Resolver o Simulado Assistente Administrativo - FSADU - Nível Médio

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Noções de Informática

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Realizar consultas na internet é uma das atividades mais simples e corriqueiras. Mas é possível utilizar recursos para melhorar e refinar os resultados das buscas. Considerando o site de busca Google.com.br, qual das alternativas, abaixo, apresenta a forma a ser utilizada no campo de pesquisa para que o resultado da busca contenha somente as páginas que possuem exatamente a frase Sousandrade Concursos.

  • A +Sousandrade +Concursos
  • B Sousandrade +Concursos
  • C “Sousandrade Concursos”
  • D Sousandrade Concursos
  • E +Sousandrade Concursos
2

O LibreOffice é uma suite de aplicativos que possui os seguintes aplicativos: Impress, Writer e Calc. Quais são, respectivamente, as extensões padrões desses aplicativos?

  • A odp, odw, odc
  • B odi, odw, odc
  • C odi, odt, ods
  • D odp, odt, ods
  • E odi, odt, odc
3

A utilização de email, internet e intranet cada vez mais faz parte do cotidiano das empresas. De acordo com os conceitos envolvidos nesses recursos, podemos afirmar que

  • A somente é possível enviar email se a empresa possuir um Servidor Proxy.
  • B a principal diferença entre a internet e a intranet é que quando acessamos a intranet de uma empresa, esta sempre deverá utilizar o protocolo HTTPS.
  • C a estrutura básica de email é www.empresa.com.br
  • D a intranet é utilizada para a troca de mensagens eletrônicas dentro de uma empresa que possui funcionários em várias localidades, enquanto que o email somente é utilizado para a troca de mensagens entre os funcionários e os outros usuários da internet.
  • E por padrão, o envio de email pode ser feito através de 3 campos de destinatários: Para, Cópia e Cópia Oculta.
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Na maioria das vezes, a partir da especificação de um computador ou notebook, é possível identificar a qual dispositivo ou periférico se faz referência. As especificações 2.53 GHz, 1.5 tb sata2, 100/1000 Mbps, 8 Gb ddr3 dizem respeito, respectivamente, ao

  • A Barramento da Placa mãe, Driver de Blueray, Placa de Rede e Memória RAM.
  • B Processador, Disco Rígido, Placa de Rede e Memória RAM.
  • C Processador, Driver de Blueray, Placa de Rede e Memória RAM.
  • D Processador, Memória RAM, Placa de Rede e Disco Rígido.
  • E Barramento da Placa mãe, Memória RAM, Placa de Rede e Disco Rígido.
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Julgue, como verdadeiras ou falsas, as seguintes afirmações sobre o recurso de Mala Direta do MS Word.

I. É possível criar uma lista de destinatários a partir de um arquivo do MS Excel para gerar, por exemplo, uma mala direta de correspondência.
II. Somente é possível criar malas diretas no formato de etiquetas ou envelopes.
III. A função “Mesclar” da mala direta tem a finalidade de gerar um documento a partir do modelo de documento e da lista de endereços.

É CORRETO afirmar que somente a(s) afirmativa(s)

  • A I e III são verdadeiras.
  • B II e III são verdadeiras.
  • C I e II são verdadeiras.
  • D I é verdadeira.
  • E III é verdadeira.
6

No menu Arquivo, do OpenOffice.org Writer uma das opções abaixo está ausente. Assinale-a.

  • A Fechar
  • B Novo
  • C Abrir
  • D Editar
  • E Salvar
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No Microsoft Word, para saber quantas páginas seu documento possui;

  • A basta usar a opção Propriedades do Texto no Menu Formatar
  • B aciona-se o menu Exibir -> Estatísticas.
  • C aciona-se o menu Arquivo -> Propriedades do Documento.
  • D basta posicionar o cursor na última linha do documento, que o Word mostrará essa informação em um balão sobreposto ao texto.
  • E basta observar na barra de status essa informação.
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Considere um arranjo de dois ou mais computadores conectados fisicamente por meio de cabos. Dentre as palavras abaixo, selecione aquela que melhor descreve esse cenário.

  • A Rede
  • B WAN
  • C Wireless
  • D Ponto de Acesso
  • E Servidor
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Seleciona-se uma palavra e deseja-se modificar a cor em que ela será exibida / impressa. Dentre as alternativas abaixo, escolha aquela que indica um elemento ou recurso do Microsoft Word diretamente relacionado com essa tarefa.

  • A Formatação de parágrafos
  • B Formatação de fontes
  • C Painel de controle de exibição do Word
  • D Menu Exibir
  • E Icone de negrito
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A Barra de Tarefas é um componente tradicional do sistema Operacional Windows. Tipicamente lá encontramos, entre outras coisas, o relógio. Esse item, dentro da barra de tarefas, fica localizado;

  • A no menu Iniciar.
  • B na área de trabalho.
  • C na área de notificação.
  • D na barra de rolagem.
  • E no painel de controle.
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O Word possui uma ferramenta que permite ao usuário localizar várias ocorrências de uma mesma palavra em um texto e substituí-las por outra palavra. Dentre as opções, uma apresenta um comando de atalho para essa ferramenta, assinale-a.

  • A Ctrl+P
  • B Ctrl+U
  • C Ctrl+L
  • D Ctrl+S
  • E Ctrl+Q
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Uma das opções abaixo se refere a um arquivo de texto que é criado no computador por um site qualquer, para permitir que o computador seja identificado todas as vezes que o referido site for acessado. Assinale tal opção.

  • A Cookie
  • B Browser
  • C Link
  • D Switch
  • E Hiperlink

Português

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A ambiguidade ocorre quando o que é dito ou escrito admite mais de um sentido. Esse recurso foi explorado no seguinte texto publicitário:

  • A A melhor opção para sua empresa é você quem escolhe. (Intel)
  • B Seguro de vida Itaú. Você é importante demais para não ter. (Banco Itaú)
  • C Cada garrafa tem uma história. (Coca-Cola)
  • D Seu filho vai aprender inglês brincando. (Magic English, Abril Coleções)
  • E Qual momento você vai tornar inesquecível? (Claro)
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O pronome onde vem sendo comumente utilizado de forma indevida, em textos orais e escritos, para iniciar orações relativas. Essa infração à norma padrão pode ser identificada em qual alternativa?

  • A Os envolvidos ficarão onde os juízes do STJ determinarem.
  • B Voltou ao aeroporto – embora cansada – onde havia esquecido a mala.
  • C Deixarás o armário onde, se comprares aquela mesa maior?
  • D Deixe as roupas onde possamos encontrar sem dificuldade.
  • E Entrevistou a presidente, onde ela confirmou a demissão dos corruptos.
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O emprego do acento grave pode ser determinado, entre outras razões, pela regência de um verbo. Em que frase o uso desse acento desrespeita a norma padrão?

  • A a) Assistiu às pressas o fim da apuração.
  • B Retornarei à encomenda via Sedex.
  • C Tive acesso à informação bancária.
  • D Voltarei à casa dos meus pais, hoje.
  • E Deixaremos alguns clientes à espera.
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Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”
(IstoÉ – Agosto/2010)

Com relação aos aspectos semânticos e morfossintáticos do texto, assinale a opção CORRETA.

  • A Em “Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos...”, (1º parágrafo) há eufemismo, como figura de linguagem.
  • B Em “...para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse...” (3º parágrafo), o termo destacado representa, na oração, um aposto.
  • C O termo destacado em “...para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse... (3º parágrafo) expressa uma ideia de proporção.
  • D A expressão “foi um tiro no pé”, (último parágrafo) faz referência a uma conduta negativa do piloto Felipe Massa, que prejudicou os próprios companheiros de equipe.
  • E O termo “calou” (3º parágrafo), no contexto apresentado, foi usado denotativamente, no sentido de “não produzir som ou ruído”.
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Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”
(IstoÉ – Agosto/2010)

Marque a alternativa em que o termo sublinhado NÃO representa um artigo.

  • A “...o esporte exaltou o lado sujo, ...”
  • B “Chegou em segundo, escoltando o concorrente.”
  • C “...perdeu o título na última curva de Interlagos,...”
  • D “Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, ...”
  • E “...para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
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Na sentença “Marcaram a administração do Presidente os interesses dos mais poderosos na economia do país.”, a concordância está correta, segundo a norma padrão da língua, porque

  • A a oração possui sujeito indeterminado.
  • B o verbo concorda com o núcleo do sujeito, que se encontra no plural.
  • C o sujeito pratica uma ação reflexiva.
  • D a sentença é uma oração sem sujeito
  • E o verbo concorda com “poderosos”, sujeito da oração, portanto, o verbo dever ir para o plural.
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Marque a alternativa em que todas as palavras contenham prefixos indicativos de negação, oposição.

  • A disenteria, êxodo
  • B desaforado, eufemismo
  • C afônico, amoral
  • D intervenção, encéfalo
  • E analogia, exorcismo
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Fora de si

“eu fico louco eu fico fora de si eu fica assim eu fica fora de mim “eu fico louco eu fico fora de si eu fica assim eu fica fora de mim.

Da leitura do texto acima, pode-se inferir que :

  • A As inadequações quanto à norma padrão prejudicam a clareza do texto, dificultando seu entendimento.
  • B A repetição do pronome “eu” deve-se à intenção do autor de dar ênfase às estruturas gramaticais presentes no texto.
  • C O uso de variantes linguísticas dialetais provoca no leitor a reflexão sobre as diversas formas de ver o mundo, o indivíduo e seus conflitos.
  • D as transgressões à norma culta da língua foram intencionais, com a finalidade de expressar a loucura do indivíduo, seu vazio diante do mundo.
  • E O autor mistura as pessoas verbais nas concordâncias, demonstrando desconhecimento da norma padrão da língua escrita.
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Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”
(IstoÉ – Agosto/2010)

Considere o trecho abaixo.

“Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso (...) o ultrapassasse.”


Segundo a norma padrão da língua escrita, o uso do termo destacado também está correto em

  • A Não pude pensar sobre a importante informaçã com a qual conversamos.
  • B A aluna com a qual eu me referi, não passou no exame psicológico.
  • C Demitiu-se porque não aguentou o mau humor da supervisora com a qual trabalhava.
  • D Eis a receita com a qual precisamos para aquele jantar.
  • E O bandido era o homem com o qual ela amava.
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Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”
(IstoÉ – Agosto/2010)

O termo destacado expressa uma ideia de concessão em :

  • A “... perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada.”
  • B “A derrota, porém, nunca lhe caiu bem.”
  • C “... e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.”
  • D “... para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.”
  • EMas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo.”
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Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”
(IstoÉ – Agosto/2010)

O texto trata, principalmente, de :

  • A O texto trata, principalmente, de
  • B esporte e suas dificuldades
  • C ética, princípios morais no esporte.
  • D campeões da Fórmula 1 no ano de 2008.
  • E derrotas e vitórias no esporte.
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Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”
(IstoÉ – Agosto/2010)

A linguagem conotativa pode ser encontrada em :

  • A “A derrota, porém, nunca lhe caiu bem.”
  • B “... perdeu o título na última curva.”
  • C “Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias...”
  • D “Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari.”
  • E “Havia cumprido uma ordem do chefe.”
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O diretor de uma escola solicitou ao secretário que elaborasse um documento, descrevendo a situação atual da biblioteca, em relação ao aspecto físico e ao acervo bibliográfico, sugerindo as possíveis melhorias que poderiam ser feitas.
Segundo as características propostas para a elaboração, o documento apresentado será:

  • A uma carta comercial, por tratar-se de uma transcrição de informações de um arquivo.
  • B um memorando, por tratar-se de uma comunicação sucinta.
  • C um relatório, por conter uma descrição de itens, opinião crítica e propostas de solução.
  • D um requerimento, por tratar-se de uma solicitação de um diretor a um funcionário da escola.
  • E uma ata, por tratar-se de uma correspondência entre setores de um mesmo órgão.
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Assinale a frase em que o pronome e o verbo em destaque estão usados CORRETAMENTE, de acordo com a norma culta.

  • A Sua Excelência, o Sr. Ministro, conquistastes vossos adeptos.
  • B Vossas Senhorias, desculpe-me, mas vossos documentos estão incompletos.
  • C Informamos que Vossa Excelência e vosso auxiliares sois bem recebidos.
  • D Vossa Excelência trouxe seus documentos indeferidos?
  • E Pelo presente, solicitamos a Vossa Senhoria que envieis seu currículo
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Marque a opção CORRETA, em que a afirmação está de acordo com a norma culta da língua.

  • A A forma cerimoniosa Vossa Alteza é indicada para reis e imperadores.
  • B No tratamento cortês e cerimonioso o pronome indicado para ministros de Estado é Vossa Excelência.
  • C A forma cortês Vossa Meritíssima é indicada para reitores de universidades.
  • D O pronome de tratamento Vossa Senhoria é a forma indicada, no tratamento cortês, para deputados e senadores.
  • E As formas Vossa Senhoria e Vossa Excelência são indicadas, indiferentemente, no tratamento cerimonioso, para embaixadores e ministros de Tribunais.
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TEXTO B

Meu gerente me disse que meu defeito é querer trabalhar pelos outros. Eu concordo com ele. Quando vejo que alguma coisa vai atrasar, ou não vai sair bem-feita, vou lá e faço. Só não entendo por que meu gerente chama essa atitude de “defeito”. - Luly

Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão. Seu gerente precisa administrar um departamento inteiro, e cabe a ele equilibrar a parte técnica (o trabalho bem-feito) com a parte humana (o bom ambiente de trabalho). Se sua atitude, Luly, colocar todos os seus colegas contra você, gerando um clima de insatisfação, seu gerente terá um problema. E ele lhe deu o primeiro aviso, ao chamar de “defeito” a sua proatividade invasiva. Para que isso se transforme em virtude, você só precisa trocar “vou lá e faço” por “vou lá e ofereço ajuda”.

Marque o par de palavras que pode resumir a condução do comentarista a respeito da consulta de Luly.

  • A solidariedade / arrogância
  • B cumplicidade / medo
  • C gratidão / incompreensão
  • D equilíbrio / dissimulação
  • E ponderação / sensatez
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TEXTO B

Meu gerente me disse que meu defeito é querer trabalhar pelos outros. Eu concordo com ele. Quando vejo que alguma coisa vai atrasar, ou não vai sair bem-feita, vou lá e faço. Só não entendo por que meu gerente chama essa atitude de “defeito”. - Luly

Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão. Seu gerente precisa administrar um departamento inteiro, e cabe a ele equilibrar a parte técnica (o trabalho bem-feito) com a parte humana (o bom ambiente de trabalho). Se sua atitude, Luly, colocar todos os seus colegas contra você, gerando um clima de insatisfação, seu gerente terá um problema. E ele lhe deu o primeiro aviso, ao chamar de “defeito” a sua proatividade invasiva. Para que isso se transforme em virtude, você só precisa trocar “vou lá e faço” por “vou lá e ofereço ajuda”.

Leia o fragmento abaixo, considerando o contexto em que ele se insere, e responda às questões 05 e 06.

Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão.”

Considerando o contexto, é CORRETO afirmar que no fragmento acima.

  • A a forma verbal Digamos equivale a “Admitamos”
  • B o emprego da conjunção mas justifica-se porque expressa uma idéia de adição, ligando fatos de mesmo valor semântico.
  • C o adjetivo bem-feito, na frase em que se encontra, é o oposto de “mau-feito”
  • D o pronome que em “Digamos que” substitui a palavra “atitude” usada em um parágrafo anterior do texto.
  • E o emprego da forma verbal seja justifica-se porque expressa um fato certo
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TEXTO B

Meu gerente me disse que meu defeito é querer trabalhar pelos outros. Eu concordo com ele. Quando vejo que alguma coisa vai atrasar, ou não vai sair bem-feita, vou lá e faço. Só não entendo por que meu gerente chama essa atitude de “defeito”. - Luly

Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão. Seu gerente precisa administrar um departamento inteiro, e cabe a ele equilibrar a parte técnica (o trabalho bem-feito) com a parte humana (o bom ambiente de trabalho). Se sua atitude, Luly, colocar todos os seus colegas contra você, gerando um clima de insatisfação, seu gerente terá um problema. E ele lhe deu o primeiro aviso, ao chamar de “defeito” a sua proatividade invasiva. Para que isso se transforme em virtude, você só precisa trocar “vou lá e faço” por “vou lá e ofereço ajuda”.

Leia o fragmento abaixo, considerando o contexto em que ele se insere, e responda às questões 05 e 06.

Digamos que essa seja uma virtude perigosa, Luly. O trabalho pode sair bem-feito, mas sua atitude desperta alguns sentimentos em seus colegas. Na melhor hipótese, de agradecimento por sua preocupação. Na pior, de raiva incontida por sua intromissão.”

O comentarista Max Gehringer, a respeito da atitude de Luly, expressa dois sentimentos,

  • A de uma forma conclusiva, empregando conjunções adequadas para esse fim.
  • B de um modo similar, empregando formas verbais semelhantes.
  • C de modo associativo, utilizando-se de substantivos em escala sinonímica.
  • D de certo modo antagônicos, utilizando-se de formas adjetivas para caracterizá-los.
  • E de modo comparativo, empregando formas adverbiais e substantivas que não se excluem.
31
TEXTO A

A Linguagem, a filosofia já o sabe, tem valor ontológico. A palavra “ontológico” é, no mais, estranha a muita gente, mas no contexto da frase quer dizer apenas o seguinte: o ser é linguagem. Qualquer ser humano, todo ser humano. Afirmar isso significa dizer que a palavra não seria só uma ferramenta da comunicação, ela sustentaria o próprio ser. Ao rotular os fenômenos e os objetos, ao esquadrinhar formas expressivas, cada língua impõe uma maneira de compreender a realidade, de comportar perspectivas e aversões contra outros ângulos possíveis.

O pronome ela, no primeiro parágrafo do texto, retoma, adequadamente.

  • A comunicação.
  • B palavra.
  • C linguagem.
  • D frase.
  • E filosofia.
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TEXTO A

A Linguagem, a filosofia já o sabe, tem valor ontológico. A palavra “ontológico” é, no mais, estranha a muita gente, mas no contexto da frase quer dizer apenas o seguinte: o ser é linguagem. Qualquer ser humano, todo ser humano. Afirmar isso significa dizer que a palavra não seria só uma ferramenta da comunicação, ela sustentaria o próprio ser. Ao rotular os fenômenos e os objetos, ao esquadrinhar formas expressivas, cada língua impõe uma maneira de compreender a realidade, de comportar perspectivas e aversões contra outros ângulos possíveis.

O trecho entre vírgulas no primeiro período do texto indica .

  • A acréscimo, explicação.
  • B alternativa, possibilidade.
  • C conclusão, decorrência.
  • D conseqüência, efeito.
  • E contradição, retificação.

Administração Pública

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A modalidade de licitação que, embora sujeita aos princípios da publicidade e da igualdade, objetivando a escolha do melhor trabalho, dispensa algumas formalidades, denomina-se .

  • A Concurso.
  • B Leilão.
  • C Pregão.
  • D Concorrência.
  • E Tomada de preços
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Com relação à administração indireta, é correto afirmar:

  • A Os serviços sociais autônomos gozam de privilégios administrativos, fiscais e processuais, além daqueles que a lei especial expressamente lhes conceder.
  • B A instituição das autarquias, ou seja, sua criação e organização, opera-se através de lei específica.
  • C As fundações públicas destinam-se à realização de atividades lucrativas e atípicas do Poder Público, mas de interesse coletivo.
  • D As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito público cuja criação é autorizada por lei específica.
  • E A autarquia é forma de descentralização administrativa, através da personificação de um serviço retirado da administração centralizada.
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Josefina Pestana Pereira foi aprovada em concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de São Luís/MA, para o cargo de Agente Administrativo. Tomou posse e entrou em exercício em 17/01/2008 e trabalha nos turnos matutino e vespertino. Em 25/01/2008 Josefina tomou conhecimento de que também fora aprovada no concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar/MA e foi chamada para assumir o cargo de Agente Administrativo em uma escola que só funciona à noite. Para obedecer ao princípio da legalidade, Josefina:

  • A poderá assumir os dois cargos, desde que informe o fato às administrações dos dois municípios e declare ao fisco os rendimentos dos dois empregos, para fins de pagamento do imposto de renda.
  • B poderá assumir os dois cargos, pois a vedação constitucional só é relevante se não houver compatibilidade de horários e, no caso, os empregos são em turnos diferentes.
  • C só poderá optar pelos dois empregos após se certificar de que as leis orgânicas de São Luis e de Paço do Lumiar não proíbem a acumulação remunerada desses cargos.
  • D só poderá optar pelos dois empregos após constatar que a Constituição do Estado do Maranhão não proíbe a acumulação remunerada de cargos.
  • E deverá optar por um dos dois empregos, pois a Constituição Federal veda a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto para aqueles em que o próprio texto constitucional abre exceção, o que não se aplica ao caso de Josefina.
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Embora não seja a regra, a Administração Pública pode dispensar a licitação e efetuar a compra de materiais, bens e serviços e a contratação de obras diretamente, junto a determinado fornecedor. Contudo, a dispensa de licitação só pode ocorrer dentro dos limites fixados na Lei de Licitações e Contratos.

Dentre as alternativas abaixo, apenas uma NÃO está contemplada na Lei para dispensar a licitação, assinale-a.

  • A Na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento que decorram de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor.
  • B Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional.
  • C Para a compra ou locação de imóvel para atender às finalidades precípuas da Administração, quando a necessidade de instalação e localização condicionar a sua escolha, e o preço for compatível com o valor de mercado.
  • D Para realização de serviços e compras cujos valores não ultrapassem 100 (cem) salários mínimos vigentes à época da contratação.
  • E Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem
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A publicidade dos atos, dos programas, das obras, dos serviços e das campanhas dos órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou ser voltada para a orientação social. Com relação a essa publicidade, é verdade afirmar que:

  • A dela podem constar apenas os nomes das autoridades responsáveis pelos atos e programas de governo, como Ministros, Secretários, Governadores, Prefeitos etc.
  • B dela podem constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de servidores públicos, desde que estes não sejam candidatos a cargo eletivo no pleito seguinte.
  • C dela não devem constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de servidores públicos.
  • D dela podem constar símbolos ou imagens, desde que estejam vinculadas a um partido político legalmente autorizado a funcionar no país.
  • E é livre a utilização de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, desde que a propaganda tenha fim educativo, informativo ou de orientação social.
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Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de licitação na qual a Administração Pública escolhe, entre empresas interessadas do ramo referente ao produto o serviço a ser adquirido, um número mínimo de três concorrentes para participar do processo, e fixa, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório para atender às demais empresas que manifestarem seu interesse.

  • A Tomada de Preços.
  • B Concorrência.
  • C Concurso.
  • D Convite.
  • E Pregão.
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No contexto do serviço de protocolo de um órgão público, a autuação corresponde à ação de:

  • A unir definitivamente um processo a outro, passando ambos, deste momento em diante, a constituírem um só documento.
  • B proferir uma decisão no processo sobre assunto submetido à apreciação de autoridade administrativa.
  • C retirar documentos e peças já juntados ao processo, mediante autorização expressa da autoridade competente.
  • D formalizar um processo, atribuindo-lhe numeração única, fazendo os registros devidos em sistema informatizado ou em livro de controle e entregando o número de protocolo ao interessado.
  • E arquivar processo que já tenha alcançado o objetivo para o qual foi constituído.
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Entre as opções abaixo, marque aquela que apresenta um dever do servidor público.

  • A Submeter a pessoas estranhas à repartição atribuições e responsabilidades próprias de servidores públicos.
  • B Usar a influência do cargo que ocupa para agilizar a resolução de problemas de pessoas amigas junto a outros órgãos da Administração Pública.
  • C Prestar contas de quaisquer bens e recursos públicos sob sua responsabilidade ou postos à sua disposição, observados os prazos e a forma prescritos na legislação.
  • D Alterar o teor de documentos ou suprimir folhas de processos administrativos, desde que motivado por ordem expressa de superior hierárquico.
  • E Abster-se de exercer o direito de greve, sob todas as suas formas.
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