Resolver o Simulado Nível Superior

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Psicologia

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“[...] satisfação no trabalho seria um sentimento extremamente sensível às políticas e práticas gerenciais, especialmente aquelas que definem os procedimentos e a distribuição de retornos (percepções de justiça no trabalho) para os comportamentos de trabalhadores, que revelam se a empresa está comprometida com os seus colaboradores, ou seja, o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar deles (percepções de suporte organizacional) e o quanto ela (a empresa) estaria disposta a retribuir aos seus empregados os esforços e todos os investimentos que eles aplicam na organização (reciprocidade organizacional)” (Siqueira, 2008, p. 266-7). A satisfação no trabalho compreende cinco dimensões. Assinale a alternativa que apresenta a dimensão que NÃO se relaciona com a satisfação no trabalho:
  • A Salário.
  • B Integração com a organização.
  • C Colegas.
  • D Chefia.
  • E Promoções.
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Os conflitos têm sido uma problemática importante para as organizações. Sobre a gestão de conflitos, considere as seguintes afirmativas:

1. Os conflitos são comuns na vida organizacional e devem ser combatidos para evitar problemas com a produtividade e o desgaste nos relacionamentos.

2. Na atual fase de competição no contexto das organizações e do trabalho, o conflito pode ocorrer em função de um desacordo ou divergência entre pessoas e grupos, mas também porque pode haver intenção de uma das partes de interferir e impedir que a outra alcance seus objetivos.

3. O conflito pode trazer efeitos positivos e negativos para uma organização, no entanto cabe ao gestor a tarefa de aumentar os efeitos construtivos e minimizar os efeitos destrutivos das situações de conflito.

4. A arbitragem é umas das técnicas utilizadas para fazer a gestão dos conflitos.

Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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Com as possíveis mudanças nas Leis Previdenciárias, em torno de 20% dos funcionários públicos de uma instituição de ensino superior pretendem se aposentar num período de dois anos. Entretanto, é comum escutar relatos como: “eu vou me aposentar porque não tenho outra opção”; “eu gostaria de continuar trabalhando”; “não tenho ideia do que vou fazer depois de me aposentar”; “tenho medo de adoecer e morrer com a aposentadoria”. Para o desenvolvimento de um Programa de Aposentadoria, segundo as orientações de Zanelli, Silva e Soares (2010), deve-se considerar:
  • A o perfil do grupo a ser trabalhado e atividades que promovam informações sobre o desenvolvimento para um momento pós-carreira ativo.
  • B o orçamento da instituição para o desenvolvimento de um Programa de Preparação para a Aposentadoria, devendo se limitar a 10% do valor destinado ao treinamento e desenvolvimento na instituição.
  • C que o foco do Programa deve ser o desenvolvimento de atividades que procurem dar condições à abertura de novos negócios.
  • D que o principal objetivo de um Programa de Preparação para a Aposentadoria é dar informações sobre o processo de aposentadoria, mas também manter o trabalhador por mais tempo em sua atividade produtiva na instituição, pois a instituição ganha com mais força de trabalho ativa.
  • E que o maior valor para o desenvolvimento de um Programa de Preparação para a Aposentadoria é dar condições para os trabalhadores terem uma vida ativa pós-aposentadoria, já que os gastos públicos com a saúde e o envelhecimento da população tendem a aumentar significativamente com a inversão da pirâmide populacional.
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Uma organização pública trabalha com tecnologia de ponta e precisa treinar e desenvolver constantemente seus funcionários para o desempenho de suas atividades/tarefas na relação com a tecnologia e as mudanças tecnológicas. Nesse sentido, a organização investe em programas de treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional. Sobre a aprendizagem e a educação no campo das organizações, considere as seguintes afirmativas:

1. Os processos de desenvolvimento podem sofrer uma abordagem tradicional ou moderna.

2. O treinamento pode ser considerado o cerne de um esforço contínuo e sistematizado para melhorar a competência das pessoas.

3. O desenvolvimento de pessoas está relacionado com a educação e a orientação para o futuro.

4. O desenvolvimento organizacional está relacionado com as mudanças que agregam valor ao negócio da organização, às pessoas e aos clientes.

Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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“O engajamento com o trabalho traz consequências positivas tanto para o indivíduo quanto para a organização em que ele trabalha. Para o indivíduo, o fato de executar tarefas que lhe permitem entrar em estado de fluxo auxilia-o a vivenciar uma sensação agradável de plena realização de suas potencialidades, de conseguir atingir metas pessoais e profissionais bem como de observar, a cada tarefa realizada, o quão adequadamente está realizando o seu trabalho” (Siqueira, 2008, p. 140). Sobre o engajamento e o envolvimento com o trabalho, é correto afirmar:
  • A Por ser um processo psicológico, portanto subjetivo, é difícil avaliar o nível de engajamento de um indivíduo com o seu trabalho.
  • B Atualmente, o envolvimento com o trabalho é definido como o grau em que o desempenho no trabalho afeta a autoestima do trabalhador.
  • C Existem ferramentas para avaliar o nível de engajamento e envolvimento com o trabalho, como a Escala de Envolvimento com o Trabalho.
  • D Por ser um processo individual e subjetivo, o tema envolvimento e engajamento com o trabalho deve ser abordado pela clínica do trabalho e não pela gestão de pessoas nas organizações.
  • E Quanto mais engajado e mais envolvido com o trabalho, mais chance do indivíduo desenvolver um sofrimento psíquico no trabalho.
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Alguns processos de gestão de pessoas são fundamentais para gerar informações e feedback para as organizações e seus processos. Podem-se considerar como geradores de informação e feedback os seguintes processos, EXCETO:
  • A avaliações de desempenho.
  • B Pesquisa de Clima Organizacional.
  • C controles de saúde ocupacional.
  • D definição das competências organizacionais.
  • E entrevista de desligamento.
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São etapas de uma avaliação de desempenho participativa por objetivos:
  • A Formulação dos objetivos consensuais, comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos formulados conjuntamente, negociação com o gerente sobre a alocação de recursos e meios necessários para a realização dos objetivos, desempenho, monitoração dos resultados e comparação com objetivos formulados, retroação intensiva e avaliação contínua conjuntamente.
  • B Formulação dos objetivos com o gerente, participação em programas de desenvolvimento, avaliação mensal do desempenho e avaliação dos resultados alcançados pelo gerente.
  • C Análise do desempenho do período de avaliação anterior, formulação dos objetivos individuais, avaliação do desempenho pelos pares e participação no fórum de avaliação de desempenho.
  • D Formulação dos objetivos consensuais, avaliação semanal do desempenho, entrega de relatórios mensais para o gerente e reunião semestral com o gestor para avaliar resultados.
  • E Formulação dos objetivos a serem alcançados, busca de treinamento e processo de desenvolvimento para melhorar desempenho e avaliação semestral dos resultados.
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Sobre um Programa de Preparação para a Aposentadoria, considere os seguintes objetivos:

1. Discutir aspectos biológicos, sociais, financeiros, culturais, psicológicos, políticos e econômicos relativos ao processo de aposentadoria.

2. Trabalhar na prevenção do adoecimento mental, com a finalidade de redução dos custos do plano de saúde da organização.

3. Promover aprendizado de informações e ajustes a novas circunstâncias de forma sistematizada e contínua.

4. Elaborar projeto de vida pós-aposentadoria.

É/São objetivo(s) desse programa:

  • A 2, 3 e 4 apenas.
  • B 1, 3 e 4 apenas.
  • C 1, 2 e 3 apenas.
  • D 2 e 4 apenas.
  • E 1 apenas.
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Sobre os aspectos psicológicos presentes no processo de aposentadoria, é correto afirmar:
  • A A identidade profissional encerra-se com a aposentadoria e ela já não tem função na constituição da identidade pessoal do indivíduo.
  • B Na sociedade contemporânea, valoriza-se pouco o trabalho como formador de identidade e elemento para a promoção da saúde.
  • C De forma geral, na aposentadoria a autoimagem é mais afetada pelo envelhecimento do que pela perda da identidade profissional.
  • D Os problemas psicológicos da aposentadoria são: crise de identidade, sentimento de mal-estar, sentimento de frustração e impotência e crise de autoestima.
  • E O sentimento de vazio na aposentadoria é explicado pela perda das relações sociais de trabalho.
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Norma é funcionária pública e está contando o tempo para requerer oficialmente sua aposentadoria, no entanto diz estar em conflito com esse processo e que precisa de ajuda, mas que a instituição não oferece nenhuma orientação nesse sentido. Considerando um programa de preparação para a aposentadoria, assinale a alternativa que INCORRETA acerca desse processo:
  • A Um programa de preparação para a aposentadoria deve considerar as variáveis culturais da organização, o momento da organização e a expectativa dos participantes.
  • B Essa organização compreende que a aposentadoria não é mais de sua responsabilidade, além de esse programa gerar custos para a organização.
  • C Um programa de preparação para a aposentadoria objetiva conferir informações e fazer o planejamento da aposentadoria.
  • D Dentro das ações de recursos humanos, o programa de preparação para a aposentadoria pode estar vinculado aos processos de desenvolvimento e de saúde.
  • E Por lei, as organizações são obrigadas a desenvolver programas de preparação para a aposentadoria, haja vista os altos custos para a saúde pública e para os planos de saúde privados gerados pelos adoecimentos no processo de aposentadoria.

Serviço Social

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De acordo com Guerra (apud CFESS/ABEPSS (org.), 2009), na atuação profissional existem duas dimensões que estão intrinsecamente relacionadas, e a qualidade de uma implica a plena realização da outra. “Quando realizamos entrevistas, estamos exercitando uma dessas dimensões, por meio de informações extraídas diretamente da realidade, mas a sua preparação, em grande medida, dependeu de conhecimentos indiretos sobre vários temas que nos habilitaram a realizá-la”.
A autora se refere às dimensões:

  • A crítico-dialética e política da profissão.
  • B investigativa e interventiva.
  • C mediata e empiricista.
  • D formal-abstrata e investigativa.
  • E interventiva e procedimental.
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No texto “ Estudos Socioeconômicos”, Mioto (apud CFESS/ABEPSS (org.), 2009) aborda o tema estudos socioeconômicos/estudo sociais no âmbito do Serviço Social e remete a pensá-lo, inicialmente, enquanto parte intrínseca das ações profissionais dos assistentes sociais. Segundo a autora, marque a alternativa INCORRETA:

  • A Os estudos socioeconômicos passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social.
  • B As mudanças nas formas de conceber e conduzir os estudos socioeconômicos abrangeram também as formas de relacionamento entre os sujeitos (agora sujeitos de direitos), os assistentes sociais e a sociedade.
  • C Os estudos sociais são realizados nos mais diversos campos de intervenção profissional e estão vinculados ao acesso a determinados benefícios sociais de ordem material e financeira, em que se inclui a aquisição de bens e de serviços.
  • D Na Saúde, os estudos sociais destinam-se à concessão de benefícios, recursos materiais e para subsidiar a decisão médico-pericial.
  • E Na Política Urbana, são utilizados pelas administrações municipais nos processos de isenção de impostos, como no caso do Imposto Territorial Urbano (IPTU).
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As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias, no âmbito dos processos socioassistenciais, requerem ações planejadas, equacionadas aos objetivos do Serviço Social e conectadas ao conjunto de outras ações desenvolvidas no âmbito dos processos socioassistenciais, dos processos de planejamento e gestão e dos processos político-organizativos. Na perspectiva de Mioto (apud CFESS/ABEPSS (org.), 2009), avalie as alternativas seguintes:


I – Os espaços sócio-ocupacionais se organizam a partir de um conjunto de princípios e finalidades voltado, especialmente, à execução de determinadas políticas sociais.

II – As ações socioeducativas requerem também conhecimento das demandas/necessidades dos usuários, tanto nas suas singularidades, como no conjunto dos usuários ao longo do tempo (conhecimento cumulativo).

III – As abordagens mais utilizadas no contexto das ações educativas são as familiares. A formação de grupos é altamente recomendável porque permite, por meio da reunião de diferentes sujeitos, a realização do processo educativo de forma coletiva.

IV – As ações socioeducativas são propostas que se constroem a partir do conhecimento e análise das necessidades postas pela totalidade dos usuários, pelas finalidades dos serviços e também pelas características dos territórios.

V – As ações socioeducativas se constituem como processos que se constroem e se reconstroem continuamente, com o auxílio de modelos pré-definidos.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS:

  • A I, II, e IV
  • B I, II, III e IV
  • C II, III e IV
  • D I, III, IV e V
  • E I, II, III, IV e V
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Mota (2014), defende a necessidade de exercitar nossa capacidade de análise da experiência profissional cotidiana, identificando:

  • A um posicionamento, em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços.
  • B uma bagagem teórico-metodológica que lhe permita elaborar uma interpretação crítica do seu trabalho.
  • C o dimensionamento que a perspectiva crítico-dialética exige da ação profissional, no que diz respeito ao seu alcance e objetividade.
  • D a garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas.
  • E quais aspectos da produção e reprodução da realidade foram ou poderiam ser tensionados pela ação do Serviço Social.
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O Serviço Social brasileiro vive, processualmente, metarmofoses/alterações que se relacionam de forma mediata ou imediata com os rumos da realidade, determinadas quer pelas profundas transformações produzidas pelo capitalismo, quer pelas mudanças na formação da sociabilidade das classes, ambos mediando a intervenção do Estado (MOTA, 2014). Na perspectiva da autora, surgem novos espaços ocupacionais e competências profissionais que convivem com os tradicionais, revelando significativas alterações no mercado de trabalho, nas demandas e nos conteúdos das ações dos assistentes sociais. Avalie as afirmativas abaixo de acordo com a autora e responda se são VERDADEIRAS ou FALSAS.


( ) A área socioambiental ganha visibilidade, passando a exigir uma intervenção ativa dos profissionais de Serviço Social.

( ) A intervenção sobre as questões urbanas, compreendidas pela mobilidade e a moradia popular, tem ocupado um espaço cada vez mais requisitado ao Serviço Social.

( ) Amplia-se o espaço de inserção do Serviço Social com os novos movimentos no campo da discriminação sexual, racial, entre mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosos.

( ) No campo da Saúde, marcada pela estagnação dos quadros técnicos de trabalho, novas problemáticas e tendências se postam.

( ) Expansão da área sociojurídica com a criação de novos postos de trabalho nos tribunais, Ministério Público, defensorias públicas, etc.


Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  • A V – V – V – F – V
  • B V – V – V – V – V
  • C V – F – F – V – F
  • D V – V – V – V – F
  • E V – V – F – V – F
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De acordo com Matos (2015), se o cotidiano é ____________, também é importante dizer que nem por isso é necessariamente sempre ___________, pois se vivêssemos em outra ordem ____________ com valores _________________, daríamos respostas mais qualificadas, ainda que imediatas, e manejando conhecimentos distintos ao mesmo tempo.


Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o trecho, RESPECTIVAMENTE, na ordem das lacunas do texto.

  • A insuprimível – alienador – societária – emancipatórios hegemônicos.
  • B particular – conclusivo – econômica – sociais e morais igualitários.
  • C incógnito – desconhecido – societária – éticos-políticos coerentes.
  • D insuprimível – conclusivo – econômica – emancipatórios hegemônicos.
  • E incógnito – alienador – societária – sociais e morais igualitários.
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Segundo Matos (2015), é preciso ter claro que a categoria de assistentes sociais não está imune ao caldo conservador da sociedade brasileira, mas caso opte por valores conservadores, essa deve ser uma escolha consciente e não como vem ocorrendo na maioria das vezes. Tal se configura em um:

  • A “esgotamento profissional”
  • B “estresse contínuo”
  • C “conflito de interesses”
  • D “autoengano”
  • E “posicionamento contraditório”
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No texto “Considerações sobre atribuições e competências profissionais de assistentes sociais na atualidade”, Matos (2015) trabalha alguns elementos que desenvolvem uma reflexão a respeito do trabalho profissional. Analise as opções abaixo de acordo com os elementos apresentados pelo autor e marque a opção ERRADA:

  • A As atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão. Competências são ações que os assistentes sociais podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
  • B O estudo social tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
  • C Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para os usuários dos seus serviços e para seus contratantes.
  • D Diversas pesquisas têm mostrado que os assistentes sociais afirmam seu compromisso com a democracia, com os direitos e com o projeto ético-político do Serviço Social.
  • E No eixo das ações afirmativas das atribuições privativas e competências profissionais, destacam-se algumas ações desenvolvidas pelo CFESS, como a Política Nacional de Fiscalização, publicações de resoluções e elaboração de documentos, entre outros.
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No movimento dialético disciplinar-interdisciplinar de conhecimento acumulado-trabalho empírico, a autora traz a questão dos estudos locais que, se realizados de forma correta, adequada e consciente, podem se constituir num tesouro capaz de aportar um novo saber (MINAYO, 2010). Considerando a autora, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Todo estudo local é complexo.
  • B O estudo local é apenas um olhar empírico para a realidade, por isso precisa ser fundamentado em teoria e conceitos.
  • C Toda questão local tem história.
  • D Um estudo focalizado não pode se constituir em apenas uma descrição da realidade.
  • E Toda realidade local está integrada no mundo e, por isso, deve ser cotejada com estudos nacionais e internacionais.
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Na abordagem interdisciplinar, o grupo de especialistas deve rever um conjunto de teorias com que quer trabalhar e colocar em debate os conceitos de cada área a serem problematizados e articulados: suas diferenças e possibilidades de colaboração. Mas também é preciso lembrar que no tratamento de um objeto de forma interdisciplinar, de acordo com sua especificidade, existem várias nuances (MINAYO, 2010). Segundo a autora, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Sempre uma disciplina terá prioridade sobre outras por ser a que tem mais tradição, história e acúmulo de conhecimento.
  • B A importância de uma disciplina não pode se constituir na anulação da contribuição das outras disciplinas.
  • C Cada conceito permite mimetizar o conhecimento dos fenômenos que se colocam sob sua definição e permitem formular políticas e ações.
  • D O trabalho interdisciplinar nunca deve pospor a contribuição que vem de uma disciplina.
  • E Na articulação entre disciplinas é preciso que cada área apresente conceitos e teorias capazes de complexificar a compreensão do objeto.

Português

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                             [Vocação de professor]


      Escritor nas horas vagas, sou professor por vocação e destino. “A quem os deuses odeiam, fazem-no pedagogo”, diz o antigo provérbio; assim, pois, dando minhas aulas há tantos anos, talvez esteja expiando algum crime que ignoro, cometido porventura nalguma existência anterior. Apesar disso, não tenho maiores queixas de um ofício que, mantendo-me sempre no meio dos moços, me dá a ilusão de envelhecer menos rapidamente do que aqueles que passam a vida inteira entre adultos solenes e estereotipados.

      Outra vantagem da minha profissão principal é fornecer material copioso para a profissão acessória. Se fosse ficcionista, que mina não teria à mão no mundo da adolescência, mina ainda insuficientemente explorada e cheia de tesouros! Mas, como não sou ficcionista, utilizo-me desse cabedal apenas para observação e reflexão; às vezes o aproveito nalgum monólogo inócuo, como este.

(Adaptado de: RÓNAI, Paulo. Como aprendi o Português e outras aventuras. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, p. 109)

Para integrar adequadamente a frase dada, o verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma

  • A do plural em Bem (poder) caber ao professor o exercício dos dotes de um talentoso escritor.
  • B do plural em Não (chegar) aos seus ouvidos de professor qualquer recriminação por parte dos jovens alunos.
  • C do singular em De todos os castigos que lhe (ocorrer) nenhum poderia ser o da carreira de pedagogo.
  • D do singular em Dos talentos que lhe (caber) desenvolver, o de professor foi o mais bem-sucedido.
  • E do singular ou do plural, indiferentemente, em O fato de (haver) tantas profissões permite boas escolhas.
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Surdos: os bilíngues bimodais


Em 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo (Lei nº 11.796/2008). Esse dia foi escolhido como homenagem à data de criação, no Rio de Janeiro, da primeira Escola de Surdos do Brasil, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A história de criação do INES se confunde com a história de criação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Aliás aproveitamos para explicar que Libras é uma língua e não uma linguagem. Porque é um idioma oficial, reconhecido por lei federal (Lei nº 10.436/2002) e contém estrutura e regras próprias - tendo sido regulamentada desde 2010 a profissão de tradutor e intérprete de Libras.

As crianças surdas adquirem a língua de sinais de forma natural e espontânea. Enquanto o acesso à língua portuguesa acontece formalmente. Esses fatos tornam a língua de sinais imprescindível ao desenvolvimento de uma linguagem para a criança surda. Porque línguas de sinais e línguas faladas são línguas em modalidades diferentes, assim, pode-se dizer que os surdos são bilíngues bimodais.

O termo 'bilíngue bimodal' foi usado mais recentemente por pesquisadores que lidaram com crianças e adultos ouvintes com uma língua de sinais e uma língua falada. Não obstante o reconhecimento da condição bilíngue dos surdos ter existido na educação das pessoas com perdas auditivas há muito mais tempo.

É importante que as crianças surdas, além do aprendizado da língua de sinais, sejam também alfabetizadas na língua portuguesa, pois que é justamente essa última, sua segunda língua, que vai ser usada com função social interativa, como elemento de comunicação escrita através das redes sociais por exemplo.

A língua portuguesa será usada ainda para ler notícias, fazer consultas, escrever para alguém ou ler as mensagens que receber, ao mesmo tempo em que usam a língua de sinais para conversar e, em algumas situações, até ler textos em sinais. Assim, os surdos podem ser considerados bilíngues bimodais, pois a modalidade da escrita, apesar de também ser visual, é gráfica, o que a diferencia da modalidade gestualvisual.

Ser bilíngue bimodal apresenta uma série de vantagens, pois além das pessoas estarem diante de duas identidades linguísticas diferentes que propicia vantagens de ordem sociocultural, tem-se ainda vantagens como: você pode falar à distância; enquanto mastiga; através de portas de vidro; em ambientes com muito barulho, como em discotecas e pode falar até debaixo d'água, além de valorizar o seu currículo e tornar a sociedade mais inclusiva, ou seja, vale a pena ser bilíngue bimodal.

Geraldo Nogueira. Subsecretário da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de Janeiro Agência O Dia. Texto disponível em: https://odia.ig.com.br/opiniao/2018/11/5589537- surdos-os-bilingues-bimodais.html. Acesso em: 01 de novembro de 2018.


Considerando a sintaxe de concordância e regência, qual dos períodos abaixo NÃO está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

  • A Em 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo (Lei nº11.796/2008). Esse dia foi escolhido como homenagem à data de criação, no Rio de Janeiro, da primeira Escola de Surdos do Brasil, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
  • B A história de criação do INES se confunde com a história de criação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Aliás aproveitamos para explicar que Libras é uma língua e não uma linguagem. Porque é um idioma oficial, reconhecido por lei federal (Lei nº 10.436/2002) e contém estrutura e regras próprias - tendo sido regulamentada desde 2010 a profissão de tradutor e intérprete de Libras.
  • C Ser bilíngue bimodal apresenta uma série de vantagens, pois além das pessoas estarem diante de duas identidades linguísticas diferentes que propicia vantagens de ordem sociocultural, tem-se ainda vantagens como: você pode falar à distância; enquanto mastiga; através de portas de vidro; em ambientes com muito barulho, como em discotecas e pode falar até debaixo d'água, além de valorizar o seu currículo e tornar a sociedade mais inclusiva, ou seja, vale a pena ser bilíngue bimodal.
  • D As crianças surdas adquirem a língua de sinais de forma natural e espontânea. Enquanto o acesso à língua portuguesa acontece formalmente. Esses fatos tornam a língua de sinais imprescindível ao desenvolvimento de uma linguagem para a criança surda. Porque línguas de sinais e línguas faladas são línguas em modalidades diferentes, assim, pode-se dizer que os surdos são bilíngues bimodais.
  • E Assim, os surdos podem ser considerados bilíngues bimodais, pois a modalidade da escrita, apesar de também ser visual, é gráfica, o que a diferencia da modalidade gestual-visual.
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        Um estudo realizado por pesquisadores do Porto concluiu que a intervenção de enfermeiros especialistas em saúde mental, aliada _____ medicação, é significativamente mais eficaz _____ reduzir os níveis de ansiedade quando comparada com o tratamento apenas com medicamentos.

        A pesquisa, _____ que o jornal teve acesso, foi realizada por um grupo de pesquisadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da Escola Superior de Enfermagem do Porto e publicada no Journal of Advanced Nursing.

        Os resultados indicam um “efeito positivo da intervenção psicoterapêutica da enfermagem”, realizada por um enfermeiro especialista em saúde mental, registrando-se uma clara diminuição dos níveis de ansiedade e um aumento do autocontrole da ansiedade no final das cinco sessões (45 a 60 minutos/semana) realizadas em cinco semanas consecutivas.

(Expresso. https://expresso.sapo.pt. Adaptado)

A exemplo de “intervenção” – grafada com “ç” – e de “autocontrole” – grafado sem hífen –, estão correta e respectivamente grafados, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:

  • A pretenção e autohemoterapia.
  • B intenção e autoobservação.
  • C compreenção e autoterapia.
  • D propenção e autofecundação.
  • E isenção e autodefesa.
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Após avanços tecnológicos, medicina deve mirar empatia


Médicos sempre ocuparam uma posição de prestígio na sociedade. Afinal, cuidar do maior bem do indivíduo – a vida – não é algo trivial. Embora a finalidade do ofício seja a mesma, o modus operandi mudou drasticamente com o tempo.

O que se pode afirmar é que o foco da atuação médica deve ser cada vez menos o controle sobre o destino do paciente e mais a mediação e a interpretação de tecnologias, incluindo a famigerada inteligência artificial. Já o lado humanístico, que perdeu espaço para os exames e as máquinas, tende a recuperar cada vez mais sua importância.

De meados do século 20 até agora, concomitantemente às novas especialidades, houve avanço tecnológico e a proliferação de modalidades de exames. Cresceu o catálogo dos laboratórios e também a dependência do médico em relação a exames. A impressão dos pacientes passou a ser a de que o cuidado é ruim, caso o médico não os solicite.

O tema é caro a Jayme Murahovschi, referência em pediatria no país. “Tem que haver progressão tecnológica, claro, mas mais importante que isso é a ligação emocional com o paciente. Hoje médicos pedem muitos exames e os pacientes também.”

Murahovschi está entre os que acreditam que a profissão está sofrendo uma nova reviravolta, quase que voltando às origens clássicas, hipocráticas: “Os médicos do futuro, os que sobrarem, vão ter que conhecer o paciente a fundo, dar toda a atenção que ele precisa, usando muita tecnologia, mas com foco no paciente.”

Alguns profissionais poderão migrar para uma medicina mais técnica, preveem analistas.

Esses doutores teriam uma função diferente, atuando na interface entre o conhecimento biomédico e a tecnologia por trás de plataformas de diagnóstico e reabilitação. Ou ainda atuariam alimentando com dados uma plataforma de inteligência artificial, tornando-a mais esperta.

Outra tecnologia já presente é a telemedicina, que descentraliza a realização de consultas e exames. Clínicas e médicos generalistas podem, rapidamente e pela internet, contar com laudos de especialistas situados em diferentes localidades; uma junta médica pode discutir casos de pacientes e seria possível até a realização, a distância, de consultas propriamente ditas, se não existissem restrições do CFM nesse sentido.

Até cirurgias podem ser feitas a distância, com o advento da robótica. O tema continua fascinando médicos e pacientes, mas, por enquanto, nada de droides médicos à la Star Wars – quem controla o robô ainda é o ser humano.

(Gabriela Alves. Folha de S.Paulo, 19.10.2018. Adaptado)

Considere os trechos do texto.


• Médicos sempre ocuparam uma posição de prestígio na sociedade. (1° parágrafo)

• Já o lado humanístico, que perdeu espaço para os exames e as máquinas... (2° parágrafo)

• Esses doutores teriam uma função diferente, atuando na interface... (7° parágrafo)


De acordo com a norma-padrão de emprego e colocação de pronomes, as expressões destacadas podem ser substituídas por:

  • A a ocuparam; o perdeu; a teriam.
  • B ocuparam-na; perdeu-o; teriam-na.
  • C ocuparam-lhe; o perdeu; a teriam.
  • D a ocuparam; o perdeu; teriam-na.
  • E ocuparam-na; perdeu-lhe; a teriam.
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      É muito comum o brasileiro sofrer com o acento grave, sinal que serve para indicar crase, ou seja, a fusão de “a + a”. Ele é apenas um sinalzinho com inclinação à esquerda, tem seus encantos, porém deixa muita gente boa em situação delicada.

      Quando alguém me pergunta como faz para aprender a “crasear”, digo para começar pelo avesso: primeiro aprenda a não colocar o acento em lugar proibido. Há certas construções em que ele não cabe, pois falta metade: um dos “a + a” não comparece. Por exemplo, o artigo definido feminino “a” não pode ser usado em determinadas situações, o que, por exclusão, nos leva ao raciocínio de que o “a” da construção é apenas a preposição “a”.

(Dica do professor João Bolognesi, texto editado por Talita Abrantes. Em: https://exame.abril.com.br)

Considere o trecho final do texto:


Por exemplo, o artigo definido feminino “a” não pode ser usado em determinadas situações, o que, por exclusão, nos leva ao raciocínio de que o “a” da construção é apenas a preposição “a”.


Assinale a alternativa em que a primeira frase confirma e a segunda frase nega o contido na passagem final do texto.

  • A Quando cheguei à repartição, percebi que ali foram feitas algumas mudanças. / A nova funcionária foi encaminhada à direção do setor.
  • B Durante a reunião do departamento, lemos, com atenção, a ata da anterior. / Emprestei o livro importado a quem não deveria.
  • C Oferecemos a todos os participantes do evento um exemplar do livro. / Na reunião, eles se referiram a essa nova lei.
  • D Analisando a documentação, conclui-se que está tudo em ordem. / Pedimos atenção à nova legislação do condomínio.
  • E Encontrei o autor a cujo livro nos referimos na última bienal. / A foto do acidente à qual tive acesso me deixou chocada.
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                                 Progresso, enfim


      Em atraso nas grandes reformas da Previdência Social e do sistema de impostos, o Brasil tem obtido avanços em uma agenda que, tomada em seu conjunto, mostra-se igualmente essencial – a da melhora do ambiente de negócios.

      Trata-se de objetivos tão diferentes quanto facilitar a criação de empresas, reduzir o custo de licenças ou ampliar o acesso ao crédito. Grande parte dessas providências não depende de votações no Congresso, mas sim do combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público.

      A boa notícia é que o país subiu 16 posições no mais conhecido ranking dessa modalidade, divulgado a cada ano pelo Banco Mundial. A má é que a 109a colocação, num total de 190 nações consideradas, permanece vergonhosa.

      O progresso ocorreu, basicamente, em quatro indicadores – fornecimento de energia elétrica, prazo para abertura de empresa com registro eletrônico, acesso à informação de crédito e certificação eletrônica de origem para importações.

      Pela primeira vez em 16 anos de publicação do relatório, o desempenho brasileiro se destacou na América Latina. Os países mais bem posicionados da região, casos de México (54° lugar), Chile (56° ) e Colômbia (65° ), apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

      Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. A edição mais recente do ranking catalogou número recorde de 314 reformas realizadas em 128 economias desenvolvidas e emergentes no período 2017/2018.

      Fica claro, no documento, que o maior atraso relativo do Brasil se dá no pagamento de impostos, dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. Nesse quesito em particular, o país ocupa um trágico 184° lugar no ranking.

      O caminho óbvio a seguir nesse caso é uma reforma ambiciosa, que racionalize essa modalidade de taxação. Mesmo que não seja possível abrir mão de receitas, a simplificação já traria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

                                    (Editorial, Folha de S.Paulo, 06.11.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.

  • A Se vê, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores.
  • B O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas.
  • C Ainda que se tenha destacado o desempenho do Brasil no relatório do Banco Mundial, sabe-se que o país precisa avançar nos negócios.
  • D Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não condenem-se os países a um retrocesso econômico.
  • E Quando analisa-se o ranking do Banco Mundial, se constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.
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                                 Progresso, enfim


      Em atraso nas grandes reformas da Previdência Social e do sistema de impostos, o Brasil tem obtido avanços em uma agenda que, tomada em seu conjunto, mostra-se igualmente essencial – a da melhora do ambiente de negócios.

      Trata-se de objetivos tão diferentes quanto facilitar a criação de empresas, reduzir o custo de licenças ou ampliar o acesso ao crédito. Grande parte dessas providências não depende de votações no Congresso, mas sim do combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público.

      A boa notícia é que o país subiu 16 posições no mais conhecido ranking dessa modalidade, divulgado a cada ano pelo Banco Mundial. A má é que a 109a colocação, num total de 190 nações consideradas, permanece vergonhosa.

      O progresso ocorreu, basicamente, em quatro indicadores – fornecimento de energia elétrica, prazo para abertura de empresa com registro eletrônico, acesso à informação de crédito e certificação eletrônica de origem para importações.

      Pela primeira vez em 16 anos de publicação do relatório, o desempenho brasileiro se destacou na América Latina. Os países mais bem posicionados da região, casos de México (54° lugar), Chile (56° ) e Colômbia (65° ), apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

      Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. A edição mais recente do ranking catalogou número recorde de 314 reformas realizadas em 128 economias desenvolvidas e emergentes no período 2017/2018.

      Fica claro, no documento, que o maior atraso relativo do Brasil se dá no pagamento de impostos, dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. Nesse quesito em particular, o país ocupa um trágico 184° lugar no ranking.

      O caminho óbvio a seguir nesse caso é uma reforma ambiciosa, que racionalize essa modalidade de taxação. Mesmo que não seja possível abrir mão de receitas, a simplificação já traria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

                                    (Editorial, Folha de S.Paulo, 06.11.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita de passagem do texto está correta quanto à norma-padrão de pontuação.

  • A O Brasil, segundo a boa notícia, subiu 16 posições no ranking do Banco Mundial; se bem que, ainda está na 109ª colocação, num total de 190 nações consideradas.
  • B Quanto ao pagamento de impostos em particular, o Brasil, conforme o documento do Banco Mundial, ocupa o 184° lugar no ranking, que abrange 190 nações.
  • C México, Chile e Colômbia, apresentaram pouca ou nenhuma melhora mas são os países mais bem posicionados da América Latina.
  • D Considerando-se: a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo; o ranking do Banco Mundial deixa claro, que o maior atraso relativo do Brasil se dá no pagamento de impostos.
  • E O progresso brasileiro ocorreu, em quatro indicadores; fornecimento de energia elétrica, prazo para abertura de empresa com registro eletrônico, acesso à informação de crédito e certificação eletrônica de origem para importações.
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Ética para quê?


Essa é uma boa pergunta para quem pensa que está apenas resolvendo um projeto de engenharia, conformando uma solução arquitetônica ou urdindo um plano agronômico. Nisso que chamamos ato de ofício tecnológico aplicamos conhecimento científico, modus operandi, criatividade, observância das normas técnicas e das exigências legais. E onde entra a tal da ética?

Em geral, os dicionários definem “ética” como um sistema de julgamento de condutas humanas, apreciáveis segundo valores, notadamente os classificáveis em bem e mal. O Dicionário Houaiss traz estes conceitos:


[…] estudo das finalidades últimas, ideais e em alguns casos, transcendentes, que orientam a ação humana para o máximo de harmonia, universalidade, excelência ou perfectibilidade, o que implica a superação de paixões e desejos irrefletidos. Estudo dos fatores concretos (afetivos, sociais etc.) que determinam a conduta humana em geral, estando tal investigação voltada para a consecução de objetivos pragmáticos e utilitários, no interesse do indivíduo e da sociedade.


Quaisquer que sejam as formas de pensar, ....... preocupação é com a conduta dirigida ........ execução de algo que seja considerado como bom ou mau. É ....... ação produzindo resultados. Resultados sujeitos ....... juízo de valores. Somos dotados de uma capacidade racional de optar, de escolher, de seguir esta ou aquela via. Temos o livre-arbítrio. Somos juízes prévios de nós mesmos.

Vejamos rapidamente uma metáfora para ....... melhor compreensão deste diferencial de consciência existente entre dois agentes de transformação do meio: a minhoca e o homem. É indubitável que as minhocas agem sobre o meio transformando-o. Reconhecem solos, fazem túneis, condicionam o ar de seus ninhos, constroem abrigos para seus ovos, preveem tempestades e sismos, convertem matéria orgânica em alimento e adubam o caminho por onde passam. São dispositivos sensores sofisticados e admiráveis máquinas de cavar. Tudo isso também é possível de realização pelo homem tecnológico. Fazemos abrigos, meios de transporte, manejamos o solo, produzimos alimento, modelamos matéria e energia, prospectamos e controlamos as coisas ao nosso redor. A diferença é que a minhoca faz isso por instinto e nós profissionais o fazemos por vontade, por arbítrio. A minhoca tem em sua natureza o impulso de agir assim. Nós outros, humanos, o fazemos para acrescentar algo de melhor em nossa condição. A minhoca é um ser natural. Nós somos seres éticos. Para as minhocas não há nem bem nem mal. Apenas seguem seu curso natural. Então, para que ética? Para fazermos exatamente aquilo que fazemos, porém bem feito e para o bem de alguém. Isso não é o bastante, mas já é um bom começo. Um pouco também para nos diferenciarmos das minhocas na nossa faina comum de mudar o mundo.

PUSCH. J. Ética e cultura profissional do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Disponível em:<http://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/caderno08.pdf[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

  • A De acordo com o Dicionário Houaiss, infere-se que a ética é determinada pela universalidade da conduta humana na busca incessante pelo bem individual.
  • B O homem é dotado de livre-arbítrio e, sendo um ser ético, tem a capacidade racional de agir de modo não só a fazer seu trabalho bem feito, mas também em benefício de alguém.
  • C A globalização é responsável pela imposição de um modelo de mercado em permanente mutação que rege a conduta dos profissionais na busca automática por resultados econômicos cada vez melhores.
  • D O homem tecnológico e a minhoca são seres essencialmente naturais, por isso compartilham geneticamente a habilidade instintiva de agir sobre o meio, transformando-o por vontade própria.
  • E Há um descompasso entre a rapidez no avanço do conhecimento científico e tecnológico e a lentidão na absorção desses conhecimentos por profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia.
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Ética para quê?


Essa é uma boa pergunta para quem pensa que está apenas resolvendo um projeto de engenharia, conformando uma solução arquitetônica ou urdindo um plano agronômico. Nisso que chamamos ato de ofício tecnológico aplicamos conhecimento científico, modus operandi, criatividade, observância das normas técnicas e das exigências legais. E onde entra a tal da ética?

Em geral, os dicionários definem “ética” como um sistema de julgamento de condutas humanas, apreciáveis segundo valores, notadamente os classificáveis em bem e mal. O Dicionário Houaiss traz estes conceitos:


[…] estudo das finalidades últimas, ideais e em alguns casos, transcendentes, que orientam a ação humana para o máximo de harmonia, universalidade, excelência ou perfectibilidade, o que implica a superação de paixões e desejos irrefletidos. Estudo dos fatores concretos (afetivos, sociais etc.) que determinam a conduta humana em geral, estando tal investigação voltada para a consecução de objetivos pragmáticos e utilitários, no interesse do indivíduo e da sociedade.


Quaisquer que sejam as formas de pensar, ....... preocupação é com a conduta dirigida ........ execução de algo que seja considerado como bom ou mau. É ....... ação produzindo resultados. Resultados sujeitos ....... juízo de valores. Somos dotados de uma capacidade racional de optar, de escolher, de seguir esta ou aquela via. Temos o livre-arbítrio. Somos juízes prévios de nós mesmos.

Vejamos rapidamente uma metáfora para ....... melhor compreensão deste diferencial de consciência existente entre dois agentes de transformação do meio: a minhoca e o homem. É indubitável que as minhocas agem sobre o meio transformando-o. Reconhecem solos, fazem túneis, condicionam o ar de seus ninhos, constroem abrigos para seus ovos, preveem tempestades e sismos, convertem matéria orgânica em alimento e adubam o caminho por onde passam. São dispositivos sensores sofisticados e admiráveis máquinas de cavar. Tudo isso também é possível de realização pelo homem tecnológico. Fazemos abrigos, meios de transporte, manejamos o solo, produzimos alimento, modelamos matéria e energia, prospectamos e controlamos as coisas ao nosso redor. A diferença é que a minhoca faz isso por instinto e nós profissionais o fazemos por vontade, por arbítrio. A minhoca tem em sua natureza o impulso de agir assim. Nós outros, humanos, o fazemos para acrescentar algo de melhor em nossa condição. A minhoca é um ser natural. Nós somos seres éticos. Para as minhocas não há nem bem nem mal. Apenas seguem seu curso natural. Então, para que ética? Para fazermos exatamente aquilo que fazemos, porém bem feito e para o bem de alguém. Isso não é o bastante, mas já é um bom começo. Um pouco também para nos diferenciarmos das minhocas na nossa faina comum de mudar o mundo.

PUSCH. J. Ética e cultura profissional do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Disponível em:<http://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/caderno08.pdf[Adaptado]

Considere as frases abaixo, em seu contexto:


1. Somos juízes prévios de nós mesmos. (penúltimo parágrafo)

2. Apenas seguem seu curso natural. (último parágrafo)

3. Para fazermos exatamente aquilo que fazemos, porém bem feito e para o bem de alguém. (último parágrafo)

4. Isso não é o bastante, mas já é um bom começo. (último parágrafo)


Assinale a alternativa correta em relação às frases

  • A A frase 1, se colocada no singular, seria reescrita como “Sou juíz prévio de eu mesmo”, sem desvio da norma culta da língua escrita.
  • B Em 2, o pronome “seu” refere-se a “curso”, podendo a frase ser reescrita como “Apenas seguem o curso natural dele”, sem prejuízo de significado no texto.
  • C Em 3, a oração introduzida por “porém” contradiz a informação contida no segmento que precede a conjunção.
  • D Em 3 e 4, as conjunções “porém” e “mas” podem ser intercambiáveis entre si, sem prejuízo de significado no texto e sem alterar a classificação sintática das respectivas orações.
  • E Em 4, “Isso” é o sujeito da primeira oração e “já” é o sujeito da segunda oração.
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Ética para quê?


Essa é uma boa pergunta para quem pensa que está apenas resolvendo um projeto de engenharia, conformando uma solução arquitetônica ou urdindo um plano agronômico. Nisso que chamamos ato de ofício tecnológico aplicamos conhecimento científico, modus operandi, criatividade, observância das normas técnicas e das exigências legais. E onde entra a tal da ética?

Em geral, os dicionários definem “ética” como um sistema de julgamento de condutas humanas, apreciáveis segundo valores, notadamente os classificáveis em bem e mal. O Dicionário Houaiss traz estes conceitos:


[…] estudo das finalidades últimas, ideais e em alguns casos, transcendentes, que orientam a ação humana para o máximo de harmonia, universalidade, excelência ou perfectibilidade, o que implica a superação de paixões e desejos irrefletidos. Estudo dos fatores concretos (afetivos, sociais etc.) que determinam a conduta humana em geral, estando tal investigação voltada para a consecução de objetivos pragmáticos e utilitários, no interesse do indivíduo e da sociedade.


Quaisquer que sejam as formas de pensar, ....... preocupação é com a conduta dirigida ........ execução de algo que seja considerado como bom ou mau. É ....... ação produzindo resultados. Resultados sujeitos ....... juízo de valores. Somos dotados de uma capacidade racional de optar, de escolher, de seguir esta ou aquela via. Temos o livre-arbítrio. Somos juízes prévios de nós mesmos.

Vejamos rapidamente uma metáfora para ....... melhor compreensão deste diferencial de consciência existente entre dois agentes de transformação do meio: a minhoca e o homem. É indubitável que as minhocas agem sobre o meio transformando-o. Reconhecem solos, fazem túneis, condicionam o ar de seus ninhos, constroem abrigos para seus ovos, preveem tempestades e sismos, convertem matéria orgânica em alimento e adubam o caminho por onde passam. São dispositivos sensores sofisticados e admiráveis máquinas de cavar. Tudo isso também é possível de realização pelo homem tecnológico. Fazemos abrigos, meios de transporte, manejamos o solo, produzimos alimento, modelamos matéria e energia, prospectamos e controlamos as coisas ao nosso redor. A diferença é que a minhoca faz isso por instinto e nós profissionais o fazemos por vontade, por arbítrio. A minhoca tem em sua natureza o impulso de agir assim. Nós outros, humanos, o fazemos para acrescentar algo de melhor em nossa condição. A minhoca é um ser natural. Nós somos seres éticos. Para as minhocas não há nem bem nem mal. Apenas seguem seu curso natural. Então, para que ética? Para fazermos exatamente aquilo que fazemos, porém bem feito e para o bem de alguém. Isso não é o bastante, mas já é um bom começo. Um pouco também para nos diferenciarmos das minhocas na nossa faina comum de mudar o mundo.

PUSCH. J. Ética e cultura profissional do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrônomo. Disponível em:<http://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/caderno08.pdf[Adaptado]

Analise as frases abaixo, retiradas do último parágrafo do texto:


1. É indubitável que as minhocas agem sobre o meio transformando-o.

2. A diferença é que a minhoca faz isso por instinto e nós profissionais o fazemos por vontade, por arbítrio.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação às frases.


( ) Em 1, a palavra “indubitável” pode ser substituída por “incontestável”, sem prejuízo de significado no texto.

( ) Em 1 e 2, o pronome oblíquo “o” funciona como objeto direto e refere-se a “o meio” e “isso”, respectivamente.

( ) Em 1 e 2, a conjunção “que” introduz oração subordinada substantiva predicativa.

( ) Em 2, o pronome oblíquo “o” pode ser posposto ao verbo na forma “fazemo-lo”, sem desvio da norma culta da língua escrita.

( ) Em 2, a palavra “arbítrio” pode ser substituída por “coação”, sem prejuízo de significado no texto.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • V
  • B V • V • F • V • F
  • C V • F • V • V • F
  • D F • V • V • F • V
  • E F • F • F • V • F