Simulado para o ENEM - MEC (5b9d9a22afb35)

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Biologia

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O Brasil é considerado como um dos países com maior biodiversidade biológica por abrigar mais de 10% das formas de vida do planeta. Toda essa riqueza está distribuída em diferentes ecossistemas existentes no País e o cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, está entre os biomas com maior diversidade florística do planeta, com mais de 6.000 espécies de plantas vasculares já registradas. Isto se deve a um mosaico de formações vegetais. O referido bioma vem sofrendo com a pressão agrícola extrativista e urbana, sendo considerado como um substrato para a expansão dessas atividades. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A A expansão das diversas atividades humanas determinou, até o momento, a conversão de até 20% da vegetação original de cerrado em áreas agrícolas e de pastagens, implicando na perda de muitas espécies endêmicas ainda não investigadas.
  • B O conhecimento sobre as plantas do cerrado e seu uso, muitas vezes por leigos, estão relacionados aos costumes locais, como, por exemplo, a extração de estruturas vegetativas e reprodutivas, como raízes, praticamente de maneira predatória, com sinais de extração desordenada, independentemente do porte da planta.
  • C No bioma cerrado, as florestas secas pré-amazônicas e as florestas decíduas de afloramento calcário, que ocorrem em manchas em Goiás, apresentam ricas fontes de madeiras nobres. Estas últimas são tratadas como florestas por estarem integradas à Amazônia legal, coibindo a extração de madeiras nobres e impedindo a criação de mais áreas agrícolas.
  • D No cerrado, a elevada demanda anual de produtos medicinais e alimentícios faz com que a extração das plantas seja bem maior que outras utilizações, como o uso comum da madeira para lenha e carvão.
  • E Atualmente, as matas de galeria existentes no cerrado são áreas de uso sustentável em virtude da presença de espécies de grande valor medicinal, como o baru e o pequi, entre outras espécies do cerrado stricto sensu.
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Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais brasileiros. Um exemplo recente e de maior impacto foi a construção do porto de Suape, no Recife, que suprimiu aproximadamente 3 hectares de mangue. Uma das consequências mais desastrosas é o grande número de ataques de tubarão na costa pernambucana, além da elevada mortandade dos peixes protegidos por lei. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que os manguezais

  • A servem de proteção às áreas de restinga por diminuírem os processos de sedimentação marinha que ocorrem na costa.
  • B possuem uma vegetação rica em madeira de lei, as quais são bastante utilizadas no ramo moveleiro.
  • C apresentam grande atividade química, capaz de fornecer gases que podem ser comercializados e utilizados economicamente no abastecimento industrial e residencial.
  • D são verdadeiros berçários da vida marinha e muitos peixes e crustáceos os têm como o estágio inicial de sua cadeia alimentar, fornecendo recursos para outros organismos, como aves e alguns tipos de mamíferos.
  • E são estuários costeiros rasos e as áreas próximas alagadas pelas marés são habitadas por árvores caducifólias resistentes à salinidade e com raízes características, de forma a ancorar estes indivíduos contra os movimentos das marés.
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Em muitas cidades brasileiras, ainda ocorre a descarga irregular de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causando inúmeros malefícios sociais, à saúde humana e ao ambiente. Dessa forma, torna-se necessária uma maior sensibilização da sociedade e das autoridades governamentais, de modo a encontrar novas e melhores alternativas para a questão do lixo, com a implantação de novas técnicas para recuperar as áreas degradadas devido à disposição irregular dos resíduos sólidos. Uma das técnicas utilizadas para o encerramento de uma área degradada envolve a remoção e o transporte desses resíduos para aterros sanitários que sejam previamente preparados e regularizados no órgão ambiental competente.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente vantagens do aterro sanitário.

  • A baixo investimento de implantação e flexibilidade, que permite receber e acomodar rapidamente quantidades e tipos variáveis de lixo
  • B aproveitamento dos gases produzidos pela decomposição do lixo no processo de decomposição e necessidade de grandes áreas, longe dos centros urbanos
  • C baixo investimento de implantação e influência das condições meteorológicas sobre o processo de operação do aterro
  • D aproveitamento dos gases produzidos pela decomposição do lixo no processo de decomposição e necessidade da utilização de material adequado para cobertura
  • E necessidade de grandes áreas, longe dos centros urbanos, e baixo investimento de implantação
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A protocooperação, conhecida também como mutualismo facultativo, é um tipo de relação ecológica interespecífica que pode ser encontrado em distintos ambientes, sejam eles aquáticos ou terrestres. Nesse tipo de interação, ambos os organismos se beneficiam, entretanto, uma espécie pode sobreviver sem a outra. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um exemplo da relação ecológica descrita.

  • A cupins e protozoários do gênero Trichonympha
  • B paguro e anêmona-do-mar
  • C orquídeas e árvores
  • D fungos e algas (líquens)
  • E fungos e raízes de plantas leguminosas (micorrizas)
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Em dezembro de 2016, devido ao aumento do número de casos no Brasil, autoridades sanitárias entraram em alerta para uma possível epidemia de febre chikungunya. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, manchas vermelhas e dores fortes nas articulações, que podem se manter por meses. No Distrito Federal, os primeiros casos foram notificados em 2014 e, em 2016, foram registrados 156 casos, o que reflete um aumento de 80% em relação ao ano de 2015.


Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).


A respeito dos casos de chikungunya no DF, é correto afirmar que o(a)

  • A doença é transmitida por meio do contato direto ou indireto com mamíferos silvestres.
  • B mesma vacina utilizada contra a febre amarela pode ser utilizada contra a chikungunya.
  • C propagação da doença ocorre pela água contaminada.
  • D vírus causador da doença é transmitido pelo Aedes aegypti.
  • E vírus causador da doença é transmitido pelo Lutzomyia longipalpis.
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Em ambientes tipicamente terrestres, os organismos obrigatoriamente terrestres apresentam os seguintes tipos de respiração:

  • A traqueal e cutânea.
  • B branquial e pulmonar.
  • C pulmonar e traqueal.
  • D cutânea e branquial.
  • E traqueal e branquial.
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Um biólogo, ao estudar o desenvolvimento embrionário de um determinado ser vivo, chegou à conclusão de que o organismo poderia ser classificado como: triblástico; celomado; enterocelomado; deuterostomado (ou deuterostômio); e segmentado.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o organismo que corresponde à classificação realizada pelo biólogo.

  • A planária
  • B minhoca
  • C mico-leão-dourado
  • D formiga
  • E esponja
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Tartarugas e aves não possuem dentes. As tartarugas possuem lâminas córneas e as aves, um bico córneo. No processo digestório das aves, o alimento, após passar pela faringe e pelo esôfago, é armazenado e amolecido em uma estrutura dilatada antes de ser encaminhado ao estômago, que é dividido em duas partes, onde ocorrem a digestão química e a digestão mecânica, que trituram o alimento. Após a absorção pelo intestino, os resíduos do processo digestório são eliminados para o exterior por meio de uma estrutura na forma de uma bolsa única. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta a sequência resumida e correta do processo de transformação do alimento no sistema digestório das aves.

  • A bico, proventrículo, moela, inglúvio e cloaca
  • B bico, inglúvio, proventrículo, moela e cloaca
  • C bico, inglúvio, moela, cloaca e proventrículo
  • D bico, proventrículo, inglúvio, moela e cloaca
  • E bico, moela, proventrículo, inglúvio e cloaca
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Após sua permanência no estômago, o alimento é transformado em uma massa pastosa denominada de quimo e deslocado para o intestino. No intestino, é realizada a principal parte da digestão e da absorção do alimento pelo organismo. Quando entra em contato com a parede intestinal, o quimo estimula a secreção de um hormônio, que é responsável por estimular a secreção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) pelo pâncreas para neutralizar sua acidez. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o hormônio responsável pela produção de NaHCO3 no intestino.

  • A colecistocinina
  • B tripsinogênio
  • C secretina
  • D amilase pancreática
  • E quimiotripsinogênio
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O cloranfenicol é um antibiótico de largo espectro, sendo eficaz contra bactérias gram-negativas, gram-positivas e riquétsias. Seu efeito é inibir a síntese de substâncias pelos ribossomos. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a única substância sintetizada pelos ribossomos.

  • A glicolipídio
  • B RNA mensageiro
  • C ATP
  • D DNA
  • E proteína

Geografia

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1. É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte ou sul.

2. É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco compreendido entre o meridiano de Greenwich e o arco do lugar de referência, considerando-se este plano sempre paralelo ao plano do equador. Será sempre leste ou oeste.

(Paulo A. Duarte. Fundamentos de cartografia, 2008. Adaptado.)


No excerto, 1 e 2 correspondem, respectivamente, a

  • A longitude e latitude.
  • B latitude e longitude.
  • C longitude e meridiano.
  • D trópico e paralelo.
  • E latitude e paralelo.
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Com a dependência crescente por bens de consumo e o aumento da pressão sobre os recursos naturais, a relação crescimento econômico e desenvolvimento com sustentabilidade é praticamente impossível no sistema capitalista, no qual estamos inseridos. Assim, destaca-se na atualidade a importância assumida pelo parâmetro da sustentabilidade como condição para a permanência e a duração de determinada sociedade.

(Tereza C. Aguiar. Planejamento ambiental, 2016.)


A sustentabilidade, no sentido exposto pelo excerto, propõe

  • A a utilização de recursos naturais externos a uma dada região.
  • B o racionamento de recursos naturais aos países pobres.
  • C o sobrepreço aos recursos naturais não renováveis.
  • D a preservação integral, sem o uso direto dos recursos naturais.
  • E a utilização responsável dos recursos naturais.
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A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é

  • A difusa, o que promove baixas temperaturas médias.
  • B dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.
  • C concentrada, o que promove altas temperaturas médias.
  • D variável, o que promove estações do ano bem definidas.
  • E perpendicular, o que promove áreas de clima seco.
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Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.

(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, n° 91, setembro/dezembro de 2017.)


Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é

  • A a retificação dos cursos d’água.
  • B a epirogênese de materiais.
  • C a lixiviação pedogênica.
  • D o escoamento laminar.
  • E a formação de padrões meândricos.
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Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados

  • A aos limites estaduais e às características morfoclimáticas.
  • B à formação socioespacial e aos limites estaduais.
  • C às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos.
  • D aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado.
  • E às características naturais e à formação socioespacial.
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O cooperativismo de consumo não está morto, mas perdeu a batalha contra o grande capital comercial, que é atacadista e varejista ao mesmo tempo. Em termos de preços e qualidade, o grande capital é imbatível. Só que é impessoal, burocrático, não permite atentar para necessidades particulares. Suas vantagens se dirigem a um público cujas preferências são pautadas pela publicidade nos meios de comunicação.

(Paul Singer. Introdução à economia solidária, 2013. Adaptado.)


Um pressuposto das relações contemporâneas de consumo, coerente com a lógica do modo de produção capitalista, é

  • A a pluralidade na produção.
  • B a diversidade dos indivíduos.
  • C a generalização de tarefas.
  • D a massificação da sociedade.
  • E a pequena escala produtiva.
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A imigração de muçulmanos para diferentes países do mundo tem gerado um fenômeno conhecido por islamofobia, ou seja, sentimento de aversão aos fiéis ao islamismo. Esse sentimento de aversão é legitimado

  • A pelas resoluções da ONU, que oneram os países responsáveis pela ajuda humanitária.
  • B pela velha ordem mundial, cuja origem se relaciona à Guerra Fria.
  • C pela guerra ao terror, cuja origem remete à Doutrina Bush.
  • D pelas leis trabalhistas arcaicas, que impedem o imigrante de trabalhar legalmente.
  • E pelas cotas de imigração, cuja origem remonta ao Tratado de Roma.
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Entesouramento e personagens como o Capitão Kidd, um corsário escocês a serviço do Reino Unido (que existiu de fato e viveu no século XVII), são de outros tempos. Mas parece ser de outro tempo também, ou se tornado distante, a ideia de que o movimento do capital busca, acima de tudo, se valorizar por meio do trabalho, no processo de produção. Se não é mais cabível o entesouramento nos moldes dos piratas, tampouco é aceitável acreditar que o capital busque ainda, fundamental e prioritariamente, sua reprodução por meio do trabalho industrial no processo de produção fabril.

(Sandra Lencioni. Metrópole, metropolização e regionalização, 2017. Adaptado.)


A forma contemporânea de reprodução do capital sugerida no excerto corresponde à lógica do chamado capitalismo

  • A concorrencial.
  • B financeiro.
  • C mercantil.
  • D utópico.
  • E social.
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Leia o TEXTO 21 para responder à questão.


TEXTO 21


AGRICULTURA VAI PUXAR CRESCIMENTO DO NORDESTE, DIZ BANCO CENTRAL


Para o Banco Central, a retomada econômica do Nordeste ficou abaixo da nacional em 2017, mas 2018 será puxada pela agricultura


Segundo o Banco Central (BC), a tendência de crescimento já aparece na região, mas não é tão consistente quanto a nacional. E isso fez com que o desemprego da região fosse o mais alto do Brasil: 13,8%. A esperança é, portanto, que a retomada se consolide ao longo deste ano. E quem pode garantir essa expansão, na visão do BC, é a produção agrícola, por conta da perspectiva de alta da cana-de-açúcar.

Para se ter uma ideia, o emprego formal apresentou um saldo positivo de 195 mil contratações no Brasil no primeiro trimestre deste ano. No Nordeste, no entanto, o saldo foi negativo em 95,6 mil demissões.

A esperança é, portanto, que as economias do Nordeste e de Pernambuco registrem taxas de crescimento mais sustentáveis. E a aposta da retomada está no setor agropecuário.

Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, confirmou que a safra 2018/2019 deve ser maior que a de 2017/2018. “Chuvas mais regulares podem favorecer plantio e lavoura. Por isso, o volume de cana pode crescer de 7% a 8%, chegando a 11,6 milhões de toneladas. É um crescimento de 1 milhão de toneladas em relação à safra anterior”, disse.


FOLHA DE PERNAMBUCO. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2018/04/27/NWS,66564,10,550,ECONOMIA,2373- AGRICULTURA-VAI-PUXAR-CRESCIMENTO-NORDESTE-DIZ-BANCO-CENTRAL.aspx>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).


A Região Nordeste foi historicamente caracterizada como uma das regiões de economia mais vulnerável do Brasil. No entanto, desde os primórdios do processo de colonização do país até a atualidade, a cana-de-açúcar se destaca na economia dessa região. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas se relacionam à importância econômica atual da atividade canavieira para a região.


I. Popularização do uso do etanol como combustível.

II. Presença de solos litólicos no Sertão, que favorecem o cultivo da cana-de-açúcar.

III.Aumento do volume de chuvas na Zona da Mata, contribuindo para o incremento da safra 2018/19.

IV.Aumento do número de empregos no Nordeste no último ano, dinamizando o mercado consumidor.

V. Dinamismo econômico da fruticultura irrigada para exportação no Vale do Rio São Francisco.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C I e III.
  • D III e V.
  • E IV e V.
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Leia o TEXTO 20 para responder à questão.


TEXTO 20


QUASE 50 MIL PESSOAS FORAM RESGATADAS EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO DESDE 2000


Segundo especialistas, situação é um dos reflexos da exclusão social pós-Lei Áurea


Brasília – Cento e trinta anos se passaram desde a abolição da escravidão e continua a haver, no Brasil, relações raciais desequilibradas, com negros condenados à exclusão social. Depois da libertação, poucas medidas para inserir a população negra na sociedade foram implementadas. Logo, essa parcela da população ficou condenada a uma realidade socioeconômica que perpetuou a escravidão com uma roupagem diferente: a desigualdade social.

ESTADO DE MINAS. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/abolicao130anos/2018/05/13/noticia-abolicao130anos,958323/50- mil-pessoas-resgatadas-condicoes-analogas-escravidao-desde-2000.shtml.>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).


Em 2018, ano em que se completam 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, a sociedade brasileira se depara com novas formas de exclusão e degradação das condições sociais de grande parte da população afrodescendente. Identifique, entre as afirmativas a seguir, aquelas que retratam a condição atual da maioria da população negra no contexto socioeconômico brasileiro.


I. O período pós-abolição legou aos negros a privação dos bens e da riqueza produzida no país, tornando-os um segmento social isolado na periferia, nas favelas e nas áreas de risco das grandes cidades.

II. No período pós-abolição, a vida do negro no Brasil, efetivamente, melhorou, principalmente pela força das leis antirracismo que promoveram a eliminação desse mal em nossa sociedade.

III.A situação atual do negro no Brasil é fruto de um processo histórico pautado na exclusão social e cuidadosamente planejado para impedir que ele se tornasse cidadão.

IV.A precariedade socioeconômica da população negra é um entrave ao desenvolvimento do país que só será eliminado quando eles tiverem, de fato, o direito de manifestação para serem ouvidos como merecem.

V. Os negros constituem o segmento mais pobre da população, situação que não se relaciona com o processo histórico, mas com a ausência de ações afirmativas atuais para a inclusão social destes grupos.


Estão CORRETAS, apenas, as proposições

  • A I, III e V.
  • B I, II e III.
  • C III, IV e V.
  • D I, III e IV.
  • E I, IV e V.

Educação Artística

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O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas

  • A nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá.
  • B nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk.
  • C nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação.
  • D nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk.
  • E nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap.
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O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas.
Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.
II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.
III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.
Assinale:

  • A se somente a afirmação I estiver correta.
  • B se somente a afirmação II estiver correta.
  • C se somente a afirmação III estiver correta.
  • D se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E se todas as afirmações estiverem corretas.
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"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31.
Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos.
A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.
As afirmativas são, respectivamente,
  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, F e V.
  • E F, F e V.