Um aplicativo produzido pela Google para converter apenas documentos da Microsoft para o formato PDF.
  • B Um aplicativo do Windows 10 disponibilizado como uma impressora virtual para converter documentos e imagens para o formato PDF.
  • C Um aplicativo disponível apenas para documentos produzidos no Microsoft Word e no Microsoft Excel.
  • D Um aplicativo utilizado para impressão de arquivos para o formato HTML.
  • E Um aplicativo disponível apenas para documentos produzidos no Microsoft Word.
37

Considere as afirmações sobre os componentes de hardware de um computador.


I - A memória RAM é um dispositivo de armazenamento permanente, não volátil.

II - A placa-mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador.

III - O processador é a parte de um sistema computacional que realiza as instruções de um programa de computador para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
38

Há muitas maneiras de desligar o computador. Você pode desligá-lo completamente, suspendê-lo ou hiberná-lo. Considere as afirmações a seguir:


I - Quando um computador é desligado completamente, todos os aplicativos são fechados e o computador é desligado.

II - No estado de suspensão, o computador permanece ligado com baixo consumo de energia. Os aplicativos ficam abertos, assim, quando o computador é ativado, você volta de imediato ao ponto em que parou.

III - A opção de hibernar usa menos energia do que a de suspender e, quando você reinicializa o computador, volta do ponto onde estava (mas não tão rapidamente quanto a suspensão).


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas a I.
  • B Apenas a II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
39

Sobre o protocolo HTTPS é correto afirmar que:

  • A É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança.
  • B Transmite os dados sem utilizar criptografia.
  • C Não pode ser utilizado em um navegador.
  • D A internet atual não comporta a utilização deste protocolo.
  • E É utilizado apenas para a transferência de arquivos de backup.
40

Considere as seguintes afirmações:


I - A Internet é composta por várias redes de computadores.

II - A Internet esconde os detalhes do hardware da rede e permite que dispositivos se comuniquem independentemente dos tipos de conexões físicas de rede.

III - Os dispositivos utilizados na Internet devem ser produzidos pelo mesmo fabricante.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
41

Considere as afirmações sobre a atualização do sistema operacional Windows 10.


I - A melhor maneira de manter o computador atualizado é ativar as atualizações automáticas.

II - Não é possível remover uma atualização instalada.

III - Um histórico de atualizações fica disponível e apresenta quais atualizações foram instaladas e quando isso foi feito.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.
42

Considere as afirmações sobre o aplicativo Microsoft Excel 2013.


I - É possível utilizá-lo para organizar dados numéricos ou textuais em planilhas e pastas de trabalho.

II - É utilizado somente para envio e recebimento de e-mail.

III - Possui diversas funções matemáticas que podem ser utilizadas para analisar dados.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas I e III.
43

Considere as afirmações a seguir sobre o aplicativo Microsoft Word 2013.


I - É possível utilizá-lo para produzir documentos contendo textos, imagens, links e outros elementos.

II - Possui mecanismos para realizar a indexação de referências bibliográficas.

III - Possui mecanismos para adicionar um sumário que é gerado automaticamente.


Está(ão) correta(s):

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
44

Assinale a alternativa que apresenta dois aplicativos com funcionalidades de navegadores de internet.

  • A Internet Explorer, Mozilla Firefox.
  • B Mozilla Firefox, Notepad++.
  • C TexMaker, Adobe Reader.
  • D Chrome, Notepad++.
  • E Dropbox, TexMaker.
Voltar para lista