Resolver o Simulado Professor - Ensino Fundamental - Nível Médio

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Português

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Toada do Amor. (Carlos Drummond de Andrade)


E o amor sempre nessa toada:

briga perdoa perdoa briga.


Não se deve xingar a vida,

a gente vive, depois esquece.

Só o amor volta para brigar,

para perdoar,

amor cachorro bandido trem.


Mas, se não fosse ele, também

que graça que a vida tinha?


Mariquita, dá cá o pito,

no teu pito está o infinito.

De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta.
  • A O eu lírico descreve o amor, suas consequências e o bom motivo que ele dá à vida.
  • B A palavra toada, no texto, tem o significado de ritmo, maneira.
  • C O eu lírico tem uma visão negativa do amor, afirma que o sofrimento causado por ele não vale a pena.
  • D É o amor que dá graça à vida.
2
As palavras “cancelamento”, “enriquecer”, “desapego” são respectivamente formadas pelos processos de:
  • A Derivação prefixal e sufixal, prefixação, sufixação.
  • B Derivação sufixal, parassíntese, sufixação.
  • C Derivação sufixal, parassíntese, prefixação.
  • D Nenhuma das alternativas.
3
Marque a alternativa onde temos apenas palavras paroxítonas.
  • A Ruim / condor / sucuri.
  • B Gratuito / rubrica / juniores.
  • C Nobel / caracteres / módulo.
  • D Lêvedo / beleza / vencerá.
4

Texto 1

Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil

Quem minimamente acompanha a questão da produção científica no Brasil e do financiamento da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação sabe que, ao lado da meta tão longamente sonhada da aplicação de 2% do PIB no setor, um bom equilíbrio entre investimentos públicos e privados nessas atividades constitui o segundo grande objeto de desejo de boa parte dos estrategistas e gestores da área – além, é claro, da parcela da comunidade científica nacional bem antenada com as políticas de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação).Isso se apresentou desde a redemocratização do país, na segunda metade dos anos 1980.

O espelho em que todos miravam era obviamente o das nações mais desenvolvidas. O pensamento que então se espraiava, muito distante de recentíssimas tentações obscurantistas, era o de que o desenvolvimento científico e tecnológico constituía condição sine qua non para um verdadeiro desenvolvimento socioeconômico e para a implantação de uma sociedade mais justa.

Na época, o Brasil andava ali pela casa de pouco mais de 0,7% do PIB em investimentos totais em ciência e tecnologia e a participação do setor privado, nesse bolo, mal ultrapassava a marca de 20%. De lá para cá, o país fez uma reviravolta nesses números, avançou muito, e pode-se mesmo dizer que cresceu espetacularmente, quando a métrica é o volume de artigos científicos indexados em bases de dados internacionais, um indicador mundialmente consagrado. Essa produção científica praticamente dobrou do começo para o fim da primeira década do século XXI. E continuou sua ascensão consistente. A expansão notável de produção científica foi baseada na capacidade das universidades públicas brasileiras de produzir ciência. Mais de 95% dessa produção científica do Brasil nas bases internacionais deve-se à capacidade de pesquisa de suas universidades públicas.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, físico, professor da UFRJ, pesquisador dos mais respeitados por seus brilhantes trabalhos em emaranhamento quântico, relata que, “de acordo com recente publicação feita por Clarivate Analytics a pedido da CAPES, o Brasil, no período de 2011-2016, publicou mais de 250.000 artigos na base de dados Web of Science em todas as áreas do conhecimento, correspondendo à 13ª posição na produção científica global (mais de 190 países)”. As áreas de maior impacto, prossegue, “correspondem a agricultura, medicina e saúde, física e ciência espacial, psiquiatria, e odontologia, entre outras”.

Davidovich ressalta que “todos os estados brasileiros estão representados” nessa produção, “o que mostra uma evolução em relação a períodos anteriores e o papel preponderante desempenhado pelas universidades públicas que estão presentes em todos os estados”.Outro ponto fundamental de sua fala: “Mais de 95% das publicações referem-se às universidades públicas, federais e estaduais. O artigo lista as 20 universidades que mais publicam (5 estaduais e 15 federais), das quais 5 estão na região Sul, 11, na região Sudeste, 2, na região Nordeste e 2, na Centro-Oeste”.

Essas publicações, destaca o presidente da ABC, “estão associadas a pesquisas que beneficiam a população brasileira e contribuem para a riqueza nacional. Graças a essas pesquisas, o petróleo do pré-sal representa atualmente mais de 50% do petróleo produzido no país, a agricultura brasileira sofisticou-se e aumentou sua produtividade, epidemias, como a do vírus da zika, são enfrentadas por grupos científicos de grande qualidade, novos fármacos são produzidos, alternativas energéticas são propostas, novos materiais são desenvolvidos e empresas brasileiras obtêm protagonismo internacional em diversas áreas de alto conteúdo tecnológico, como cosméticos, compressores e equipamentos elétricos”.

(MOURA, Mariluce. Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil. Ciência na Rua, 11 abr. 2019. http://ciencianarua.net/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/. Acesso em 09 mai. 2019. Adaptado)

Assinale o trecho do texto em que o termo em destaque atua como um articulador metadiscursivo que serve para o locutor assinalar o grau de seu engajamento com relação ao seu enunciado.

  • A Davidovich ressalta que “todos os estados brasileiros estão representados” nessa produção, “o que mostra uma evolução em relação a períodos anteriores e o papel preponderante desempenhado pelas universidades públicas que estão presentes em todos os estados”.
  • B De lá para cá, o país fez uma reviravolta nesses números, avançou muito, e pode-se mesmo dizer que cresceu espetacularmente, quando a métrica é o volume de artigos científicos indexados em bases de dados internacionais, um indicador mundialmente consagrado.
  • C Isso se apresentou desde a redemocratização do país, na segunda metade dos anos 1980. O espelho em que todos miravam era obviamente o das nações mais desenvolvidas.
  • D Na época, o Brasil andava ali pela casa de pouco mais de 0,7% do PIB em investimentos totais em ciência e tecnologia e a participação do setor privado, nesse bolo, mal ultrapassava a marca de 20%.
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Toada do Amor. (Carlos Drummond de Andrade)


E o amor sempre nessa toada:

briga perdoa perdoa briga.


Não se deve xingar a vida,

a gente vive, depois esquece.

Só o amor volta para brigar,

para perdoar,

amor cachorro bandido trem.


Mas, se não fosse ele, também

que graça que a vida tinha?


Mariquita, dá cá o pito,

no teu pito está o infinito.

As palavras do texto (toada, depois, perdoar), quanto a encontros vocálicos, são:
  • A Ditongo - hiato - tritongo.
  • B Ditongo - ditongo - hiato.
  • C Hiato - ditongo - hiato.
  • D Hiato - ditongo - ditongo.
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Em se tratando de acentuação gráfica, assinale os itens com (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta:


( ) Acentua-se o e das formas verbais têm e vêm, indicativas de plural.

( ) Nos hiatos, o i e o u são acentuados, desde que representem a 2ª vogal do hiato; apareçam sozinhos {ou seguidos de s} na sílaba tônica, não estejam seguidos de nh.

( ) Acentuam-se todas as palavras proparoxítonas.

( ) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, i(s), n, u(s), r, x, ps, ão(s), ã(s), um/uns, ditongos orais {+s}.

( ) Não se acentuam as palavras monossílabas tônicas terminadas em a(s), e(s), o(s).

  • A V – V – V – V – V.
  • B F – V – V – V – F.
  • C V – F – F – V – V
  • D V – V – V – V – F.
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Texto 1

Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil

Quem minimamente acompanha a questão da produção científica no Brasil e do financiamento da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação sabe que, ao lado da meta tão longamente sonhada da aplicação de 2% do PIB no setor, um bom equilíbrio entre investimentos públicos e privados nessas atividades constitui o segundo grande objeto de desejo de boa parte dos estrategistas e gestores da área – além, é claro, da parcela da comunidade científica nacional bem antenada com as políticas de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação).Isso se apresentou desde a redemocratização do país, na segunda metade dos anos 1980.

O espelho em que todos miravam era obviamente o das nações mais desenvolvidas. O pensamento que então se espraiava, muito distante de recentíssimas tentações obscurantistas, era o de que o desenvolvimento científico e tecnológico constituía condição sine qua non para um verdadeiro desenvolvimento socioeconômico e para a implantação de uma sociedade mais justa.

Na época, o Brasil andava ali pela casa de pouco mais de 0,7% do PIB em investimentos totais em ciência e tecnologia e a participação do setor privado, nesse bolo, mal ultrapassava a marca de 20%. De lá para cá, o país fez uma reviravolta nesses números, avançou muito, e pode-se mesmo dizer que cresceu espetacularmente, quando a métrica é o volume de artigos científicos indexados em bases de dados internacionais, um indicador mundialmente consagrado. Essa produção científica praticamente dobrou do começo para o fim da primeira década do século XXI. E continuou sua ascensão consistente. A expansão notável de produção científica foi baseada na capacidade das universidades públicas brasileiras de produzir ciência. Mais de 95% dessa produção científica do Brasil nas bases internacionais deve-se à capacidade de pesquisa de suas universidades públicas.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, físico, professor da UFRJ, pesquisador dos mais respeitados por seus brilhantes trabalhos em emaranhamento quântico, relata que, “de acordo com recente publicação feita por Clarivate Analytics a pedido da CAPES, o Brasil, no período de 2011-2016, publicou mais de 250.000 artigos na base de dados Web of Science em todas as áreas do conhecimento, correspondendo à 13ª posição na produção científica global (mais de 190 países)”. As áreas de maior impacto, prossegue, “correspondem a agricultura, medicina e saúde, física e ciência espacial, psiquiatria, e odontologia, entre outras”.

Davidovich ressalta que “todos os estados brasileiros estão representados” nessa produção, “o que mostra uma evolução em relação a períodos anteriores e o papel preponderante desempenhado pelas universidades públicas que estão presentes em todos os estados”.Outro ponto fundamental de sua fala: “Mais de 95% das publicações referem-se às universidades públicas, federais e estaduais. O artigo lista as 20 universidades que mais publicam (5 estaduais e 15 federais), das quais 5 estão na região Sul, 11, na região Sudeste, 2, na região Nordeste e 2, na Centro-Oeste”.

Essas publicações, destaca o presidente da ABC, “estão associadas a pesquisas que beneficiam a população brasileira e contribuem para a riqueza nacional. Graças a essas pesquisas, o petróleo do pré-sal representa atualmente mais de 50% do petróleo produzido no país, a agricultura brasileira sofisticou-se e aumentou sua produtividade, epidemias, como a do vírus da zika, são enfrentadas por grupos científicos de grande qualidade, novos fármacos são produzidos, alternativas energéticas são propostas, novos materiais são desenvolvidos e empresas brasileiras obtêm protagonismo internacional em diversas áreas de alto conteúdo tecnológico, como cosméticos, compressores e equipamentos elétricos”.

(MOURA, Mariluce. Universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica do Brasil. Ciência na Rua, 11 abr. 2019. http://ciencianarua.net/universidades-publicas-respondem-por-mais-de-95-da-producao-cientifica-do-brasil/. Acesso em 09 mai. 2019. Adaptado)

Em relação ao uso da crase, assinale a alternativa que apresenta a análise CORRETA.

  • A No trecho “Quem minimamente acompanha a questão da produção científica no Brasil e do financiamento da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação [...]”, em “a questão” não se usa a crase, porque a palavra feminina não é determinada pelo artigo definido feminino, uma vez que serve como complemento de um verbo transitivo.
  • B No trecho “Mais de 95% dessa produção científica do Brasil nas bases internacionais deve-se, assim, à capacidade de pesquisa de suas universidades públicas.”, em “à capacidade de pesquisa” usa-se a crase, porque a palavra feminina determinada pelo artigo definido “a” é antecedida por um termo que lhe acrescenta uma circunstância, além de estar subordinada a um termo que exige a preposição “a”.
  • C No trecho “Mais de 95% das publicações referem-se às universidades públicas, federais e estaduais. [...]”, em “às universidades públicas” usa-se a crase, porque a palavra feminina está no plural e é determinada por um artigo definido feminino no plural, além de ser usada em sentido geral e indeterminado.
  • D No trecho “[...] o Brasil, no período de 2011-2016, publicou mais de 250.000 artigos [...], correspondendo à 13ª posição na produção científica global”, em “à 13ª posição” usa-se a crase, porque a palavra feminina, determinada pelo artigo definido “a”, é precedida por um numeral ordinal, com que forma uma expressão que está subordinada a um termo que exige a preposição “a”.
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Toada do Amor. (Carlos Drummond de Andrade)


E o amor sempre nessa toada:

briga perdoa perdoa briga.


Não se deve xingar a vida,

a gente vive, depois esquece.

Só o amor volta para brigar,

para perdoar,

amor cachorro bandido trem.


Mas, se não fosse ele, também

que graça que a vida tinha?


Mariquita, dá cá o pito,

no teu pito está o infinito.

O verso do poema, “mas, se não fosse ele”, é uma oração:
  • A Coordenada sindética adversativa.
  • B Coordenada assindética.
  • C Coordenada sindética explicativa.
  • D Coordenada sindética conclusiva.
9
Quanto à classificação, marque a alternativa onde temos um sujeito indeterminado.
  • A Não havia erros no documento.
  • B Já houve muitas guerras no Brasil.
  • C Nesta época, faz muito frio aqui.
  • D Não se é feliz sem um grande amor.
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                                              Texto 2


      Quando chovia, no meu tempo de menino, a casa virava um festival de goteiras. Eram pingos do teto ensopando o soalho de todas as salas e quartos. Seguia-se um corre-corre dos diabos, todo mundo levando e trazendo baldes, bacias, panelas, penicos e o que mais houvesse para aparar a água que caía e para que os vazamentos não se transformassem numa inundação. Os mais velhos ficavam aborrecidos, eu não entendia a razão: aquilo era uma distração das mais excitantes.

      E me divertia a valer quando uma nova goteira aparecia, o pessoal correndo para lá e para cá, e esvaziando as vasilhas que transbordavam. Os diferentes ruídos das gotas d’água retinindo no vasilhame, acompanhados do som oco dos passos em atropelo nas tábuas largas do chão, formavam uma alegre melodia, às vezes enriquecida pelas sonoras pancadas do relógio de parede dando horas.

      Passado o temporal, meu pai subia ao forro da casa pelo alçapão, o mesmo que usávamos como entrada para a reunião da nossa sociedade secreta. Depois de examinar o telhado, descia, aborrecido. Não conseguia descobrir sequer uma telha quebrada, por onde pudesse penetrar tanta água da chuva, como invariavelmente acontecia. Um mistério a mais, naquela casa cheia de mistérios. [...]

(SABINO, Fernando. O Menino No Espelho. CIDADE Ed. Especial MPM Propaganda 1992, p.13-18)

Em relação ao Texto 2, considere as seguintes afirmativas:


I - Trata-se de uma narrativa, cujos acontecimentos são relatados no passado e no presente histórico.

II - A história é contada por um narrador-personagem, que dela participa, e por isso escreve em primeira pessoa.

III - Os acontecimentos narrados se ordenam aleatoriamente, evidenciando a transformação por que passa o personagem.

IV - Trata-se de um texto composto de sequências marcadas por elementos indicadores de tempo e espaço.


São CORRETAS as afirmativas

  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e II, apenas.

Matemática

11
Comprei uma moto e vou pagá-la em 4 prestações crescentes, de modo que a primeira é de R$ 1000,00 e cada uma das seguintes é 50% a mais que a anterior. Qual o valor total que eu pagarei pela moto?
  • A R$ 7500,00.
  • B R$ 7725,00.
  • C R$ 8125,00.
  • D R$ 8750,00.
12
Juntas, Renata, Sandra e Telma gastaram R$ 512,00. Sabendo que Sandra gastou R$ 60,00 a mais que Renata e que Telma gastou R$65,00 a mais que Sandra, calcule quanto Telma gastou e assinale a alternativa correta.
  • A R$ 234,00.
  • B R$ 174,00.
  • C R$ 169,00.
  • D R$ 109,00.
13
Uma importadora, devido à alta do dólar, aumentou o preço dos seus produtos em 10%. Dois meses depois, como as vendas estavam caindo muito, resolveu fazer uma promoção, dando um desconto de 8% em todos os seus produtos. Sendo assim, um produto que inicialmente custava R$50,00, na promoção passou a custar:
  • A R$ 51,00.
  • B R$ 50,60.
  • C R$49,00.
  • D R$ 48,60.
14
Carlos vai cercar um terreno, de formato retangular, com arame. Ele dará cinco voltas de arame no terreno de dimensões (x – 8) e (x + 8). Sabendo que a área total do terreno é de 80 m2 , qual é a metragem de arame que ele terá que comprar?
  • A 12 m.
  • B 24 m.
  • C 48 m.
  • D 240 m.
15
Uma máquina de doces produz 360 doces em 6 minutos. Seguindo o mesmo ritmo de produção, quantos doces vai produzir em um quarto de hora?
  • A 240.
  • B 480.
  • C 900.
  • D 1500.
16
Maria faz doces e salgados para vender na feira todos os dias. Na terça, a quantidade de salgados que levou era o triplo da quantidade de doces. Após 1 hora de feira, já havia vendido 32 salgados e 6 doces, e então a quantidade de doces e salgados estava igual. Quantos salgados ela levou para a feira na terça feira?
  • A 39.
  • B 26.
  • C 20.
  • D 13.
17

Uma pessoa deseja construir uma “escolinha de futebol”, para isso adquiriu um terreno quadrado de lado x. Pretende construir uma pequena recepção, também quadrada, de lado 6m conforme indicado na figura a seguir, e o restante serão as quadradas de futebol.


Assinale a alternativa que melhor representa a área das quadras de futebol.



  • A x2 – 6x + 36=0
  • B (x – 6)2 =0
  • C x2 – 6=0
  • D x2 – 36=0
18
Uma fábrica de chocolates tem 8 máquinas produzindo 200 barras de chocolate a cada 2 horas. Com a proximidade da Páscoa, o dono decide colocar mais 4 máquinas em atividade para a produção dessas barras de chocolate. Sendo assim, as 200 barras serão produzidas em:
  • A 1 hora.
  • B 1 hora e 20 minutos.
  • C 1 hora e 33 minutos.
  • D 3 horas.
19
A alternativa em que a sequência numérica é uma Progressão Aritmética é:
  • A 0,2; 0,4; 0,8; 0,16
  • B 3,25; 3,5; 3,75; 4
  • C 2, 4, 8, 16
  • D 4,3; 4,5; 4,6; 4,7
20

As raízes da equação do segundo grau 3x2 - 21x + 30 = 0 são:

  • A x = 1 e x = 4
  • B x = 2 e x = 5
  • C x = 3 e x = 6
  • D x = 4 e x = 7
  • E x = 5 e x = 8

Noções de Informática

21
Leia as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Um certificado digital pode ser emitido para pessoas físicas e jurídicas. ( ) Segundo a mídia, a eleição de 2018 foi permeada de fakenews disseminadas por bots. ( ) Resoluções são classificadas em polegadas. ( ) A China está desenvolvendo uma lua artificial. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V - V - F – V.
  • B V - F - F – V.
  • C F - V - V – F.
  • D Nenhuma das alternativas.
22
Para responder à questão, considere que: todos os programas estão instalados em sua configuração padrão, o idioma dos softwares é o Português do Brasil, o mouse está configurado para destros, os programas possuem licença para o uso e expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas) servem somente para chamar a atenção do(a) candidato(a). 

Tendo como base o programa Microsoft Word 2016, “Layout de Impressão” se refere a:

  • A Macros.
  • B Mapa do documento.
  • C Gerenciar fontes bibliográficas.
  • D Contar palavras.
  • E Um dos modos de exibição de documento.
23
Se o seu computador estiver com o disco muito cheio, isso pode causar muitos problemas, principalmente em termos de desempenho. Com base nessa informação assinale a alternativa CORRETA.
  • A Não é possível apagar o conteúdo da pasta Temp.
  • B Podemos remover o conteúdo da pasta System32 sem gerar problemas.
  • C Podemos armazenar arquivos em nuvem para abrir espaço no disco
  • D Nenhuma das alternativas.
24
Para responder à questão, considere que: todos os programas estão instalados em sua configuração padrão, o idioma dos softwares é o Português do Brasil, o mouse está configurado para destros, os programas possuem licença para o uso e expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas) servem somente para chamar a atenção do(a) candidato(a). 

Com base na Figura 2 abaixo, considere que o usuário digitou o seguinte no endereço de célula A2: =A1-B1-C1-D1+8 e, logo após, pressionou a tecla Enter (teclado). Que valor conterá em A2?

  • A 12
  • B 14
  • C 15
  • D 18
  • E 22
25
Leia as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
  • A No Windows 10, o Skype é nativo.
  • B O Windows 10 não consegue sincronizar com o smartphone.
  • C No Windows 10, é possível agrupar aplicativos no Iniciar.
  • D Nenhuma das alternativas.
26
Para responder à questão, considere que: todos os programas estão instalados em sua configuração padrão, o idioma dos softwares é o Português do Brasil, o mouse está configurado para destros, os programas possuem licença para o uso e expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas) servem somente para chamar a atenção do(a) candidato(a). 

A função F1 do teclado, também conhecida como tecla de atalho por alguns usuários do programa Microsoft Word 2016, serve para:

  • A Abrir a janela Visualizador da Ajuda.
  • B Colocar o computador no modo hibernar.
  • C Reiniciar o computador.
  • D Desligar o computador.
  • E Ligar o computador.
27
Para responder à questão, considere que: todos os programas estão instalados em sua configuração padrão, o idioma dos softwares é o Português do Brasil, o mouse está configurado para destros, os programas possuem licença para o uso e expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas) servem somente para chamar a atenção do(a) candidato(a). 

Para que serve , indicado pela seta abaixo, conforme mostra a Figura 3?



  • A Deletar somente o primeiro parágrafo.
  • B Deletar somente o segundo parágrafo.
  • C Deletar todos os parágrafos.
  • D Selecionar destinatários.
  • E Minimizar a Janela.
28

Sobre “URL”, analise as opções a seguir:


I- URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.

II- URL é um endereço virtual com um caminho que indica onde está o que o usuário procura, e pode ser tanto um arquivo, como uma máquina, uma página, um site, uma pasta etc.

III- URL é composto de um protocolo, que pode ser tanto HTTP, que é um protocolo de comunicação, como FTM, que é uma forma rápida de transferir arquivos na internet etc.


Está correto o contido:

  • A Apenas na opção I.
  • B Apenas na opção II.
  • C Apenas nas opções I e II.
  • D Em todas as opções.
29
Para responder à questão, considere que: todos os programas estão instalados em sua configuração padrão, o idioma dos softwares é o Português do Brasil, o mouse está configurado para destros, os programas possuem licença para o uso e expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas) servem somente para chamar a atenção do(a) candidato(a). 

Que efeito, que se encontra no grupo Fonte do Programa Microsoft Word 2016, foi aplicado na palavra inconstitucional?

  • A Sublinhado.
  • B Tachado.
  • C Hifenização.
  • D Referência cruzada.
  • E Lista de vários níveis centralizada.
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Sobre “Área de impressão” no Microsoft Excel 2016, é correto afirmar que:
  • A Uma planilha não pode ter várias áreas de impressão. Cada área de impressão será impressa como uma única página.
  • B Uma área de impressão é um ou mais intervalos de células que você designa para imprimir quando não deseja imprimir a planilha inteira.
  • C Para imprimir uma seleção específica em uma planilha com frequência, é preciso definir uma área de impressão que inclua essa seleção e outras mais.
  • D Pode-se adicionar células para expandir a área de impressão conforme necessário, mas não se pode limpar a área de impressão para imprimir a planilha inteira.
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