Resolver o Simulado VUNESP

0 / 110

Administração Geral

1

Hierarquia ou jerarquia (do grego hierarchía) é a ordenação de elementos em ordem de

  • A importância.
  • B idade.
  • C etnia.
  • D parentesco.
  • E riqueza.
2

O trabalho em equipe pode ser descrito como a ação de um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou trabalho, por obrigação ou não. Entre os principais objetivos desse tipo de trabalho, estão a troca de

  • A favores e as gentilezas.
  • B insinuações e as recomendações.
  • C conhecimento e a agilidade.
  • D simpatia e as confidências.
  • E amizade e a liberdade.
3

A comunicação organizacional pode ser dividida em externa e interna. Cada uma atende a um público diferente. A comunicação interna está focada nos

  • A concorrentes.
  • B distribuidores.
  • C fornecedores.
  • D colaboradores.
  • E clientes.
4

O comportamento organizacional é o estudo sistemático para se prever e influenciar as relações de trabalho entre indivíduos, grupos e da própria organização com eles. Através de estudos sistemáticos pode-se verificar as relações de causa e efeito nos relacionamentos existentes. As relações de causa e efeito são analisadas através da utilização de fatores, aqui denominados de variáveis dependentes e variáveis independentes. Uma variável independente é a suposta causa de algumas mudanças em uma variável dependente.


Assinale a alternativa que contempla uma variável dependente no estudo do comportamento organizacional.

  • A Características de personalidade dos indivíduos.
  • B Cultura interna da organização.
  • C Estilos de liderança.
  • D Padrões de comportamento aceitáveis pelo grupo.
  • E Cidadania organizacional.
5

Motivação, de modo geral, é tudo aquilo que influencia a pessoa a se comportar de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um determinado comportamento. Várias teorias foram desenvolvidas para explicar o processo de motivação dos indivíduos no ambiente do trabalho. Uma das teorias defende que “as recompensas extrínsecas reduzem o interesse intrínseco em uma tarefa se elas foram vistas como forma de controle da organização sobre o comportamento dos trabalhadores”.


Trata-se da

  • A Teoria da Avaliação Cognitiva.
  • B Teoria da Expectativa.
  • C Teoria do Estabelecimento de Objetivos.
  • D Teoria dos Dois Fatores.
  • E Teoria da Equidade.
6

Capital humano refere-se ao conjunto de talentos humanos que uma organização pode reunir para atingir seus objetivos. Mas, de nada adiantará ter um bom conjunto de talentos humanos, se o contexto não favorecer a atuação deles. O contexto, aqui referido, é o ambiente interno, resultado de políticas determinadas pela organização, que irá influenciar o comportamento do talento humano na execução de suas atividades e solução de problemas. O contexto deve ser favorável para que os talentos humanos possam contribuir para um bom desempenho da organização.


O contexto conforme definido pelo texto é determinado por aspectos, como:

  • A escolaridade das pessoas e localização geográfica da organização.
  • B imagem e reputação da organização.
  • C tipo de produto ou serviço e características do cliente.
  • D relações com fornecedores e clientes.
  • E organização do trabalho e cultura da organização..

Administração Pública

7

O uso de indicadores para a tomada de decisão é fundamental em organizações contemporâneas, e permite ao gestor público o conhecimento sobre a eficiência, eficácia e efetividade dos bens e serviços relacionados ao seu escopo de atividades. Indique qual das alternativas a seguir sinaliza corretamente à qual modelo organizacional e a qual processo se refere a prática descrita.

  • A Gerencialismo e gestão por desempenho.
  • B Governança e gestão participativa.
  • C Burocrático e gestão por resultados.
  • D Empresarial e gestão de parâmetros.
  • E Novo Serviço Público e gestão da qualidade.

Administração Geral

8

Assinale a alternativa que apresenta uma definição correta sobre o termo relacionado à gestão de processos.

  • A Tarefa: decomposição de atividades em um conjunto de ações.
  • B Processo: conjunto de atividades relacionadas aos objetivos operacionais da organização.
  • C Atividade: conjunto de funções especializadas para entrega dos produtos e/ou serviços.
  • D Subprocesso: decomposição do processo por atividades e tarefas.
  • E Macroprocesso: conjunto de processos relacionados aos objetivos táticos da organização.
9

Numa avaliação de perfil profissional dos gestores públicos recém-contratados de um município, percebeu-se que mais da metade deles possuia deficiência numa das funções administrativas conhecida como “direção”.


Assinale a alternativa que descreve corretamente esse tipo de deficiência.

  • A Dificuldades em visão estratégica e operacional, ou seja, de pensar em colocar em práticas as ideias e os projetos.
  • B Dificuldades em administrar as pessoas em busca dos objetivos, ou seja, com problemas em comunicar, incentivar, motivar e liderar pessoas.
  • C Problemas para estabelecer as prioridades de trabalho, assim como a divisão de tarefas e, finalmente, o controle dos processos e resultados.
  • D Deficiências de relacionamento interpessoal, indecisão e falta de liderança para indicar os rumos e os indicadores de controle das atividades.
  • E Debilidade para lidar com problemas, tomada de decisão e reordenamento de pessoal, pois não têm habilidade em lidar com números e resultados.
10

O Secretário Municipal de Gestão recém-eleito de um município paulista analisou as gestões anteriores e percebeu que nem sempre os programas e projetos da sua Secretaria atingiram os resultados esperados. Nesse sentido, ele conversou com funcionários de diferentes níveis hierárquicos e soube que, em geral, as propostas foram elaboradas tão somente pelo primeiro escalão, sem a participação dos demais funcionários. Diante dessa situação e consciente dos diferentes tipos de planejamento, ele propôs corretamente à sua equipe o exposto na alternativa:

  • A Planejamentos de curto, médio e longo prazos.
  • B Planejamentos situacional, gerencial e funcional.
  • C Análise SWOT, projeção de cenários e PDCA.
  • D Planejamentos estratégico, tático e operacional.
  • E Matriz BCG, análise SWOT e planejamento estratégico.

Direito Constitucional

11

Segundo estabelece expressamente a Constituição Federal, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de

  • A fixar indicadores de macroplanejamento a serem observados pela administração pública de forma compulsória, como forma de atender ao princípio da eficiência administrativa, e controlar o seu alcance, prestando contas à sociedade.
  • B avaliar o cumprimento das metas fiscais previstas na lei de diretrizes orçamentárias, a execução das sanções aplicadas pelos órgãos correicionais e dos orçamentos das entidades da administração indireta instituídas por esses poderes.
  • C comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração, declarando nulos os atos contrários à eficiência administrativa.
  • D sob pena de responsabilidade solidária, dar ciência ao respectivo Tribunal de Contas e à sociedade, por meio dos órgãos de imprensa, de eventuais irregularidades identificadas no âmbito de sua atuação.
  • E exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do ente da Federação.

Administração Financeira e Orçamentária

12

No tocante à Administração Financeira e Orçamentária do Setor Público, Planejamento e controle, é correto afirmar:

  • A são procedimentos não relacionados e independentes.
  • B no setor público, numa sociedade democrática, a definição dos controles é o mais importante, uma vez que a definição das políticas públicas é dada automaticamente pelo voto.
  • C no setor público, consubstanciam-se num processo integrado abrangendo: Planejamento Plurianual, Lei das Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
  • D não se aplica à atividade pública dada a imprevisibilidade dos cenários da gestão.
  • E no que diz respeito ao aspecto econômico, a definição de políticas públicas não deve incorporar o custo de oportunidade.
13

O orçamento público é uma lei que abrange uma previsão de receitas e a fixação das despesas para o próximo período e está sujeito a alguns princípios denominados Princípios Orçamentários. Tendo em vista essas informações, considere que uma proposta de lei orçamentária defina em seu texto as normas para privatização de empresas do governo e assinale a alternativa correta entre as apesentadas a seguir.

  • A Não fere nenhum princípio, pois estas normas dizem respeito aos processos necessários para obtenção das receitas orçamentárias.
  • B Seria antieconômica a longo prazo, por estar se desfazendo do patrimônio público.
  • C Fere o princípio da anualidade, pois toda forma de arrecadação pelo estado deveria ser definida no ano anterior à sua vigência.
  • D Deveria estar de acordo com o Plano Plurianual do próximo executivo da área orçada.
  • E Estaria em desacordo com o princípio da exclusividade.
14

A Despesa Orçamentária

  • A nem sempre deverá constar da Lei Orçamentária Anual, ou obter autorização do legislativo.
  • B é um consumo inesperado de recursos como, por exemplo, uma perda de material estocado.
  • C é prevista, porque é contabilizada em regime de caixa.
  • D é imutável, não havendo possibilidade de novas despesas, ou alterações após sua fixação, porque geraria déficit.
  • E é um conjunto de despesas, no qual a despesa com depreciação não é planejada.

Direito Financeiro

15

Determina a Constituição Federal que os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Acerca do tema, é correto afirmar:

  • A os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.
  • B caberá ao Tribunal de Contas examinar e emitir parecer sobre referidos projetos e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República.
  • C as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,5% (um inteiro e cinco décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que 1/3 (um terço) desse percentual será destinado a ações e serviços públicos de saúde.
  • D as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,5% (um inteiro e cinco décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos educacionais.
  • E os restos a pagar poderão ser considerados para fins de cumprimento da execução financeira prevista, conforme a disposição constitucional, até o limite de 60% (sessenta por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.

Legislação Municipal

16

A abertura de crédito extraordinário, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município de Guarulhos,

  • A poderá ser realizada livremente, a critério do Chefe do Poder Executivo.
  • B será admitida quando necessária para cobrir desequilíbrio do Caixa do Município.
  • C não será admitida em nenhuma hipótese.
  • D somente será admitida para atender às despesas imprevisíveis e urgentes.
  • E destina-se ao pagamento de serviços públicos relevantes quando não houver recursos regulares disponíveis.

Administração Financeira e Orçamentária

17

Esse princípio orçamentário possui a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa, em conformidade com a art. 2° da Lei n° 4.320/64. Trata-se do princípio da

  • A universalidade.
  • B publicidade.
  • C unidade ou totalidade.
  • D anualidade ou periodicidade.
  • E exclusividade.
18

Em conformidade com o art. 4° da LC n° 101/00, a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias), além de dispor sobre o equilíbrio entre receitas e despesas, também contemplará

  • A demais condições e exigências para transferências de recursos a outras unidades da federação.
  • B outras normas e exigências para transferências de recursos a entidades privadas.
  • C normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
  • D aplicação de critérios para a limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses na execução orçamentária e cumprimento de metas.
  • E todas as despesas relativas à dívida pública imobiliária ou contratual que constarão na lei orçamentária anual.
19

Em conformidade com o art. 2° da LC n° 101/00, a receita corrente líquida, excluídas as duplicidades, será apurada somando-se as receitas arrecadadas

  • A no mês em referência e nos onze anteriores.
  • B conforme a determinação da lei orçamentária anual.
  • C nos doze meses anteriores, somente.
  • D no mês atual e nos doze anteriores.
  • E nos doze meses próximos, conforme determina a lei das diretrizes orçamentárias.
20

Em conformidade com o art. 19 da LC n° 101/00, o total da despesa com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, sendo da União 50% e

  • A Estados 40% e Municípios 50%.
  • B Estados e Municípios 50%.
  • C Estados e Municípios 60%.
  • D Estados 50% e Municípios 60%.
  • E Estados 60% e Municípios 50%.

Auditoria

21

      Fulano de Tal é auditor de controle interno de um Município brasileiro e é designado para a realização de auditoria sobre um programa de transferência de renda mantido por esta instituição. Fulano de Tal não concorda com a política em questão, pois entende que “ensinar a pescar é mais importante do que dar o peixe”. Em razão das diferenças ideológicas que logo ficam claras, Fulano de Tal tem dificuldades no relacionamento com os responsáveis pela área auditada, que passam a limitar o acesso de Fulano às informações e documentos necessários à realização do seu trabalho de auditoria. Após doze meses de auditoria, Fulano de Tal conclui o seu relatório nos termos a seguir apresentados, enviando-o ao seu superior, com cópia para todos os funcionários da área auditada, para o Ministério Público e para a imprensa local.

      “Relatório de Auditoria X

      Escopo: Auditoria sobre programa de transferência de renda Y

      Responsável pela área auditada: Z

      Os trabalhos iniciaram-se no dia 10/01/2018 e encerraram-se em 10/01/2019. Neste período, todas as informações requeridas pelo auditor foram disponibilizadas pelos responsáveis pela área auditada.

      Foram identificadas logo no início da auditoria seríssimas irregularidades irremediáveis na administração do programa de transferência de renda Y. Em primeiro lugar, foi observado que os responsáveis pela administração do programa são ineptos para a função, desconhecendo as regras mais básicas de civilidade e educação. Em segundo lugar, o programa está desenhado, em nossa opinião, sobre bases equivocadas, pois não privilegia a meritocracia, perpetuando a miséria.

      Recomendamos, portanto, o encerramento do programa Y e a imediata exoneração dos funcionários que hoje o administram.

      Fulano de Tal – Auditor de Controle Interno” 

Com base na situação descrita e nas normas relativas ao relatório de auditoria interna, é correto afirmar que o auditor

  • A agiu corretamente ao encaminhar diretamente cópia do relatório à imprensa, pois o princípio da publicidade deve reger todos os atos administrativos.
  • B deveria ter emitido relatório parcial, posto que afirma ter constatado logo no início dos trabalhos irregularidades graves que demandavam providências imediatas da administração da entidade.
  • C agiu corretamente ao encaminhar cópia do relatório ao Ministério Público, pois um dos objetivos da auditoria interna é contribuir com a punição de eventuais responsáveis por desvios.
  • D agiu de modo incorreto ao encaminhar cópia do relatório aos funcionários da área auditada, pois os relatórios de auditoria deverão ser tratados sempre de forma confidencial.
  • E agiu corretamente ao aguardar doze meses para revelar os fatos graves constatados, pois agiu visando recolher o maior número de evidências de auditoria possíveis para a elaboração do relatório.
22

Quando se considera um modelo de controle interno, órgãos normativos como o CFC entendem que este deveria abranger aspectos como: ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação e monitoramento. Nesse contexto,

  • A como componentes de um bom sistema de controles internos, poderiam-se citar: procedimentos manualizados; processos decisórios estruturados e definição de alçadas.
  • B o objetivo da gestão dos riscos, do ponto de vista dos controles internos, é um objetivo relacionado ao setor privado e não apresenta utilidade para o setor público.
  • C alguns dos recentes escândalos envolvendo empresas publicas não ocorreram por falhas em nenhum dos elementos do sistema de controles internos definidos na norma.
  • D o sistema de controles internos, considerando-se os componentes listados, tem por objetivo facilitar a auditoria das contas públicas pelos tribunais de contas.
  • E o ambiente de controle é de menor importância, pois um bom sistema de controles internos assegura as melhores decisões para uma organização, independentemente das pessoas.
23

A respeito da conceituação e dos objetivos da auditoria interna, é correto afirmar que

  • A a auditoria interna é exercida apenas nas pessoas jurídicas de direito privado, adaptando-se as normas de auditoria para seu emprego em entidades de outra natureza.
  • B a auditoria interna compreende técnicas e procedimentos, metodologicamente estruturados, com vistas a assistir primordialmente os sócios da entidade no cumprimento de seus objetivos.
  • C a atividade da auditoria interna tem por finalidade principal identificar focos de corrupção e demais fraudes na organização, não se ocupando de irregularidades causadas por erro, negligência ou falhas nos controles internos.
  • D o objeto da auditoria interna compreende a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos.
  • E a atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque experimental, subjetivo, assistemático e heurístico.
24

Para o trabalho do auditor interno, é fundamental uma correta compreensão e manejo dos papéis de trabalho. Sobre esse insumo da atividade do auditor, é correto afirmar que

  • A devem ser elaborados em meio físico ou transpostos para meio físico, devendo ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional, por ao menos 30 (trinta) anos.
  • B constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.
  • C devem ter abrangência e grau de detalhamento mínimos, posto que apenas servem de apoio para as conclusões apresentadas de forma específica no relatório de auditoria.
  • D análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos anexados aos papéis de trabalho devem ter sua integridade verificada apenas quando haja fundada dúvida a respeito de sua legitimidade, que deve ser presumida.
  • E todos os papéis de trabalho que compõem uma auditoria deverão ser anexados ao relatório de auditoria, permitindo assim acesso direto do interessado às fontes primárias das opiniões apresentadas no relatório.
25

Para que os resultados da auditoria interna sejam proveitosos à organização, é necessário que a auditoria seja adequadamente planejada, seguindo recomendações específicas, entre elas:

  • A o conhecimento superficial e preliminar da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade, quando existentes, para um adequado planejamento dos procedimentos e exames.
  • B deve avaliar a necessidade do uso do trabalho de especialistas, considerando que a necessidade de tais insumos inviabiliza a realização dos trabalhos técnicos de auditoria interna, por envolver um terceiro não pertencente à organização.
  • C o planejamento deve compreender os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.
  • D desconsideração das orientações e das expectativas externadas pela administração aos auditores internos, por representarem possível foco de prejuízo à necessária independência dos trabalhos dos auditores.
  • E os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho, devendo ser mantidos inalterados até o final dos trabalhos, de maneira a avaliar a aderência dos resultados ao planejamento.
26

Os procedimentos da auditoria interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade. A respeito dos procedimentos de auditoria, é correta a correlação feita em:

  • A evidências – informações que fundamentam os resultados da auditoria, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis.
  • B inspeção – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.
  • C observação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações.
  • D circularização – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.
  • E testes substantivos – visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
27

João e Maria são auditores internos da organização ABC S/A, instituição financeira com mais de R$ 10 bilhões em ativos sob sua administração e que já foi acusada no passado de “maquiar” seus balanços, deixando de dar baixa de ativos financeiros em conformidade com as normas contábeis. Para verificar a correção dos saldos de contas contábeis de alguns instrumentos financeiros mantidos para negociação pela empresa, João e Maria pensaram em realizar testes sobre uma amostra dos instrumentos financeiros registrados na conta contábil, uma vez que lhes pareceu impraticável verificar cada um dos instrumentos. Além disso, João e Maria observaram que, por serem os instrumentos financeiros em questão, títulos escriturais, a sua avaliação dependeria fortemente de análise de dados processados eletronicamente pelo sistema de informação interno da empresa. Nem João, nem Maria, porém, têm conhecimentos suficientes em tecnologia de informação ou no sistema de informação utilizado pela empresa. Tendo em vista a situação descrita, é correto afirmar que

  • A as normas técnicas de auditoria não autorizam a utilização de técnicas de amostragem, de maneira que os auditores em questão deverão buscar alternativas para a verificação de toda a população de lançamentos contábeis e instrumentos financeiros que integram a conta em questão.
  • B em razão do sigilo bancário, não seria possível aos auditores internos adotar procedimento de auditoria consistente no acompanhamento da execução dos procedimentos de reconhecimento e desreconhecimento dos instrumentos financeiros pelas equipes operacionais da organização.
  • C a utilização de processamento eletrônico de dados pela entidade não requer que exista, na equipe da auditoria interna, profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informação e os sistemas de informação utilizados.
  • D os auditores internos têm poder para requisitar, sob as penas da lei, que os responsáveis na empresa pelos procedimentos sob auditoria declarem a fidelidade de eventuais documentos apresentados à realidade, isentando os auditores de qualquer responsabilidade.
  • E o fato de se tratar de empresa com histórico de falha nos controles internos relativos ao objeto da auditoria impõe maior critério em relação aos procedimentos a serem realizados, tanto no que se refere à sua extensão, quanto à sua profundidade.
28

Tendo em vista os objetivos da auditoria interna, é fundamental que eventuais achados de auditoria recebam adequado tratamento pela organização, visando o aperfeiçoamento da administração e a geração de valor. A respeito da chamada matriz de responsabilização, é correto afirmar que

  • A deve ser sempre preenchida e anexada ao relatório de auditoria, de maneira a gerar maior adesão da alta administração ao instrumento e às recomendações apresentadas.
  • B tem por principal objetivo listar os achados de auditoria de forma pormenorizada, com as eventuais recomendações de melhorias.
  • C é também chamada de matriz de risco e visa apresentar, em gráfico cartesiano, a relação entre risco e responsável por seu monitoramento na organização.
  • D não objetiva avaliar a reprovabilidade da conduta e a culpabilidade do agente, mas identificar os responsáveis por futuras providências que venham a ser necessárias conforme apresentadas no relatório de auditoria.
  • E tem por objetivo identificar os agentes, as condutas e o nexo de causalidade com eventual ocorrência lesiva à organização de maneira a caracterizar a eventual responsabilidade do agente.
29

      Fulano de Tal é auditor de controle interno de um Município brasileiro e é designado para a realização de auditoria sobre um programa de transferência de renda mantido por esta instituição. Fulano de Tal não concorda com a política em questão, pois entende que “ensinar a pescar é mais importante do que dar o peixe”. Em razão das diferenças ideológicas que logo ficam claras, Fulano de Tal tem dificuldades no relacionamento com os responsáveis pela área auditada, que passam a limitar o acesso de Fulano às informações e documentos necessários à realização do seu trabalho de auditoria. Após doze meses de auditoria, Fulano de Tal conclui o seu relatório nos termos a seguir apresentados, enviando-o ao seu superior, com cópia para todos os funcionários da área auditada, para o Ministério Público e para a imprensa local.

      “Relatório de Auditoria X

      Escopo: Auditoria sobre programa de transferência de renda Y

      Responsável pela área auditada: Z

      Os trabalhos iniciaram-se no dia 10/01/2018 e encerraram-se em 10/01/2019. Neste período, todas as informações requeridas pelo auditor foram disponibilizadas pelos responsáveis pela área auditada.

      Foram identificadas logo no início da auditoria seríssimas irregularidades irremediáveis na administração do programa de transferência de renda Y. Em primeiro lugar, foi observado que os responsáveis pela administração do programa são ineptos para a função, desconhecendo as regras mais básicas de civilidade e educação. Em segundo lugar, o programa está desenhado, em nossa opinião, sobre bases equivocadas, pois não privilegia a meritocracia, perpetuando a miséria.

      Recomendamos, portanto, o encerramento do programa Y e a imediata exoneração dos funcionários que hoje o administram.

      Fulano de Tal – Auditor de Controle Interno” 

Com base na situação descrita e nas normas relativas ao relatório de auditoria interna, é correto afirmar que

  • A o relatório identifica adequadamente os fatos constatados, as suas evidências e os riscos a eles associados.
  • B o relatório atende às melhores práticas, pois identifica o escopo e o período dos trabalhos, bem como identifica de modo preciso as suas conclusões.
  • C o relatório deveria ter mencionado a limitação no alcance dos procedimentos de auditoria decorrente da negativa de entrega de informações pelos responsáveis pela área auditada.
  • D o relatório apresenta o resultado dos trabalhos com objetividade e imparcialidade, apresentando claramente suas recomendações e providências a serem tomadas pela administração.
  • E a falta de colaboração dos responsáveis pela área auditada inviabiliza qualquer procedimento de auditoria, de maneira que o auditor deveria ter encerrado o serviço sem conclusão do relatório.
30

Considerando a norma de auditoria em relação à comunicação de deficiências de controles internos, é correto afirmar:

  • A deficiência significativa de controle interno é a ausência de um controle necessário para prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.
  • B o Responsável pelo Governança deve determinar se, com base no trabalho de auditoria executado, o auditor identificou uma ou mais deficiências de controle interno relevantes para a Administração.
  • C a Administração deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança.
  • D deficiência de controle interno existe quando o controle é planejado, implementado ou operado de tal forma que não consegue prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.
  • E existe um prazo definido para comunicação das deficiências de controles internos identificadas durante os trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.

Contabilidade Pública

31

A Lei n° 101/2000 traz o conceito de Receita Líquida. Considerando-se determinado Estado da Federação que tenha apresentado Receitas Correntes Líquidas no valor de R$ 6.900.000,00 e as obrigações constantes da tabela a seguir, esse Estado teria como Receita Corrente Líquida:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A o valor de R$ 1.357.529,00 e este valor será utilizado como base de cálculo para indicadores financeiros de interesse.
  • B o valor de R$ 5.882.836,00 e seria base para cálculo dos limites para gastos com pessoal, endividamento e concessão de garantias, por exemplo.
  • C o valor de R$ 5.542.473,00 e seria um limitador para gastos com pessoal, mas não para a concessão de garantias, por exemplo.
  • D o valor de R$ 5.542.473,00 e seria base para cálculo dos limites para gastos com pessoal, endividamento e concessão de garantias, por exemplo.
  • E o valor de R$ 5.882.836,00 e seria um limitador para gastos com pessoal, mas não para a concessão de garantias, por exemplo.
32

Do ponto de vista da contabilidade pública, de acordo com as Novas Normas da Contabilidade Pública, reconhece-se a existência de uma diferença no tratamento de receitas e despesas dos pontos de vista orçamentário e patrimonial. Nesse sentido, o lançamento de uma receita de IPTU por determinada prefeitura seria, na data:

  • A uma receita no Sistema Orçamentário e um recebimento no sistema de Fluxo de Caixa.
  • B uma receita no Sistema Patrimonial e não seria receita no Sistema Orçamentário.
  • C reconhecida como receita tanto no Sistema Patrimonial quanto no Sistema Financeiro.
  • D uma despesa no Sistema Orçamentário e um pagamento no Sistema Financeiro.
  • E um recebimento no Sistema de Caixa e não seria receita no Sistema Patrimonial.
33

A receita orçamentária é disciplinada no art. 3° , conjugado com o art. 57 e art. 35 da Lei n° 4.320/64. Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, a receita pode ser “efetiva” ou “não efetiva”.


Dessa forma, receita efetiva é aquela em que

  • A os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.
  • B os ingressos de disponibilidades de recursos foram sucedidos de registro do reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de fato.
  • C não são gerados ingressos de disponibilidades de recursos que foram sucedidos de registro do reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de fato.
  • D os recursos financeiros, dos quais o Estado é o agente arrecadador e depositário, são de caráter efetivo.
  • E os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.
34

Entende-se por Restos a Pagar:

  • A as despesas empenhadas e pagas até o último dia útil de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.
  • B as despesas empenhadas e pagas até o último dia útil de dezembro, excluindo somente as não processadas.
  • C as despesas empenhadas, mas não pagas até o último dia útil de dezembro, segregando somente as processadas.
  • D as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.
  • E as despesas a serem empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.
35

Em relação à receita orçamentária, é correto afirmar que

  • A os recebimentos de aluguéis de imóveis de propriedade do ente público são classificados como receitas de capital.
  • B as receitas orçamentárias efetivas são aquelas cujo ingresso é precedido do reconhecimento do passivo ou correspondem a direitos já registrados na contabilidade pública.
  • C a inscrição da dívida ativa relativa ao ente público é classificada como receita orçamentária de capital.
  • D receitas orçamentárias originárias são aquelas que correspondem aos ingressos derivados da exploração de atividades econômicas pelo ente público.
  • E o recebimento de contribuições de intervenção no domínio econômico é uma receita de capital.
36

É correto afirmar que

  • A restos a pagar não processados se referem a despesas empenhadas no exercício, mas ainda não liquidadas e, portanto, não pagas.
  • B o pagamento de despesas de exercícios anteriores independe de prévia autorização orçamentária.
  • C os juros pagos sobre a dívida mobiliária do ente público são classificados como despesas de capital.
  • D a restituição de cauções e depósitos efetuados pelo prestador para garantia do contrato de serviços é uma despesa orçamentária corrente.
  • E nas licitações, é vedado estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras, sem qualquer exceção.
37

Na Tabela de Eventos, estes estão identificados por um código composto de seis (6) dígitos. Os dois primeiros dígitos desse código representam a classe do fato contábil a ser registrado. Para o registro de liquidação das obrigações, esses dois primeiros dígitos são:

  • A 52.
  • B 53.
  • C 54.
  • D 55.
  • E 56.
38

O registro de uma despesa patrimonial no momento da liquidação do empenho, no sistema patrimonial, faz-se pelo seguinte lançamento:

  • A D Variação Patrimonial Diminutiva C Caixa e Equivalentes Caixa
  • B D Crédito Empenhado a Liquidar C Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
  • C D Crédito Orçamentário Disponível C Crédito Empenhado a Liquidar
  • D D Variação Patrimonial Aumentativa C Caixa e Equivalentes Caixa
  • E D Variação Patrimonial Diminutiva C Obrigações a Curto Prazo
39

Em um determinado ente público, ocorreram as seguintes variações patrimoniais em um determinado exercício (em R$):


Receita tributária e de contribuições 2.570.000,00

Pagamento por aquisição de bens imóveis 1.200.000,00

Despesas empenhadas e não liquidadas 550.000,00

Despesas empenhadas, liquidadas e pagas 1.380.000,00

Perdas com alienação de bens imóveis 130.000,00

Perdas com desvalorização de ativos 60.000,00

Aquisição de material de consumo à vista 410.000,00

Aquisição de material permanente 1.090.000,00

Depreciação, amortização e exaustão de ativos 370.000,00

Reavaliação de bens imóveis 240.000,00


Considerando-se apenas os dados fornecidos, o resultado patrimonial do período, apurado na Demonstração de Variações Patrimoniais, correspondeu, em R$, a

  • A 460.000,00.
  • B 630.000,00.
  • C 870.000,00.
  • D 930.000,00.
  • E 970.000,00.
40

Assinale qual peça contábil demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação.

  • A Balanço financeiro.
  • B Balanço patrimonial.
  • C Demonstrações das variações patrimoniais.
  • D Demonstração do superavit ou deficit.
  • E Balanço orçamentário.

Português

41

                                    Um boi vê os homens


Tão delicados (mais que um arbusto) e correm

e correm de um para o outro lado, sempre esquecidos de [alguma coisa.

Certamente falta-lhes não sei que atributo essencial,

posto se apresentem nobres e graves, por vezes.

Ah, espantosamente graves, até sinistros.

Coitados, dir-se-ia que não escutam nem o canto do ar

nem os segredos do feno,

como também parecem não enxergar

o que é visível e comum a cada um de nós, no espaço.

E ficam tristes e no rasto da tristeza chegam à crueldade.

Toda a expressão deles mora nos olhos –

e perde-se a um simples baixar de cílios, a uma sombra.

Nada nos pelos, nos extremos de inconcebível fragilidade,

e como neles há pouca montanha,

e que secura e que reentrâncias e que impossibilidade

de se organizarem em formas calmas, permanentes e [necessárias.

Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto)

e com isto se fazem perdoar a agitação incômoda e o [translúcido vazio interior

que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons absurdos [e agônicos:

desejo, amor, ciúme (que sabemos nós),

sons que se despedaçam e tombam no campo

como pedras aflitas e queimam a erva e a água,

e difícil, depois disto,

é ruminarmos nossa verdade.

(Carlos Drummond de Andrade. Reunião: 10 livros de poesia. Ed. José Olympio. São Paulo, 1977)

Considere o trecho do poema:


“Têm, talvez, certa graça melancólica (um minuto)

e com isto se fazem perdoar a agitação incômoda e o

[translúcido vazio interior

que os torna tão pobres e carecidos de emitir sons

[absurdos e agônicos...”


As palavras destacadas estabelecem, respectivamente, sentido de

  • A inclusão e tempo.
  • B exclusão e ordem.
  • C dúvida e intensidade.
  • D lugar e negação.
  • E modo e afirmação.
42

                    Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Conforme a leitura da tirinha, é correto afirmar que

  • A o menino demonstra preocupação pelo que está acontecendo.
  • B a menina prefere que o amigo volte mais tarde para não incomodar o doente.
  • C a menina tem pouco respeito pelo doente que está em sua casa.
  • D a menina conta quem é o doente antes de mostrá-lo ao amigo.
  • E uma pessoa da família da menina encontra-se adoentada.
43

                          Um grande teste de sustentabilidade


      Ao se considerar que a raça humana já está consumindo anualmente 50% a mais do que a Terra produz nesse período, torna-se forçoso planejar como conseguiremos alimentar toda a população prevista para o futuro – em 2050, de acordo com as estimativas, seremos mais de 9 bilhões. É quando pensamos nas variáveis envolvidas nessa questão que começamos a ter uma ideia do desafio à nossa frente.

      Não basta pensar simplesmente em produzir alimentos para essa enorme quantidade de pessoas. A solução tem que levar em conta simultaneamente premissas como minimizar as emissões de gases de efeito estufa, inibir a expansão de áreas cultivadas, impedir a extinção de espécies animais e preservar a água. Além de aumentar o volume de alimentos produzidos nas terras agrícolas existentes, é necessário reduzir à metade o desperdício de comida registrado principalmente nas sociedades mais desenvolvidas.

      Um fator comum aos estudos existentes, inclusive ao que deu origem à chamada “dieta da saúde planetária”, é que a criação de bovinos para abate nas atuais proporções precisa ser revista urgentemente. Esses animais realmente exercem uma pressão substancial sobre os recursos naturais – boa parte da produção agrícola mundial, aliás, é destinada a alimentá-los. E, no balanço final, os bovinos são responsáveis por apenas 33% das proteínas e 17% das calorias consumidas ao redor do mundo.

      Isso significa que todos devem pensar em consumir apenas produtos de origem vegetal? É prematuro dizer isso. Previsivelmente, não há como impor de cima para baixo uma proposta como essa. Existem tradições, culturas, hábitos arraigados (o churrasco brasileiro é um exemplo) que não serão abandonados de uma hora para outra. Existe também toda uma cadeia econômica fundamentada na proteína animal que certamente vai lutar por sua sobrevivência nos moldes atuais. Mais cedo ou mais tarde, porém, teremos que encarar esse assunto. Em jogo está a nossa própria sobrevivência neste planeta.

                         (Eduardo Araia. Revista Planeta. Editorial, abril/maio, 2019. Adaptado)

De acordo com o 1° e o 2° parágrafos, é correto afirmar que

  • A os gases de efeito estufa e a preservação da água não representam mais um grande problema.
  • B o ser humano não aprendeu a consumir apenas o necessário, muitas vezes jogando fora os alimentos.
  • C o grande desafio para a humanidade é cultivar mais produtos orgânicos, evitando o uso de agrotóxicos.
  • D se as áreas de cultivo forem aumentadas, o desperdício de comida nas sociedades ricas será irrelevante.
  • E a raça humana ainda não está consumindo nem metade dos recursos produtivos da Terra.
44

                    Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No 1° quadrinho, na fala da menina “...estou com um doente em casa”, o trecho destacado estabelece sentido de

  • A finalidade.
  • B ausência.
  • C companhia.
  • D assunto.
  • E modo.
45

                          Um grande teste de sustentabilidade


      Ao se considerar que a raça humana já está consumindo anualmente 50% a mais do que a Terra produz nesse período, torna-se forçoso planejar como conseguiremos alimentar toda a população prevista para o futuro – em 2050, de acordo com as estimativas, seremos mais de 9 bilhões. É quando pensamos nas variáveis envolvidas nessa questão que começamos a ter uma ideia do desafio à nossa frente.

      Não basta pensar simplesmente em produzir alimentos para essa enorme quantidade de pessoas. A solução tem que levar em conta simultaneamente premissas como minimizar as emissões de gases de efeito estufa, inibir a expansão de áreas cultivadas, impedir a extinção de espécies animais e preservar a água. Além de aumentar o volume de alimentos produzidos nas terras agrícolas existentes, é necessário reduzir à metade o desperdício de comida registrado principalmente nas sociedades mais desenvolvidas.

      Um fator comum aos estudos existentes, inclusive ao que deu origem à chamada “dieta da saúde planetária”, é que a criação de bovinos para abate nas atuais proporções precisa ser revista urgentemente. Esses animais realmente exercem uma pressão substancial sobre os recursos naturais – boa parte da produção agrícola mundial, aliás, é destinada a alimentá-los. E, no balanço final, os bovinos são responsáveis por apenas 33% das proteínas e 17% das calorias consumidas ao redor do mundo.

      Isso significa que todos devem pensar em consumir apenas produtos de origem vegetal? É prematuro dizer isso. Previsivelmente, não há como impor de cima para baixo uma proposta como essa. Existem tradições, culturas, hábitos arraigados (o churrasco brasileiro é um exemplo) que não serão abandonados de uma hora para outra. Existe também toda uma cadeia econômica fundamentada na proteína animal que certamente vai lutar por sua sobrevivência nos moldes atuais. Mais cedo ou mais tarde, porém, teremos que encarar esse assunto. Em jogo está a nossa própria sobrevivência neste planeta.

                         (Eduardo Araia. Revista Planeta. Editorial, abril/maio, 2019. Adaptado)

A leitura do texto permite afirmar que o ser humano

  • A reconhece sua falta de consciência e, a cada dia, muda seus hábitos.
  • B preocupa-se com a própria sobrevivência e busca consumir menos.
  • C ainda se prende a comportamentos que não ajudam na sustentabilidade.
  • D vem consumindo menos carne bovina para evitar maiores problemas.
  • E sabe que não deve desperdiçar alimento e evita esse comportamento.
46

A regência das palavras está de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

  • A Muitos seres humanos estão descontentes da maneira como os animais são tratados para servir de alimento às pessoas.
  • B Esses são de fato os ideais aos quais acreditamos que poderão salvar a humanidade de um colapso ambiental.
  • C Não estamos habituados de nos comportar com mais respeito à natureza e aos animais.
  • D Muitas são as mudanças de que o ser humano necessita para poder continuar sobrevivendo neste planeta.
  • E Aquelas são ideias nas quais duvidamos que possam ajudar a diminuir os impactos ambientais.
47

                          Um grande teste de sustentabilidade


      Ao se considerar que a raça humana já está consumindo anualmente 50% a mais do que a Terra produz nesse período, torna-se forçoso planejar como conseguiremos alimentar toda a população prevista para o futuro – em 2050, de acordo com as estimativas, seremos mais de 9 bilhões. É quando pensamos nas variáveis envolvidas nessa questão que começamos a ter uma ideia do desafio à nossa frente.

      Não basta pensar simplesmente em produzir alimentos para essa enorme quantidade de pessoas. A solução tem que levar em conta simultaneamente premissas como minimizar as emissões de gases de efeito estufa, inibir a expansão de áreas cultivadas, impedir a extinção de espécies animais e preservar a água. Além de aumentar o volume de alimentos produzidos nas terras agrícolas existentes, é necessário reduzir à metade o desperdício de comida registrado principalmente nas sociedades mais desenvolvidas.

      Um fator comum aos estudos existentes, inclusive ao que deu origem à chamada “dieta da saúde planetária”, é que a criação de bovinos para abate nas atuais proporções precisa ser revista urgentemente. Esses animais realmente exercem uma pressão substancial sobre os recursos naturais – boa parte da produção agrícola mundial, aliás, é destinada a alimentá-los. E, no balanço final, os bovinos são responsáveis por apenas 33% das proteínas e 17% das calorias consumidas ao redor do mundo.

      Isso significa que todos devem pensar em consumir apenas produtos de origem vegetal? É prematuro dizer isso. Previsivelmente, não há como impor de cima para baixo uma proposta como essa. Existem tradições, culturas, hábitos arraigados (o churrasco brasileiro é um exemplo) que não serão abandonados de uma hora para outra. Existe também toda uma cadeia econômica fundamentada na proteína animal que certamente vai lutar por sua sobrevivência nos moldes atuais. Mais cedo ou mais tarde, porém, teremos que encarar esse assunto. Em jogo está a nossa própria sobrevivência neste planeta.

                         (Eduardo Araia. Revista Planeta. Editorial, abril/maio, 2019. Adaptado)

Conforme a leitura do último parágrafo, pode-se afirmar que alterar hábitos humanos em relação ao consumo de carne

  • A é uma tarefa difícil, que demanda tempo e aceitação.
  • B pouco interfere em aspectos econômicos e sociais.
  • C interfere pouco nas questões de sustentabilidade.
  • D fundamenta-se em argumentos falhos e tendenciosos.
  • E é um desafio que está sendo aceito pelos brasileiros.
48

Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes obedece à norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • A Quem informou-nos sobre esse restaurante vegano foi meu irmão.
  • B Sempre nos alertaram para os riscos de um consumo exagerado de carne.
  • C Já convidaram-nos para uma palestra sobre sustentabilidade e consumismo.
  • D Nunca custou-nos tanto a falta de consciência em relação à natureza.
  • E Mesmo que convidem-nos para o almoço, não poderemos ir.
49

                          Um grande teste de sustentabilidade


      Ao se considerar que a raça humana já está consumindo anualmente 50% a mais do que a Terra produz nesse período, torna-se forçoso planejar como conseguiremos alimentar toda a população prevista para o futuro – em 2050, de acordo com as estimativas, seremos mais de 9 bilhões. É quando pensamos nas variáveis envolvidas nessa questão que começamos a ter uma ideia do desafio à nossa frente.

      Não basta pensar simplesmente em produzir alimentos para essa enorme quantidade de pessoas. A solução tem que levar em conta simultaneamente premissas como minimizar as emissões de gases de efeito estufa, inibir a expansão de áreas cultivadas, impedir a extinção de espécies animais e preservar a água. Além de aumentar o volume de alimentos produzidos nas terras agrícolas existentes, é necessário reduzir à metade o desperdício de comida registrado principalmente nas sociedades mais desenvolvidas.

      Um fator comum aos estudos existentes, inclusive ao que deu origem à chamada “dieta da saúde planetária”, é que a criação de bovinos para abate nas atuais proporções precisa ser revista urgentemente. Esses animais realmente exercem uma pressão substancial sobre os recursos naturais – boa parte da produção agrícola mundial, aliás, é destinada a alimentá-los. E, no balanço final, os bovinos são responsáveis por apenas 33% das proteínas e 17% das calorias consumidas ao redor do mundo.

      Isso significa que todos devem pensar em consumir apenas produtos de origem vegetal? É prematuro dizer isso. Previsivelmente, não há como impor de cima para baixo uma proposta como essa. Existem tradições, culturas, hábitos arraigados (o churrasco brasileiro é um exemplo) que não serão abandonados de uma hora para outra. Existe também toda uma cadeia econômica fundamentada na proteína animal que certamente vai lutar por sua sobrevivência nos moldes atuais. Mais cedo ou mais tarde, porém, teremos que encarar esse assunto. Em jogo está a nossa própria sobrevivência neste planeta.

                         (Eduardo Araia. Revista Planeta. Editorial, abril/maio, 2019. Adaptado)

Considere os seguintes trechos do texto:


“... inibir a expansão de áreas cultivadas...”

“... exercem uma pressão substancial sobre os recursos naturais...”


As palavras destacadas podem ser substituídas, respectivamente e sem alteração de sentido, por:

  • A exploração; frequente.
  • B ampliação; essencial.
  • C evolução; insignificante.
  • D diminuição; irrelevante.
  • E destruição; rigorosa.
50

Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir.

Se o ser humano entendesse que cuidar do ambiente garante a própria sobrevivência, teria outro comportamento.

___________ as mudanças climáticas não ________ .

  • A Portanto … lhe assusta.
  • B Então … lhe assustam.
  • C Embora … o assusta.
  • D Porém … lhe assusta.
  • E Entretanto … o assustam.

Direito Constitucional

51

Considere o caso hipotético de um candidato aprovado em concurso público que teve a sua nomeação invalidada antes da posse. A esse respeito, é correto ao afirmar que

  • A o Superior Tribunal de Justiça sumulou o assunto determinando que a nomeação de funcionário concursado pode ser desfeita antes da posse.
  • B o Supremo Tribunal Federal sumulou o assunto determinando que o funcionário nomeado por concurso não tem direito à posse.
  • C o Superior Tribunal de Justiça sumulou o assunto determinando que a nomeação de funcionário sem concurso pode ser desfeita antes da posse.
  • D o Superior Tribunal de Justiça sumulou o assunto determinando que o funcionário nomeado por concurso não tem direito à posse.
  • E o Supremo Tribunal Federal sumulou o assunto determinando que o funcionário nomeado por concurso tem direito à posse.

Direito Administrativo

52

Com relação às audiências públicas previstas no processo administrativo, Lei Federal n° 9.784/99, é correto afirmar:

  • A a autoridade responsável pelo processo administrativo deverá obrigatoriamente realizar audiência pública antes da tomada de decisão.
  • B os resultados da consulta e audiência pública e de outros meios de participação de administrados deverão ser apresentados com a indicação do procedimento adotado.
  • C quando necessária à instrução do processo, a audiência de outros órgãos ou entidades administrativas poderá ser realizada em reunião conjunta, com a obrigatória participação dos titulares dos órgãos competentes, sendo vedada a sua representação.
  • D antes da tomada de decisão, a juízo da autoridade, diante da relevância da questão, poderá ser realizado um debate sobre a matéria do processo, sendo vedada a realização de audiência pública.
  • E quando necessária ao julgamento do processo, a audiência de outras entidades administrativas deverá ser realizada isoladamente, sendo vedada a realização de reunião conjunta.
53

Considere o seguinte caso hipotético: o Procurador “X” é instado a se manifestar sobre uma parceria público-privada envolvendo a concessão de serviços públicos e, alicerçado na Lei n° 8.987/95, estará correto ao afirmar que

  • A a Lei n° 8.987/95 não admite a concessão de serviços públicos por meio de contrato de parceria público-privada.
  • B a parceria público-privada somente poderá envolver uma concessão administrativa de serviços públicos, nos termos da referida legislação, se o contrato corresponder a valores superiores a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).
  • C há possibilidade de parceria público-privada na concessão de serviços públicos que envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
  • D a parceria público-privada somente poderá envolver uma concessão administrativa de serviços públicos quando estiver prevista a cobrança de contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
  • E a concessão administrativa é o único contrato possível para a concessão de serviços públicos, com previsão na referida legislação, desde que por meio de contrato de parceria público-privada.
54

Mévio foi denunciado por crime previsto na Lei n° 8.666/93 (Lei de Licitação). Condenado, Mévio interpôs recurso de apelação, no prazo de 8 dias. O recurso não foi admitido. O recurso interposto por Mévio não foi admitido visto que

  • A a Lei de Licitações prevê recurso em sentido estrito, interponível no prazo de 3 dias.
  • B a despeito de a lei prever recurso de apelação, o prazo é de 5 dias.
  • C a Lei de Licitações prevê recurso em sentido estrito, interponível no prazo de 5 dias.
  • D a despeito de a lei prever recurso de apelação, o prazo é de 3 dias.
  • E a despeito de a lei prever recurso de apelação, o prazo é de 2 dias.

Legislação Municipal

55

O Município de Campinas, por meio da Lei Complementar n° 202/2018, instituiu o Sistema de Controle Interno da Administração Pública municipal direta e indireta. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A a sistematização do controle interno, na forma estabelecida nessa lei, substituiu os controles próprios existentes no âmbito da Administração Pública municipal, bem como o controle administrativo inerente a cada área.
  • B compete exclusivamente às unidades setoriais de controle interno da Administração direta, em seu âmbito de atuação, apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
  • C é garantida aos servidores integrantes do Sistema de Controle Interno a estabilidade no cargo efetivo, sempre que no curso de auditoria, ainda que antes de completados 3 (três) anos de efetivo exercício.
  • D estão sujeitas ao Sistema de Controle Interno as entidades de direito privado localizadas no Município de Campinas, ainda que não sejam beneficiárias de convênios, auxílios, renúncias e subvenções ou qualquer outro instrumento de repasse de recursos do Município.
  • E o controle interno processar-se-á nas modalidades de prestação de contas, tomada de contas, auditoria, fiscalização.

Direito Administrativo

56

De acordo com a Lei Federal n° 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos), a duração dos contratos administrativos fica adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, podendo excepcionalmente ser prorrogada

  • A para além de 60 (sessenta) meses e por até 12 (doze) meses, desde que devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, nos contratos administrativos que tenham por objeto a prestação de serviços a serem executados de forma contínua.
  • B pelo período necessário ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa na hipótese de declarado estado de necessidade ou de calamidade pública pela autoridade superior.
  • C pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato na hipótese de alteração do projeto pela Administração, desde que devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior.
  • D para além de um exercício financeiro e pelo prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, nos casos em que parcelas de obras e serviços não tenham ainda sido concluídas, mediante manifestação técnica fundamentada ratificada pela autoridade superior.
  • E para além de um exercício fiscal nos casos em que houver manifestação técnica que comprove a vantagem econômica e financeira de manutenção do contrato, ratificada pela autoridade superior e pelo Tribunal de Contas competente.
57

Durante a execução de contrato administrativo de prestação de serviços celebrado nos termos da Lei federal n° 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos), no momento de realizar o pagamento da fatura apresentada pela contratada, o departamento de administração do poder público contratante verifica que a empresa não mais possui certidão negativa de débitos tributários e da dívida ativa, apresentada por ocasião da habilitação em licitação. Nesse cenário hipotético, o poder público contratante poderá

  • A anular o contrato administrativo.
  • B revogar o contrato administrativo.
  • C denunciar o contrato administrativo.
  • D manter a execução do contrato e reter o pagamento devido à contratada, em sua integralidade.
  • E rescindir o contrato administrativo, assegurado o contraditório e ampla defesa.
58

Um Município pretende utilizar um terreno de sua propriedade para nele construir um complexo com anfiteatro, espaço de leitura e cursos, sala para exposições e espaço para compartilhamento de recursos de escritório (coworking), para ser utilizado pela população de forma gratuita. A estimativa de custos indica que a proposta requer investimento da ordem de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais), de forma que o Município opta por buscar parceria com a iniciativa privada. A proposta hipotética poderia, em tese, ser viabilizada por meio de

  • A parceria público-privada na modalidade patrocinada, regida pela Lei n° 11.079/2004.
  • B parceria público-privada na modalidade administrativa, regida pela Lei n° 11.079/2004.
  • C concessão comum regida pela Lei n° 8.987/1995.
  • D contrato de obras e serviços de engenharia regido pela Lei n° 8.666/93.
  • E contrato de concessão de direito real de uso, regido pela Lei n° 8.666/93.
59

Com relação a licitações, é correto afirmar:

  • A devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório regido pela Lei n° 8.666/93, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devassá-lo, constitui crime e pode caracterizar ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.
  • B é possível a prorrogação do prazo de vigência de Ata de Registro de Preços desde que o prazo inicialmente estipulado não ultrapasse um exercício financeiro e a duração total seja compatível com o período de validade das propostas.
  • C a aquisição de componentes de origem nacional ou estrangeira, necessários à manutenção de equipamentos de propriedade do poder público, constitui hipótese de inexigibilidade de licitação.
  • D na modalidade pregão do tipo maior desconto, as propostas serão julgadas e classificadas pelo pregoeiro em ordem crescente, cabendo a essa autoridade decidir motivadamente a respeito da aceitabilidade das três primeiro classificadas.
  • E é possível exigir garantia de proposta em certames na modalidade concorrência ou tomada de preços regidos pela Lei n° 8.666/1993, bem como em licitações na modalidade pregão regidas pela Lei n° 10.520/2002, e no Regime Diferenciado de Contratações (Lei n° 12.462/2011).
60

Nos termos da Lei n° 8.666/93, é correto afirmar que a licitação é dispensável

  • A nas aquisições de gêneros fornecidos somente por produtor exclusivo.
  • B nas contratações de profissional de qualquer setor artístico.
  • C nas contratações de serviços de natureza singular de notória especialização.
  • D nas aquisições de equipamentos fornecidos somente por empresa exclusiva.
  • E nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

Direito Penal

61

Segundo a doutrina penal, os crimes materiais caracterizam-se pela produção de um resultado naturalístico, ou seja, é necessária a ocorrência de um resultado para a sua consumação. Em posição contrária, encontram-se os crimes formais e os crimes de mera conduta, para os quais não é relevante o atingimento do resultado para a caracterização da consumação do crime. Com relação aos crimes contra a ordem tributária, com base em entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que apenas pode ser considerada penalmente típica após o lançamento definitivo do tributo a conduta de

  • A suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante omissão de informação, ou prestação de declaração falsa às autoridades fazendárias.
  • B fazer declaração falsa ou omitir declaração sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se, total ou parcialmente, de pagamento de tributo.
  • C deixar de recolher, no prazo legal, valor de tributo ou de contribuição social, descontado ou cobrado, na qualidade de sujeito passivo de obrigação e que deveria recolher aos cofres públicos.
  • D deixar de aplicar, ou aplicar em desacordo com o estatuído, incentivo fiscal ou parcelas de imposto liberadas por órgão ou entidade de desenvolvimento.
  • E utilizar ou divulgar programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigação tributária possuir informação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda.
62

A respeito dos crimes contra a administração pública, previstos nos artigos 312 a 359-H, do Código Penal, assinale a alternativa correta.

  • A O crime de favorecimento pessoal (art. 348 do CP) só se caracteriza se o auxílio é prestado a autor de crime a que cominada pena de reclusão.
  • B O crime de tráfico de influência (art. 332 do CP) é próprio de funcionário público.
  • C O crime de violação de sigilo funcional (art. 325 do CP) só se caracteriza se da revelação resultar prejuízo à Administração Pública.
  • D O crime de corrupção ativa (art. 333 do CP) só se caracteriza se o ato de ofício, em razão da vantagem oferecida ou prometida, for omitido, praticado ou retardado.
  • E O crime de desacato (art. 331 do CP) só se caracteriza se o funcionário púbico estiver no exercício da função ou em razão dela.
63

Mévio, funcionário público, trabalha em um posto de saúde. Ele é vizinho de Tícia, moça com quem ele gostaria de namorar. Em determinado dia, Mévio encontra Tícia, acompanhando a mãe, senhora que necessitava de atendimento médico não urgente, na fila de espera, por ordem de chegada, critério de atendimento estabelecido pelo serviço público. Para impressionar Tícia, Mévio coloca a ficha cadastral de sua mãe à frente das de outros pacientes, sendo ela chamada logo à sala do médico. Em gratidão ao gesto, Tícia decide ir ao cinema, com Mévio. Diante da situação hipotética, Mévio praticou, em tese, o crime de

  • A corrupção passiva.
  • B prevaricação.
  • C advocacia administrativa.
  • D condescendência criminosa.
  • E concussão.
64

Caio trabalha em uma repartição pública e tem por função cuidar do almoxarifado. Todos os dias, antes de sair, Caio tranca as portas dos armários de suprimentos. Em determinado dia, Caio, que está com o filho internado, saiu às pressas, esquecendo de fechar dois dos armários. No dia seguinte, ao chegar na repartição, Caio percebeu que suprimentos de alto valor tinham sido furtados. Diante da situação hipotética, Caio, em tese,

  • A praticou o crime de peculato culposo.
  • B praticou o crime de peculato-furto.
  • C praticou o crime de peculato-apropriação.
  • D praticou o crime de peculato mediante erro de outrem.
  • E não praticou qualquer crime.
65

O funcionário público que, na cobrança de contribuição social devida, emprega meio vexatório ou gravoso, em tese,

  • A pratica o crime de prevaricação.
  • B não pratica qualquer crime.
  • C pratica o crime de excesso de exação.
  • D pratica o crime de exercício funcional ilegalmente antecipado.
  • E pratica o crime de violência arbitrária.

Legislação Municipal

66

O Procurador do Município que patrocinar, indiretamente, interesse privado perante a Secretaria Municipal da Fazenda, valendo-se da qualidade de servidor público, sujeita-se a responsabilidade, em tese, por

  • A crime praticado por particular contra a Administração em geral, pelos fatos terem sido praticados indiretamente.
  • B crime praticado por particular contra a ordem tributária, pelos fatos terem sido praticados por interposta pessoa.
  • C crime praticado por particular contra a ordem fiscal, pelos fatos terem ocorrido fora do local de exercício do agente público.
  • D crime funcional contra a ordem tributária.
  • E infração funcional à legislação tributária, mediante Ação Anulatória.

Direito Penal

67

Quanto à Lei n° 9.613/98 (Lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores), assinale a alternativa correta.

  • A O Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF não pode aplicar penas administrativas.
  • B Em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei.
  • C No processo por crime de lavagem, caso o acusado seja citado por edital, o prazo prescricional permanecerá suspenso, mas não o processo.
  • D Por expressa previsão legal, o crime tentado é punido da mesma forma que o crime consumado.
  • E Nos crimes de lavagem não há previsão legal para substituição de penas privativas de liberdade por penas restritivas de direitos.
68

Assinale a alternativa correta.

  • A Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços.
  • B Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença e compreende o acréscimo decorrente da continuação.
  • C A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, mas subsistem os efeitos secundários da condenação.
  • D A pena para o crime de quem faz uso de selo público falsificado, destinado a autenticar atos oficiais de Município, é de reclusão de um a quatro anos e multa e é aumentada em um terço se o agente é funcionário público.
  • E A divulgação indevida praticada por funcionário público, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de exame ou processo seletivo previstos em lei com danos à Administração Pública é punível com reclusão de dois a seis anos de reclusão e multa.
69

Assinale a alternativa correta quanto ao correto entendimento sobre a parte especial do Código Penal e leis penais especiais.

  • A A reparação do dano realizada antes da sentença penal irrecorrível por crime de peculato culposo permite a redução da pena pela metade.
  • B Funcionário público, com cargo em comissão, que altera sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente, causando danos à Administração Pública, pode ser punido com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
  • C O crime de divulgação de segredo somente se procede mediante representação.
  • D É crime de responsabilidade contra a probidade na Administração, a omissão culposa de publicação das leis e resoluções do Poder Legislativo.
  • E Nos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direito e valores, é efeito da condenação, por dois terços do tempo da pena privativa de liberdade aplicada, a interdição do exercício de cargo ou função pública de qualquer natureza e de diretor das pessoas jurídicas que tenham, em caráter permanente, como atividade principal a captação, intermediação e aplicação de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira.
70

No que se refere ao instituto da prescrição e a causas de extinção da punibilidade, assinale a alternativa correta.

  • A Dentre as causas que interrompem a prescrição, estão o início ou a continuação do cumprimento da pena.
  • B A prescrição da pena de multa ocorrerá sempre em dois anos.
  • C A sentença que conceder perdão judicial pode ser considerada para efeitos de reincidência.
  • D São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo da sentença, menor de 21 (vinte e um) anos ou maior de 70 (setenta) anos.
  • E A existência de questão prejudicial obrigatória não interfere na contagem do prazo prescricional.

Auditoria Governamental

71

Conforme a NBC T 16.8, o controle interno no setor público

  • A estimula a adesão de normas fiscais atuariais, gerenciais e patrimoniais com observância às melhores práticas internacionais.
  • B deve ser exercido especialmente nos níveis locais de setor público, com o objetivo de preservar o patrimônio público e evitar a corrupção.
  • C relaciona-se com a observância do MCASP e dos objetivos da entidade quando o enfoque for operacional.
  • D pode ser classificado nas categorias operacional, financeiro, gerencial, estatístico, contábil e normativo.
  • E tem a finalidade de prevenir práticas ineficientes, erros, fraudes e outras inadequações quando tiver enfoque contábil.
72

O controle interno da gestão financeira e orçamentária do Estado que abrange a administração direta e indireta compreende

  • A a verificação da regularidade e contabilização de outros atos, exceto movimento de fundos, mutações e variações patrimoniais.
  • B tão somente alterações das dotações consignadas e da abertura de créditos adicionais.
  • C as despesas de valor fixo e previamente determinado cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.
  • D as despesas empenhadas e não liquidadas, inscritas em Restos a Pagar até o limite das disponibilidades financeiras.
  • E a verificação da regularidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita, seu recolhimento e classificação.
73

Considerando-se que os objetivos do Controle Interno na área pública estão capitulados no artigo 74 da Constituição Federal em vigor, que menciona que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, assinale a alternativa correta na apresentação de algumas de suas finalidades.

  • A Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; mas, não a de avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária.
  • B Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
  • C Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, mas não comprovar a legalidade e avaliar os resultados da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
  • D avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e gerar demonstrações contábeis que representam o correto valor do patrimônio público.
  • E Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional e assegurar decisões e o cumprimento de medidas que gerem superavit orçamentário.
74

Do ponto de vista da prestação de contas, é correto afirmar que

  • A governos e outras entidades do setor público devem prestar contas àqueles que proveem os seus recursos, bem como àqueles que dependam deles para que os serviços sejam prestados durante determinado exercício ou em longo prazo.
  • B os contribuintes normalmente não proveem recursos ao governo ou a outra entidade do setor público voluntariamente ou como resultado de transação com contraprestação. Em muitos casos, eles não detêm a prerrogativa de escolher se aceitam ou não os serviços prestados pela entidade do setor público ou de escolher um prestador alternativo do serviço. Assim, a finalidade de prestação de contas não tem relevância neste caso.
  • C a informação fornecida nos Relatórios Contábeis de Propósitos Gerais não contribui para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability). Para que possa subsidiar e contribuir para a tomada de decisão devem ser feitos relatórios específicos para a entidade.
  • D relatórios Contábeis de Propósitos Gerais também não permitiriam avaliar a capacidade da entidade de se adaptar a novas situações, devido a mudanças demográficas ou nas condições econômicas nacionais ou globais que provavelmente irão impactar a natureza ou a composição das atividades que realiza ou os serviços que são prestados.
  • E por exemplo, as informações sobre os custos, a eficiência ou a eficácia das atividades de prestação de serviços no passado, não são úteis a tomada de decisão, que, muitas vezes, envolve escolhas que cujos efeitos se darão no futuro.
75

A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, dos consórcios públicos intermunicipais,

  • A considerará a contabilização da receita dos valores repassados pelos municípios ao consórcio público na modalidade intraorçamentária, por se tratar de transferência intragovernamental na modalidade 90 – aplicações diretas.
  • B não se estende ao exame de legalidade, legitimidade e economicidade das aplicações decorrentes dos auxílios, subvenções e contribuições recebidos da União ou do Estado.
  • C decorre da competência do Tribunal para apreciar e emitir parecer prévio quanto às contas anuais dos consórcios públicos.
  • D considerará demonstrativos enviados aos entes consorciados com informações das despesas realizadas com os recursos entregues em virtude dos contratos de rateio firmados no âmbito da gestão associada de serviços públicos.
  • E restringe-se à legalidade, à legitimidade e à economicidade das despesas, atos, contratos e outros ajustes firmados entre os municípios consorciados e outros entes e instituições, exceto os contratos de rateio e de programa firmados entre os consorciados.
76

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, os controles internos das Prefeituras e Câmaras Municipais sob sua jurisdição deverão, em apoio ao controle externo exercido pela Corte de Contas,

  • A manifestar-se quanto às operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município, exceto aqueles decorrentes de transferências constitucionais obrigatórias.
  • B comprovar a legalidade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, excluídos os repasses a entidades do terceiro setor, cuja avaliação de eficácia e eficiência constitui competência exclusiva do Tribunal de Contas.
  • C firmar com exclusividade, por seu responsável indicado por ato dos Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, o Relatório de Gestão Fiscal a que se refere a Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • D avaliar o cumprimento das metas físicas e financeiras dos planos orçamentários, bem como a eficiência de seus resultados.
  • E opinar pela regularidade, regularidade com ressalvas ou irregularidade da tomada de contas dos ordenadores de despesa, recebedores, tesoureiros, pagadores ou assemelhados.
77

A fim de garantir credibilidade às auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP, nível 1) preveem implementação de um sistema de controle de qualidade, que inclui controle e asseguração da qualidade do processo de auditoria. Esse sistema de controle de qualidade

  • A compreende avaliação periódica, por amostragem dos processos de auditoria encerrados, realizada por equipe de supervisão que deve incluir auditores que participaram do processo de auditoria avaliado, como forma de aperfeiçoamento e aprendizado.
  • B limita-se aos elementos relevantes da auditoria avaliada, dentre os quais inserem-se as responsabilidades de supervisão e revisão na conferência dos achados, independentemente das conclusões do processo.
  • C objetiva garantir maior proteção contra riscos de qualidade no procedimento, risco de comprometimento da independência e da objetividade, considerando processos de auditoria ainda em curso.
  • D não pode ser considerado parte integrante do processo de auditoria, para não prejudicar a impessoalidade e eficácia do controle.
  • E deve ser, ele próprio, objeto de avaliação periódica independente, como garantia de aderência às técnicas e às normas profissionais.
78

No que diz respeito à auditoria governamental, é correto afirmar:

  • A o escopo abrange as auditorias de regularidade e as operacionais.
  • B a metodologia deve abranger exame de legalidade, legitimidade, razoabilidade, impessoalidade, publicidade e moralidade dos atos administrativos, independentemente dos resultados das políticas públicas e vedada, em qualquer hipótese, a revisão de programas de governo.
  • C tem por objetivo detectar erros, fraudes e outras irregularidades que afetem a posição patrimonial, econômica e financeira do ente auditado.
  • D não alcança o sistema de controle interno e as funções de auditoria interna dos órgãos e entidades da Administração Pública.
  • E a opinião do auditado acerca dos achados constatados não deve ser considerada na elaboração do relatório pelos profissionais de auditoria, em respeito ao princípio da imparcialidade.
79

Estabelecido(a) pela direção de uma Entidade como parte de seus objetivos corporativos para ajudar a realizar as operações da entidade auditada de forma regular, econômica, eficiente, eficaz e efetiva; permitir a observância às políticas administrativas; salvaguardar os bens e recursos públicos; assegurar a exatidão e a completude dos registros contábeis; e produzir informação financeira e gerencial oportuna e confiável. Trata-se de

  • A sistema de controles internos.
  • B relatório gerencial.
  • C demonstração financeira.
  • D fluxo de caixa.
  • E auditoria interna.
80

O profissional de auditoria governamental ao concluir que o efeito de qualquer discordância ou dúvida quanto a um ou mais elementos específicos que sejam relevantes, assim como a restrição na extensão ou limitação ao escopo de um trabalho, mas que não seja de grande magnitude que restrinja ou limite sua opinião, nesse caso, emitirá um relatório de auditoria

  • A adverso.
  • B negativa de opinião.
  • C abstenção de opinião.
  • D sem ressalva.
  • E com ressalva.

Matemática

81

Em 20.07.2019, comemoram-se os 50 anos do pouso da primeira nave espacial tripulada na superfície da Lua – a Apollo 11.

(O Estado de S. Paulo, 20.07.2019. Adaptado)

Transmitido pela televisão, o pouso na Lua foi assistido por milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1/6 a razão entre o número de pessoas que assistiram ao pouso pela televisão e o número total de pessoas que compunham a população mundial à época. Se a população mundial era, aproximadamente, 3,6 bilhões de pessoas, então o número de pessoas que assistiram, naquela data, ao pouso na Lua pela televisão foi, aproximadamente,

  • A 560 milhões.
  • B 600 milhões.
  • C 500 milhões.
  • D 606 milhões.
  • E 660 milhões.
82

Em um treinamento, um atleta percorre, em média, 1200 m a cada 12 minutos. Mantendo o ritmo, em 1 hora e 18 minutos de treinamento ininterrupto esse atleta irá percorrer, em média, um total de

  • A 7,8 km.
  • B 6,4 km.
  • C 8,2 km.
  • D 8,0 km.
  • E 7,1 km.
83

Carla comprou determinada TV, pagando 80% do preço da TV como entrada e parcelando o restante, sem acréscimos, em duas parcelas de R$ 600,00 cada uma. Nessa compra, o valor pago como entrada foi igual a

  • A R$ 5.400,00.
  • B R$ 4.400,00.
  • C R$ 5.800,00.
  • D R$ 6.000,00.
  • E R$ 4.800,00.
84

Certo veículo de carga, quando totalmente vazio, tem massa de x quilogramas. Carregado com uma carga de massa igual a (x + 1700) quilogramas, passa a ter massa total de 4,1 t. A massa desse veículo vazio é igual a

  • A 1,4 t.
  • B 2,2 t.
  • C 1,2 t.
  • D 1,8 t.
  • E 2,4 t.
85

Um jardim, com a forma do quadrilátero ABCD, foi dividido em dois canteiros triangulares, I e II, por uma grade com 8 m de extensão, indicada pelo segmento AC, conforme ilustra a figura.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O perímetro desse jardim é

  • A 28 m.
  • B 27 m.
  • C 26 m.
  • D 29 m.
  • E 30 m.
86

Quando em operação, três máquinas industriais emitem sinais sonoros em intervalos regulares, para ação do controle de qualidade. A partir do momento em que as máquinas são ligadas, a primeira emite um sinal a cada 24 minutos; a segunda, a cada 30 minutos; e a terceira, a cada 40 minutos. Se elas forem ligadas ao mesmo tempo às 7 horas e trabalharem sem interrupções, a primeira emissão simultânea do sinal sonoro pelas três máquinas ocorrerá às

  • A 9 horas e 34 minutos.
  • B 10 horas.
  • C 8 horas e 40 minutos.
  • D 9 horas.
  • E 10 horas e 24 minutos.
87

Em um painel de formato retangular, com área de 14400 cm2 , destaca-se uma região triangular, conforme mostra a figura.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A região triangular destacada tem área igual a

  • A 3800 cm2 .
  • B 4400 cm2 .
  • C 5600 cm2 .
  • D 3600 cm2 .
  • E 2800 cm2 .
88

Alex guardou, em uma caixinha, somente notas de R$ 20,00 e de R$ 10,00, num total de 27 notas, e as quantidades de notas de R$ 20,00 e de R$ 10,00 são diretamente proporcionais aos números 6 e 3, respectivamente. O valor total guardado por Alex nessa caixinha é

  • A R$ 410,00.
  • B R$ 350,00.
  • C R$ 450,00.
  • D R$ 380,00.
  • E R$ 420,00.
89

Um piso quadrado foi totalmente revestido com 144 placas de porcelanato quadradas de 50 cm de lado, todas iguais e inteiras. O perímetro desse piso é

  • A 30 m.
  • B 36 m.
  • C 28 m.
  • D 20 m.
  • E 24 m.
90

Em 20.07.2019, comemoram-se os 50 anos do pouso da primeira nave espacial tripulada na superfície da Lua – a Apollo 11.

(O Estado de S. Paulo, 20.07.2019. Adaptado)

A espaçonave Apollo 11 era composta pelo módulo de comando Columbia e pelo módulo lunar Eagle. Sabe-se que a altura do módulo de comando representava 2/3 da ltura total da Apollo 11, sendo os 5,5 m restantes correspondentes à altura do módulo lunar. De acordo com essa informação, é correto afirmar que a altura do módulo e comando era

  • A 13 m.
  • B 12,5 m.
  • C 11 m.
  • D 11,5 m.
  • E 12 m.

Raciocínio Lógico

91

Ari, Beto, Cerne, Dani e Eli têm, cada um, 10 ou 11 ou 12 broches. Quem tem 11 broches sempre fala a verdade e quem tem 10 ou 12 broches sempre mente. Considere as seguintes frases que eles disseram:


Ari: Eu e Beto temos, juntos, 21 broches.

Beto: Eu e Cerne não temos, juntos, 21 broches.

Cerne: Eu e mais alguém temos, juntos, 22 broches.

Dani: Eu e Eli temos, juntos, 24 broches.

Eli: Eu e Ari temos, juntos, 21 broches.

Beto: Eu tenho 12 broches.

Cerne: Alguém tem 12 broches.

Dani: Eli tem 12 broches.


O total de broches que essas cinco pessoas têm é

  • A 53.
  • B 56.
  • C 55.
  • D 57.
  • E 54.
92

Hugo, José e Luiz são trigêmeos e, quando os três saem juntos, obedecem as seguintes regras:


• Ou José ou Luiz deve usar camisa amarela, mas nunca ambos;

• Hugo usa camisa amarela se e somente se José usa;

• Se Luiz usar camisa amarela, então Hugo também usa.


De acordo com essas regras, quando os três irmãos saem juntos,

  • A José nunca usa camisa amarela, Hugo e Luiz sempre usam.
  • B Hugo sempre usa camisa amarela, José e Luiz nunca usam.
  • C Luiz sempre usa camisa amarela, Hugo e José nunca usam.
  • D José sempre usa camisa amarela, Hugo e Luiz nunca usam.
  • E Luiz nunca usa camisa amarela, Hugo e José sempre usam.
93

Considere a sequência 10, 14, 18, 11, 15, 19, 12, 16, 20, 13, 17…, em que 10 é o primeiro termo, 14 o segundo termo e assim por diante, de acordo com o padrão. O número de termos dessa sequência que possuem exatamente 2 algarismos é

  • A 250.
  • B 258.
  • C 254.
  • D 246.
  • E 262.
94

Uma afirmação que corresponda à negação lógica de “Se o combustível acabar, então o veículo não consegue subir a ladeira.” é:

  • A “Se o veículo consegue subir a ladeira, então o combustível não acaba.”
  • B “O veículo consegue subir a ladeira ou o combustível acaba.”
  • C “O combustível acaba, e o veículo consegue subir a ladeira.”
  • D “Se o combustível não acaba, então o veículo consegue subir a ladeira.”
  • E “O combustível não acaba, e o veículo consegue subir a ladeira.”
95

Uma escola de nível superior oferece os seguintes cursos: administração de empresas (AE), economia (ECO), ciências contábeis (CC) e administração pública (AP). Segue a distribuição dos professores e seus cursos de atuação:


• 2 professores atuam em todos os cursos;

• entre aqueles professores que atuam em apenas três cursos: 11 atuam em AE, ECO e CC; e 4 atuam em ECO, CC e AP;

• entre aqueles professores que atuam em apenas dois cursos: 8 atuam em AE e ECO; e 6 atuam em ECO e AP;

• 14 professores restantes atuam em apenas um curso, sendo 7 em AE, e nenhum desses 14 atua no curso CC.


Com essas informações, é correto concluir que o número total de professores que atuam em AE supera o número total de professores que atuam em CC em

  • A 14.
  • B 15.
  • C 13.
  • D 11.
  • E 12.

Matemática

96

Uma empresa possui três equipes de segurança. Os guardas de cada uma dessas equipes fazem rondas por toda a empresa e devem sempre passar pelo portão principal. A equipe Alfa passa pelo portão de 40 em 40 minutos; a equipe Beta, de hora em hora; e a equipe Gama, a cada 1 hora e 15 minutos. No dia 3 de julho, às 10 horas, guardas dessas três equipes passaram, ao mesmo tempo, pelo portão principal. A partir desse momento até o dia 30 de julho, às 10 horas, o número de vezes que a equipe Alfa passou pelo portão sem ter encontrado outra equipe foi

  • A 600.
  • B 576.
  • C 624.
  • D 648.
  • E 552.

Raciocínio Lógico

97

Considere as afirmações a seguir e o respectivo valor lógico atribuído a cada uma.


I. Eliana é programadora ou Carlos é analista. VERDADEIRA.

II. Bruno é agente administrativo ou Denise é chefe de departamento. VERDADEIRA.

III. Se Ana é supervisora, então Bruno é agente administrativo. FALSA.

IV. Denise é chefe de departamento e Eliana é programadora. FALSA.


A partir dessas informações, é correto concluir que

  • A Ana não é supervisora.
  • B Denise não é chefe de departamento.
  • C Bruno é agente administrativo.
  • D Eliana é programadora.
  • E Carlos é analista.
98

A negação da frase “Todos os analistas são inteligentes ou nenhum técnico é capacitado” é dada por

  • A Existe analista que não é inteligente ou existe algum técnico que não é capacitado.
  • B Não existe analista inteligente ou algum técnico é capacitado.
  • C Nenhum analista é inteligente ou todo técnico é capacitado.
  • D Existe analista que não é inteligente e existe técnico que é capacitado.
  • E Se nenhum técnico é capacitado, então todos os analistas são inteligentes.
99

Considere a sequência:


4.444.445; 4.444.450; 444.445; 444.450; 44.445; 44.450; 4.445; …


A soma do 5° termo com o 6° termo supera a soma do 11° termo com o 12° termo em

  • A 888.880.
  • B 888.800.
  • C 88.880.
  • D 88.800.
  • E 88.000.
100

Do ponto de vista lógico, dizer “Se eu trabalho com empenho, então os resultados serão melhores.” é o mesmo que dizer:

  • A “Se eu não trabalho com empenho, então os resultados não serão melhores.”
  • B “Se os resultados serão melhores, então eu trabalho com empenho.”
  • C “Eu trabalho com empenho, e os resultados serão melhores.”
  • D “Os resultados não serão melhores, e eu não trabalho com empenho.”
  • E “Eu não trabalho com empenho ou os resultados serão melhores.”

Noções de Informática

101

Um usuário do Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, está editando um arquivo de texto no programa Bloco de Notas. Caso esse usuário acione conjuntamente a tecla Windows e a tecla D, será

  • A desfeita a última ação da edição.
  • B mostrada a Área de Trabalho.
  • C aberto o Painel de Controle.
  • D aberto o último arquivo editado.
  • E salvo o arquivo em edição.
102

O programa que integra os Assessórios do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, e que é utilizado para a visualização e organização de arquivos e pastas do disco rígido é o

  • A WordPad.
  • B Portal de Arquivos.
  • C Data Center.
  • D Windows Explorer.
  • E Central de Controle.
103

Um funcionário está utilizando o programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, para elaborar um relatório sobre as vendas de sua empresa. Para inserir uma quebra de página no texto após o parágrafo que está digitando e continuar a edição no início da próxima página, ele poderá acionar as teclas de atalho CTRL e

  • A INSERT
  • B HOME.
  • C ENTER.
  • D END.
  • E PGDN.
104

Os ícones da figura estão disponíveis na guia Inserir do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que contém o nome do grupo a que esses botões pertencem.

  • A Cabeçalho e Rodapé
  • B Tabelas
  • C Notas de Rodapé
  • D Configurar Página
  • E Páginas
105

Um usuário está utilizando o programa MS Excel 2010, em sua configuração padrão, para controlar seus gastos anuais. Para tanto, digitou os gastos de cada mês em uma planilha. Desejando imprimir os dados lançados, ele selecionou as 12 planilhas que compõem a pasta de trabalho e configurou o menu Imprimir, como mostrado na figura:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sabendo que cada planilha ocupa exatamente uma folha do papel disponível na impressora, o número de folhas que serão impressas depois que o usuário pressionar o botão Imprimir é:

  • A 18.
  • B 12.
  • C 36.
  • D 15.
  • E 24.
106

As células de uma planilha que está sendo editada com o programa Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão, foram preenchidas conforme mostrado na figura.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Se a fórmula =SE(B1>5;A4;C4-A2) for digitada na célula C5, o valor obtido nessa célula será

  • A 55.
  • B 47.
  • C 89.
  • D 95.
  • E 21.
107

Um usuário do programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, utilizou os botões mostrados na figura a seguir para definir os efeitos de transição de dois slides de sua apresentação.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Os efeitos de transição de slides correspondentes aos botões da figura são, respectivamente:

  • A Empurrar e Descobrir.
  • B Esmaecer e Formar.
  • C Dividir e Revelar.
  • D Revelar e Recortar.
  • E Dividir e Descobrir.
108

No programa Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, é possível transformar a apresentação de slides em vídeo, gravar e sincronizar narração de voz. Assim, será possível assistir a essa apresentação em qualquer computador, sem a necessidade de estar instalado um programa de slides nesse aparelho. O arquivo resultante dessa transformação será salvo no formato

  • A .wmv
  • B .potx
  • C .rtf
  • D .pdf
  • E .xps
109

Um programa cliente de e-mail permite, essencialmente, compor, enviar e receber mensagens eletrônicas, desde que exista uma conta com senha cadastrada para o usuário em um servidor de e-mail.


Assinale a alternativa que contém o nome de um programa cliente de e-mail.

  • A Sun Firebird
  • B Microsoft Outlook
  • C Zimbra Desktape
  • D Mozilla Firefox
  • E Microsoft Wordpad
110

Quando um usuário está utilizando um browser para navegar pelas páginas da World Wide Web, é comum que a página indicada por um hyperlink não exista mais. Nessa situação, é comum que o browser

  • A seja fechado e impedido de ser reaberto por 5 minutos.
  • B receba uma mensagem indicando que houve um erro.
  • C seja fechado, e o computador do usuário seja reiniciado.
  • D tente novos acessos à página em intervalos de 1 segundo.
  • E seja fechado, e o computador do usuário seja desligado.