Resolver o Simulado Coordenador

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Administração Pública

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Na evolução da Administração Pública em diversos contextos mundiais, há um elemento fundamental que baliza o entendimento da necessidade da superação do patrimonialismo.


É uma característica central do patrimonialismo

  • A contratar pessoal com base em regras explícitas que garantam igualdade formal.
  • B definir racionalmente funções e responsabilidades por leis ou regulamentos.
  • C manter a sobreposição da esfera pessoal, privada e familiar frente à esfera pública e ao trabalho.
  • D organizar, de forma estável e duradoura, grande número de prestadores de serviços, cada qual com uma função especializada.
  • E separar formalmente a função das características pessoais do indivíduo que a ocupa.
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Um governante, defensor da Nova Gestão Pública, decidiu que implementaria um plano de gestão voltado à convergência da gestão pública à gestão privada. Para tal, aprovou um conjunto de orientações de gestão alinhadas à gestão privada. Entretanto, uma das orientações aprovadas estava equivocada por não permitir essa convergência.


A orientação equivocada do governante era a que dizia respeito à(ao)

  • A ênfase no desempenho por meio de mensuração de indicadores de custos, processos e resultados/ impactos.
  • B constituição de grandes organizações multifuncionais centralizadoras.
  • C preferência por formas organizacionais mais enxutas e especializadas.
  • D foco no tratamento de usuários de serviços como clientes.
  • E compartilhamento de responsabilidades e remuneração por desempenho.
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A reforma do Estado, iniciada na última década do século XX, no Brasil, buscou ofertar bens e serviços públicos com mais qualidade, bem como diminuir a interferência do Estado no mercado, por meio das privatizações e da desregulamentação das atividades econômicas, com foco em controle de resultado.

Mathias-Pereira, J. Manual de gestão pública contemporânea.

São Paulo: Ed.Atlas, 2007, p. 23. Adaptado.


Esse movimento de reforma, mencionado no trecho acima, refere-se à justificativa para a implantação do modelo de gestão pública denominado

  • A autocrático
  • B burocrático
  • C estadocêntrico
  • D gerencial
  • E patrimonial
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A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países.


O excesso de burocracia gera nas organizações a

  • A ampliação da liberdade de ação
  • B internalização de normas e formalismo
  • C personalização de tarefas e cargos
  • D redução de autoridade hierárquica
  • E restrição de documentação formal

Administração Geral

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A ferramenta de gestão que serve para definir, com clareza, determinado problema e que se embasa nas respostas às perguntas “o quê?”, “por quê?”, “quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?” e “quanto?” denomina-se

  • A matriz SWOT.
  • B gráfico de Gantt.
  • C análise 5W2H.
  • D diagrama espinha de peixe.
  • E matriz GUT.
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A ferramenta de gestão que serve para definir, com clareza, determinado problema e que se embasa nas respostas às perguntas “o quê?”, “por quê?”, “quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?” e “quanto?” denomina-se

  • A matriz SWOT.
  • B gráfico de Gantt.
  • C análise 5W2H.
  • D diagrama espinha de peixe.
  • E matriz GUT.

Administração Pública

7

A autoridade competente para classificar uma informação como ultrassecreta no âmbito da administração pública federal, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, é o

  • A vereador.
  • B governador de estado.
  • C comandante do Exército.
  • D prefeito de município.
  • E deputado federal.
8

Acerca de governança no setor público, assinale a opção correta.

  • A O princípio de equidade na governança pública diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações visando a sua longevidade e incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.
  • B A governança no setor público pode ser analisada sob as seguintes perspectivas: sociedade e Estado; entes federativos, esferas de poder e políticas públicas; órgãos e entidades; e atividades intraorganizacionais.
  • C Os componentes dos mecanismos de governança pública são assinalados pela liderança, pelo comando e pelo controle.
  • D A governança de órgãos e entidades da administração pública envolve três funções básicas: avaliar; direcionar; orientar e certificar os resultados.
  • E Exemplo de accountability vertical é o processo de impeachment de presidente da República.
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A autoridade competente para classificar uma informação como ultrassecreta no âmbito da administração pública federal, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, é o

  • A vereador.
  • B governador de estado.
  • C comandante do Exército.
  • D prefeito de município
  • E deputado federal.
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Acerca de governança no setor público, assinale a opção correta.

  • A A governança de órgãos e entidades da administração pública envolve três funções básicas: avaliar; direcionar; orientar e certificar os resultados.
  • B Exemplo de accountability vertical é o processo de impeachment de presidente da República.
  • C O princípio de equidade na governança pública diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações visando a sua longevidade e incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações
  • D A governança no setor público pode ser analisada sob as seguintes perspectivas: sociedade e Estado; entes federativos, esferas de poder e políticas públicas; órgãos e entidades; e atividades intraorganizacionais.
  • E Os componentes dos mecanismos de governança pública são assinalados pela liderança, pelo comando e pelo controle.

Saúde Pública

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Um Sistema de Abastecimento de Água pode ser concebido e projetado para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações. Sobre a caracterização de um Sistema de Abastecimento de Água, assinale a alternativa correta.
  • A Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades
  • B Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, transporte até os aglomerados humanos, análise de sua qualidade e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades
  • C Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades
  • D Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade disponível, independente da real necessidade
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O saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O saneamento abrange os serviços de acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final de resíduos sólidos.

II. O saneamento engloba o abastecimento de água às populações.

III. O controle da poluição da água, ar, solo, acústica e visual fazem parte do saneamento.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
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A alimentação higiênica deve ser assegurada pelo controle da qualidade sanitária dos alimentos. Sobre a alimentação higiênica, assinale a alternativa incorreta.
  • A A deficiência no controle da qualidade sanitária dos alimentos é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos
  • B O grande entrave para o controle da qualidade sanitária é que as ações de saneamento não envolvem a educação sanitária dos consumidores de alimentos, apenas dos manipuladores
  • C A deficiência de controle sanitário em todas as etapas da cadeia alimentar pode se constituir em fator predisponente à ocorrência de perigos que podem ocasionar a perda da qualidade nutricional, toxi-infecções alimentares e óbito
  • D O controle de vetores e roedores são pontos críticos que devem ser considerados nas ações de saneamento voltadas para o controle da qualidade sanitária dos alimentos
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A contaminação do ar é uma forma de degradação ambiental que tem se generalizado no mundo. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. As doenças respiratórias e cardiovasculares são as principais responsáveis pelo aumento do risco de morbimortalidade da população, isso devido a exposição aos diversos tipos e concentrações de contaminantes.

II. O contaminante predominante resultante da queima de combustíveis fósseis é dióxido de carbono (CO²), que também é um dos gases relacionados ao efeito estufa.

III. O crescimento econômico e populacional nos grandes centros urbanos tem contribuído para o agravamento da contaminação do ar.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
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A caracterização epidemiológica é uma ferramenta importante que visa avaliar o impacto das ações de controle vetorial e auxiliar na seleção da ação de controle mais adequada. Sobre os indicadores que devem ser levantados na caracterização epidemiológica da malária, assinale a alternativa correta.
  • A Os indicadores a serem levantados são a incidência parasitária anual, porcentagem de casos de malária causada por Plasmodium falciparum, faixas etárias afetadas e meses com maior número de casos
  • B Os indicadores a serem levantados são a porcentagem de casos registrados, localidades mais afetadas e número de óbitos ocasionados
  • C Os indicadores a serem levantados são a incidência parasitária anual, porcentagem de casos de malária causada por Plasmodium falciparum, faixas etárias afetadas e número de óbitos ocasionados
  • D Os indicadores a serem levantados são a incidência parasitária anual e a porcentagem de casos de malária causada por Plasmodium falciparum
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A investigação epidemiológica é um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.
  • A Identificar a fonte de infecção e o modo de transmissão estão entre os objetivos da investigação epidemiológica
  • B Confirmar o diagnóstico e determinar as principais características epidemiológicas faz parte dos objetivos da investigação epidemiológica
  • C O propósito final da investigação epidemiológica é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos
  • D Casos isolados devem ser analisados pela unidade de saúde local, não havendo necessidade de se iniciar a investigação epidemiológica
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A Vigilância Epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde. Sobre as funções da vigilância epidemiológica, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A coleta e o processamento de dados são funções da vigilância epidemiológica.

( ) A vigilância epidemiológica é responsável pela promoção de ações de prevenção e controle.

( ) As ações relacionadas a vigilância epidemiológica são de competência única e exclusiva do sistema de saúde federal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, V, V
  • B V, F, F
  • C F, V, F
  • D V, V, F
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A visita domiciliar é uma técnica que vem sendo utilizada por diferentes profissionais, consistindo no atendimento ou acompanhamento dos usuários no seu local de residência. Para o contingenciamento da dengue, a visita domiciliar tem sido fundamental para o sucesso do controle da doença. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.
  • A Após autorizado a entrada do agente de saúde ao imóvel não é necessário que o morador acompanhe a visita na residência
  • B A inspeção interna deve ser iniciada pelos fundos do imóvel, sendo visitado todos os cômodos
  • C A ficha de visita deve ser preenchida ao final da inspeção e colocado na parte de trás da porta do banheiro ou cozinha
  • D Durante a visita domiciliar o agente deve iniciar a visita pelas áreas externas, começando sempre pela direita
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As boas práticas de manipulação de alimentos são práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
  • A A presença de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento caracteriza a contaminação do alimento
  • B A presença de cabelos e fios de barba indicam a contaminação física do alimento
  • C Existem três tipos de contaminação de alimentos, são elas a contaminação física, química e biológica
  • D Todos os micro-organismos presentes nos alimentos causam doenças
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Os indicadores de saúde são variáveis suscetíveis à mensuração direta, produzidas com periodicidade definida e critérios constantes, ou seja, são parâmetros utilizados com objetivo de avaliar e fornecer subsídios aos planejamentos de saúde. Diante disso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os indicadores de saúde permitem avaliar mudanças ocorridas ao longo do tempo e analisar a situação atual de saúde.

II. Coeficientes de morbidade estão entre indicadores de saúde mais utilizados.

III. O coeficiente de letalidade, que representa a proporção de óbitos entre os casos de doenças, é um indicador de mortalidade.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas

Direito Administrativo

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No que concerne à desapropriação, é correto afirmar que o Supremo Tribunal Federal publicou a seguinte Súmula:

  • A Os honorários de advogado em desapropriação direta são calculados sobre a diferença entre a indenização e a oferta, sem correção monetária.
  • B Nas ações de desapropriação não se incluem as parcelas relativas aos juros compensatórios e moratórios.
  • C É necessária prévia autorização do Ministro de Minas e Energia para desapropriação, pelos Estados, de empresa de energia elétrica.
  • D Pela demora no pagamento do preço da desapropriação não cabe indenização complementar além dos juros.
  • E Na indenização por desapropriação não se incluem honorários do advogado do expropriado.
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É correto afirmar, que nos termos

  • A da Lei Federal no 9.784/99, o processo administrativo somente poderá se iniciar de ofício, pois é vedado ao interessado peticionar solicitando a instauração e instrução do processo.
  • B da Lei Federal no 8.429/92, o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.
  • C da Lei Complementar no 101/00, lei municipal não poderá fixar limites inferiores àqueles da Lei Complementar para as dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito e concessão de garantias.
  • D da Lei Federal no 12.527/11, a informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, independentemente da anuência do requerente, exigindo-se a elaboração de requerimento digital.
  • E do Decreto-Lei no 201/67, impedir o funcionamento regular da Câmara trata-se de crime de responsabilidade que sujeitará o Prefeito ao julgamento da Câmara dos Vereadores.
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A respeito das disposições processuais (administrativa e judicial) constantes da Lei no 8.666/93, é correto afirmar que

  • A a apuração dos crimes nela previstos compete ao Ministério Público, mas depende de provocação dos órgãos administrativos integrantes do sistema de controle interno.
  • B no processo e julgamento dos crimes nela previstos, finda a instrução, em regra, as alegações finais serão orais e, apenas em caso de comprovada complexidade, conceder-se-á às partes prazo para apresentação, por escrito.
  • C da sentença que julgar os crimes nela previstos caberá apelação, a ser interposta no prazo de 2 dias, sendo facultado apresentar as razões de recurso no órgão colegiado.
  • D o recurso interposto contra o ato administrativo de julgamento de propostas terá efeito suspensivo; já ao interposto contra o indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral poderá ser atribuído efeito suspensivo.
  • E contra os atos administrativos de habilitação ou inabilitação de licitante, aplicação de pena de advertência, suspensão temporária e multa, cabe pedido de reconsideração, a ser interposto no prazo de 05 dias.

Legislação Federal

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Sobre possíveis condutas do servidor do IBGE, observe as assertivas a seguir.


I. ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

II. zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

III. exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.


De acordo com o Código de Ética do servidor público do IBGE, dentre os itens acima, são deveres fundamentais do servidor do instituto:

  • A somente I;
  • B somente III;
  • C somente I e II;
  • D somente I e III;
  • E I, II e III.

Direito Administrativo

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A Lei n.º 8.666/1993 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras e serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. No Capítulo IV – Das Sanções Administrativas e da Tutela Judicial, na Seção III, há a disposição dos crimes e das penas relativos à licitação. De acordo com Lei n.º 8.666/1993, assinale a alternativa correta.

  • A O agente público que dispensar ou inexigir licitação, fora das hipóteses previstas em lei, estará cometendo crime. Contudo, aquele que tenha concorrido para consumação da ilegalidade não poderá ser penalizado.
  • B Aquele que frustrar, mediante ajuste, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o objetivo de obter para outrem vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação, não estará cometendo irregularidade sujeita à detenção.
  • C Admitir à licitação ou celebrar contrato com empresa ou profissional declarado como inidôneo é considerado como crime previsto na lei em comento.
  • D A devassa do sigilo da proposta apresentada em procedimento licitatório não poderá ser considerada como crime punível com detenção e multa.
  • E O licitante que se abstém ou desiste de licitar, em razão de vantagem oferecida, não poderá sofrer nenhum tipo de penalidade.
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Quanto às fontes do direito administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A Não existe nenhuma espécie de hierarquia entre as fontes do direito administrativo; todas elas são passíveis e capazes de inovar na ordem jurídica.
  • B A lei como fonte do direito administrativo deve ser entendida de forma ampla, contemplando todas as espécies normativas, incluídas as secundárias, como capazes e aptas a estabelecer direitos e deveres.
  • C A doutrina ostenta papel importante como fonte do direito administrativo, esclarecendo e elucidando normas de modo a fomentar a sua observância e aplicação.
  • D Atualmente, com uma cada vez maior judicialização de políticas públicas, a jurisprudência passou a ocupar a mesma força cogente que a lei, ambas fontes do direito administrativo.
  • E Os costumes desempenham papel importante e, a bem da segurança jurídica, podem, eventualmente, quando contrariarem lei, sobre ela prevalecer.
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Com base na Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), assinale a alternativa correta.

  • A O termo inicial da prescrição da pretensão punitiva em ações de improbidade é a data do cometimento do ilícito
  • B A instauração de inquérito civil público suspende o curso do prazo prescricional.
  • C As penas de perda da função, de suspensão de direitos políticos e de proibição de contratação com a Administração admitem cumprimento provisório, dispensando trânsito em julgado da decisão condenatória.
  • D A condenação em reparação ao erário é imprescritível, sendo extensível ilimitadamente ao patrimônio dos herdeiros do agente ímprobo.
  • E As sanções ao agente autor de ato de improbidade podem ser cumuladas com sanções disciplinares e penais, sem que com isso incorra em bis in idem.
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No que se refere ao disposto no Estatuto do Servidor Público Federal (Lei n. 8.112/1990), é correto afirmar que

  • A a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a instaurar, imediatamente, processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
  • B a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá, como medida cautelar, afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, sem remuneração.
  • C as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.
  • D o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 120 (cento e vinte) dias, contados da data do fato, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.
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Considerando a Constituição Federal de 1988 e as disposições nela inscritas relativamente à administração pública, é correto afirmar que

  • A o prazo de validade do concurso público é improrrogável.
  • B a vinculação ou a equiparação de espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público é admitida.
  • C o Poder Público deve realizar processo de licitação para aquisição e alienações de bens, bem como contratação de obras e serviços, salvo os casos específicos previstos em lei.
  • D os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência são privativos da administração pública federal, não sendo aplicáveis à administração pública estadual, municipal e distrital.
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A expressão agentes públicos possui sentido amplo. Significa o conjunto de pessoas que, a qualquer título, exerce uma função pública como preposto do Estado. Acerca dos agentes públicos, assinale a alternativa correta.

  • A Somente será considerado como agente público aquele que for investido em cargo público por meio de concurso público ou nomeado para cargo comissionado.
  • B Caso não exista remuneração para a pessoa que exerce a função pública, esta não poderá ser considerada como agente público.
  • C Os membros do Poder Legislativo, como deputados e senadores, não podem ser considerados como agentes públicos, mas sim como agentes políticos.
  • D O exercício transitório da função pública não caracteriza a pessoa como agente público, sendo necessário que exista o vínculo permanente.
  • E Todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, função pública será considerado como agente público.

Gestão de Pessoas

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Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.


Essa barreira à comunicação é conhecida como:

  • A percepção seletiva;
  • B desvio de feedback;
  • C filtragem;
  • D sobrecarga de informações;
  • E efeito disponibilidade.
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A avaliação de desempenho é um processo conduzido de diferentes formas, nas diversas organizações. Um dos aspectos mais importantes nesse processo é definir quem conduzirá a avaliação de desempenho. Por vezes, esse processo é centralizado na área de recursos humanos, que assume total responsabilidade por sua realização. Entre as desvantagens da centralização da avaliação de desempenho na área de recursos humanos, pode-se apontar:

  • A não permitir o uso de entrevistas de feedback, limitando a correção do desempenho inadequado;
  • B tendência a focar em resultados extremos, tanto positivos quanto negativos, em detrimento dos desempenhos médios;
  • C tendência a trabalhar com medidas tais como médias e medianas, em detrimento do desempenho individualizado;
  • D exigir o uso dos métodos de ordenação múltipla e distribuição forçada, resultando em complexidade de execução;
  • E exigir o mapeamento prévio das competências e dos gaps de competências, medindo apenas o desempenho passado
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Para a criação de equipes eficazes, é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.

É uma variável de composição da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:

  • A sistemas de avaliação de desempenho;
  • B nível de conflito interno;
  • C propósito comum;
  • D autoconfiança da equipe;
  • E personalidade dos membros da equipe.
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Em uma organização, o método de avaliação de desempenho consiste em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo.
Esse tipo de método tradicional de avaliação de desempenho e uma de suas principais vantagens são, respectivamente:

  • A escolha forçada; baixo custo de aplicação;
  • B escalas gráficas; facilidade de compreensão e utilização;
  • C incidentes críticos; facilidade no feedback ao avaliado;
  • D distribuição forçada; eliminação do efeito halo;
  • E ordenação múltipla; utilização de vários critérios de avaliação.
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Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de seis pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade por definir suas metas de desempenho.

Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:

  • A do tipo de comprometimento organizacional do líder;
  • B das expectativas dos superiores hierárquicos;
  • C da situação do mercado e da estratégia organizacional;
  • D do grau de capacidade e interesse dos subordinados em desempenhar suas tarefas;
  • E do grau de inovação e de dificuldade das tarefas desempenhadas.
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Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor declarou que a maior parte do seu tempo era dedicada a interagir com os membros de sua equipe, orientando-os nas suas tarefas e levando-os à realização dos seus objetivos. Posteriormente, o funcionário foi promovido a gerente, e seu tempo passou a ser dedicado a elaborar orçamentos e programar o trabalho dos subordinados.
O funcionário desempenhou essencialmente, nos cargos de supervisor e de gerente, os seguintes papéis, respectivamente:

  • A interpessoal, de elemento de ligação; decisório, de negociador;
  • B interpessoal, de líder; decisório, de administrador de recursos;
  • C informacional, de monitor; interpessoal, de líder;
  • D decisório, de solucionador de conflitos; decisório, de administrador de recursos;
  • E decisório, de negociador; informacional, de monitor.

Administração Geral

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O adequado desempenho da função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes. Sistemas de controle eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como, entre outros:

  • A precisão e flexibilidade;
  • B critério único e aceitação;
  • C hierarquização de objetivos e retroação;
  • D definição pelo topo da hierarquia e inovação;
  • E simultaneidade e ênfase na exceção.

Gestão de Pessoas

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Em uma organização, um grupo de trabalho de oito pessoas apresenta baixa produtividade. Na avaliação do gerente responsável, embora haja metas claras e desafiadoras de desempenho a serem alcançadas pelo grupo, há pouca coesão entre os membros. Para estimular a coesão do grupo, seria uma iniciativa adequada:

  • A criar metas individuais de desempenho;
  • B estimular o pensamento de grupo (groupthink);
  • C reduzir o conflito de papéis;
  • D aumentar o tamanho do grupo;
  • E estimular competição com outros grupos.

Administração Geral

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Em um órgão público, um funcionário do setor de TI foi promovido ao cargo de gerente - um cargo de nível tático.

Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades do tipo:

  • A informacionais;
  • B técnicas;
  • C conceituais;
  • D estratégicas;
  • E humanas.

Gestão de Pessoas

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As competências podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos que o indivíduo mobiliza e aplica, de forma reiterada, dentro de um contexto organizacional, agregando valor à organização e a si mesmo. Esse conceito destaca que a competência individual tem duas dimensões, a saber:

  • A capacidades e entregas;
  • B atitudes e desempenho;
  • C conhecimentos e atitudes;
  • D metas e desempenho;
  • E expectativas e entregas.