Resolver o Simulado Assistente em Administração - 05 - FCC - Nível Médio

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Gestão de Pessoas

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O crescimento e a complexidade das organizações levaram ao surgimento de uma área na administração que ficou responsável por planejar e coordenar todas as ações relacionadas aos recursos humanos. Entre as atividades específicas da Gestão de Pessoas, somente uma delas NÃO está apresentada abaixo. Assinale-a:

  • A Recrutamento.
  • B Desenvolvimento.
  • C Seleção.
  • D Treinamento.
  • E Departamentalização.
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A avaliação de desempenho no âmbito das organizações públicas e privadas pressupõe a utilização de métricas, voltadas a diferentes aspectos envolvidos na mensuração de resultados. Nesse sentido, tem-se que os indicadores

  • A constituem parâmetros que permitem aferir o grau de alcance dos objetivos ou metas fixadas no âmbito da organização.
  • B são medidas estritamente financeiras ligadas à produtividade da organização, não se prestando a medição e outros aspectos.
  • C somente podem ser estabelecidos após a efetiva aferição dos resultados obtidos, já que a fixação prévia pode comprometer sua função valorativa.
  • D constituem os próprios objetivos fixados pela organização, enquanto os critérios correspondem à métrica de aferição dos resultados alcançados.
  • E possuem apenas função indutiva, correspondendo à indicação das finalidades institucionais, desdobradas em metas e critérios.
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Suponha que determinado órgão público pretenda proceder à avaliação de desempenho de seus servidores para fins de atribuição de parcela remuneratória atrelada ao bom desempenho funcional, valendo-se de metodologia comumente utilizada no setor privado, denominada Avaliação 360° ou Circular. Para aplicar tal metodologia será necessário proceder

  • A à prévia definição da missão, visão e valores do órgão, que constituem premissas para a pontuação na metodologia adotada
  • B exclusivamente à avaliação pelo superior hierárquico do avaliado, sendo dispensada a oitiva de outros colaboradores.
  • C à contratação de um avaliador independente, não sendo recomendável a avaliação por aqueles que interagem com o avaliado no ambiente de trabalho.
  • D à autoavaliação, feita pelo próprio servidor, além de colher feedbacks (retornos) daqueles que se relacionam com o avaliado.
  • E a uma amostragem representativa de todos os avaliados, com a extrapolação dos resultados obtidos para todos os que se inserem no mesmo perfil ou categoria.
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As relações interpessoais no ambiente de trabalho são pautadas pela ética. Nesse sentido, durante o exercício da atividade profissional, um colaborador manterá contato com clientes, usuários, profissionais e representantes de entidades que procurem a organização onde ele trabalha. Considerando essa informação, no que se refere à ética nas relações interpessoais, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático de falta de ética profissional.

  • A Não ser voluntário para um trabalho fora do horário de expediente.
  • B Intimidar, discriminar e perseguir um colega de trabalho, por ele ser diferente ou ter uma cultura diferente das demais pessoas.
  • C Discordar do respectivo chefe imediato a respeito de uma ação a ser executada no setor em que se trabalha.
  • D Informar ao chefe imediato uma falha grave ocorrida no setor.
  • E Ausentar-se do trabalho por motivo de saúde.
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Considerando as relações humanas no trabalho, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) Os problemas que os membros de uma instituição vivenciam devem ser resolvidos por cada um deles, sem a necessidade de auxílio mútuo.

( ) Ressentimentos num grupo de trabalho podem ser ocasionados pela maneira ríspida com que um determinado funcionário trata os colegas.

( ) Relações harmoniosas entre os funcionários de uma instituição podem ser alcançadas com atitudes de respeito pela maneira de sentir e de entender as situações de cada indivíduo.

( ) O convívio regular entre os membros da instituição caracteriza uma relação humana.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D F – V – F – V.
  • E F – V – V – F.
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Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS, quanto às relações interpessoais.


( ) A primeira impressão, sendo positiva de ambos os lados, contribuirá para que se estabeleça um bom relacionamento interpessoal.

( ) As relações de simpatia e cordialidade se constroem a partir do impacto negativo da primeira impressão.

( ) O efeito que um indivíduo causa em outro pode dificultar ou favorecer o relacionamento interpessoal e as atividades em comum.

( ) Um bom clima de grupo em que predomina o diálogo e o respeito ao outro tem sempre uma produção final de boa qualidade.

( ) O trabalho em grupo terá bom resultado se o grupo alcançar a sinergia e se houver fluidez de comunicação.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A F – F – V – V – F.
  • B V – F – V – V – V.
  • C V – F – F – V – F.
  • D V – F – V – F – V.
  • E F – V – F – V – F

Atendimento ao Público

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Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


O atendimento presencial e o atendimento telefônico, em uma Instituição Pública de Ensino, é uma rotina. No atendimento telefônico, deve-se transmitir uma imagem ______________________, de _________________ e de bom funcionamento da organização. Já no atendimento presencial, o servidor público deve levar em consideração também a _______________ e os ___________________. Em ambos os casos, espera-se uma atitude _________________ do servidor.

  • A profissional / eficácia / aparência / gestos / ética
  • B profissional / eficiência / necessidade / anseios / amigável
  • C corporativa / respeito / imagem / desejos / rápida
  • D agradável / qualidade / fila / problemas / leal
  • E profissional / eficiência / elegância / pronomes de tratamento / gentil

Gestão de Pessoas

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A Gestão de Pessoas vem sofrendo alterações com o passar do tempo, buscando administrar e potencializar a eficiência do capital humano em uma organização. Sobre a abordagem moderna nos processos de recompensa de pessoas, assinale a alternativa correta.
  • A Predomina o modelo do homo economicus: a suposição de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais.
  • B Predomina o modelo do homem infinito: a suposição de que nunca as pessoas estarão totalmente motivadas, visto que nunca estarão totalmente contempladas em suas necessidades e desejos.
  • C Predomina o modelo do homo economicus: a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos.
  • D Predomina o modelo do homem complexo: a suposição de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais.
  • E Predomina o modelo do homem complexo: a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos.
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A área de Gestão de Pessoas diz respeito a um conjunto de políticas e práticas que tem por objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro de uma organização. O gerenciamento de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, exceto:
  • A Recrutamento e seleção de pessoal.
  • B Administração de cargos e salários.
  • C Coordenação e aplicação de insumos produtivos.
  • D Desenvolvimento organizacional.
  • E Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.
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As principais diferenças entre grupos e equipes de trabalho são, exceto:
  • A Nos grupos a responsabilidade pelo resultado é individual, nas equipes a responsabilidade é coletiva.
  • B O objetivo dos grupos é trocar informações, já nas equipes o objetivo é o desempenho coletivo.
  • C Nos grupos a sinergia é positiva e nas equipes não há sinergia.
  • D Nos grupos o relacionamento é informal e solto, nas equipes é coeso e firme.
  • E Nos grupos as habilidades são variadas e essas habilidades não se somam. Nas equipes as habilidades são complementares e melhoradas através do relacionamento entre os membros.
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Com base no texto a seguir e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Pedro atua no setor de planejamento de uma universidade federal. Recentemente foi chamado pelo dirigente do setor para liderar a equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição. O dirigente escolheu Pedro, pois descobriu que ele tem especialização em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos.

I. A escolha do dirigente foi acertada, pois considerou as habilidades técnicas, humanas e conceituais de Pedro.

II. A escolha do dirigente faria sentido se, além das habilidades demonstradas, ele possuísse também habilidades humanas.

III. No texto fica claro que Pedro possui habilidades técnicas para atuar na equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição.

  • A Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Somente a afirmativa II está correta.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.
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Com relação aos processos básicos de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de agregar pessoas.

II. Os benefícios e os incentivos fazem parte do processo de aplicar pessoas.

III. A gestão do conhecimento faz parte do processo de desenvolver pessoas.

IV. A avaliação de desempenho faz parte do processo de monitorar pessoas.

  • A Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Todas as afirmativas estão corretas.
  • C Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • D Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • E Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
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Assinale alternativa que indica a característica de personalidade definida pelo pragmatismo do indivíduo na busca pelos próprios objetivos.

  • A Autoestima
  • B Maquiavelismo
  • C Automonitoramento
  • D Centro de controle
  • E Proatividade
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Considere que tenha sido efetuada a avaliação de desempenho de determinada equipe da AFAP, procedida por um avaliador independente contratado para essa finalidade. Ocorre que, entregues os resultados, constatou-se que, em relação a alguns avaliados, o resultado apresentado mostrou-se distorcido em função da generalização de um aspecto negativo observado pelo avaliador para todos os demais aspectos avaliados. Tal circunstância

  • A decorre da falta de comprometimento dos próprios avaliados, ensejando um efeito conhecido como “tendência central”.
  • B é típica de avaliações realizadas por agentes externos à organização, denominada “viés de baixa”.
  • C corresponde a um efeito conhecido como “recenticidade”, decorrente da falta de preparo técnico do avaliador.
  • D significa que a avaliação foi contaminada por fatores externos, em um efeito denominado “leniência”.
  • E configura um vício de avaliação comumente apontado pela literatura, denominado “efeito Horn”.
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Considere que a Agência de Fomento do Amapá (AFAP) tenha contratado consultoria especializada para a implementação de avaliação de desempenho de seus servidores. Referida consultoria propôs a adoção da Avaliação Circular ou 360°, o que, contudo, foi rejeitado pela AFAP, pois considerou que a referida metodologia não oferece resultados confiáveis, eis que se baseia exclusivamente na autoavaliação. A premissa adotada pela AFAP para refutar a metodologia afigura-se

  • A parcialmente correta, pois o fato de ser integralmente baseada na autoavaliação não induz, necessariamente, a desvios, desde que o resultado seja cotejado com outros elementos, como a produtividade do avaliado.
  • B correta, pois, sendo integralmente baseada na autoavaliação, tal metodologia não oferece informação isenta sobre o desempenho do avaliado.
  • C equivocada, eis que a autoavaliação é apenas um dos insumos da metodologia, a qual abrange, também, a avaliação por superiores e colegas que se relacionam com o avaliado.
  • D equivocada, eis que tal metodologia não contempla a autoavaliação, mas, sim, apenas os feedbacks (retornos) dos chefes e colegas do avaliado em relação a sua atuação.
  • E equivocada, pois a presença de um avaliador externo, obrigatória em tal metodologia, neutraliza os possíveis desvios da autoavaliação.
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Assinale a alternativa que apresenta uma atitude de benevolência empresarial.

  • A Cessão de funcionários especializados para prestação de serviços voluntários.
  • B Preocupação com o meio ambiente e contribuição para a sustentabilidade deste.
  • C Preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas.
  • D Difusão de crenças acerca do comportamento eticamente correto ou incorreto.
  • E Valorização da ambição profissional como forma de crescimento da empresa.
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Na teoria de administração, quando se fala em gestão de pessoas costuma-se recorrer à figura dos “subsistemas” que compõem essa área. Dentre as atividades que pertencem ao subsistema “manutenção”, encontra(m)-se

  • A treinamento e desenvolvimento.
  • B higiene e segurança no trabalho.
  • C avaliação de desempenho.
  • D descrição e análise de cargos.
  • E seleção e contratação.
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Com relação ao sistema Gestão de Pessoas, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

  • A A primeira etapa para o planejamento do processo de seleção de pessoas é a pesquisa interna das necessidades.
  • B O recrutamento representa um processo de comparação entre o que a organização necessita de competências para o cargo a preencher e o que os candidatos apresentam de perfil.
  • C Cargo representa um conjunto de tarefas ou de atribuições que são exercidas continuamente por seus ocupantes.
  • D O método mais simples de avaliação de cargos é o de avaliação por pontos.
  • E Recrutamento é o conjunto de técnicas e ações cujo objetivo é o de agregar talentos à organização.
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Quando a organização tem por foco mapear todas as suas necessidades em termos de conhecimentos, habilidades e comportamentos para sua sobrevivência e seu sucesso e desenvolver essas aptidões nos seus funcionários, pode-se afirmar corretamente que ela pratica a gestão

  • A comportamental.
  • B com foco em resultados.
  • C por competência.
  • D departamentalizada.
  • E com foco na cadeia de valor.
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Nas empresas privadas e nas organizações públicas, a equipe continua sendo considerada o formato mais eficiente para que diversas pessoas trabalhem juntas e obtenham bons resultados. Um dos indicadores para se definir uma equipe é

  • A ter um número pequeno de membros, que permita maior e melhor interação.
  • B não exigir ou requerer que seus membros tenham habilidades complementares.
  • C possuir objetivos e metas de desempenho díspares e não convergentes.
  • D abordar o trabalho sem se respaldar em compromisso com um foco comum.
  • E responsabilizar-se pelo desempenho individual, e não mútuo.

Administração Geral

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Nem sempre a formação técnica para lidar com o trabalho é o suficiente para desempenhar bem as atividades atribuídas a ele. Hoje, precisamos aprender a estabelecer uma boa relação e interação com as pessoas, principalmente no contexto escolar. Para isso, é necessário observar, primeiramente, as seguintes atitudes:


I. A sensibilidade para dividir tarefas de forma equitativa entre os colegas de trabalho.

II. O respeito às leis e à hierarquia.

III. O respeito às pessoas.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.
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Analise as afirmações abaixo:
I. Para uma organização ser considerada burocrática, ela deve possuir características como especialização, disciplina, formalidade de suas comunicações e normas institucionais; II. A teoria burocrática considera que não deve haver pessoalidade nas relações entre os indivíduos da organização; III. A burocracia é um sistema social, organizado mediante normas escritas, que visa à racionalidade e à igualdade no tratamento de seu público; IV. A teoria da burocracia preocupou-se com os aspectos formais e informais das organizações.
São verdadeiras:

  • A Somente I e II.
  • B Somente II, III e IV.
  • C Somente I, II e III.
  • D Somente III e IV.
  • E Somente I e IV.
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Leia as afirmações abaixo, completando-as:
I. A ________ representa a maneira de pensar e a forma como as coisas sempre foram feitas. Dependendo do tipo de organização, pode ser _______ e rígida ou adaptativa e flexível. II. A _________ ocorre quando há a incorporação e o aprendizado de novas ideias e práticas pelos empregados. III. O mundo atual caracteriza-se por um ambiente ___________, em ________ constante, que exige das organizações uma elevada capacidade de __________. IV. Assim como em um iceberg, os aspectos _______da cultura ficam visíveis.
Marque a opção que completa CORRETAMENTE as afirmações acima:

  • A rotina; dinâmica; cultura; estável; ritmo; ajuste; formais.
  • B organização; estática; satisfação; flexível; mudança; comunicação; informais.
  • C cultura; conservadora; mudança; dinâmico; mutação; adaptação; formais.
  • D cultura; dinâmica; mudança; inovador; velocidade; resiliência; formais.
  • E cultura; estática; evolução; estável; ritmo; abstração; informais.
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A teoria da burocracia surgiu a partir das ideias de:

  • A Karl Marx.
  • B Max Weber.
  • C Elton Mayo.
  • D Robert Dahl.
  • E Frederick Winslow.
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Na burocracia, ocorre a profissionalização dos participantes porque:
I. Recebem salários correspondentes ao cargo que ocupam; II. Ocupam um cargo, através do qual desenvolvem suas atividades na organização; III. Têm mandato por tempo determinado, pois, quando assumem um cargo dentro da burocracia, seu tempo de permanência é previamente definido; IV. São fiéis ao cargo, identificando-se com os objetivos da organização; V. São generalistas em relação às atividades do cargo.
A(s) afirmação(ões) FALSA(S) em relação ao enunciado é(são):

  • A Somente I e II.
  • B Somente III e V.
  • C Somente II, III e IV.
  • D Somente II.
  • E Somente V.
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Através do organograma, é possível obter algumas informações sobre a organização. Marque a opção FALSA sobre o organograma.

  • A No sentido descendente, o organograma expressa a responsabilidade dos cargos em relação ao superior hierárquico.
  • B Por meio do organograma, é possível visualizar a interdependência entre as unidades de trabalho.
  • C Os retângulos representam as unidades de trabalho e indicam como as responsabilidades estão divididas dentro da organização.
  • D No organograma, é possível visualizar o número de níveis hierárquicos e a amplitude de controle.
  • E O organograma é o gráfico que representa a estrutura, ou seja, a parte estática das organizações.
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As organizações burocráticas apresentam consequências imprevistas chamadas por Robert Merton de:

  • A Falhas.
  • B Anomalias.
  • C Imperfeições.
  • D Disfunções.
  • E Desvio.
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A estrutura organizacional é formada pelas unidades de trabalho. Estas, por sua vez, são atribuídas às pessoas individualmente ou a grupos de pessoas. Sobre as unidades de trabalho, marque a opção FALSA.

  • A O cargo é a menor unidade de trabalho da estrutura organizacional.
  • B O cargo é formado por um conjunto de tarefas atribuídas a uma pessoa.
  • C O agregado de cargos forma um departamento, mas, excepcionalmente, um único cargo pode corresponder a um departamento.
  • D A denominação departamento varia em função da hierarquia; em alguns casos, pode ser utilizado divisão, vice-presidência, seção, gerência, ou outros.
  • E As diferentes formas de dividir e agrupar as unidades de trabalho é chamado de descentralização.
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Aponte a opção que NÃO apresenta uma característica do modelo burocrático:

  • A Especialização na administração.
  • B Rotinas e procedimentos padronizados.
  • C Categorização como base do processo decisório.
  • D Completa previsibilidade do funcionamento.
  • E Competência técnica e meritocracia.
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Sobre o planejamento e o processo abrangido por este, marque a opção FALSA.

  • A O ciclo administrativo segue a seguinte sequência: planejamento, direção, organização e controle.
  • B O planejamento é a função administrativa que possibilita às organizações não trabalhar na base da improvisação.
  • C O planejamento inicia com o estabelecimento de objetivos e os meios para alcançá-los.
  • D Os objetivos são definidos desde o nível mais alto até o mais baixo da organização, sendo que os maiores se impõem sobre os mais específicos.
  • E Existe uma hierarquia que determina a existência de três tipos distintos de planejamento do mais abrangente para o mais específico: estratégico, tático e operacional, respectivamente.
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O processo decisório envolve a análise e a escolha entre alternativas disponíveis de cursos de ação a serem seguidos. Marque a opção que NÃO apresenta um elemento do processo decisório:

  • A Objetivos.
  • B Preferências.
  • C Estratégia.
  • D Dilemas.
  • E Situação.
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A palavra organização é um termo que recebe vários significados na administração. Marque a opção que apresenta o sentido INCORRETO do termo:

  • A A organização formal é aquela que surge espontaneamente, é identificada no organograma, se baseia na divisão do trabalho é comunicada a todos por meio de manuais.
  • B Por organização, entende-se um empreendimento, lucrativo ou não, idealizado para alcançar objetivos preestabelecidos.
  • C Organização como função administrativa significa o ato de alocar, estruturar e organizar recursos, estabelecendo suas atribuições e relações.
  • D A organização compreende agrupamento de atividades e recursos em uma estrutura lógica.
  • E A organização é uma entidade social que pode ser estruturada em 3 níveis diferentes: global, departamental e de tarefas.
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Marque a opção que apresenta a definição INCORRETA acerca do elemento de comunicação em destaque:

  • A Fonte: pessoa, coisa ou processo que emite ou fornece mensagens.
  • B Ruído: perturbações desejáveis que tendem a dar ênfase, de maneira previsível, às mensagens transmitidas.
  • C Canal: equipamento ou espaço intermediário entre o transmissor e o receptor.
  • D Transmissor: processo ou equipamento que opera a mensagem, codificando-a para transmiti-la da fonte ao canal.
  • E Código: sistema de signos.
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A departamentalização é uma forma de a organização melhorar a qualidade da supervisão acrescentando níveis hierárquicos. Marque a opção que NÃO apresenta um tipo de departamentalização:

  • A Departamentalização horizontal.
  • B Departamentalização por clientela.
  • C Departamentalização por fases do processo.
  • D Departamentalização por localização geográfica.
  • E Departamentalização por funções.
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As teorias da administração contribuíram, sobremaneira, para a construção do modelo de Administração Pública brasileira, principalmente, a:

  • A Administração Científica.
  • B Teoria da Burocracia.
  • C Teoria de Sistemas.
  • D Teoria Contingencial.
  • E Teoria Neoclássica.
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A Teoria Geral da Administração teve sua evolução baseada na resposta aos problemas organizacionais mais relevantes em cada época, quanto a isso é correto afirmar que:


I. No início do século XX, Fayol e Taylor desenvolveram a Teoria Clássica e a Escola da Administração Científica;

II. A Teoria Clássica proposta por Fayol tem ênfase na racionalização do trabalho dos operários e na definição dos princípios administrativos

III. A Organização Racional do Trabalho (ORT) se fundamenta em: estudo dos tempos e movimentos; fragmentação das tarefas e especialização do trabalhador

IV. A Teoria da Burocracia, proposta por Druker Newman, visa estabelecer uma série de normas e procedimentos para a organização, com alta divisão de responsabilidades e nível hierárquico definido

V. A Teoria Neoclássica surgiu em decorrência dos ultrapassados conceitos definidos pela Teoria Clássica

  • A Somente a alternativa I está correta
  • B As alternativas II, III e V estão corretas
  • C As alternativas I e III estão corretas
  • D As alternativas III e IV estão corretas
  • E Somente a alternativa V está correta
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A tipologia das estruturas organizacionais pode ser dividida em três grupos, as clássicas, pós-clássicas e as modernas. Quanto aos tipos de estruturas presentes:


I. Estrutura por Projetos

II. Estrutura Matricial

III. Estrutura Linear- funcional

IV. Estrutura Colegiada/ Comissional

V. Estrutura Divisionais


( ) Não se aplica a empresa como um todo, prazo de conclusão de acordo a atividade.

( ) Existem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio) mantendo relação entre si.

( ) São aquelas em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico.

( ) Este tipo surgiu com o advento da tecnologia espacial.

( ) Não existe um único chefe tomando as decisões, mas vários membros que atuam nesse processo.


As alternativas estão corretamente dispostas de cima para baixo:

  • A I, II, III, IV, V
  • B II, III, V, IV, I
  • C III, I, II, V, IV
  • D I, III, V, II, IV
  • E V, IV, III, II, I
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Os aspectos formais e abertos da cultura organizacional são componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas. Como exemplos desses aspectos formais, pode-se citar:

  • A padrões de influências e de poder.
  • B valores e expectativas.
  • C políticas e diretrizes de pessoal.
  • D sentimentos e normas de grupos.
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A administração visa alcançar os objetivos operacionais de maneira eficiente e eficaz. São características do conceito de eficiência:

  • A fazer as coisas necessárias e preocupar-se com os fins.
  • B enfatizar objetivos e preocupar-se com os resultados.
  • C atingir os alvos e preocupar-se com os objetivos.
  • D fazer corretamente as coisas e preocupar-se com os meios.
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Sistema que proporciona a descentralização e delegação das decisões, permitindo que as pessoas possam se envolver no processo decisório da organização; apoia-se em boa dose de confiança nas pessoas, permitindo que elas trabalhem ocasionalmente em grupos ou em equipes; utiliza mais recompensas – que são materiais e ocasionalmente sociais – e poucas punições. Essa descrição faz referência aos sistemas administrativos do tipo:

  • A autoritário-coercitivo.
  • B autoritário-benevolente.
  • C consultivo.
  • D participativo.

Ética na Administração Pública

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Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos princípios éticos da profissão.


( ) Manter sigilo profissional, zelando pelos assuntos administrativos e que dizem respeito à direção, aos coordenadores, aos professores, aos alunos, isto é, a todas as pessoas envolvidas no processo educativo.

( ) Evitar omissões, negligências e atos irresponsáveis que prejudiquem a instituição e as pessoas.

( ) Zelar pelas normas e procedimentos institucionais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – F.
  • B V – F – F.
  • C V – V – V.
  • D F – V – F.
  • E V – F – V.
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Consoante o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, responda a questão.

Marque a opção que contém a afirmativa CORRETA.

  • A A remuneração do servidor público é custeada através dos impostos pagos direta ou indiretamente por todos os contribuintes, inclusive o próprio servidor.
  • B A função pública deve ser tida como exercício profissional, logo não se integra na vida particular de cada servidor público, de forma que os fatos e atos verificados na conduta diária da sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
  • C Toda pessoa tem direito à verdade, porém o servidor pode omiti-la ou falseá-la, se esta for contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
  • D Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza, apenas, atitude contra a ética ou ato de desumanidade.
  • E Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é considerada fator de desmoralização do serviço público, não levando à desordem nas relações humanas.
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Consoante o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, responda a questão.

Marque a opção FALSA em relação aos deveres fundamentais do servidor público.

  • A Realizar suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, solucionando ou procurando, prioritariamente, resolver situações procrastinatórias, principalmente, diante de filas ou de qualquer outra espécie de pendência na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o objetivo de evitar danos ao usuário.
  • B Ser honesto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
  • C Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • D Resistir a todo tipo de pressão vinda de contratantes, interessados e outros, exceto de superiores hierárquicos, que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações morais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
  • E Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.
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Consoante o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, responda a questão.

É expressamente vedado ao servidor público:

  • A Manter o teor de documentos que deva encaminhar para providências.
  • B Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de recompensa financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
  • C Retirar da repartição pública qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, mesmo estando legalmente autorizado.
  • D Usar o cargo ou função pública, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, desde que não culmine em qualquer tipo de favorecimento, para si ou para outrem.
  • E Exercer atividade profissional ética e manter seu nome desvinculado de empreendimentos de cunho duvidoso.
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De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é um dos deveres fundamentais do servidor público:

  • A deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
  • B permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
  • C abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
  • D o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.
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O Decreto nº. 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.


Em relação às Comissões de Ética, analise as assertivas e assinale a que DISCORDA dos preceitos doutrinários.

  • A Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
  • B À Comissão de Ética incumbe fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética para efeito de instruir e de fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.
  • C Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.
  • D A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
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Consoante o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), é dever fundamental do servidor público, em caso de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições,

  • A reportar o problema a seus superiores hierárquicos, a fim de eximir-se da responsabilidade pelo atraso.
  • B procurar prioritariamente resolver situações procrastinatórias, com o fim de evitar dano moral ao usuário.
  • C continuar executando suas tarefas com segurança e cautela, porque a rapidez pode prejudicar os resultados do trabalho.
  • D justificar aos usuários que os serviços somente serão concluídos após a contratação de novos servidores.
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Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), é vedado ao servidor público:

  • A facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito.
  • B ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
  • C o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.
  • D comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
  • E divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.
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De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, são deveres fundamentais do servidor público, exceto:

  • A Jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • B Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • C Comunicar sempre que possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
  • D Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
  • E Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
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Nos termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, são regras deontológicas, exceto:

  • A Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.
  • B A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
  • C Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.
  • D A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.
  • E Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
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Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo:


I. Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

II. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de demissão e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


Assinale

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
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A formação profissional obedece a um princípio de ética e condutas, segundo o qual o profissional exerce os respectivos direitos, respeitando os limites estabelecidos e cumprindo os próprios deveres. Com relação à ética na área da pesquisa institucional para o profissional, assinale a alternativa correta.

  • A Deve-se realizar estudo ou pesquisa, dentro ou fora do respectivo local de trabalho, com vistas apenas ao benefício próprio e ao interesse da instituição representada.
  • B É necessário omitir citação de terceiros que tiveram participação na elaboração de produções técnico-científicas.
  • C É permitido declarar autoria à produção científica, método de trabalho ou produto do qual não tenha participado efetivamente da produção ou construção.
  • D A pesquisa ou estudo não precisam ser autorizados pela instituição.
  • E Deve-se respeitar o meio ambiente, os seres humanos e os animais envolvidos, de acordo com as normas da legislação vigente.
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Práticas de negócios éticos ou antiéticos costumam refletir os valores, as atitudes, as crenças e os comportamentos padrão da cultura organizacional. Portanto, pode-se dizer que

  • A a ética é exatamente a mesma coisa que moral, pois é a ética que cria a moral e vice-versa.
  • B os problemas éticos caracterizam-se pela sua especificidade em situações concretas.
  • C a moral estuda uma forma de comportamento humano que os homens julgam obrigatório e valioso.
  • D a ética deve fornecer a compreensão racional de um aspecto real e efetivo do comportamento humano.
  • E uma decisão eticamente correta não é a que melhor assegura os direitos das pessoas por ela afetadas.
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Analise as afirmativas a seguir sobre a ética no serviço público.


I. Ser honesto, respeitar o outro, ser justo e cordial com as pessoas é dever fundamental do servidor público.

II. Os servidores públicos não podem se distanciar dos padrões de ética e de eficiência exigidos pela sociedade e pela instituição em que desenvolve seu trabalho.

III. Evitar estabelecer relações cordiais e de confiança com seus colegas de trabalho é fundamental para que possa se destacar e evitar brigas no local de trabalho.

IV. Mostrar-se indiferente à conversa com seus colegas de trabalho para que possa estabelecer um ambiente agradável e de confiança.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A I – III – IV.
  • B II – III.
  • C I – IV.
  • D II – III – IV.
  • E I – II.
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Com base no Código de Ética dos Servidores Públicos, tais servidores possuem deveres fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses deveres.
  • A Exercer suas atribuições com delongas, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias.
  • B Ser improbo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
  • C Ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de qualquer natureza.
  • D Ter respeito à hierarquia, com temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
  • E Submeter-se a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas

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São princípios de ética profissional no ambiente de trabalho, SALVO:

  • A Respeite a hierarquia.
  • B Seja honesto.
  • C Faça críticas construtivas e de forma educada.
  • D Não reconheça o mérito dos colegas de trabalho.

Ética na Administração Pública

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José, ocupante do cargo de assistente em administração da UFAC, observou que alguns de seus colegas de setor estavam praticando condutas que não seriam permitidas por lei. Diante disso, resolveu fazer a leitura do decreto nº 1.171/94, no qual pôde constatar que é vedado ao servidor público:
  • A ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
  • B zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
  • C manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
  • D apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
  • E exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
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Nos termos do Decreto nº 1.171/94, são regras deontológicas, EXCETO:
  • A A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.
  • B O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.
  • C prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
  • D Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
  • E Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
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O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Considerando o disposto nesse decreto, assinale a alternativa correta.

  • A Constitui vedação ao servidor público comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
  • B Constitui vedação ao servidor público, se membro de Comissão de Ética, fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.
  • C Para fins de apuração do comprometimento ético, nos termos desse Decreto, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, ou mesmo aquele que exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, ainda que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
  • D Deixar o servidor público usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito, que qualquer pessoa fique à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza grave dano moral aos usuários dos serviços públicos, não cometendo, entretanto, qualquer violação expressa à lei.
  • E São deveres fundamentais do servidor público, entre outros, ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal, ou ainda, resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
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De acordo com o Código de Ética Profissional, o servidor público civil do Poder Executivo Federal deverá

  • A dar publicidade a todos os atos administrativos, tendo em vista que essa é a regra que não pode ser modificada, sendo requisito de eficácia e de moralidade.
  • B divulgar unicamente aos colegas de repartição as normas constantes do Código de Ética.
  • C facilitar a fiscalização de todos os seus atos e serviços por qualquer administrado.
  • D saber distinguir a conduta honesta da desonesta, observando atentamente os princípios que regem a conduta do Administrador Público e a probidade administrativa.