Resolver o Simulado Psicólogo - Nível Superior

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Português

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No calor da hora

    Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
    Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
    Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
    Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de concordância.

  • A Será requerido ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas para limitar o aumento da temperatura a 1,5 grau.
  • B Os pesquisadores apontam que devem haver investimentos diretos na descarbonização por três setores: finanças, energia e indústria.
  • C Os países mais vulneráveis precisa que três áreas seja protagonista nas transformações: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas.
  • D O desenvolvimento socioeconômico e ambiental sofre impacto devido às mudanças climáticas que põe o mundo em estado de alerta.
  • E Em junho, as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões que haviam sido realizadas no mesmo mês entre 2010 e 2018.
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No calor da hora

    Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
    Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
    Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
    Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Considere as passagens: • “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”... (1º parágrafo) • Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018. (2º parágrafo) • Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas. (3º parágrafo) As expressões destacadas são empregadas, respectivamente, com a função de:

  • A exemplificar; comparar; opor uma informação a outra.
  • B comparar; opor uma informação a outra; concluir.
  • C enumerar; comparar; explicar a informação anterior.
  • D exemplificar; resumir; adicionar uma informação a outra.
  • E comparar; comparar; indicar a condição da informação.
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Leia trecho da crônica de Luís Fernando Veríssimo para responder à questão.

Vá entender___________, que depois dos 7 a 1 o torcedor brasileiro, desencantado, passaria _______ badminton, balé aquático ou outro esporte que não envolvesse bola ou qualquer coisa vagamente esférica. O desastre na Copa de 2014 não só _______ não éramos mais o país do futebol como fomentaria nosso ódio pelo futebol. O futebol seria para nós como a História para Stephen Dedalus, aquele personagem do James Joyce: um pesadelo do qual estaríamos tentando acordar. Mas não. Assimilamos a derrota até com certa resignação filosófica. Depois da derrota para o Uruguai em 1950, correram boatos de suicídios em massa, de torcedores ateando fogo _______ vestes, do Bigode engolindo formicida e do Barbosa pedindo asilo numa embaixada estrangeira. Depois dos 7 a 1 não houve nada parecido, nem boatos de coisa parecida. Foi uma desilusão dolorida, não foi uma tragédia.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão],
“O bum”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado.)

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A Imaginava-se ... a se interessar por ... convencer-nos-ia de que ... às
  • B Se imaginava ... à se interessar em ... convenceria-nos de que ... a
  • C Imaginava-se ... à se interessar sobre ... nos convenceria que ... à
  • D Se imaginava ... a se interessar em ... convencer- -nos-ia que ... as
  • E Imaginava-se ... a se interessar por ... nos convenceria de que ... às
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Leia trecho da crônica de Luís Fernando Veríssimo para responder à questão.

Vá entender___________, que depois dos 7 a 1 o torcedor brasileiro, desencantado, passaria _______ badminton, balé aquático ou outro esporte que não envolvesse bola ou qualquer coisa vagamente esférica. O desastre na Copa de 2014 não só _______ não éramos mais o país do futebol como fomentaria nosso ódio pelo futebol. O futebol seria para nós como a História para Stephen Dedalus, aquele personagem do James Joyce: um pesadelo do qual estaríamos tentando acordar. Mas não. Assimilamos a derrota até com certa resignação filosófica. Depois da derrota para o Uruguai em 1950, correram boatos de suicídios em massa, de torcedores ateando fogo _______ vestes, do Bigode engolindo formicida e do Barbosa pedindo asilo numa embaixada estrangeira. Depois dos 7 a 1 não houve nada parecido, nem boatos de coisa parecida. Foi uma desilusão dolorida, não foi uma tragédia.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão],
“O bum”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado.)

As informações do texto permitem concluir que a hipótese de que

  • A o torcedor brasileiro deixaria de exaltar suas tragédias não foi levada a termo, uma vez que a sua resignação filosófica foi insuficiente para minimizar a derrota por 7 a 1 da Copa de 2014.
  • B o futebol deixaria de ser o esporte preferido do brasileiro começou a virar realidade, uma vez que outros esportes que não envolvem bola caíram no gosto dos torcedores.
  • C o Brasil deixaria de ser o país do futebol virou realidade, uma vez que os torcedores encararam a derrota por 7 a 1 como uma verdadeira tragédia, tal como aquela para o Uruguai em 1950.
  • D o brasileiro deixaria de gostar de futebol depois do desastre da Copa de 2014 não se concretizou, uma vez que os torcedores aceitaram o sofrimento imposto pela derrota por 7 a 1 sem revoltas.
  • E a Copa de 2014 deixaria de incomodar rapidamente o torcedor brasileiro foi deixada de lado, uma vez que o espírito de sofrimento e tragédia de 1950 se instalou no país.
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No calor da hora

    Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
    Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
    Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
    Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

O objetivo do texto é

  • A expor a problemática dos impactos climáticos que, segundo descobertas científicas, cruzaram limites irreversíveis, restando ao ser humano esperar pelo pior.
  • B relatar experiências que têm avaliado os impactos climáticos e propor que os governos as implementem a médio prazo para evitar o aumento da temperatura no planeta.
  • C descrever as principais pesquisas sobre o aumento da temperatura no planeta, revelando que a questão é menos problemática do que se tem noticiado.
  • D analisar a situação do planeta com base nas mudanças climáticas ocorridas ao longo do tempo e propor ações que visem conter o aumento da temperatura.
  • E narrar os esforços dos pesquisadores para que o aumento da temperatura seja definitivamente barrado e ela possa estar, a curto prazo, igual à da era pré-industrial.
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No calor da hora

    Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
    Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
    Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
    Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

De acordo com o texto, é correto afirmar que

  • A a previsão, há dez anos, era de que os impactos climáticos seriam agressivos e acelerados como se tem visto hoje.
  • B os incêndios florestais que ocorreram na região ártica, no verão de 2019, cresceram de forma inédita.
  • C a replicação das políticas mais bem-sucedidas permitirá limitar a temperatura a valores anteriores à do período 1850-1900.
  • D a temperatura global entre 2015 e 2019, mais alta que em qualquer período equivalente já registrado, nunca mais se repetirá.
  • E os impactos climáticos, que trazem muitos prejuízos, estão sendo combatidos por três setores que investem em descarbonização.
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No calor da hora

    Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
    Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
    Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
    Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

As informações apresentadas ao longo do 2º parágrafo do texto correspondem a

  • A possibilidades efetivas de alta de temperatura do planeta, as quais requerem conscientização das pessoas.
  • B expectativas quanto ao aumento da temperatura do planeta, as quais exigem ações urgentes da população mundial.
  • C consequências do aumento da temperatura do planeta, as quais revelam um cenário preocupante para a humanidade.
  • D projeções de aumento da temperatura do planeta, as quais mostram a desatenção da humanidade com o clima.
  • E causas do aumento da temperatura do planeta, as quais têm um impacto irrelevante no conjunto dos problemas climáticos.
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No calor da hora

    Os impactos climáticos são mais agressivos e acelerados do que se supunha há uma década. A temperatura global entre 2015 e 2019, por exemplo, será mais alta que em qualquer período equivalente já registrado. “Ondas de calor disseminadas e duradouras, recordes de incêndios e outros eventos devastadores como ciclones tropicais, enchentes e secas têm impactos imensos no desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma o relatório das Nações Unidas publicado por ocasião do debate anual da Assembleia-Geral. O estudo, sugestivamente denominado Unidos na Ciência, foi produzido pelo Grupo Consultivo de Ciências da Cúpula da Ação Climática e compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes no domínio das pesquisas sobre mudanças climáticas.
    Estima-se que a temperatura global esteja hoje 1,1 grau Celsius acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2 grau acima da média da temperatura global entre 2011 e 2015. Como resultado, a ascensão do nível do mar está acelerando e a água já se tornou 26% mais ácida do que no início da era industrial, com grande prejuízo para a vida marinha. Nos últimos 40 anos, a extensão de gelo ártico no mar declinou aproximadamente 12% por década. Entre 1979 e 2018 a perda anual de gelo do lençol glacial antártico sextuplicou. As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. No verão de 2019, os incêndios florestais na região ártica cresceram sem precedentes. Só em junho as queimadas emitiram 50 megatons de dióxido de carbono na atmosfera, mais do que a soma de todas as emissões no mesmo mês entre 2010 e 2018.
    Estima-se que, para atingir a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de limitar o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial a 2 graus, os esforços atuais precisam ser triplicados. No caso da meta ideal de limitar esse aumento a 1,5 grau, esses esforços precisariam ser quintuplicados. Tecnicamente, dizem os pesquisadores, isso ainda é possível, mas demandará ações urgentes de intensificação e replicação das políticas mais bem-sucedidas.
    Em resumo, os crescentes impactos climáticos intensificam o risco de cruzar limites irreversíveis. Os pesquisadores apontam três setores que precisam investir diretamente na descarbonização: finanças, energia e indústria. Além disso, outras três áreas são decisivas: soluções baseadas na natureza, ações locais e urbanas e o incremento da resiliência e adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis.
(https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Considere as passagens do texto: • O estudo [...] compila de maneira altamente sintética as descobertas científicas decisivas mais recentes... (1º parágrafo) • ... a ascensão do nível do mar está acelerando... (2º parágrafo) • As ondas de calor aumentaram os índices de letalidade ambiental nos últimos cinco anos. (2º parágrafo) Conforme o contexto em que estão inseridos, os termos destacados significam, correta e respectivamente:

  • A junta; sumarizada; poluição; morbidade.
  • B reúne; resumida; elevação; mortalidade.
  • C expõe; condensada; alteração; morbidez.
  • D converte; explicativa; oscilação; extermínio.
  • E organiza; exemplificada; transformação; fatalidade.
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OCDE reduz projeções para Brasil e Argentina

As manchetes jornalísticas seguem um padrão em sua elaboração; NÃO faz parte desse padrão, segundo o que se pode deduzir a partir da manchete acima:

  • A emprego de verbos no presente;
  • B ausência de pontuação;
  • C concentração de informações;
  • D siglas não explicitadas;
  • E emprego de linguagem coloquial.
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O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Releia o seguinte fragmento: “A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.”. Acerca desse trecho, é correto afirmar que:

  • A o 'mundo da interação verbal' corresponde ao mundo da literatura.
  • B a alusão à palavra 'passaporte' é claramente metafórica ou simbólica.
  • C 'a educação linguística' inclui a literária, pois língua e literatura são a mesma coisa.
  • D 'a educação linguística' inclui a literária, pois língua e literatura são a mesma coisa.
  • E em 'transitar conscientemente', o uso do advérbio é contextualmente irrelevante.

Matemática

11

Antônio tem que visitar 120 clientes esse mês. Ele já visitou 35% dos clientes até agora.

O número de clientes que Antônio ainda tem que visitar para cumprir sua meta é:

  • A 42;
  • B 65;
  • C 72;
  • D 76;
  • E 78.
12

Sabe-se que 3 recenseadores, com a mesma capacidade de trabalho, entrevistam 360 pessoas em 8 dias.

O número de dias que 2 desses recenseadores levarão para entrevistar 510 pessoas é:

  • A 14;
  • B 15;
  • C 16;
  • D 17;
  • E 18.
13

Marlene comeu, inicialmente, um quarto da barra de chocolate que comprou. Depois, comeu um terço do que tinha sobrado.


A fração da barra de chocolate que Marlene ainda tem para comer é:

  • A 1/2;
  • B 1/3;
  • C 1/4;
  • D 3/4;
  • E 1/12.
14

Ricardo, João e Pedro marcaram um encontro em determinada hora de certo dia. Aconteceu que:


- Ricardo chegou meia hora depois de Pedro;

- João chegou 12 minutos depois da hora marcada;

- Pedro chegou 8 minutos antes da hora marcada.


O tempo que João esperou até Ricardo chegar foi de:

  • A 10min;
  • B 12min;
  • C 14min;
  • D 16min;
  • E 20min.
15

Joana construiu um muro em 3 dias. No primeiro dia, ela construiu 7 metros e 67 centímetros de muro; no segundo dia, ela construiu 8 metros e 25 centímetros e, no terceiro dia, construiu 7 metros e 48 centímetros.

O comprimento total do muro construído por Joana foi de:

  • A 22 metros e 35 centímetros;
  • B 22 metros e 50 centímetros;
  • C 23 metros e 30 centímetros;
  • D 23 metros e 40 centímetros;
  • E 24 metros e 10 centímetros.
16

O local do trabalho de Anderson não é próximo de sua casa. Durante uma semana, Anderson anotou os tempos que levou para retornar do trabalho à sua casa e esses valores estão na tabela abaixo.

Obs: média significa a soma dos valores dividida pela quantidade deles.


2ª feira 1h 20min

3ª feira 1h 45min

4ª feira 55min

5ª feira 1h 5min

6ª feira 2h 10min


Nessa semana, o tempo médio que Anderson levou para ir do trabalho à sua casa foi de.

  • A 1h 27min;
  • B 1h 29min;
  • C 1h 31min;
  • D 1h 33min;
  • E 1h 35min.
17

José envia uma mesma mensagem para vários amigos. A probabilidade que José envie a mensagem para Augusto é 7/10. Ainda, em geral a probabilidade de as mensagens de José para Augusto serem filtradas para a caixa de spam (e, portanto, não serem entregues na caixa de entrada principal de Augusto) é 6/10.


Logo, a probabilidade de Augusto não receber a mensagem de José em sua caixa principal é:

  • A Menor que 60%.
  • B Maior que 60% e menor que 65%.
  • C Maior que 65% e menor que 70%.
  • D Maior que 70% e menor que 75%.
  • E Maior que 75%.
18

Em um supermercado trabalham 60 homens e 45 mulheres. Sabe-se que 60% das mulheres são atenciosas e que 25% dos homens não são atenciosos.

Logo, o número de funcionários deste supermercado que são mulheres ou são atenciosos é igual a:

  • A 60.
  • B 75.
  • C 90.
  • D 95.
  • E 100.
19

Um cantor decide compor uma música para homenagear duas pessoas. O nome das duas pessoas homenageadas é escolhido aleatoriamente entre uma lista com 14 nomes masculinos e 16 nomes femininos, todos diferentes.

Portanto, a probabilidade de os nomes escolhidos serem ambos masculinos é:

  • A Menor que 20%.
  • B Maior que 20% e menor que 22,5%.
  • C Maior que 22,5% e menor que 25%.
  • D Maior que 25% e menor que 27,5%.
  • E Maior que 27,5%.
20

Certa noite Paulo deitou-se e como estava muito cansado dormiu profundamente. Acordou depois de dormir horas de um dia. O tempo que Paulo dormiu 5/16 nessa noite foi de:

  • A 7h 45min
  • B 7h 40min
  • C 7h 20min
  • D 7h 50min
  • E 7h 30min

Atualidades

21

Em agosto de 2018, o Infopen, sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, do Ministério da Justiça, divulgou dados sobre a população carcerária do Brasil.


Eles retratam a precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e o aumento de penas que, via de regra, se voltam contra a população........................... e pobre. Entre os presos, mais de..................... são pretos ou pardos.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A branca • 77%
  • B favelada • 33%
  • C desempregada • 42%
  • D urbana • 52%
  • E negra • 61%
22

“A gastroplastia, ou cirurgia bariátrica, é conhecida por muitos. Não por uma questão estética, mas pelo crescimento no número de pessoas obesas no Brasil” (CLMais, 2019). Ao encontro desse procedimento, afirma-se:
I- O número de cirurgias bariátricas diminuiu nos últimos anos em Santa Catarina. II- A Região Sul lidera o número de cirurgias bariátricas no País. III- Santa Catarina é referência nacional para esse tipo de operação.
É/estão correta(s):

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B Apenas a afirmativa III está correta.
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • D Apenas a afirmativa II está correta.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.
23

O Museu Nacional, situado em um edifício de mais de 13.000 m3 na zona norte do Rio, foi devorado por chamas por várias horas. Cinco horas depois do início das chamas, os bombeiros conseguiram controlar grande parte do incêndio. Uma instituição científica de grande importância, com mais de 20 milhões de peças valiosas, dentre elas, o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizado de

  • A Luzia.
  • B Maria.
  • C Laura.
  • D Tereza.
24

Segundo dados de 2018 do Global Forest Watch, no Brasil foram desmatados 1,3 milhão de hectares de florestas - é o País que mais perdeu árvores no ano passado. Os estados brasileiros que mais desmatam são:

  • A Amazonas e Pará.
  • B Roraima e Tocantins.
  • C Acre e Maranhão.
  • D Pará e Mato Grosso.
  • E Amapá e Rondônia.
25

O filme brasileiro, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), premiado em três importantes festivais de cinema internacionais, é:

  • A Bacurau.
  • B Legalidade.
  • C Hunt.
  • D Inferninho.
  • E Simonal.
26

Segundo dados de 2018 do Global Forest Watch, no Brasil foram desmatados 1,3 milhão de hectares de florestas - é o País que mais perdeu árvores no ano passado. Os estados brasileiros que mais desmatam são:

  • A Amazonas e Pará.
  • B Roraima e Tocantins.
  • C Pará e Mato Grosso.
  • D Acre e Maranhão.
  • E Amapá e Rondônia.
27

O filme brasileiro, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), premiado em três importantes festivais de cinema internacionais, é:

  • A Legalidade.
  • B Hunt.
  • C Bacurau.
  • D Inferninho.
  • E Simonal.
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O filme brasileiro, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), premiado em três importantes festivais de cinema internacionais, é:

  • A Legalidade.
  • B Bacurau.
  • C Hunt.
  • D Inferninho.
  • E Simonal.
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O filme brasileiro, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), premiado em três importantes festivais de cinema internacionais, é:

  • A Legalidade.
  • B Hunt.
  • C Inferninho.
  • D Bacurau.
  • E Simonal.
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O filme brasileiro, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), premiado em três importantes festivais de cinema internacionais, é:

  • A Legalidade.
  • B Hunt.
  • C Inferninho.
  • D Simonal.
  • E Bacurau.

Noções de Informática

31

Considere no Microsoft Excel ou OpenOffice Calc uma planilha em que se pretende colocar na célula A1 a fórmula para calcular o valor de A4*B4, se o valor em C5 for maior que 1; caso contrário, o valor de A4*C4. Uma fórmula adequada para o que se pretende é:

  • A SE(C5>1: A4*B4; A4*C4)
  • B SE(C5>1: A4*B4 SENÃO A4*C4)
  • C (C5>1 );(A4*B4);(A4*C4)
  • D SE(C5>1; A4*B4; A4*C4)
  • E (C5>1 ):(A4*B4);(A4*C4)
32

Os programas que são considerados como muito parecidos com os spywares e que têm como função principal interceptar e registrar dados trafegados na rede são os

  • A hijackers.
  • B vírus time bomb.
  • C sniffers.
  • D spams.
  • E de engenharia social.
33

No Microsoft Word, é possível incorporar uma marca d’água no texto. A imagem do botão da barra de ferramentas que permite essa ação é

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
34

No OpenOffice Writer (versão 1.1.1a), existe um botão na barra de ferramentas que permite clonar a formatação do trecho do texto onde o cursor está localizado correntemente. A ilustração desse botão é:

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
35

Considere uma planilha no OpenOffice Calc, como ilustrada na figura a seguir.

Pretende-se preencher as células D7 a E10. Para cada célula da coluna D, pretende-se multiplicar o valor correspondente na coluna C por 1,0 menos a taxa que está na célula C4, e o resultado deve ser multiplicado pelo percentual de contribuição que está na célula D4. Pretende-se fazer o mesmo com cada célula na coluna E, com a diferença de que o percentual de contribuição é o que aparece na célula E4, ao invés da D4. Assim sendo, uma vez colocada a fórmula adequada na célula D7, arrasta-se a alça na célula D7 pelo canto inferior direito até a célula vizinha em E7, e depois arrasta-se a alça para a célula E10. A fórmula adequada para esse procedimento é:

  • A (1-C4)*C7*D4
  • B (1-$C$4)*$C7*D$4
  • C (1-$C4)*$C7*$D4
  • D (1-$C$4)*$C7*$D$4
  • E (1-$C4)*C7*D$4
36

No Microsoft PowerPoint do Office 10, o botão com o símbolo faz iniciar a apresentação a partir do slide atual. Mas a mesma função pode ser ativada a partir da aba “Apresentação de slides” na barra de ferramentas com outro botão. A imagem desse botão é:

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
37

Um protocolo utilizado pelos navegadores para troca de arquivos da Web e que roda sobre uma camada SSL (ou similar) de forma que os dados são transmitidos através de conexões criptografadas, com certificação digital de clientes e servidores, é:

  • A SMTP
  • B HTTP
  • C FTP
  • D TCP/IP
  • E HTTPS
38

A respeito da internet, analise as afirmações abaixo.

1) No Brasil, o registro de domínios é feito pelo site REGISTRO.COM.

2) O SFTP é a versão segura do FTP.

3) No sistema P2P cada computador assume funções e responsabilidades equivalentes, não havendo a necessidade de computadores dedicados (servidores).

4) SMTP, POP3 e DSL são exemplos de protocolos utilizados para envio e recebimento de mensagens (e-mails), além do controle do tamanho da caixa postal.

Estão corretas, apenas:


  • A 1 e 2
  • B 2 e 3
  • C 1 e 4
  • D 2 e 4
  • E 3 e 4
39

Alguns navegadores Web, como o Internet Explorer, possuem um botão que permite o uso de um protocolo que possibilita a comunicação por voz entre os usuários na Internet. Esse protocolo é:

  • A VoIP
  • B VPN
  • C Telnet
  • D Intranet
  • E P2P
40

O protocolo _______ foi concebido para o usuário que não possui conexão permanente com a internet, pois suas mensagens precisam ser armazenadas no servidor remoto à espera do usuário estabelecer uma conexão com a internet. Quando isso ocorre, esse servidor envia as mensagens do usuário para o seu “inbox” local, e as deleta do servidor. Já o protocolo______mantém as mensagens no servidor, enviando para o usuário cópias das mensagens. As siglas que preenchem corretamente as lacunas acima são, respectivamente:

  • A DSL e SMTP.
  • B SMTP e FTP.
  • C HTTP e DSL.
  • D POP3 eIMAP
  • E TCP e P2P.

Psicologia

41

Assinale a alternativa que indica corretamente o transtorno que apresenta padrão difuso de grandiosidade, fantasioso ou comportamental, necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e se apresenta em variados ambientes.

  • A da Personalidade Narcisista
  • B da Personalidade Histriônica
  • C do Desenvolvimento Intelectual
  • D Esquizofreniforme
  • E Bipolar
42

A respeito do retardo mental, é correto afirmar:


1. O nível de inteligência abaixo do normal se expressa por meio de reduzida capacidade de abstração, raciocínio, julgamento e planejamento.

2. Podem ser observados embotamento afetivo, hipocinesia, hipobulia e labilidade de atenção.

3. A diminuição da capacidade imaginativa nunca está presente.

4. Entre as causas pré-natais podem ser incluídas infecções como rubéola, complicações obstétricas e aberrações cromossômicas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
43

Analise o texto abaixo:


A ........................... evolui no ritmo da maturação fisiológica mas também no ritmo das interações com o meio que orienta o campo evolutivo da criança e promove a sua coerência, devendo passar de uma gestualidade de imitação ao suporte de uma atividade simbólica.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A dislexia
  • B distonia
  • C conação
  • D motilidade
  • E morbidade
44

Esteriotipias, maneirismos e apraxia são exemplos de:

  • A Síndromes de ansiedade.
  • B Alterações visuais.
  • C Alterações da Psicomotricidade.
  • D Transtornos alimentares.
  • E Transtornos de Défict de Atenção/ Hiperatividade.
45

São conceitos piagetianos essenciais para a compreensão do processo de desenvolvimento da inteligência:


1. Hereditariedade

2. Adaptação

3. Esquema

4. Equilíbrio


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
46

Quando se aproxima dos 24 meses de idade, a criança estará desenvolvendo ativamente a linguagem, o que lhe proporcionará a capacidade de iniciar a representar uma coisa por outra, isto é, formar esquemas simbólicos.


O trecho exprime o período piagetiano de desenvolvimento infantil:

  • A Período pré-operacional.
  • B Período das operações formais.
  • C Período das operações concretas.
  • D Período sensório-motor.
  • E Fase de latência.
47

A respeito do mecanismos de defesa denominado Regressão, é correto afirmar:

  • A Representa a volta a níveis anteriores do desenvolvimento, que em geral se caracterizam por respostas menos maduras, diante de uma frustração.
  • B Diante de sentimentos de inadequação, o sujeito internaliza características de alguém valorizado, passando a sentir-se como ele.
  • C Representa isolar um pensamento ou atitude das conexões que teria com o resto da elaboração mental.
  • D Tendência a projetar no mundo externo maus sentimentos. O mundo externo adquire as características daquilo que não pode ser visto no indivíduo.
  • E Tendência a abstrair-se de vivências afetivas e, a partir de pensamentos lógicos, justificar as próprias atitudes.
48

Sobre Recrutamento de pessoal, é correto afirmar:

  • A O recrutamento não busca atrair candidatos com as qualificações exigidas.
  • B O recrutamento externo é mais rápido que o recrutamento interno e aproveita o pessoal já existente na organização.
  • C São exemplos de fontes de recrutamento exclusivamente interno: anúncio de jornal, agências de empregos e contatos com outras empresas.
  • D Quanto maior o número de candidatos que atendam ao perfil da vaga, maiores as chances de escolher um bom profissional, pois, se houver apenas um candidato, isso pode ser um sinal de que o recrutamento não foi eficaz.
  • E Uma vantagem do recrutamento externo é que é sempre mais barato em relação ao recrutamento interno.
49

Analise as afirmativas abaixo sobre entrevista de seleção.


1. Não se exige preocupação com a maneira de abrir a entrevista, sendo sempre dispensável a apresentação do entrevistador.

2. As perguntas devem exigir somente respostas do tipo “sim” ou “não”.

3. É considerada um instrumento auxiliar no processo de seleção.

4. Deve buscar fatos, principalmente profissionais, educacionais e socioeconômicos relativos ao candidato.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
50

Analise as afirmativas abaixo a respeito do histórico da Psicologia no Brasil.


1. A Psicologia foi regulamentada no país pela Lei 4.119 de 1962.

2. A Psicologia se apresentou com os testes psicológicos, que tiveram amplo uso na Segunda Guerra Mundial.

3. Os testes psicológicos foram historicamente utilizados para situações nas quais a classificação fosse vista como adequada para atividades específicas como a indústria.

4. A sociedade brasileira viu na Psicologia uma fonte de possibilidades de intervenções objetivas com base em conhecimento científico.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
51

São funções da área de Recursos Humanos:


1. Dimensionar e planejar as necessidades de pessoal.

2. Manter os cargos e funções adequadamente preenchidos.

3. Desprover a qualificação profissional dos recursos humanos da empresa.

4. Assegurar o mau relacionamento da empresa com o empregado.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
52

Analise as afirmativas abaixo a respeito dos testes de inteligência.


1. Os primeiros foram criados por Alfred Binet, na França.

2. Os resultados de grande parte dos testes de inteligência são apresentados sob forma de Quociente Intelectual (QI).

3. Os resultados podem ser obtidos relacionando a idade do indivíduo com o seu desempenho no teste, verificando-se se ele está no nível de desenvolvimento intelectual considerado normal e padronizado para a sua idade.

4. Um dos problemas relacionados aos testes de inteligência é que o seu uso frequente levou ao questionamento quanto à rotulação de crianças.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
53

Relacione abaixo os princípios da aprendizagem aplicados ao treinamento de recursos humanos.


Coluna 1 Princípios da aprendizagem

1. Princípio da frequência

2. Formação de receptividade

3. Princípio do efeito

4. Princípio da continuidade


Coluna 2 Descrição

( ) Os alunos se mostram dispostos a aprender quando estão conscientes de como, em que e por que se beneficiarão aos adquirirem novos conhecimentos.

( ) Em alguns casos é necessário que o instrutor repita a nova técnica para que o aprendiz assimile melhor a mensagem.

( ) O treinamento é um processo de aperfeiçoamento. Desse modo, o colaborador deve assimilar novos conhecimentos e atitudes continuamente.

( ) Os aprendizes assimilam mais facilmente o que aprendem de forma agradável.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 2 • 3 • 4
  • B 2 • 1 • 4 • 3
  • C 2 • 4 • 1 • 3
  • D 3 • 4 • 2 • 1
  • E 4 • 3 • 1 • 2
54

Assinale a alternativa que indica corretamente o transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.

  • A Défict Associativo
  • B Deficiência Intelectual
  • C Transtorno de Ansiedade
  • D Transtorno de Eliminação
  • E Transtorno Alimentar
55

Assinale a alternativa que indica corretamente o transtorno que apresenta padrão difuso de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal à custa de flexibilidade, abertura e eficiência que surge no início da vida adulta e está presente em variados contextos.

  • A Exibicionista
  • B Neurocognitivo leve
  • C da Personalidade Obsessivo-Compulsiva
  • D da Personalidade Dependente
  • E da Personalidade Evitativa
56

Glaucia compareceu à Policlínica com paralisia nos membros inferiores. Em avaliação neurológica, os achados físicos evidenciam incompatibilidade entre o sintoma e as condições médicas encontradas. Relata estar emocionalmente mobilizada com o quadro, essencialmente por já apresentar perdas no trabalho e no convívio social.


O quadro descrito é compatível com os critérios diagnósticos do transtorno:

  • A delirante.
  • B conversivo.
  • C neuroimunológico.
  • D dismórfico corporal.
  • E factício e simulação.
57

As especificidades da Terapia Sistêmica auxiliam o psicólogo como reconhecido aparato teórico-técnico para compreender, manejar e dirigir o acompanhamento psicológico familiar.
A propriedade de equifinalidade, que pode ser observada no sistema familiar, permite compreender que:

  • A uma mesma condição inicial de um sistema familiar pode resultar em estados finais diversos.
  • B não são observadas assimetrias de papéis entre os mais diversos membros de um sistema familiar.
  • C os diversos sistemas familiares se organizam de maneiras distintas, mas têm o mesmo objetivo final: a conexão afetiva.
  • D um sistema familiar pode alcançar o mesmo estado final a partir de condições iniciais distintas, o que dificulta buscar uma única causa para o problema.
  • E os novos sintomas familiares desbancam os princípios organizados até então, pois exigem equidade afetiva entre os mais diversos membros de um sistema familiar.
58

Leia as afirmativas a seguir:

I. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais (ex.: escola, local de trabalho dos genitores, clube) determinam todo o seu desenvolvimento.

II. A família tem um papel importante no desenvolvimento da criança, sendo a base para o aprendizado de valores sociais, apesar de não ter influência sobre as características psicológicas do indivíduo e não viabilizar a sobrevivência da criança.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
59

_______________ são concebidos como um instrumento capaz de contribuir com o desenvolvimento da autonomia e condições de vida e saúde. O método é identificado como uma intervenção coletiva e interdisciplinar de saúde, constituída por um _______________________, e orienta para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos direcionados à transformação contínua do nível de saúde e condições de vida dos seus participantes (SANTOS et al, 2006, p. 346).


A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

  • A Mutirões médicos / profissional treinado
  • B Grupos de promoção à saúde / processo grupal
  • C Planos terapêuticos singulares / processo individual
  • D Grupos de vigilância de adesão / documento norteador
  • E Relatórios de assistência psicossocial / instrumento padronizado
60

Leia as afirmativas a seguir:

I. O gerenciamento de pessoas é uma atividade exclusiva do psicólogo, sendo vedada àqueles que ocupam alguma atribuição de comando propriamente dito, como de gerente, coordenador, supervisor ou algo parecido.

II. As pessoas passam boa parte do tempo em escritórios, lojas, salas de aula, hospitais, fábricas etc. Assim, é importante que o local de trabalho não gere qualquer identificação com quem está executando determinada função. Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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