Resolver o Simulado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - Nível Médio

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Biologia

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Os vegetais multicelulares são formados por um grupamento de células diferenciadas que exercem uma mesma função. Esses conjuntos celulares são designados como tecidos e a divisão da Biologia que os estuda é denominada de Histologia.


Nesses tecidos, existem células que possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.


Assinale a alternativa que apresenta o tecido vegetal formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignificada.

  • A Xilema.
  • B Floema.
  • C Colênquima.
  • D Meristema.
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Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos referindo ao número de células, não ao tamanho delas. Os micro-organismos que crescem estão aumentando em número e se acumulando em colônias (grupos de células que podem ser visualizados sem a utilização de um microscópio) de centenas ou milhares de células ou populações de bilhões de células. Apesar de cada célula poder dobrar de tamanho, essa mudança não é muito significativa em comparação com o aumento de tamanho durante o desenvolvimento das plantas e dos animais (Tortora, 2016).


Sobre os diversos fatores que envolvem o crescimento microbiano, analise as alternativas e assinale a CORRETA.

  • A A maioria dos micro-organismos deve ser cultivada em meio constituído, quase que exclusivamente, de água. Por exemplo, a concentração de ágar (uma proteína complexa isolada de uma alga dulcícola) utilizada para solidificar os meios de cultura é, normalmente, de cerca de 5,5%. Se concentrações bem mais altas são utilizadas, a pressão osmótica aumentada pode estimular o crescimento de algumas bactérias.
  • B A maioria dos micro-organismos cresce bem em temperaturas adversas para os seres humanos. No entanto, o padrão de sobrevivência das bactérias limita-se às temperaturas mínima e máxima de sobrevivência humana.
  • C A maioria das bactérias cresce melhor em uma faixa estreita de pH perto da neutralidade, com pH entre 6,5 e 7,5. Poucas bactérias crescem em um pH ácido abaixo de 4. Essa é a razão pela qual muitos alimentos, como os picles e muitos queijos, são protegidos da deterioração pelos ácidos produzidos pela fermentação bacteriana.
  • D Quando se deseja o crescimento das bactérias em meio líquido ou gasoso, um agente solidificante como o ágar é adicionado ao meio. O ágar tem sido utilizado há muito tempo para deixar alimentos como geleias e sorvetes mais espessos.
  • E Um meio quimicamente definido é aquele cuja composição exata não é conhecida. Para um quimio-heterotrófico, o meio quimicamente definido deve conter fatores de crescimento inorgânicos que servem como fonte de nitrogênio e energia.
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A barreira natural formada pela camada de ozônio contra os raios ultravioleta é fundamental para a manutenção da vida na Terra. O excesso desse tipo de radiação é nocivo, pois está relacionado à indução de:

  • A mutações, que são alterações no material genético, podendo desencadear câncer de pele em seres humanos.
  • B translocações, que são trocas de partes do material genético, podendo desencadear malformação congênita.
  • C recombinação gênica, que são recombinações do material genético, podendo desencadear vários tipos de câncer em seres humanos.
  • D síntese proteica, que corresponde a uma produção excessiva de proteínas pelo DNA recombinante.
  • E deleções, que correspondem à perda de partes do material genético, podendo desencadear câncer de mama.
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Os rins, pelo processo de filtração, excretam, além dos fármacos, substâncias provenientes do metabolismo. Com base nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia renal, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.


( ) Depois do sangue filtrado pelos rins, cabe aos néfrons a função de reabsorver substâncias importantes para o metabolismo do organismo, como água, ureia, sais, ácido úrico e hormônios.

( ) A baixa pressão sanguínea nos capilares do glomérulo renal força a saída de fluxo sanguíneo para o ducto coletor, formando um fluido denominado filtrado tubular ou urina.

( ) A glicose, os aminoácidos, as vitaminas e grande parte dos sais do filtrado glomerular, em condições normais, são reabsorvidos pelas células da parede do túbulo contorcido proximal e devolvidos ao sangue.

( ) No néfron, ocorre a filtração, em que a pressão do sangue expulsa do glomérulo a água e as pequenas moléculas dissolvidas no plasma, como sais, moléculas orgânicas simples e ureia, para a cápsula.

( ) Quando ingerimos muita água, a produção do hormônio antidiurético (ADH) é estimulada, aumentando a permeabilidade do túbulo proximal e do ducto coletor.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A V, V, F, F, V.
  • B V, V, V, F, F.
  • C V, F, V, F, V.
  • D F, F, V, V, F.
  • E F, F, F, V, V.
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Uma das características mais fundamentais dos metazoários são os olhos, que se apresentam em uma variedade de tipos. Quase todos são sensíveis à luz, e a maioria possui algum tipo de fotorreceptor, porém somente os representantes de alguns filos desenvolveram olhos capazes de formar imagens.

Os olhos compostos compreendem de poucas a muitas unidades fotorreceptoras cilíndricas denominadas omatídios. Cada omatídio contribui com a imagem de uma parte do objeto, de modo que o conjunto forma a sua imagem total.


Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual grupo animal é caracterizado pelos olhos descritos acima.

  • A Artrópodes
  • B Anelídeos
  • C Cnidários
  • D Moluscos
  • E Platelminto
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A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por organismos clorofllados. Nos vegetais, é dividido em duas fases complementares: uma responsável pela síntese de ATP e pela redução do NADP+ e a outra pela fixação de carbono.


Para que a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais

  • A água e oxigênio.
  • B glicose e oxigênio.
  • C radiação luminosa e água.
  • D glicose e radiação luminosa.
  • E oxigênio e dióxido de carbono.
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De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).


Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de

  • A hormônios, estimulantes da regeneração celular da retina.
  • B enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.
  • C vitamina A, necessária para a formação de estruturas fotorreceptoras.
  • D tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.
  • E vitamina C, substância antioxidante que diminui a degeneração de cones e bastonetes.
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As larvas do inseto do bicho-da-farinha (Tenebrio molitor) conseguem se alimentar de isopor descartado (poliestireno expandido), transformando-o em dióxido de carbono e outros componentes. Dessa forma, essas larvas contribuem para a redução dos impactos negativos causados pelo acúmulo de isopor no ambiente.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 29 out. 2015 (adaptado).


A redução dos impactos causados pelo acúmulo de isopor é resultante de qual processo desempenhado pelas larvas do bicho-da-farinha?

  • A Bioindicação.
  • B Biomarcação.
  • C Biodegradação.
  • D Bioacumulação.
  • E Biomonitoramento.
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O monóxido de carbono (CO) é um gás extremamente tóxico. Ele interfere no processo respiratório dos vertebrados, pois se o CO estiver presente no ar, haverá no sangue uma “competição” entre o CO e o O2.


Infelizmente, grande parte da população convive diariamente com a presença desse gás, uma vez que ele é produzido em grandes quantidades

  • A nas queimadas em matas e florestas.
  • B na decomposição da matéria orgânica nos “lixões” urbanos.
  • C no abdômen de animais ruminantes criados em sistemas de confinamento.
  • D no processo de combustão incompleta de combustíveis fósseis.
  • E nas chaminés das indústrias que utilizam madeira de reflorestamento como combustível.
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A ricina, substância tóxica extraída da mamona, liga-se ao açúcar galactose presente na membrana plasmática de muitas células do nosso corpo. Após serem endocitadas, penetram no citoplasma da célula, onde destroem os ribossomos, matando a célula em poucos minutos.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).


O uso dessa substância pode ocasionar a morte de uma pessoa ao inibir, diretamente, a síntese de

  • A RNA.
  • B DNA.
  • C lipídios.
  • D proteínas.
  • E carboidratos.
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Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).


Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?

  • A Mutação.
  • B Fluxo gênico.
  • C Seleção natural.
  • D Deriva genética.
  • E Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
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Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de reagir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 3 out. 2015.


A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como

  • A estrutural do tipo deleção.
  • B numérica do tipo euploidia.
  • C estrutural do tipo duplicação.
  • D numérica do tipo aneuploidia.
  • E estrutural do tipo translocação.
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Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.


A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas

  • A híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
  • B híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
  • C de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
  • D de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas.
  • E de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem apenas sementes rugosas.
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O sucesso adaptativo dos répteis relaciona-se, dentre outros fatores, ao surgimento de um revestimento epidérmico de queratina para economia de água metabólica.


Essa característica seria prejudicial em anfíbios, pois acarretaria problemas

  • A circulatórios, em razão da limitação na força contrátil do coração tricavitário.
  • B excretórios, em razão de incapacidade renal de processar níveis elevados de urina.
  • C digestivos, em razão da limitação do intestino em absorver alimentos muito diluídos.
  • D locomotores, em razão de incapacidade óssea de sustentar um animal mais pesado.
  • E respiratórios, em razão da pequena capacidade dos pulmões de realizar trocas gasosas.
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No século XVII, um cientista alemão chamado Jan Baptista van Helmont fez a seguinte experiência para tentar entender como as plantas se nutriam: plantou uma muda de salgueiro, que pesava 2,5 kg, em um vaso contendo 100 kg de terra seca. Tampou o vaso com uma placa de ferro perfurada para deixar passar água. Molhou diariamente a planta com água da chuva. Após 5 anos, pesou novamente a terra seca e encontrou os mesmos 100 kg, enquanto que a planta de salgueiro pesava 80 kg.

BAKER, J. J. W; ALLEN, G. E. Estudo da biologia. São Paulo: EdgarBIucher, 1975 (adaptado).


Os resultados desse experimento permitem confrontar a interpretação equivocada do senso comum de que as plantas

  • A absorvem gás carbônico do ar.
  • B usam a luz como fonte de energia.
  • C absorvem matéria orgânica do solo.
  • D usam a água para constituir seu corpo.
  • E produzem oxigênio na presença de luz.

História

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A Revolução Francesa é um marco histórico no que diz respeito à cidadania. Foi na França que o conceito de cidadão passou a ter uma dimensão de reconhecimento de direitos. Pergunta-se: em que ano ocorreu a Revolução Francesa?

  • A 1787
  • B 1789
  • C 1791
  • D 1782
  • E 1790
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“O Plano de Metas previa que fosse alcançada a produção de 170 mil veículos anualmente (automóveis, utilitários, caminhões e ônibus), [...]. As metas quantitativas eram acompanhadas de metas referentes a índices de nacionalização: 95% para automóveis e 90% para os demais. [...] A estratégia do governo para o setor automobilístico baseou-se na garantia de reserva de mercado às firmas entrantes: tornou-se impossível importar autoveículos em fase de restrições de toda a sorte [...]”

ABREU, Marcelo de Paiva. O processo econômico. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808- 2010. V. 4. Olhando para dentro, 1930-1964. Coord. Ângela de Castro Gomes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. p. 215-6.


A fabricação de automóveis tornou-se o verdadeiro ícone da modernidade, sendo um dos pontos de destaque do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.


Considerando a implementação dessa meta, é correto afirmar:

  • A A produção interna de veículos foi um dos recursos aplicados pelo governo para frear a grande importação dominante no período.
  • B Para implementá-la, foi criado o Grupo Executivo da Indústria Automobilística para garantir total nacionalização dessa indústria até o final do governo.
  • C O governo JK assumiu uma postura francamente protecionista em relação a esse setor da economia nacional.
  • D Para barrar a concorrência com automóveis de luxo estadunidenses, a FNM produziu o automóvel JK ou FNM 2000.
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“Heróis baianos! A glória vos chama! Vossos ilustres ascendentes do Douro e do Tejo deram-vos o exemplo e por vós esperam. Gritai audazes: Viva a Constituição do Brasil e o Rei que não a recusará!”

NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. A vida política. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808-2010. V. 1. Crise colonial e independência, 1808-1830. Coord. Alberto da Costa e Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 92.


Esse texto compõe um dos pasquins manuscritos encontrados pelas ruas de Salvador, na Bahia, e nele consta a convocação dos baianos para

  • A aderir à conjuração que então se preparava, com o objetivo de construir na Bahia uma república livre, igualitária e sem escravidão.
  • B manter a fidelidade e a defesa dos princípios liberais proclamados e estabelecidos pela assembleia das cortes portuguesas.
  • C separar a Bahia do Brasil até que o rei, legítimo soberano, pudesse assumir o trono e governar segundo previa a Constituição.
  • D tomar parte de um levante do povo negro e escravizado baiano para fundar uma república islâmica na região, de acordo com o Corão.
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Leia os textos a seguir.


TEXTO I


“Cada ano, vem nas frotas quantidades de portugueses e de estrangeiros, para passarem às Minas. Das cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos [...].”

André João Antonil. Citado por: ALMEIDA, Carla M. C. de; OLIVEIRA, Mônica R. de. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. Coleção o Brasil Colonial, 1580-1720. V. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 296.


TEXTO II


“[...] Em 1720 (a Coroa portuguesa) lançou um decreto ‘limitando drasticamente a emigração para o Brasil, que dali por diante só seria permitida com passaporte fornecido pelo governo’.”

ALMEIDA, Carla M. C. de; OLIVEIRA, Mônica R. de. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. Coleção o Brasil Colonial, 1580-1720. V. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 297.


Considerando o texto II como uma provável consequência do que se denuncia no texto I, é correto afirmar:

  • A A administração metropolitana, com a adoção do passaporte, tentou evitar a perda de pessoas de outras atividades, como a cana-de-açúcar, para a mineração.
  • B A Coroa portuguesa, ao emitir um passaporte, tinha o objetivo de controlar a forte emigração portuguesa, que poderia ser desastrosa para a economia do reino.
  • C O governo português proibiu a emigração a fim de proteger seus súditos das crises de fome comuns nas minas, como as de 1698-99 e 1701-02.
  • D O rei pretendia limitar a entrada de pessoas nas minas, garantindo, assim, maior controle sobre a política de arrecadação de tributos na região.
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As reflexões liberais tenderam a acentuar, até o século XIX, a compreensão de que o Estado era a expressão da Razão. Nessa forma de compreensão liberal, é correto afirmar que o Estado
  • A deveria intervir na economia, uma vez que a liberdade de negociar reconduziria a sociedade ao princípio do “homem como lobo do homem”, destacado por Rousseau.
  • B atingiria seu maior grau de eficiência se comandado pelas classes industriais, em detrimento das demais frações que compõem a burguesia, isto é, proprietários de terra e comerciantes.
  • C seria a instância a partir da qual as desigualdades formais entre os indivíduos se transformariam em igualdade real entre os homens.
  • D tenderia a desaparecer, na medida em que o sistema produtivo dividisse as riquezas produzidas pelas classes sociais, como expressão da Razão.
  • E representaria os interesses do conjunto da sociedade, pairando, portanto, acima das classes sociais e de suas demandas específicas.
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A Cabanagem ficou conhecida como uma rebelião com fim sangrento no período regencial. Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.
  • A A Cabanagem foi uma grande rebelião causada por produtores de café que eclodiu na província do Pará, em 1815.
  • B Nesse conflito, os cabanos, fazendeiros e donos de industrias revoltaram-se contra a política de impostos do império português.
  • C O termo cabanagem faz referência aos armazéns agrícolas, fabricados a partir da folha do açaí, muito comum na região do atual Pará, que eram utilizados para estoque da produção de cacau e café.
  • D Foi uma revolta popular muito violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. Seu objetivo era aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza do povo da região.
  • E O objetivo principal dos cabanos era a deposição do imperador Dom Pedro I, considerado um obstáculo aos planos industriais do estado.
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Torna-se importante, portanto, salientar que as pautas econômicas dominantes não se incompatibilizavam com demandas políticas ou por garantia de direitos contra as decisões da própria Justiça do Trabalho. Pelo contrário, muitas greves incluíam várias demandas de natureza distinta, e mesmo em demandas primariamente econômicas, colocava-se muitas vezes a dimensão do enfrentamento político. Em todos esses casos, confirma-se a hipótese de que direitos instituídos ou garantias das convenções coletivas, respaldadas pela Justiça do Trabalho, não significavam conquistas materiais às quais os trabalhadores tivessem acesso líquido e certo. Era preciso muitas vezes recorrer às greves para garantir direitos conquistados.

MATTOS, M. B. Greves, sindicatos e repressão policial no Rio de Janeiro (1954-1964). Revista Brasileira de História, n. 47, 2004 (adaptado).


De acordo com o texto, um dos problemas com os quais as organizações sindicais de trabalhadores se defrontavam, de 1954 a 1964, era o descompasso entre

  • A legislação e realidade social.
  • B profissão e formação técnica.
  • C meio rural e cidades industriais.
  • D população e representação parlamentar.
  • E empresariado nacional e capitais estrangeiros.
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A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.


As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:

  • A Burguesia e trabalhadores assalariados.
  • B Igreja e corporações de ofício.
  • C Realeza e comerciantes
  • D Campesinato e artesãos.
  • E Nobreza e artífices.
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Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.

RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no Antigo Regime ibérico setecentista. Revista de História, n. 169, jul.-dez. 2013.


Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao

  • A restringir os privilégios dos comerciantes.
  • B reestruturar a organização das tropas.
  • C reconhecer os opositores do regime.
  • D facilitar a atuação dos magistrados.
  • E fortalecer a lealdade dos súditos.
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Os níveis de desigualdade construídos historicamente não se referem apenas a uma questão de mérito individual, mas à falta de condições iguais de oportunidades de acesso a educação, trabalho, saúde, moradia e lazer. As pesquisas mostram que há um grande abismo racial no Brasil, e as estatísticas, ao apontarem as condições de vida, emprego e escolaridade entre negros e brancos, comprovam que essa desigualdade é fruto da estrutura racista, somada à exclusão social e à desigualdade socioeconômica, que atinge toda a população brasileira e, de modo particular, os negros.

MUNANGA, K.; GOMES, N. L. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2004 (adaptado).


O conjunto de ações adotado pelo Estado brasileiro, a partir da última década do século XX, para enfrentar os problemas sociais descritos no texto resultaram na

  • A ampliação de planos viários de urbanização.
  • B democratização da instrução escolar pública
  • C manutenção da rede hospitalar universitária
  • D preservação de espaços de entretenimento locais.
  • E descentralização do sistema nacional de habitação.
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Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem precisar se preocupar com a subsistência?

MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.


Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI, esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX que lutaram para

  • A inibir a ascensão da burguesia.
  • B evitar a destruição da natureza.
  • C combater o domínio do capital
  • D eliminar a intolerância religiosa.
  • E superar o atraso tecnológico.
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Nas décadas de 1860 e 1870, as escolas criadas ou recriadas, em geral, previam a presença de meninas, mas se atrapalhavam na hora de colocar a ideia em prática. Na província do Rio de Janeiro, várias tentativas foram feitas e todas malsucedidas: colocar rapazes e moças em dias alternados e, em 1874, em prédios separados. Para complicar, na Assembleia, um grupo de deputados se manifestava contrário ao desperdício de verbas para uma instituição “desnecessária”, e a sociedade reagia contra a ideia de coeducação.

VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (adaptado).


As dificuldades retratadas estavam associadas ao seguinte aspecto daquele contexto histórico:

  • A Formação enciclopédica dos currículos.
  • B Restrição do papel da mulher à esfera privada.
  • C Precariedade de recursos na educação formal.
  • D Vinculação da mão de obra feminina às áreas rurais.
  • E Oferta reduzida de profissionais do magistério público.

Geografia

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Leia o fragmento a seguir:


“[Essa] é uma fonte de energia limpa, simples de ser obtida e que pode solucionar também parte do problema da quantidade de lixo que é descartado. Trata-se de uma mistura gasosa de metano e dióxido de carbono a partir da decomposição de restos orgânicos. Uma das formas de acelerar esse processo biológico é por meio de uso de biodigestores”.

Fonte: BALDRAIS, André. Ser protagonista – geografia. São Paulo. Edições SM. 2016. p. 66.


O trecho se refere a um tipo de energia alternativa denominada:

  • A Biogás
  • B Eólica.
  • C Solar.
  • D Nuclear.
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Leia o trecho a seguir.


“Esquematicamente, uma rede é um sistema integrado de fluxos. A rede é constituída por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação. [...] Numa rede, o valor dos lugares se define pelo grau de acesso que eles oferecem ao conjunto da rede.”

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 18 (Adaptação).


É incorreto afirmar que as redes vigentes no espaço mundial contemporâneo

  • A consolidam espaços do mandar, onde se adensam as novas tecnologias da informação, em detrimento de espaços do fazer, que são áreas populosas pobres e de economia tradicional.
  • B constituem suporte para o tráfego de mercadorias e de bens concretos, como cargas e passageiros, bem como para a transmissão de dados e informações.
  • C distribuem-se em caráter homogêneo pela superfície do globo, haja vista a magnitude espacial hoje alcançada pelo meio técnico-científico-informacional.
  • D superam limitações físicas ao conectar pessoas e transmitir informações, a exemplo da movimentação diária de bilhões de dólares nas bolsas de valores em todo o mundo.
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O processo da Globalização não possuí uma data exata de início, mas, para muitos autores, a década de 90 do século XX seria um momento importante na sua consolidação. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta a melhor característica sobre a Globalização.

  • A Surgimento de uma divisão bélica entre Estados Unidos e Rússia.
  • B Aumento da integração econômica entre os países.
  • C Perda significativa do mercado financeiro mundial.
  • D Fim do uso da língua inglesa como comunicação internacional.
  • E Diminuição das trocas comerciais internacionais
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O Brasil é um país de proporções continentais, com aproximadamente 8,5 milhões km², que ocupa quase a metade da América do Sul, abarcando várias zonas climáticas e apresentando diversos biomas e diversas formas de relevo. Sobre a geografia do Brasil, assinale a alternativa correta.
  • A O Brasil, devido as suas proporções, apresenta território em dois hemisférios da Terra, o oriental e o meridional.
  • B O Brasil é um país de estrutura geológica antiga, porém na porção leste brasileira ocorrem dobramentos modernos, como a Serra da Mantiqueira e o Planalto Atlântico.
  • C O Pico de São Paulo é o ponto mais alto do Brasil, com 3525 metros de altitude, e localiza-se na região norte do país, nos Montes Apalaches.
  • D Apesar do Rio Amazonas ser o mais extenso do mundo, com aproximadamente 7 mil quilômetros, é o Rio Paraná que apresenta a maior bacia hidrográfica do Brasil.
  • E O território brasileiro fica sobre a placa tectônica sul-americana e apresenta estrutura geológica composta de maciços antigos e bacias sedimentares.
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O Decreto Federal n. 7.390/2010, que regulamenta a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no Brasil, projeta que as emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 2020 serão de 3,236 milhões. Esse mesmo decreto define o compromisso nacional voluntário do Brasil em reduzir as emissões de GEE projetadas para 2020 entre 38,6% e 38,9%.

BRASIL. Decreto n. 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2014 (adaptado).


O cumprimento da meta mencionada está condicionada por

  • A abdicar das usinas nucleares.
  • B explorar reservas do pré-sal.
  • C utilizar gás de xisto betuminoso
  • D investir em energias sustentáveis.
  • E encarecer a produção de automóveis.
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Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior. É apenas lógico que a Amazônia tenha sido a última fronteira a ser conquistada e submetida aos ditames da agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura. A incorporação recente das áreas amazônicas à exploração capitalista tem resultado em implicações problemáticas, dentre elas a destruição do rico patrimônio natural da região.

NITSCH, M. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Estudos Avançados, n. 46, dez. 2002.


Na situação descrita, a destruição do patrimônio natural dessa área destacada é explicada pelo(a)

  • A distribuição da população ribeirinha.
  • B patenteamento das espécies nativas.
  • C expansão do transporte hidroviário.
  • D desenvolvimento do agronegócio.
  • E aumento da atividade turística.
34

A rotação de culturas é um método que consiste na alternância de uma cultura de uma leguminosa com uma outra cultura de não leguminosa, por exemplo, a alternância de uma plantação de cana ou milho com uma de amendoim ou feijão, periodicamente. Assim, em uma safra planta-se uma não leguminosa e na entressafra uma leguminosa, deixando os restos das leguminosas nas áreas onde se pretende plantar outra cultura.

REZENDE, M. O. O. et al. Importância da compreensão dos ciclos biogeoquímicos para o desenvolvimento sustentável. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos/USP, 2003 (adaptado).


A forma de manejo exemplificada desenvolve um modo de uso da terra que proporciona a

  • A redução dos nutrientes no solo.
  • B compactação das camadas superficiais.
  • C fixação do nitrogênio pelas raízes dos vegetais.
  • D intensificação da erosão pelo intemperismo físico.
  • E concentração de sais por mecanismo de irrigação.
35

Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico em que se aponta a ambivalência sobre o que significa a produção midiática e cultural quando percebida no próprio país e como a percepção de tal produção se transforma radicalmente nos olhares de consumidores estrangeiros.

GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus, do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).


Considerando a relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto, a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de

  • A tribalismo das culturas juvenis.
  • B alienação das novas gerações.
  • C hierarquização das matrizes culturais.
  • D passividade das relações de consumo.
  • E deterioração das referências nacionais.
36

De certo modo o toxicômano diz a verdade sobre nossa condição social atual, quer dizer, temos a tendência de tornarmo-nos todos adictos em relação a determinados objetos, cuja presença se tornou para nós indispensável. Todas as nossas referências éticas ou morais não têm nada de sério diante do toxicômano, porque fundamentalmente somos viciados como ele.

MELMAN, C. Novas formas clínicas no início do terceiro milênio. Porto Alegre: CMC, 2003.


No trecho, o autor propõe uma analogia entre o vício individual e as práticas de consumo sustentada no argumento da

  • A exposição da vida privada.
  • B reinvenção dos valores tradicionais.
  • C dependência das novas tecnologias.
  • D recorrência de transtornos mentais
  • E banalização de substâncias psicotrópicas.
37

Queremos saber o que vão fazer

Com as novas invenções

Queremos notícia mais séria

Sobre a descoberta da antimatéria

E suas implicações

Na emancipação do homem

Das grandes populações

Homens pobres das cidades

Das estepes, dos sertões

GILBERTO GIL. Queremos saber. O viramundo. São Paulo: Universal Music, 1976 (fragmento).


A letra da canção relaciona dois aspectos da contemporaneidade com reflexos na sociedade brasileira:

  • A A elevação da escolaridade e o aumento do desemprego.
  • B O investimento em pesquisa e a ascensão do autoritarismo.
  • C O crescimento demográfico e a redução da produção de alimentos.
  • D O avanço da tecnologia e a permanência das desigualdades sociais.
  • E A acumulação de conhecimento e o isolamento das comunidades tradicionais.

Física

38

Antes de viajar, o motorista calibrou os pneus do seu carro a uma pressão de 30psi quando a temperatura dos pneus era de 27ºC. Durante a viagem, após parar em um posto de gasolina, o motorista percebeu que os pneus estavam aquecidos. Ao conferir a calibragem, o motorista verificou que a pressão dos pneus era de 32psi.


Considerando a dilatação do pneu desprezível e o ar dentro dos pneus como um gás ideal, assinale a alternativa que MELHOR representa a temperatura mais próxima dos pneus.

  • A 29ºC.
  • B 38ºC.
  • C 47ºC.
  • D 52ºC.
39
Um ciclista, em velocidade constante, gastou 3 horas para percorrer um trajeto de 16 km. Quanto tempo esse ciclista gastou para fazer os primeiros 12 km desse trajeto?
  • A 1 hora e 30 minutos.
  • B 1 hora e 45 minutos.
  • C 2 horas e 5 minutos.
  • D 2 horas e 15 minutos.
  • E 2 horas e 25 minutos.
40

Baterias de lítio, utilizadas em dispositivos eletrônicos portáteis, são constituídas de células individuais com ddp de 3,6 V. É comum os fabricantes de computadores utilizarem as células individuais para a obtenção de baterias de 10,8 V ou 14,4 V. No entanto, fazem a propaganda de seus produtos fornecendo a informação do número de células da bateria e sua capacidade de carga em mAh, por exemplo, 4 400 mAh.

Disponível em: www.laptopbattery.net. Acesso em: 15 nov. 2011 (adaptado).


Dentre as baterias de 10,8 V e 14,4 V, constituídas por 12 células individuais, qual possui maior capacidade de carga?

  • A A bateria de 10,8 V, porque possui combinações em paralelo de 4 conjuntos com 3 células em série.
  • B A bateria de 14,4 V, porque possui combinações em paralelo de 3 conjuntos com 4 células em série.
  • C A bateria de 14,4 V, porque possui combinações em série de 3 conjuntos com 4 células em paralelo.
  • D A bateria de 10,8 V, porque possui combinações em série de 4 conjuntos com 3 células em paralelo.
  • E A bateria de 10,8 V, porque possui combinações em série de 3 conjuntos com 4 células em série.
41

Para que se faça a reciclagem das latas de alumínio são necessárias algumas ações, dentre elas:


1) recolher as latas e separá-las de outros materiais diferentes do alumínio por catação;

2) colocar as latas em uma máquina que separa as mais leves das mais pesadas por meio de um intenso jato de ar;

3) retirar, por ação magnética, os objetos restantes que contêm ferro em sua composição.


As ações indicadas possuem em comum o fato de

  • A exigirem o fornecimento de calor.
  • B fazerem uso da energia luminosa.
  • C necessitarem da ação humana direta.
  • D serem relacionadas a uma corrente elétrica.
  • E ocorrerem sob a realização de trabalho de uma força.
42

Ao soltar um martelo e uma pena na Lua em 1973, o astronauta David Scott confirmou que ambos atingiram juntos a superfície. O cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642), um dos maiores pensadores de todos os tempos, previu que, se minimizarmos a resistência do ar, os corpos chegariam juntos à superfície.

OLIVEIRA, A. A influência do olhar. Disponível em: www.cienciahoje.org.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).


Na demonstração, o astronauta deixou cair em um mesmo instante e de uma mesma altura um martelo de 1,32 kg e uma pena de 30 g. Durante a queda no vácuo, esses objetos apresentam iguais

  • A inércias.
  • B impulsos.
  • C trabalhos.
  • D acelerações.
  • E energias potenciais.
43

Um carrinho de brinquedo funciona por fricção. Ao ser forçado a girar suas rodas para trás, contra uma superfície rugosa, uma mola acumula energia potencial elástica. Ao soltar o brinquedo, ele se movimenta sozinho para frente e sem deslizar.


Quando o carrinho se movimenta sozinho, sem deslizar, a energia potencial elástica é convertida em energia cinética pela ação da força de atrito

  • A dinâmico na roda, devido ao eixo
  • B estático na roda, devido à superfície rugosa.
  • C estático na superfície rugosa, devido à roda.
  • D dinâmico na superfície rugosa, devido à roda.
  • E dinâmico na roda, devido à superfície rugosa.
44

Duas jarras idênticas foram pintadas, uma de branco e a outra de preto, e colocadas cheias de água na geladeira. No dia seguinte, com a água a 8 °C, foram retiradas da geladeira e foi medido o tempo decorrido para que a água, em cada uma delas, atingisse a temperatura ambiente. Em seguida, a água das duas jarras foi aquecida até 90 °C e novamente foi medido o tempo decorrido para que a água nas jarras atingisse a temperatura ambiente.


Qual jarra demorou menos tempo para chegar à temperatura ambiente nessas duas situações?

  • A A jarra preta demorou menos tempo nas duas situações.
  • B A jarra branca demorou menos tempo nas duas situações.
  • C As jarras demoraram o mesmo tempo, já que são feitas do mesmo material.
  • D A jarra preta demorou menos tempo na primeira situação e a branca, na segunda.
  • E A jarra branca demorou menos tempo na primeira situação e a preta, na segunda.
45

Com um dedo, um garoto pressiona contra a parede duas moedas, de R$ 0,10 e R$ 1,00, uma sobre a outra, mantendo-as paradas. Em contato com o dedo está a moeda de R$ 0,10 e contra a parede está a de R$ 1,00. O peso da moeda de R$ 0,10 é 0,05 N e o da de R$ 1,00 é 0,09 N. A força de atrito exercida pela parede é suficiente para impedir que as moedas caiam.

Qual é a força de atrito entre a parede e a moeda de R$ 1,00?

  • A 0,04 N
  • B 0,05 N
  • C 0,07 N
  • D 0,09 N
  • E 0,14 N
46

Em uma manhã ensolarada, uma jovem vai até um parque para acampar e ler. Ela monta sua barraca próxima de seu carro, de uma árvore e de um quiosque de madeira. Durante sua leitura, a jovem não percebe a aproximação de uma tempestade com muitos relâmpagos.


A melhor maneira de essa jovem se proteger dos relâmpagos é

  • A entrar no carro.
  • B entrar na barraca.
  • C entrar no quiosque.
  • D abrir um guarda-chuva.
  • E ficar embaixo da árvore.
47

Alguns modelos mais modernos de fones de ouvido contam com uma fonte de energia elétrica para poderem funcionar. Esses novos fones têm um recurso, denominado “Cancelador de Ruídos Ativo”, constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo de frequência fixa. No entanto, para que o cancelamento seja realizado, o sinal sonoro produzido pelo circuito precisa apresentar simultaneamente características específicas bem determinadas.


Quais são as características do sinal gerado pelo circuito desse tipo de fone de ouvido?

  • A Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 90° em relação ao sinal externo.
  • B Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 180° em relação ao sinal externo.
  • C Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e diferença de fase igual a 45° em relação ao sinal externo.
  • D Sinal de amplitude maior, mesma frequência e diferença de fase igual a 90° em relação ao sinal externo.
  • E Sinal com mesma amplitude, mesma frequência e mesma fase do sinal externo.

Matemática

48

Adriana, Bianca, Carla e Daniela almoçaram juntas em um restaurante. Adriana pagou 1/3 do total da conta, Bianca pagou 1/4 do total da conta e Carla pagou 1/5 do total conta. Se restaram R$ 39,00 para Daniela totalizar a conta, então o valor total da conta foi de

  • A R$ 180,00.
  • B R$ 120,00.
  • C R$ 156,00
  • D R$ 221,00
  • E R$ 245,00.
49

A prefeitura de uma cidade comprou 300 computadores para distribuir igualmente em 6 escolas que deverão renovar seus laboratórios de informática. Sabendo do propósito da compra, o fabricante dos computadores programou aleatoriamente 3 desses computadores para que seus usuários pudessem ganhar viagens para conhecer pessoalmente a fábrica da marca. Sabendo que cada escola possui 2 laboratórios de informática, qual a probabilidade de 2 computadores programados para o prêmio estarem no mesmo laboratório X de uma escola Y qualquer da cidade?

  • A 1/14950
  • B 12/299
  • C 1/16
  • D 49/299
  • E 491/1196
50

Para revestir o chão de uma sala de área igual a 36 m2 , um pedreiro utiliza somente um tipo de cerâmica. Cada cerâmica tem a forma de um quadrado de lado igual a 20 cm que só são vendidas em caixas contendo 70 peças cada uma. Supondo que o pedreiro não tenha nenhuma cerâmica antes de começar o serviço, a quantidade mínima de caixas de cerâmica que ele deverá comprar para realizar o serviço é igual a

  • A 7.
  • B 9.
  • C 11.
  • D 13.
  • E 15.
51

Dois médicos trabalham em um mesmo hospital em regime de plantão. O primeiro vai a esse hospital a cada 9 dias, e o segundo, a cada 5 dias. Sabendo-se que o último plantão em que eles trabalharam juntos foi em um domingo, o próximo dia da semana em que eles trabalharão juntos será

  • A domingo.
  • B segunda-feira.
  • C terça-feira.
  • D quarta-feira.
  • E quinta-feira.
52
No ano de 2018, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba registrou 426 mil pedidos de serviços e informações, e o índice de satisfação foi de 79% dos usuários. Suponha que as metas para 2019 sejam: a) ampliar o número de atendimentos em 15%, em relação a 2018; e b) aumentar o índice de satisfação dos usuários para 82%. Se essas metas forem atingidas, qual será o número mínimo de usuários satisfeitos?
  • A 303.756.
  • B 387.021.
  • C 401.718.
  • D 440.910.
  • E 451.749.
53

Uma lata de achocolatado, com 400 g, é vendida em um supermercado, nas versões normal e light, sendo que 10 g da versão normal tem 45 calorias e da versão light 36 calorias. Sabendo que uma lata da versão normal custa R$ 8,00, para que o preço da lata na versão light seja inversamente proporcional à redução calórica, essa lata de achocolatado, na versão light, deverá custar

  • A R$ 6,40.
  • B R$ 8,00.
  • C R$ 9,60.
  • D R$ 10,00.
54
Kátia pensou em um número e somou 1 a ele. Em seguida, dividiu o resultado por 2, obtendo 57. O número pensado por ela foi:
  • A 112.
  • B 113.
  • C 114.
  • D 115.
  • E 116.
55
Das pessoas que se inscreveram para uma excursão, 14 eram crianças. No dia da viagem, vieram 34 pessoas, correspondendo a 85% do total inicialmente previsto. Sendo assim, quantos adultos se inscreveram para a excursão?
  • A 20
  • B 22.
  • C 24.
  • D 26.
  • E 28.
56
Jéssica saiu de casa com uma certa quantidade de dinheiro. Comprou um sanduíche gastando metade desse dinheiro, e depois comprou um suco, gastando 2/3 do que sobrou. Sabendo que, após as duas compras, restaram-lhe R$ 2,50, é correto afirmar que Jéssica saiu de casa com:
  • A R$ 35,00.
  • B R$ 30,00.
  • C R$ 25,00.
  • D R$ 20,00.
  • E R$ 15,00.
57
Cada uma das sequências a seguir é formada de acordo com uma certa regra. Além disso, o número 7 aparece em ambas:
3, 7, 11, 15, ... 1, 4, 7, 10, ...
Continuando essas sequências, qual será o próximo número a se repetir em ambas?
  • A 15.
  • B 16.
  • C 19.
  • D 21.
  • E 27.

Filosofia

58

Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1973.


Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gênese na

  • A convicção inata.
  • B dimensão apriorística.
  • C elaboração do intelecto.
  • D percepção dos sentidos.
  • E realidade trascendental.
59

Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.


O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)

  • A racionalidade científica.
  • B determinismo biológico.
  • C degradação da natureza.
  • D domínio da contingência.
  • E consciência da existência.
60

Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis. SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).


A Demócrito atribui-se a origem do conceito de

  • A porção mínima da matéria, o átomo.
  • B princípio móvel do universo, a arché.
  • C qualidade única dos seres, a essência.
  • D quantidade variante da massa, o corpus.
  • E substrato constitutivo dos elementos, a physis.
61

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente. (MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)
Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta.

  • A O poder emanado do príncipe deve ter a capacidade de não apenas levar a cabo os planos de expansão de seu próprio governo, mas sobretudo criar condições para que esse poder mantenha-se de forma plena e garanta a legitimidade da própria dominação.
  • B A passagem refere-se em especial às repúblicas que ainda não passaram por um processo de amadurecimento de suas instituições democráticas. Repúblicas que dependem de orientação externa e de outras nações na formação da sua própria identidade política, a fim de suplantar o ódio típico dessas repúblicas.
  • C Para Maquiavel, “habitar” a república conquistada é uma possibilidade mais condizente com a posição do Príncipe. Considerando que o autor tinha laços com o pensamento humanista, “destruir” uma república conquistada implicaria lançar mão da força militar, com a qual Maquiavel não concordava.
  • D No mundo moderno e contemporâneo, o Príncipe, garantidor da ordem e da segurança pública, pode e deve intervir com o argumento de preservar as instituições democráticas e republicanas, mesmo que para isso seja necessário o uso da força.
  • E O Príncipe pode, por meio de pleito eleitoral, plebiscito ou consulta popular, agir em nome do povo e garantir a soberania de seu Estado. Pode invadir as nações que coloquem em risco a sua própria liberdade. Pode combater o ódio das outras repúblicas, e que essa nação seja destruída ou habitada pelo Príncipe, a fim de assegurar a ordem democrática.
62
Considere as três premissas abaixo:
1. Devemos proibir legalmente apenas o que é moralmente incorreto. 2. Os filhos mentirem para os pais é moralmente incorreto. 3. Todavia, os filhos mentirem para os pais não deve ser legalmente proibido.
A partir dessas premissas, é correto inferir que:
  • A Não é verdade que devemos proibir legalmente apenas o que é moralmente incorreto.
  • B Os filhos mentirem para os pais não é moralmente incorreto.
  • C Tudo o que é moralmente incorreto é ilegal.
  • D Nem tudo que é moralmente incorreto deve ser legalmente proibido.
  • E Deveria ser proibido que os filhos mentissem para os pais.
63
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.
A partir do exposto acima, é correto afirmar:
  • A Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas.
  • B A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião.
  • C Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação.
  • D O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico.
  • E Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.
64

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.
(DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)
O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:

  • A O racionalismo tem como garantia de verdade a experiência.
  • B Descartes é um filósofo empirista, visto que faz experiências de pensamento.
  • C Descartes inaugura um tipo de busca pela verdade que se ampara no exercício.
  • D A expressão “penso, logo existo” é uma das suposições dos céticos sobre o conhecimento.
  • E Descartes não buscava um princípio seguro, pois duvidava de todas as coisas.
65

Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor. (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)
O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:

  • A pela transição de um tipo de conhecimento racional para um conhecimento centrado na fabulação.
  • B pela dedicação dos filósofos em resolver as incertezas por meio da razão.
  • C pela aceitação passiva do que era afirmado pela divindade.
  • D por um acento cada vez maior do valor conferido ao discurso de cunho religioso.
  • E pelo ateísmo radical dos pensadores gregos, sendo Sócrates, inclusive, condenado por isso.
66

- Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”. (KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)
Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável. (FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.).
Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:
1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões. 2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável. 3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes. 4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.
Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • B Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
67

Observe a seguinte notícia: “O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. [...] Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam as pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. [...] Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegaram ao Ensino Médio. Menos de 1% dos presos tem graduação”.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL, 08/12-2017. Em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017- 12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para726712-pessoas


As informações apresentadas na notícia acima podem ser pensadas filosoficamente tomando-se por base


I. Foucault e sua teoria dos dispositivos disciplinares do poder.

II. Marx e sua teoria do Estado como instrumento da classe dominante.

III. Maquiavel e sua teoria do poder do príncipe.

IV. Aristóteles e seu conceito de justiça distributiva.


Estão corretas somente as complementações contidas em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.

Sociologia

68

Leia o texto a seguir.


Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.[...] O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.

MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do “People’s Paper”, MARX, K. ; ENGELS, F. Obras Escolhidas, V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298.


Atentando para o movimento de razão e desrazão na sociedade contemporânea, o texto, de autoria de Marx, acentua a presença, no modo de produção capitalista, do(a)

  • A luta de classes.
  • B anomia social.
  • C fetichismo social.
  • D indústria cultural.
  • E fim da história.

História

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Os próprios senhores de engenho eram uns gulosos de doce e de comidas adocicadas. Houve engenho que ficou com o nome de “Guloso”. E Manuel Tomé de Jesus, no seu Engenho de Noruega, antigo dos Bois, vivia a encomendar doces às doceiras de Santo Antão; vivia a receber presentes de doces de seus compadres. Os bolos feitos em casa pelas negras não chegavam para o gasto. O velho capitão-mor era mesmo que menino por alfenim e cocada. E como estava sempre hospedando frades e padres no seu casarão de Noruega, tinha o cuidado de conservar em casa uma opulência de doces finos.

FREYRE, G. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985 (adaptado).


O texto relaciona-se a uma prática do Nordeste oitocentista que está evidenciada em:

  • A Produção familiar de bens para festejar as datas religiosas.
  • B Fabricação escrava de alimentos para manter o domínio das elites.
  • C Circulação regional de produtos para garantir as trocas metropolitanas.
  • D Criação artesanal de iguarias para assegurar as redes de sociabilidade.
  • E Comercialização ambulante de quitutes para reproduzir a tradição portuguesa.

Sociologia

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Quer um conselho? Vá conhecer alguma coisa da terra e deixe os homens em paz... Os homens mudam, a terra é inalterável. Vá por aí dentro, embrenhe-se pelo interior e observe alguma coisa de proveitoso. Aqui na capital só encontrará casas mais altas, ruas mais cheias e coisas parecidas ao que de igual existe em todas as cidades modernas. Mas ao contato com a terra você sentirá o que não pode sentir nas avenidas asfaltadas.

LOBATO, M. Lobatiana: meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1985.


O texto literário evidencia uma percepção dual sobre a cidade e o campo, fundamentada na ideia de

  • A progresso científico.
  • B evolução da sociedade.
  • C valorização da natureza.
  • D racionalidade econômica
  • E democratização do espaço.
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Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

  • A criação de novos ofícios.
  • B ampliação de direitos sociais.
  • C redução da desigualdade de gênero.
  • D fragilização da representação sindical.
  • E erradicação da atividade informal.
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O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.

CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).


A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)

  • A poder disciplinar.
  • B gestão participativa.
  • C processo burocrático.
  • D autoridade carismática.
  • E deliberação autocrática.
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Uma criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças?

MURDOCH, I. A soberania do bem. São Paulo: Unesp, 2013.


Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da

  • A política e da esfera pública.
  • B teologia e dos valores religiosos.
  • C lógica e da validade dos raciocínios.
  • D ética e dos padrões de comportamento.
  • E epistemologia e dos limites do conhecimento.
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A elaboração da Lei n. 11.340/06 (Lei Maria da Penha) partiu, em grande medida, de uma perspectiva crítica aos resultados obtidos pela criação dos Juizados Especiais Criminais direcionada à banalização do conflito de gênero, observada na prática corriqueira da aplicação de medidas alternativas correspondentes ao pagamento de cestas básicas pelos acusados.

VASCONCELOS, F. B. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado).


No contexto descrito, a lei citada pode alterar a situação da mulher ao proporcionar sua

  • A atuação como provedora do lar.
  • B inserção no mercado de trabalho.
  • C presença em instituições policiais.
  • D proteção contra ações de violência.
  • E participação enquanto gestora pública.
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A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.


Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

  • A aspirações de cunho espiritual.
  • B propósitos solidários de classes.
  • C exposição cibernética crescente.
  • D interesses de ordem socioeconômica.
  • E hegemonia do discurso médico-científico.
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O justo e o bem são complementares no sentido de que uma concepção política deve apoiar-se em diferentes ideias do bem. Na teoria da justiça como equidade, essa condição se expressa pela prioridade do justo. Sob sua forma geral, esta quer dizer que as ideias aceitáveis do bem devem respeitar os limites da concepção política de justiça e nela desempenhar um certo papel.

RAWLS, J. Justiça e democracia. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado).


Segundo Rawls, a concepção de justiça legisla sobre ideias do bem, de forma que

  • A as ações individuais são definidas como efeitos determinados por fatores naturais ou constrangimentos sociais.
  • B o estudo da origem e da história dos valores morais concluem a inexistência de noções absolutas de bem e mal.
  • C o próprio estatuto do homem como centro do mundo é abalado, marcando o relativismo da época contemporânea.
  • D as intenções e bens particulares que cada indivíduo almeja alcançar são regulados na sociedade por princípios equilibrados.
  • E o homem é compreendido como determinado e livre ao mesmo tempo, já que a liberdade limita-se a um conjunto de condições objetivas.
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Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.


A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.


Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A sociologia dispõe de um conceito importante para estudar o que se encontra expresso na assertiva acima, a saber, socialização dos indivíduos;
  • B A socialização não constitui um conceito da sociologia, mas um procedimento conceitual da filosofia política;
  • C Não é possível falar, na sociedade contemporânea, em socialização, pois os indivíduos são livres e fazem suas escolhas à luz de sua formação familiar, educacional, religiosa e cultural;
  • D A socialização só é possível no espaço religioso, pois é na religião que as pessoas perdem suas individualidades em nome da unidade religiosa;
  • E A socialização é um fenômeno que se restringe aos espaços privados como família e religião.

Química

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Em uma amostra contendo 1 L de água do mar, dissolvem-se 35 g de sacarose. Em relação à consequência desse acréscimo de sacarose, são feitas as seguintes afirmações:

I. A pressão de vapor da água diminui.

II. A pressão osmótica da solução aumenta.

III. A salinidade permanece praticamente a mesma.

IV. A temperatura de solidificação é alterada.

V. O grau de dissociação dos sais presentes na água permanecerá praticamente o mesmo.

Das afirmações acima, estão corretas:

  • A Apenas I, II e III.
  • B Todas.
  • C Apenas II, III e IV.
  • D Apenas III, IV e V.
  • E Apenas II, III, IV e V.
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A respeito da preparação de soluções e reagentes, assinale a alternativa correta.

  • A Em comparação à água pura, soluções básicas (ou alcalinas) têm uma concentração mais baixa de íons H+ .
  • B O valor de pH é calculado através de uma função exponencial e é diretamente proporcional à concentração de íons H+ .
  • C O valor de pH é calculado como o logaritmo positivo da concentração de íons H+ de uma solução.
  • D O valor de pH 8,0 é considerado neutro. Soluções com valores de pH acima de 8,0 são consideradas ácidas e abaixo de 8,0 são consideradas básicas.
  • E Se forem adicionados íons H+ em uma solução, o valor de pH dessa solução irá aumentar.
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Um professor de bioquímica solicitou ao técnico do laboratório de biologia o preparo de 1 litro a 1,5 molar de uma solução estoque de CaCl2 a 3 molar para que fosse utilizada posteriormente no preparo de soluções para uma aula prática. Qual a quantidade em gramas (g) de CaCl2 necessária para preparar a solução solicitada pelo professor? (Dados: Massa: Ca = 40; Cl = 35,45).

  • A 110,90.
  • B 44,36.
  • C 80.
  • D 70,90.
  • E 150,90.
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No processo de produção de cervejas, uma das reações utilizadas é a fermentação alcoólica, que consiste na conversão de açúcares, como a glicose, em álcool etílico. A equação química dessa reação é:
C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
Considerando um processo de conversão com eficiência de 85%, qual será a massa de etanol obtida da fermentação de 100 kg de glicose? (Massa molar (g/mol): C = 12,0; H = 1,0; O = 16,0)

  • A 51,11 kg
  • B 46,00 kg
  • C 92,00 kg
  • D 180,00 kg
  • E 43,44 kg
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Em derramamentos de óleo no mar, os produtos conhecidos como “dispersantes” são usados para reduzir a tensão superficial do petróleo derramado, permitindo que o vento e as ondas “quebrem” a mancha em gotículas microscópicas. Estas são dispersadas pela água do mar antes que a mancha de petróleo atinja a costa. Na tentativa de fazer uma reprodução do efeito desse produto em casa, um estudante prepara um recipiente contendo água e gotas de óleo de soja. Há disponível apenas azeite, vinagre, detergente, água sanitária e sal de cozinha.


Qual dos materiais disponíveis provoca uma ação semelhante à situação descrita?

  • A Azeite.
  • B Vinagre.
  • C Detergente.
  • D Água sanitária.
  • E Sal de cozinha.
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As soluções de hipoclorito de sódio têm ampla aplicação como desinfetantes e alvejantes. Em uma empresa de limpeza, o responsável pela área de compras deve decidir entre dois fornecedores que têm produtos similares, mas com diferentes teores de cloro.

Um dos fornecedores vende baldes de 10 kg de produto granulado, contendo 65% de cloro ativo, a um custo de R$ 65,00. Outro fornecedor oferece, a um custo de R$ 20,00, bombonas de 50 kg de produto líquido contendo 10% de cloro ativo.


Considerando apenas o quesito preço por kg de cloro ativo e desprezando outras variáveis, para cada bombona de 50 kg haverá uma economia de

  • A R$ 4,00.
  • B R$ 6,00.
  • C R$ 10,00.
  • D R$ 30,00.
  • E R$ 45,00.
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Objetos de prata sofrem escurecimento devido à sua reação com enxofre. Estes materiais recuperam seu brilho característico quando envoltos por papel alumínio e mergulhados em um recipiente contendo água quente e sal de cozinha.

A reação não balanceada que ocorre é:


Ag2S (s) + Al (s) → Al2S3 (s) + Ag (s)


Dados da massa molar dos elementos (g mol-1): Ag = 108; S = 32.

UCKO, D. A. Química para as ciências da saúde: uma introdução à química geral, orgânica e biológica. São Paulo: Manole, 1995 (adaptado).


Utilizando o processo descrito, a massa de prata metálica que será regenerada na superfície de um objeto que contém 2,48 g de Ag2S é

  • A 0,54 g.
  • B 1,08 g.
  • C 1,91 g.
  • D 2,16 g.
  • E 3,82 g.
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As indústrias de cerâmica utilizam argila para produzir artefatos como tijolos e telhas. Uma amostra de argila contém 45% em massa de sílica (SiO2) e 10% em massa de água (H2O). Durante a secagem por aquecimento em uma estufa, somente a umidade é removida.


Após o processo de secagem, o teor de sílica na argila seca será de

  • A 45%.
  • B 50%.
  • C 55%.
  • D 90%.
  • E 100%.
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Sobre a diluição do ácido sulfúrico em água, o químico e escritor Primo Levi afirma que, “está escrito em todos os tratados, é preciso operar às avessas, quer dizer, verter o ácido na água e não o contrário, senão aquele líquido oleoso de aspecto tão inócuo está sujeito a iras furibundas: sabem-no até os meninos do ginásio”.

(furibundo: adj. furioso)

LEVI, P A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).


O alerta dado por Levi justifica-se porque a

  • A diluição do ácido libera muito calor.
  • B mistura de água e ácido é explosiva.
  • C água provoca a neutralização do ácido.
  • D mistura final de água e ácido separa-se em fases.
  • E água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido.
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Na hidrogenação parcial de óleos vegetais, efetuada pelas indústrias alimentícias, ocorrem processos paralelos que conduzem à conversão das gorduras cis em trans. Diversos estudos têm sugerido uma relação direta entre os ácidos graxos trans e o aumento do risco de doenças vasculares.

RIBEIRO, A. P. B. et al. Interesterificação química: alternativa para obtenção de gorduras zero e trans. Química Nova, n. 5, 2007 (adaptado).


Qual tipo de reação química a indústria alimentícia deve evitar para minimizar a obtenção desses subprodutos?

  • A Adição.
  • B Ácido-base.
  • C Substituição.
  • D Oxirredução.
  • E Isomerização.