Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Telefonista - AMEOSC - Nível Fundamental

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Noções de Informática

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Para auxiliar os usuários os computadores possibilitam a instalação de programas chamados de Navegadores, estes programas são utilizados por usuários para que possam interagir com os sites criados em HTML e hospedados nos servidores de uma rede. Algumas páginas utilizam mecanismos no seu funcionamento, de ante disto marque abaixo a alternativa que exemplifica o que seria um Pop-ups:

  • A É o modo como um site criado em HTML interage com o usuário, possibilitando que a página possa ser aberta em computadores, notebooks, celulares e tablets;
  • B É um recurso que ao abrir uma página ela emite uma janela menor, onde pode ser exposto informações, propagandas e anúncios;
  • C Software combinado ao navegador que emite um sinal ao ser acessado uma página com conteúdo duvidoso, podendo trazer algum risco ao computador;
  • D É um programa que auxilia o navegador a executar páginas, como sites de bancos ou reprodutores de mídias digitais;
  • E É um sistema integrado ao código da página que armazena todas as informações referente aos dados digitados naquele site.
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Um computador possui periféricos considerados de entrada e saída, onde cada periférico interage de alguma forma com o computador, de ante do exposto informe abaixo a resposta que contém somente periféricos de entrada:

  • A Mouse, Teclado, Monitor, Microfone;
  • B Mouse, Impressora, Scanner, Placa de vídeo OffBord;
  • C Monitor, Impressora, Caixas de som, Teclado;
  • D Mouse, Teclado, Leitor de códigos de barra, Webcam;
  • E Teclado, Webcam, Mouse, Scanner.
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O Sistema Operacional Windows 7 é composto de várias teclas de funções, onde sua combinação no teclado (padrão ABNT), pode executar ações no computador sem a utilização do mouse. Seguindo este pensamento ao ser combinado as teclas SHIFT + DELETE após ser selecionado um arquivo, esta combinação terá como resultado:

  • A A exclusão permanente do arquivo selecionado após confirmação;
  • B A movimentação do arquivo selecionado para a Lixeira;
  • C A movimentação do arquivo selecionado para a quarentena do Antivírus instalado no computador;
  • D O arquivo selecionado entra em modo oculto
  • E O arquivo é movido para a lixeira e excluído automaticamente sem necessidade de ser tomada outra ação
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Um microcomputador é formado por vários componentes internos e externos, como placa mãe, memórias, hard disks e vários periféricos de entrada e saída. Para o perfeito funcionamento de um microcomputador o mesmo depende de um Processador. O processador é um microchip responsável por executar os programas que ficam armazenados na memória principal, executando instruções ou tarefas dos programas uma a uma. De ante disto marque a alternativa que NÃO está relacionada a uma das principais funções do processador:

  • A Realizar uma busca de instruções, lendo uma instrução armazenada na memória;
  • B Processar dados a partir de uma execução aritmética ou lógica;
  • C Guardar dados a partir de um processo magnético, possibilitando um acesso futuro a estes dados;
  • D Processar informações com base em instruções e dados armazenados em sua memória interna;
  • E Buscar diferentes dados na memória.
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A criptografia de ponta a ponta de uma rede social assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando possam ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo essa rede social. Essa rede social descreve que “as suas mensagens estão seguras com cadeados e somente você e a pessoa que as recebe possuem as chaves especiais necessária para destrancá-los e ler as mensagens”. Segundo essa rede social, a criptografia de ponta a ponta assegura que suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas. Além disso, cada grupo criado nela pode ter no máximo 256 membros. Essa rede social é conhecida pelo nome de

  • A Whatsapp.
  • B Telegram.
  • C Instagram.
  • D Flickr.
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O texto abaixo é parte de uma propaganda de um fornecedor de serviços de armazenamento de dados na nuvem:


“Mantenha a produtividade quando você estiver fora do escritório. É possível acessar seus arquivos sem estar online, isso significa que os arquivos mais importantes sempre estarão com você”


Na prefeitura do município de Nárnia, utilizam esse serviço da Microsoft que é denominado de

  • A GDrive.
  • B Dropbox.
  • C Gigadrive.
  • D OneDrive.
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Caracteriza-se por uma rede de computadores privada que assenta-se sobre um conjunto de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, cujo acesso é exclusivo aos seus utilizadores ou colaboradores internos. Essa descrição refere-se à

  • A Internet.
  • B Arpanet.
  • C Extranet.
  • D Intranet
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No Microsoft Word do Office 365 ProPlus, há uma opção pela qual é possível que pessoas com dificuldades visuais ou que necessitem consigam ouvir a leitura do texto selecionado. O caminho para encontrar tal funcionalidade na faixa de opções é:

  • A Revisão -> Ler em Voz Alta
  • B Exibir -> Ler em Voz Alta
  • C Inserir -> Comentário
  • D Exibir -> Ferramentas de Aprendizagem
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O Windows é o sistema operacional mais utilizado por grande parte dos usuários na internet. A instalação do Windows, normalmente, é feita em uma partição do dispositivo de armazenamento, que recebe a identificação da letra

  • A B.
  • B C.
  • C D.
  • D E.
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Os malwares são programas maliciosos cujo objetivo é roubar informações ou contaminar os computadores. O malware que tem a capacidade de se propagar na rede de computadores é o

  • A vírus.
  • B worm.
  • C netmal.
  • D trojan.

Conhecimentos Gerais

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Dentre os avanços trazidos pela Constituição Federal de 1988, podemos citar, exceto:

  • A a introdução, no ordenamento jurídico, do inédito instituto do habeas corpus;
  • B o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, governador, prefeito, deputado, senador e vereador;
  • C o fim da censura à imprensa e obras artísticas, estabelecendo o direito à liberdade de expressão;
  • D a garantia de acesso universal à educação, à saúde e à cultura;
  • E o estabelecimento do direito dos analfabetos e dos maiores de 16 anos ao voto.
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Várias organizações humanitárias alertaram nesta segunda-feira (05.02.2018) os países que recebem refugiados sírios no Oriente Médio e no Ocidente contra o retorno forçado destes à Síria. As ONGs lamentaram em um relatório uma tendência alarmante a favor das expulsões. De acordo com o mesmo informe, um número três vezes superior de sírios foram obrigados a abandonar suas casas no ano passado. Para o ano de 2018, são esperados 1,5 milhão de deslocados adicionais.
(Istoé. http://istoe.com.br. 05.02.2018. Adaptado)
A crise dos refugiados sírios tem origem

  • A nos desdobramentos da Primavera Árabe no país.
  • B na consolidação de um Estado teocrático cristão na Síria.
  • C no controle estatal das regiões sírias produtoras de petróleo.
  • D no apoio bélico russo a grupos extremistas do Oriente Médio.
  • E na intervenção militar dos Estados Unidos em apoio ao governo sírio.
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O ir e vir entre a capital paranaense e as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) mudou na última década. Se antes as cidades da RMC eram dormitórios, hoje atraem muitos profissionais que optam por morar na capital, com sua infraestrutura completa, e trabalhar nos municípios vizinhos.
(Gazeta do Povo. https://www.gazetadopovo.com.br. 19.12.2012. Adaptado)
O deslocamento populacional evidente no excerto é denominado

  • A nomadismo.
  • B transumância.
  • C migração urbano-rural.
  • D êxodo rural.
  • E migração pendular.
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Um turista desavisado pode achar que é pegadinha ao ser atendido na portaria de um hotel em Tóquio por um robô com rosto e roupa de mulher. Mas a cena é real. É uma pequena amostra de um gigantesco experimento em curso no Japão: a criação da chamada Sociedade 5.0, em que boa parte do trabalho humano será substituída por computadores e robôs. O Japão decidiu transformar sua sociedade em um laboratório tecnológico por um motivo extremo.
(Estadão. https://link.estadao.com.br. 28.01.2018. Adaptado)
O “motivo extremo” apontado pela reportagem para os vultosos investimentos japoneses na robotização de sua sociedade consiste

  • A no enfrentamento do processo de envelhecimento populacional.
  • B na fragilidade da legislação do país sobre os limites da biotecnologia.
  • C no recente tsunami que atingiu o continente asiático.
  • D no deficit em qualificação profissional dos trabalhadores japoneses.
  • E na baixa produtividade dos setores industriais tradicionais do Japão.
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O número de mortes em conflitos agrários cresceu 15% em 2017 na comparação com o ano anterior, num total de 70 assassinatos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que divulgou os dados nesta quarta-feira (23 de maio de 2018), trata-se do maior número desde 2003. Dentre as mortes registradas, a pastoral destaca quatro massacres que ocorreram na Bahia, Mato Grosso, Pará e Rondônia, resultando em 28 assassinatos. O estado do Pará lidera o ranking de 2017 com 21 pessoas assassinadas, dez no massacre de Pau D’Arco, seguido pelo estado de Rondônia, com 17, e pela Bahia, com 10 assassinatos.
(CartaCapital. https://www.cartacapital.com.br. 23.05.2018. Adaptado)
Uma das justificativas para a violência no campo brasileiro relaciona-se

  • A ao processo histórico de concentração fundiária.
  • B à minifundiarização da produção de matérias-primas agrícolas.
  • C à industrialização de áreas remotas do território nacional.
  • D à coletivização das terras improdutivas prevista na Constituição.
  • E ao avanço das monoculturas em direção das periferias urbanas.
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A polícia do estado norte-americano do Texas foi acionada nesta sexta-feira (18.05.2018) para atender relatos de tiros na escola de ensino médio Santa Fe High School, e autoridades locais disseram que o bairro do colégio estava em isolamento devido a um incidente envolvendo um atirador ativo. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que 10 pessoas foram mortas e outras 10 ficaram feridas no ataque que ele chamou de “um dos mais hediondos” na história das escolas do estado.
(Terra. https://www.terra.com.br. 18.05.2018. Adaptado)
O episódio descrito estimula os debates nos Estados Unidos sobre

  • A a ilegitimidade da presidência de Donald Trump.
  • B as disparidades socioeconômicas entre o norte e o sul do país.
  • C a falência do sistema educacional estadunidense.
  • D a ampliação do fanatismo religioso islâmico.
  • E a necessidade de reavaliar as regras para o porte de armas nos EUA.
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Entre os desafios enfrentados pelo Brasil durante o processo de redemocratização na década de 1980, é correto destacar

  • A o repatriamento de militares expulsos pela Lei da Anistia.
  • B o fortalecimento político de milícias com ideologia marxista.
  • C a crise provocada pelo enorme endividamento externo.
  • D a demarcação dos limites territoriais na região amazônica.
  • E a conjuntura econômica interna dominada pela deflação.
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As “Diretas Já” tinham como principal bandeira a recuperação do direito de votar para presidente. Em 2 de março de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira apresentou uma proposta de Emenda Constitucional que propunha a realização de eleições diretas para presidente em dezembro do ano seguinte. A Emenda Constitucional foi finalmente a voto no dia 25 de abril de 1984. Ela precisava de 320 votos para ser aprovada, mas só obteve 298, pois 112 deputados não compareceram para votar. A emenda foi derrubada, apesar de toda mobilização nas ruas.
(Nexo. https://www.nexojornal.com.br/. 26.03.2016. Adaptado)
Após o movimento das “Diretas Já”, o primeiro presidente eleito pelo voto direto foi

  • A José Sarney.
  • B Fernando Henrique Cardoso.
  • C Itamar Franco.
  • D Ulisses Guimarães.
  • E Fernando Collor de Mello.
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Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, tendo permanecido nessa corte até 2012, ano em que assumiu o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ganhou repercussão nacional ao se tornar relator de um famoso processo envolvendo vários políticos em casos de corrupção. Faleceu em Paraty, município do estado do Rio de Janeiro, em 2017.
É correto afirmar que o enunciado se refere a

  • A Teori Zavascki.
  • B Alfredo Buzaid.
  • C Ayres Britto.
  • D Cunha Melo.
  • E Miguel Reale.
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O juiz Sérgio Fernando Moro ganhou repercussão atuando em processos que apuram, entre outros crimes, corrupção envolvendo empresários e políticos. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Moro disse apoiar as “10 medidas contra a corrupção”, um projeto de autoria do Ministério Público Federal no combate à corrupção, além de defender a restrição do foro privilegiado.
É correto afirmar que o magistrado se tornou nacionalmente conhecido atuando na

  • A segunda instância: Tribunal Regional Federal da 4a Região.
  • B primeira instância: 13a Vara Criminal Federal de Curitiba.
  • C segunda instância: Superior Tribunal de Justiça.
  • D primeira instância: 10a Vara Criminal Federal de Curitiba.
  • E primeira instância: 13a Vara Criminal Federal de Brasília.

Atendimento ao Público

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No atendimento telefônico, a eficácia e o bom funcionamento da organização são evidenciados por meio da imagem
  • A profissional.
  • B intrapessoal.
  • C pessoal.
  • D subjetiva
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No serviço público, são deveres do servidor: atender com presteza, tratar as pessoas com urbanidade, entre outros. Em se tratando de atendimento ao público em geral, o servidor deve aprimorar seu papel de ouvinte para entender claramente a solicitação do cidadão e ajudá-lo. Conforme Maximiano (2009, p. 308), “[u]m dos grandes problemas na comunicação é o comportamento das pessoas como ouvintes. Tão sério é esse problema que muitos cursos e livros de comunicação sempre dedicam espaço ao aprimoramento da arte de ouvir”.

Para Maximiano alguns princípios são importantes para o aprimoramento do papel do ouvinte. Diante desses princípios, qual comportamento deve ser evitado pelo servidor no atendimento ao público?

  • A Mostrar desinteresse mesmo se não puder ajudar.
  • B Concentrar-se no que está ouvindo.
  • C Olhar o interlocutor nos olhos.
  • D Deixar o interlocutor falar.
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“Um cliente insatisfeito fala a aproximadamente onze pessoas de sua frustração e a apenas seis quando fica satisfeito.” (Christophe Hart)
Para evitar a insatisfação dos clientes que frequentam o Conselho Regional de Química do Estado do Piauí (CRQ-18/PI), qual característica é necessária aos funcionários do local?

  • A Desmazelo.
  • B Prolixidade.
  • C Barreira emocional.
  • D Afabilidade.
  • E Displicência.
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Entre os requisitos necessários para as pessoas que atendem ao público nos órgãos públicos está a predisposição para: I - bom atendimento, ser atencioso, cortes, solícito e gostar de pessoas. II - bom atendimento, conhecer-se a si mesmo, gostar de liderar pessoas, cortes e educado. III - bom atendimento, conhecer o que faz, prestativo e saber negociar. IV - bom atendimento, atencioso, impositivo, tolerante e fiel aos clientes. V - bom atendimento, conhecer o que faz, ter clareza e refutar constantemente. Está CORRETO o que consta em:
  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I e IV, apenas.
  • E III, apenas.
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O atendimento ao público com qualidade proporciona satisfação ao usuário. Dentre os fatores de qualidade do atendimento ao público, identificamos a empatia. Entende-se por Empatia:
  • A a capacidade de certificar-se de que o usuário entendeu corretamente o que foi dito, transmitindo sinceridade.
  • B a capacidade de entender a linguagem utilizada pelo cidadão para expressar o que deseja no atendimento e ajudá-lo prontamente transmitindo confiança.
  • C a demonstração de simpatia no atendimento transmitindo competência.
  • D a habilidade de definir regras em consonância com o usuário para um atendimento efetivo e resolução do problema que se apresenta no momento.
  • E a atenção individual e o cuidado demonstrado pelo atendente em relação ao problema apresentado pelo usuário, colocando-se em seu lugar, a fim de um melhor entendimento desse problema.
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Em relação ao atendimento a cliente via telefone, analise as situações abaixo: 1. Ao atender ao telefone, identifique-se, respondendo ao que for solicitado com decoro e profissionalismo. 2. Responda estritamente o necessário, não solicitando nenhuma identificação da pessoa que está ligando por receio de ser inconveniente nas perguntas. 3. Não diga alô, mas sim o nome do setor, seu nome acompanhado de um cumprimento: bom dia, boa tarde. 4. Utilize uma voz alegre, clara e calorosa para que gere empatia e garanta o êxito do contato profissional telefônico. 5. Se houver a necessidade de algum tempo para transferir a ligação ou obter uma informação para responder ao cliente/cidadão use expressões "espere um minutinho" ou "um instantinho". Assinale as opções que estão CORRETAS.
  • A Apenas as opções 1 e 2 estão corretas.
  • B Apenas as opções 1 e 3 estão corretas.
  • C Apenas as opções 1, 3 e 4 estão corretas.
  • D Apenas as opções 3 e 5 estão corretas.
  • E Apenas as opções 2, 4 e 5 estão corretas.
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Para que tenhamos uma gestão pública eficiente e comprometida com resultados concretos voltados para a melhoria de serviços para a comunidade na qual está inserida, alguns fatores, atitudes e comportamento de seus servidores públicos são fundamentais. Com base nessa premissa, analise as afirmativas abaixo: I. A qualidade do atendimento ao público fundamenta-se na prestação da informação correta, na cortesia do atendimento, na agilidade da resposta e na adequação do ambiente para a realização do atendimento. II. Na avaliação do nível de satisfação do usuário com o atendimento recebido no órgão público, é prescindível a percepção do cidadão. III. Para se dá um bom atendimento, é imprescindível que o servidor detenha conhecimento de suas funções e visualize todo o processo que envolve o atendimento. IV. Não havendo um tratamento adequado e satisfatório por parte do servidor ao usuário, a qualidade percebida pelo usuário não será avaliada de maneira positiva em relação ao órgão público. V. Um atendimento de qualidade inclui dar um bom tratamento ao cidadão e satisfazer, com tempestividade e suficiência, as demandas de informação, produtos ou serviços por ele apresentadas. Estão CORRETAS as afirmativas:
  • A I, II, III, IV e V.
  • B I, II, IV e V.
  • C I, III, IV e V.
  • D I, IV e V.
  • E II, III e V.
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Para entendermos melhor os ruídos da comunicação, é importante conhecermos a comunicação verbal e a comunicação não verbal. Sobre comunicação verbal e não verbal, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:


I. Uma conversa por telefone é considerada uma forma de comunicação verbal.

II. A mímica é uma forma de comunicação não verbal.

III. Uma discussão, quando vista pela televisão, é considerada uma forma de comunicação não verbal.

IV. Em revistas, não há formas de comunicação não verbal.

V. Um ato como coçar a cabeça não pode ser considerado uma forma de comunicação nem verbal nem não verbal.

  • A Apenas II e IV.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I, II, III e IV.
  • E I, II, III, IV e V.
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Um atendimento de qualidade não significa apenas assistir o usuário de um serviço em suas necessidades, é imprescindível estabelecer ações que possam encantá-lo. Há, nesse caso, diferenças entre o atendimento e o tratamento dispensados ao usuário. Sobre atendimento e tratamento, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:


I. Competência e confiabilidade são algumas das qualidades do atendimento.

II. Presteza e cortesia são exemplos de qualidades de tratamento dispensados ao usuário de um serviço.

III. Credibilidade e segurança são exemplos de qualidades do atendimento.

IV. Um atendimento cortês significa, inclusive, oferecer ao usuário de um serviço aquilo que não se pode cumprir, fazendo de tudo para conseguir atendê-lo.

V. Deve-se atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas.

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e IV.
  • C Apenas I, II, III e IV.
  • D Apenas I, II, III e V.
  • E I, II, III, IV e V.
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O usuário deve se sentir bem ao ser atendido em uma instituição. Entre as estratégias importantes para transmitir imagem profissional e bom funcionamento da instituição inclui

  • A assegurar acomodações adequadas para o usuário.
  • B colocar sobre a mesa muitas fotos pessoais para demonstrar intimidade e deixar o usuário à vontade.
  • C imprimir todas as informações que estiverem na tela do computador, mesmo que depois sejam descartadas.
  • D manter todos os papéis relacionados ao setor sobre a mesa para acesso imediato.
  • E oferecer lanche, caso esteja comendo durante o atendimento.