Resolver o Simulado CESPE

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Noções de Informática

1

Entre os vários tipos de programas utilizados para realizar ataques a computadores, aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores, é conhecido como

  • A botnet.
  • B spyware.
  • C backdoor.
  • D trojan.
  • E worm.
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Assinale a opção que apresenta, respectivamente, as extensões dos arquivos dos softwares Microsoft Excel 2010, Microsoft Word 97-2003, Bloco de Notas e BrOffice Impress em suas configurações padrão.

  • A .xlsx, .doc, .txtx e .odp
  • B .xls, .docx, .txt e .odt
  • C .xlsx, .docx, .txtx e .odp
  • D .xlsx, .doc, .txt e .odp
  • E .xls, .doc, .txt e .odt
3

Na computação em nuvem (cloud computing), que mudou a visão de pessoas físicas e jurídicas acerca de recursos de tecnologia da informação, o modelo que oferece um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicações de software é denominado

  • A infraestrutura como serviço (IaaS).
  • B big data como serviço (BDaaS).
  • C software como serviço (SaaS).
  • D plataforma como serviço (PaaS).
  • E dados como serviço (DaaS).
4

A mensagem de correio eletrônico como documento arquivístico é composta, obrigatoriamente, por cabeçalho e corpo e, opcionalmente, por anexos. No cabeçalho, encontra-se

  • A o conteúdo.
  • B o assunto.
  • C um hiperlink.
  • D uma imagem.
  • E um vídeo.
5

No funcionamento normal entre duas redes diferentes, o firewall é o elemento de controle entre elas e trabalha na camada de rede e de transporte da pilha TCP/IP.


Na situação precedente, para permitir que um servidor web convencional funcione normalmente em uma rede e que um cliente o acesse de outra rede passando pelo firewall, a porta padrão e o protocolo de transporte a serem utilizados são, respectivamente, a

  • A 80 e o SSH.
  • B 53 e o UDP.
  • C 80 e o TCP.
  • D 53 e o TCP.
  • E 80 e o UDP.
6

A respeito da estrutura de diretórios e sua principal finalidade no Linux e distribuição Ubuntu Server padrão, é correto afirmar que

  • A /bin é o local onde são armazenados os links simbólicos do sistema de arquivo.
  • B /boot é o principal local onde ficam armazenadas as chaves criptográficas de sessões de login remoto no sistema de arquivos.
  • C /dev é o local onde se armazenam todos os arquivos de desenvolvimento.
  • D /etc é o local onde normalmente se armazenam arquivos de configurações globais do sistema.
  • E /home é o local onde todos os arquivos binários são armazenados.
7

No Outlook 2010, a ferramenta que permite ao usuário realizar importações de contatos de arquivos do tipo CSV é conhecida como

  • A Favoritos.
  • B Arquivos de Dados do Outlook.
  • C Assistente para importação e exportação.
  • D Caixa de Entrada.
  • E Pasta de Pesquisa.
8

Na edição de um documento no Microsoft Word 2010, é possível realizar o recuo da primeira linha de um parágrafo, afastando-a ou aproximando-a em relação à margem da página, por meio do(a)

  • A ferramenta Barra de rolagem.
  • B ferramenta Régua.
  • C comando Sombreamento.
  • D comando Subscrito.
  • E ferramenta Zoom.
9

No sistema operacional Linux, por meio do comando cd /iff/ digitado em um terminal, um usuário que possua todos os privilégios necessários poderá

  • A listar o conteúdo do diretório iff.
  • B compactar o diretório iff.
  • C remover o diretório iff.
  • D criar o diretório iff.
  • E abrir o diretório iff.
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No Windows 7, utilizando o Windows Explorer, um usuário realizou as seguintes ações:


• clicou com o botão direto do mouse sobre o arquivo de nome instituto_federal.doc, localizado na pasta C:\dados\;

• selecionou, na lista disponibilizada, a opção Recortar;

• navegou até a pasta C:\backup\ e clicou com o botão direito do mouse sobre uma área vazia;

• na lista disponibilizada, escolheu a opção Colar.


Nessa situação hipotética, após a conclusão com sucesso das ações mencionadas, o arquivo instituto_federal.doc

  • A será transferido da pasta C:\dados\ para a pasta C:\backup\.
  • B estará armazenado tanto na pasta C:\dados\ quanto na pasta C:\backup\.
  • C será mantido apenas na pasta C:\dados\.
  • D terá um atalho, localizado na pasta C:\backup\, apontando para ele.
  • E será excluído da pasta C:\dados\ e enviado para a Lixeira do Windows.

Português

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No texto 1A1BBB,

  • A o vocábulo “constante” (ℓ.8) foi empregado para qualificar o termo “aspecto” (ℓ.6).
  • B a expressão “sobre a”, nas linhas 13 e 15, tem o sentido de a respeito da.
  • C o trecho “Quando nos referimos” (ℓ.1) tem o mesmo sentido de Caso nos refiramos.
  • D o vocábulo “logo” (ℓ.2) tem o sentido adverbial de imediatamente.
  • E o termo “lugar” (ℓ.5) foi empregado para delimitar parte de um espaço ou região.
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No texto 1A1AAA, as relações sintático-semânticas do período “Embora fosse temido, o apagamento era necessário, assim como o esquecimento também o é para a memória” (ℓ. 20 e 21) seriam preservadas caso a conjunção “Embora” fosse substituída por

  • A Por conseguinte.
  • B Ainda que.
  • C Consoante.
  • D Desde que.
  • E Uma vez que.
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A correção gramatical e os sentidos do texto 1A1BBB seriam mantidos caso se inserisse uma vírgula logo após

  • A “alertas” (ℓ.28).
  • B “também” (ℓ.3).
  • C “tempo” (ℓ.10).
  • D “lista” (ℓ.15).
  • E “processo” (ℓ.22).
14


O texto 1A1BBB é construído sobre uma série de dicotomias conceituais, isto é, de pares de noções opostas entre si, a exemplo do formado pelos termos

  • A “mudança” (ℓ.4) e “reiteração” (ℓ.5).
  • B “ao longo do tempo” (ℓ.10) e “alterações cumulativas” (ℓ. 10 e 11).
  • C “contingência” (ℓ. 20) e “acidente” (ℓ. 21).
  • D “Desigualdade” (ℓ.20) e “concentração” (ℓ.25).
  • E “disciplina” (ℓ.1) e “ciência” (ℓ.4).
15


No texto 1A1AAA, o termo “o” — em “Ela o é por definição” (ℓ.15) — remete ao elemento

  • A “O que faz com que a memória se torne seletiva” (ℓ.13).
  • B “o mundo atual” (ℓ.14).
  • C “a memória” (ℓ.13).
  • D “seletiva” (ℓ.13).
  • E “um funil poderoso” (ℓ. 15 e 16).
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No texto 1A1AAA, ao utilizar a expressão “Isso sem contar” (ℓ.8), a autora sugere que “os processos de evocação de memórias, planejamento para o futuro e imaginação” (ℓ. 8 a 10) fazem parte do conjunto de

  • A ações cerebrais cujo funcionamento depende do processamento conjunto de estímulos externos.
  • B processos necessários à construção de registros duradouros dos estímulos recebidos pelo cérebro a cada momento.
  • C dados necessários para que o cérebro construa uma imagem do indivíduo e do ambiente que o cerca.
  • D atividades internas desempenhadas pelo cérebro, ao mesmo tempo que este recebe estímulos externos.
  • E estímulos advindos do cérebro de um indivíduo, imprescindíveis para a formação de novas memórias.
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Texto CG4A1EEE


Cheguei na beira do porto

Onde as ondas se espaia

As garça dá meia volta

E senta na beira da praia

E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai

Aí quando eu vim de minha terra

Despedi da parentaia

Pena Branca e Xavantinho Internet:<www letras mus br>


No trecho de letra de música apresentado no texto CG4A1EEE, as expressões “espaia”, “parentaia” e “As garça” foram empregadas como recurso

  • A poético próprio para garantir a métrica do poema.
  • B para intensificar a comunicação com os leitores e ouvintes.
  • C clássico para produzir efeito sonoro poético especial.
  • D para mostrar o uso de variação linguística rural não padrão.
  • E para ironizar os leitores que fazem uso formal da língua portuguesa.
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Texto CG4A1DDD


Oh, pedaço de mim

Oh, metade exilada de mim

Leva os teus sinais

Que a saudade dói como um barco

Que aos poucos descreve um arco

E evita atracar no cais

(...)

Chico Buarque Internet:<https://www letras mus br>


No texto CG4A1DDD, que é parte da letra de uma música, os três últimos versos apresentam uma

  • A comparação.
  • B antítese.
  • C ironia
  • D eufemismo.
  • E aliteração.
19


No texto 1A1BBB, o trecho “4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho” (ℓ. 6 e 7) tem a mesma função sintática de

  • A ‘mais protegidas para falar’ (ℓ. 17 e 18).
  • B “chantagem de um superior sobre um subordinado” (ℓ. 19 e 20).
  • C “queixas de assédio” (ℓ.15).
  • D ‘por medo de serem culpabilizadas’ (ℓ.12).
  • E “mais e mais casos de assédio sexual ” (ℓ. 1 e 2).
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As opções a seguir apresentam propostas de reescrita do período “Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.” (ℓ. 21 a 23). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que, além de manter o sentido original da informação, preserva a correção gramatical do texto.

  • A Caso um colega constrange o outro, em tese, não é crime, mas pode gerar reparação por dano moral.
  • B Hipoteticamente, à medida que um colega constrange o outro, não há crime, logo não pode haver reparação por dano moral.
  • C Teoricamente, se um colega constrange o outro, há vantagem sexual, o que pode causar reparação por dano moral.
  • D Em tese, embora não seja crime, o fato de um colega constranger o outro pode justificar reparação por dano moral.
  • E Quando um colega molesta o outro é crime, ou seja, esse ato pode ensejar reparação por dano moral.

Raciocínio Lógico

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Para um conjunto qualquer X, n(X) representa a quantidade de elementos de X. Nesse sentido, considere que os conjuntos A, B e C tenham as seguintes propriedades:


• n(A) = n(B) = n(C) = 50;

n(A∩B) = n(A∩C) = n(B∩C) = 10;

n(A∩B∩C) = 0.


Nessa situação, n(A∪B∪C) é igual a

  • A 100.
  • B 110.
  • C 120.
  • D 130.
  • E 140.
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Em uma consulta a 600 estudantes de uma escola acerca da preferência deles entre teatro ou cinema, apenas 50 deles não gostam de cinema nem de teatro. Entre os demais, 370 gostam de teatro e 420 gostam de cinema. Nesse caso, a quantidade desses estudantes que gostam de teatro e cinema é igual a

  • A 50.
  • B 130.
  • C 180.
  • D 240.
  • E 370.
23

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

A quantidade de linhas da tabela-verdade correspondente à proposição CG1A5AAA é igual a
  • A 4.
  • B 8.
  • C 16.
  • D 32.
  • E 2.
24

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.


Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.
  • A A qualidade da educação dos jovens não sobe ou a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • B A qualidade da educação dos jovens sobe e a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • C A qualidade da educação dos jovens diminui ou a sensação de segurança da sociedade sobe.
  • D A qualidade da educação dos jovens não sobe e a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • E A qualidade da educação dos jovens desce ou a sensação de segurança da sociedade aumenta.
25

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

A quantidade de linhas da tabela-verdade correspondente à proposição CG1A5AAA é igual a

  • A 32.
  • B 2.
  • C 4.
  • D 8.
  • E 16.
26

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.


Assinale a opção que apresenta uma proposição equivalente à proposição CG1A5AAA.
  • A Se a qualidade da educação dos jovens não sobe, então a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • B Se qualidade da educação dos jovens sobe, então a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • C Se a qualidade da educação dos jovens não sobe, então a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • D Se a sensação de segurança da sociedade diminui, então a qualidade da educação dos jovens sobe.
  • E Se a sensação de segurança da sociedade não diminui, então a qualidade da educação dos jovens não sobe.
27

Proposição CG1A5AAA
A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.
Assinale a opção que apresenta uma proposição que constitui uma negação da proposição CG1A5AAA.

  • A A qualidade da educação dos jovens não sobe e a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • B A qualidade da educação dos jovens desce ou a sensação de segurança da sociedade aumenta.
  • C A qualidade da educação dos jovens não sobe ou a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • D A qualidade da educação dos jovens sobe e a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • E A qualidade da educação dos jovens diminui ou a sensação de segurança da sociedade sobe.
28

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui. 

Proposição CG1A5AAA A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.
A quantidade de linhas da tabela-verdade correspondente à proposição CG1A5AAA é igual a

  • A 2.
  • B 4.
  • C 8.
  • D 16.
  • E 32.

Matemática

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Se, na presente prova, em que cada questão tem quatro opções de resposta, um candidato escolher ao acaso uma única resposta para cada uma das quatro primeiras questões, então a probabilidade de ele acertar exatamente duas questões será igual a

  • A 1/2 .
  • B 9/16 .
  • C 27/128 .
  • D 9/256 .

Raciocínio Lógico

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Texto CB1A5BBB – Argumento formado pelas premissas (ou proposições) P1 e P2 e pela conclusão C


P1: Se eu assino o relatório, sou responsável por todo o seu conteúdo, mesmo que tenha escrito apenas uma parte.

P2: Se sou responsável pelo relatório e surge um problema em seu conteúdo, sou demitido.

C: Logo, escrevo apenas uma parte do relatório, mas sou demitido.

O argumento apresentado no texto CB1A5BBB se tornaria válido do ponto de vista da lógica sentencial, se, além das premissas P1 e P2, a ele fosse acrescentada a proposição

  • A Não sou demitido ou não escrevo uma parte do relatório.
  • B Sou responsável apenas pela parte que escrevi do relatório.
  • C Eu escrevo apenas uma parte do relatório, assino o relatório e surge um problema em seu conteúdo.
  • D Se não escrevo nenhuma parte do relatório, não sou demitido.
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