Resolver o Simulado Soldado da Polícia Militar - IBFC - Nível Médio

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Direito Administrativo

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A administração pública pode revogar ato próprio discricionário, ainda que perfeitamente legal, simplesmente pelo fato de não mais o considerar conveniente ou oportuno. A respeito da teoria dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  • A A competência é elemento do ato administrativo e advém diretamente da lei, sendo intransferível e improrrogável, salvo a previsão legal de delegação ou avocação
  • B A anulação de ato administrativo fundamenta-se na ilegalidade do ato, enquanto a revogação funciona como uma espécie de sanção para aqueles que deixaram de cumprir as condições determinadas pelo ato
  • C Motivo e motivação são sinônimos em matéria de atos administrativos, referindo-se ambos aos elementos fáticos que justificam a existência do ato administrativo, os quais, nos atos discricionários, não estão sujeitos ao controle judicial
  • D Ato administrativo praticado fora dos padrões de legalidade e que exorbite os limites definidos e previstos em lei é denominado ato discricionário
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Os poderes da Administração Pública consistem em prerrogativas especiais e instrumentos que o ordenamento jurídico confere ao Estado para que este cumpra suas finalidades institucionais para a busca do interesse público. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  • A O disciplinar é aplicável a todos os entes da Administração indireta, que se sujeitam à Administração central para fins de processamento dos processos disciplinares instaurados contra seus servidores
  • B A faculdade que tem o Estado de limitar e/ou condicionar o exercício dos direitos individuais, a liberdade e a propriedade, tendo como objetivo o interesse público, denomina-se poder hierárquico
  • C O poder regulamentar consiste na possibilidade dos chefes do Executivo de explicarem e detalharem as leis para a sua correta execução ou de expedirem os decretos autônomos sobre matéria ainda não disciplinada em lei
  • D O poder hierárquico impõe hierarquia entre a administração direta e as entidades que integram a administração indireta
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Sobre as normas aplicáveis à Administração Pública e sua organização, assinale a alternativa correta.
  • A As autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações serão criadas por lei específica, cabendo à lei complementar, nestes casos, definir as áreas de sua atuação
  • B Agências Executivas são empresas públicas ou sociedades de economia mista que, por iniciativa da Administração Direta, recebem status de agência, e, por estarem sempre ineficientes, celebram contrato de programa com o Ministério supervisor
  • C Apesar de terem o tipo societário de sociedade anônima, as sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito público
  • D As pessoas de direito privado, sem fins lucrativos, de promoção da assistência social são passíveis de qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, desde que atendam aos demais requisitos legais
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A respeito da Lei de Licitações, das hipóteses em que é obrigatória sua aplicação e de suas modalidades, assinale a alternativa correta.
  • A As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executados no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.
  • B Nos processos licitatórios de materiais de escritório para órgãos públicos, é possível a exigência de que o fornecedor entregue produtos de determinadas marcas e modelos, desde que estejam especificados no edital
  • C A concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação
  • D Para os fins dessa Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem frequentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, três anos
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No processo licitatório é garantido aos licitantes o direito de petição e o direito de recurso. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  • A O direito de recorrer é garantido a cada término de fase nos procedimentos de licitação, vedada concessão de efeito suspensivo como forma de tutelar o princípio licitatório
  • B O recurso apresentado pelo licitante nas hipóteses de inabilitação, desclassificação da proposta e indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, terá efeito suspensivo, podendo a autoridade competente, motivadamente e presentes razões de interesse público, atribuir ao recurso interposto eficácia suspensiva aos demais recursos
  • C Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade, de acordo com a lei, devendo protocolar o pedido até cinco dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação
  • D O recurso administrativo interposto da decisão que julga as propostas não tem efeito suspensivo

Direito Constitucional

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Considere a organização político-administrativa do Estado prevista na Constituição Federal de 1988 para assinalar a alternativa correta.
  • A Compete privativamente à União Federal legislar sobre responsabilidade por dano ao meio ambiente e ao consumidor
  • B As competências previstas aos Estados na Constituição Federal podem ser delegadas aos Municípios mediante Lei Complementar estadual
  • C Legislar sobre educação é cultura é de competência concorrente entre a União, os Estados-membros e o Distrito Federal
  • D Compete a União elaborar normas gerais no que diz respeito àquelas matérias que sejam de competência concorrente, restando aos Estados e Municípios, conjuntamente, suplementarem tal legislação
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A respeito dos remédios constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
  • A conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, ou para proteger direito líquido e certo quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública
  • B é cabível mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público
  • C o mandado de segurança é o remédio constitucional adequado para garantir o acesso à informação constante de banco de dados de entidades governamentais, uma vez que o direito à informação é direito líquido e certo
  • D conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
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A Constituição Federal do Brasil estabelece no Art.5º - Dos Direitos Fundamentais que:


I. É assegurado aos presos o _______ à integridade física e moral.

II. Às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de ________.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A direito, alimentação
  • B respeito, amamentação
  • C direito, amamentação
  • D preço, alimentação
  • E respeito, alimentação
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Os direitos fundamentais e sua evolução ao longo da história podem ser divididos em gerações ou dimensões. Assinale a alternativa incorreta:
  • A Primeira geração ou dimensão esta ligada às liberdades negativas clássicas, que enfatizam o princípio da liberdade, configurando os direitos civis e políticos. Surgiram nos finais do século XI e representavam uma resposta do Estado liberal ao Absolutista
  • B A Revolução Industrial foi o grande marco dos direitos de segunda geração, que se relacionam com as liberdades positivas, reais ou concretas, assegurando o princípio da igualdade material entre o ser humano
  • C Os princípios da solidariedade ou fraternidade, são características dos direitos de terceira geração ou dimensão sendo atribuídos as formações sociais, que protegem os interesses de titularidade coletiva ou difusa, não se destinando especificamente à proteção dos interesses individuais, de um grupo ou de um determinado Estado, mostrando uma grande preocupação com as gerações humanas, presentes e futuras
  • D Os direitos fundamentais de quarta geração ou dimensão são decorrentes da evolução da engenharia genética, relacionados à manipulação do patrimônio genético, processo que pode colocar em risco a existência humana
  • E Alguns doutrinadores consideram à evolução da cibernética e de tecnologias tais como, realidade virtual e a internet, direitos de quinta geração ou dimensão
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Com relação ao direito de greve, assinale a alternativa incorreta:
  • A A Constituição Federal assegura o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo
  • B Os abusos cometidos no exercício do direito de greve sujeitam os responsáveis às penas da lei
  • C A Constituição Federal assegura o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre os interesses que devam por meio dele defender
  • D É vedada a realização de greve em atividades essenciais

Direitos Humanos

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, destaca:


I. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

II. Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

III. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido culpado até que a sua inocência tenha sido provada de acordo com a lei.

IV. Todo ser em julgamento público pode ter asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa dependendo do delito praticado.

V. Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.


Assinale a alternativa correta:

  • A I, II, V apenas
  • B II, III, IV, apenas
  • C II, IV apena
  • D III apenas
  • E I, II, III apenas
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A partir de 1945, com a criação das Nações Unidas, após a Segunda Guerra Mundial, normas e tratados têm conferido uma forma legal à prática dos direitos humanos para todos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, dispõem em seus artigos: “Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será ______, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será _____ a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • A Paga, acessível
  • B Parcialmente paga, gratuita
  • C Paga, gratuita
  • D Gratuita, paga
  • E Gratuita, acessível
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Assinale a alternativa correta. Segundo a CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (1969), toda pessoa acusada de um delito tem direito durante o processo às seguintes garantias mínimas:
  • A O processo penal deve ser privado, de modo a preservar os interesses da justiça e da sociedade
  • B O direito do acusado de ser assistido gratuitamente por um tradutor ou intérprete, caso não compreenda ou não fale a língua do juízo ou tribunal
  • C A comunicação prévia e pormenorizada ao acusado da acusação formulada deve ser obrigatoriamente bilíngue (inglês e língua oficial do pais, no qual aconteceu o delito)
  • D A concessão ao acusado do tempo e dos meios necessários à preparação de sua defesa será de 30 (trinta) dias corridos, a contar da publicação em órgão oficial
  • E Toda pessoa terá o direito de ser ouvida, com as devidas garantias e dentro do prazo máximo de 7 (sete) dias, por um juiz ou Tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apuração de qualquer acusação penal formulada contra ela, ou na determinação de seus direitos e obrigações de caráter civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza
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A criminalidade é um problema social, que a sociedade brasileira ano a ano percebe seu crescimento sem no entanto vislumbrar a curto prazo uma solução no mínimo satisfatória. Ao longo de cinco décadas, os Estados utilizaram como “um guia” as “Regras Mínimas para o Tratamento de Presos”, a partir de 2015 as mesmas foram revisionadas (Regras de Mandela) e, temos agora uma observância mais atenta.


Sobre isso, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As administrações prisionais e demais autoridades competentes devem oferecer educação, formação profissional e trabalho, bem como outras formas de assistência apropriadas e disponíveis, inclusive aquelas de natureza reparadora, moral, espiritual, social, esportiva e de saúde.

( ) Os objetivos de uma sentença de encarceramento ou de medida similar restritiva de liberdade são, prioritariamente, de proteger a sociedade contra a criminalidade e de reduzir a reincidência. Tais propósitos só podem ser alcançados se o período de encarceramento for utilizado para assegurar, na medida do possível, a reintegração de tais indivíduos à sociedade após sua soltura, para que possam levar uma vida autossuficiente, com respeito às leis.

( ) Toda unidade prisional tem a liberdade de decidir se deve ter uma biblioteca para uso de todas as categorias de presos, adequadamente provida de livros de lazer e de instrução, e os presos devem ser incentivados a fazer uso dela.

  • A V,F,V
  • B F,F,V
  • C F,V,V
  • D V,V,V
  • E V,V,F
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O Congresso Nacional brasileiro aprovou por meio do Decreto Legislativo nº 231, de 29 de maio de 2003, PROTOCOLO ADICIONAL À CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONTRA O CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL RELATIVO À PREVENÇÃO, REPRESSÃO E PUNIÇÃO DO TRÁFICO DE PESSOAS, EM ESPECIAL MULHERES E CRIANÇAS.


Os Estados Partes deste Protocolo declaram que uma _____ eficaz para prevenir e _____ o tráfico de pessoas, em especial mulheres e crianças, exige por parte dos ______, de trânsito e de destino uma abordagem global e internacional, que inclua _______ destinadas a prevenir esse tráfico, punir os traficantes e proteger as vítimas desse tráfico, designadamente protegendo os seus ______, internacionalmente reconhecidos.


Assinale a alternativa que preencha CORRETA e respectivamente as lacunas:

  • A atitude, diminuir, países de origem, forças, filhos
  • B ação, combater, países de origem, ações, cidadãos
  • C reação conjunta, diminuir, estados, estratégias, compatriotas
  • D ação, combater, países de origem, medidas, direitos fundamentais
  • E intervenção, diminuir, estados, medidas, cidadãos

Matemática

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Maria trabalha em um supermercado e no final do dia contou o dinheiro que havia no caixa, conforme quadro:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Nessas condições, ¾ do valor total que havia no caixa corresponde a:

  • A R$ 776,00
  • B R$ 194,00
  • C R$ 582,00
  • D R$ 291,00
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Paulo recebeu seu 13º salário no valor de R$ 1.800,00 e dividiu aos seus 3 filhos de forma diretamente proporcional às suas idades. Se as idades dos filhos de Paulo são 8, 12 e 20 anos, então é correto afirmar que:
  • A o filho mais novo recebeu R$ 540,00
  • B o filho mais velho recebeu R$ 1080,00
  • C o filho mais velho recebeu o mesmo valor que a soma dos valores recebidos pelos outros dois filhos mais novos
  • D a soma dos valores recebidos pelos dois filhos menores é maior que o valor recebido pelo filho mais velho
18
Sabendo que 40% do preço de um televisor custa R$ 960,00, então o valor do televisor com 10% de desconto é igual a:
  • A R$ 2.160,00
  • B R$ 2.560,00
  • C R$ 1.440,00
  • D R$ 1.920,00
19
O número 33 está descrito na base decimal. Assinale a alternativa que apresenta esse mesmo número descrito na base 8 (octal):
  • A 14
  • B 37
  • C 55
  • D 41
20
Um número é composto por 3 algarismos sendo que o algarismo da centena é o 7 e o da unidade é o 4. A soma dos possíveis algarismos da dezena desse número de modo que ele seja divisível por 3 é:
  • A 15
  • B 18
  • C 12
  • D 9
21
Um comerciante vende balas em pacotinhos, sempre com a mesma quantidade. Ao fazer isso, percebeu que dentre as balas que possuía poderia colocar 8, 12 ou 20 balas em cada pacote. Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de balas que o comerciante dispunha:
  • A 120
  • B 240
  • C 360
  • D 60
22
Um azulejista deve cobrir uma parede de forma retangular de dimensões 3 metros por 4,5 metros, ele dispõe de azulejos de forma quadrada com lado medindo 15 cm. Nessas circunstâncias, o número mínimo de peças de azulejo que o azulejista vai precisar para cobrir totalmente a parede é:
  • A 6000
  • B 3000
  • C 900
  • D 600
23
A razão entre o número de candidatos aprovados e do número de candidatos reprovados num concurso é de 3 para 14. Se 840 candidatos foram reprovados no concurso, então o total de candidatos que fizeram o concurso foi:
  • A menos que 900
  • B entre 920 e 980
  • C entre 990 e 1030
  • D mais que 1040
24
José perguntou ao seu avô Pedro, que é professor de matemática, com que idade ele se formou na faculdade. Pedro disse ao neto que sua idade era o produto entre as raízes da equação x2 -10x + 21 = 0. Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta a idade que Pedro se formou na faculdade:
  • A 18
  • B 21
  • C 24
  • D 27
25
Dois triângulos retângulos são semelhantes na razão 2/ 3. Se as medidas dos catetos do menor triângulo são 6 cm e 8 cm, então a medida da hipotenusa do maior triângulo, em cm, é:
  • A 12
  • B 15
  • C 10
  • D 18

Raciocínio Lógico

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Dentre as alternativas, a única incorreta é:
  • A o elemento neutro da multiplicação de números inteiros é o número 1
  • B o elemento simétrico da adição de números inteiros é o número 0
  • C o conjunto {-4, -2, -1, +1, +2, +4} representa o conjunto de todos os divisores inteiros do número 4
  • D o conjunto de todos os múltiplos inteiros do número 4 é infinito
27
Considere os conjuntos finitos A = {0,1,3,5,6}, B = {-1,0,2,4,5,6,7} e C = {1,2,3,4,7,8} e as afirmações:
I. O total de elementos do conjunto que representa a união entre os conjuntos A e B é igual a 8. II. O total de elementos do conjunto que representa a intersecção entre os conjuntos A e C é igual a 3. III. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos A e B, nessa ordem, é igual a 2. IV. O total de elementos do conjunto que representa a diferença entre os conjuntos B e C, nessa ordem, é igual a 4.
Assinale a alternativa que apresenta o total exato de afirmações corretas:
  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
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Sejam os conjuntos A = {-2,-1,0,1,2,3} , B = {0,2,3,5,6} e C = {-1,0,2,3,7} é correto afirmar que:
  • A (A U B) U C = {-2,-1,0,1,2,3,5,7}
  • B B ∩ C = {0,3}
  • C C - B = {-1,5,6,7}
  • D A - C = {-2,1}
29
Um diretor deve escolher exatamente um professor e dois alunos para representar a escola num evento. Se na escola há 6 professores e 10 alunos, então o total de escolhas possíveis para esse diretor é:
  • A 270
  • B 180
  • C 360
  • D 540
30

Considere verdadeiras as seguintes afirmações:


• Todo professor é formado.

• Nenhum formado é estrangeiro.


Assinale a alternativa correta:

  • A algum professor é estrangeiro
  • B todo formado é professor
  • C nenhum professor é estrangeiro
  • D todo professor é estrangeiro

Português

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De acordo com a leitura atenta do texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A utilização dos aparelhos eletrônicos, quando feita a uma distância segura do roteador, a menos de um metro, reduz de forma significativa a intensidade das ondas wi-fi, o que torna ainda mais inofensiva a ação dessas ondas à saúde.

II. O infográfico é um tipo de texto que, normalmente, mistura a linguagem verbal e não-verbal e tem a função de condensar informações importantes presentes no corpo do texto, sintetizando-as para o leitor. De acordo com isso, é possível dizer que o infográfico presente no texto pode responder, por si só, à pergunta feita no título.

III. Alguns tipos de ondas eletromagnéticas podem ser muito nocivos à saúde, dependendo do comprimento das ondas emitidas.

IV. O texto diferencia os tipos de ondas eletromagnéticas: as que podem ou não causar danos à saúde; caracterizando-o como um texto expositivo, em que predominam as sequências narrativas.

  • A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
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Wi-fi faz mal para a saúde?

(adaptado)


As ondas wi-fi, utilizadas para transmitir internet para vários aparelhos móveis como o celular ou o notebook, não apresentam qualquer risco para a saúde, mesmo durante a infância ou gravidez.

Isto acontece porque o tipo de ondas utilizadas é de muito baixa intensidade, sendo até 100 mil vezes mais fracas que as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde. Além disso, a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador, o que reduz para mais de metade a intensidade original.

Desta forma, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso normal de ondas wi-fi não é capaz de provocar qualquer tipo de alteração no material genético das células e, por isso, também não leva ao desenvolvimento de mutações que possam provocar câncer em adultos ou problemas de desenvolvimento nas crianças.


                        Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Tipos de radiação que prejudicam a saúde

As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível, o que inclui a radiação do sol, conhecida como ondas UV e os raio X, por exemplo. Normalmente a exposição prolongada e sem proteção a este tipo de radiação pode levar ao surgimento de câncer.

No entanto, todos os outros tipos de radiação que possuem comprimento de onda maior, como os infra-vermelhos, as micro-ondas ou as ondas de rádio não conseguem alterar as células e, por isso, são seguros para a saúde.

Dentro desta escala, a ondas de wi-fi possuem um comprimento de onda superior às ondas de raio, o que as torna ainda mais seguras que todas as outras.

                                                                                              (Fonte: Tua Saude) 

De acordo com o texto anterior e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde.”, a oração é classificada como Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • B No trecho “a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador”, o verbo destacado também concordaria corretamente com o sujeito a que se refere caso tivesse sido escrito no singular, “fica”.
  • C No trecho “As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível”, a expressão destacada é uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
  • D No trecho “um comprimento de onda superior às ondas de raio”, a expressão destacada é um objeto indireto.
33

Wi-fi faz mal para a saúde?

(adaptado)


As ondas wi-fi, utilizadas para transmitir internet para vários aparelhos móveis como o celular ou o notebook, não apresentam qualquer risco para a saúde, mesmo durante a infância ou gravidez.

Isto acontece porque o tipo de ondas utilizadas é de muito baixa intensidade, sendo até 100 mil vezes mais fracas que as ondas de um micro-ondas, que também não prejudicam a saúde. Além disso, a maior parte dos roteadores ficam a mais de um metro do utilizador, o que reduz para mais de metade a intensidade original.

Desta forma, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso normal de ondas wi-fi não é capaz de provocar qualquer tipo de alteração no material genético das células e, por isso, também não leva ao desenvolvimento de mutações que possam provocar câncer em adultos ou problemas de desenvolvimento nas crianças.


                        Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Tipos de radiação que prejudicam a saúde

As ondas eletromagnéticas capazes de alterar as células e prejudicar a saúde são aquelas que possuem um comprimento de onda inferior ao da luz visível, o que inclui a radiação do sol, conhecida como ondas UV e os raio X, por exemplo. Normalmente a exposição prolongada e sem proteção a este tipo de radiação pode levar ao surgimento de câncer.

No entanto, todos os outros tipos de radiação que possuem comprimento de onda maior, como os infra-vermelhos, as micro-ondas ou as ondas de rádio não conseguem alterar as células e, por isso, são seguros para a saúde.

Dentro desta escala, a ondas de wi-fi possuem um comprimento de onda superior às ondas de raio, o que as torna ainda mais seguras que todas as outras.

                                                                                              (Fonte: Tua Saude) 

O termo destacado no trecho a seguir “o que reduz para mais de metade a intensidade original” deve ser classificado morfologicamente como:
  • A Pronome pessoal do caso oblíquo
  • B Artigo definido
  • C Pronome demonstrativo
  • D Preposição
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Sobre a interpretação do trecho acima, assinale a alternativa correta.
  • A A narradora relaciona o ato de narrar histórias a uma necessidade ficcional falaciosa, visto que as pessoas sentem necessidade de narrativas mentirosas e de embusteiros de fala hábil.
  • B Ao comparar-se com os judeus que eram transportados em vagões de gado, a narradora busca evidenciar como ela se sente amarrada a uma profissão opressora, quase como uma sentença de morte.
  • C O trecho destacado marca um momento de descoberta da narradora sobre a necessidade que as pessoas têm de ouvirem histórias, e de como sua atuação como narradora de filmes proporcionava a quem a ouvia momentos de prazer e liberdade imaginativa.
  • D Segundo a narradora, os narradores judeus preferiam negar completamente a realidade e criar, sem acesso à paisagem de fora do vagão, mundos ficcionais maravilhosos.
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Leia com atenção o trecho do livro A contadora de filmes do escritor chileno Hernán Rivera Letelier, traduzido para o português por Eric Nepomuceno e responda à questão.


Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias. Todos querem sair da realidade um momento e viver esses mundos de ficção dos filmes, das radionovelas, dos romances. Gostam até que alguém lhes conte mentiras, se essas mentiras forem bem contadas. Essa é a razão do êxito dos embusteiros de fala hábil.

Sem nem ter pensado nisso, para eles eu tinha me transformado numa fazedora de ilusões. Numa espécie de fada, como dizia a vizinha. Minhas narrações de filme os tiravam daquele amargo nada que era o deserto, e mesmo que fosse por um instante os transportava a mundos maravilhosos, cheios de amores, sonhos e aventuras. Em vez de vê-los projetados numa tela, em minhas narrações cada um podia imaginar esses mundos ao seu bel prazer.

Certa vez li por aí, ou vi num filme, que quando os judeus eram levados pelos alemães naqueles vagões fechados, de transportar gado – com apenas uma ranhura na parte alta para que entrasse um pouco de ar –, enquanto iam atravessando campos com cheiro de capim úmido, escolhiam o melhor narrador entre eles e, subindo-o em seus ombros, o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via conforme o trem avançava.

Eu agora estou convencida de que entre eles deve ter havido muitos que preferiam imaginar as maravilhas contadas pelos companheiro a ter o privilégio de olhar pela ranhura.

Partindo da compreensão do trecho acima e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “o elevavam até a ranhura para que fosse descrevendo a paisagem e contando o que via” é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
  • B No trecho “Gostam até que alguém lhes conte mentiras”, a palavra destacada é um objeto indireto.
  • C No trecho “Em vez de vê-los projetados numa tela”, o termo destacado é um objeto direto.
  • D No período “Naquele tempo descobri que todo mundo gosta que alguém conte histórias.”, o trecho destacado é uma Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
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Carta ao Leitor

Nunca te vi, sempre te amei


(...)

De todas as tarefas que fazem parte da rotina de redação de Galileu, a mais prazerosa certamente é ler as cartas dos leitores. Os fãs da revista são de fato especiais e suas cartas traduzem isso. São criativos, curiosos, observadores e não deixam passar nada. Fazem perguntas tão difíceis quanto imprevisíveis. Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano. E não se contentam com respostas pela metade. Ler as dúvidas que aparecem nas cartas, os comentários sobre as reportagens passadas e as sugestões de futuras é gratificante para qualquer jornalista. Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.

Felizmente, a revista conta com uma arma secreta para satisfazer tantas pessoas exigentes. Vou apresentá-la agora: Luiz Francisco Senne, nosso secretário de produção, professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados, e responsável pelo atendimento aos leitores. Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.

Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada e não sabem a quem recorrer. Kiko responde delicada mas firmemente: não dá para fazer o trabalho escolar no lugar do aluno (é festa agora?). Mas simpatiza com o drama de leitores como este cuja mensagem é reproduzida acima: “Vocês não poderiam dar uma dica de como ir bem numa prova de física porque o meu cérebro está cansado?” Atendendo ao apelo levado aos repórteres por Kiko, Galileu oferece a seus leitores a matéria “Os cientistas alertam: não deveríamos existir”, do editor Marcelo Ferroni. Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata. Quer ver?

                                                  Martha San Juan França, Diretora de Redação 

Leia atentamente ao texto “Nunca te vi, mas sempre te amei” publicado na seção “Carta ao leitor” da revista Galileu e assinale a alternativa correta.
  • A Simpático aos dramas dos leitores, Kiko se recusa a fazer as tarefas dos alunos, principalmente quando se trata de tarefas com questões delicadas e complexas.
  • B No título “nunca te vi, mas sempre te amei”, a palavra “te” faz referência a Martha San Juan França, Diretora de Redação da revista Galileu.
  • C Luiz Francisco Senne é apontado como “professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados”, o que o ajuda a efetivamente ser um excelente responsável pelo atendimento dos leitores.
  • D O trecho “Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano.” exemplifica a imprevisibilidade temática das perguntas feitas pelos leitores, que abordam assuntos de natureza mítica-fantástica a temas de concreta relevância científica.
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Carta ao Leitor

Nunca te vi, sempre te amei


(...)

De todas as tarefas que fazem parte da rotina de redação de Galileu, a mais prazerosa certamente é ler as cartas dos leitores. Os fãs da revista são de fato especiais e suas cartas traduzem isso. São criativos, curiosos, observadores e não deixam passar nada. Fazem perguntas tão difíceis quanto imprevisíveis. Querem saber de tudo: do monstro do Lago Ness ao Projeto Genoma Humano. E não se contentam com respostas pela metade. Ler as dúvidas que aparecem nas cartas, os comentários sobre as reportagens passadas e as sugestões de futuras é gratificante para qualquer jornalista. Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.

Felizmente, a revista conta com uma arma secreta para satisfazer tantas pessoas exigentes. Vou apresentá-la agora: Luiz Francisco Senne, nosso secretário de produção, professor de português, roqueiro, colecionador de discos de vinil e livros usados, e responsável pelo atendimento aos leitores. Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.

Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada e não sabem a quem recorrer. Kiko responde delicada mas firmemente: não dá para fazer o trabalho escolar no lugar do aluno (é festa agora?). Mas simpatiza com o drama de leitores como este cuja mensagem é reproduzida acima: “Vocês não poderiam dar uma dica de como ir bem numa prova de física porque o meu cérebro está cansado?” Atendendo ao apelo levado aos repórteres por Kiko, Galileu oferece a seus leitores a matéria “Os cientistas alertam: não deveríamos existir”, do editor Marcelo Ferroni. Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata. Quer ver?

                                                  Martha San Juan França, Diretora de Redação 

De acordo com o texto acima e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “Kiko, como é muito mais conhecido, sabe também driblar as angústias dos nossos jovens amigos em apuros.”, o termo destacado é classificado como Verbo Transitivo Direto e Indireto.
  • B No trecho “Muitos pedem ajuda a Galileu quando recebem dos professores uma tarefa complicada”, a oração destacada é classificada como Oração Subordinada Adverbial Temporal.
  • C No trecho “Ainda mais para nós, jornalistas de Galileu, que adoramos um bom desafio.” a expressão destacada é classificada como Aposto.
  • D No trecho “Ela mostra que a física pode ser criativa em vez de uma aula chata.”, o termo destacado é classificado como conjunção integrante.
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Leia a tirinha de “Hagar”, criada pelos cartunistas Dik Browne e Chris Browne, e responda à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando a tirinha acima e a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A possibilidade de existir um espião na tripulação é confirmada pelo texto não-verbal da tira.

( ) A palavra “Psst”, no primeiro quadrinho, é um advérbio de negação.

( ) No trecho “sobre nosso ataque a Inglaterra” a palavra destacada deveria, obrigatoriamente, receber o acento grave, indicativo de crase.

( ) A expressão “Por que”, no primeiro quadrinho”, deveria receber acento circunflexo, sendo reescrita como “Por quê”.

( ) A oração “que o rei tenha implantando um espião entre nós!!” é uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A F, F, V, F, V.
  • B V, V, F, V, F.
  • C V, F, V, F, V.
  • D V, V, F, F, F.
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Leia com atenção o poema “Guardar” do poeta brasileiro Antonio Cícero e responda à questão.


Guardar

Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.

Em cofre não se guarda coisa alguma.

Em cofre perde-se a coisa à vista.

Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto

é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto

é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é,

estar por ela ou ser por ela.

Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro

Do que de um pássaro sem voos.

Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por

isso se declara e declama um poema:

Para guardá-lo:

Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:

Guarde o que quer que guarda um poema:

Por isso o lance do poema:

Por guardar-se o que se quer guardar.

                                                                                                   (Fonte: Pensador)

Com base na leitura e interpretação do poema acima, assinale a alternativa incorreta.
  • A A centralidade temática do poema consiste na tentativa do eu-lírico compreender e ressignificar de forma profunda e particular o sentido da palavra “guardar”.
  • B Nos versos “Por isso, melhor se guarda o voo de um pássaro/ Do que um pássaro sem voos”, o eu-lírico busca, de forma poética, parafrasear a imagem do ditado popular “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, preservando o seu sentido original.
  • C Nos versos “Em cofre não se guarda coisa alguma/ Em cofre perde-se a coisa à vista”, o poema cria um paradoxo ao desconstruir a utilidade, por definição, atribuída ao objeto cofre afirmando que uma coisa em um cofre se perde de algum modo.
  • D O eu-lírico compreende que escrever, publicar, declarar e declamar um poema é uma forma de guardar o assunto que este poema contém.
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Leia com atenção um trecho da matéria “A leitura em cada fase da primeira infância” e responda à questão.


A leitura deve ser uma atividade da escola e da família, começando quando o bebê ainda está no útero. Para você, que atua na Primeira Infância (período da gestação aos seis anos), cabe a tarefa de mostrar aos pais como ler faz bem às crianças, ajudando seus filhos a se tornarem bons leitores.

Quanto mais palavras a criança conhecer, aos dois anos de idade, mais ela estará preparada para vivenciar suas relações sociais e aproveitar a pré-escola, obtendo melhores resultados em leitura e matemática, com mais autocontrole e menos ansiedade. Estas foram as principais conclusões de pesquisadores das universidades do Estado da Pensilvânia, Califórnia Irvine e Columbia (EUA).

Por isso, o papel dos pais é essencial, já que esse contato com a leitura deve começar durante a gestação e se intensificar no dia a dia da família. 

Mas como contar histórias para o feto? Qual o texto mais adequado para um recém-nascido? Poesia também é bom? Dúvidas pertinentes que você pode ajudar a sanar, dando algumas orientações. No caso de pais “grávidos”, vale a leitura, em voz alta, de livros que eles curtam, assim como cantar, recitar poemas e conversar com o bebê, acariciando a barriga da mãe.

Para crianças maiores, dos três aos cinco anos, as histórias podem ser mais complexas, como os contos de fadas. A diversidade também é legal. Ler notícias de jornais, revistas, tirinhas de histórias em quadrinhos, tudo é novidade. Estimular a criança a ler para os pais é outra atividade importante e desafiadora.

O importante é que, em qualquer idade, o hábito de ler faça parte do cotidiano da escola e da família, assim como comer, brincar e dormir.

                                                                   (Fonte: Blog Desenvolvimento Infantil)

Com base na interpretação do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
  • A No trecho “Para você, que atua na Primeira Infância (período da gestação aos seis anos), cabe a tarefa de mostrar aos pais como ler faz bem às crianças, ajudando seus filhos a se tornarem bons leitores.”, a palavra destacada é um pronome de tratamento utilizado, nesse contexto, para se referir a certa categoria profissional.
  • B A primeira infância é definida no texto como o período compreendido dos 0 aos 6 anos, tendo, como marco do encerramento desta etapa, a entrada da criança na pré-escola.
  • C No trecho “No caso de pais ‘grávidos’, vale a leitura, em voz alta, de livros que eles curtam”, a utilização de aspas, no termo destacado, ressalta a intencionalidade do autor em usar uma expressão coloquial.
  • D É possível afirmar que brincar, comer e dormir estão no mesmo patamar de importância que a leitura para o desenvolvimento infantil, podendo ser compreendido, então, como um hábito cotidiano necessário.

Noções de Informática

41

Relacione a coluna da esquerda com o respectivo componente da coluna da direita:


(1) Hardware

(2) Software


(A) banco de dados.

(B) memórias RAM e ROM.

(C) placa-mãe

(D) editor de texto.

  • A 1AD - 2BC
  • B 1AC - 2BD
  • C 1BD - 2AC
  • D 1BC - 2AD
42

Quanto ao pacote Microsoft Office, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) o MS-POWERPOINT é um gerenciador de contas de email, muito usado em cargos que dependem da comunicação por email no dia a dia profissional.

( ) o MS-EXCEL é ideal, por exemplo, para o controle de fluxo de caixa, contabilidade, análise de dados estatísticos, planejamento de despesas e cálculo de preços.

( ) o MS-WORD além de suportar textos, permite a integração de outros formatos no mesmo documento, como tabelas, desenhos, gráficos, imagens e links da internet.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, F
  • B V, V, F
  • C F, V, V
  • D F, F, V
43
Na célula H5 de uma planilha eletrônica da Microsoft temos especificamente a seguinte fórmula: =SOMA(C5:G5;C6:G6). Essa fórmula seria equivalente a fazer:
  • A =SOMA(C5:G6) + SOMA(C6:G5)
  • B =SOMA(C5:C6) + SOMA(G5:G6)
  • C =SOMA(G5:C6) + SOMA(G5:C6)
  • D =SOMA(C5:G5) + SOMA(C6:G6)
44
Nas últimas versões, em português, do editor de texto MS-WORD, encontramos na aba denominada “Página Inicial” recursos como por exemplo:
  • A colocar imagem Nota de Rodapé e inserir ou atualizar o Sumário
  • B definir bordas e também quebra de texto automático
  • C inserir imagens e gráficos, assim como de Clip-Arts
  • D alinhar texto e aplicar negrito no texto selecionado
45
No editor de apresentações e audiovisual da Microsoft, existe um slide especial denominado “Slide Mestre”, que tem como principal utilidade a de:
  • A ter um resumo sintético e geral de todos os slides desenvolvidos para uma apresentação
  • B armazenar, ao longo do tempo, as principais imagens e fontes já utilizadas em outras apresentações
  • C que todos os slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos) especificados no Slide Mestre
  • D slide padrão que a própria Microsoft recomenda para formatar todos os slides conforme o tipo de apresentação

Legislação Estadual

46
Relativamente à classificação das unidades prisionais, assinale a alternativa correta:
  • A médio porte especial: unidades prisionais existentes, ou as que vierem a ser criadas, com a finalidade de realizar perícia
  • B pequeno porte I: unidades prisionais existentes, ou as que vierem a ser criadas, com capacidade para receber entre sessenta e um e cento e noventa e nove indivíduos privados de liberdade
  • C centro de remanejamento provisório do Sistema Prisional: unidades prisionais existentes ou que vierem a ser criadas, com a finalidade de realizar remanejamento provisório
  • D pequeno porte II: unidades prisionais existentes, ou as que vierem a ser criadas, com capacidade para até sessenta indivíduos privados de liberdade
  • E grande porte especial: unidades prisionais existentes, ou as que vierem a ser criadas, com a finalidade de realizar atendimento médico

Direito Penal

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As penas privativas de liberdade devem ser executadas em forma progressiva, segundo o mérito do condenado, observados determinados critérios e ressalvadas as hipóteses de transferência a regime mais rigoroso. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
  • A o condenado a pena superior a 8 (oito) anos deve começar a cumpri-la em regime semi-aberto
  • B o condenado não reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e não exceda a 8 (oito), deve cumpri-la em regime fechado
  • C o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poderá, desde o início, cumpri-la em regime semi-aberto
  • D o condenado por crime contra a administração pública deve ter a progressão de regime do cumprimento da pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais
  • E ao condenado transferido para o regime disciplinar diferenciado é vedada a realização de exame criminológico de classificação para individualização da execução
48
As penas previstas no Direito Penal são:
  • A medidas de proteção e de perda de bens
  • B prestacionais e restritivas de liberdade
  • C privativas de liberdade, restritivas de direito e multa
  • D medidas socioeducativas e pecuniárias
  • E ressocializadoras e pedagógicas
49
Em conformidade com o previsto na Lei de Execuções Penais, cumpre ao condenado, além das obrigações legais inerentes ao seu estado, submeter-se às normas de execução da pena. Dentre estas obrigações, assinale a alternativa correta quanto ao que pode ser citado como dever do condenado:
  • A exercício das atividades profissionais, intelectuais, artísticas e desportivas, desde que compatíveis com a execução da pena
  • B urbanidade e respeito no trato com os demais condenados
  • C audiência especial com o diretor do estabelecimento
  • D entrevista pessoal e reservada com o advogado
  • E proteção contra qualquer forma de sensacionalismo
50
Não há de se falar em crime quando o autor pratica a conduta:
  • A em estrito cumprimento de dever legal e no exercício regular de direito
  • B em estrito cumprimento de dever legal e na obediência hierárquica
  • C no exercício regular de direito e na coação moral irresistível
  • D em excesso de estado de necessidade e na inimputabilidade
  • E em legítima defesa recíproca e no erro de direito

Direito Penal Militar

51
No que se refere ao crime de violência contra superior (art. 157 do Código Penal Militar), assinale a alternativa correta:
  • A Trata-se de crime comum, que qualquer pessoa pode praticar
  • B O crime é qualificado se a violência é praticada contra o comandante da unidade a que pertence o agente
  • C Se a violência é praticada com arma, a pena é aumentada de metade
  • D Se da violência resulta lesão corporal, absorve-se o crime contra a pessoa
52
Abandonar, sem ordem superior, o lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá-lo, configura o crime militar de:
  • A Abandono de pôsto
  • B Descumprimento de missão
  • C Insubmissão
  • D Deserção
53
Assinale a alternativa correta sobre a pena prevista para o crime de abandono de posto.
  • A Detenção, de seis meses a um ano diminuindo-se a pena se o agente é oficial
  • B Reclusão, de um a dois anos diminuindo-se a pena se o agente exercia função de comando
  • C Reclusão, de seis meses a um ano diminuindo-se a pena se o agente é oficial
  • D Reclusão, de um a dois anos diminuindo-se a pena se o agente é oficial
  • E Detenção, de três meses a um ano
54
Assinale a alternativa correta sobre a conduta que consiste no crime de peculato.
  • A Constitui prática do referido crime, apropriar-se de dinheiro público de que se tem a detenção em razão do cargo, aumentando-se a pena de um sexto, se o objeto da apropriação é de valor superior a trinta vezes o salário mínimo
  • B Constitui prática do referido crime, apropriar-se de dinheiro público ou particular de que se tem a posse em razão do cargo, aumentando-se a pena da metade, se o objeto da apropriação é de valor superior a doze vezes o salário mínimo
  • C Constitui prática do referido crime, apropriar-se de dinheiro público ou particular de que se tem a posse em razão do cargo, aumentando-se a pena de um terço, se o objeto da apropriação é de valor superior a vinte vezes o salário mínimo
  • D Constitui prática do referido crime, apropriar-se de dinheiro público de que se tem a detenção a posse em razão do cargo, aumentando-se a pena de dois terços, se o objeto da apropriação é de valor superior a dez vezes o salário mínimo
  • E Constitui prática do referido crime, apropriar-se de dinheiro público ou particular de que se tem a posse em razão do cargo, aumentando-se a pena de um sexto, se o objeto da apropriação é de valor superior a oito vezes o salário mínimo
55
Assinale a alternativa correta sobre a conduta prevista para o crime de desacato a superior de posto.
  • A Comete tal crime o agente que desacatar superior, lhe ofendendo a dignidade, diminuindo-se a pena se o superior é oficial comandante da unidade a que pertence o agente
  • B Comete tal crime o agente que desacatar superior, lhe ofendendo a dignidade, agravando-se a pena se o superior é oficial comandante da unidade a que pertence o agente
  • C Comete tal crime o agente que desacatar superior, lhe ofendendo a dignidade, não havendo previsão de agravamento da pena
  • D Comete tal crime o agente que desacatar superior, lhe ofendendo o decoro, diminuindo-se a pena se o superior é oficial comandante da unidade a que pertence o agente
  • E Comete tal crime o agente que desacatar superior, lhe ofendendo o decoro, não importando se o superior é oficial comandante

Direito Processual Penal

56
Assinale a alternativa correta quanto ao que se apresenta como direito do colaborador, previsto expressamente na Lei das Organizações Criminosas:
  • A ter nome, qualifcação, imagem e demais informações pessoais preservados
  • B usufruir das medidas socioeducativas previstas na legislação específica
  • C participar das audiências com contato visual com os outros acusados
  • D ser conduzido, em juízo, conjuntamente com os demais coautores e partícipes
  • E cumprir pena em estabelecimento penal idêntico aos demais corréus ou condenados
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No que concerne ao instrumento da “infiltração de agentes”,como tal preceituado na Lei das Organizações Criminosas, assinale a alternativa incorreta:
  • A o pedido de infiltração deve ser sigilosamente distribuído, de forma a não conter informações que possam indicar a operação a ser efetivada ou identificar o agente que será infiltrado
  • B a infiltração será autorizada pelo prazo de até 12 (doze) meses, sem prejuízo de eventuais renovações, desde que comprovada sua necessidade
  • C no curso do inquérito policial, o delegado de polícia poderá determinar aos seus agentes, e o Ministério Público poderá requisitar, a qualquer tempo, relatório da atividade de infiltração
  • D o agente que não guardar, em sua atuação, a devida proporcionalidade com a finalidade da investigação, deverá responder pelos excessos praticados
  • E havendo indícios seguros de que o agente infiltrado sofre risco iminente, a operação deverá ser sustada mediante requisição do Ministério Público ou pelo delegado de polícia, dando-se imediata ciência ao Ministério Público e à autoridade judicial
58
Assinale a alternativa correta. O crime de ameaça é de ação penal:
  • A privada, exclusiva
  • B pública incondicionada
  • C privada, subsidiária da pública
  • D pública condicionada à representação do ofendido ou de seu representante legal
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No crime de furto simples a titularidade da ação penal:
  • A é da vítima, exclusivamente
  • B é da vítima, concorrentemente com o Ministério Público
  • C é do Ministério Público
  • D é da vítima e do seu representante legal
60
No que diz respeito à prisão em flagrante, assinale a alternativa correta:
  • A em qualquer etapa do processo criminal ou do inquérito policial, será cabível a prisão em flagrante, desde que decretada pela competente autoridade judicial
  • B nos crimes e contravenções permanentes, estará o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência
  • C será admitida a prisão em flagrante quando houver dúvida razoável a respeito da identidade da pessoa ou quando esta não apresentar informações suficientes para elucidá-la
  • D o Promotor de Justiça poderá revogar a prisão em flagrante se, ao longo da instrução criminal, observar a ausência de razões para que subsista, bem como de novo decretá-la, caso sobrevenham motivos que a justifiquem

Atualidades

61
Bitcoin é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre. Em 2017, esta moeda digital valorizou 1400% (por cento) e atingiu a maior cotação da história: mais de 19 mil dólares.
Analise as afirmativas sobre Bitcoin e assinale a alternativa correta.
I. É uma moeda que não existe fisicamente. II. É uma moeda totalmente virtual. III. A sua emissão é controlada por um Banco Central. IV. Ela é produzida por milhares de computadores, através de um processo chamado “mineração”.
Estão corretas as afirmativas
  • A I, II, III e IV
  • B II e IV, apenas
  • C I e II, apenas
  • D I, II e IV, apenas
62
O Brasil é o oitavo país do mundo em produção de energia eólica. Em 2016, o Brasil ultrapassou a Itália no ranking e passou ocupar a nona posição. Atualmente (2018), o Brasil conta com 12,76 GW (gigawatts) de capacidade de energia instalada, contra os 12,39 GW (gigawatts) do Canadá. A China, ocupa a primeira posição, seguida pelos Estados Unidos, Alemanha, India, Espanha, Reino Unido e França. A energia eólica é obtida através ________________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A De reaproveitamento de vapores de gás estufa
  • B Da força do vento
  • C Da queima da mistura de óleo mineral sintético e semi-sintético
  • D Da força da água (marés)
63
Desenvolvimento Sustentável é um assunto em pauta. Resumidamente, pode-se dizer que desenvolvimento sustentável é a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Com base neste conceito, sobre exemplos de medidas sustentáveis, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Reaproveitamento do lixo reciclável. II. Reuso da água por indústrias. III. Utilização da energia solar e eólica. IV. Agricultura orgânica.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV, apenas
  • B I, II e IV, apenas
  • C I, II, III e IV
  • D I, II e III, apenas
64
Em 1964, Martin Luther King ganhou o prêmio Nobel da Paz, aos 35 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o prêmio na época. Em 2018 completam-se 50 anos de sua morte. Em 4 de abril de 1968, o norteamericano era assassinado com um tiro, na sacada do quarto de um hotel, aos 39 anos de idade. Martin Luther King entrou para a história como um símbolo da luta _______________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A Contra o racismo
  • B Contra a pena de morte
  • C Contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Golfo
  • D Contra a matança dos índios no oeste dos Estados Unidos
65
O príncipe Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle casaram-se em 19/05/2018 na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Com isso, Meghan é mais uma plebeia a se tornar membro da realeza ________________, concretizando o enlace que, nas semanas que antecederam a cerimônia, tomou conta dos noticiários em todo o mundo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • A De Mônaco
  • B Da Suécia
  • C Da Inglaterra
  • D Da Bélgica

Geografia

66
O Cerrado é compreendido como um dos cinco biomas existentes na biogeografia brasileira. Das afirmativas a seguir, assinale a que apresenta informações corretas sobre o Cerrado:
  • A O Cerrado é compreendido como o Saara brasileiro, devido à aridez do clima
  • B As características da flora do Cerrado são compostas por uma variedade de vegetação que compõe todo o bioma, os subsistemas do Cerrado: Campo limpo, Campo sujo, Campo rupestre, Cerrado, Cerradão, Mata seca, Mata de galeria, Mata ciliar e Vereda. Além disso é considerada a “caixa d’água” do Brasil
  • C O cerrado é o menor bioma brasileiro, ocupando 2,07% do território brasileiro, perde em extensão territorial até mesmo para o Pantanal
  • D Considerada a Savana brasileira, podemos concluir que o Cerrado apresenta níveis baixíssimos de concentração de água
  • E O Cerrado é famoso não só pelas diversidades que o compõem, mas também por ser um dos biomas mais bem protegidos do Brasil, tornando-se um exemplo de respeito à natureza por todo o mundo
67

Assinale a alternativa correta.


“que preto, que branco, que índio o quê?

que branco, que índio, que preto o quê?

que índio, que preto, que branco o quê?

(...)

aqui somos mulatos

cafuzos pardos mamelucos sararás

crilouros guaranisseis e judárabes

orientupis orientupis

(…)

somos o que somos

inclassificáveis”

(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes


A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:

  • A genocídio indígena
  • B hegemonia branca
  • C permanência de população quilombola
  • D miscigenação
  • E europerização
68

A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:


I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.

II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.

III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo.


Assinale a alternativa correta.

  • A I-Planícies; II-Planaltos; III-Depressões
  • B I-Planaltos; II-Planícies; III-Depressões
  • C I-Planícies; II-Depressões; III-Planaltos
  • D I-Depressões; II-Planícies; III-Planaltos
  • E I-Depressões; II-Planaltos; III-Planícies
69
Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:
  • A Compreende o cultivo familiar de sementes não-transgênicas, mediante uso de adubação orgânica e emprego de força animal no preparo do solo
  • B Objetiva a diversificação das espécies cultivadas, com uso intenso de adubação orgânica e emprego de força humana no preparo do solo
  • C Consiste na política de retorno da população ao campo e preconiza o cultivo de culturas tradicionais
  • D Tem início com a introdução de sementes transgênicas resistentes a herbicidas, combinação que facilita o manejo do campo
  • E Enfatiza o uso de adubos químicos, fertilizantes e agrotóxicos, e considera a mecanização do preparo do solo
70

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:


I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I, apenas
  • B I e II, apenas
  • C I e III, apenas
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III

Inglês

71

Leia o texto

Education in Brazil: a plan for change

After three-and-a-half years of debate and conjecture in Congress, Brazil’s national education plan (PNE) was finally passed into law in July 2014

The scope of the PNE is vast, setting 20 targets covering all aspects from pre-school to professional training within a ten-year timeframe, and no fewer than 253 strategies by which to achieve them. Its key proposals include:

Investment

Federal spending on education is to increase from 5.6 percent of GDP to at least 7 percent by the fifth year of the plan and 10 percent by 2023. The diference will be funded by profits from Brazil’s pre-salt oil exploration, but the challenge is spending the money efficiently, something not usually associated with the public sector.

Access

All children aged four to five will be guaranteed a place in school by 2016, and half of those up to the age of three will be able to attend a public crèche by 2020. The plan will also increase assistance for those with special needs to achieve universal access via improved facilities and training.

Literacy

The plan aims to ensure that all children will be able to read and write by the third year of secondary school, and to eradicate illiteracy in those aged 15-plus by 2020. It will also reduce functional illiteracy by 50 percent. UNESCO research shows Brazil has the eighth highest level of adult illiteracy in the world.

Teachers

The plan will create a national policy forthe continued training of teachers and education professionals and will ensure that, by the tenth year, 50 percent of teachers working in primary education will have completed a graduate course in their specialist field. It also aims to increase the average teaching wage to the same level as professionals of a similar level of training.

Higher education

The PNE will seek to enrol 50 percent of 18 to 24-year-olds into higher education and increase those into public universities by at least 40 percent, whilst also ensuring 75 percent of lecturers have a master’s degree and 35 percent possess a doctorate.

This content was commissioned by the Report Company, who take sole responsibility for it.

Disponível em:<https://www.theguardian.com/the-report-company/2015/ may/18/education-in-brazil-a-plan-for-change> . Acesso em: 13 jul. 2017.


Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Depois de três anos e meio de debate no Congresso, o Plano Nacional de Educação foi, finalmente, transformado em lei no mês de julho de 2014.

( ) De acordo com o texto, o investimento em educação poderá chegar em 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no quinto ano do Plano Nacional de Educação, ou seja, em 2019.

( ) Segundo o texto, o Plano Nacional de Educação prevê um plano de carreira para os professores de tal sorte que eles, em média, receberão o que os demais profissionais com mesmo nível de formação recebem.

( ) O Plano Nacional de Educação visa reduzir o analfabetismo funcional em 50% já que, de acordo com pesquisa da Unesco, o Brasil tem o 8º maior nível de analfabetismo funcional do mundo.


Escolha a sequência correta

  • A V, F, V, F
  • B V, F, F, V
  • C V, F, V, V
  • D F, F, V, V
  • E V, F, F, F
72

Nas sentenças apresentadas abaixo, falta um ou mais pronomes para que, gramaticalmente, elas estejam completas e corretas. Leia cada uma delas e complete-as com o pronome adequado.


I. I need to see the doctor. I’ll call ____ to make an appointment.

II. Pancreatic cancer is the 4th overall cause of cancer-related deaths in the U.S. because ____ is relatively symptom-free in the early stages.

III. My grandfather has always believed that a strict diet and daily exercise help avoid diseases. It seems to work for ____. _____ is 80 and healthy.

IV. Dr. Jack created a test to diagnose pancreatic cancer more quickly. _____ detects an abnormal protein that’s an indicator of the disease.


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • A her - it - him/He - it
  • B she - it - him/He - it
  • C her - he - him/He - it
  • D her - it - he/Him - it
  • E her - it - him/He - he
73

Na Língua Inglesa há regras específicas para a construção do plural dos substantivos.

A seguir, encontra-se um pequeno trecho de um texto sobre inteligências múltiplas cujos substantivos que estão entre parênteses no singular, deverão ser escritos na forma plural.


[...] Linguistic - using ___________ (word) effectively. These ____________ (learner) like reading, taking notes in their ________ (class), making up poetry or ___________(story). Interpersonal - understanding, interacting with others. These ______________ (student) learn through interaction. They like group ___________ (activity), ____________ (seminar), __________ (debate), _________ (interview). Logical-Mathematical - reasoning, calculating. __________ (Person) who excel in this intelligence like to experiment, solve ____________ (puzzle) play with logic __________ (game), read about ___________ (investigation), and solve ___________ (mystery).


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas considerando os plurais de substantivos em inglês americano.

  • A words - learners - classes - stories; students - activities - seminares - debates - interviews; Persons - puzzles - games - investigations - mysteries
  • B words - learners - classes - stories; students - activitys - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries
  • C wordes - learners - classes - stories; studentes - activities - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries
  • D words - learners - classes - stories; students - activities - seminars - debates - interviews; People - puzzles - games - investigations - mysteries
  • E words - learners - classes - storys; students - activitys - seminars - debaties - interviews; Persons - puzzles - games - investigations - mysteries
74

Os advérbios têm a mesma função em inglês e em português, ou seja, modificam um verbo, um adjetivo outro advérbio ou uma frase completa.

Com base nessas informações analise as sequências apresentadas a seguir.


I - Actively, quickly, easily, independently, carefully, poorly.

II - Above, below, here, there, near, far (from).

III - Today, yesterday, now, early, late, last next, soon, ago.

IV - Temporarily, shortly, indefinitely, permanently, forever.

V - Very, almost, extremely, greatly, partially, strongly, totally.

VI - Possibly, perhaps, maybe, almost, certainly, definitely.


Assinale a alternativa cuja correspondência entre os exemplos (acima) e os tipos ( abaixo) de advérbios está correta.

  • A adverbs of manner, adverbs of place, adverbs of degree, adverbs of duration, adverbs of time, adverbs of probability
  • B adverbs of manner, adverbs of place, adverbs of time, adverbs of duration, adverbs of degree, adverbs of probability
  • C adverbs of place, adverbs of manner, adverbs of time, adverbs of duration, adverbs of degree, adverbs of probability
  • D adverbs of manner, adverbs of probability, adverbs of time, adverbs of duration, adverbs of degree, adverbs of place
  • E adverbs of probability, adverbs of place, adverbs of time, adverbs of duration, adverbs of degree, adverbs of manner
75
Read the following sentences I, II and III.
I. For sure I wouldn't know what to tell them if they showed up.
II. I must admit, I am a drug addicted.
III. I'm in terrible shape. I must exercise more, otherwise I'll be in trouble.

The alternative that respectively brings the meaning of each one is
  • A I'm unprepared to talk to them / I have no choice but to admit the addiction / I've decided that exercising is an absolute necessity.
  • B I don't have any speaking ability / My drug addiction became a problem for me years ago / Or I exercise more, or I get sick.
  • C I'm unprepared to talk to them / / My drug addiction became a problem for me years ago / I've decided that exercising is an absolute necessity.
  • D I don't have any speaking ability / My drug addiction became a problem for me / Or I exercise more, or I get sick.
  • E I don't have any speaking ability / I have no choice but to admit the addiction / Exercising became mandatory for me, due to my health problems.

História

76

O movimento conhecido como Rusga representa um capítulo importante da História do Brasil, compreendido por alguns autores como : “[...] um fenômeno político brasileiro ocorrido em 1834, no Centro-Oeste do Brasil, no período das regências, situava entre o discurso da centralização e descentralização do poder.” (Fanaia, Maria de Lourdes. “O Silêncio sobre a Rusga nos livros didáticos.” 2012).


A partir de seus conhecimentos sobre o assunto assinale a alternativa correta:

  • A Foi um movimento de intenções separatistas e independentes, assim como foi a revolução Farroupilha
  • B O movimento buscava a melhor relação entre os diferentes tipos de cultura que existem no Mato Grosso (indígenas, Afrodescentes e Lusodescendentes)
  • C O movimento da Rusga exigia uma melhor relação com os países vizinhos (Bolívia e Paraguai)
  • D A Rusga representava a disputa pelo poder local na província de Mato Grosso: de um lado, os liberais da “Sociedade dos Zelosos da Independência”; de outro, os conservadores “Caramurus”
  • E A Rusga, na realidade, foi um movimento de cunho popular, promovido por povos indígenas da região, junto aos quilombolas; que se autodenominaram “caramurus”; contrários aos ricos fazendeiros de açúcar e pecuaristas da região do Mato Grosso

Atualidades

77

Assinale a alternativa correta. “R$ 500 milhões. Esse é o valor estimado pelo empresário, proprietário do grupo JBS, em repasses feitos a políticos nos últimos anos. A afirmação foi feita durante depoimento à Procuradoria-Geral da República gravado em 7 de abril de 2017”.

(Uol Notícias - 19/05/2017)

O empresário mencionado na notícia acima, investigado na Operação Lava Jato e que também é o autor da gravação do áudio em conversa polêmica com o presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, em março de 2017 é:

  • A Geddel Vieira
  • B Jorge Rachid
  • C Francisco de Assis
  • D Osmar Serraglio
  • E Joesley Batista

História

78

Analise as sentenças abaixo e a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Em linhas gerais, a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão de obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas.

II. Outras atividades também desempenharam importante papel, coexistindo com aquelas que interessavam mais diretamente à política mercantilista metropolitana.

III. Embora a agroindústria do açúcar tenha sido uma atividade estratégica importante para a economia colonial, ela foi colocada em segundo plano já que a cultura cafeeira foi priorizada por conta da farta mão de obra escrava existente à época.

IV. A implantação da agroindústria cafeeira articulou a exploração da América e África - esta fornecedora de mão de obra - e ajudou a contornar a crise do comércio oriental, num período em que o monopólio português das especiarias orientais era posto em xeque pelos holandeses e ingleses.


Estão corretas as sentenças:

  • A I e II, apenas
  • B I e III, apenas
  • C III e IV, apenas
  • D I, III e IV, apenas
  • E I, II, III e IV
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Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas” e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _____________________________.

  • A os escravos, os libertos e seus descendentes foram agentes passivos mesmo diante das imposições feitas pelos proprietários
  • B os escravos, os libertos e seus descendentes foram grandes parceiros dos indígenas no início da colonização portuguesa
  • C os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes transformadores de seu tempo
  • D os escravos aceitavam as imposições culturais e religiosas da cultura portuguesa e, em razão disso, não podem ser considerados agentes transformadores de seu tempo
  • E os escravos, os libertos e seus descendentes também foram agentes conservadores de seu tempo
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Um dos mais graves problemas sociais e ao mesmo tempo econômico que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Sabe-se que, comumente, governos brasileiros têm utilizado políticas indutivas de crescimento econômico como medida redutora da pobreza, sem no entanto, obter resultados satisfatórios ou permanentes. Sabe-se também que, dentre as regiões que mais sofrem com a pobreza, no país, estão a Norte e Nordeste.

Estudos históricos mostram que, em razão disso, houve um conflito, no Nordeste Brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro que ficou conhecido como Guerra de Canudos.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social.

( ) Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um conflito civil que ficou conhecido como Guerra de Canudos. Esta guerra durou quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

( ) O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.

( ) Antônio Conselheiro por acreditar que era um enviado de Deus conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam em sua liderança e, em razão disso, ele, realmente poderia, libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.

( ) Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado; por esta razão, pediu a interferência da República.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V, F, V, V, V
  • B V, F, V, F, V
  • C F, F, V, V, F
  • D V, V, V, V, V
  • E V, F, F, F, V