O crescimento e a complexidade das organizações levaram ao surgimento de uma área na administração que ficou responsável por planejar e coordenar todas as ações relacionadas aos recursos humanos. Entre as atividades específicas da Gestão de Pessoas, somente uma delas NÃO está apresentada abaixo. Assinale-a:
A avaliação de desempenho no âmbito das organizações públicas e privadas pressupõe a utilização de métricas, voltadas a diferentes aspectos envolvidos na mensuração de resultados. Nesse sentido, tem-se que os indicadores
Suponha que determinado órgão público pretenda proceder à avaliação de desempenho de seus servidores para fins de atribuição de parcela remuneratória atrelada ao bom desempenho funcional, valendo-se de metodologia comumente utilizada no setor privado, denominada Avaliação 360° ou Circular. Para aplicar tal metodologia será necessário proceder
As relações interpessoais no ambiente de trabalho são pautadas pela ética. Nesse sentido, durante o exercício da atividade profissional, um colaborador manterá contato com clientes, usuários, profissionais e representantes de entidades que procurem a organização onde ele trabalha. Considerando essa informação, no que se refere à ética nas relações interpessoais, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático de falta de ética profissional.
Considerando as relações humanas no trabalho, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os problemas que os membros de uma instituição vivenciam devem ser resolvidos por cada um deles, sem a necessidade de auxílio mútuo.
( ) Ressentimentos num grupo de trabalho podem ser ocasionados pela maneira ríspida com que um determinado funcionário trata os colegas.
( ) Relações harmoniosas entre os funcionários de uma instituição podem ser alcançadas com atitudes de respeito pela maneira de sentir e de entender as situações de cada indivíduo.
( ) O convívio regular entre os membros da instituição caracteriza uma relação humana.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS, quanto às relações interpessoais.
( ) A primeira impressão, sendo positiva de ambos os lados, contribuirá para que se estabeleça um bom relacionamento interpessoal.
( ) As relações de simpatia e cordialidade se constroem a partir do impacto negativo da primeira impressão.
( ) O efeito que um indivíduo causa em outro pode dificultar ou favorecer o relacionamento interpessoal e as atividades em comum.
( ) Um bom clima de grupo em que predomina o diálogo e o respeito ao outro tem sempre uma produção final de boa qualidade.
( ) O trabalho em grupo terá bom resultado se o grupo alcançar a sinergia e se houver fluidez de comunicação.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O atendimento presencial e o atendimento telefônico, em uma Instituição Pública de Ensino, é uma rotina. No atendimento telefônico, deve-se transmitir uma imagem ______________________, de _________________ e de bom funcionamento da organização. Já no atendimento presencial, o servidor público deve levar em consideração também a _______________ e os ___________________. Em ambos os casos, espera-se uma atitude _________________ do servidor.
Com base no texto a seguir e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Pedro atua no setor de planejamento de uma universidade federal. Recentemente foi chamado pelo dirigente do setor para liderar a equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição. O dirigente escolheu Pedro, pois descobriu que ele tem especialização em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos.
I. A escolha do dirigente foi acertada, pois considerou as habilidades técnicas, humanas e conceituais de Pedro.
II. A escolha do dirigente faria sentido se, além das habilidades demonstradas, ele possuísse também habilidades humanas.
III. No texto fica claro que Pedro possui habilidades técnicas para atuar na equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição.
Com relação aos processos básicos de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de agregar pessoas.
II. Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de aplicar pessoas.
III. A gestão do conhecimento faz parte do processo de desenvolver pessoas.
IV. A avaliação de desempenho faz parte do processo de monitorar pessoas.
Assinale alternativa que indica a característica de personalidade definida pelo pragmatismo do indivíduo na busca pelos próprios objetivos.
Considere que tenha sido efetuada a avaliação de desempenho de determinada equipe da AFAP, procedida por um avaliador independente contratado para essa finalidade. Ocorre que, entregues os resultados, constatou-se que, em relação a alguns avaliados, o resultado apresentado mostrou-se distorcido em função da generalização de um aspecto negativo observado pelo avaliador para todos os demais aspectos avaliados. Tal circunstância
Considere que a Agência de Fomento do Amapá (AFAP) tenha contratado consultoria especializada para a implementação de avaliação de desempenho de seus servidores. Referida consultoria propôs a adoção da Avaliação Circular ou 360°, o que, contudo, foi rejeitado pela AFAP, pois considerou que a referida metodologia não oferece resultados confiáveis, eis que se baseia exclusivamente na autoavaliação. A premissa adotada pela AFAP para refutar a metodologia afigura-se
Assinale a alternativa que apresenta uma atitude de benevolência empresarial.
Na teoria de administração, quando se fala em gestão de pessoas costuma-se recorrer à figura dos “subsistemas” que compõem essa área. Dentre as atividades que pertencem ao subsistema “manutenção”, encontra(m)-se
Com relação ao sistema Gestão de Pessoas, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.
Quando a organização tem por foco mapear todas as suas necessidades em termos de conhecimentos, habilidades e comportamentos para sua sobrevivência e seu sucesso e desenvolver essas aptidões nos seus funcionários, pode-se afirmar corretamente que ela pratica a gestão
Nas empresas privadas e nas organizações públicas, a equipe continua sendo considerada o formato mais eficiente para que diversas pessoas trabalhem juntas e obtenham bons resultados. Um dos indicadores para se definir uma equipe é
Nem sempre a formação técnica para lidar com o trabalho é o suficiente para desempenhar bem as atividades atribuídas a ele. Hoje, precisamos aprender a estabelecer uma boa relação e interação com as pessoas, principalmente no contexto escolar. Para isso, é necessário observar, primeiramente, as seguintes atitudes:
I. A sensibilidade para dividir tarefas de forma equitativa entre os colegas de trabalho.
II. O respeito às leis e à hierarquia.
III. O respeito às pessoas.
Quais estão corretas?
Analise as afirmações abaixo:
I. Para uma organização ser considerada burocrática, ela deve possuir características como especialização, disciplina, formalidade de suas comunicações e normas institucionais; II. A teoria burocrática considera que não deve haver pessoalidade nas relações entre os indivíduos da organização; III. A burocracia é um sistema social, organizado mediante normas escritas, que visa à racionalidade e à igualdade no tratamento de seu público; IV. A teoria da burocracia preocupou-se com os aspectos formais e informais das organizações.
São verdadeiras:
Leia as afirmações abaixo, completando-as:
I. A ________ representa a maneira de pensar e a forma como as coisas sempre foram feitas. Dependendo do tipo de organização, pode ser _______ e rígida ou adaptativa e flexível. II. A _________ ocorre quando há a incorporação e o aprendizado de novas ideias e práticas pelos empregados. III. O mundo atual caracteriza-se por um ambiente ___________, em ________ constante, que exige das organizações uma elevada capacidade de __________. IV. Assim como em um iceberg, os aspectos _______da cultura ficam visíveis.
Marque a opção que completa CORRETAMENTE as afirmações acima:
A teoria da burocracia surgiu a partir das ideias de:
Na burocracia, ocorre a profissionalização dos participantes porque:
I. Recebem salários correspondentes ao cargo que ocupam; II. Ocupam um cargo, através do qual desenvolvem suas atividades na organização; III. Têm mandato por tempo determinado, pois, quando assumem um cargo dentro da burocracia, seu tempo de permanência é previamente definido; IV. São fiéis ao cargo, identificando-se com os objetivos da organização; V. São generalistas em relação às atividades do cargo.
A(s) afirmação(ões) FALSA(S) em relação ao enunciado é(são):
Através do organograma, é possível obter algumas informações sobre a organização. Marque a opção FALSA sobre o organograma.
As organizações burocráticas apresentam consequências imprevistas chamadas por Robert Merton de:
A estrutura organizacional é formada pelas unidades de trabalho. Estas, por sua vez, são atribuídas às pessoas individualmente ou a grupos de pessoas. Sobre as unidades de trabalho, marque a opção FALSA.
Aponte a opção que NÃO apresenta uma característica do modelo burocrático:
Sobre o planejamento e o processo abrangido por este, marque a opção FALSA.
O processo decisório envolve a análise e a escolha entre alternativas disponíveis de cursos de ação a serem seguidos. Marque a opção que NÃO apresenta um elemento do processo decisório:
A palavra organização é um termo que recebe vários significados na administração. Marque a opção que apresenta o sentido INCORRETO do termo:
Marque a opção que apresenta a definição INCORRETA acerca do elemento de comunicação em destaque:
A departamentalização é uma forma de a organização melhorar a qualidade da supervisão acrescentando níveis hierárquicos. Marque a opção que NÃO apresenta um tipo de departamentalização:
As teorias da administração contribuíram, sobremaneira, para a construção do modelo de Administração Pública brasileira, principalmente, a:
A Teoria Geral da Administração teve sua evolução baseada na resposta aos problemas organizacionais mais relevantes em cada época, quanto a isso é correto afirmar que:
I. No início do século XX, Fayol e Taylor desenvolveram a Teoria Clássica e a Escola da Administração Científica;
II. A Teoria Clássica proposta por Fayol tem ênfase na racionalização do trabalho dos operários e na definição dos princípios administrativos
III. A Organização Racional do Trabalho (ORT) se fundamenta em: estudo dos tempos e movimentos; fragmentação das tarefas e especialização do trabalhador
IV. A Teoria da Burocracia, proposta por Druker Newman, visa estabelecer uma série de normas e procedimentos para a organização, com alta divisão de responsabilidades e nível hierárquico definido
V. A Teoria Neoclássica surgiu em decorrência dos ultrapassados conceitos definidos pela Teoria Clássica
A tipologia das estruturas organizacionais pode ser dividida em três grupos, as clássicas, pós-clássicas e as modernas. Quanto aos tipos de estruturas presentes:
I. Estrutura por Projetos
II. Estrutura Matricial
III. Estrutura Linear- funcional
IV. Estrutura Colegiada/ Comissional
V. Estrutura Divisionais
( ) Não se aplica a empresa como um todo, prazo de conclusão de acordo a atividade.
( ) Existem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio) mantendo relação entre si.
( ) São aquelas em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico.
( ) Este tipo surgiu com o advento da tecnologia espacial.
( ) Não existe um único chefe tomando as decisões, mas vários membros que atuam nesse processo.
As alternativas estão corretamente dispostas de cima para baixo:
Os aspectos formais e abertos da cultura organizacional são componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas. Como exemplos desses aspectos formais, pode-se citar:
A administração visa alcançar os objetivos operacionais de maneira eficiente e eficaz. São características do conceito de eficiência:
Sistema que proporciona a descentralização e delegação das decisões, permitindo que as pessoas possam se envolver no processo decisório da organização; apoia-se em boa dose de confiança nas pessoas, permitindo que elas trabalhem ocasionalmente em grupos ou em equipes; utiliza mais recompensas – que são materiais e ocasionalmente sociais – e poucas punições. Essa descrição faz referência aos sistemas administrativos do tipo:
Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos princípios éticos da profissão.
( ) Manter sigilo profissional, zelando pelos assuntos administrativos e que dizem respeito à direção, aos coordenadores, aos professores, aos alunos, isto é, a todas as pessoas envolvidas no processo educativo.
( ) Evitar omissões, negligências e atos irresponsáveis que prejudiquem a instituição e as pessoas.
( ) Zelar pelas normas e procedimentos institucionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Consoante o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, responda a questão.
Marque a opção que contém a afirmativa CORRETA.
Consoante o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, responda a questão.
Marque a opção FALSA em relação aos deveres fundamentais do servidor público.
Consoante o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, responda a questão.
É expressamente vedado ao servidor público:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é um dos deveres fundamentais do servidor público:
O Decreto nº. 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
Em relação às Comissões de Ética, analise as assertivas e assinale a que DISCORDA dos preceitos doutrinários.
Consoante o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), é dever fundamental do servidor público, em caso de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições,
Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), é vedado ao servidor público:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, são deveres fundamentais do servidor público, exceto:
Nos termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, são regras deontológicas, exceto:
Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo:
I. Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
II. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.
III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de demissão e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
Assinale
A formação profissional obedece a um princípio de ética e condutas, segundo o qual o profissional exerce os respectivos direitos, respeitando os limites estabelecidos e cumprindo os próprios deveres. Com relação à ética na área da pesquisa institucional para o profissional, assinale a alternativa correta.
Práticas de negócios éticos ou antiéticos costumam refletir os valores, as atitudes, as crenças e os comportamentos padrão da cultura organizacional. Portanto, pode-se dizer que
Analise as afirmativas a seguir sobre a ética no serviço público.
I. Ser honesto, respeitar o outro, ser justo e cordial com as pessoas é dever fundamental do servidor público.
II. Os servidores públicos não podem se distanciar dos padrões de ética e de eficiência exigidos pela sociedade e pela instituição em que desenvolve seu trabalho.
III. Evitar estabelecer relações cordiais e de confiança com seus colegas de trabalho é fundamental para que possa se destacar e evitar brigas no local de trabalho.
IV. Mostrar-se indiferente à conversa com seus colegas de trabalho para que possa estabelecer um ambiente agradável e de confiança.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
São princípios de ética profissional no ambiente de trabalho, SALVO:
O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Considerando o disposto nesse decreto, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Código de Ética Profissional, o servidor público civil do Poder Executivo Federal deverá