Resolver o Simulado CESPE/CEBRASPE

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Noções de Informática

1

Entre os vários tipos de programas utilizados para realizar ataques a computadores, aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores, é conhecido como

  • A botnet.
  • B spyware.
  • C backdoor.
  • D trojan.
  • E worm.
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Assinale a opção que apresenta, respectivamente, as extensões dos arquivos dos softwares Microsoft Excel 2010, Microsoft Word 97-2003, Bloco de Notas e BrOffice Impress em suas configurações padrão.

  • A .xlsx, .doc, .txtx e .odp
  • B .xls, .docx, .txt e .odt
  • C .xlsx, .docx, .txtx e .odp
  • D .xlsx, .doc, .txt e .odp
  • E .xls, .doc, .txt e .odt
3

Na computação em nuvem (cloud computing), que mudou a visão de pessoas físicas e jurídicas acerca de recursos de tecnologia da informação, o modelo que oferece um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicações de software é denominado

  • A infraestrutura como serviço (IaaS).
  • B big data como serviço (BDaaS).
  • C software como serviço (SaaS).
  • D plataforma como serviço (PaaS).
  • E dados como serviço (DaaS).
4

A mensagem de correio eletrônico como documento arquivístico é composta, obrigatoriamente, por cabeçalho e corpo e, opcionalmente, por anexos. No cabeçalho, encontra-se

  • A o conteúdo.
  • B o assunto.
  • C um hiperlink.
  • D uma imagem.
  • E um vídeo.
5

No funcionamento normal entre duas redes diferentes, o firewall é o elemento de controle entre elas e trabalha na camada de rede e de transporte da pilha TCP/IP.


Na situação precedente, para permitir que um servidor web convencional funcione normalmente em uma rede e que um cliente o acesse de outra rede passando pelo firewall, a porta padrão e o protocolo de transporte a serem utilizados são, respectivamente, a

  • A 80 e o SSH.
  • B 53 e o UDP.
  • C 80 e o TCP.
  • D 53 e o TCP.
  • E 80 e o UDP.
6

A respeito da estrutura de diretórios e sua principal finalidade no Linux e distribuição Ubuntu Server padrão, é correto afirmar que

  • A /bin é o local onde são armazenados os links simbólicos do sistema de arquivo.
  • B /boot é o principal local onde ficam armazenadas as chaves criptográficas de sessões de login remoto no sistema de arquivos.
  • C /dev é o local onde se armazenam todos os arquivos de desenvolvimento.
  • D /etc é o local onde normalmente se armazenam arquivos de configurações globais do sistema.
  • E /home é o local onde todos os arquivos binários são armazenados.
7

No Outlook 2010, a ferramenta que permite ao usuário realizar importações de contatos de arquivos do tipo CSV é conhecida como

  • A Favoritos.
  • B Arquivos de Dados do Outlook.
  • C Assistente para importação e exportação.
  • D Caixa de Entrada.
  • E Pasta de Pesquisa.
8

Na edição de um documento no Microsoft Word 2010, é possível realizar o recuo da primeira linha de um parágrafo, afastando-a ou aproximando-a em relação à margem da página, por meio do(a)

  • A ferramenta Barra de rolagem.
  • B ferramenta Régua.
  • C comando Sombreamento.
  • D comando Subscrito.
  • E ferramenta Zoom.
9

No sistema operacional Linux, por meio do comando cd /iff/ digitado em um terminal, um usuário que possua todos os privilégios necessários poderá

  • A listar o conteúdo do diretório iff.
  • B compactar o diretório iff.
  • C remover o diretório iff.
  • D criar o diretório iff.
  • E abrir o diretório iff.
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No Windows 7, utilizando o Windows Explorer, um usuário realizou as seguintes ações:


• clicou com o botão direto do mouse sobre o arquivo de nome instituto_federal.doc, localizado na pasta C:\dados\;

• selecionou, na lista disponibilizada, a opção Recortar;

• navegou até a pasta C:\backup\ e clicou com o botão direito do mouse sobre uma área vazia;

• na lista disponibilizada, escolheu a opção Colar.


Nessa situação hipotética, após a conclusão com sucesso das ações mencionadas, o arquivo instituto_federal.doc

  • A será transferido da pasta C:\dados\ para a pasta C:\backup\.
  • B estará armazenado tanto na pasta C:\dados\ quanto na pasta C:\backup\.
  • C será mantido apenas na pasta C:\dados\.
  • D terá um atalho, localizado na pasta C:\backup\, apontando para ele.
  • E será excluído da pasta C:\dados\ e enviado para a Lixeira do Windows.

Português

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A1BBB,

  • A o vocábulo “constante” (ℓ.8) foi empregado para qualificar o termo “aspecto” (ℓ.6).
  • B a expressão “sobre a”, nas linhas 13 e 15, tem o sentido de a respeito da.
  • C o trecho “Quando nos referimos” (ℓ.1) tem o mesmo sentido de Caso nos refiramos.
  • D o vocábulo “logo” (ℓ.2) tem o sentido adverbial de imediatamente.
  • E o termo “lugar” (ℓ.5) foi empregado para delimitar parte de um espaço ou região.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A1AAA, as relações sintático-semânticas do período “Embora fosse temido, o apagamento era necessário, assim como o esquecimento também o é para a memória” (ℓ. 20 e 21) seriam preservadas caso a conjunção “Embora” fosse substituída por

  • A Por conseguinte.
  • B Ainda que.
  • C Consoante.
  • D Desde que.
  • E Uma vez que.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A correção gramatical e os sentidos do texto 1A1BBB seriam mantidos caso se inserisse uma vírgula logo após

  • A “alertas” (ℓ.28).
  • B “também” (ℓ.3).
  • C “tempo” (ℓ.10).
  • D “lista” (ℓ.15).
  • E “processo” (ℓ.22).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O texto 1A1BBB é construído sobre uma série de dicotomias conceituais, isto é, de pares de noções opostas entre si, a exemplo do formado pelos termos

  • A “mudança” (ℓ.4) e “reiteração” (ℓ.5).
  • B “ao longo do tempo” (ℓ.10) e “alterações cumulativas” (ℓ. 10 e 11).
  • C “contingência” (ℓ. 20) e “acidente” (ℓ. 21).
  • D “Desigualdade” (ℓ.20) e “concentração” (ℓ.25).
  • E “disciplina” (ℓ.1) e “ciência” (ℓ.4).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A1AAA, o termo “o” — em “Ela o é por definição” (ℓ.15) — remete ao elemento

  • A “O que faz com que a memória se torne seletiva” (ℓ.13).
  • B “o mundo atual” (ℓ.14).
  • C “a memória” (ℓ.13).
  • D “seletiva” (ℓ.13).
  • E “um funil poderoso” (ℓ. 15 e 16).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A1AAA, ao utilizar a expressão “Isso sem contar” (ℓ.8), a autora sugere que “os processos de evocação de memórias, planejamento para o futuro e imaginação” (ℓ. 8 a 10) fazem parte do conjunto de

  • A ações cerebrais cujo funcionamento depende do processamento conjunto de estímulos externos.
  • B processos necessários à construção de registros duradouros dos estímulos recebidos pelo cérebro a cada momento.
  • C dados necessários para que o cérebro construa uma imagem do indivíduo e do ambiente que o cerca.
  • D atividades internas desempenhadas pelo cérebro, ao mesmo tempo que este recebe estímulos externos.
  • E estímulos advindos do cérebro de um indivíduo, imprescindíveis para a formação de novas memórias.
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Texto CG4A1EEE


Cheguei na beira do porto

Onde as ondas se espaia

As garça dá meia volta

E senta na beira da praia

E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai

Aí quando eu vim de minha terra

Despedi da parentaia

Pena Branca e Xavantinho Internet:<www letras mus br>


No trecho de letra de música apresentado no texto CG4A1EEE, as expressões “espaia”, “parentaia” e “As garça” foram empregadas como recurso

  • A poético próprio para garantir a métrica do poema.
  • B para intensificar a comunicação com os leitores e ouvintes.
  • C clássico para produzir efeito sonoro poético especial.
  • D para mostrar o uso de variação linguística rural não padrão.
  • E para ironizar os leitores que fazem uso formal da língua portuguesa.
18

Texto CG4A1DDD


Oh, pedaço de mim

Oh, metade exilada de mim

Leva os teus sinais

Que a saudade dói como um barco

Que aos poucos descreve um arco

E evita atracar no cais

(...)

Chico Buarque Internet:<https://www letras mus br>


No texto CG4A1DDD, que é parte da letra de uma música, os três últimos versos apresentam uma

  • A comparação.
  • B antítese.
  • C ironia
  • D eufemismo.
  • E aliteração.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No texto 1A1BBB, o trecho “4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho” (ℓ. 6 e 7) tem a mesma função sintática de

  • A ‘mais protegidas para falar’ (ℓ. 17 e 18).
  • B “chantagem de um superior sobre um subordinado” (ℓ. 19 e 20).
  • C “queixas de assédio” (ℓ.15).
  • D ‘por medo de serem culpabilizadas’ (ℓ.12).
  • E “mais e mais casos de assédio sexual ” (ℓ. 1 e 2).
20

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As opções a seguir apresentam propostas de reescrita do período “Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.” (ℓ. 21 a 23). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que, além de manter o sentido original da informação, preserva a correção gramatical do texto.

  • A Caso um colega constrange o outro, em tese, não é crime, mas pode gerar reparação por dano moral.
  • B Hipoteticamente, à medida que um colega constrange o outro, não há crime, logo não pode haver reparação por dano moral.
  • C Teoricamente, se um colega constrange o outro, há vantagem sexual, o que pode causar reparação por dano moral.
  • D Em tese, embora não seja crime, o fato de um colega constranger o outro pode justificar reparação por dano moral.
  • E Quando um colega molesta o outro é crime, ou seja, esse ato pode ensejar reparação por dano moral.

Raciocínio Lógico

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Para um conjunto qualquer X, n(X) representa a quantidade de elementos de X. Nesse sentido, considere que os conjuntos A, B e C tenham as seguintes propriedades:


• n(A) = n(B) = n(C) = 50;

n(A∩B) = n(A∩C) = n(B∩C) = 10;

n(A∩B∩C) = 0.


Nessa situação, n(A∪B∪C) é igual a

  • A 100.
  • B 110.
  • C 120.
  • D 130.
  • E 140.
22

Em uma consulta a 600 estudantes de uma escola acerca da preferência deles entre teatro ou cinema, apenas 50 deles não gostam de cinema nem de teatro. Entre os demais, 370 gostam de teatro e 420 gostam de cinema. Nesse caso, a quantidade desses estudantes que gostam de teatro e cinema é igual a

  • A 50.
  • B 130.
  • C 180.
  • D 240.
  • E 370.
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Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

A quantidade de linhas da tabela-verdade correspondente à proposição CG1A5AAA é igual a
  • A 4.
  • B 8.
  • C 16.
  • D 32.
  • E 2.
24

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.


Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.
  • A A qualidade da educação dos jovens não sobe ou a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • B A qualidade da educação dos jovens sobe e a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • C A qualidade da educação dos jovens diminui ou a sensação de segurança da sociedade sobe.
  • D A qualidade da educação dos jovens não sobe e a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • E A qualidade da educação dos jovens desce ou a sensação de segurança da sociedade aumenta.
25

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

A quantidade de linhas da tabela-verdade correspondente à proposição CG1A5AAA é igual a

  • A 32.
  • B 2.
  • C 4.
  • D 8.
  • E 16.
26

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.


Assinale a opção que apresenta uma proposição equivalente à proposição CG1A5AAA.
  • A Se a qualidade da educação dos jovens não sobe, então a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • B Se qualidade da educação dos jovens sobe, então a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • C Se a qualidade da educação dos jovens não sobe, então a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • D Se a sensação de segurança da sociedade diminui, então a qualidade da educação dos jovens sobe.
  • E Se a sensação de segurança da sociedade não diminui, então a qualidade da educação dos jovens não sobe.
27

Proposição CG1A5AAA
A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.
Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.

  • A A qualidade da educação dos jovens não sobe e a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • B A qualidade da educação dos jovens desce ou a sensação de segurança da sociedade aumenta.
  • C A qualidade da educação dos jovens não sobe ou a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • D A qualidade da educação dos jovens sobe e a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • E A qualidade da educação dos jovens diminui ou a sensação de segurança da sociedade sobe.
28

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

Proposição CG1A5AAA A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.
A quantidade de linhas da tabela-verdade correspondente à proposição CG1A5AAA é igual a

  • A 2.
  • B 4.
  • C 8.
  • D 16.
  • E 32.

Matemática

29

Se, na presente prova, em que cada questão tem quatro opções de resposta, um candidato escolher ao acaso uma única resposta para cada uma das quatro primeiras questões, então a probabilidade de ele acertar exatamente duas questões será igual a

  • A 1/2 .
  • B 9/16 .
  • C 27/128 .
  • D 9/256 .

Raciocínio Lógico

30

Texto CB1A5BBB – Argumento formado pelas premissas (ou proposições) P1 e P2 e pela conclusão C


P1: Se eu assino o relatório, sou responsável por todo o seu conteúdo, mesmo que tenha escrito apenas uma parte.

P2: Se sou responsável pelo relatório e surge um problema em seu conteúdo, sou demitido.

C: Logo, escrevo apenas uma parte do relatório, mas sou demitido.

O argumento apresentado no texto CB1A5BBB se tornaria válido do ponto de vista da lógica sentencial, se, além das premissas P1 e P2, a ele fosse acrescentada a proposição

  • A Não sou demitido ou não escrevo uma parte do relatório.
  • B Sou responsável apenas pela parte que escrevi do relatório.
  • C Eu escrevo apenas uma parte do relatório, assino o relatório e surge um problema em seu conteúdo.
  • D Se não escrevo nenhuma parte do relatório, não sou demitido.