Resolver o Simulado Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (AL-GO) - Fisioterapeuta - IADES - Nível Superior

0 / 37

Fisioterapia

1

Considere hipoteticamente que certo paciente submetido a avaliação da marcha para tratamento fisioterapêutico apresentou fraqueza para realizar o movimento de dorsiflexão do tornozelo, arrastando a ponta do pé no solo ao caminhar. Também foi observado elevação anormal dos joelhos.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A Esse padrão é característico de pacientes com lesões cerebelares, sendo denominada marcha ebriosa.
  • B Trata-se de um caso de marcha talonante ou tabética, gerada por perda das informações sensoriais dos membros inferiores, principalmente proprioceptivas.
  • C A análise cinético-funcional demonstra a presença de lesão do nervo isquiático.
  • D O padrão apresentado é típico dos casos de doença de Parkinson ou aterosclerose avançada.
  • E Certamente o paciente apresenta uma sequela de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites ou poliomielite. Denomina-se padrão de marcha escarvante.
2

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos nos quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta.

  • A A amplitude de movimento é uma propriedade de natureza muscular, obtida por meio do alongamento, que representa a função de flexibilidade.
  • B Quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e então alongar o encurtado.
  • C Contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.
  • D Alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.
  • E Para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular contrário (oposto) ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a capacidade excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.
3

No que se refere às aplicações da cinesioterapia no sistema respiratório, assinale a alternativa correta.

  • A A capacidade residual funcional, ou seja, o volume de ar retido nos pulmões após a expiração, representa uma baixa ativação dos músculos abdominais.
  • B A função muscular respiratória deve ser trabalhada em todos os pacientes que permanecem restritos ao leito, pois a complacência pulmonar está associada à relação entre comprimento e tensão dos músculos respiratórios.
  • C As doenças neuromusculares levam à diminuição dos volumes pulmonares e a comprometimentos pulmonares restritivos pela redução da complacência pulmonar.
  • D A presença do surfactante reduz o trabalho de expansão pulmonar a cada respiração, diminuindo a retração elástica do pulmão.
  • E O desmame pulmonar é o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. A fadiga muscular pode ser um fator limitante a esse processo, portanto o exercício muscular respiratório está indicado para todo paciente em ventilação mecânica, esteja ele consciente ou não.
4

O sangue é um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular, de natureza fluida; é viscoso e com temperatura em torno de 38 ºC. Tem como principal função levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos para pulmões, fígado e rins, de modo que sejam excretados do organismo. Em relação aos elementos e às funções, assinale a alternativa correta.

  • A Vasoconstrição é o nome dado ao fechamento completo de uma artéria, com o intuito de bloquear o fluxo sanguíneo em um determinado órgão. Pode ser fisiológica ou patológica.
  • B A coagulação é um processo complexo que consiste na ativação de vários fatores inativos para promover a hemostasia.
  • C A medula óssea vermelha, tecido responsável pela produção de glóbulos vermelhos, é encontrada nos ossos longos dos indivíduos adultos.
  • D A leucopenia, aumento do número de leucócitos, é muito comum nos casos de meningites, pneumonia e septicemia.
  • E As hemácias podem sair da circulação por meio do fenômeno de diapedese, quando passam através das células e penetram no tecido alvo.
5

Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, vítima de violência doméstica. Ela apresenta lesões superficiais no crânio e na face, contusões moderadas em tórax e abdome e uma fratura estável na região anterior do corpo de L3, que ocorreu quando a vítima caiu sentada. No momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea ao ar ambiente, ausculta respiratória regular e saturação dentro do padrão de normalidade. Ela solicita ficar em posição de sedestação, pois está cansada de permanecer deitada e passou a sentir ferimentos nas nádegas e nos calcanhares.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A A posição de ortostatismo geraria menor sobrecarga na região fraturada do que a sedestação.
  • B Não há contraindicações para a realização de exercícios de mobilidade e resistidos ao nível da coluna lombar, pois a fratura é estável, e este é o segmento vertebral de maior estabilidade.
  • C Em razão da presença da fratura, a única conduta que não ofereceria riscos à paciente seria o repouso em decúbito dorsal.
  • D O quadro clínico da paciente representa uma contraindicação absoluta para a posição de sedestação, pois, além de gerar maior sobrecarga lombar, promoverá o deslocamento do núcleo pulposo posteriormente e ocasionará uma hérnia de disco. No caso, a posição seria segura somente com o uso de colete toracolombar bivalvado.
  • E A conduta ideal para a paciente é repouso, crioterapia e massagem local. Após a consolidação da fratura, podem ser iniciados estímulos elétricos para ativação muscular.
6

A deambulação pode ser definida como uma forma de locomoção. No ser humano, há um padrão bípede de deambulação, denominado marcha. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A Para descrição de um padrão de marcha, seja ele normal ou patológico, primeiramente é necessário organizá-lo em eventos, e estes em fases e subfases. No homem, encontram-se as fases de apoio e balanço, que correspondem, respectivamente, a 40% e 60% do ciclo normal.
  • B A amplitude mínima de 20 graus de dorsiflexão é imprescindível para se realizar a fase de toque do calcanhar da marcha.
  • C O sinal de Trendelenburg é passível de ser observado durante a fase de apoio da marcha, podendo ser caracterizado pela queda da pelve no sentido do membro em contato com o solo. A presença do referido sinal indica fraqueza do músculo glúteo médio.
  • D Com a amplitude máxima de 70 graus de flexão do joelho, o ser humano é capaz de realizar todas as etapas do ciclo fisiológico da marcha.
  • E Ao se mensurar o número de passos por minuto, pode-se chegar à velocidade da marcha de um paciente.
7

O fisioterapeuta, assim como os demais profissionais de saúde, deverá zelar pela ética profissional, respeitando o respectivo objeto de trabalho, o corpo humano, constituído pela reunião de células, tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, que estão organizados morfologicamente e funcionalmente para possibilitar a vida do homem. Quanto às responsabilidades fundamentais do fisioterapeuta, é correto afirmar que esse profissional

  • A poderá assumir os cargos para os quais for designado, independentemente de sua capacidade, pois deverá respeitar os direitos humanos.
  • B deverá atualizar-se e aperfeiçoar os próprios conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.
  • C poderá transgredir a lei para salvar a vida de um paciente, desde que apresente uma justificativa técnica.
  • D poderá utilizar todos os conhecimentos técnico-científicos a seu alcance, mesmo que de outras profissões, e aprimorá-los contínua e permanentemente, para promover a saúde e prevenir condições que impliquem perda da qualidade da vida do ser humano.
  • E deverá colocar os respectivos serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, desde que tenha vantagem pessoal compatível com seu nível profissional.
8

A coluna vertebral está situada na região axial do esqueleto humano, e é formada pelo número variável de 32 vértebras e sustentada por numerosos ligamentos e músculos. Em relação aos aspectos cinesiológicos desse segmento do corpo humano, assinale a alternativa correta.

  • A Os movimentos da coluna estão limitados aos planos sagital e coronal.
  • B Os músculos oblíquos, ao se contraírem, comprimem a cavidade abdominopélvica e agem nos movimentos de extensão e rotação do tronco.
  • C A contração bilateral do quadrado lombar puxa a cavidade torácica em direção à pelve ou estende a coluna vertebral; a contração unilateral inclina a coluna lateralmente para o lado que está sendo contraído.
  • D A presença de curvaturas na coluna vertebral possui relevância biomecânica, contribuindo para que os movimentos sejam mais harmônicos.
  • E A região torácica, em razão de estar articulada com as costelas, é a maior porção móvel da coluna.
9

A fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e (ou) doenças adquiridas. Fundamenta as respectivas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos de diferentes ciências e das disciplinas comportamentais e sociais. No que concerne aos fundamentos dessa profissão, assinale a alternativa correta.

  • A O fisioterapeuta deverá ser capaz de avaliar o estado funcional do cliente, diagnosticando a patologia clínica intercorrente e avaliando os exames laboratoriais e de imagens.
  • B O fisioterapeuta é um profissional de saúde com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à respectiva ordenação e indução no paciente, bem como ao acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e das condições para alta do serviço.
  • C O estabelecimento de rotinas para a assistência multidisciplinar à saúde dos pacientes, fazendo sempre as adequações necessárias, é uma atribuição vinculada ao fisioterapeuta.
  • D A fisioterapia, apesar da legislação atual, ainda pode ser exercida por profissionais de nível médio.
  • E Para exercer a profissão, todo fisioterapeuta deverá ser aprovado na prova do título de especialista do Conselho Federal.
10

Considere hipoteticamente que determinado paciente com diagnóstico de degeneração articular ao nível do joelho apresenta diminuição do trofismo, tônus e força muscular em membros inferiores. Há incapacidade para realizar os movimentos de extensão do joelho na posição sentado, elevar o membro inferior estendido em decúbito dorsal (faz com o joelho levemente fletido), e a deambulação é feita sem a fase de toque do calcanhar.

Quanto à avaliação fisioterapêutica do caso clínico descrito, assinale a alternativa correta.

  • A Os achados são inconclusivos, não sendo possível identificar o(s) músculo(s) comprometido(s).
  • B Certamente o paciente apresenta grau 2 de força muscular no iliopsoas.
  • C A deficiência encontrada não tem relação com o diagnóstico ortopédico. É um tipo de comprometimento comum em pacientes neurológicos.
  • D As duas posições citadas são utilizadas de forma fidedigna para avaliação da função muscular do quadríceps femoral.
  • E Os achados são compatíveis ao de um paciente com grau 2 de força muscular em quadríceps.
11

A articulação do ombro destaca-se por possuir grande mobilidade, o que consequentemente a torna extremamente instável, estando sujeita a diferentes tipos de lesões, especialmente ligamentares. Acerca da mecânica articular dessa região anatômica, assinale a alternativa correta.

  • A O complexo do ombro é formado pela cabeça do úmero e a cavidade glenoide da escápula.
  • B O ligamento coracoacromial fixa-se no processo coracoide, tubérculos maior e menor do úmero, onde forma o túnel do tendão supraespinal.
  • C A porção superior e anterossuperior do lábio glenoidal é menos vascularizada que as porções posterossuperior e inferior.
  • D A função essencial do movimento escapular consiste em orientar a cavidade glenoide, proporcionando ao músculo serrátil anterior uma melhor relação entre comprimento e tensão.
  • E Na abdução do ombro até 30°, ocorrem 20° de movimento escapular.
12

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Ele é responsável por transportar o sangue e os respectivos componentes para os tecidos do corpo, tendo funções diretamente integradas a outros sistemas, especialmente o respiratório. Em relação aos aspectos estruturais e funcionais cardiovasculares, assinale a alternativa correta.

  • A Os vasos sanguíneos são de três tipos: artérias, veias e capilares.
  • B A diferença entre artérias e veias está limitada ao aspecto estrutural, no qual aquelas são mais calibrosas que estas.
  • C O coração humano é um órgão involuntário, constituído por quatro cavidades, um aparelho valvular complexo e a parede completamente muscular, formada pelo miocárdio.
  • D A estrutura básica de uma artéria é formada por três túnicas ou camadas, quais sejam: externa ou adventícia, média ou muscular e interna ou endotelial.
  • E A drenagem venosa do miocárdio é feita por meio da veia ázigos, que desemboca no óstio do seio coronário.
13

A escala de Edmonton Symptom Assessment Scale (ESAS) representa um importante instrumento de avaliação em pacientes que estão em cuidados paliativos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A A escala é dada em valor numérico que varia de 0 a 10.
  • B A escala possui 20 itens a serem avaliados.
  • C Na escala, existem itens para apresentar a localização e a qualidade da dor sentida pelo paciente.
  • D A escala deve ser preenchida somente pelo próprio paciente.
  • E O escore máximo indica que o paciente apresenta prognóstico ruim.
14

Com base na legislação vigente em relação ao profissional fisioterapeuta, assinale a alternativa correta.

  • A Os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão sujeitos à prestação máxima de 40 horas semanais.
  • B O registro profissional poderá ser cancelado caso haja falta de pagamento de anuidades, taxas ou multas após decorridos dois anos.
  • C Entre as penas disciplinares, está a multa que pode ser equivalente a até 10 vezes o valor da anuidade.
  • D No exercício profissional, o fisioterapeuta deve informar o diagnóstico médico e os objetivos do tratamento fisioterapêutico.
  • E O fisioterapeuta não poderá prescrever a alta fisioterapêutica de pacientes em instituições públicas ou privadas.
15

Quanto aos exames de imagem, assinale a alternativa correta.

  • A Materiais como marca-passo e implantes metálicos são considerados contraindicados para a realização do exame de tomografia.
  • B Quanto mais denso for um tecido, mais radiopaco ele aparecerá na imagem por raios X.
  • C A radiação X é produzida por ondas mecânicas que necessitam de um meio de propagação.
  • D No exame de ressonância magnética, a radiação produzida é ionizante.
  • E As imagens de tomografia computadorizada são ponderadas em dois tempos de relaxamento diferentes.
16

No que se refere às diretrizes de reanimação cardiopulmonar (RCP) da American Heart Association, assinale a alternativa correta.

  • A A frequência das compressões torácicas é de 60 bpm a 80 bpm.
  • B Em uso de via aérea avançada, recomenda-se uma frequência de ventilação de 10 respirações por minuto.
  • C Durante a manobra das compressões torácicas, o socorrista deverá permanecer com as mãos apoiadas sob a caixa torácica para acelerar o ritmo das compressões.
  • D A profundidade das compressões deverá ser de, no mínimo, uma polegada.
  • E As compressões podem ser interrompidas por, no máximo, 12 segundos.
17

Em relação à oxigenoterapia, assinale a alternativa correta quanto a FiO2 para um paciente que esteja utilizando cateter nasal com fluxo de 4 L/m.

  • A 24%
  • B 28%
  • C 32%
  • D 36%
  • E 40%
18

Entre os recursos utilizados para avaliação da função muscular, a dinamometria isocinética é considerada uma das mais confiáveis. A respeito desse recurso, assinale a alternativa correta.

  • A Torque é um dos parâmetros avaliados e reflete a capacidade do músculo de gerar força.
  • B A velocidade com que a musculatura é capaz de gerar trabalho é definida como potência e é expressa em foot-pounds.
  • C A avaliação é realizada sempre com carga constante.
  • D Quanto maior a velocidade angular, maior será a capacidade de produzir torque concentricamente.
  • E O valor de trabalho na avaliação reflete a capacidade de a musculatura gerar força em uma faixa de amplitude de movimento.
19

Considerando que o linfedema pode ser uma das consequências das mastectomias com esvaziamento axilar nos casos de câncer de mama, quanto à escala clínica, a característica do linfedema em estágio 3+ é a seguinte:

  • A o edema é apenas visível.
  • B uma extremidade que pode ser duas vezes maior que o tamanho real.
  • C uma extremidade que pode ser até quatro vezes maior que o tamanho real.
  • D uma depressão leve que é visível quando se pressiona a pele.
  • E um sinal digital profundo que volta ao normal em um período de 5 a 30 segundos.
20

O índice de respiração rápida e superficial (IRSS) tem sido usado como referência para se obter um indicador da previsão do sucesso ou insucesso no processo de desmame ventilatório. Levando em consideração a hipótese clínica de um paciente com volume-minuto de 2 L e frequência respiratória de 15 irpm, assinale a alternativa que corresponde ao IRSS desse paciente.

  • A 30
  • B 100
  • C 105
  • D 112
  • E 133

Português

21

Embora muitas vezes seja lido como ficção, o novo jornalismo não é ficção. Ele é, ou deveria ser, tão fidedigno quanto a mais fidedigna reportagem, embora busque uma verdade mais ampla que a obtida pela mera compilação de fatos passíveis de verificação, pelo uso de aspas e observância dos rígidos princípios organizacionais à moda antiga.


Talese, GAY. Fama & Anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Quanto ao “novo jornalismo”, citado no trecho apresentado, é correto afirmar que se trata de um gênero de texto

  • A que permite a apresentação dos fatos com riqueza de detalhes, descrição minuciosa dos personagens e percepções do autor.
  • B adequado para releases acerca de entrevistas coletivas.
  • C criado em decorrência do surgimento da internet.
  • D que se tornou padrão da imprensa brasileira na década de 1980.
  • E apropriado para trabalhos acadêmicos.
22

Texto 3

Falta de conscientização


(19/8/2015) Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário. “O Brasil não se prepara para captar o doador desde criança. Sem essa política, não construímos o doador do futuro. É preciso formarmos doadores com responsabilidade social real”, opina Yêda Maia de Albuquerque, presidente do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), o principal do nordeste brasileiro.

Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários, ou seja, aqueles que doam frequentemente sem se importar com quem vai receber o sangue. “Tenho muita doação de reposição (pessoas que doam para parentes e familiares em caso de urgência), o que não é ideal. Já o doador voluntário aumenta a qualidade do produto que a gente oferece, pois conseguimos monitorá-lo”, acrescenta.

Para Tadeu, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, o entendimento de que a doação de sangue seja um ato “social e contínuo” ainda não está totalmente presente na mentalidade do brasileiro. “É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente”.

Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de “obter vantagens”. “Tem gente que vem aqui com o simples objetivo de ganhar o dia de folga — previsto em lei. Ou mesmo para fazer um exame laboratorial e confirmar se tem alguma doença, como o HIV (vírus que transmite a Aids)”, admite Joselito Brandão, diretor médico do Instituto HOC de Hemoterapia, ligado ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.


BARRUCHO, Luís Guilherme. Disponível em: <http://www.bbc.com

portuguese/noticias/2015/08/150812_sangue_doacoes_brasil_lgb>.

Acesso em: 20 dez. 2016 (fragmento), com adaptações.

Considerando as regras prescritas pela norma-padrão acerca da regência e da colocação pronominal e o fragmento “‘Tem gente que vem aqui com o simples objetivo de ganhar o dia de folga - previsto em lei. Ou mesmo para fazer um exame laboratorial e confirmar se tem alguma doença, como o HIV (vírus que transmite a Aids)’” (linhas de 29 a 32), assinale a alternativa correta.
  • A A construção pelo dia de folga deveria ser empregada no lugar da redação “o dia de folga”, caso o trecho “com o simples objetivo de ganhar” fosse substituído por qualquer um dos seguintes verbos no gerúndio: visando ou ansiando.
  • B A redação aonde prevê-se em lei poderia substituir a construção “previsto em lei”.
  • C A substituição do trecho “para fazer um exame laboratorial” pela redação para proceder a um exame laboratorial seria possível.
  • D A oração “Ou mesmo para fazer um exame laboratorial” poderia ser substituída pela redação Ou mesmo com vistas de fazer um exame laboratorial.
  • E A redação vírus que encarrega-se de transmitir a Aids poderia ser empregada no lugar do trecho “vírus que transmite a Aids”.
23

Com base nas regras de ortografia e de pontuação vigentes, assinale a alternativa correta.
  • A O emprego da vírgula seria possível logo após o termo “por um procedimento médico” (linha 3), entretanto tal inserção provocaria alteração do sentido original.
  • B Os conectivos sublinhados no período “Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.” (linhas de 5 a 8) poderiam ser substituídos, respectivamente, pelas construções Por que e porque.
  • C O autor, caso decidisse acrescentar o prefixo hiper ao vocábulo sublinhado no período “Todos sabemos que é importante doar sangue.” (linha 9), deveria optar pela forma hiper-importante.
  • D O autor poderia deslocar a oração sublinhada no trecho “Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa” (linhas de 9 a 11) para depois do termo “uma desculpa”, desde que não deixasse de observar a obrigatoriedade do uso da vírgula antes da conjunção “quando”.
  • E O uso da vírgula poderia ser empregado logo após o verbo sublinhado no período “Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador.” (linhas 15 e 16), caso o autor desejasse dar maior destaque à informação contida na última oração.
24

De acordo apenas com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão, assinale a alternativa correta.
  • A O período “Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue.” (linhas 1 e 2) poderia ser substituído pela redação Nenhum de nós estamos livres de precisar de uma transfusão de sangue.
  • B Outra redação possível para o trecho “por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.” (linhas 3 e 4) seria por um procedimento médico no qual absolutamente necessário seja absolutamente a transfusão.
  • C Caso o autor julgasse conveniente substituir o termo sublinhado no período “Todos sabemos que é importante doar sangue.” (linha 9) pela expressão A maioria de nós, o verbo da primeira oração tanto poderia permanecer na primeira pessoa do plural quanto ser empregado na terceira pessoa do singular.
  • D A redação nesses últimos dias, tenho dedicado bastante horas ao trabalho e ando meio cansado poderia, se assim o desejasse o autor, substituir o trecho “nesses últimos dias, tenho trabalhado muito e ando cansado” (linhas 11 e 12).
  • E A substituição do período “Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo.” (linhas 16 e 17) pela redação Consequentemente, não podem haver motivos que justifiquem as pessoas deixarem de doá-lo. seria possível.
25

Texto 1



Com base apenas nas regras prescritas pela norma-padrão acerca da acentuação gráfica e do uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.
  • A A construção “Orientações para o doador” poderia ser substituída pela redação Orientações à toda pessoa que pretende doar.
  • B Caso o emissor decidisse explicitar o local de doação de sangue, poderia substituir a construção “Levar documento oficial de identidade com foto” por qualquer uma das seguintes redações: Levar à sua unidade de doação documento oficial de identidade com foto ou Levar a sua unidade de doação documento oficial de identidade com foto.
  • C Assim como o vocábulo “saúde”, também estão corretamente acentuados saída, gratuíto e rúbrica
  • D O emissor poderia substituir a expressão “alimentos gordurosos” pela redação alimentos que contém gordura.
  • E O trecho “nas três horas que antecedem a doação” poderia ser substituído por apenas uma das seguintes redações: nas três horas anteriores a doação ou à três horas antes da doação.
26

Texto 3

Falta de conscientização


(19/8/2015) Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário. “O Brasil não se prepara para captar o doador desde criança. Sem essa política, não construímos o doador do futuro. É preciso formarmos doadores com responsabilidade social real”, opina Yêda Maia de Albuquerque, presidente do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), o principal do nordeste brasileiro.

Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários, ou seja, aqueles que doam frequentemente sem se importar com quem vai receber o sangue. “Tenho muita doação de reposição (pessoas que doam para parentes e familiares em caso de urgência), o que não é ideal. Já o doador voluntário aumenta a qualidade do produto que a gente oferece, pois conseguimos monitorá-lo”, acrescenta.

Para Tadeu, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, o entendimento de que a doação de sangue seja um ato “social e contínuo” ainda não está totalmente presente na mentalidade do brasileiro. “É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente”.

Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de “obter vantagens”. “Tem gente que vem aqui com o simples objetivo de ganhar o dia de folga — previsto em lei. Ou mesmo para fazer um exame laboratorial e confirmar se tem alguma doença, como o HIV (vírus que transmite a Aids)”, admite Joselito Brandão, diretor médico do Instituto HOC de Hemoterapia, ligado ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.


BARRUCHO, Luís Guilherme. Disponível em: <http://www.bbc.com

portuguese/noticias/2015/08/150812_sangue_doacoes_brasil_lgb>.

Acesso em: 20 dez. 2016 (fragmento), com adaptações.

Conforme a significação contextual das palavras e as relações de sentido que elas estabelecem, assinale a alternativa correta.
  • A O vocábulo consciência poderia substituir o termo sublinhado no período “Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil.” (linhas de 1 a 3), pois ocorre entre eles uma relação de sinonímia.
  • B A oração sublinhada no período “‘Sem essa política, não construímos o doador do futuro.’” (linhas 7 e 8) tem sentido contrário ao da redação Com a ausência dessa política, pois os vocábulos “Sem” e Com são antônimos.
  • C As construções “Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários” (linha 13) e Yêda reivindica a falta de doadores voluntários veiculam informações semelhantes, pois, em cada uma das situações, o verbo expressa a insatisfação do sujeito com a “falta de doadores voluntários”.
  • D A locução sublinhada no período “’É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela construção através de, já que ambas remetem à mesma ideia.
  • E As construções sublinhada no período “Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de ‘obter vantagens’.” (linhas de 27 a 29) introduzem, respectivamente, a mesma ideia expressa pelas estruturas Como se não bastasse isso e em consonância com.
27

Texto 3

Falta de conscientização


(19/8/2015) Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. Eles defendem que campanhas de incentivo à doação sejam feitas desde os primeiros anos de vida e que o assunto seja discutido nas escolas para reverter o atual cenário. “O Brasil não se prepara para captar o doador desde criança. Sem essa política, não construímos o doador do futuro. É preciso formarmos doadores com responsabilidade social real”, opina Yêda Maia de Albuquerque, presidente do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), o principal do nordeste brasileiro.

Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários, ou seja, aqueles que doam frequentemente sem se importar com quem vai receber o sangue. “Tenho muita doação de reposição (pessoas que doam para parentes e familiares em caso de urgência), o que não é ideal. Já o doador voluntário aumenta a qualidade do produto que a gente oferece, pois conseguimos monitorá-lo”, acrescenta.

Para Tadeu, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, o entendimento de que a doação de sangue seja um ato “social e contínuo” ainda não está totalmente presente na mentalidade do brasileiro. “É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente”.

Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de “obter vantagens”. “Tem gente que vem aqui com o simples objetivo de ganhar o dia de folga — previsto em lei. Ou mesmo para fazer um exame laboratorial e confirmar se tem alguma doença, como o HIV (vírus que transmite a Aids)”, admite Joselito Brandão, diretor médico do Instituto HOC de Hemoterapia, ligado ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.


BARRUCHO, Luís Guilherme. Disponível em: <http://www.bbc.com

portuguese/noticias/2015/08/150812_sangue_doacoes_brasil_lgb>.

Acesso em: 20 dez. 2016 (fragmento), com adaptações.

Considerando como referência as classes de palavras e as relações sintáticas que constituem o período “‘É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.’” (linhas de 23 a 26), assinale a alternativa correta.
  • A O sujeito da oração “É preciso” é indeterminado, pois a ação expressa pelo verbo não se refere a um ser específico.
  • B A oração “para garantir” relaciona-se por coordenação com a anterior, acrescentando-lhe uma ideia de finalidade.
  • C O termo “regularmente” indica o estado ou a qualidade do sujeito “as pessoas”, por isso funciona como predicativo do sujeito.
  • D O termo “a necessidade” está para o verbo “entendam”, assim como a oração “que as pessoas entendam a necessidade” está para o verbo “garantir”
  • E A conjunção “e”, em suas duas ocorrências, relaciona orações coordenadas entre si.
28

Considerando a relação existente entre as informações e as sequências linguísticas que constituem o texto, é correto afirmar que nele predomina a
  • A narração, pois apresenta uma sucessão de ações que expressam a reação das pessoas diante da necessidade de doar sangue.
  • B dissertação, pois manifesta a opinião do autor a respeito da pouca ou nenhuma importância que as pessoas dão ao ato de doar sangue, o que justifica o fato de elas se recusarem a ser doadoras.
  • C narração, pois tem como foco central relatar o modo como as pessoas reagem para não doarem sangue, isto é, a forma como elas se esquivam da responsabilidade de serem doadoras.
  • D descrição, pois o autor faz apenas um registro objetivo e imparcial de um fato para demonstrar ao leitor a realidade em que se encontra a doação de sangue.
  • E dissertação, pois o autor defende uma opinião a partir da qual se pode concluir que reconhecer a importância de doar sangue não necessariamente garante que tal doação se concretize.
29
Texto 3


Considerando apenas as regras que orientam a acentuação gráfica dos vocábulos e o emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

  • A Se o vocábulo sublinhado no trecho “e com salários que batem na casa dos R$ 18 mil no topo da carreira” (linhas 1 e 2) fosse substituído pela forma verbal ultrapassam, o uso do sinal indicativo de crase diante do substantivo “casa” seria opcional.
  • B Outra redação possível para o trecho “deixou as salas de aula em que lecionava para alunos do ensino médio” (linhas 20 e 21) seria abandonou as salas de aula as quais se dirigia a fim de lecionar para alunos do ensino médio.
  • C O período “Aprovada, Fernanda passou a carregar, além das joias que usa, o distintivo da Polícia Civil em uma correntinha pendurada no pescoço e uma pistola semiautomática Taurus 40 na cintura.” (linhas de 25 a 28) está parcialmente de acordo com as regras de acentuação gráfica vigentes.
  • D Caso o pronome aquele fosse utilizado como determinante do substantivo sublinhado no período “Comecei a sonhar em ser perita assistindo ao seriado Arquivo X” (linhas 32 e 33), o emprego do sinal indicativo de crase seria inviável.
  • E Caso fosse necessário, o trecho “diz ela, referindo-se à dupla de detetives que investigavam casos envolvendo extraterrestres.” (linhas 33 e 34) poderia ser substituído pela seguinte redação: diz ela, fazendo menção à dupla de detetives a qual investigava casos envolvendo extraterrestres.
30
Texto 3


Com base nas estruturas morfossintáticas do texto e nas informações veiculadas por elas, assinale a alternativa correta.

  • A Já no início do texto, o autor utiliza o vocativo “Jovens e inteligentes” (linha 1) para se dirigir diretamente ao público ao qual se destina a sua fala.
  • B Os adjetivos sublinhados no trecho “O trabalho dos peritos ficou claro, por exemplo, no caso da menina Isabella Nardoni, resolvido praticamente a partir de provas técnicas” (linhas de 5 a 7) exercem a mesma função sintática e têm o mesmo referente: o sujeito “O trabalho dos peritos”.
  • C No período “Ainda que todos carreguem armas na cintura, seu principal instrumento de trabalho são potentes microscópios, lanternas, computadores, lupas e outros equipamentos que chegam a custar R$ 3 milhões.” (linhas de 13 a 16), apenas uma das orações apresenta predicado verbal, já que as demais expressam o estado ou a qualidade do sujeito.
  • D O termo sublinhado no trecho “A concorrência: 449 candidatos para cada vaga, 10 vezes mais que o vestibular para medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais disputados do Brasil.” (linhas de 23 a 25) funciona como aposto e, embora não cumpra uma função essencial para a estrutura sintática da oração, contém uma informação relevante para o sentido do texto.
  • E O período “A brasiliense integra o grupo de peritos do ICDF, uma elite formada por 200 pessoas que usa equipamentos tecnológicos e laboratórios científicos de ponta para resolver crimes.” (linhas de 29 a 32) contém três orações coordenadas entre si, já que cada uma delas fornece informações a respeito do mesmo sujeito, sem desempenhar uma função sintática em relação às demais.

Noções de Informática

31

Análise de dados ou business intelligence são cenários comuns a que tipo de serviço de nuvem?

  • A Dados como serviço (DaaS)
  • B Software como serviço (SaaS)
  • C Infraestrutura como serviço (IaaS)
  • D Business como serviço (BaaS)
  • E Plataforma como serviço (PaaS)
32

Programa malicioso que tem como finalidade registrar e armazenar tudo o que é digitado pelo usuário, quase sempre a fim de capturar, por exemplo, senhas de acesso ou números de cartões de crédito.


As informações apresentadas descrevem o programa denominado

  • A Worm.
  • B Vírus.
  • C Keylogger.
  • D Rootkit.
  • E Cavalo de Troia.
33

As organizações cada vez mais utilizam as facilidades da internet e da intranet para receber e passar informações. A respeito dessas duas formas de organização dos computadores em rede, é correto afirmar que

  • A computadores que utilizam intranet não têm acesso à internet.
  • B geralmente, na intranet, o acesso é restrito a determinado público.
  • C somente na internet é possível realizar a troca de informações por meio de mensagens.
  • D o caráter corporativo da intranet impede a inserção de vídeos nos conteúdos.
  • E computadores que usam intranet devem estar instalados no mesmo edifício.
34

Determinada instituição recém-criada ainda não conseguiu implantar um sistema corporativo de backup para os dados armazenados diariamente. Em situação precária e de emergência, foi solicitado a cada colaborador que providenciasse a rotina diária de backup para a proteção dos dados, principalmente dos arquivos de trabalho.
Considerando essa situação hipotética, principalmente no aspecto da segurança e do sigilo da informação, assinale a alternativa correta.

  • A Para facilitar a rápida utilização dos arquivos em backup, em caso de necessidade, é aconselhável colocar os arquivos do backup no mesmo ambiente dos computadores de que foram gerados.
  • B Com o objetivo de reduzir gastos, é aconselhável fazer o backup nos discos rígidos dos próprios computadores onde estão os dados a serem protegidos.
  • C Nessa situação, somente os arquivos em forma de documentos podem ser preservados por meio do backup.
  • D Para essa situação, em relação ao armazenamento, os pen drives levam vantagem em relação aos cd-rom, pois há pen drives com maior capacidade de armazenamento que os cd-rom.
  • E O armazenamento em nuvem ainda não se apresenta como uma alternativa eficiente para a realização de backup na situação descrita.
35

As organizações cada vez mais utilizam as facilidades da internet e da intranet para receber e passar informações. A respeito dessas duas formas de organização dos computadores em rede, é correto afirmar que

  • A geralmente, na intranet, o acesso é restrito a determinado público.
  • B computadores que utilizam intranet não têm acesso à internet.
  • C somente na internet é possível realizar a troca de informações por meio de mensagens.
  • D o caráter corporativo da intranet impede a inserção de vídeos nos conteúdos.
  • E computadores que usam intranet devem estar instalados no mesmo edifício.

História e Geografia de Estados e Municípios

36

O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961.
PAVIANI, Aldo. Brasília – gestão urbana: conflitos e cidadania. Brasília: Universidade de Brasília, 1999, com adaptações.
Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

  • A As cidades-satélites constituíram-se, originalmente, em núcleos rurais, formados pelo setor público para abrigar, exclusivamente, atividades agropecuárias.
  • B Núcleo Bandeirante e Ceilândia foram as duas primeiras cidades-satélites construídas no Distrito Federal.
  • C Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.
  • D Como Plano Piloto é considerado o território que engloba Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Candangolândia e Guará.
  • E As cidades-satélites foram construídas para abrigar os primeiros imigrantes não envolvidos na construção da nova capital.
37

O município de Duque de Caxias faz fronteira com que Região Administrativa do município do Rio de Janeiro?

  • A Paquetá.
  • B Bangu.
  • C Vigário Geral.
  • D Realengo.
  • E Campo Grande.
Voltar para lista