Resolver o Simulado IBGP

0 / 30

Português

1

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir, conforme a norma-padrão da língua portuguesa.


Lavar roupas sintéticas na máquina ______ temperatura normal causa a liberação no esgoto de grandes quantidades de minúsculas fibras de plástico. Essa é a primeira pesquisa ___ identificar os fiapos da roupa lavada como uma fonte de poluição. Estes fiapos se adicionam ___ preocupações quanto a outras variedades maiores e mais visíveis de lixo plástico, que resultaram em medidas como ___ proibição de sacolas de compras feitas desse material.

  • A à ... a ... às ... a
  • B a ... à ... as ... à
  • C à ... à ... as ... à
  • D à ... a ... às ... à
  • E a ... a ... às ... a
2

Assinale a alternativa em que a regência das palavras está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A A técnica de fabricação é muito favorável com o meio ambiente exigindo muito menos água do que o cultivo de algodão.
  • B Atividades diárias, como lavar roupas, contribuem significativamente para a poluição que asfixia nossos oceanos.
  • C Os resíduos produzidos se caracterizam pela sua elevada toxicidade, implicando pela elevação dos riscos associados à sua destinação final.
  • D As preocupações em obedecer das exigências legais da qualidade do efluente ou resíduo industrial produzido foram superadas por novas metas de qualidade.
  • E As empresas precisam ser responsáveis com o ciclo de vida completo de seus produtos, incluindo a coleta e a reutilização.
3

          Agravamento da poluição por plástico  nos oceanos ao lavar roupa


      Lavar a roupa pode agravar a poluição por plástico no meio ambiente – a depender do tipo de tecido, a tarefa doméstica contribuiria para a contaminação dos oceanos, apontam estudos.

      A questão foi levantada no início deste mês em reunião do Comitê de Auditoria Ambiental do Reino Unido, quando membros do Parlamento discutiram pesquisas que concluem que fibras de tecidos sintéticos que se soltam da roupa
 durante a lavagem acabam chegando aos oceanos e sendo comidas por peixes e outras criaturas aquáticas.

      Os maiores vilões são poliéster, acrílico e náilon. Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem, aponta um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Manchester. Cientistas descobriram que essas fibras estão cobrindo leitos de rios em todo o Reino Unido.

      Há sempre a opção de lavar roupa com menos frequência, o que pode ser uma boa desculpa para quem sempre odiou essa tarefa doméstica. Isso teria um grande impacto positivo, na avaliação de Jeroen Dagevos, integrante de um projeto de conservação dos oceanos. Ele sugere ainda que comprar menos roupas sintéticas também ajuda. Preferir tecidos como lã, algodão, seda e caxemira também ajudam.

      Uma outra opção, recomendada pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos, em um novo relatório, seria o uso de sacolas de roupas de malha para reter os fios. Assim, em vez de irem direto para os oceanos, as fibras podem ser colocadas no lixo.

      Jeroen Dagevos diz que a ideia de criar novas regulamentações para os fabricantes poderia ajudar, forçando as empresas a colocar mais recursos na busca por soluções.

(Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/10/ por-que-podemos-estar-agravan do-poluicao-por-plastico- nos-oceanos-ao-lavar-roupa.shtml. Adaptado)

Na frase “Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem...”, o termo em destaque pode ser substituído corretamente, sem alteração de sentido, por

  • A assim que.
  • B tanto como.
  • C de modo que.
  • D a fim de que.
  • E à medida que.
4

Leia trecho da canção Bom Conselho, de Chico Buarque, para responder às questões


                          Ouça um bom conselho

                          Que eu lhe dou de graça

                           Inútil dormir que a dor não passa

                           Espere sentado

                           Ou você se cansa


                           Está provado, quem espera nunca alcança

                           Venha, meu amigo

                           Deixe esse regaço

                           Brinque com meu fogo

                           Venha se queimar

                           Faça como eu digo 

                           Faça como eu faço

                          Aja duas vezes antes de pensar (...)

Assinale a alternativa com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão.

  • A Ouça um bom conselho, amigo, venha se queimar. Está provado: quem espera, nunca alcança.
  • B Ouça, um bom conselho, amigo venha se queimar; Está provado quem espera, nunca alcança.
  • C Ouça um bom conselho amigo, venha se queimar. Está provado quem espera nunca alcança.
  • D Ouça, um bom conselho amigo, venha se queimar está provado: quem, espera nunca alcança.
  • E Ouça um bom conselho, amigo venha se queimar; Está provado quem espera nunca, alcança.
5

Quanto à concordância verbal, somente um dos períodos abaixo está inteiramente correto. Indique-o assinalando a alternativa correspondente.

  • A Mais de uma glória nacional francesa viraram placas de ruas: Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir.
  • B Há quem diga que o filósofo Sartre odiaria isso, haja visto que, em vida, recusou até o Nobel de Literatura.
  • C Sartre com a companheira Beauvoir viveram na Rua Rive Gauche, hoje rebatizada com seus nomes: Sartre-Beauvoir.
  • D Fazem vinte anos que morreu o filósofo e seus livros continuam recomendados.
  • E Cerca de dez livros de Simone de Beauvoir já foi traduzido para o português.
6

Observe, na sentença abaixo, os aspectos sintáticos inerentes à concordância verbal e, em seguida responda:


Embora a maioria fosse oposicionistas, um grande número de vereadores votaram a favor, haja visto que esse foi um dos projetos que mais interessavam aos munícipes pindenses”.


Assinale a opção correta.

  • A Sem erros.
  • B Há um erro apenas.
  • C Há apenas dois erros.
  • D Há apenas três erros.
  • E Há mais de três erros.
7

Aponte, dentre as alternativas abaixo o adjetivo de valor nitidamente subjetivo.

  • A imprensa brasileira
  • B proposta milionária
  • C incitamento racista
  • D jovem negro
  • E brilhante futuro
8

Ninguém se cura permanecendo no mesmo ambiente em que adoeceu

Ninguém se cura sem cortar a causa do mal, sem se privar do que machuca e contamina sua felicidade, sem evitar ficar junto de quem não faz nada mais do que sofrer.


            A gente adoece por várias razões, tanto físicas quanto psicológicas. O mesmo se dá com os tipos de doenças: existem males do corpo e males da alma. Mente e corpo são indissociáveis, assim como na Antiguidade já se ensinava, ou seja, temos que cuidar de tudo o que nos constitui, por dentro e por fora. De nada adianta um corpo perfeito habitado por uma alma sucateada, e vice-versa.

            Infelizmente, é difícil atentarmos para essa necessidade de equilibrarmos o que vem de fora e o que nasce aqui dentro, o que o espelho reflete e o que não, o que fazemos com nosso corpo e o que fazem com nossa alma. O mundo todo supervaloriza as aparências, o que dificulta a atenção que deve ser voltada ao que sentimos, ao que nos faz bem. Sabemos muito bem qual roupa queremos vestir, mas é complicado saber o que acelera o nosso coração.

            Talvez ninguém consiga se livrar da infelicidade que toma conta de si, caso permaneça parado, sem sair do lugar. Aquilo que nos adoece deve ser evitado, seja o vento gelado, seja o tratamento frio do outro. Ser descuidado com a saúde adoece, ser descuidado com os sentimentos também. Práticas saudáveis incluem tanto atividades físicas quanto exercitar o amor próprio. Alimentar o corpo e a alma, sempre. 

            Ninguém há de ser feliz permanecendo em histórias cujo final não tem chance de ser feliz. Ninguém se cura sem cortar a causa do mal, sem se privar do que machuca e contamina sua felicidade, sem evitar ficar junto de quem não faz nada mais do que sofrer. Ninguém volta a sorrir nos lugares onde sua felicidade foi perdida, roubada, aviltada, negada. 

            Entender que as dores e doenças são alertas que nos pedem calma, que nos clamam por um repensar, por um respirar, por sobrevivência, acaba nos encorajando a tomar as atitudes certas, por mais que doam, que entristeçam, que pareçam impossíveis. Nada é impossível, quando ainda há sonhos a serem alcançados e vida dentro da gente. Caso não consigamos cair fora do que nos adoece, então morrerão os sonhos, morrerão os planos, morreremos nós, ainda que com vida. Ainda que por muitos dias. Por anos…

Por Marcel Camargo

Disponível em: https://www.contioutra.com/ninguem-se-cura-permanecendo-no-mesmo-ambiente-em-que-adoeceu/

A alternativa incorreta quanto à classe gramatical das palavras do trecho “De nada adianta um corpo perfeito habitado por uma alma sucateada” é:

  • A Nada – Advérbio.
  • B Adianta – Verbo.
  • C Um – Artigo.
  • D Habitado – Adjetivo.
  • E Alma – Substantivo.
9

Ninguém se cura permanecendo no mesmo ambiente em que adoeceu

Ninguém se cura sem cortar a causa do mal, sem se privar do que machuca e contamina sua felicidade, sem evitar ficar junto de quem não faz nada mais do que sofrer.


            A gente adoece por várias razões, tanto físicas quanto psicológicas. O mesmo se dá com os tipos de doenças: existem males do corpo e males da alma. Mente e corpo são indissociáveis, assim como na Antiguidade já se ensinava, ou seja, temos que cuidar de tudo o que nos constitui, por dentro e por fora. De nada adianta um corpo perfeito habitado por uma alma sucateada, e vice-versa.

            Infelizmente, é difícil atentarmos para essa necessidade de equilibrarmos o que vem de fora e o que nasce aqui dentro, o que o espelho reflete e o que não, o que fazemos com nosso corpo e o que fazem com nossa alma. O mundo todo supervaloriza as aparências, o que dificulta a atenção que deve ser voltada ao que sentimos, ao que nos faz bem. Sabemos muito bem qual roupa queremos vestir, mas é complicado saber o que acelera o nosso coração.

            Talvez ninguém consiga se livrar da infelicidade que toma conta de si, caso permaneça parado, sem sair do lugar. Aquilo que nos adoece deve ser evitado, seja o vento gelado, seja o tratamento frio do outro. Ser descuidado com a saúde adoece, ser descuidado com os sentimentos também. Práticas saudáveis incluem tanto atividades físicas quanto exercitar o amor próprio. Alimentar o corpo e a alma, sempre. 

            Ninguém há de ser feliz permanecendo em histórias cujo final não tem chance de ser feliz. Ninguém se cura sem cortar a causa do mal, sem se privar do que machuca e contamina sua felicidade, sem evitar ficar junto de quem não faz nada mais do que sofrer. Ninguém volta a sorrir nos lugares onde sua felicidade foi perdida, roubada, aviltada, negada. 

            Entender que as dores e doenças são alertas que nos pedem calma, que nos clamam por um repensar, por um respirar, por sobrevivência, acaba nos encorajando a tomar as atitudes certas, por mais que doam, que entristeçam, que pareçam impossíveis. Nada é impossível, quando ainda há sonhos a serem alcançados e vida dentro da gente. Caso não consigamos cair fora do que nos adoece, então morrerão os sonhos, morrerão os planos, morreremos nós, ainda que com vida. Ainda que por muitos dias. Por anos…

Por Marcel Camargo

Disponível em: https://www.contioutra.com/ninguem-se-cura-permanecendo-no-mesmo-ambiente-em-que-adoeceu/

Em “Mente e corpo são indissociáveis, assim como na Antiguidade já se ensinava”, a conjunção subordinativa remete a uma:

  • A Causa.
  • B Comparação.
  • C Concessão.
  • D Conformação.
  • E Consecução.
10

[Retratos fiéis]

        Não sei por que motivo há de a gente desenhar tão objetivamente as coisas: o galho daquela árvore exatamente na sua inclinação de quarenta e três graus, o casaco daquele homem justamente com as ruguinhas que no momento apresenta, e o próprio retratado com todos seus pés-de-galinha minuciosamente contadinhos... Para isso já existe há muito tempo a fotografia, com a qual jamais poderemos competir em matéria de objetividade.

        Se, para contrabalançar minhas lacunas, me houvesse Deus concedido o invejável dom da pintura, eu seria um pintor lírico (o adjetivo não é bem apropriado, mas vai esse mesmo enquanto não ocorrer outro). Quero dizer, o modelo serviria tão só do ponto de partida. O restante eu transfiguraria em conformidade com meu desejo de fantasia e poder de imaginação.


(Adaptado de: QUINTANA, Mário. Na volta da esquina. Porto Alegre: Globo, 1979, p. 88)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na seguinte frase:

  • A A muitos pintores (interessar) mais a observância dos detalhes do que o engenho.
  • B Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção.
  • C A muitos amantes da pintura não (ocorrer) bem distingui-la da arte da fotografia.
  • D Não (haver) tantas preocupações com o realismo, a imaginação sairia ganhando.
  • E Há pintores cuja imaginação (ultrapassar) em muito os limites do realismo.

Enfermagem

11

A manutenção inadequada dos órgãos e tecidos é um dos principais fatores de não concretização de sua doação. Além da utilização de colírios ou lubrificantes oftalmológicos prescritos, outro cuidado que o técnico de enfermagem pode tomar para preservar a córnea é:

  • A manter gaze estéril sobre pálpebras abertas
  • B fazer irrigação ocular constante com água destilada
  • C usar gaze embebida em água destilada sobre os olhos fechados
  • D usar finas tiras de esparadrapo ou fita microporosa sobre as pálpebras fechadas
12

A ventilação mecânica (VM) está associada a altas taxas de pneumonia, pois o tubo endotraqueal inibe mecanismos de defesa importantes do trato respiratório superior, contribui com a produção e acúmulo de secreções da orofaringe, inibe mecanismos de tosse efetivos e pode ser uma fonte de infecção. Com a finalidade de prevenir pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV), a ANVISA (2017) recomenda elevar a cabeceira, com a finalidade de melhorar a mecânica respiratória, reduzir o esforço muscular e o risco de atelectasia, além de reduzir o risco de:

  • A estase venosa
  • B refluxo gastroesofágico
  • C hipertensão intracraniana
  • D trombose venosa profunda
13

No caso de uma paciente, em uso de cateter vesical de demora, internada na sala de emergência, o cuidado que deve ser tomado para evitar infecção do trato urinário é o de:

  • A solicitar a troca da sonda a cada sete dias
  • B realizar higiene rotineira do ósteo uretral externo
  • C fazer uso rotineiro de pomada antimicrobiana no ósteo uretral externo
  • D fazer lavagem rotineira da sonda por meio do injetor para evitar formação de biofilme
14

O desfibrilador externo automático (DEA) já está presente em diversos locais, tais como supermercados, estádios de futebol, shoppings, parques, entre outros. Diante de uma parada cardiorrespiratória presenciada, em local onde o DEA esteja disponível, o socorrista deve iniciar reanimação cardiopulmonar cuja manobra prioritária e o momento adequado para aplicação do choque (caso indicado pelo DEA), respectivamente, são:

  • A compressões / aplicar o choque imediatamente
  • B ventilações de resgate / aplicar o choque imediatamente
  • C compressões / aplicar o choque somente após o término do primeiro ciclo
  • D ventilações de resgate / aplicar o choque somente após o término do primeiro ciclo
15

O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou à poluição ocupacional, que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. Os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico dessa doença, porém, se possível, recomenda-se a confirmação através do(a):

  • A espirometria
  • B hemograma
  • C baciloscopia
  • D raio X de tórax
16

O tratamento diretamente observado (TDO) é um elemento-chave da estratégia de eliminação da tuberculose, visando ao fortalecimento da adesão do paciente ao tratamento e à prevenção do aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos. Entre as ações de cuidado a serem realizadas também pelo técnico de enfermagem, é preconizado que o TDO consista:

  • A em ver a tomada da medicação diariamente ou pelo menos cinco vezes na semana, explicando a necessidade da tomada diária, para a construção de vínculo
  • B na liberação da medicação para tratamento domiciliar da tuberculose, podendo ser de uma única vez, para os seis meses de tratamento, de acordo com a resposta clínica do paciente
  • C em ver a tomada da medicação diariamente, de segunda a sexta-feira, ou pelo menos três vezes na semana, explicando ao paciente exaustivamente a necessidade da tomada diária
  • D na liberação da medicação para tratamento domiciliar da tuberculose, exclusivamente nos casos de abandono do tratamento ou daqueles pacientes que estejam realizando novamente o tratamento
17

Uma paciente chegou ao ambulatório de diabetes com várias dúvidas relacionadas ao transporte do frasco de insulina durante uma viagem. A técnica de enfermagem deverá oferecer a seguinte orientação:

  • A colocar o frasco em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum ou sem gelo seco
  • B em viagens de avião, o frasco deve ser congelado e mantido em bolsa térmica ou caixa de isopor
  • C em viagens de avião, o frasco pode ser despachado com a bagagem no compartimento de cargas
  • D colocar o frasco previamente congelado, em bolsa comum, na ausência de bolsa térmica ou caixa de isopor
18

Mulher de 28 anos dirigiu-se à unidade de saúde para aferir a pressão arterial (PA). Na pré-consulta, ela informou ao técnico de enfermagem que nunca havia passado por esse procedimento. Nesse caso, a conduta desse profissional deve consistir em aferir a PA:

  • A nos dois braços. Se as medidas estiverem discrepantes, ele deve considerar o valor mais alto. Nas aferições subsequentes, ele deve medir no mesmo braço cuja pressão estava mais elevada
  • B nos dois braços. Se as medidas estiverem diferentes, o valor mais baixo deve ser considerado e o braço no qual se obteve essa medida deve ser referência para as próximas aferições
  • C no braço esquerdo, por ser o braço mais próximo do ápice do coração. Se os parâmetros de pressão estiverem baixos, considerar a aferição no braço direito
  • D em qualquer um dos braços, independente de ser primeira vez ou não. Nas aferições subsequentes, ele pode eleger qualquer um dos braços
19

Paciente idoso, em pós-operatório de colectomia, devido à ressecção intestinal por tumor, precisou realizar uma colostomia. Com o objetivo de manter a integridade cutânea na região periostomal e, diante do risco de comprometimento da integridade da pele relacionado com a irritação da pele pelo fluente, deve-se:

  • A esvaziar a bolsa coletora a cada 12 horas
  • B usar barreira de pele, caso apareça irritação de origem bacteriana
  • C limpar a pele, friccionando-a levemente com água morna e sabão
  • D retirar a bolsa em um movimento único e rápido no momento da troca
20

Os medicamentos de uso habitual podem acarretar complicações no paciente que será submetido à procedimentos cirúrgicos, por isso, seu uso deve ser avaliado durante o período pré-operatório. Um tipo de medicamento que causa complicação e a respectiva complicação gerada são:

  • A diurético (ex: lasix) / potencializa desequilíbrio hidroeletrolítico
  • B anticoagulante (ex: varfarina) / provoca quadros de trombose no pós-operatório
  • C insulina (ex: insulina NPH) / provoca hiperglicemia no jejum pré e pós-operatório
  • D anti-inflamatório não esteroide (ex: ibuprofeno) / potencializa agregação de plaquetas

Raciocínio Lógico

21

Em uma sorveteria um cliente declara: “Se eu não comer sorvete de baunilha, então não comerei de flocos, mas comerei de chocolate”.


Assinale a alternativa que faz com que a declaração do cliente seja falsa.

  • A O cliente comeu sorvete de baunilha.
  • B O cliente comeu sorvete de baunilha e comeu sorvete de flocos.
  • C O cliente comeu sorvete de baunilha, comeu sorvete de flocos e não comeu sorvete de chocolate.
  • D O cliente não comeu sorvete de baunilha, mas não comeu sorvete de chocolate.
  • E O cliente não comeu sorvete de baunilha, mas comeu sorvete de chocolate.
22

Considere as seguintes afirmações:


I. Todo amapaense é brasileiro.

II . Todo brasileiro é sul-americano.


Então, é correto afirmar:

  • A Todo brasileiro é amapaense.
  • B Todo sul-americano é brasileiro.
  • C Existe amapaense que não é brasileiro.
  • D Existe brasileiro que não é sul-americano.
  • E É possível que exista um sul-americano que não seja amapaense.
23

Dentre os funcionários de uma determinada agência bancária, os gerentes são todos casados e têm filhos. Nenhum funcionário casado mora na capital, mas há funcionários que moram na capital e têm filhos. Nessas condições,

  • A nenhum funcionário que tem filhos é casado.
  • B todos os funcionários que têm filhos são casados.
  • C há gerentes que moram na capital.
  • D todos os funcionários que têm filhos moram na capital.
  • E nenhum funcionário que mora na capital é gerente.
24

Se Paulo colar na prova de Matemática, então ele será punido. Contudo, Paulo não colou na prova de Matemática. Dessa maneira, podemos afirmar, com toda certeza, que:

  • A Paulo não será punido.
  • B Paulo será punido.
  • C Paulo colou na prova de Matemática.
  • D Alguém colou na prova de Matemática.
  • E Alguém não colou na prova de Matemática.
25

Um shopping realizou uma pesquisa sobre a preferência do público quanto à premiação para quem realizar compras de final de ano nas lojas parceiras. Nessa pesquisa, foram entrevistadas 250 pessoas, entre homens e mulheres, escolhidas aleatoriamente. Desse grupo, 100 eram mulheres e dessas, 40 não preferem carro como premiação. Se o total de pessoas pesquisadas que têm preferência por carro foi de 170 pessoas, o número de homens que não têm preferência por carro como premiação de final de ano é igual a:

  • A 150
  • B 110
  • C 60
  • D 40
  • E 20
26

Uma pesquisa realizada entre os 80 formandos de uma turma de Direito, constatou que 20 deles cursaram a matéria optativa de Criminalística; 30 frequentaram a de Medicina Legal e 15 estudaram tanto Criminalística quanto Medicina Legal. Quantos alunos não fizeram nenhuma das duas matérias?

  • A 30
  • B 40
  • C 45
  • D 50
  • E 60
27

Uma afirmação logicamente equivalente à afirmação: “Não quero comer agora ou vou tomar banho”, é

  • A Se quero comer agora, então não vou tomar banho.
  • B Se quero comer agora, então vou tomar banho.
  • C Se não quero comer agora, então vou tomar banho.
  • D Se não vou tomar banho, então quero comer agora.
  • E Se vou tomar banho, então quero comer agora.
28
Três números ímpares e consecutivos, cujo produto é igual a 7 vezes a sua soma, se somados, resulta?
  • A 12.
  • B 13.
  • C 14.
  • D 15.
  • E 16.
29

Luna é uma menina muito esperta e possui 27 colegas meninos e 34 colegas meninas. Todas essas crianças juntas formam uma turma de alunos muito diferente, pois cada aluno ou adora matemática ou adora português. Sabendo que, nessa turma, 21 meninas adoram matemática e um total de 38 alunos adoram português, o número de meninos que adoram matemática é

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.
30

Seja a seguinte proposição: “Se um profissional é formado em Administração, então ele está apto a realizar determinado trabalho.” Pode-se afirmar que

  • A somente quem é formado em Administração está apto a realizar determinado trabalho.
  • B a maioria dos profissionais que estão aptos a realizar determinado trabalho são formados em Administração.
  • C se Roberto está apto a realizar determinado trabalho, conclui-se que ele é formado em Administração.
  • D é possível que exista um profissional que está apto a realizar determinado trabalho e não seja formado em Administração.
  • E se Miguel não é formado em Administração, conclui-se que ele não está apto a realizar determinado trabalho.