Considere que se pretenda aperfeiçoar a gestão dos estoques de insumos de informática de um determinado órgão da Administração estadual, tendo o responsável por tal tarefa proposto a aplicação do método conhecido como Kanban. O diretor da área, contudo, considerou tal aplicação incompatível com o regime legal aplicável às aquisições de material no âmbito da Administração pública. Tal conclusão tomou por base
Uma organização adota sistema de reposição contínua para o estoque de resmas de papel. O montante anual despendido com o material permite que as aquisições sejam efetuadas por compra direta, e o custo de pedido é de R$ 80,00. O consumo mensal de resmas é, em média, de 100 unidades, o estoque de segurança é de 40 unidades e o tempo de ressuprimento é de nove dias corridos.
Na situação descrita, o ponto de pedido é (considere que um mês tem 30 dias):
O principal objetivo da organização logística/cadeia de suprimento é estabelecer a coordenação entre as atividades logísticas para o seu planejamento e controle. Há uma modalidade de estrutura organizacional tal que, numa configuração matricial, o gerente de logística/cadeia de suprimentos é responsável pelo conjunto do sistema logístico, mas não tem autoridade direta sobre as atividades componentes. Trata-se da seguinte categoria de estrutura organizacional logística:
Determina a Constituição Federal que os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. Acerca do tema, é correto afirmar:
Segundo o que dispõe a Constituição Federal de 1988 acerca das Finanças Públicas e do Orçamento,
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedada a aplicação da receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada, por lei, ao (à)
Suponha que um Auditor Fiscal tenha participado da elaboração do mapa estratégico da SEFAZ-BA, de acordo com o BSC. Como resultado do trabalho, foram listados os objetivos a seguir:
I. Garantir a melhor realização da receita pública; incrementar a realização de créditos tributários; estimular o cumprimento voluntário da obrigação tributária, e promover a sustentabilidade econômico-financeira do gasto público.
II. Elevar a eficácia na gestão de riscos; fornecer soluções de alta qualidade que atendam às necessidades dos cidadãos/usuários, e desenvolver serviços e produtos inovadores com alto valor agregado.
Os objetivos agrupados em
Analisar e denominar o documento utilizando fórmula padronizada para caracterizar a estrutura e o conteúdo do tipo documental, a partir da fundamentação dos princípios tanto da Diplomática, quanto da Arquivística, é o procedimento denominado:
Ações relacionadas à formação do profissional que traduzem seu perfil na atualidade demonstram que o arquivista precisa ter uma atitude proativa. O verbo que NÃO condiz com esta assertiva cada vez mais debatida na literatura da área é:
A dimensão do tempo presente, e não o passado ou o futuro, onde estão sendo produzidos, preservados, acessados e utilizados, é essencial para os arquivos, diz SILVA (2017), ao concordar com Menne-Haritz, em seu “Acces – the reformulation of the new paradigma”, de 2001. E é essa dimensão que, em lugar de simplesmente alimentar o poder da burocracia, coloca os arquivos voltados para a:
JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:
Para a preservação do documento arquivístico digital, além de respeitar as condições ambientais especificadas pelo fabricante, é preciso realizar a troca dos suportes antes do fim de sua vida útil, técnica conhecida como refreshing, ou:
O método das partidas dobradas, utilizado universalmente, tem suas características, na escrituração contábil da administração pública, pode-se dizer que:
De acordo com a NBC TSP - Estrutura Conceitual, a característica qualitativa da informação denominada
Em um ente público, a conta “Ganhos com Incorporação de Ativos Apreendidos”, quanto à natureza da informação
No que se refere às demonstrações contábeis de um ente público, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público determina que
Em 03/12/2018, o ordenador de despesas de um determinado ente público municipal empenhou despesa no valor de R$ 8.900,00 referente à aquisição de 500 cadeiras de plástico. Em 20/12/2018, 250 cadeiras foram entregues pelo fornecedor e, nessa mesma data, a despesa foi liquidada pelo valor de R$ 4.450,00. O restante das cadeiras adquiridas foi entregue pelo fornecedor em 25/01/2019, atendendo às cláusulas contratuais, data em que o restante da despesa empenhada em 03/12/2018 foi liquidada. Em 29/01/2019, foi pago o valor de R$ 8.900,00 referente ao empenho emitido em 03/12/2018. Assim, uma despesa orçamentária foi realizada, de acordo com a Lei nº 4.320/1964, em
Ricardo, Prefeito Municipal do município “X”, juntamente com Rodolfo, o Secretário Municipal da Cultura, contrataram a empresa “YY” para uma obra na cidade, sem realizar o procedimento licitatório, fora das hipóteses de dispensa ou inexigibilidade de licitação previstas pela Lei n° 8.666/1993. A empresa “YY”, através de seu diretor presidente Caio, atuou juntamente com o Prefeito Ricardo e o Secretário Rodolfo, seus amigos, para a assinatura do contrato, independentemente do certame licitatório, beneficiando-se evidentemente da contratação. Após regular investigação, Ricardo e Rodolfo foram indiciados pela polícia por infração ao artigo 89, da Lei n° 8.666/1993 (Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena − detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa).
No caso hipotético apresentado, Caio, Diretor Presidente da empresa “YY”, beneficiária do contrato administrativo celebrado com o Poder Público, cometeu
Em uma licitação na modalidade tomada de preços, verificou-se que todas as propostas apresentadas estavam incompatíveis com as exigências do edital de licitação e, por essa razão, foram desclassificadas. Em vista do ocorrido, a Comissão de licitação deve
Paulo da Silva é servidor federal e foi designado para compor Comissão Processante destinada a apurar a responsabilidade de outro servidor público. Ao tomar ciência da designação, Paulo verifica que o servidor investigado é seu parente de quarto grau, por intermédio de uma irmã adotiva de sua mãe. Diante da situação relatada e à luz do que dispõem a Lei n° 8.112/90 e a Lei n° 9.784/99, Paulo
Manuel dos Santos foi servidor público federal estável e aposentou-se voluntariamente aos sessenta e dois anos de idade. Após dez anos de gozo da aposentadoria, requereu sua reversão ao cargo público que antes ocupava. Diante dessa hipótese, à luz do que dispõe a legislação federal aplicável,
Sobre os assim chamados “poderes da Administração Pública”, afirma-se corretamente que o
Considere que determinada mulher, filha de mãe brasileira e pai estrangeiro, nascida em país cuja lei lhe reconhece nacionalidade originária e durante período em que sua mãe lá estava a serviço da República Federativa do Brasil, venha a residir no Brasil, depois de atingida a maioridade. Nessa hipótese, referida mulher
Será compatível com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a lei federal que
Considere as seguintes situações hipotéticas:
I. Servidora pública, ocupante de cargo efetivo na Administração direta estadual, elege-se para exercer mandato de Deputada Estadual;
II. Professor de ensino fundamental da rede pública municipal é aprovado em concurso público para exercer cargo de suporte administrativo em autarquia estadual.
Nessas hipóteses, considerada a disciplina da matéria na Constituição Federal,
À luz da disciplina constitucional do processo de elaboração de leis orçamentárias,
Em consonância com o sistema de controle de constitucionalidade albergado pelo ordenamento brasileiro, caberá
Considere três urnas, U1, U2 e U3. Extraindo uma bola ao acaso de uma urna também escolhida ao acaso, verificou-se que a bola é vermelha. Qual é a probabilidade de a bola vermelha ter vindo da U1,U2 e U3, respectivamente? Dados:
U1 =4 bolas pretas, 2 bolas brancas e 3 bolas vermelhas; U2 = 3 bolas pretas, 4 bolas brancas e 2 bolas vermelhas; e U3 = 2 bolas pretas, 3 bolas brancas e 4 bolas vermelhas.
Considerando os modelos de regressão linear, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) Se duas variáveis são correlacionadas, pode-se concluir que há uma relação de causalidade entre elas. ( ) Ao verificar que uma variável dependente e uma independente estão estritamente relacionadas, pode-se concluir que o ajuste do modelo de regressão é bom. ( ) Os valores de y são preditos com base em valores dados ou conhecidos de x. A variável y é chamada variável independente, e a variável x variável dependente.
Seja a equação de regressão y= 2,93 — 38,56x, o coeficiente de determinação associado a essa reta é dado por 0,81. Qual é o coeficiente de correlação entre as variáveis x e y?
Suponha que o TRF4 esteja migrando, em relação aos projetos, de uma organização do tipo 1 para do tipo 2. No tipo 1, atual, há apenas uma coordenação geral, cada funcionário possui um superior bem definido e cada departamento realiza o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos. No tipo 2, haverá um chefe dos gerentes de projeto, com autoridade considerável, que coordenará outros gerentes de projeto de tempo integral, além de haver pessoal administrativo de tempo integral trabalhando nos projetos. De acordo com o PMBOK 5ª edição, os tipos 1 e 2 são, correta e respectivamente, estrutura organizacional
gestão de mudanças em projetos é importante para seu êxito. No contexto de gestão de mudanças em projetos, uma macroatividade é a gestão
O gerenciamento da integração é uma área de conhecimento primordial para a gestão de projetos. De acordo com o PMBOK, são escolhas desse gerenciamento
O PRINCE2 é uma metodologia de gestão de projetos desenvolvida pelo Governo do Reino Unido na década de 1970. Com relação ao PRINCE2, considere as afirmações abaixo.
I O PRINCE2 é formado por quatro elementos básicos: princípios, temas, processos e estratégia.
II O business case trata dos conhecimentos relativos às aquisições do projeto.
III O processo Managing a Stage Boundary (SB) é responsável pelo gerenciamento das fronteiras entre os estágios.
IV O processo Starting Up a Project (SU) tem como função avaliar o projeto.
Das afirmações, estão corretas
As técnicas ágeis foram utilizadas, inicialmente, no desenvolvimento de projetos de software e, atualmente, estão sendo empregadas em vários contextos da gestão de projetos de outros segmentos. As técnicas ágeis têm como princípio
A gestão de pessoas de uma organização pode atuar em níveis distintos e assumir diferentes papéis e responsabilidades. No nível operacional, essa gestão
Um órgão da Prefeitura de Salvador pretende aplicar uma política de valorização de pessoal, utilizando, como base, resultados de avaliações de desempenho.
Para isso, será utilizado um método democrático em que o chefe e o subordinado decidem, em conjunto, quais serão os resultados visados e os recursos necessários.
Esse método é conhecido como
Entre os diferentes modelos de planejamento de recursos humanos utilizados pelas organizações, no âmbito da atividade de gestão de pessoas, insere-se o de substituição de postos-chaves. Esse modelo
No processo de aprendizagem organizacional, ocorre a institucionalização do conhecimento, o que é estudado sob diferentes óticas e explicado a partir de algumas teorias, entre as quais a espiral do conhecimento, apresentada por Nonaka e Takeuchi, cujo foco é
Suponha que determinada consultoria de gestão organizacional, ao avaliar o processo decisório e o perfil das decisões tomadas pelos gestores de uma determinada organização pública, identificou um número maior de decisões classificadas pela literatura como programadas e um número reduzido de outras classificadas como não programadas, o que indica
Atualmente, o relacionamento cliente-fornecedor é do tipo parceria, com elevada confiança, em que cliente e fornecedor se ajudam sempre com o objetivo de encontrar soluções eficazes e que possam trazer mais benefícios aos consumidores finais. Segundo Ronald H. Bailou (2011), em sistemas logísticos, são motivos pelos quais se mantêm os inventários, EXCETO:
Segundo Martins e Campos (2011), existe um fluxo de informações e de materiais ou serviços pelas interfaces do sistema logístico. Assinale a opção que apresenta uma das atividades de interface entre o marketing e a logística.
Com relação a logística, assinale a opção correta.
A segmentação de públicos é uma estratégia mercadológica com a intenção de dar mensagens corretas aos diferentes públicos. A maioria dos especialistas concorda que a segmentação pode ser feita nas seguintes bases de conhecimento:
Assinale a opção correta sobre os estabelecimentos dos objetivos da propaganda, de acordo com Kotler (2015).
Assinale a opção correta sobre a Pesquisa de Marketing de acordo com Kotler (2015).