Resolver o Simulado Auditor Fiscal - VUNESP

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Direito Tributário

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É correto afirmar, com relação ao imposto sobre serviços de qualquer natureza:

  • A caberá à lei municipal fixar suas alíquotas máximas e mínimas.
  • B incidirá sobre receitas decorrentes de aluguel de bens móveis.
  • C não poderá ser objeto de qualquer forma de isenção ou incentivo fiscal.
  • D incidirá também sobre a exportação de serviços para o exterior.
  • E incide sobre a prestação de serviços de transporte intramunicipal de passageiros.
2

A empresa ABC Ltda. encontra-se em processo de falência. No curso desse processo, um dos estabelecimentos comerciais da empresa é alienado judicialmente, dando continuidade o adquirente à exploração do estabelecimento, sob a outra razão social. A respeito da responsabilidade tributária pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato, é correto afirmar, com base no Código Tributário Nacional:

  • A o adquirente do estabelecimento responderá subsidiariamente com o alienante, se este iniciar, dentro de seis meses da data da alienação, nova atividade no mesmo ramo de comércio.
  • B o adquirente do estabelecimento responderá integralmente, se o alienante cessar a exploração do comércio, indústria ou atividade.
  • C caso o adquirente seja sócio da sociedade falida ou sociedade controlada pelo devedor falido, poderá vir a responder integralmente pelos tributos devidos em razão do estabelecimento adquirido.
  • D o adquirente responderá pelos tributos devidos em razão do estabelecimento adquirido apenas na hipótese de ser parente, em linha reta ou colateral até o 4°(quarto) grau, consanguíneo ou afim.
  • E o produto da alienação judicial do estabelecimento será destinado de imediato ao pagamento dos tributos devidos, cessando a responsabilidade do alienante após o esgotamento desse produto.
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A Procuradoria do Município X ingressa com ação de execução fiscal contra a empresa DEF S/A, anexando à petição inicial certidão de dívida ativa (CDA), na qual há menção ao valor originário da dívida e o seu fundamento legal. Após a garantia da execução pelo devedor por meio de depósito em dinheiro e da apresentação de embargos à execução, mas antes de proferida decisão de 1ª instância, a Procuradoria percebe que houve um erro na CDA, que indicou equivocadamente o valor da dívida e que também indicou equivocadamente o fundamento legal da dívida. A respeito da situação apresentada, é correto afirmar, com base na legislação nacional:

  • A o erro quanto ao valor da dívida decorre do fato de a CDA ter utilizado o valor original da dívida, quando a lei determina que seja apresentado o seu valor atualizado para o momento do protocolo da ação de execução.
  • B por já terem sido apresentados os embargos à execução, não é mais possível a emenda ou substituição da CDA, devendo o juiz julgar improcedente a execução caso essa seja por valor superior ao efetivamente devido.
  • C apenas caso a dívida efetiva seja menor do que a dívida contida na CDA anexada à petição inicial, o juiz deverá permitir a emenda ou substituição da certidão, pois nesse caso os embargos apresentados poderão ser aproveitados sem prejuízos ao executado.
  • D até a decisão de 1ª instância, a CDA poderá ser emendada ou substituída, assegurada a devolução do prazo para embargos, para que não haja prejuízos à defesa; caso a dívida efetiva seja superior à informada originalmente, poderá ser necessária a complementação do depósito.
  • E após a citação do devedor em decorrência do despacho do juiz que defere a petição inicial, não é mais possível a emenda ou substituição da CDA, devendo o juiz, caso não haja desistência da ação por parte da Procuradoria, julgar improcedente a execução.

Legislação Municipal

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Com base na Lei Municipal n° 12.392/2005, é responsável solidário pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza

  • A a pessoa natural pelo crédito tributário devido pelo alienante, quando venha a adquirir fundo de comércio, na hipótese de continuidade por parte deste da exploração da atividade.
  • B o sócio, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, pelo crédito tributário da sociedade.
  • C o administrador judicial, pelo crédito tributário devido pela sociedade empresária falida.
  • D o tomador ou intermediário do serviço que não emitir nota fiscal.
  • E o sócio remanescente ou seu espólio, pelo crédito tributário da pessoa jurídica extinta, ainda que não continue a respectiva atividade.
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Relativamente ao depósito voluntário e ao pagamento parcial de tributo, com base na Lei Municipal n° 13.104/2007, assinale a alternativa correta.

  • A O depósito voluntário parcial suspende a exigibilidade do crédito na extensão do seu valor
  • B O depósito parcial do crédito controverso não é admitido.
  • C O depósito pode ser realizado em qualquer fase do processo administrativo.
  • D O depósito integral suspende a exigibilidade do crédito e impede a realização do lançamento.
  • E Os descontos, concedidos em lei específica para pagamento à vista do tributo, serão aplicados aos depósitos administrativos.

Direito Tributário

6

Nos exatos termos da legislação nacional, é tributo

  • A toda obrigação financeira, compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que constitua ou não sanção de ato ilícito, instituída pela legislação tributária e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
  • B toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
  • C toda prestação pecuniária, compulsória ou não, em moeda, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída pela legislação tributária e cobrada mediante atividade administrativa discricionária.
  • D toda obrigação financeira, compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que constitua ou não sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente discricionária.
  • E toda prestação pecuniária, compulsória ou não, em moeda, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída pela legislação tributária e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
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Quanto às espécies tributárias, assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

  • A Taxas: imposto cobrado em função de serviço público prestado ao cidadão ou posto à sua disposição, cuja base de cálculo não pode coincidir com a dos demais tributos.
  • B Impostos: tributos cobrados em razão da ocorrência de fatos geradores específicos, conforme regras de competência fixadas constitucionalmente, cujo produto é, em regra, vinculado a finalidades precisas.
  • C Contribuições de melhoria: instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária.
  • D Empréstimos compulsórios: espécie tributária prevista constitucionalmente, de competência dos Estados e do Distrito Federal, passível de cobrança em situações extraordinárias.
  • E Contribuições de intervenção no domínio econômico: tributos parafiscais de competência da União, cobrados em razão do exercício do poder de polícia sobre certas atividades econômicas.
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São tributos de competência dos Municípios:

  • A imposto sobre serviços de telecomunicação, contribuições sociais sobre folha de pagamentos, imposto de renda sobre proventos pagos pelos Municípios.
  • B contribuição para custeio da iluminação pública, taxa de fiscalização dos serviços notariais e de registros públicos, imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.
  • C impostos residuais, contribuições para custeio dos regimes próprios de previdência dos servidores municipais, taxas de fiscalização de companhias de capital aberto.
  • D imposto sobre transmissão de bens imóveis inter vivos, imposto sobre transmissão causa mortis de bens e direitos de qualquer natureza e doação, contribuição para custeio da iluminação pública.
  • E contribuições para custeio dos regimes próprios de previdência dos servidores municipais, taxa para custeio do serviço público específico e divisível de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares, imposto sobre serviços de qualquer natureza.
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A respeito do imposto sobre serviços de qualquer natureza, é correto afirmar que

  • A será não cumulativo.
  • B incide sobre o serviço de locação de bens móveis.
  • C será seletivo em razão da essencialidade do serviço.
  • D incidirá também sobre as exportações de serviços para o exterior.
  • E cabe à lei complementar fixar as suas alíquotas máximas e mínimas.
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A respeito do imposto predial e territorial urbano, é correto afirmar que

  • A poderá ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.
  • B para fins desse imposto, entende-se como zona urbana a definida em lei estadual.
  • C será progressivo em razão do valor do imóvel.
  • D será progressivo no tempo, salvo previsão específica em lei.
  • E terá como base de cálculo o valor de aquisição dos imóveis.

Legislação Estadual

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Segundo a Lei Estadual n° 10.261/1968, o funcionário público estadual tem como um dos seus deveres:

  • A residir no local onde exerce o cargo ou onde autorizado.
  • B protelar o atendimento às requisições feitas pelas autoridades judiciárias ou administrativas.
  • C proceder na vida pública e privada da maneira que julgar melhor.
  • D tornar público os assuntos da repartição.
  • E deixar de cumprir as ordens superiores, quando entender necessário.
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Assinale a alternativa correta sobre a responsabilidade do funcionário público estadual, conforme previsto na Lei n° 10.261/1968.

  • A Caracteriza-se especialmente a responsabilidade do funcionário pelas faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuízos que sofrerem os bens e os materiais da repartição, ainda que não estejam sob sua guarda nem sujeitos à sua fiscalização.
  • B A pena de repreensão e a de suspensão, no caso de reincidência, devem ser aplicadas nas hipóteses em que houve má-fé em erro de cálculo ou redução contra a Fazenda Estadual.
  • C O funcionário que adquirir materiais em desacordo com disposições legais e regulamentares, será responsabilizado pelo respectivo custo, não sendo possível, porém, se proceder a desconto no seu vencimento ou remuneração.
  • D O funcionário é responsável por todos os prejuízos que, nessa qualidade, causar à Fazenda Estadual, por dolo ou culpa, devidamente apurados, dentre os quais está a sonegação de valores e objetos confiados à sua guarda ou responsabilidade.
  • E Nos casos de indenização à Fazenda Estadual, o funcionário será obrigado a repor a importância do prejuízo causado em virtude de omissão em efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais, podendo fazê-lo de forma parcelada.
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Sobre a responsabilidade administrativa do funcionário público estadual, prevista na Lei n° 10.261/1968, assinale a alternativa correta.

  • A A responsabilidade administrativa exime o funcionário da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber.
  • B A responsabilidade administrativa é vinculada à responsabilidade civil e à criminal.
  • C O servidor absolvido pela Justiça será reintegrado ao serviço público, no cargo que ocupava, mas com vencimentos reduzidos.
  • D Não será responsabilizado o funcionário que, fora dos casos expressamente previstos nas leis, regulamentos ou regimentos, cometer a pessoas estranhas às repartições o desempenho de encargos que lhe competirem ou aos seus subordinados.
  • E O processo administrativo só poderá ser sobrestado para aguardar decisão judicial por despacho motivado da autoridade competente para aplicar a pena.

Direito Constitucional

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Considere o caso hipotético de um candidato aprovado em concurso público que teve a sua nomeação invalidada antes da posse. A esse respeito, é correto ao afirmar que

  • A o Superior Tribunal de Justiça sumulou o assunto determinando que a nomeação de funcionário concursado pode ser desfeita antes da posse.
  • B o Supremo Tribunal Federal sumulou o assunto determinando que o funcionário nomeado por concurso não tem direito à posse.
  • C o Superior Tribunal de Justiça sumulou o assunto determinando que a nomeação de funcionário sem concurso pode ser desfeita antes da posse.
  • D o Superior Tribunal de Justiça sumulou o assunto determinando que o funcionário nomeado por concurso não tem direito à posse.
  • E o Supremo Tribunal Federal sumulou o assunto determinando que o funcionário nomeado por concurso tem direito à posse.

Direito Administrativo

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Com relação às audiências públicas previstas no processo administrativo, Lei Federal n° 9.784/99, é correto afirmar:

  • A a autoridade responsável pelo processo administrativo deverá obrigatoriamente realizar audiência pública antes da tomada de decisão.
  • B os resultados da consulta e audiência pública e de outros meios de participação de administrados deverão ser apresentados com a indicação do procedimento adotado.
  • C quando necessária à instrução do processo, a audiência de outros órgãos ou entidades administrativas poderá ser realizada em reunião conjunta, com a obrigatória participação dos titulares dos órgãos competentes, sendo vedada a sua representação.
  • D antes da tomada de decisão, a juízo da autoridade, diante da relevância da questão, poderá ser realizado um debate sobre a matéria do processo, sendo vedada a realização de audiência pública.
  • E quando necessária ao julgamento do processo, a audiência de outras entidades administrativas deverá ser realizada isoladamente, sendo vedada a realização de reunião conjunta.
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Considere o seguinte caso hipotético: o Procurador “X” é instado a se manifestar sobre uma parceria público-privada envolvendo a concessão de serviços públicos e, alicerçado na Lei n° 8.987/95, estará correto ao afirmar que

  • A a Lei n° 8.987/95 não admite a concessão de serviços públicos por meio de contrato de parceria público-privada.
  • B a parceria público-privada somente poderá envolver uma concessão administrativa de serviços públicos, nos termos da referida legislação, se o contrato corresponder a valores superiores a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).
  • C há possibilidade de parceria público-privada na concessão de serviços públicos que envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
  • D a parceria público-privada somente poderá envolver uma concessão administrativa de serviços públicos quando estiver prevista a cobrança de contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
  • E a concessão administrativa é o único contrato possível para a concessão de serviços públicos, com previsão na referida legislação, desde que por meio de contrato de parceria público-privada.
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Mévio foi denunciado por crime previsto na Lei n° 8.666/93 (Lei de Licitação). Condenado, Mévio interpôs recurso de apelação, no prazo de 8 dias. O recurso não foi admitido. O recurso interposto por Mévio não foi admitido visto que

  • A a Lei de Licitações prevê recurso em sentido estrito, interponível no prazo de 3 dias.
  • B a despeito de a lei prever recurso de apelação, o prazo é de 5 dias.
  • C a Lei de Licitações prevê recurso em sentido estrito, interponível no prazo de 5 dias.
  • D a despeito de a lei prever recurso de apelação, o prazo é de 3 dias.
  • E a despeito de a lei prever recurso de apelação, o prazo é de 2 dias.

Legislação Municipal

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O Município de Campinas, por meio da Lei Complementar n° 202/2018, instituiu o Sistema de Controle Interno da Administração Pública municipal direta e indireta. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A a sistematização do controle interno, na forma estabelecida nessa lei, substituiu os controles próprios existentes no âmbito da Administração Pública municipal, bem como o controle administrativo inerente a cada área.
  • B compete exclusivamente às unidades setoriais de controle interno da Administração direta, em seu âmbito de atuação, apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
  • C é garantida aos servidores integrantes do Sistema de Controle Interno a estabilidade no cargo efetivo, sempre que no curso de auditoria, ainda que antes de completados 3 (três) anos de efetivo exercício.
  • D estão sujeitas ao Sistema de Controle Interno as entidades de direito privado localizadas no Município de Campinas, ainda que não sejam beneficiárias de convênios, auxílios, renúncias e subvenções ou qualquer outro instrumento de repasse de recursos do Município.
  • E o controle interno processar-se-á nas modalidades de prestação de contas, tomada de contas, auditoria, fiscalização.

Direito Administrativo

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De acordo com a Lei Federal n° 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos), a duração dos contratos administrativos fica adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, podendo excepcionalmente ser prorrogada

  • A para além de 60 (sessenta) meses e por até 12 (doze) meses, desde que devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, nos contratos administrativos que tenham por objeto a prestação de serviços a serem executados de forma contínua.
  • B pelo período necessário ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa na hipótese de declarado estado de necessidade ou de calamidade pública pela autoridade superior.
  • C pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato na hipótese de alteração do projeto pela Administração, desde que devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior.
  • D para além de um exercício financeiro e pelo prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, nos casos em que parcelas de obras e serviços não tenham ainda sido concluídas, mediante manifestação técnica fundamentada ratificada pela autoridade superior.
  • E para além de um exercício fiscal nos casos em que houver manifestação técnica que comprove a vantagem econômica e financeira de manutenção do contrato, ratificada pela autoridade superior e pelo Tribunal de Contas competente.
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Durante a execução de contrato administrativo de prestação de serviços celebrado nos termos da Lei federal n° 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos), no momento de realizar o pagamento da fatura apresentada pela contratada, o departamento de administração do poder público contratante verifica que a empresa não mais possui certidão negativa de débitos tributários e da dívida ativa, apresentada por ocasião da habilitação em licitação. Nesse cenário hipotético, o poder público contratante poderá

  • A anular o contrato administrativo.
  • B revogar o contrato administrativo.
  • C denunciar o contrato administrativo.
  • D manter a execução do contrato e reter o pagamento devido à contratada, em sua integralidade.
  • E rescindir o contrato administrativo, assegurado o contraditório e ampla defesa.

Auditoria

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      Fulano de Tal é auditor de controle interno de um Município brasileiro e é designado para a realização de auditoria sobre um programa de transferência de renda mantido por esta instituição. Fulano de Tal não concorda com a política em questão, pois entende que “ensinar a pescar é mais importante do que dar o peixe”. Em razão das diferenças ideológicas que logo ficam claras, Fulano de Tal tem dificuldades no relacionamento com os responsáveis pela área auditada, que passam a limitar o acesso de Fulano às informações e documentos necessários à realização do seu trabalho de auditoria. Após doze meses de auditoria, Fulano de Tal conclui o seu relatório nos termos a seguir apresentados, enviando-o ao seu superior, com cópia para todos os funcionários da área auditada, para o Ministério Público e para a imprensa local.

      “Relatório de Auditoria X

      Escopo: Auditoria sobre programa de transferência de renda Y

      Responsável pela área auditada: Z

      Os trabalhos iniciaram-se no dia 10/01/2018 e encerraram-se em 10/01/2019. Neste período, todas as informações requeridas pelo auditor foram disponibilizadas pelos responsáveis pela área auditada.

      Foram identificadas logo no início da auditoria seríssimas irregularidades irremediáveis na administração do programa de transferência de renda Y. Em primeiro lugar, foi observado que os responsáveis pela administração do programa são ineptos para a função, desconhecendo as regras mais básicas de civilidade e educação. Em segundo lugar, o programa está desenhado, em nossa opinião, sobre bases equivocadas, pois não privilegia a meritocracia, perpetuando a miséria.

      Recomendamos, portanto, o encerramento do programa Y e a imediata exoneração dos funcionários que hoje o administram.

      Fulano de Tal – Auditor de Controle Interno” 

Com base na situação descrita e nas normas relativas ao relatório de auditoria interna, é correto afirmar que

  • A o relatório identifica adequadamente os fatos constatados, as suas evidências e os riscos a eles associados.
  • B o relatório atende às melhores práticas, pois identifica o escopo e o período dos trabalhos, bem como identifica de modo preciso as suas conclusões.
  • C o relatório deveria ter mencionado a limitação no alcance dos procedimentos de auditoria decorrente da negativa de entrega de informações pelos responsáveis pela área auditada.
  • D o relatório apresenta o resultado dos trabalhos com objetividade e imparcialidade, apresentando claramente suas recomendações e providências a serem tomadas pela administração.
  • E a falta de colaboração dos responsáveis pela área auditada inviabiliza qualquer procedimento de auditoria, de maneira que o auditor deveria ter encerrado o serviço sem conclusão do relatório.
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      Fulano de Tal é auditor de controle interno de um Município brasileiro e é designado para a realização de auditoria sobre um programa de transferência de renda mantido por esta instituição. Fulano de Tal não concorda com a política em questão, pois entende que “ensinar a pescar é mais importante do que dar o peixe”. Em razão das diferenças ideológicas que logo ficam claras, Fulano de Tal tem dificuldades no relacionamento com os responsáveis pela área auditada, que passam a limitar o acesso de Fulano às informações e documentos necessários à realização do seu trabalho de auditoria. Após doze meses de auditoria, Fulano de Tal conclui o seu relatório nos termos a seguir apresentados, enviando-o ao seu superior, com cópia para todos os funcionários da área auditada, para o Ministério Público e para a imprensa local.

      “Relatório de Auditoria X

      Escopo: Auditoria sobre programa de transferência de renda Y

      Responsável pela área auditada: Z

      Os trabalhos iniciaram-se no dia 10/01/2018 e encerraram-se em 10/01/2019. Neste período, todas as informações requeridas pelo auditor foram disponibilizadas pelos responsáveis pela área auditada.

      Foram identificadas logo no início da auditoria seríssimas irregularidades irremediáveis na administração do programa de transferência de renda Y. Em primeiro lugar, foi observado que os responsáveis pela administração do programa são ineptos para a função, desconhecendo as regras mais básicas de civilidade e educação. Em segundo lugar, o programa está desenhado, em nossa opinião, sobre bases equivocadas, pois não privilegia a meritocracia, perpetuando a miséria.

      Recomendamos, portanto, o encerramento do programa Y e a imediata exoneração dos funcionários que hoje o administram.

      Fulano de Tal – Auditor de Controle Interno” 

Com base na situação descrita e nas normas relativas ao relatório de auditoria interna, é correto afirmar que o auditor

  • A agiu corretamente ao encaminhar diretamente cópia do relatório à imprensa, pois o princípio da publicidade deve reger todos os atos administrativos.
  • B deveria ter emitido relatório parcial, posto que afirma ter constatado logo no início dos trabalhos irregularidades graves que demandavam providências imediatas da administração da entidade.
  • C agiu corretamente ao encaminhar cópia do relatório ao Ministério Público, pois um dos objetivos da auditoria interna é contribuir com a punição de eventuais responsáveis por desvios.
  • D agiu de modo incorreto ao encaminhar cópia do relatório aos funcionários da área auditada, pois os relatórios de auditoria deverão ser tratados sempre de forma confidencial.
  • E agiu corretamente ao aguardar doze meses para revelar os fatos graves constatados, pois agiu visando recolher o maior número de evidências de auditoria possíveis para a elaboração do relatório.
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Quando se considera um modelo de controle interno, órgãos normativos como o CFC entendem que este deveria abranger aspectos como: ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação e monitoramento. Nesse contexto,

  • A como componentes de um bom sistema de controles internos, poderiam-se citar: procedimentos manualizados; processos decisórios estruturados e definição de alçadas.
  • B o objetivo da gestão dos riscos, do ponto de vista dos controles internos, é um objetivo relacionado ao setor privado e não apresenta utilidade para o setor público.
  • C alguns dos recentes escândalos envolvendo empresas publicas não ocorreram por falhas em nenhum dos elementos do sistema de controles internos definidos na norma.
  • D o sistema de controles internos, considerando-se os componentes listados, tem por objetivo facilitar a auditoria das contas públicas pelos tribunais de contas.
  • E o ambiente de controle é de menor importância, pois um bom sistema de controles internos assegura as melhores decisões para uma organização, independentemente das pessoas.
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A respeito da conceituação e dos objetivos da auditoria interna, é correto afirmar que

  • A a auditoria interna é exercida apenas nas pessoas jurídicas de direito privado, adaptando-se as normas de auditoria para seu emprego em entidades de outra natureza.
  • B a auditoria interna compreende técnicas e procedimentos, metodologicamente estruturados, com vistas a assistir primordialmente os sócios da entidade no cumprimento de seus objetivos.
  • C a atividade da auditoria interna tem por finalidade principal identificar focos de corrupção e demais fraudes na organização, não se ocupando de irregularidades causadas por erro, negligência ou falhas nos controles internos.
  • D o objeto da auditoria interna compreende a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos.
  • E a atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque experimental, subjetivo, assistemático e heurístico.
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Para o trabalho do auditor interno, é fundamental uma correta compreensão e manejo dos papéis de trabalho. Sobre esse insumo da atividade do auditor, é correto afirmar que

  • A devem ser elaborados em meio físico ou transpostos para meio físico, devendo ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional, por ao menos 30 (trinta) anos.
  • B constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.
  • C devem ter abrangência e grau de detalhamento mínimos, posto que apenas servem de apoio para as conclusões apresentadas de forma específica no relatório de auditoria.
  • D análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos anexados aos papéis de trabalho devem ter sua integridade verificada apenas quando haja fundada dúvida a respeito de sua legitimidade, que deve ser presumida.
  • E todos os papéis de trabalho que compõem uma auditoria deverão ser anexados ao relatório de auditoria, permitindo assim acesso direto do interessado às fontes primárias das opiniões apresentadas no relatório.
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Para que os resultados da auditoria interna sejam proveitosos à organização, é necessário que a auditoria seja adequadamente planejada, seguindo recomendações específicas, entre elas:

  • A o conhecimento superficial e preliminar da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade, quando existentes, para um adequado planejamento dos procedimentos e exames.
  • B deve avaliar a necessidade do uso do trabalho de especialistas, considerando que a necessidade de tais insumos inviabiliza a realização dos trabalhos técnicos de auditoria interna, por envolver um terceiro não pertencente à organização.
  • C o planejamento deve compreender os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.
  • D desconsideração das orientações e das expectativas externadas pela administração aos auditores internos, por representarem possível foco de prejuízo à necessária independência dos trabalhos dos auditores.
  • E os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser mantidos inalterados até o final dos trabalhos, de maneira a avaliar a aderência dos resultados ao planejamento.
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Os procedimentos da auditoria interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. A respeito dos procedimentos de auditoria, é correta a correlação feita em:

  • A evidências – informações que fundamentam os resultados da auditoria, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis.
  • B inspeção – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.
  • C observação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações.
  • D circularização – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.
  • E testes substantivos – visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
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João e Maria são auditores internos da organização ABC S/A, instituição financeira com mais de R$ 10 bilhões em ativos sob sua administração e que já foi acusada no passado de “maquiar” seus balanços, deixando de dar baixa de ativos financeiros em conformidade com as normas contábeis. Para verificar a correção dos saldos de contas contábeis de alguns instrumentos financeiros mantidos para negociação pela empresa, João e Maria pensaram em realizar testes sobre uma amostra dos instrumentos financeiros registrados na conta contábil, uma vez que lhes pareceu impraticável verificar cada um dos instrumentos. Além disso, João e Maria observaram que, por serem os instrumentos financeiros em questão, títulos escriturais, a sua avaliação dependeria fortemente de análise de dados processados eletronicamente pelo sistema de informação interno da empresa. Nem João, nem Maria, porém, têm conhecimentos suficientes em tecnologia de informação ou no sistema de informação utilizado pela empresa. Tendo em vista a situação descrita, é correto afirmar que

  • A as normas técnicas de auditoria não autorizam a utilização de técnicas de amostragem, de maneira que os auditores em questão deverão buscar alternativas para a verificação de toda a população de lançamentos contábeis e instrumentos financeiros que integram a conta em questão.
  • B em razão do sigilo bancário, não seria possível aos auditores internos adotar procedimento de auditoria consistente no acompanhamento da execução dos procedimentos de reconhecimento e desreconhecimento dos instrumentos financeiros pelas equipes operacionais da organização.
  • C a utilização de processamento eletrônico de dados pela entidade não requer que exista, na equipe da auditoria interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informação e os sistemas de informação utilizados.
  • D os auditores internos têm poder para requisitar, sob as penas da lei, que os responsáveis na empresa pelos procedimentos sob auditoria declarem a fidelidade de eventuais documentos apresentados à realidade, isentando os auditores de qualquer responsabilidade.
  • E o fato de se tratar de empresa com histórico de falha nos controles internos relativos ao objeto da auditoria impõe maior critério em relação aos procedimentos a serem realizados, tanto no que se refere à sua extensão, quanto à sua profundidade.
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Tendo em vista os objetivos da auditoria interna, é fundamental que eventuais achados de auditoria recebam adequado tratamento pela organização, visando o aperfeiçoamento da administração e a geração de valor. A respeito da chamada matriz de responsabilização, é correto afirmar que

  • A deve ser sempre preenchida e anexada ao relatório de auditoria, de maneira a gerar maior adesão da alta administração ao instrumento e às recomendações apresentadas.
  • B tem por principal objetivo listar os achados de auditoria de forma pormenorizada, com as eventuais recomendações de melhorias.
  • C é também chamada de matriz de risco e visa apresentar, em gráfico cartesiano, a relação entre risco e responsável por seu monitoramento na organização.
  • D não objetiva avaliar a reprovabilidade da conduta e a culpabilidade do agente, mas identificar os responsáveis por futuras providências que venham a ser necessárias conforme apresentadas no relatório de auditoria.
  • E tem por objetivo identificar os agentes, as condutas e o nexo de causalidade com eventual ocorrência lesiva à organização de maneira a caracterizar a eventual responsabilidade do agente.
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A definição de risco de auditoria, para efeito dos princípios fundamentais de auditoria do setor público, significa risco de que

  • A o escopo de trabalho não seja entendido pela demanda.
  • B haja uso inadequado do relatório de auditoria.
  • C não haja emissão da carta de representação pela administração.
  • D os honorários calculados não sejam o suficiente para cobrir a demanda do trabalho.
  • E o relatório de auditoria possa ser inadequado.

Contabilidade Geral

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A Empresa Boa Grana ME fez um levantamento econômico-financeiro de sua situação e identificou os seguintes haveres: um estoque de mercadorias no valor de $ 200.000,00; um veículo, que usa para entregas, no valor de $ 80.000,00; uma dívida com fornecedores no valor de $ 60.000,00. Verificou ainda que alguns clientes fizeram compras para pagamento posterior, gerando um direito a receber no valor de $ 100.000,00; uma correspondência bancária informando um saldo disponível em conta-corrente de $ 80.000,00; tem ainda algumas contas a pagar de energia elétrica, água e comunicações no valor de $ 2.000,00. Consideradas estas informações, é correto afirmar que a empresa possui

  • A Ativos no valor de $ 460.000,00.
  • B Passivo Exigível no valor de $ 398.000.
  • C Patrimônio Líquido no valor de $ 62.000,00.
  • D Passivo Exigível mais Patrimônio Líquido no valor de $ 398.000,00.
  • E Patrimônio Líquido no valor de $ 522.000,00.
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Assinale a alternativa que apresenta a equação básica da Contabilidade e a relação entre os grupos do Balanço Patrimonial.

  • A O Passivo Circulante mais o Ativo Circulante é igual ao Patrimônio Líquido.
  • B O Ativo Circulante menos Ativo Permanente é igual ao Passivo Exigível Total.
  • C O Patrimônio Líquido é igual ao Ativo Circulante mais o Ativo Não Circulante.
  • D O Patrimônio Líquido mais Passivo Exigível Total é igual ao Ativo Total.
  • E O Resultado mais Despesa com Depreciação é igual ao acréscimo no Fluxo de Caixa.
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As demonstrações contábeis são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Considerando esses aspectos, assinale a alternativa correta dentre as apresentadas a seguir.

  • A Custo histórico recuperável relaciona-se ao valor econômico do fluxo de serviços a ser obtido de um ativo durante sua vida útil proporcionalmente ao seu custo de aquisição.
  • B O patrimônio líquido contábil mensurado de acordo com estes critérios não espelha o valor de uma entidade.
  • C O capital financeiro nominal implica considerar o valor presente dos fluxos financeiros e de serviços descontados a taxa de juros de oportunidade.
  • D Considerando-se uma taxa de juros de oportunidade de 10% e uma taxa de variação no nível geral de preços de 10% num determinado período, caso se use o conceito de manutenção financeira nominal do capital, partindo-se de um capital inicial de $ 100, poder-se-ia dizer que um agente econômico que tivesse chegado ao final do período com um capital de $ 121,00 teve um lucro de $ 9,00.
  • E Conforme o conceito de custo histórico de aquisição, o valor contábil de uma máquina, por exemplo, seria o valor pago por ela. os Custos de instalação e fretes, por exemplo, devem ser tratados como despesa de período.
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Considerando-se as Demonstrações Contábeis elaboradas de acordo com os procedimentos contábeis definidos em normas emitidas por órgãos normativos, como no CPC00, ou na NBC TG 1000 (R1), um aspecto que se nota é:

  • A sua adequação às necessidades tributárias e outras de usuários determinados, por serem de propósito geral.
  • B são elaboradas de acordo com o regime de caixa, por se destinarem às pequenas e médias empresas.
  • C as demonstrações contábeis de propósito geral podem não atender necessidades específicas de diferentes usuários como: proprietários, governo, ou fisco, apesar de estarem consonantes com as normas contábeis.
  • D são elaboradas tendo em vista usuários externos específicos como investidores ou órgãos de fiscalização.
  • E compreendem o conjunto de Relatórios: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado; Fluxo de Caixa; Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração do Valor Adicionado; DOAR – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
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Considere uma empresa da qual tenha sido roubado um veículo segurado, de sua propriedade. Sobre este evento, é correto afirmar:

  • A ocorreria, quando do recebimento da indenização, a contabilização: Débito – Bancos (Conta Movimentada) e Crédito: Veículos (pelo valor líquido do bem roubado).
  • B na ocasião da constatação do roubo, ocorreria o registro da Perda, um item componente do resultado não operacional, com a consequente baixa do ativo, líquido da depreciação, e, quando do recebimento da indenização, um débito na conta caixa e um crédito numa conta de Ganho com Indenização, um item componente do resultado não operacional.
  • C pelo roubo: crédito na conta do ativo (líquido da depreciação) e débito na conta Despesa de Seguros Antecipada. Pela indenização: débito na conta caixa e crédito na conta de Seguros Antecipados a Receber.
  • D a indenização pela empresa de seguros seria uma receita operacional, já prevista pela empresa, quando da contratação do seguro, que, assim, apareceria no ativo como um direito a receber.
  • E seria feito o registro na forma de um crédito na conta de Despesas Antecipadas de Seguro, na demonstração de resultado, pelo valor do veículo, e um débito na conta caixa, pelo mesmo valor.
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No processo de conciliação das contas a receber de clientes de uma indústria, qual é a fonte de informação usual para confirmar o saldo contábil da referida rubrica?

  • A Diário analítico.
  • B Razão auxiliar financeiro.
  • C Razão contábil.
  • D Extrato bancário.
  • E Carta de confirmação externa.
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De acordo com a norma contábil relacionada a investimentos, o conceito “compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle” é aplicado a

  • A Joint Venture.
  • B Controle consolidado.
  • C Controle combinado.
  • D Controle conjunto.
  • E Influência significativa.
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De acordo com a atual estrutura conceitual da contabilidade, sabe-se que o benefício econômico embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta e indiretamente, para

  • A a redução dos fatores econômicos dos passivos.
  • B o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.
  • C o lucro de uma entidade, ou mesmo para a redução de prejuízos.
  • D ser trocado ou substituído por outros ativos.
  • E ser distribuído para os proprietários da entidade.
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Uma empresa prestadora de serviços jurídicos adquiriu um terreno em 2019, mas a diretoria da entidade ainda não definiu como e quais são as condições de utilização desse terreno. Nesse sentido, considerando a Estrutura das Demonstrações Contábeis, esse terreno deve ser classificado, no Balanço Patrimonial da entidade, como

  • A Estoques.
  • B Exigível a longo prazo.
  • C Investimentos.
  • D Imobilizado.
  • E Intangível.
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De acordo com as normas contábeis, as contas classificadas no ativo serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez. Com isso, os balanços patrimoniais, especificamente no ativo circulante, apresentarão como primeira rubrica as disponibilidades.

Considerando o referido conceito, passinale a alternativa que demonstra o saldo de caixa e equivalentes de caixa de uma entidade, que apresentou os seguintes valores nas contas do Balanço Patrimonial:


Ativo Imobilizado ........ 170.000,00

Caixa ........ 15.000,00

Goodwill ..... 15.000,00

Bancos Depósito à Vista ......... 90.000,00

Impostos a Recolher ......... 60.000,00

Dividendos a Pagar . 50.000,00

Lucro Líquido ........ 95.000,00

Estoques ......... 80.000,00

Investimentos de Longo Prazo ........ 50.000,00

Contas a Receber ......... 130.000,00

Perda Estimada para Créditos de Liquidação Duvidosa ......... 5.000,00

Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata .......... 75.000,00


  • A R$ 15.000,00.
  • B R$ 105.000,00.
  • C R$ 180.000,00.
  • D R$ 230.000,00.
  • E R$ 245.000,00.

Noções de Informática

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O programa que integra os Assessórios do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, e que é utilizado para a visualização e organização de arquivos e pastas do disco rígido é o

  • A WordPad.
  • B Portal de Arquivos.
  • C Data Center.
  • D Windows Explorer.
  • E Central de Controle.
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Um funcionário está utilizando o programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, para elaborar um relatório sobre as vendas de sua empresa. Para inserir uma quebra de página no texto após o parágrafo que está digitando e continuar a edição no início da próxima página, ele poderá acionar as teclas de atalho CTRL e

  • A INSERT
  • B HOME.
  • C ENTER.
  • D END.
  • E PGDN.
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Os ícones da figura estão disponíveis na guia Inserir do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão.



Assinale a alternativa que contém o nome do grupo a que esses botões pertencem.

  • A Cabeçalho e Rodapé
  • B Tabelas
  • C Notas de Rodapé
  • D Configurar Página
  • E Páginas
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Um usuário está utilizando o programa MS Excel 2010, em sua configuração padrão, para controlar seus gastos anuais. Para tanto, digitou os gastos de cada mês em uma planilha. Desejando imprimir os dados lançados, ele selecionou as 12 planilhas que compõem a pasta de trabalho e configurou o menu Imprimir, como mostrado na figura:



Sabendo que cada planilha ocupa exatamente uma folha do papel disponível na impressora, o número de folhas que serão impressas depois que o usuário pressionar o botão Imprimir é:

  • A 18.
  • B 12.
  • C 36.
  • D 15.
  • E 24.
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As células de uma planilha que está sendo editada com o programa Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão, foram preenchidas conforme mostrado na figura.



Se a fórmula =SE(B1>5;A4;C4-A2) for digitada na célula C5, o valor obtido nessa célula será

  • A 55.
  • B 47.
  • C 89.
  • D 95.
  • E 21.
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Um usuário do programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, utilizou os botões mostrados na figura a seguir para definir os efeitos de transição de dois slides de sua apresentação.



Os efeitos de transição de slides correspondentes aos botões da figura são, respectivamente:

  • A Empurrar e Descobrir.
  • B Esmaecer e Formar.
  • C Dividir e Revelar.
  • D Revelar e Recortar.
  • E Dividir e Descobrir.
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No programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, é possível transformar a apresentação de slides em vídeo, gravar e sincronizar narração de voz. Assim, será possível assistir a essa apresentação em qualquer computador, sem a necessidade de estar instalado um programa de slides nesse aparelho. O arquivo resultante dessa transformação será salvo no formato

  • A .wmv
  • B .potx
  • C .rtf
  • D .pdf
  • E .xps
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Um programa cliente de e-mail permite, essencialmente, compor, enviar e receber mensagens eletrônicas, desde que exista uma conta com senha cadastrada para o usuário em um servidor de e-mail.


Assinale a alternativa que contém o nome de um programa cliente de e-mail.

  • A Sun Firebird
  • B Microsoft Outlook
  • C Zimbra Desktape
  • D Mozilla Firefox
  • E Microsoft Wordpad
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Quando um usuário está utilizando um browser para navegar pelas páginas da World Wide Web, é comum que a página indicada por um hyperlink não exista mais. Nessa situação, é comum que o browser

  • A seja fechado e impedido de ser reaberto por 5 minutos.
  • B receba uma mensagem indicando que houve um erro.
  • C seja fechado, e o computador do usuário seja reiniciado.
  • D tente novos acessos à página em intervalos de 1 segundo.
  • E seja fechado, e o computador do usuário seja desligado.
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Um usuário do Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, está editando um arquivo de texto no programa Bloco de Notas. Caso esse usuário acione conjuntamente a tecla Windows e a tecla D, será

  • A desfeita a última ação da edição.
  • B mostrada a Área de Trabalho.
  • C aberto o Painel de Controle.
  • D aberto o último arquivo editado.
  • E salvo o arquivo em edição.
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