Resolver o Simulado INAZ do Pará - Nível Médio

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Administração de Recursos Materiais

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A armazenagem dos materiais necessários a execução da atividade de uma empresa pode trazer variados benefícios, como o pronto-atendimento às demandas de clientes internos e externos da organização. Porém, a armazenagem correta deve considerar aspectos dos materiais a serem armazenados e do espaço disponível, entre outros fatores. Sobre as estruturas de armazenagem, pode-se afirmar que o sistema de blocagem ou blocada:

  • A É um sistema que utiliza estruturas metálicas que permitem o acondicionamento de paletes em espaços individuais e exploram o espaço vertical.
  • B É um método simples de acondicionar mercadorias leves e de pequeno volume.
  • C É a estrutura recomendada para armazenamento de eixos e tubos que apresentam formato cilíndrico.
  • D Acondiciona mercadorias com o uso de paletes diretamente sobre o piso.
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A manutenção de um Estoque não chega a agregar valor ao cliente, porém gera custos para a empresa mantenedora. Considerando os tipos de estoques adotados por uma organização, pode-se afirmar que o estoque de segurança é aquele:

  • A Cujo pedido foi emitido, porém ainda não foi recebido.
  • B Que compensa as variações de demanda não previstas ou atrasos de fornecedores.
  • C Usado para produtos com demanda sazonal.
  • D Que protege a empresa contra especulações de mercado, por exemplo, as greves.
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Numa organização, o estoque é necessário para que o processo de produção/vendas da empresa funcione com um número mínimo de preocupações e desníveis. Para tanto, existem sistemas de controle de estoques. Qual das alternativas faz parte do Sistema de Controle de Estoques?

  • A Estocagem intermediária, Estocagem de produtos acabados e de matéria-prima.
  • B Duas gavetas, dos máximos-mínimos e de revisões periódicas.
  • C De localização, de estocagem fixa, e de estocagem livre.
  • D Do Custo médio, PEPS e UEPS.
  • E De Planejamento e Controle de Produção, de importação e de Transportes e distribuição.
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Inventário Físico se define como sendo a contagem física dos itens de estoque. Para desenvolver esta atividade, a empresa deve, periodicamente, efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos em processo. Essa contagem serve para fazer algumas verificações.
A respeito do Inventário Físico, o que não pode ser afirmado?

  • A Serve para verificar discrepâncias em valor, entre o estoque físico e o estoque contábil.
  • B Serve para verificar divergências entre registro(contábil) e o físico (quantidade de itens na prateleira).
  • C Serve para fazer apuração do valor total do estoque (contábil) para efeito de balanço ou balancetes.
  • D O inventário físico pode ser considerado periódico ou rotativo.
  • E Serve para fazer reposição de estoque, quando o estoque virtual estiver abaixo da quantidade.
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Nas atuais organizações, a gestão de estoque é totalmente planejada de acordo com modelos de gestão de material mais útil à especificidade técnica da organização. Neste sentido, o modelo de controle de material focado na quantidade certa e no momento ideal para realizar o suprimento é

  • A MRP.
  • B ERP.
  • C TMS.
  • D WMS.
  • E JUST IN TIME.
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Controlar estoque é importante para uma boa gestão das empresas. Evitar a falta de materiais e manter o equilíbrio dos níveis de estoque agrega valor e reduz custos operacionais, tornando-se uma vantagem competitiva fundamental para as organizações. Dentre as funções do controle de estoque, é incorreto:
  • A Definir o que deve permanecer no estoque, número de itens.
  • B Definir qual a periodicidade do reabastecimento do estoque.
  • C Receber, conferir, armazenar e acionar os materiais de acordo com a necessidade.
  • D Planejar e executar inventários a cada dois anos, para avaliação das quantidades e estados dos matérias estocados.
  • E Rastrear e retirar do estoque, itens em desconformidade com padrões de qualidade e obsoletos.
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Conjunto de processos desenvolvidos dentro de uma organização, destinados ao suprimento de maneira sistemática e ao continuo abastecimento de artigos, solicitados para o desempenho de atividades comerciais ou produtivas. Caracteriza-se por ser um sistema integrado a/ao: 
  • A Administração de compras.
  • B Abastecimento de produtos.
  • C Administração de materiais.
  • D Administração mercadológica.
  • E Administração industrial.
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Considere as afirmativas abaixo em relação ao almoxarifado: 

I Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso.

II O documento a ser utilizado para a retirada de materiais do almoxarifado é a Requisição de Material

III No almoxarifado, o Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à instituição.

IV Codificar um material significa agrupá-lo segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso para poder classificá-lo.

Estão corretas apenas as afirmativas: 


  • A I, III e IV
  • B IV e II
  • C I, II e III
  • D III e IV
  • E I e II

Administração Pública

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As ___________ são entidades da Administração Indireta, criadas por leis específicas e para execução de atividades típicas da Administração Pública. Essas entidades são passíveis de controle por ______________ da Administração Direta. Isto significa que as ___________ precisam prestar contas com a Administração Direta por alguns atos, mas os limites deste controle são definidos em lei e não configuram relação hierárquica.


Sobre o Controle exercido na Administração Indireta, as palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

  • A Secretarias, legitimidade, secretarias.
  • B Autarquias, subordinação, autarquias.
  • C Empresas Públicas, mérito, empresas públicas.
  • D Autarquias, vinculação, autarquias.

Direito Administrativo

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O conceito de Administração Direta e Indireta está relacionado à prestação de serviços públicos pelo Estado de forma centralizada ou descentralizada. Com base no conceito de Administração Indireta, uma Empresa Pública é:

  • A Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
  • B Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa.
  • C Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
  • D Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.

Administração Pública

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Trata de um conjunto de órgãos que junta as pessoas políticas do Estado e que detém competência para o exercício, de modo centralizado, as atividades administrativas.
O texto se refere à:

  • A Sociedade de Economia Mista.
  • B Administração Autárquica.
  • C Administração direta e fundacional.
  • D Administração indireta.
  • E Administração direta.
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Os entes estatais, políticos ou centrais são pessoas jurídicas de Direito Público que integram a estrutura constitucional do Estado, possuindo poderes políticos e administrativos.
Disponível em: https://jus.com.br/artigos/52138/administracaopublica-direta-e-indireta
Qual o item que corresponde a administração indireta descentralizada?

  • A Ministério.
  • B Autarquias.
  • C Secretaria municipal.
  • D Secretaria estadual.
  • E Prefeitura.
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A administração direta é um conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas.
Nesse sentido, pode-se afirmar:

  • A O Ministério da Educação compõe a administração direta.
  • B A Secretaria Municipal de Saúde faz parte da administração indireta.
  • C A Secretaria Municipal de Finanças faz parte da administração indireta.
  • D O Gabinete do Presidente da República é administração indireta.
  • E O Ministério da Fazenda é administração indireta.
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Com relação aos Bens públicos de uso especial, podemos afirmar que são aqueles:

  • A Para o uso normal da população, de uso livre, gratuito ou mediante a cobrança de taxas.
  • B Usados para prestação de serviço público pela Administração ou conservados pelo Poder Público com finalidade Pública.
  • C Não tem qualquer destinação pública, como terra devoluta de um determinado Estado da federação.
  • D Destinados para uso da população em geral, como as ruas, calçadas, etc.
  • E Somente possuem a qualidade de bem público por pertencerem a uma determinada pessoa jurídica de direito Público.
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O controle da Administração Pública é composto por um conjunto de instrumentos legais que permitem a fiscalização, orientação e revisão da atuação administrativa. Nesse contexto, de acordo com a classificação do controle da administração pública, quanto ao aspecto a ser monitorado, o controle pode ser:

  • A Controle prévio, concomitante ou subsequente.
  • B Controle interno e Controle externo.
  • C Controle interno e Controle amplo.
  • D Controle de legalidade e Controle de mérito.
  • E Controle hierárquico e Controle finalístico.
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Existem algumas características que são pertinentes aos bens públicos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:

  • A Bem público, o uso é socializado e não se pode excluir ninguém de utilizá-lo.
  • B O consumo de um bem público por parte de um indivíduo ou grupo social não prejudica o consumo do mesmo bem perante os demais grupos da sociedade.
  • C Quando bens públicos constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito privado, e são objeto de direito impessoal, das entidades, são chamados de dominicais.
  • D Não se tem como excluir cidadãos que desejem usufruir do bem público.
  • E Com relação a preferências ao uso do bem público, não se percebe por parte dos cidadãos este tipo de manifestação.

Direito Administrativo

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Para que o Estado realize suas funções políticas e administrativas, faz-se necessário uma estrutura organizacional voltada aos interesses da coletividade. Essa estrutura chama-se Administração Pública, e compreende a Administração direta e a Administração indireta.
Tendo por base a Administração Pública direta, assinale a alternativa correta:

  • A É constituída por entidades de Direito Público e Privado e a administração é composta, exclusivamente, por pessoas administrativas.
  • B Sua atuação ocorre através de seus órgãos e agentes que expressam a vontade política da pessoa jurídica a que estão ligados. Esses órgãos não possuem personalidade jurídica própria e pertencem ao ente público maior.
  • C Exercem de forma descentralizada as atividades administrativas ou exploram atividade econômica.
  • D Têm personalidade jurídica própria e autonomia, e agem por outorga do serviço ou pela delegação da execução.
  • E Regem-se pelas regras das sociedades comerciais, mas não estão sujeitas a falências.

Administração Pública

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A Administração direta é composta por órgãos integrantes dos três poderes, que possuem competências específicas, e a Administração indireta é composta por entidades que possuem personalidade jurídica própria, ora de Direito Público e ora de Direito Privado.
São entes da Administração indireta:

  • A Presidência da República, Ministérios dos Poderes Legislativo, Judiciário e do MPU.
  • B Os Ministérios, as Secretarias de Estado, as autarquias e as empresas públicas.
  • C A Advocacia-Geral da União, a Câmara Federal, o Senado e o Tribunal de Contas da União.
  • D As Secretarias de Estado, as Secretarias municipais e as empresas públicas.
  • E As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e sociedades de economia mista.
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As autarquias são pessoas jurídicas administrativas que fazem parte da Administração direta, e atuam como prestadores de serviços públicos, ou seja, de forma descentralizada executam atividades típicas do Estado. As autarquias possuem algumas características.
Qual das alternativas abaixo corresponde às características de autarquias?

  • A Criadas por lei específica, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar as atividades típicas da administração pública.
  • B São pessoas jurídicas de direito privado, possuem patrimônio próprio, mas com capital exclusivo do ente estatal.
  • C Exploram atividade econômica, na forma de sociedade anônima, sendo que a maioria das ações deve pertencer ao ente estatal, com direito a voto.
  • D São instituídas por decreto e devem, necessariamente, ter seu Estatuto registrado no registro competente.
  • E Dotadas de personalidade jurídica de Direito Privado e a autorização para sua instituição depende de lei específica.
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A administração pública é regida pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Considerando os princípios citados, qual das alternativas está em consonância com o princípio da impessoalidade?

  • A Associada à gestão pública, onde o administrador público somente pode fazer aquilo que a lei permite ou autoriza, e nos limites dessa autorização.
  • B Exige do servidor público o elemento ético de sua conduta, sob pena de incorrer em ato de improbidade, sujeito às penalidades da lei.
  • C O agente público deve ser imparcial ao praticar o ato, buscando tão somente o fim público pretendido pela lei, sem privilégios ou discriminações de qualquer natureza.
  • D Exige dos agentes públicos direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum.
  • E Torna obrigatório o dever administrativo de manter a transparência dos atos, contratos e outros documentos.
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A partir da natureza jurídica que formam os órgãos da administração pública, cada um passa a exercer uma missão específica. Dentre esses órgãos, destaca-se um que tem como objeto desenvolver atividade não lucrativa e atípica de Estado, voltado ao caráter social. Diante disso, marque a alternativa correta que denomina essa finalidade.

  • A Fundação Pública.
  • B Autarquia.
  • C Empresa Pública.
  • D Economia Mista.
  • E Agência Reguladora.

Gestão de Pessoas

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Patrícia foi aprovada em um concurso público recentemente e está apreensiva quanto à maneira como deverá proceder em sua atuação profissional, pois é muito tímida e tem dificuldade em expressar suas ideias. Essa preocupação: 
  • A Não tem razão de ser, uma vez que o serviço público é marcado pela impessoalidade nas relações interpessoais e independe das características individuais dos servidores.
  • B É importante uma vez que a espécie de relação ou contato que estabelecemos com as pessoas é determinante para os resultados que esperamos obter de nossas atividades diárias.
  • C É relevante, pois a relação interpessoal é imprescindível uma vez que todo trabalho é feito em equipe, direta ou indiretamente, um depende do trabalho do outro, é uma cadeia de relações e, se não há um relacionamento bom entre as pessoas, o resultado pode não ser bom.
  • D Embora seja significativa valoriza demais a questão individual e desconsidera que a perspectiva fundamental de um trabalho institucional é a equipe e não o indivíduo.
  • E É procedente e ela está em sérias dificuldades considerando que o serviço público envolve relações não apenas com os demais servidores, mas também com a sociedade em geral e a mesma não parece ter as características básicas para a função que dentre outras atitudes requer desinibição e capacidade de comunicação.

Direito Constitucional

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Em relação à organização administrativa no município, é INCORRETO afirmar: 
  • A Permite às instituições coordenar de maneira eficaz as atividades rotineiras, bem como facilitar a visualização da estrutura e das relações hierárquica e a atribuição de competência dos servidores, além da divisão das tarefas e o compartilhamento do poder.
  • B Baseia-se em dois pressupostos fundamentais: a distribuição de competências e a hierarquia. Isso para que haja harmonia e unidade de direção, ainda que seja estabelecida uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos que integram a Administração Pública.
  • C Deve ser capaz de afiançar a execução das atividades que são exclusivas da administração pública e, por esse motivo, deve ser constantemente revisada, atualizada, porém não modificada.
  • D Atua na gestão dos serviços que a competem exclusivamente, visando o bem-comum e observando as normas éticas, morais e legais.
  • E Trata de estruturas clássicas, complexas, com diversos níveis hierárquicos e certa estabilidade e quando há resistência a mudanças, tendendo a ser burocrática e formal.

Arquivologia

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Os arquivos em uma organização têm a função de organizar, classificar, preservar documentos, além de facilitar a localização e consulta dos mesmos. Um arquivo que não é frequentemente consultado, e aguarda a destinação final de seus documentos, é denominado de arquivo:

  • A Permanente.
  • B Intermediário.
  • C De terceira idade.
  • D Rotativo.
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Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, vale ressaltar, que em muitos casos, mesmo sem movimentação, os documentos podem ser assim considerados.
Quais são as atividades realizadas no âmbito da fase corrente?

  • A Protocolo, Arquivamento, Consulta, Expedição e Empréstimo de documentos.
  • B Intermediário, Permanente e especializado.
  • C Transferidos, Eliminados, Recolhidos e especializados.
  • D Existentes, Públicos e Eliminados.
  • E Origem, Conservação e Arquivamento.
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A classificação de documentos é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, o qual inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.
Sobre as rotinas correspondentes às operações de classificação de documentos, o que não é realizado?

  • A Receber o documento para classificação.
  • B Identificar o assunto principal e o(s) secundário(s) de acordo com o conteúdo, através da leitura do documento.
  • C Localizar o(s) assunto(s) no Código de classificação de documentos de arquivo, utilizando o índice, quando necessário.
  • D Na primeira folha do documento fazer anotação do código.
  • E Arquivar os documentos nos locais devidos, identificando de maneira visível as pastas suspensas, gavetas e caixas.
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As atividades dos arquivos correntes podem ser distribuídas em cinco setores distintos. O recebimento, a classificação, o registro e a movimentação fazem parte do setor de: 
  • A Expedição;
  • B Arquivamento;
  • C Empréstimo e consulta;
  • D Destinação;
  • E Protocolo.
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Qual operação tem por objetivo analisar documentos, obter informação ou decisões que respaldem responsabilidades técnicas, administrativas ou financeiras, formadas a partir de cópias autenticadas e identificadas por carimbo? 
  • A Formação de processos.
  • B Encerramento do processo.
  • C Tramitação.
  • D Desapensação.
  • E Desmembramento de processo.
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Na gestão de documentos, os arquivos correntes devem aproveitar ao máximo a informação disponível, estruturando, assim, a tomada de decisão, consequentemente, proporcionando resultados satisfatórios e eficiência administrativa. Podemos destacar as seguintes atividades distintas, relacionadas a idade do arquivo: 
  • A Protocolo, arquivamento, empréstimo/consulta.
  • B Protocolo, arranjo, arquivamento horizontal e método alfanumérico.
  • C Protocolo, arquivamento horizontal, arquivamento vertical, utilização.
  • D Protocolo, arquivamento, implantação e acompanhamento.
  • E Protocolo, destinação, expedição e recuperação de informações.
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Qual arquitetura responsável por realizar a distribuição dos documentos em classe, em conformidade com métodos de arquivamento específico, elaborado a partir do entendimento das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. 
  • A Código de classificação.
  • B Arranjo de classificação.
  • C Registro de classificação
  • D Arquivamento de classificação
  • E Plano de classificação.
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“Ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações (na fase corrente e na intermediária, em obediência à Tabela de Temporalidade), obedecendo a critérios que respeitem o caráter orgânico dos conjuntos, interna e externamente”. (LIBERALLI, 2004). Essa conceituação refere-se ao:
  • A Controle Interno
  • B Arquivo Corrente
  • C Arquivo Permanente
  • D Arquivo Morto
  • E Protocolo

Atendimento ao Público

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Entre os parênteses ao lado das afirmativas abaixo, coloque (V) para as que considerar verdadeiras e (F) para as que considerar falsas:
( ) O Fluxo documental diz respeito ao(s) “local (is)” por onde passa(m) o(s) documento(s), enquanto que o trâmite está diretamente associado ao cumprimento da sua finalidade.
( ) O agente administrativo, quando atender ao público deve ser direto, objetivo e claro em suas respostas, atendo-se ao foco do que está sendo perguntado. Deve oferecer informações precisas e sucintas com atenção e gentileza.
( ) A comunicação entre as pessoas de uma instituição pode ser dividida em: formais, informais e pessoais.
( ) Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo responsabilidade daquele que o efetiva a conferência dos materiais destinados à instituição.
A sequência correta de cima para baixo é:
  • A V, V, F, F
  • B F, V, F, V
  • C V, V, V, V
  • D F, F, V, V
  • E V, V, F, V

Arquivologia

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Uma organização e administração eficiente de arquivos em qualquer instituição contribuem para o alcance de resultados satisfatórios. Para ser eficiente é necessário: 
  • A Uso de correspondência oficial dentro dos padrões estabelecidos e proximidade com os dirigentes.
  • B instrumentos de controle e monitoramento, profissionais qualificados e instalações físicas apropriadas.
  • C Capacidade crítica dos funcionários, cores padronizadas, medidas adequadas.
  • D Criação de um sistema antimofo, chefia independente e autonomia administrativa.
  • E Parceria com os dirigentes da instituição, plano de carreira e boa convivência com o público.
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Antônio atua no setor de protocolo de uma instituição pública municipal. Ao ingressar no referido setor, foi orientado sobre como proceder para que os documentos que por ali passem cumpram a função devida. Aprendeu que no protocolo são desenvolvidas as seguintes ações: 
  • A Prestação de serviços de microfilmagem e digitalização de documentos.
  • B Guarda de documentação relativa a recursos materiais e humanos.
  • C Empréstimo e consulta de documentos.
  • D Recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.
  • E Decisão sobre o andamento de processos consulta e destinação de documentos.
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