Resolver o Simulado Professor - Planejar - Nível Superior

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Biologia

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A forquilha de replicação do DNA possui uma estrutura assimétrica, sendo que a síntese da:
  • A fita-líder de DNA precede em muito a da fitadescontínua; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é na mesma direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
  • B fita-líder de DNA precede levemente a da fita-retardada; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, apenas o tipo de DNA-polimerase 5’ para 3’ é utilizado na replicação de DNA.
  • C fita-contínua de DNA precede levemente a da fita-descontínua; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
  • D fita-líder de DNA precede em muito a da fita-descontínua; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é na mesma direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
  • E da fita-retardada; nesta, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA; deste modo, dois tipos de DNA-polimerase, 5’ para 3’ e 3’ para 5’, participam na replicação de DNA.
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Considerando as fases do ciclo celular eucariótico, encontra-se na fase G1:
  • A a metade da quantidade de DNA encontrada na fase G2.
  • B o dobro do número de cromátides encontradas na fase G2.
  • C quatro vezes a quantidade de DNA encontrada na fase G2.
  • D o dobro do número de cromossomos encontrados na fase G2.
  • E a mesma quantidade de cromátides encontrada na fase G2.
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A salinização do solo é um problema crescente devido à intensificação da agricultura e ao manejo incorreto da água de irrigação, em especial nas regiões áridas e semiáridas. Dados da FAO estimam que, dos aproximadamente 230 milhões de hectares de terras irrigadas no mundo, 44 milhões são afetados por excesso de sais. Diversos estudos vêm testando a participação de espécies halófitas na dessalinização desses solos. Tal estratégia de restauração do ambiente recebe o nome de:
  • A incremento biológico.
  • B eutrofização.
  • C reflorestamento.
  • D ressurgência.
  • E biorremediação.
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Em ecologia, o crescimento das populações cuja curva é do tipo sigmoide, segundo a equação de Verhulst-Pearl, alcança um limite superior que é representado pela constante K, que corresponde:

  • A à curva de crescimento real da população.
  • B à capacidade máxima de suporte do ambiente.
  • C à capacidade reprodutiva dos indivíduos.
  • D ao potencial biótico da espécie.
  • E ao tamanho mínimo da população para um determinado ambiente.
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A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de gram-negativas. A coloração Gram:
  • A é positiva em bactérias que possuem membrana plasmática, parede celular formada por camada de peptidoglicano e ausência de membrana externa.
  • B é negativa em bactérias dotadas de fímbrias, pois tais apêndices proteicos impedem a fixação de corantes.
  • C positiva é restrita a bactérias resistentes a antibióticos, que são também extremamente virulentas, causadoras de febre e choque anafilático.
  • D é positiva em bactérias que possuem carioteca, estrutura de dupla membrana, em cuja superfície externa ficam aderidos ribossomos com grande afinidade a corantes.
  • E negativa é exclusiva de bactérias patogênicas, o que justifica a importância do conhecimento da técnica por profissionais da saúde.

Ciências

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Atente às seguintes proposições a respeito de ciências.

I. A Academia Brasileira de Ciências — ABC — congrega os mais importantes cientistas brasileiros.

II. Biologia, física, matemática e química são consideradas ciências da natureza.

III. As ciências humanas incluem história, geografia, sociologia e filosofia.

IV. Um Prêmio Nobel na área de ciências já foi concedido a um cientista brasileiro.

Está correto o que se afirma somente em

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C I e III.
  • D II e IV.
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O microscópio é um instrumento óptico muito útil nas aulas de Ciências e, por ser muito caro, exige cuidados especiais. Para demonstrar algumas peculiaridades do aparelho, o professor recortou uma letra b de um jornal e montou uma lâmina para que os alunos pudessem observar a imagem correspondente.
No microscópio, os alunos observaram a imagem da letra b da seguinte forma:

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
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As campanhas publicitárias que estimulam ouso da “camisinha” são cada vez mais frequentes, havendo mesmo distribuição gratuita do preservativo sexual masculino. Com relação ao preservativo feminino, não há a mesma divulgação.

A respeito da ação desses preservativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente o feminino oferece proteção contra vírus transmitidos por via sexual.
II. O masculino oferece proteção contra bactérias transmitidas por via sexual.
III. Ambos reduzem a possibilidade de concepção.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
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Com relação à fundamentação dos parâmetros que estruturam o ensino de Ciências, analise as atribuições a seguir.

I. Assumir que a cidadania como participação social e política, exercício de direitos e deveres, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, em como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

III. Aceitar a realidade dos acontecimentos e respeitar a opinião de pessoas mais abalizadas para resolver os problemas, sem tecer críticas ou propor possíveis soluções.

Assinale:

  • A se somente a atribuição I estiver correta.
  • B se somente as atribuições I e II estiverem corretas.
  • C se somente as atribuições I e III estiverem corretas.
  • D se somente as atribuições II e III estiverem corretas.
  • E se todas as atribuições estiverem corretas.
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A Teoria do Big Bang ou grande explosão, ocorrida a aproximadamente 15 bilhões de anos, é uma das teorias que explica a origem do universo.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.

II. Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.

III. Cerca de 1 milhão de anos depois da grande explosão formaram-se os primeiros átomos.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por um gene (S) autossômico recessivo. Indivíduos SS não atingem a idade reprodutiva, sendo, portanto, um gene letal quando em dose dupla.

Em populações que vivem em áreas com alta incidência de malária, a frequência de S era de 10%.Em face disso, criou-se a hipótese de que a malária aumentava o valor adaptativo de crianças com o traço falciforme, isto é, heterozigotas AS. Com relação ao apoio a essa hipótese, analise as afirmativas a seguir.

I. Crianças entre três meses e seis anos de idade, com traço falciforme (AS), apresentam níveis de parasitemia inferior às crianças AA.

II. Em cada 100 óbitos de crianças, por malária, existe apenas uma com traço falciforme (AS).

III. Indivíduos com traço falciforme AS só existem em área com malária endêmica.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se as três afirmativas estiverem corretas.
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Estudos recentes como publicado na revista Ciência Hoje,nº 314, mostram que as águas de alguns igarapés (do tupi “caminhos de canoa”), fora das áreas de reserva, já estão contaminadas, após receberem as águas de igarapés provenientes de cidades.

Com relação às causas dessa contaminação, analise as afirmativas a seguir.

I. A contaminação ocorre por causada lenta decomposição de materiais caídos das árvores.

II. A falta de saneamento básico nas cidades permite a contaminação das águas com resíduos domésticos.

III. A contaminação é conseqüência natural e não depende das cidades. Assinale:

  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
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Numerosas fichas sobre formas de armazenamento, transformação e utilização de energia, foram distribuídas aos alunos, para serem colocadas na ordem acima.

Dentre as sequências feitas pela turma, assinale a opção correta.

  • A Armazenamento - Urânio / Transformação- Gerador termonuclear/ Utilização de Energia - Propulsão de foguete
  • B Armazenamento- Petróleo/ Transformação- Célula fotovoltaica / Utilização de Energia - Siderurgia
  • C Armazenamento- Carvão / Transformação- Usina termoelétrica / Utilização de Energia - Iluminação
  • D Armazenamento- Barragem fluvial / Transformação- Rede elétrica / Utilização de Energia -Fábrica
  • E Armazenamento-Plantas / Transformação- Biomassa / Utilização de Energia - Movimento de bicicleta
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A degradação dos ecossistemas naturais pelas atividades humanas indica claramente que muitas dessas atividades não são sustentáveis.

Com relação a propostas que visam à sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Reduzir o uso de combustíveis fósseis para o transporte e atividades industriais.

II. Restringir o uso de defensivos e fertilizantes agrícolas produzidos a partir do petróleo e de gás natural, utilizando técnicas produtivas menos poluentes.

III. Estimular o uso de biocombustíveis que é uma forma de energia sustentável e não degrada o ambiente. Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Uma embarcação se desloca de Fortaleza para Manaus. Quando já estava em águas fluviais, a linha de flutuação, marcada no casco da embarcação, estava mais baixa, em relação ao nível da água.

Essa modificação aconteceu porque, ao passar da água do mar para a água do rio,

  • A a massa da embarcação aumentou.
  • B o peso da embarcação aumentou.
  • C a embarcação recebeu um empuxo maior.
  • D o empuxo sobre a embarcação ficou menor.
  • E a força da gravidade ficou maior.

Pedagogia

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Trata-se de uma publicação de caráter técnico sobre os resultados de determinada edição do Censo da Educação Superior, com o objetivo de divulgar seus resultados. Reúne, de modo geral, informações sobre instituições de educação superior (IES), abrangendo:
  • A cursos de graduação; cursos de pós-graduação; vagas e suas modalidades de ensino; matrículas; ingressantes; concluintes; e funções docentes.
  • B organização acadêmica e categoria administrativa; cursos de graduação; cursos de pós-graduação; matrículas; ingressantes; concluintes; e funções docentes.
  • C organização acadêmica e categoria administrativa; cursos de graduação; vagas e suas modalidades de ensino; matrículas; ingressantes; concluintes; e funções docentes.
  • D organização acadêmica e categoria administrativa; cursos de graduação; vagas e suas modalidades de ensino; infraestrutura física; ingressantes; concluintes; e funções docentes.
  • E organização acadêmica e categoria administrativa; cursos de graduação; vagas e suas modalidades de ensino; matrículas; ingressantes; concluintes; e infraestrutura física.
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Consideram-se válidos para os procedimentos de cálculo do desempenho dos estudantes (Enade) apenas os resultados dos concluintes que possuem a variável "Tipo de Presença" no Enade igual a:

  • A 555.
  • B 334.
  • C 556.
  • D 888.
  • E 887.
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Uma das condições para que um curso tenha o indicador de qualidade, que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, é atingir do total de estudantes participantes do Enade com dados recuperados da base de dados do Enem:
  • A 5% (cinco por cento).
  • B 10% (dez por cento).
  • C 15% (quinze por cento).
  • D 20% (vinte por cento).
  • E 25% (vinte e cinco por cento).
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O indicador de qualidade que mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado, é denominado:
  • A IDE.
  • B DEI.
  • C DIG.
  • D IDD.
  • E CID.
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Para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso – CPC, a dimensão Corpo Docente é constituída pelos componentes:
  • A Nota de Proporção de Especialistas (NEc), Proporção de Mestres (NMc) e Nota de Proporção de Doutores (NDc).
  • B Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota de Produção Científica (NPCc).
  • C Nota de Proporção de Especialistas (NEc), Nota de Produção Científica (NPCc) e Nota de Regime de Trabalho (NRc).
  • D Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota Carga horária docente (NCHc).
  • E Nota de Proporção de Mestres (NMc), Nota de Proporção de Doutores (NDc) e Nota de Regime de Trabalho (NRc).
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Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua ao menos ________ estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES.
 
Para o correto preenchimento da lacuna acima, tem de ser usado o termo:
  • A 2 (dois).
  • B 3 (três).
  • C 4 (quatro).
  • D 5 (cinco).
  • E 6 (seis).
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O CPC é um indicador de qualidade que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. Ele é constituído por oito componentes, agrupados em quatro dimensões. São elas:

  • A desempenho dos estudantes; perfil do concluinte; corpo docente; e percepção discente sobre as condições do processo formativo.
  • B perfil do concluinte; valor agregado pelo processo formativo; corpo docente; e percepção discente sobre as condições do processo formativo.
  • C desempenho dos estudantes; valor agregado pelo processo formativo; corpo docente; e percepção discente sobre as condições do processo formativo.
  • D desempenho dos estudantes; perfil do ingressante; corpo docente; e percepção discente sobre as condições do processo formativo.
  • E perfil do ingressante; perfil do concluinte; corpo docente; e percepção discente sobre as condições do processo formativo.
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O IGC é uma média ponderada envolvendo as notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso (NCPCc) dos cursos de graduação e os Conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Educação Superior (IES). Para a pós-graduação, são consideradas as avaliações, realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dos cursos de:
  • A Especialização, Mestrado e Doutorado.
  • B Extensão, Mestrado e Doutorado.
  • C Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico.
  • D Pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
  • E Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.
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As propostas de pesquisa que contam com uma coordenação central e que são conduzidos em diversas instituições, por pesquisadores ou grupo de pesquisadores distintos, são denominados projetos:
 
  • A especiais.
  • B interinstitucionais.
  • C institucionais.
  • D multicêntricos.
  • E transdisciplinares.
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A Plataforma Brasil é administrada pelo Ministério do(a):
  • A Trabalho.
  • B Saúde.
  • C Justiça.
  • D Cidadania.
  • E Educação.

Raciocínio Lógico

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Sabe-se que as sequências S1 e S2 abaixo são diretamente proporcionais (x > 0), isto é, a razão entre os elementos correspondentes das duas sequências é constante:


Sequência S1: {4, x, 16, ...}

Sequência S2: {x, 9, y, ...}


O valor de y é igual a

  • A 15.
  • B 9.
  • C 12.
  • D 6.
  • E 24.
27
Em uma festa, havia várias pessoas; algumas diziam apenas a verdade e outras, apenas mentiras. Cada uma delas disse a todas as outras: “vocês são todos mentirosos”. Quantas pessoas nessa festa diziam somente a verdade? 
  • A 4
  • B 1
  • C 0
  • D 3
  • E 2
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Assinale a alternativa que é logicamente equivalente à sentença “Se Manoel instalou a rede de computadores, então Joaquim configurou a rede de computadores”.  
  • A Manoel instalou a rede de computadores ou Joaquim configurou a rede de computadores.
  • B Manoel instalou a rede de computadores ou Joaquim não configurou a rede de computadores.
  • C Se Joaquim não configurou a rede de computadores, então Manoel não instalou a rede de computadores.
  • D Se Manoel instalou a rede de computadores, então Joaquim não configurou a rede de computadores.
  • E Se Manoel não instalou a rede de computadores, então Joaquim não configurou a rede de computadores.
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Em uma sorveteria um cliente declara: “Se eu não comer sorvete de baunilha, então não comerei de flocos, mas comerei de chocolate”.


Assinale a alternativa que faz com que a declaração do cliente seja falsa.

  • A O cliente comeu sorvete de baunilha.
  • B O cliente comeu sorvete de baunilha e comeu sorvete de flocos.
  • C O cliente comeu sorvete de baunilha, comeu sorvete de flocos e não comeu sorvete de chocolate.
  • D O cliente não comeu sorvete de baunilha, mas não comeu sorvete de chocolate.
  • E O cliente não comeu sorvete de baunilha, mas comeu sorvete de chocolate.
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Se Paulo colar na prova de Matemática, então ele será punido. Contudo, Paulo não colou na prova de Matemática. Dessa maneira, podemos afirmar, com toda certeza, que:
  • A Paulo não será punido.
  • B Paulo será punido.
  • C Paulo colou na prova de Matemática.
  • D Alguém colou na prova de Matemática.
  • E Alguém não colou na prova de Matemática.
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Uma afirmação logicamente equivalente à afirmação: “Não quero comer agora ou vou tomar banho”, é
  • A Se quero comer agora, então não vou tomar banho.
  • B Se quero comer agora, então vou tomar banho.
  • C Se não quero comer agora, então vou tomar banho.
  • D Se não vou tomar banho, então quero comer agora.
  • E Se vou tomar banho, então quero comer agora.
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Ao todo são 33 elementos no conjunto B. Todo elemento de B é também elemento do conjunto A, e desses, 19 são também elementos do conjunto C. Ao todo são 48 elementos no conjunto C, e desses, 13 são elementos apenas de C. O conjunto A possui 60 elementos. O número total de elementos desses três conjuntos é
  • A 78.
  • B 85.
  • C 67.
  • D 91.
  • E 73.
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Considere a seguinte afirmação:


Se Ana e Maria foram classificadas para a segunda fase do concurso, então elas têm chance de aprovação.


Assinale a alternativa que contém uma negação lógica para essa afirmação.

  • A Se Ana e Maria não foram classificadas para a segunda fase do concurso, então elas não têm chance de aprovação.
  • B Ana ou Maria não têm chance de aprovação e não foram classificadas para a segunda fase do concurso.
  • C Se Ana ou Maria não têm chance de aprovação, então elas não foram classificadas para a segunda fase do concurso.
  • D Ana e Maria foram classificadas para a segunda fase do concurso, mas elas não têm chance de aprovação.
  • E Se Ana ou se Maria, mas não ambas, não foi classificada para o concurso, então ela não tem chance de aprovação.
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Luna é uma menina muito esperta e possui 27 colegas meninos e 34 colegas meninas. Todas essas crianças juntas formam uma turma de alunos muito diferente, pois cada aluno ou adora matemática ou adora português. Sabendo que, nessa turma, 21 meninas adoram matemática e um total de 38 alunos adoram português, o número de meninos que adoram matemática é

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.
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Afirmar que “Carlos não é triste ou Clara é autoritária” é, do ponto de vista lógico, equivalente a dizer:
  • A se Carlos não é triste, então Clara é autoritária.
  • B se Clara é autoritária, então Carlos é triste.
  • C se Carlos é triste, então Clara é autoritária.
  • D se Carlos é triste, então Clara não é autoritária.
  • E se Carlos não é triste, então Clara não é autoritária.
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