Resolver o Simulado Marinha do Brasil

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Português

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Texto I
Médico só pode piscar os olhos e, ainda assim, dá aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de fora).


O médico e professor Vanderlei Corradini Lima, 53 anos, é portador da , com sintomas Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) diagnosticados em 2010. Mesmo tendo que conviver com as extremas limitações físicas impostas pela enfermidade, ele reencontrou a felicidade de continuar na profissão ao ser convidado para ministrar aulas na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), localizada na cidade de Juiz de Fora a 278 km de Belo Horizonte.

Nos últimos meses, pessoas famosas passaram a encarar o como maneira de atrair atenção para a "desafio do balde de gelo" enfermidade. Há também o mote de o desafiado fazer uma doação em dinheiro a uma instituição que trata pacientes com a ELA. "A doença me tirou muita coisa, não falo, não ando, não como, não saio de cima de uma cama, mas não tirou minha capacidade de servir e enfim ser feliz", descreveu Lima ao UOL em entrevista concedida por e-mail. Ele afirmou ter conseguido trabalhar até julho de 2011. Atualmente, ele vive com a mulher e dois filhos na cidade de São Sebastião do Paraíso, cidade no sul de Minas Gerais e distante 400 km da capital mineira.

Há três semestres, o profissional atua como professor convidado, no curso de medicina da universidade, e no qual interage a distância com alunos do 2º período na disciplina Fisiologia Médica, que aborda tópicos de neurofisiologia.

Ele dispõe de computador munido de um programa e um leitor infravermelho que captam os movimentos dos globos oculares, que não foram afetados pela doença. Por meio de um mouse e um teclado virtual ele consegue interagir com a máquina e utilizá-la normalmente. "Há uma página específica no site da universidade com uma plataforma virtual de ensino a distância. Cada semana um novo caso clínico é discutido entre professores, monitores e alunos", disse referindo-se à plataforma utilizada para ensino a distância (Moodle). Segundo ele, o retorno dado pelos alunos foi considerado positivo.

"Meu intuito sempre foi de agregar à disciplina uma visão prática e humanista, gerando um ensino mais próximo da realidade que irão enfrentar. O retorno positivo foi confirmado pela participação dos alunos. Especificamente em relação ao caso clínico da ELA podemos aproveitar ao máximo, já que eles tinham a visão de um paciente e um médico na discussão", disse.

(...)

Recentemente, ele escreveu um livro, no qual aborda a doença, e se prepara para a confecção de outro. "Na verdade, o que deu origem ao livro EU E ELAS, foram as várias conversas pelas redes sociais, onde percebi que esperavam de mim um médico de almas. Assim pude servir e ser útil, minha verdadeira vocação, escrevendo crônicas", avaliou. O título faz referência a sua experiência com a medicina, a música e a doença. O próximo livro, segundo ele, terá o título de "O Médico de Pijamas e suas Estórias".




Disponível em:> http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/11/medico-com-doenca-do-desafio-balde-de-gelo-ele-so-pode-piscar-os-olhos-e-ainda-assim-da-aulas-na fjf.htm11/09/201408h00 >Atualizada 11/09/201415h22.<. Data da consulta: 11/09/2011. (Com adaptações).













As melhores palavras, de acordo com o texto, que podem definir a atitude do médico são:

  • A Superação, competência, autoestima e felicidade.
  • B Superação, apoio, desgraça na vida e preconceito.
  • C Preconceito, superação e desamor.
  • D Superação, amor e ódio.
  • E Felicidade, desejo de servir e desamor.
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Texto 1 – A segurança nas cidades

Renato Saboya

Uma das grandes preocupações das cidades atualmente é, sem dúvida, o problema da segurança. Entretanto, não é de hoje que estudiosos do urbano, especialmente arquitetos, vêm estudando o assunto e dando contribuições valiosas para seu enfrentamento. Por um lado, parece óbvio que a desigualdade social e econômica é um dos principais fatores causadores da violência urbana. Por outro, é interessante explorar quais fatores espaciais podem contribuir para diminuir a violência e a insegurança nas cidades.

Uma ideia inadequada ao que está expresso no texto 1 é:

  • A há outros fatores, mas a desigualdade social e econômica é o principal deles, quando se trata de segurança nas cidades;
  • B além de outras contribuições, a arquitetura vem colaborando na procura de soluções para a insegurança nas cidades;
  • C apesar de haver outros problemas nas grandes cidades, a segurança é um dos principais deles;
  • D malgrado outras condições, a estruturação urbana pode contribuir para a redução da insegurança nas cidades;
  • E a despeito de outras soluções, não há dúvida de que cabe às autoridades policiais o principal papel no combate à insegurança.
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A CURIOSIDADE BOA 

Sim, somos curiosos. Se considerarmos que ser curioso é querer saber, conhecer, desbravar, ir além, somos definitivamente uma espécie dotada de grande curiosidade, e talvez essa seja uma vantagem competitiva que estimula nossa evolução. 
Não dá para se habitar um espaço que não se conhece. Qualquer animal ao chegar a um novo lugar trata imediatamente de explorá-lo até entender como pode viver nele, onde estão as melhores fontes de alimento, quais os possíveis perigos, como encontrar abrigo se for necessário. Essa busca de entendimento do ambiente, bem como a necessidade de conhecer novos espaços, pode ser definida como curiosidade, uma qualidade natural e inata, que provoca a exploração, a inspeção e leva à descoberta e à ampliação do conhecimento. 
A curiosidade, então, é uma propriedade dos seres vivos, especialmente dos mamíferos, dotados de um córtex mais desenvolvido, portanto mais apto à busca da adaptação ao ambiente. Pois esse instinto animal também existe no homem, e nele ganha outra proporção, bem aplicada. Nos humanos, a curiosidade vai além da necessidade de sobrevivência, passa pela busca do aprimoramento da qualidade de viver e chega à fantástica capacidade de criar novas possibilidades. Sem a curiosidade e a transgressão não seríamos criativos, não teríamos inventado nem uma roda, quanto mais um smartphone ou um robô espacial. 
É claro que há diferentes, digamos assim, tipos de curiosidade. Uma coisa é querer entender a essência da matéria e descobrir o átomo, outra é não sossegar até descobrir com quem a colega de escritório está saindo às escondidas e espalhar uma fofoca braba por toda a empresa. Apesar disso, a essência é a mesma: a necessidade humana de transformar o desconhecido em conhecido, deslindando os mistérios, esclarecendo as incógnitas, desnudando as verdades. 

Eugenio Mussak – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012. 

Analise os itens abaixo.

• CURIOSIDADE é aquilo que nos move a querer saber.

• Sem a CURIOSIDADE não há ciência.

• É a CURIOSIDADE que nos leva ao desejo de aprender o que nos pode ser útil.

• CURIOSIDADE é a capacidade natural evidente em muitas espécies animais que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado.

• A CURIOSIDADE faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. • CURIOSIDADE é o desejo de saber o que os outros ignoram.

• A CURIOSIDADE humana é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido.

De acordo com o texto lido:

  • A apenas seis itens estão corretos.
  • B apenas cinco itens estão corretos.
  • C apenas quatro itens estão corretos.
  • D todos os itens estão corretos.
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Sabia que a roupa nova, o colarinho, a gravata, as botinas e o chapéu de baeta o tornavam ridículo, mas não queria pensar nisso.


RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2016. p. 76 (fragmento).


Assinale a alternativa correta, considerando os aspectos formais da gramática normativa.

  • A O que utilizado no fragmento é um pronome relativo.
  • B O que utilizado no fragmento é uma conjunção integrante.
  • C O trecho o tornavam ridículo aceita, sem danos, a forma lhe tornavam ridículo.
  • D O trecho Sabia que também aceita a forma Sabia, que, já que o uso da vírgula nesse caso é facultativo.
  • E O trecho a gravata, as botinas e o chapéu de baeta pode ser reescrito da seguinte forma, sem danos: a gravata, as botinas, e o chapéu de baeta.
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À unidade mínima de comunicação linguística dá-se o nome de:

  • A texto.
  • B oração.
  • C período.
  • D frase.
6

Considerando as regras de regência verbal,assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase, de acor- do com a norma-padrão da língua.Noel Rocha desejava certificar-se_________que o túnel Anhangabaú não estava interditado.

  • A a
  • B em
  • C sobre
  • D com
  • E de
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Uma Vela para Dario
(Dalton Trevisan)
Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque.
Ele reclina-se mais um pouco, estendido agora na calçada, e o cachimbo tinha apagado. O rapaz de bigode pediu aos outros que se afastassem e o deixassem respirar. Abre-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os sapatos, Dario rouqueja feio, bolhas de espuma surgiram no canto da boca.
Cada pessoa que chega ergue-se na ponta dos pés, não o pode ver. Os moradores da rua conversam de uma porta à outra, as crianças de pijama acodem à janela. O senhor gordo repete que Dario sentou-se na calçada, soprando a fumaça do cachimbo, encostava o guarda-chuva na parede. Mas não se vê guarda-chuva ou cachimbo ao seu lado.
A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo. Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a metade do corpo, protesta o motorista: quem pagaria a corrida? Concordam chamar a ambulância. Dario conduzido de volta e recostado à parede - não tem os sapatos nem o alfinete de pérola na gravata.
Alguém informa da farmácia na outra rua. Não carregam Dario além da esquina; a farmácia é no fim do quarteirão e, além do mais, muito peso. É largado na porta de uma peixaria. Enxame de moscas lhe cobre o rosto, sem que faça um gesto para espantá-las.
Ocupado o café próximo pelas pessoas que apreciam o incidente e, agora, comendo e bebendo, gozam as delícias da noite. Dario em sossego e torto no degrau da peixaria, sem o relógio de pulso.
Um terceiro sugere lhe examinem os papéis, retirados - com vários objetos - de seus bolsos e alinhados sobre a camisa branca. Ficam sabendo do nome, idade; sinal de nascença. O endereço na carteira é de outra cidade.
Registra-se correria de uns duzentos curiosos que, a essa hora, ocupam toda a rua e as calçadas: era a polícia. O carro negro investe a multidão. Várias pessoas tropeçam no corpo de Dario, pisoteado dezessete vezes.
O guarda aproxima-se do cadáver, não pode identificá- lo — os bolsos vazios. Resta na mão esquerda a aliança de ouro, que ele próprio quando vivo - só destacava molhando no sabonete. A polícia decide chamar o rabecão.
A última boca repete — Ele morreu, ele morreu. A gente começa a se dispersar. Dario levou duas horas para morrer, ninguém acreditava estivesse no fim. Agora, aos que alcançam vê-lo, todo o ar de um defunto.
Um senhor piedoso dobra o paletó de Dario para lhe apoiar a cabeça. Cruza as mãos no peito. Não consegue fechar olho nem boca, onde a espuma sumiu. Apenas um homem morto e a multidão se espalha, as mesas do café ficam vazias. Na janela alguns moradores com almofadas para descansar os cotovelos.
Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acende ao lado do cadáver. Parece morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecham-se uma a uma as janelas. Três horas depois, lá está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se às primeiras gotas da chuva, que volta a cair. 
No 11° parágrafo, tem -se “A última boca repete — Ele morreu, ele morreu”. Nessa passagem, pode-se perceber um exemplo de discurso:
  • A indireto
  • B direto
  • C indireto livre
  • D não-verbal
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“No Rio, a dona de casa Luciana Mattos está atrás da vacina para ela e a filha Clara, de dois anos, mas não está encontrando.”

O conectivo “mas” no trecho acima apresenta um valor de adversidade. O conectivo com mesmo valor semântico, dentro do contexto, está presente em:


  • A Enquanto.
  • B Mais.
  • C Por isso.
  • D Conforme.
  • E Porém.
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Texto II- Hino de Duque de Caxias


Todo o arvoredo

é uma festa de pardais

acordando a cidade.

Toda a cidade

é uma orquestra de metais

em inesperada atividade.


(...)


Quando mal adormeces

já estás levantada:

és do trabalho

a namorada.

Tuas fábricas

se contam às centenas.


Um grande povo

o teu nome enaltece;

construindo riqueza,

inspirando beleza

que ao Brasil

oferece.


Nesta baixada,

onde Caxias nasceu,

o progresso é o lema

que o trabalho escolheu.


De plagas distantes

deste e de outros países

são os teus povoadores.

Toda essa gente

no esforço viril

de fazer do teu nome

um pendão do Brasil.


Barboza Leite &Clóvis Ferreira Lima. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/hinos/duque-de-caxiasrj.html. Acesso em: 03 jul. 2015, fragmento.

Considerando a relação sintática entre as orações do período “Quando mal adormeces/ já estás levantada” (2ª estrofe), assinale a alternativa correta.

  • A A 1ª oração classifica-se como subordinada adverbial temporal.
  • B O período é composto por duas orações coordenadas.
  • C A 2ª oração é coordenada assindética.
  • D A 1ª oração é coordenada sindética explicativa.
  • E A 2ª oração funciona como objeto direto da 1ª.
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Leia o texto para responder à questão.

      A moléstia conservou durante muitos dias – dias angustiosos e terríveis – um caráter de excessiva gravidade; durante longo tempo, Fadinha, que estava com todo o corpo cruelmente invadido pela medonha erupção, teve a existência por um fio. Entretanto, os cuidados da ciência e a ciência dos cuidados triunfaram do mal, e Fadinha ficou boa, completamente boa, depois de ter estado suspensa entre a vida e a morte.

      Ficou boa, mas desfigurada: a moça mais bonita do Rio de Janeiro transformara-se num monstro. Aquele rosto intumescido e esburacado não conservara nada, absolutamente nada da beleza célebre de outrora. Ela, porém, consolou-se vendo que o amor de Remígio, longe de enfraquecer, crescera, fortificado pelo espetáculo do seu martírio.

      A mãe, conquanto insensível às boas ações, não pôde disfarçar a admiração e o prazer que o moço lhe causou no dia em que lhe pediu a filha em casamento, dizendo:

      – Só havia um obstáculo à minha felicidade: era a formosura – de Fadinha. Agora que esse obstáculo desapareceu, espero que a senhora não se oponha a um enlace que era o desejo de seu marido.

      Realizou-se o casamento. D. Firmina, desprovida sempre de todo o senso moral, entendeu que devia ser aproveitado o rico enxoval oferecido pelo primeiro noivo; Remígio, porém, teve o cuidado de fazer com que o restituíssem ao barão. A cerimônia efetuou-se com toda a simplicidade, na matriz do Engenho Novo.

      Um ano depois do casamento, Fadinha estava outra vez bonita, não da boniteza irradiante e espetaculosa de outrora, mas, enfim, com um semblante agradável, o quanto bastava para regalo dos olhos enamorados do esposo. Remígio dizia, sinceramente, quem sabe? que a achava assim mais simpática, e os sinais das bexigas lhe davam até um “não sei quê”, que lhe faltava dantes.

      – Não é bela que me inquiete, nem feia que me repugne. Era assim que eu a desejava.

      O caso é que ambos foram muito felizes. Ainda vivem. Remígio é atualmente um alto funcionário, pai de cinco filhos perfeitamente educados.

(Arthur Azevedo, “A moça mais bonita do Rio de Janeiro”. Em: Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

Quanto ao sentido, a oração destacada em “A mãe, conquanto insensível às boas ações, não pôde disfarçar a admiração e o prazer que o moço lhe causou...” equivale a:

  • A apesar de insensível às boas ações.
  • B conforme insensível às boas ações.
  • C portanto insensível às boas ações.
  • D como insensível às boas ações.
  • E porque insensível às boas ações.

Legislação Federal

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De acordo com a Lei 11.892/08, são objetivos dos Institutos Federais, entre outros, os a seguir listados, EXCETO UM, que está ERRADO. Assinale-o.

  • A Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.
  • B Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
  • C Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.
  • D Apoiar processos educativos que levem à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional e desestimular os que levem à geração de trabalho e renda.
  • E Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.
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De acordo com o Decreto n° 7.746/2012, a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública − CISAP é composta por

  • A um representante do Ministério do Trabalho e Emprego, que exercerá a Vice-Presidência.
  • B dois representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • C dois representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • D um representante do Ministério do Meio Ambiente, que exercerá a Presidência.
  • E dois representantes da Casa Civil da Presidência da República.

Acessibilidade

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No que concerne às ações civis públicas destinadas à proteção de interesses coletivos ou difusos das pessoas portadoras de necessidades especiais, é correto afirmar que

  • A não poderão ser propostas por sociedade de economia mista, ainda que esta inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção das pessoas portadoras de necessidades especiais.
  • B a sentença que concluir pela carência ou pela improcedência da ação fica sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal.
  • C a sentença terá eficácia de coisa julgada oponível erga omnes, exceto no caso de haver sido a ação julgada improcedente.
  • D em caso de desistência ou abandono da ação, o Ministério Público, exclusivamente, assumirá a sua titularidade ativa.

Legislação Federal

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Com base nos conhecimentos sobre Patrimônio Cultural no Brasil, relacione a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, segundo compreensão mais aproximada dos conceitos abaixo sinalizados.

(A) Bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da nossa sociedade.

(B) Prédios, monumentos, conjuntos urbanos, artefatos, obras de arte, entre outros.

(C) Originalidade e pluralidade que caracterizam os grupos e as sociedades.

(D) Conjunto das práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas.

(E) Educação Patrimonial.

( ) Patrimônio cultural no Brasi
l ( ) Ceduc-IPHAN
( ) Bens materiais
( ) Bens imateriais
( ) Identidade e diversidade cultural

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  • A A, E, B, D, C.
  • B A, C, B, E, D.
  • C C, A, B, E, D.
  • D C, B, D, E, A.
  • E E, C, B, D, A.
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Acerca do regime jurídico da EBSERH, disciplinado na Lei n° 12.550/2011, assinale a alternativa correta.
  • A A Lei nº 12.550/2011 autoriza a União a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, que é uma autarquia federal.
  • B É vedado, à EBSERH, criar subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social.
  • C A EBSERH terá sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e poderá manter escritórios, representações, dependências e filiais em outras unidades da Federação.
  • D A EBSERH terá capital social da União, podendo admitir sócios, desde que entes públicos, como os Estados da federação, por exemplo.
  • E A EBSERH é vinculada ao Ministério da Saúde.
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Para efeitos da Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso à informação, considera-se no Artigo 4º desta Lei, inciso VII, a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema como uma
  • A informação institucional.
  • B informação pessoal.
  • C disponibilidade.
  • D autenticidade.
  • E primariedade.
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Os órgãos públicos legitimados à propositura de ação civil pública

  • A poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial.
  • B não poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de conduta às exigências legais, exceto o Ministério Público ao qual a lei atribui essa competência com exclusividade.
  • C poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo judicial.
  • D poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial, exceto se houver interveniência do Ministério Público, quando lhe será atribuída eficácia de título executivo judicial.
  • E só poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, em audiência de tentativa de conciliação prevista no artigo 331, do Código de Processo Civil e terá eficácia de título executivo judicial.
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O Chefe do Poder Executivo de determinado Estado federativo informou à sua assessoria que desejava propor uma parceria às organizações da sociedade civil que atuassem com atividades esportivas para crianças portadoras de deficiência, transferindo-lhes recursos financeiros para a consecução dessa atividade, cuja finalidade é de interesse público e recíproco.


À luz da narrativa acima e da sistemática estabelecida pela Lei nº 13.019/2014, que norteará o ajuste, o instrumento a ser utilizado na celebração da parceria é o

  • A termo de colaboração.
  • B termo de parceria.
  • C termo de fomento.
  • D contrato de gestão.
  • E acordo de cooperação.
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Em relação ao Inquérito Civil Público, assinale a alternativa correta.
  • A O Inquérito Civil é um instrumento de atuação privativa do Ministério Público.
  • B No Inquérito Civil serão colhidos os elementos prévios e indispensáveis ao exercício responsável da ação civil pública, devendo o órgão do Ministério Público acolher peças de contestação, indicação de testemunhas de defesa, pedido de alegações escritas ou orais e outros semelhantes, tudo em obediência ao princípio da busca da verdade real.
  • C É nula a homologação de pedido de arquivamento de Inquérito Civil Público destinado a apurar dano ambiental, pelo Conselho Superior do Ministério Público, à míngua de análise da inconformidade manifestada pelo compromitente quanto ao teor do ajuste.
  • D Ao rejeitar a promoção de arquivamento o Conselho Superior desde logo designará outro órgão do Ministério Público para propor a ação.
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A questão refere-se ao conteúdo de Ética e Responsabilidade na Gestão Pública. 

Considere que o setor encarregado das licitações e contratações de uma sociedade de economia mista tenha notado, analisando os resultados dos últimos procedimentos, que sempre as mesmas empresas sagravam-se vencedoras e que a melhor proposta, invariavelmente, apresentava descontos irrisórios em relação aos orçamentos realizados pela estatal para o estabelecimento dos preços de referência. Diante de tal situação, decidiu oficiar o órgão de controle interno do Estado e o Ministério Público, objetivando a apuração de potenciais atos lesivos à Administração pública. No curso das investigações, duas empresas que costumavam participar das licitações manifestaram interesse em cooperar com as investigações, propondo a celebração de acordos de leniência. Considerando as disposições da Lei nº 12.846/2013 e suas alterações, a celebração do acordo de leniência
  • A é facultado somente à primeira das empresas que tenha manifestado interesse em cooperar para a apuração do ato ilícito e desde que resulte na identificação dos demais envolvidos, quando couber. 
  • B tem como um dos requisitos, o compromisso da empresa implementar ou melhorar os mecanismos internos de integridade, auditoria, incentivo às denúncias de irregularidade e à aplicação efetiva de código de ética e de conduta. 
  • C não isenta a empresa que o firmou das sanções restritivas ao direito de licitar, estabelecidas na Lei nº 8.666/1993.
  • D quando rejeitado, pela ausência dos requisitos legais, os documentos apresentados ficarão retidos pela autoridade administrativa e as declarações prestadas poderão ensejar reconhecimento de culpa em relação ao ilícito investigado. 
  • E não podem ter seus efeitos estendidos às pessoas jurídicas que integram o mesmo grupo econômico da signatária. 

História

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“Nenhuma outra forma de exploração agrária no Brasil colonial resume tão bem as características básicas da grande lavoura como o engenho de açúcar.”

Alice Canabrava, in Sérgio Buarque de Holanda (org.) História geral da civilização brasileira. Rio de Janeiro: Difel, 1963, tomo I, vol. 2, p. 198-206.

A frase pode ser considerada correta, entre outros motivos, porque na produção açucareira.
  • A prevalecia o regime de trabalho escravo e a grande propriedade monocultora.
  • B havia emprego reduzido de mão de obra e prevalecia a agricultura de subsistência.
  • C prevalecia a atenção ao mercado consumidor interno e à distribuição das mercadorias nas grandes cidades.
  • D havia disposição modernizadora do aparato produtivo e prevalecia a mão de obra assalariada.
  • E prevalecia a pequena propriedade familiar e a diversificação de culturas
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Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar

  • A a nomeação de funcionários e a representação diplomática.
  • B a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico.
  • C a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo.
  • D a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas.
  • E a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.
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A concepção de moderno certamente causa um hiato profundo entre o discurso do professor e do aluno. Esse hiato não é acidental, pois a própria palavra moderno apresenta a ambiguidade de referir-se tanto ao que é atual como ao período imediatamente posterior à Idade Média Ocidental. Tomando o ponto de vista da classificação cronológica, entendeu-se o moderno como algo que se iniciava com a queda de Constantinopla (1453) e ia até a Revolução Francesa (1789). Sabemos das imensas limitações desses marcos (...).

KARNAL, Leandro. "A História Moderna e a sala de aula" in KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas: Contexto, 2015, p. 127.

A respeito da problematização do conceito de moderno, referida pelo autor, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A periodização da Época Moderna é uma operação historiográfica que identifica, no passado, o nascimento de nossa própria modernidade, qualificando-a com base em variáveis diversas como civilização, nacionalidade ou luta de classes.

( ) A periodização tem sempre um caráter convencional e o estudo das periodizações da Época Moderna, próprio do campo da história da historiografia, indica o que significou, em diferentes contextos, a passagem para a modernidade.

( ) A periodização oferece uma interpretação do processo histórico, na medida em que seleciona e ordena fatos e processos considerados constitutivos de uma época, e a da Época Moderna lida com um adjetivo (moderno) que a priori a qualifica positivamente.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F .
  • D V, V e F.
  • E V, V e V.
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Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil durante o período colonial, é correto afirmar que

  • A o cultivo do tabaco possibilitou a ocupação de grandes extensões de terra na região Sul, no século X V I ,
  • B a produção da borracha na região Norte, no século X V I , incentivou a vinda de imigrantes portugueses.
  • C a manufatura, incentivada por Portugal nos séculos X V I I e X V I I I , foi importante para o desenvolvimento do comércio exportador.
  • D a mineração assegurou a conquista territoriaí nas primeiras décadas do século X VI .
  • E a cana-de-açúcar, nos séculos X V I e X V I I , foi o principal produto de exportação do Brasil.
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Não foi senão em 1888 que se registrou um esforço bem sucedido de reforma, liderado pelo Visconde de Ouro Preto e pelo Partido Liberal. Um fator sugeriu a necessidade de refor- ma monetária. A escravidão tinha sido abolida em 1888. A transição para uma economia monetária nas fazendas de café seria feita com base na atração de imigrantes europeus. Com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, Rui Barbosa foi nomeado Ministro da Fazenda e continuou as refor- mas de Ouro Preto.

O excerto refere-se ao conjunto de modificações históricas ocor- ridas no Brasil, no final do século XIX. Descreve, mais particularmente, a reforma na área econômica implementada pelo último gabinete do Império e pelo primeiro governo da República, que consistiu na;
  • A implementação de uma política de emissão de moedas, fato que gerou uma diminuição do poder de compra da população.
  • B aplicação de uma política deflacionária, com a retirada do mercado de grande volume de dinheiro.
  • C compra do estoque excedente de café retido nas fazendas paulistas, com o objetivo de ajudar monetariamente os fazendeiros atingidos pela abolição
  • D contração dos créditos por meio do estabelecimento de um único banco emissor de dinheiro, objetivando, assim, retirar do mercado os empresários incompetentes.
  • E ampliação do auxílio aos imigrantes europeus recém-chegados ao Brasil, com o aumento de seus ganhos monetários.
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Sobre a ONU (Organizações das Nações Unidas), analise as afirmativas.

I. Surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações.

II. A sede principal da ONU fica na cidade de Genebra, na Suíça, e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.

III. Com a fundação da ONU foram criados, conjuntamente, organismos internacionais especializados, dentre os principais estão alguns como: FMI (Fundo Monetário Internacional), BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) e FAO (Organização de Alimentação e Agricultura).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I e III, apenas.
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Entre as capacidades a serem desenvolvidas nos alunos, está a percepção da historicidade, percebida como elemento que está na vida social.


BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental – História - 3º Ciclo. Belo Horizonte, SMED. 2012. Disponível em:<http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=historia2012_-_revisado_semcapa.pdf> . Acesso em: 20 out. 2015.

De acordo com o documento Proposições Curriculares Ensino Fundamental – História - 3º Ciclo, da Prefeitura de Belo Horizonte, analise as afirmativas seguintes:

I. Aprender História é aprender que nem tudo tem historicidade, já que os sujeitos nem sempre têm intenções e buscam atingir alvos específicos.

II. Aprender História é perceber que as coisas nem sempre foram como são, que já foram de um jeito diferente em outro momento.

III. Aprender História é perceber a historicidade como algo vinculado ao processo de desnaturalização do mundo social.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e III.
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Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      Com base numa ideia central de Lucien Goldmann, o crítico e historiador Alfredo Bosi propõe, para a moderna ficção brasileira, enquadramentos como estes:

I. romances de tensão mínima: as personagens não se destacam visceralmente da estrutura social e da paisagem que as condicionam. Exemplos, as histórias populistas de Jorge Amado.

II. romances de tensão crítica: o herói opõe-se e resiste agonicamente às pressões da natureza e da exploração social. Exemplos, os romances de Graciliano Ramos.

III. romances de tensão transfigurada: o herói procura ultrapassar o conflito que o constitui existencialmente pela transmutação mítica ou metafísica da realidade: Exemplos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

                         (Apud História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970) 

Durante o processo de industrialização na Europa, a exploração social foi intensa devido às duras condições de trabalho impostas, contra as quais emergiram movimentos operários significativos no século XIX, caso do

  • A Bolchevismo, que aglutinou trabalhadores urbanos em uma entidade Internacional que pregava a aliança operário-camponês.
  • B Cartismo, que reivindicava o sufrágio universal e teve origem na Carta ao Povo, manifesto enviado ao parlamento inglês com apoio de diversos setores sociais.
  • C Taylorismo, que defendia a atuação de um conselho de operários no gerenciamento das fábricas, a fim de assegurar sua participação nos lucros.
  • D Ludismo, que promovia a destruição de máquinas, a implantação do socialismo e a anulação dos cercamentos para que os operários retornassem ao campo.
  • E Anarcossindicalismo, que defendia o livre coletivismo em substituição aos sindicatos e corporações de trabalhadores.
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O quadro a seguir apresenta uma lista com informações sobre um episódio da História do Brasil.

- A ocupação das terras que pertenciam à Bolívia se deu com a presença de migrantes nordestinos fugidos da forte seca de 1887.

- Com o Tratado de Petrópolis, o país comprou um território pertencente à Bolívia e resolveu de forma diplomática, um conflito armado na região.

- No início do século XX ocorreu a anexação do último território ao Brasil.

- Terras que eram ocupadas por brasileiros por pouco mais de duas décadas tornaram-se brasileiras.

- Por força de lei federal, o presidente do Brasil, João Goulart, elevou o Território Federal à categoria de Estado em 1962.

- A economia do Estado se desenvolveu pela produção da borracha e, mesmo com o declínio dessa atividade, o estado, ainda em tempos atuais, é um dos que mais produzem e exportam borracha.
O conjunto de informações apresentado no quadro acima se refere ao atual estado do
  • A Acre.
  • B Roraima.
  • C Rondônia.
  • D Amapá.
  • E Mato Grosso.
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Em relação à História Contemporânea, à História do pós-Segunda Guerra Mundial e ao bloco soviético e sua dissolução, analise as assertivas abaixo.

I. O movimento conhecido como “Primavera de Praga” foi o primeiro movimento por parte de um Estado- satélite contra o comunismo soviético, desencadeando o processo que culminaria no fim do comunismo no início da década de 1990.

II. Com o fim do comunismo e a realização das primeiras eleições multipartidárias desde a Segunda Guerra Mundial nos países do ex-Bloco Soviético, ainda que fosse permitida sua candidatura, nenhum representante comunista saiu vencedor.

III. Países como a República Tcheca (parte da ex- Tchecoslováquia), Polônia e Hungria, outrora integrantes do Pacto de Varsóvia, passaram a integrar a OTAN ao fim da década de 1990.

É correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E III, apenas.