Caso o usuário deseje excluir de forma permanente um determinado arquivo, poderá utilizar a tecla ‘DELETE’, que enviará o arquivo para a lixeira do sistema. Após esta operação é possível esvaziar a lixeira apagando-o permanentemente. Também é possível realizar este procedimento utilizando atalhos com o teclado. Qual comando de atalho permite excluir de forma permanentemente um arquivo?
Sobre os meios de armazenamento de dados em um computador, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre os atalhos de teclado do LibreOffice Writer versão 5, para Windows com a configuração padrão de instalação, é INCORRETO afirmar que:
Apesar das muitas especificações que um smartphone pode ter, o maior responsável por sua usabilidade é o sistema operacional. Assim como nos computadores, eles são a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. É, portanto, um dos quesitos mais importantes para se analisar ao comprar um smartphone. Assinale a única alternativa que contém exemplos de sistemas operacionais tradicionalmente encontrados em smartphones.
As funções centrais de um sistema operacional são controladas pelo __________. Ele é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. Em outras palavras, seu principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina possui. Assinale a única alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna anterior.
Assinale a alternativa que representa uma sequência CORRETA de comandos para escrever e enviar uma mensagem de e-mail.
Acerca dos conceitos de segurança na internet, assinale a alternativa INCORRETA.
São considerados procedimentos importantes para a proteção de senhas, EXCETO:
A verificação de ortografia e gramática, no Microsoft Word 2010, é acionada através de uma das teclas abaixo. Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas a seguir em relação ao conceito de software.
I. O software é o conjunto de instruções arranjadas logicamente para serem inteligíveis pela Unidade Central de Processamento (UCP). II. O software pode ser dividido em dois grandes grupos de programas: os básicos e os aplicativos. III. Um dos principais tipos de softwares básicos é o Sistema Operacional, o qual informa ao computador como ele deve usar seus próprios componentes. IV. Os softwares aplicativos informam ao computador como realizar tarefas específicas para o usuário. V. Pode-se citar como exemplos de categorias importantes de softwares aplicativos: aplicações comerciais, softwares utilitários, aplicações pessoais e softwares de entretenimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
O primeiro componente de um sistema de computação é o hardware, que corresponde à parte material, ou seja, aos componentes físicos do sistema. O hardware é composto por vários tipos de equipamentos, sendo que uma divisão primária separa o hardware em sistema central e periféricos. Baseado nessas informações, assinale a alternativa INCORRETA.
Caso um usuário do sistema operacional Microsoft Windows 7 deseje que um determinado software seja executado automaticamente, em determinados dias e horários, poderá fazê-lo por meio da ferramenta denominada:
Analise as afirmativas a seguir em relação aos princípios básicos de segurança da informação:
I. Disponibilidade é a garantia de que os sistemas e as informações de um computador estarão disponíveis quando necessário. II. Confidencialidade é a capacidade de garantir que a informação somente seja acessada por pessoas autorizadas. III. Integridade garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. IV. Criptografia é uma técnica que embaralha a informação por meio de algoritmos, fazendo com que a informação se torne ininteligível para terceiros. V. Autenticidade garante a veracidade de quem está enviando a informação, ou seja, do autor.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa contendo o item que NÃO pertence ao rol de dispositivos de uma rede de computadores.
E-mails enviados podem conter diferentes tipos de arquivos anexados. Alguns servidores de e-mail proíbem, por questões de segurança, que determinados tipos de arquivos sejam anexados. Assinale a alternativa que apresente arquivos com potencial de ameaça ao serem recebidos via e-mail.
Assinale a alternativa que contém os nomes dos softwares de edição de textos, planilhas e de apresentações da suíte Br. Office, respectivamente.
Assinale a alternativa que contém apenas ferramentas importantes para a proteção de sistemas computacionais.
Analise as afirmativas a seguir em relação às recomendações para a criação de senhas seguras.
I. Devem conter caracteres especiais. II. Devem ser alteradas com frequência. III. Devem conter letras, símbolos e números. IV. Devem conter grande quantidade de caracteres. V. Não devem conter informações pessoais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Qual ferramenta disponível na versão 7 do sistema operacional Microsoft Windows tem como função explorar os arquivos armazenados.
Analise as afirmativas a seguir relacionadas aos conceitos do Microsoft Excel 2007 em português e na sua instalação padrão.
I. Clicando em qualquer célula do Microsoft Excel e digitando a função =data( ) o resultado será a data atual do sistema.
II. A fórmula =PROCV(B3;B2:E10;FALSO) é uma sintaxe correta para a aplicação da função =PROCV.
III. A fórmula =(SE.C2>B2&"SUPERÁVIT";("DÉFICIT")) é uma sintaxe correta para a aplicação da função =SE.
IV. A guia Layout de Página contém a opção Orientação, que permite definir a orientação da folha como Retrato ou Paisagem.
Marque a alternativa CORRETA.
Quanto aos aspectos gramaticais, leia a oração: “O problema não é a nossa falta de conhecimento”. O trecho destacado refere-se ao:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado).
Considere o trecho: “[...] olhando a furto para a gente que estava na sala”. Assinale a alternativa CORRETA que pode substituir o elemento grifado sem prejuízo de mudança do sentido no contexto.
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto II
A terceira idade no mundo digital
Sabemos que o século XX presenciou um intenso desenvolvimento tecnológico. [...] Tais avanços têm se refletido em diversos âmbitos sociais, ocasionando, assim, a reconfiguração das relações sociais a das práticas cotidianas. Em função disso, o acesso ao mundo digital vem, continuamente, sendo algo presente nas práticas das relações sociais em diversas faixas etárias. É nesse contexto que o uso do computador e, consequentemente, o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs tem crescido intensamente, sobretudo, no que tange ao público da terceira idade.
Durante muito tempo, a terceira idade, ou como muitos chamam: a velhice, era sinônimo de inércia, de descanso, de ostracismo e de afastamento de diversos tipos de atividades. Diante disso, as pessoas pertencentes a essa faixa etária não praticavam inúmeros tipos de atividades, tais como: lúdicas, esportivas, etc, o que alçava esses sujeitos a um papel passivo nas práticas sociais do dia-a-dia. Contudo, nos últimos anos, a sociedade tem passado por diversas modificações no âmbito das relações sociais, o que tem acarretado reconfigurações nos papéis sociais. É nesse cenário, que a terceira idade passa a ser concebida como uma faixa etária comum e que pode desempenhar seu papel/função social.
É nesse cenário, também, que muitos idosos têm se dedicado a diversos tipos de atividades, tais como: esportes, atividades de lazer, cursos e, até mesmo, ao campo profissional. Em outras palavras, muitas pessoas dessa faixa etária se inserem novamente no mercado de trabalho, ainda que já sejam aposentadas. No entanto, um aspecto que se destaca nas novas práticas corriqueiras do dia-a-dia desse público diz respeito ao acesso à informática e, por conseguinte, ao universo digital. Dentro dessa perspectiva, o acesso à internet, às redes sociais, a recursos de entretenimento, o uso de e-mails, compras virtuais, cursos na modalidade EaD, pagamentos de contas e outros recursos oriundos do âmbito digital têm feito parte da rotina cotidiana da terceira idade. Essa utilização das TICs tem gerado inúmeros benefícios e facilidades para as mais diversas faixas etárias e, acima de tudo, para a terceira idade. O que reforça a perspectiva do computador como algo necessário.
Entretanto, o acesso ao mundo digital não se restringe aos benefícios da vida cotidiana, mas também abrange benefícios cognitivos. Isto é, o fato de levar o idoso a utilizar a mente e o intelecto, produzindo, assim, o conhecimento [dando sentido e elaborando significados a partir das informações recebidas]. Não se pode negar que, para uma grande parte de pessoas pertencentes a esse público, a utilização desses artefatos da informática ainda é um desafio. Dito de outra forma, o medo/ receio do novo e de algo contemporâneo é algo compartilhado por diversas pessoas da terceira idade. Além disso, muitos são refratários à informática. Contudo, a nova perspectiva do acesso ao universo digital por parte da terceira idade alça esse público à condição de um sujeito ativo nas práticas cotidianas das relações sociais, o que transcende a perspectiva do ostracismo.
Fonte: adaptado de: SILVA, Silvio Profírio da. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/opiniao/noticia/2011/07/31/a-terceira-idade-no-mundo-digital-11626.php>
Leia os excertos.
“Durante muito tempo, a terceira idade, ou como muitos chamam, a velhice era sinônimo de inércia, de descanso, de ostracismo e de afastamento de diversos tipos de atividades. [...] Contudo, a nova perspectiva do acesso ao universo digital por parte da terceira idade alça esse público à condição de um sujeito ativo nas práticas cotidianas das relações sociais, o que transcende a perspectiva do ostracismo.”
Assinale a alternativa CORRETA que pode manter o mesmo significado da palavra “ostracismo” destacada.
Assinale a alternativa INCORRETA, quanto aos aspectos relacionados à semântica das palavras.
Leia as orações e assinale a alternativa CORRETA que identifique o tipo de sujeito presente nelas.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Em: “Pelo menos, às vezes, quando uma catástrofe, natural ou provocada pelo homem, torna impossível ignorar as falhas”, a palavra negritada é um elemento coesivo que introduz a ideia de temporalidade. II. Em: “O verdadeiro problema é: quem é capaz de fazer o que deve ser feito para evitar o desastre que já podemos prever?”, os dois pontos são empregados para introduzir um esclarecimento do que foi anunciado anteriormente. III. Em: “É bom lembrar que o amor não é um “objeto encontrado”, mas um produto de um longo e muitas vezes difícil esforço e de boa vontade”, a palavra negritada é um elemento coesivo que introduz oposição de ideias.
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Em: “A temperatura elevada – ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis – não dá ao fluxo uma oportunidade de abrandar”, o elemento negritado introduz um esclarecimento da ideia anterior. II. Em: “Acredito que todos estamos cientes disso, num grau ou outro. Pelo menos, às vezes, quando uma catástrofe, natural ou provocada pelo homem, torna impossível ignorar as falhas. Portanto, não é uma questão de “abrir os olhos.”, o conectivo negritado marca uma relação temporal entre as ideias. III. Em: “Amor líquido é um amor “até segundo aviso””, o amor a partir do padrão dos bens de consumo: mantenha-os enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação.”, os elementos negritados retomam, respectivamente, ‘bens de consumo’.
Assinale a alternativa CORRETA.
Zygmunt Bauman define amor líquido como “um amor “até segundo aviso””, “o amor a partir do padrão dos bens de consumo”. Ao relacionar amor líquido com “um amor “até segundo aviso””, identifica-se o modo de linguagem:
A revista pergunta ao sociólogo se as pessoas estão conscientes da situação mundial e Bauman responde que:
De acordo com o conceito de “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia os textos a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado)
Texto II:
Momento num café
Quando o enterro passou
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.
Fonte: BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da Manhã. 1936. Disponível em: <https://autoreselivros.wordpress.com/2012/04/13/momento-num-cafe-de-manuel-bandeira/>. Acesso em 16 abril de 2018 (adaptado).
Sobre os textos I e II, assinale a alternativa CORRETA que estabelece a conexão temática predominante entre ambos.
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto II:
Momento num café
Quando o enterro passou
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.
Fonte: BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da Manhã. 1936. Disponível em: <https://autoreselivros.wordpress.com/2012/04/13/momento-num-cafe-de-manuel-bandeira/>. Acesso em 16 abril de 2018 (adaptado).
Assinale a alternativa CORRETA sobre a interpretação do texto II.
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado).
Na oração: “[...] os olhos de Capitu fitaram o defunto”, o elemento em destaque, no contexto dessa oração, é classificado como:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado).
Considere o fragmento destacado: “Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também”.
O mas, no trecho mencionado, é uma conjunção adversativa que se contrapõe a algo dito anteriormente na sentença. Portanto, analise as afirmativas abaixo e responda a questão.
I. O mas se contrapõe ao verbo redobrar, ou seja, Capitu se redobrou anteriormente e não se redobrará mais. II. O mas se contrapõe à ideia de Capitu querer levar Sancha (a amiga) para longe e não conseguir fazer isso porque o cadáver a retinha. III. O mas se contrapõe às carícias: Capitu fez carícias à Sancha e não fará mais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado).
Considere o trecho: “As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela”. As palavras em destaque referem-se à retomada anafórica de:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado).
O episódio contido no texto é narrado em primeira pessoa, ou seja, o narrador apresenta os fatos, ao mesmo tempo em que se constitui como personagem. Desse modo, a construção da narrativa pode acarretar:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Texto I:
Olhos de Ressaca
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Fonte: ASSIS, Machado. Olhos de ressaca. In: Dom Casmurro. 8. ed. São Paulo, Ática, 1978, p. 133-134 (adaptado).
Assinale a alternativa CORRETA sobre a interpretação do texto.
Leia o texto a seguir e responda a QUESTÃO.
Texto I
Os elementos em destaque, “exerce” e “violados” (1.ª parágrafo), e “decorre” (4º parágrafo), podem ser substituídos, respectivamente, sem prejuízo ao sentido global do texto, EXCETO por:
Leia o texto a seguir e responda a QUESTÃO.
Texto I
Leia as afirmativas a seguir.
I. Em: “vemos belos corpos de modelos magérrimas, a pura perfeição” (3.º parágrafo), o sujeito da oração é oculto.
II. Em: “[...] Os meios de comunicações têm imposto um estereotipado padrão de beleza feminina [...]” (3.º parágrafo), o verbo destacado apresenta acento circunflexo, pois está conjugado na 3.ª pessoa do plural, concordando com o sujeito da oração.
III. Em: “A sociedade exige uma dupla ou tripla jornada de trabalho” (2.º parágrafo), o verbo “exige” é intransitivo, de acordo com a gramática normativa da língua.
IV. Em: “Os meios de comunicação apresentam diariamente o glamour da glória e do sucesso” (5.º parágrafo), a expressão em destaque é sujeito composto.
Assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto a seguir e responda a QUESTÃO.
Texto I
Releia o período a seguir: “as mulheres tornaram-se escravas”.
Assinale a alternativa CORRETA, quanto à análise gramatical dos elementos que o compõe.
Nos termos da Resolução n° 184/2016, que dispõe sobre a Estrutura Organizacional e Cargos em Comissão da Câmara Municipal de Palmas, assinale a alternativa INCORRETA.
Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Palmas (Lei Complementar nº 008/1999), acerca do direito de férias do servidor, assinale a alternativa CORRETA.
Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Palmas (Lei Complementar nº 008/1999), assinale a alternativa INCORRETA.
Nos termos da Lei Orgânica do Município de Palmas, acerca da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, assinale a alternativa CORRETA.
Nos termos da Lei Orgânica do Município de Palmas, o Vereador poderá licenciar-se nas seguintes hipóteses, EXCETO:
Nos termos da Lei Orgânica do Município de Palmas, assinale a alternativa CORRETA.
Nos termos da Lei Orgânica do Município de Palmas, é de competência privativa da Câmara de Vereadores os seguintes atos, EXCETO:
Nos termos da Resolução n° 184/2016, que dispõe sobre a Estrutura Organizacional e Cargos em Comissão da Câmara Municipal de Palmas, acerca dos Cargos de Chefe de Gabinete Parlamentar e Assessor Parlamentar, assinale a alternativa CORRETA.
Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Palmas (Lei Complementar nº 008/1999), o servidor municipal, habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo, adquirirá estabilidade ao completar:
Nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Palmas (Lei Complementar nº 008/1999), são formas de provimento de cargo público: