Resolver o Simulado Analista - Contador - FGV

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Contabilidade de Custos

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Uma fabricante de cimento planeja instalar um armazém para distribuição de seu produto em uma determinada região, de forma a reduzir seus custos de transporte.
Para tomar essa decisão de investimento foram levantados os seguintes dados:
• Tamanho do carregamento médio para cliente: 250kg; • Frete fábrica-cliente para carga de 250kg: R$42,00; • Frete fábrica-armazém para carga consolidada de 10 toneladas: R$808,00; • Tarifa de entrega armazém-cliente para carga de 50kg: R$0,76; • Custo de operação do armazém por tonelada: R$56,00.
Com base nos dados apresentados e desconsiderando o investimento de instalação do armazém, assinale a opção que indica o efeito no custo total de transporte dessa empresa, caso se decida por instalar o armazém.

  • A Aumento de aproximadamente 25% no custo de transporte do carregamento médio para cliente.
  • B Aumento de aproximadamente 10% no custo de transporte do carregamento médio para cliente.
  • C Indiferente, uma vez que ambos os custos são equivalentes.
  • D Redução de aproximadamente 10% no custo de transporte do carregamento médio para cliente.
  • E Redução de aproximadamente 25% no custo de transporte do carregamento médio para cliente.
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Tanto na administração pública quanto na privada, o controle de custos é necessário para uma adequada gestão dos recursos organizacionais. Porém existem diferentes métodos para se atribuir custo a um produto ou serviço.


O método em que se apropriam todos os custos de produção (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos), e tão somente os custos de produção, aos produtos e serviços, é o custeio:

  • A padrão;
  • B pleno;
  • C por absorção;
  • D por atividade;
  • E variável.
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Em um esforço para fornecer orientações para implantação de informação de custos nas atividades da administração pública, a Resolução CFC nº 1.366/2011 aprovou a NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público.


Para alocação dos custos indiretos, a NBC T 16.11 dispõe sobre critérios para distribuição de custos indiretos, de acordo com as características do objeto de custo.


Entre os critérios sugeridos na NBC T 16.11, a distribuição dos custos de manutenção de armazenagem de estoque de materiais pode ser feita por:

  • A área ou volume ocupado;
  • B consumo de energia elétrica;
  • C dotação planejada disponível;
  • D mão de obra direta alocada;
  • E número de servidores na unidade administrativa responsável.
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A Cia. Delta fabrica e vende vinte tipos de cadernos. Entre os tipos estão cadernos grandes, médios e pequenos, com e sem linhas, de capa dura e de capa mole e com diferentes capas. Além disso, a empresa aceita encomenda de escolas para produção de cadernos customizados.

Os custos fixos da empresa costumam representar 70% do custo total.


Com base nas informações acima, assinale a opção que indica o método de custeio mais adequado para a Cia. Delta.

  • A Custo padrão.
  • B Departamentalização.
  • C Custeio por absorção.
  • D Custeio variável.
  • E Custeio baseado em atividades.
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Em relação ao sistema de produção, assinale a opção que indica um exemplo de Custeio por Ordem.

  • A O conserto de um carro em uma oficina mecânica.
  • B A fabricação de cimento em uma fábrica.
  • C A moagem de farinha em uma padaria.
  • D A extração e o refino de petróleo.
  • E A produção de biodiesel.
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A Cia. Alfa fabrica e vende três tipos de sapatos: de neném, infantis e de adultos. A sociedade empresária utiliza o Método de Custeio Variável para avaliar seus estoques.

Em novembro de 2016, a Cia. Alfa apresentava as seguintes informações (por par):


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Além disso, os custos indiretos de fabricação, comuns aos três produtos, eram de R$ 1.000. Ainda, a sociedade empresária incorre em despesas gerais e administrativas no valor de R$ 3.000.

Em novembro de 2016, a sociedade empresária não tinha estoques de produtos em processo ou acabados e trabalhou com 80% de sua capacidade. Ainda, nesse mês as vendas foram de 60 pares de neném, 70 pares de criança e 80 pares de adulto.


Com base nas informações acima, assinale a opção que indica o lucro líquido da Cia Alfa, antes dos impostos, em novembro de 2016.

  • A R$ 860.
  • B R$ 2.750.
  • C R$ 3.750.
  • D R$ 4.160.
  • E R$ 5.750.
7

A Cia. Camisaria produz e vende dois tipos de camisas, com dois botões e com cinco botões. O preço de venda (PV), o custo variável (CV) e a demanda anual, por cada tipo de camisa, são os seguintes:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Além disso, a Cia. Camisaria incorre em custos fixos anuais no valor de R$ 30.000.

Em 2017, a empresa que fornecia botões com exclusividade para a Cia. Camisaria teve problemas e só forneceu 5.000 unidades. A Cia. Camisaria não possuía botões em estoque e visava obter o maior resultado possível com os botões disponíveis.


Assinale a opção que indica a margem de contribuição da Cia. Camisaria, em 2017.

  • A R$ 50.000.
  • B R$ 60.000.
  • C R$ 90.000.
  • D R$ 100.000.
  • E R$ 130.000.
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A Cia. Gama produz e vende agendas. O preço de venda de cada agenda é de R$ 30. Os custos variáveis unitários das agendas são de R$ 12 e a sociedade empresária paga comissão de 20% sobre o preço a seus vendedores.

Ainda, a sociedade empresária incorre nos seguintes custos e despesas fixos por mês:


• salários dos funcionários da fábrica: R$ 2.000;

• salários dos funcionários da administração: R$ 3.000;

• depreciação das máquinas e da fábrica: R$ 1.000;

• aluguel da fábrica: R$ 1.500.


Os sócios da Cia. Gama requerem da empresa um lucro líquido de R$ 24.000 ao ano.


Considerando a alíquota do imposto sobre a renda e a contribuição social de 25%, assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio econômico mensal da empresa.

  • A 598 unidades.
  • B 764 unidades.
  • C 792 unidades.
  • D 848 unidades.
  • E 3292 unidades.
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A contabilidade apresenta subdivisões para fornecer diferentes tipos de informações.


Entre as funções da contabilidade de custos está a de

  • A oferecer ao gestor a capacidade de gerar informações que permitam o planejamento das ações no ambiente operacional.
  • B transmitir aos fornecedores segurança em relação ao cumprimento das obrigações da entidade.
  • C orientar investidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos.
  • D avaliar o desempenho dos setores administrativos da empresa e de seus empregados.
  • E garantir aos emprestadores de recursos que os prazos serão cumpridos.
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A Cia. X fabrica três tipos de produtos: simples, de luxo e de superluxo. As informações em relação ao preço unitário, quantidade fabricada por mês e custo direto unitário são as seguintes:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Os custos indiretos de produção por mês são de R$ 2.200. Estes são rateados de acordo com o gasto com mão de obra direta.


Em 01/01/2017, não havia estoque inicial. No primeiro semestre de 2017 foram vendidas 5.000 unidades de produtos simples, 4.000 unidades de luxo e 2.000 unidades de superluxo.


Em relação ao lucro semestral de cada produto, com base nas informações acima e considerando que a Cia. X utiliza o custeio por absorção, assinale a afirmativa correta.

  • A Do produto simples, é de R$ 19.600.
  • B Do produto de luxo, é de R$ 115.600.
  • C Do produto de luxo, é de R$ 116.000.
  • D Do produto de superluxo, é de R$ 115.600.
  • E Do produto de superluxo, é de R$ 120.000.
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O setor de produção da Cia. Bola apresentava os seguintes saldos em 31/12/2016:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nas informações acima, assinale a opção que indica o custo dos produtos fabricados em 2016.

  • A R$ 620,00.
  • B R$ 1.090,00.
  • C R$ 1.100,00.
  • D R$ 1.170,00.
  • E R$ 1.190,00.
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Uma fábrica de roupas comprou, em 01/01/2017, tecido para utilizar na produção de 40 vestidos, no valor de R$ 2.000.


No processo produtivo, 80% do tecido são utilizados, enquanto 20% são descartados como retalho. Além disso, os custos indiretos de fabricação foram de R$ 1.000.


Em 31/01/2017, no transporte dos vestidos para o comprador, houve um imprevisto e 10 vestidos foram danificados, não podendo mais ser vendidos. O restante foi vendido pelo preço unitário de R$ 120.


Assinale a opção que indica, em 31/01/2017, o valor contabilizado, respectivamente, como custo dos produtos vendidos e como perda pela fábrica.

  • A R$ 1.950 e R$ 650.
  • B R$ 1.950 e R$ 1.050.
  • C R$ 2.250 e R$ 750.
  • D R$ 2.250 e R$ 1.150.
  • E R$ 3.000 e zero.
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A Cia. Beta fabrica e vende bolas de pingue-pongue. A capacidade da sociedade empresária é produzir 20.000 bolas por mês.


O preço de cada bola é de R$ 10,00, enquanto seus custos variáveis unitários são de R$ 3,00. Além disso, a sociedade empresária paga comissão de 10% do preço de venda aos vendedores.

Os custos fixos mensais da sociedade empresária são os seguintes:


• Aluguel da fábrica: R$ 10.000;

• Seguro da fábrica: R$ 2.000;

• Manutenção das máquinas: R$ 4.000;

• Depreciação das máquinas: R$ 6.000;

• Salário dos supervisores: R$ 8.000.


Com base nas informações acima, assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio financeiro da Cia. Beta.

  • A R$ 23.340.
  • B R$ 34.290.
  • C R$ 34.340.
  • D R$ 40.000.
  • E R$ 50.000.
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Uma sociedade empresária apresentou margem bruta de 20%, em 2015, e de 25%, em 2016.


Assinale a opção que indica um possível motivo para o aumento na margem bruta.

  • A Aumento no preço dos produtos vendidos.
  • B Venda de ativo imobilizado com lucro.
  • C Diminuição das despesas operacionais.
  • D Aumento das despesas financeiras.
  • E Compra de estoque com pagamento a prazo.
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Com relação ao método de gestão de custos denominado Custeio Variável, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) É um método de custeio utilizado para fins gerenciais, não sendo admitido o seu uso para efeito contábil e fiscal.

( ) Os custos fixos são tratados como custos do período e não como custos do produto, sendo alocados ao DRE.

( ) A desvantagem do método é que não permite à empresa conhecer a margem de contribuição dos seus produtos.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E V – F – V.
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Uma sociedade empresária produz e vende exclusivamente o produto W. Cada unidade de W é vendida a R$ 60,00. Além disso, seus custos de produção e suas despesas de vendas e administrativas são os seguintes:

• custos variáveis: R$ 15 por unidade

• custos fixos: R$ 40.000 por mês.

• comissão de venda: 20% do preço.

• despesas administrativas: R$ 30.000 por mês.

Considerando que os sócios exigem um lucro líquido de R$ 80.000 por mês e que a sociedade empresária reconhece seu imposto sobre renda pela alíquota de 25%, assinale a opção que indica seu ponto de equilíbrio econômico. 

  • A 2.122 unidades.
  • B 2.425 unidades.
  • C 3.260 unidades.
  • D 4.546 unidades.
  • E 5.354 unidades.
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Uma sociedade empresária fabrica e vende exclusivamente o produto Z.

Cada unidade de Z é vendida por R$ 20,00, sendo que é paga uma comissão de 10% na venda a seus vendedores. Além disso, seus custos de produção fixos e variáveis são, respectivamente, R$ 15.000 por mês e R$ 8 por unidade. Ainda, a sociedade empresária incorre em despesas fixas de R$ 25.000 por mês.

Indique a opção que indica a margem de segurança da empresa, dado que em dezembro de 2015 ela auferiu receita de vendas de R$ 110.000.

  • A 27,27%.
  • B 39,39%.
  • C 72,73%.
  • D 77,27%.
  • E 96,36%.
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Uma pessoa comprou uma passagem aérea Rio-Belo Horizonte-Rio por R$ 1.000. Cada trecho voado dá direito a 500 milhas. Com 10.000 milhas é possível fazer a viagem ida e volta sem pagamento.

Após juntar as 10.000 milhas esta pessoa resolveu trocar por uma passagem para Belo Horizonte (ida e volta).

Assinale a opção que indica o procedimento contábil correto da companhia aérea no momento do resgate das milhas pela passagem aérea, sem considerar os custos da viagem. 

  • A Aumento no ativo e aumento na Receita.
  • B Diminuição no passivo e aumento na Receita.
  • C Aumento no ativo e diminuição no passivo.
  • D Diminuição no ativo e diminuição no passivo.
  • E Aumento no ativo, aumento no passivo e aumento na Receita.
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Uma sociedade empresária fabricava e vendia dois tipos de produtos: A e B. Em 01/12/2014, ela não possuía, em seu estoque, produtos acabados ou em processo de produção. Na data, os custos unitários de fabricação eram os seguintes:

• Matéria prima direta: A=R$ 15; B= R$ 17.

• Mão de obra direta: A= 10 minutos; B= 12 minutos, sendo que cada hora de trabalho tem um custo de R$ 120.

• Custos indiretos de fabricação para os dois tipos de produtos e rateados de acordo com o gasto com mão de obra direta: R$ 10.000.

No mês de dezembro, a sociedade empresária fabricou 1.200 unidades de A e 1.200 unidades de B e vendeu 800 unidades de A e 1.100 de B.

Considerando que toda a produção iniciada no mês foi encerrada no mesmo período, assinale a opção que indica o valor do estoque final do produto A e do produto B pelo método do Custeio por Absorção.

  • A R$ 14.000 e R$ 4.100.
  • B R$ 15.515,15 e R$ 4.554,55.
  • C R$ 15.666,67 e R$ 4.516,67.
  • D R$ 31.030,30 e R$ 50.100.
  • E R$ 55.515,15 e R$ 14.154,55.
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Em relação à classificação dos custos, assinale a afirmativa correta.

  • A Os custos diretos podem ser identificados ao objeto de custeio com ou sem rateio.
  • B Os custos indiretos são comuns a, no mínimo, três objetos de custeio.
  • C Os custos variáveis são influenciados pelo nível de produção e de venda.
  • D Os custos fixos unitários permanecem constantes independentemente do número de unidades produzidas.
  • E Os custos híbridos ou mistos têm características tanto de custos fixos quanto de variáveis.

Contabilidade Pública

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Uma entidade adquiriu um equipamento por R$ 750.000,00, que entrou em operação em 01/01/20x5. O equipamento teve uma vida útil estimada de 12 anos, valor residual de R$ 30.000,00 e tem depreciação apurada pelo método da linha reta.

Em atenção ao desempenho do equipamento, em 02/01/20x9, a entidade contratou uma revisão da vida útil do ativo. O relatório de revisão informou que a nova vida útil remanescente era de 10 anos, além de uma redução de R$ 5.000,00 no valor residual.


Considerando que a entidade acatou o relatório e que não houve outras revisões, o valor líquido contábil do equipamento em 31/12/20x9 é:

  • A R$ 436.500,00;
  • B R$ 437.500,00;
  • C R$ 450.000,00;
  • D R$ 461.500,00;
  • E R$ 515.500,00.
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Ao tratar das bases para mensuração de ativos, a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público aborda a lógica de mensuração a valores históricos e valores correntes.


A mensuração a valores correntes:

  • A abrange somente medidas observáveis;
  • B contempla apenas informações específicas para a entidade;
  • C é baseada exclusivamente em preços de saída;
  • D inclui mensuração a valor de mercado e a custo de reposição;
  • E veda o valor em uso como base de mensuração.
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Uma entidade adquiriu um equipamento por R$ 750.000,00, que entrou em operação em 01/01/20x5. O equipamento teve uma vida útil estimada de 12 anos, valor residual de R$ 30.000,00 e tem depreciação apurada pelo método da linha reta.

Em atenção ao desempenho do equipamento, em 02/01/20x9, a entidade contratou uma revisão da vida útil do ativo. O relatório de revisão informou que a nova vida útil remanescente era de 10 anos, além de uma redução de R$ 5.000,00 no valor residual.

Os efeitos contábeis resultantes do caso de revisão de vida útil e valor residual de um equipamento classificado como ativo imobilizado, abordado na questão anterior, devem ser tratados:

  • A prospectivamente, por ser uma mudança de estimativa;
  • B prospectivamente, por ser uma mudança de política contábil;
  • C retrospectivamente, por ser uma mudança de estimativa;
  • D retrospectivamente, por ser um evento subsequente que gera ajustes;
  • E em notas explicativas, por ser um evento subsequente que não gera ajustes.
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A transferência da propriedade de um ativo para terceiros, a redução ou extinção do valor econômico de um ativo e o surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo, são fatos que geram o reconhecimento contábil de um(a):

  • A ajuste de avaliação patrimonial;
  • B despesa orçamentária;
  • C despesa extraorçamentária;
  • D obrigação não exigível;
  • E variação patrimonial diminutiva.
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Para fins de apresentação das demonstrações contábeis, a NBC TSP 11 define regras para compensação de valores.

A norma dispõe que a entidade deve informar separadamente os ativos e os passivos, as receitas e as despesas, mas permite exceções, como:

  • A estoques ao valor realizável líquido;
  • B ativo imobilizado líquido da depreciação;
  • C resultado líquido da alienação de ativos não circulantes;
  • D saldo de créditos a receber líquido de perdas estimadas;
  • E investimentos líquidos de ganhos ou perdas por equivalência patrimonial.
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Uma entidade pública recebeu um montante de recursos decorrente de uma transação sem contraprestação.


Quando satisfeitos os critérios para reconhecimento e na ausência de exceções, tais recursos devem ser registrados como ativo em contrapartida a:

  • A outro ativo;
  • B uma despesa;
  • C uma receita;
  • D uma reserva;
  • E um passivo.
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Na implantação do Subsistema de Informação de Custos do Setor Público, um elemento importante a ser definido é o método de custeio, que se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado.


Acerca da definição do método de custeio, a NBC T 16.11 dispõe que a entidade:

  • A deve adotar apenas o custeio por absorção;
  • B deve adotar apenas um método para todos os produtos e serviços;
  • C pode adotar apenas o custeio por absorção ou o custeio direto;
  • D pode adotar apenas o custeio por absorção ou o custeio baseado em atividade;
  • E pode adotar mais de um método de custeio, a partir das características dos objetos de custeio.
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Uma entidade pública tem entre seus ativos um equipamento adquirido por R$ 300.000,00, com valor residual estimado em R$ 20.000,00 e vida útil de 10 anos. Após 4 anos de uso, ocorreram mudanças na tecnologia de fabricação desse tipo de equipamento, o que implica maiores custos de manutenção e necessidade de substituição mais breve, e a entidade apurou um valor em uso do equipamento de R$ 150.000,00.


Considerando somente essas informações e o que dispõe a NBC TSP 09, o valor evidenciado nas demonstrações contábeis do final do quarto ano de uso do equipamento deve ser:

  • A R$ 150.000,00;
  • B R$ 168.000,00;
  • C R$ 180.000,00;
  • D R$ 188.000,00;
  • E R$ 280.000,00.
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Na classificação de ativos e passivos no Balanço Patrimonial, o critério relacionado à dependência ou não de autorização orçamentária para movimentação de tais elementos gera as categorias:

  • A circulante e permanente;
  • B financeiro e permanente;
  • C orçamentário e extraorçamentário;
  • D originária e derivada;
  • E variações aumentativas e variações diminutivas.
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Nos Contratos de Concessão de Serviços Públicos abordados na NBC TSP 05, a entidade concedente pode tratar o reconhecimento e a mensuração de passivos relacionados ao contrato a partir de três modelos.


O modelo de financiamento de passivos se caracteriza pela:

  • A concessão à entidade concessionária do direito de obter receita dos usuários ou outro ativo gerador de caixa;
  • B concessão à entidade concessionária do direito de obter receita dos usuários ou obrigação adicional de pagamento;
  • C existência de obrigação incondicional de pagamento à concessionária decorrente da construção, desenvolvimento ou melhoria do ativo da concessão;
  • D impossibilidade de cobrança diretamente ao usuário pelos serviços prestados;
  • E presença de uma instituição financeira garantidora do contrato.
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O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) estabeleceu um mecanismo para possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo. O mecanismo identifica o 5º nível de detalhamento das contas quando os respectivos saldos devem ser excluídos ou não da consolidação.


Dessa forma, os saldos de operações decorrentes de transações entre entidades que pertencem ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do mesmo ente público devem ser identificados no 5º nível com o dígito:

  • A ) 1;
  • B 2;
  • C 3;
  • D 4;
  • E 5.
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Há circunstâncias nas quais entidades do setor público podem manter ativos como propriedades para investimento e tais ativos são tratados pela NBC TSP 06.

Considerando as características de tais ativos, analise os exemplos a seguir.


I. edifício de propriedade da entidade com contrato de arrendamento mercantil operacional com fins comerciais;

II. imóvel arrendado a outra entidade sob arrendamento mercantil financeiro;

III. terrenos mantidos para valorização do capital a longo prazo, e não para venda no curso normal das operações;

IV. terrenos mantidos para uso futuro ainda não definido.


São exemplos de propriedades para investimento somente:

  • A I e II;
  • B II e III;
  • C III e IV;
  • D I, II e III;
  • E I, III e IV.
33

A adoção do regime de competência nas entidades do setor público para gerar informações patrimoniais requer atenção quanto às regras para reconhecimento das etapas da execução orçamentária.

Assim, quando o fato gerador de um passivo exigível ocorrer antes do empenho, ou entre o empenho e a liquidação orçamentária, a entidade:

  • A deve registrar o fato somente em contas de controle;
  • B deve aguardar a emissão do empenho para registrar o passivo;
  • C deve registrar uma etapa chamada “empenho em liquidação”;
  • D não deve relacionar visão patrimonial com regras orçamentárias;
  • E não deve registrar o passivo exigível antes da liquidação orçamentária.
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As Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), alinhadas aos padrões internacionais, têm exigido a divulgação de informações adicionais (notas explicativas) para melhor compreensão das demonstrações contábeis.

Uma nota explicativa sobre o Ativo Imobilizado da entidade, por exemplo, requer a apresentação de informações detalhadas sobre os itens do grupo.

Das informações adicionais a seguir sobre Ativo Imobilizado, a que NÃO é exigida pela NBC TSP 07 refere-se a:

  • A conciliação do valor contábil no início e no final do período, incluindo adições, alienações e outros;
  • B critérios de mensuração utilizados para determinar o valor contábil bruto;
  • C valores em moeda estrangeira relativos à aquisição de ativos imobilizados no exterior;
  • D valores de restrições a ativos imobilizados oferecidos como garantia de obrigações;
  • E métodos de depreciação utilizados.
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Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas públicas, porém nem todos esses recursos são receitas orçamentárias.


Alguns ingressos de recursos financeiros nos cofres públicos têm natureza extraorçamentária, que se caracteriza por:

  • A envolver somente receitas derivadas;
  • B poder ou não ser prevista no orçamento;
  • C poder ser efetiva ou não efetiva;
  • D representar recursos de natureza transitória;
  • E ser fonte exclusiva de recursos para cobertura de despesas públicas.
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Analise os seguintes itens relativos às características de um recurso:


• seu valor em termos cultural, ambiental e histórico é improvável de ser totalmente refletido em valor financeiro baseado em preços de mercado;

• obrigações legais e/ou estatutárias podem impor proibições ou severas restrições à sua alienação por venda;

• seu valor pode aumentar ao longo do tempo;

• pode ser difícil estimar sua vida útil, que, em alguns casos, pode ser de centenas de anos.


Esses itens, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBC TSP), podem ser associados a:

  • A ativos intangíveis;
  • B ativos de infraestrutura;
  • C ativos de infraestrutura e patrimônio cultural;
  • D patrimônio cultural e ativos intangíveis;
  • E patrimônio cultural e patrimônio cultural intangível.
37

A distinção dos restos a pagar em processados e não processados baseia-se no cumprimento dos estágios de execução da despesa pública e tem impactos no reconhecimento patrimonial da obrigação correspondente.


Em geral, quando não se tratar de situações especiais, para que sejam reconhecidos como obrigação patrimonial, os restos a pagar devem se referir a despesas classificadas como:

  • A empenhadas a liquidar, apenas;
  • B empenhadas em liquidação, apenas;
  • C liquidadas, apenas;
  • D liquidadas ou empenhadas a liquidar;
  • E liquidadas ou empenhadas em liquidação.
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Para o reconhecimento inicial na conta de estoques de itens que tiverem sido adquiridos por meio de transação sem contraprestação, a base de mensuração exigida pela NBC TSP 04 é:

  • A valor justo;
  • B valor em uso;
  • C custo corrente de reposição;
  • D custo ou valor justo, dos dois o menor;
  • E custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.
39

Suponha que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) do Rio de Janeiro tenha um programa de acompanhamento de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que acione a Defensoria Pública do Estado (DPE) para desenvolver algumas ações desse programa. Em vista disso, a SEDH descentraliza créditos orçamentários para que a DPE execute as ações previstas.


Esse ato de descentralização de créditos é denominado:

  • A provisão;
  • B destaque;
  • C delegação;
  • D transposição;
  • E descentralização interna.
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Durante o exercício financeiro, diversos eventos são registrados pela contabilidade, os quais podem ou não ter efeito no patrimônio da entidade e, no caso das entidades públicas, grande parte desses eventos está relacionada a execução orçamentária.

Um evento que, ao mesmo tempo, afeta quantitativamente o patrimônio líquido e resulta da execução orçamentária é:

  • A aquisição de material permanente;
  • B atualização monetária de passivo;
  • C depreciação de ativos imobilizados;
  • D despesa com pagamento de horas extras;
  • E perda de equipamentos por incêndio.

Administração Geral

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Ao discutir os preparativos para o Carnaval de 2020, o Governo da Bahia decide montar um plano de segurança com a Polícia Militar para combater os furtos ocorridos durante o evento. No entanto, devido à limitação de contingente polícia disponível, o plano irá focar apenas as regiões com o maior número de furtos.

Assinale a opção que contém a ferramenta adequada para ser utilizada nessa situação.

  • A Ciclo PDCA
  • B Diagrama de Pareto
  • C 5W2H
  • D Diagrama de Árvore
  • E Gráfico de Dispersão
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Em determinada organização, o administrador se baseia na teoria situacional para liderar seus subordinados.

Seguindo essa teoria, ao reconhecer que possui subordinados competentes e dispostos, o administrador deve assumir uma postura de

  • A direção
  • B persuasão
  • C orientação
  • D delegação
  • E participação
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O fragmento a seguir está no site da Prefeitura de Salvador, na seção da Secretaria de Fazenda.

“Assegurar e gerir, com transparência e efetividade, os recursos financeiros para a manutenção e o desenvolvimento do município”.

O fragmento define o planejamento estratégico do órgão. Assinale a opção que o identifica.

  • A Missão
  • B Valores
  • C Princípios
  • D Visão
  • E Ideologia
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Uma startup de compartilhamento de patinetes elétricos, sediada no município de Salvador, recebe um aporte de capital de 10 milhões de dólares de uma empresa americana, com objetivo de apoiar a expansão de seu negócio para toda a América Latina. Após o aporte, a startup decide realizar um redesenho integral de seus processos, visando obter melhorias drásticas em seu desempenho para ter condições adequadas para disputar o mercado internacional.

Assinale a opção que indica o nome da técnica utilizada pela startup.

  • A Reengenharia
  • B BPMN
  • C Lean management.
  • D Gestão para resultados.
  • E Gerenciamento por diretrizes.
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Em todas as organizações, o trabalho dos funcionários é objeto do processo de controle, para garantir que os esforços sejam coordenados e direcionados ao atingimento dos objetivos organizacionais. Assim, técnicas comportamentais de controle são empregadas para assegurar que os funcionários estejam fazendo o que a organização espera deles.

É uma técnica de controle comportamental, entre outras:

  • A levantamento das necessidades de treinamento;
  • B delegação de autoridade;
  • C desenho de cargos;
  • D processo decisório participativo;
  • E mapeamento de competências.
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O diretor administrativo de uma fundação de pequeno porte, com atuação restrita a um município, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. A fundação tem poucos níveis hierárquicos, a cultura organizacional é participativa e, uma vez que o trabalho dos funcionários é altamente especializado, a liderança do órgão sempre leva em consideração a opinião e os pareceres técnicos dos funcionários, constituindo um estilo democrático de liderança.

Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar, no contexto descrito, os seguintes controles:

  • A definição de padrões de desempenho; controle por motivação interna;
  • B avaliações de desempenho por comissões; definição de código de ética;
  • C controle por imposição externa; avaliação de desempenho 360 graus;
  • D ajuste mútuo; balanced scorecard;
  • E formalização das atribuições e responsabilidades; auditoria externa.
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Uma gerente recebe diariamente cerca de 200 e-mails com as mais variadas informações: notícias selecionadas de jornal, comunicações internas, comunicações do sindicato, além dos emails do seu chefe, de seus subordinados e de outros clientes internos e externos. Recentemente, seu chefe perguntou por que ela não havia respondido adequadamente a uma determinada mensagem, em que eram solicitadas informações para um novo projeto.

A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é:

  • A canal inadequado;
  • B percepção seletiva;
  • C linguagem;
  • D sobrecarga de informações;
  • E filtragem.

Administração Pública

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Determinado dirigente de órgão público vinculado à Defensoria Pública recebe a incumbência de implementar a gestão por resultados no âmbito das atividades do órgão.

Com base no contexto e nas propostas da gestão por resultados, é correto esperar que o dirigente promova, como uma de suas ações:

  • A a equiparação remuneratória entre as carreiras do órgão, inibindo o conflito disfuncional;
  • B a reformulação incremental da cultura organizacional, visando à verticalização da linha de comando;
  • C o desenvolvimento dos mecanismos de prestação de contas, permitindo aumento da responsabilização dos servidores;
  • D a redução das tarefas executadas no órgão, garantindo a majoração do índice de produtividade;
  • E a implementação de bonificação por tempo de serviço, efetivando a utilização dos incentivos procedimentais.

Administração Geral

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A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro decide promover um mutirão para oferecer assistência jurídica aos presos, visando reduzir a população carcerária do Estado em 10%.

Após a apuração do resultado do mutirão, verificou-se que a redução foi de apenas 5%, permitindo a constatação de que o mutirão foi falho em relação à:

  • A eficiência;
  • B eficácia;
  • C excelência;
  • D economicidade;
  • E execução.
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Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor na área de recursos humanos de uma organização de grande porte dedicava boa parte do seu tempo à distribuição, entre os membros da sua equipe, das atividades e dos recursos necessários à sua realização. Ao ser promovido ao cargo de gerente, passou a se dedicar à representação da organização em negociações com sindicatos. O papel desempenhado pelo funcionário como supervisor e o papel desempenhado como gerente são, respectivamente:

  • A interpessoal, de líder; interpessoal, de negociador;
  • B decisório, de administrador de recursos; decisório, de negociador;
  • C decisório, de solucionador de conflitos; informacional, de porta-voz;
  • D informacional, de monitor; interpessoal, de símbolo;
  • E decisório, de administrador de recursos; informacional, de porta-voz.
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Em um órgão público foram efetivados cinco novos funcionários no setor financeiro, alocados na equipe responsável pelo pagamento a fornecedores. Os funcionários têm pouca experiência profissional, e o gerente responsável pelo setor gostaria de adotar formas de controle para evitar erros nos procedimentos de pagamento.

Seriam formas de controle preventivo e de controle simultâneo adequadas ao caso descrito, respectivamente:

  • A definição de critérios para autorização de pagamentos; supervisão direta;
  • B definição de regras de conduta; feedback de desempenho;
  • C definição de alçadas decisórias de gastos; elaboração de código de ética;
  • D definição de limites de gastos sem licitação; controle estatístico dos processos;
  • E definição das competências necessárias ao cargo; trabalho em equipe.
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O ciclo PDCA propõe uma sequência de ações com o objetivo de melhorar o processo de implantação de programas de gestão. Estas ações consistem em planejar, executar, verificar e atuar.


De acordo com a metodologia do ciclo PDCA, assinale a opção que apresenta um exemplo correto da ação verificar.

  • A Organizar palestras sobre riscos no ambiente de trabalho para conscientizar o corpo de funcionários de uma empresa.
  • B Avaliar e definir prioridades de atuação para mitigação de riscos no processo produtivo de uma empresa.
  • C Levantar dados sobre a redução do número de acidentes entre os empregados que participam de palestras sobre segurança no trabalho.
  • D Intervir para adequar o conteúdo passado aos funcionários, caso não haja redução nos níveis de acidentes de trabalho.
  • E Elaborar cartilhas de melhores práticas para segurança ocupacional específica para o ramo de atividade da empresa.
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O empreendedorismo governamental tem origem na desconfiança da população na capacidade de a Administração Pública suprir satisfatoriamente as necessidades dos cidadãos, por meio do uso adequado dos recursos públicos.
As opções a seguir apresentam premissas e recomendações dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A O governo deveria agir como empresário, instituindo empresas públicas e fortalecendo o monopólio público em setores estratégicos.
  • B O governo deveria transferir responsabilidades às comunidades locais, mais aptas para lidar com os problemas regionais.
  • C O governo deveria buscar novas formas de geração de receitas para aumentar a capacidade de investimento.
  • D O governo deveria priorizar ações preventivas, visando tratar a causa dos problemas.
  • E O governo deveria adotar mecanismos de mercado, criando incentivos e estimulando a iniciativa privada.
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Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

  • A Abrange os elementos não observáveis, como histórias e heróis.
  • B Representa apenas os aspectos tangíveis de uma organização, como artefatos e símbolos.
  • C Consiste em características únicas e imutáveis de uma organização.
  • D Possui como essência os pressupostos básicos e crenças estabelecidas pela organização.
  • E Manifesta-se fundamentalmente em organizações da indústria criativa.
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Leia o fragmento a seguir.
Trata-se de um sistema integrado de gestão, que possibilita um fluxo de informações por toda a empresa, sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria dos processos de negócio, como a produção, as compras ou a distribuição, com informações on-line e em tempo real.
Assinale a opção que identifica o programa ou o sistema a que se refere o fragmento acima.

  • A Intercâmbio eletrônico de dados (Eletronic Data Interchange-EDI).
  • B Postergação na Manufatura (Postponed Manufacturing).
  • C Planejamento dos Recursos da Empresa (Enterprise Resources Planning- ERP).
  • D Negócios Eletrônicos (E-business).
  • E Sistema de Gerenciamento de Armazéns (Warehouse Management System- WMS).
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Leia o fragmento a seguir.
O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) foi desenvolvido com a finalidade de servir como guia de gestão para as organizações públicas, pautando-se em uma metodologia de melhoria contínua.
Assinale a opção que apresenta a metodologia de gestão a que o fragmento se refere.

  • A Matriz BCG.
  • B Arvore de decisão.
  • C Histograma.
  • D Diagrama causa e efeito.
  • E O ciclo PDCA.
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Analise a frase retirada do site da Secretaria do Tesouro Nacional:


Gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público.”


A frase é um exemplo de

  • A missão organizacional.
  • B visão de futuro.
  • C valores principiológicos.
  • D metas específicas.
  • E objetivo orientador.

Logística

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As atividades logísticas devem ser tratadas como processo contínuo, cujo desempenho deve ser monitorado, a fim de aprimorar o processo logístico. Os indicadores de desempenho são fundamentais para o sucesso e a melhoria contínua da qualidade desses processos, favorecendo os resultados do negócio.
Dentre as opções a seguir, assinale a que não trata de um indicador de desempenho logístico.

  • A Nível de serviço de entregas.
  • B Custos de devoluções.
  • C Acuracidade de inventário.
  • D Benchmarking de produto.
  • E Índice de avarias e extravios.

Administração Geral

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Um município, registrando problemas sérios com os níveis de criminalidade nos últimos anos, decidiu realizar ações para mudar essa situação e, para isso, a prefeitura contrata uma firma de consultoria. Ao apresentar sua proposta de trabalho, a consultoria informa que será imprescindível a realização de um benchmarking para a elaboração do plano de ação de enfrentamento da situação.
Considerando o conceito de benchmarking como ferramenta de gestão de qualidade, a proposta da firma de consultoria significa que a prefeitura deve

  • A realizar um esforço de marketing nas regiões mais perigosas da cidade para ações de educação e cidadania.
  • B buscar práticas de prefeituras bem-sucedidas no combate à criminalidade para utilizar como referência.
  • C fazer um mapeamento dos processos relacionados à segurança pública e identificar os pontos críticos.
  • D desenvolver um estudo sobre as causas de maior impacto na criminalidade para possibilitar o controle.
  • E promover uma força-tarefa de reformulação plena da gestão do Governo, focando na ordem e limpeza do ambiente de trabalho.
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Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.


1. Carta Controle

2. Matriz GUT

3. Diagrama de Ishikawa


( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.

( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.

( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.


Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 2 – 1.